ajuda como iniciar o estudo genealógico

Este tópico está classificado nas salas: Formação

ajuda como iniciar o estudo genealógico

#76618 | tiagoguedes | 05 nov 2004 21:19

Caros Confrades,

A minha dúvida é por onde verdadeiramente começar?

Isto é, para os meus parentes vivos basta, ou não, o bilhete de identidade?Tenho de ter fotocopias de certidões destes ou não?

Por outro lado, como faço em relação a:parentes que existem mas com os quais tenho pouco contacto, o que me impede de lhes pedir dados(uma questão ética!)?

Em terceiro e último lugar, por parte da mãe eu tenho pessoas em vida até à bisavó, por parte do pai tenho até aos dois avós(mas a recolha dos dados é-me dificil!), tenho por isso de começar por pedir a cópia não certificada da certidão do pai?Certo ou errado?

Tiago Guedes
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: ajuda como iniciar o estudo genealógico

#76619 | Maria Barreiro | 05 nov 2004 21:37 | Em resposta a: #76618

Olá Tiago

O mais fácil será ler as mensagens deste forum na secção formação. Encontrará boas dicas.
Talvez o melhor será obter cópias não certificadas (custam 50 cêntimos) dos registos de nascimento dos seus avós. Para isso, terá que saber a data e freguesia de nascimento. Nesses registos constaram os nomes dos seus bisavós e dos trisavós, e respectivas freguesias. Com esses dados, poderá obter registos de casamentos deles, e com os dados existentes nestes registos obter mais datas e nomes. Se as datas de nascimento/casamento foram anteriores a 1900, os registos encontrar-se-ão nos arquivos distritais, se forem posteriores encontrar-se-ão nas conservatórias de registo civil.
Na minha pesquisa tem sido muito útil e importante a ajuda que tenho obtido dos participantes deste e de outros forum de genealogia. Aproveito para lhes agradecer mais uma vez.
Espero ter ajudado

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen