Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões | Brasil

Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#76791 | recio | 09 nov 2004 02:45

Quem me pode Ajudar, casa com Brazão de Barros ,Seixas Caminha partiram,para o Brasil

Cumprimentos Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#76937 | Alves dos Santos | 10 nov 2004 15:52 | Em resposta a: #76791

Cara Ana Recio,

Como ninguem respondeu ainda a questao que colocou, vou disponibilizar-me para a ajudar.
Tenho feito alguma pesquisa genealogica em Caminha, local de nascimento da minha esposa, mas nao tenho nenhuma relacao com qualquer familia Barros, de Seixas.
Uma pesquisa na Monografia de Caminha, obra com muita informacao, nao encontrei qualquer referencia conotada com a questao que coloca...
Nesta medida e caso nao receba mais ajuda, poderei tentar contactar familiares que tenho em Caminha (freguesia de Vilarelho, nao em Seixas) para tentar averiguar se tem conhecimento de algo relacionado.
Infelizmente so irei a Caminha daqui a cerca de 8 meses, pelo que, se ate la nao obter informacoes, terei muito gosto em la ir pessoalmente, pois tenho verificado que a Sra. tem mostrado a mesma disponibilidade para com outros membros deste forum.

Respeitosamente

Alves dos Santos
Belgica

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#77159 | recio | 13 nov 2004 00:12 | Em resposta a: #76937

caro Alves dos Santos fico muito grata por me ajudar sabe não e meu mas de minha nora ela temainda os quatro avos vivos e são eles que lhe contam essas coisas tambem estamos apensar ir lá no verão mas uma ajuda adicional não é de perder,fico aguadando por noticias.

muito obrigado. Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#161959 | recio | 05 jul 2007 15:24 | Em resposta a: #76937

Caro Alves dos Santos
Como vê ainda não tive ajuda sobre os Bisavos de minha nora ,caso tenha disponabilidade no arquivo de Caminha vou mandar os dados:
Jose Joaquim de Barros filho de João Antonio da Caberna e de Maria das Dores
casado com Josefina Roza Esteves esta filha de Francisco Rodrigues e Roza Clara Esteves, este casamento é anterior a 1896 em Seixas

casamento tambem em 1896 em Seixas
João Antonio dos Penedos ,filho de Antonio Joaquim Penedos e de Margarida Roza da Cruz
com , Teresa de Jesus Costa filha de Domingos Barnardo Cruz Pantaleão e Joaquina Roza
Gostava de surpeender minha nora com estes casamentos, moro em Setubal é muito dificil ir ao ponto mais longinquo de Portugal.
Estou ao seu dispor para os ditritos de Aveiro,leiria,Lisboa e sul de Portugal
cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#167924 | Alves dos Santos | 20 set 2007 16:08 | Em resposta a: #161959

Cara Ana,

Tenho andado um pouco afastado destas lides mas penso que, durante o mês de Outubro vou passar alguns dias no Arquivo de Viana e será com muito gosto que localizarei os dois registos que procura.
Caso não queira aguardar, se enviar um E-mail ao Arq. Distrital de V. do Castelo, eles costumam responder com alguma rapidez aos pedidos de pesquisa.

Com consideração


Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168078 | recio | 22 set 2007 00:33 | Em resposta a: #167924

Caro Alves dos Santos
Obrigado pela sua resposta a sua ajuda é sempre bem vinda fico a aguardar .
cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168156 | recio | 22 set 2007 20:49 | Em resposta a: #167924

caro Alves dos Santos
Desculpe ontem não ter dado muita atenção a sua mensagem mas já era um pouco tarde e estava cansada.
Eu tenho frequentado pouco o forum tenho muito que fazer em genealogia estou a trabalhar arduamente para acabar a minha, já estou com 60 anos e quero deixar este legado para minha neta de 8 anos ela tem muito interesse como eu , na verdade eu quase não encontrei ajuda no Forum mas com a ajuda que tenho dado fico muito contente ,gosto de ajudar e tenho feito muitos amigos, estou grata a Celinha Cunha que se tem empenhado em encontrar descendente do meu bisavô no Brasil Inclusive postou um anuncio no jornal.
A si Agradeço continuar com vontade de me ajudar já sabe pode dispor do que necesitar(Aveiro) Leiria,Coimbra ,Viseu, Setubal ,Beja; Evora e Algarve.
Fico a aguardar as suas noticias e boas Ferias.
cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168295 | recio | 23 set 2007 21:43 | Em resposta a: #167924

Caro Alves dos Santos
Desculpe mais uma vez estar a incomudarmas acabo de encontar mais uma pesquisa em Caminha se puder ver eu agradeço se não eu peço por emailao arquivo.
João Alves Escusa nasceu + - 1879,1880,1881 Vilarelho,Caminha (estas datas foram encontradas no casamento em 1906 que dizia ter 26 anos) ele é filho de Manuel Alves Escusa e Maria da Felecidadeos ,avos n tenho.
Minha nora e meu filho vão passar o fim de semana de 5 de outubro em Caminha mas está o arquivo fechado.
mais uma vez muito obrigado.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168305 | pmcoimbra | 23 set 2007 23:00 | Em resposta a: #76791

Cara Ana Recio,

Peço desculpa por me intrometer, mas tem a certeza que a tal casa com brasão era em Seixas, Caminha? Pergunto isto porque não conheço nenhuma casa com brasão de Barros em Caminha (não quer isto dizer que ela não exista ou não tenha existido), mas havia uma casa com brasão de Barros em Vila Nova de Cerveira. Seria de finais do século XVIII e situava-se na Rua das Côrtes, em Cerveira. Entretanto o brasão desapareceu e apenas se sabe dela pelos manuscritos do Dr. Luís Figueiredo da Guerra e pelo Livro de José Leal Diogo, "Inventário da Heráldica Concelhia", de 1981.
Se puder, e souber, confirme, por favor.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168315 | recio | 23 set 2007 23:56 | Em resposta a: #168305

caro Pedro
Não tem que pedir desculpa eu é que agradeço por se intrometer.
esses dados foram -me dados por minha nora ,sua avó ainda viva com 84 anos (a fazer dia 26)tinha um tio que imigrou para o Brasil de nome Luis Tomaz de Barros nasc + - 1890 Seixas Caminha era filho de Jose Joaquim de Barros da Caberna nat de vilar de Mouros,caminha e de Josefina Roza Esteves nat de Seixas ,o Luis Tinha minas de ouro no Brasil sua Avo conta que o tio Luiz veio a Portugal e ofereceu uma esfera em ouro c + de 10 kl e que se encontrava no Palacio das Galveias ,Lx .é sua avo que fala no Brazão que existia na casa onde eles viveram em caminha, minha nora vai estar com a avo em out e vai tentar saber mais sobre isso.
Obrigado pela atenção
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168317 | pmcoimbra | 24 set 2007 00:21 | Em resposta a: #168315

Cara Ana Recio,

A minha pergunta também se deveu ao facto de a fronteira entre os concelhos de Caminha e Vila Nova de Cerveira "flutuar" muito ao longo do século XIX. Houve lugares de várias freguesias que umas vezes pertenciam e um, outras vezes a outro concelho. Como lhe disse, a casa com o brasão de Barros de Cerveira já desapareceu. Até podia ser que o brasão tivesse vindo de outro lado, trazido para aquela casa e depois levado para outra com os antigos donos, depois de deixarem de a possuir. O brasão é que era do século XVIII, a casa não sei. Enfim, tudo isto são especulações. Se realmente a casa era em Seixas e se ainda existir não deve ser difícil de encontrar. Se porventura souber de algo mais voltarei ao contacto. Desejo-lhe boa sorte nas suas pesquisas.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168321 | pmcoimbra | 24 set 2007 00:48 | Em resposta a: #168315

Cara Ana,

Desculpe, mais uma vez. Só mais uma pergunta: já experimentou escrever para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo? Se tiver uma data mais ou menos exacta, por exemplo de nascimento ou de casamento, e a freguesia onde esse evento ocorreu, eles podem fazer a pesquisa por si e até enviar-lhe pelo correio uma cópia dos documentos. Convem é que a data seja o mais exacta possível e que dê os nomes correctos dos indivíduos que tomam parte nesse assento e respectivos pais. Por exemplo, num assento de casamento deve dizer o nome dos noivos e dos pais dos noivos, num assento de baptismo, basta o nome da criança e dos pais. Mas em ambos deve ter a freguesia exacta e uma data o mais próxima que souber.
Se calhar já está farta de tentar e eu estou a dizer um disparate, mas acredite que eu sei o que é querer saber mais e não ter disponibilidade para me deslocar ou tempo para revirar livros paroquiais. Se ainda não o fez, aqui tem o e-mail do Arquivo:

advct@advcastelo.iantt.pt

Contacte e exponha o seu caso. Até 1899 eles têm os registos paroquiais originais. A partir dessa data tem que contactar a Conservatória do Registo Civil de Caminha. Aqui tem também o e-mail da Conservatória:

crcpcom.caminha@dgrn.mj.pt

Não tenho a certeza, mas acho que ainda é este o endereço deles. Um abraço e boa sorte.
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168391 | recio | 24 set 2007 17:08 | Em resposta a: #168321

Olá Pedro
na verdade eu ainda não tentei ,não sei porquê, neste caso é um pouco pessoal queria ser eu a ver mas na impossibilidade gostava que fosse alguem por mim(são maluquises) .
Eu quase todos os dia faço pedidos para conservatorias ou arquivos e tenho sido sempre bem sucedida ,já faço genealogia ha 8 anos e tenho 36271 nomes fora os que estão em outros em separado. bem se tiver algumas coisas que eu possa ajudar diga os arquivos que precisa talves eu os frequente estou em Setubal ai eu estou sempre pronta
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168403 | pmcoimbra | 24 set 2007 18:13 | Em resposta a: #168391

Cara Ana,

Agradeço a sua disponibilidade, mas, na realidade, todos os meus antepassados são do Norte, mais concretamente, ou são do Porto, ou são das zonas de Caminha, Vila Nova de Cerveira, ou Ponte de Lima. Ainda não encontrei nenhum de outras zonas. Teria talvez interesse em consultar documentos na Torre do Tombo, mas deixe estar, tentarei primeiro chegar até eles sozinho. Se eu, entretanto puder fazer algo mais por si, voltarei a contactar. Para já e nos próximos tempos não vou ter nem tempo nem possibilidade de me deslocar aos arquivos. De qualquer modo, mais uma vez, obrigado pela sua disponibilidade.

Cumprimentos e até breve.
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#168648 | Alves dos Santos | 27 set 2007 11:09 | Em resposta a: #168295

Cara Ana,

Durante esta semana não vou estar no Norte, (sou militar e só vou a casa aos fins de semana), no entanto, no que diz respeito a este "Escusa" penso que lhe poderei dar alguma informação, não só porque Vilarelho é uma das freguesias que estudo mais frequentemente mas, também, porque esse Ramo Escusa é originário da freguesia vizinha de Venade de onde disponho de muita informação.
Responderei assim que possivel com os dados.

Com consideração


José

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#170009 | Alves dos Santos | 14 out 2007 11:59 | Em resposta a: #168295

Cara Ana,

Conforme prometido eis as informações que encontrei:
Relativamente a João Alves Escusa, o Arquivo de Viana do castelo ainda não recebeu qualquer livro da freguesia de Vilarelho, posteriores a 1872 pelo que deverá fazer o pedido à Conservatória de Caminha onde estes ainda se encontram, (crcpcom.caminha@dgrn.mj.pt).
Relativamente a esta familia, como já lhe mencionei, possuo alguma informação que foi recentemente publicada pelo Engº Lourenço d'Azevedo e que diz:
"Ainda não há muitos anos que faleceram os irmãos António e João Alves da Escusa, que moraram nas casas que hoje são de José Afonso Pombal, no lugar da Escusa, o primeiro pai de Maria Alves da Escusa que casou com Abílio Afonso do Pombal, sem filhos, tendo este passado a ser conhecido por Abílio da Escusa e era tio do referido José Afonso Pombal, e o segundo, embora casado duas vezes, não deixou filhos.
Assim terminaria o apelido oficial “Escusa” em Venade se entretanto, na Chão, não tivesse casado Manuel António Alves Escusa, 2º primo daqueles, já vindo de Vilarelho.
Certo é que há pouco existiu também João Francisco de Azevedo Escusa, falecido em 1938, vulgarmente conhecido por “Fino” e que tem descendentes vários, mas estes não são praticamente conhecidos por Escusas, nem lhes encontrei parentesco com os outros, apesar da vizinhança.
Vejamos então os ascendentes dos primeiros:
Em 31/10/1649 casou em Venade João Álvares da Ponte, filho de João Álvares da Ponte e de Ana Álvares da Ponte, com Justa Lourença, filha de Pedro Anes da Mouteira e de Ana Lourença.
A designação de “Ponte” foi, neste ramo, mais tarde como se verá, substituída nos seus descendentes por “Escusa”, aliás o actual lugar da Escusa é o antigo lugar da Ponte.
Embora haja mais descendentes do casal, e entre eles os Afonsos da Mouteira, e até Justa voltasse a casar em 1662 e tivesse então ido viver para o acréscimo poente da velha casa dos da Ponte da Mouteira, onde está essa data sobre a porta voltada a poente, e nesse conjunto da casa com pelo menos dois acréscimos, aí tivesse sido dada continuação ao apelido popular de “Ponte” e oficial de Afonsos da Mouteira, vou seguir o ramo de “Ponte” que se transformou em “Escusa” relativamente às pessoas indicadas de início.
Assim, foi filho do casal anterior, entre outros:
1 – João Álvares da Ponte que em 29/7/1673 casou com Isabel Álvares da Cruzinha, filha de Pedro Álvares e de Domingas Afonso.
Entre os filhos destes, conta-se:
1 – Ana Lourença da Escusa, a 1ª com esta designação, casada em 15/1/1720 com Agostinho Lourenço (da Escusa), filho de pedro Lourenço e de Maria Fernandes de Gracia, neto paterno de Domingos Enes e de Maria Lourença e neto materno de Pedro Fernandes de Gracia da Costa.
Entre os filhos de Ana Lourença da Escusa e de Agostinho Lourenço, onde se contam também os antepassados dos Serros, indica-se:
1 – Lourença Alves da Escusa, casada em 7/9/1755 com Manuel Alves, filho de António Alves do Soutulho e de Eulália Afonso do Coruche, neto paterno de Domingos Álvares e de Maria Afonso do Soutulho e neto materno de Pedro Afonso do Coruche e de Catarina Pires.
Entre os seus filhos, conta-se:
1 – João Alves da Escusa, casado em 8/11/1785 com Ana Alves de Valcova, filha de Manuel Afonso de Valcova e de Maria Alves de Aldeia Nova, neta paterna de João Afonso e de Margarida Fernandes da Portela e neta materna de Domingos Afonso Vilar e de Isabel Alves de Valcova.
Filha deste casal foi:
1 – Maria Alves da Escusa, que é o ponto comum entre os falecidos Escusas de Venade, no princípio referidos, e os de Vilarelho, como vamos ver.
Não constando tenha casado, ela foi mãe de:
1 – Maria Alves da Escusa, casada em 7/5/1856 com António José Afonso Ribeiro, filho de João Manuel Afonso de Azevedo e de Maria Bernarda, da Quinta, de Azevedo, neto paterno de Domingos Afonso de Azevedo e de Clara Rodrigues Lima e neto materno de Francisco José da Cunha e de Maria Bernarda da Quinta, de Azevedo.
2 – Manuel Alves Escusa, que casou em Vilarelho, na Portela.
Os filhos de Maria Alves Escusa e de António José Afonso Ribeiro foram:
1 – João Alves da Escusa, a que a princípio me referi, casado em 11/1/1886 com Maria Clara Lourenço Serro, filha de Luís Lourenço Serro e de Francisca Lourença da Calçada, sem filhos, e em 29/5/1919 com Maria de Jesus Pantaleão (Maranta), filha de António Luís Pantaleão e de Mariana Rodrigues de Bártolo, também sem filhos.
2 – António Alves da Escusa, também apresentado no início, casado em 25/2/1886 com Ana Rosa Lourenço da Cruzinha, filha de João Luís de Azevedo Cruzinha e de Maria Lourença da Cruzinha.

Foi filho de Manuel Alves da Escusa casado na Portela:
1 – António Maria Alves Escusa, que casou em Vilarelho com Aurora Rosa Torres.

Foi filha de António Alves da Escusa e de Ana Rosa Lourença da Cruzinha:
1 – Maria da Conceição Alves da Escusa, casada em Venade em 6/7/1914 com Abílio Afonso do Pombal, depois conhecido por Abílio da Escusa, filho de Manuel Afonso Pombal e de Ana Rosa Afonso da Mouteira, não tendo havido filhos.

Foram filhos de António Maria Alves Escusa e de Aurora Rosa Torres, de Vilarelho:
1 – Manuel António Alves Escusa, casado na Chão, em Venade, em 20/1/1947 com Maria da Conceição Pires, filha de António Pires e de Ermelinda Rosa de Seia (de Romarigães, Paredes de Coura), neta paterna de José Pires e de Ana de Jesus Rodrigues e neta materna de Manuel Luís de Seia e de Maria Rosa de Araújo.
2 – António Alves Escusa, casado em Vilarelho com Eduarda.
3 – Delfina.
4 – Isaura."

Espero que isto a ajude a continuar as suas pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#170010 | Alves dos Santos | 14 out 2007 12:09 | Em resposta a: #168295

Cara Ana,

Continuando com a informação recolhida no Arquivo de Viana e, relativamente aos dois casamentos, temos:
João António dos Penedos casou com Teresa de Jesus da Costa em 25 de Janeiro de 1892 na Igreja de S. Pedro de Seixas. Ele tinha 23 anos, lavrador, natural de Seixas e morador no lugar de Coura, filho de António Joaquim dos Penedos, natural de Vilar de Mouros e de Margarida Rosa da Cruz natural de Seixas.
A noiva, tinha 25 anos, agricultora, natural e morador no lugar de Coura (Seixas), filha de Domingos Bernardino da Cruz Pantaleão e de Joaquim Rosa, naturais de Seixas.

O outro casal:
José Joaquim de Barros casou com Josefina Rosa Esteves, na Igreja de S. Pedro de Seixas, no dia 12 de Janeiro de 1890.
Ele de 21 anos e 3 meses, carpinteiro, natural de Vilar de Mouros e morador desde a idade de 3 meses em Seixas, no lugar de Coura, mas batizado em Vilar de Mouros, filho de João António Caberna natural de Vilar de Mouros e de Maria das Dores, natural de Seixas.
Ela (a noiva) de 23 anos, jornaleira, natural e moradora em Coura, filha de Francisco Rodrigues natural da freguesia de Longos Vales, concelho de Monção e de Rosa Clara Esteves, natural de Seixas.

E é tudo. Com os melhores cumprimentos,

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#170040 | recio | 14 out 2007 23:31 | Em resposta a: #170010

Caro Alves dos Santos
Muito obrigado pelas belas noticias que me enviou, minha nora ficou radiante ela não foi passar o 5 de outubro a Caminha por doença da mãe,agora vou pedir ao Arquivo os nascimentos vai ser mais uma surpressa.
Gostava de retribuir a sua disponibilidade em ajudar-me, já sabe que estou sempre disposta a ajudar mesmo que não seja para si algum amigo nos distritos de (Aveiro,Santarem ,Leiria ,Coimbra, Beja,Evora e Faro)
Mais uma vez o meu muito obrigado
cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#170053 | spes | 15 out 2007 09:14 | Em resposta a: #170040

Caros Confrades

Procuro os ascendentes dos meus 7ºs avós Domingos de Barros (Gondar, Vila Nova de Cerveira) e Maria Gonçalves (Covas, Vila Nova de Cerveira), ambos nascidos por volta de 1720.

Foram pais de Domingos José de Barros, nascido também em Gondar e morreu no Alcaide (Fundão) em 1787.

Será que alguem tem informações que posssam ajudar nas minhas pesquisas ?

Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#186804 | Joana Figueirinhas | 02 mar 2008 17:07 | Em resposta a: #170053

Ola, chamo-me Joana Figueirinhas Costa e encontrei neste site o nome Figueirinhas.
Sei que a minha familia e do Porto, e que Figueirinhas há só uma!

Sou bisneta de Berta Figueirinhas e trineta de Lima Júnior. Será que me pode dar mais algumas informações relativamente á minha família?

Muito obrigada JOANA FIGUEIRINHAS COSTA

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#206861 | vegaboy | 01 set 2008 01:54 | Em resposta a: #168403

Cara Ana
Em apesar de ser de Lisboa, a minha familia é de Seixas e nos ultimos 25 / 30 anos não me recordo de nenhuma casa brazunada em Seixas (não quer dizer que não exista, mas com brazão á porta não conheço, no entanto conheço em lanhelas, Venade (estava estado abandono a alguns anos), em Gondarem varias)), no entanto desconheço quais os brazões.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#206877 | pmcoimbra | 01 set 2008 08:39 | Em resposta a: #206861

Caro Confrade,

Agradeço a sua participação. Sem querer abusar da sua boa vontade, e uma vez que tocou num assunto que me interessa pessoalmente, permita-me que lhe faça umas perguntas:
Sabe dizer-me qual, ou quais, as casas em Lanhelas que têm brasão?
Será possível obter descrições ou fotos desses brasões?
Apesar de ter família e antepassados em Caminha e nas freguesias de Lanhelas, Âncora, Argela e Vilarelho, conheço muito mal o concelho, praticamente apenas conheço a Vila.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#206947 | vegaboy | 01 set 2008 18:05 | Em resposta a: #206877

Boa tarde
Em Venade existia uma, em ruinas a alguns anos atrás (não sei o estado actual), em que um medico estava a tentar adquirir as varias partes a diversos proprietarios, julgo que era conhecida pela casa dos dragões ou familia dos dragões (perguntei á meia duzia de anos a um nonagenario local amigo de familia).
Em gondarem existe a estalagem da Buega (turismo rural ou algo assim) que tem.
Em gondarem existe uma quinta brasunada (ao abandono) em que á cerca de 2/3 anos o terreno envolvente estava á venda, mas n a casa.
Em gondarem/loivo tambem existe uma casa brasunada perto de um restaurante que julgo tb estar ao abandono.
Em lanhelas existe a casa da Torre que pertence julgo eu á familia das camisas regojo e master franchise da maximu dutti.
Penso que em caminha por cima do seminario na praça onde actualmente é feito o torneio medieval existe uma de turismo de habitação. e acho que existem mais algumas na enconsta do monte perto desta ultima.
Não sei se ajudei, mas aqui fica o que sei.
Cumprimentos
Paulo Alonso

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207023 | Conde | 02 set 2008 14:01 | Em resposta a: #206861

Seixas era uma terra de pescadores. Estas comunidades são antropológicamente distintas ( quer genética quer culturalmente falando). Vi os paroquiais de Seixas e não encontro lá apelidos com nobreza reconhecida (em cada época). É claro que se andarmos muito ... Os Malheiros que me tocam soam a qualquer coisa. Mas eram pescadores e pequenos lavradores, como os demais Lourenços, Gonçalves, Afonsos e similares. A endogamia era grande. Se forem ao TT online e pesquisarem no Anytext em inquisição Seixas Caminha verão que há muito pouco de cristãos-novos, mouros ou outros. Barros são de fora de Seixas de certeza.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207030 | aguerreiro | 02 set 2008 15:24 | Em resposta a: #207023

caro Conde

Concordo consigo, Seixas era uma terra de pescadores (de rio), lavradores, marinheiros e tripulantes de barcos de cabotagem e da carreira do Brasil, tinham também muito desenvolvida a indústria das salinas e transportavam mercadorias rio acima até Monção, Os meus ancestrais de Seixas dedicavam-se a esta actividade.
De terra de fidalgos não me consta. Houve sim uma actividade mais específica a de capitães e pilotos para o Brasil, onde eram de Seixas os principais responsáveis pela navegação no Amazonas até Manaus e Iquitos já no Perú. Tive ancestrais nessas andanças até ao início do século XX,
Ao dispôr
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207079 | pmcoimbra | 03 set 2008 00:28 | Em resposta a: #206947

Caro Paulo Alonso,

Agradeço a sua ajuda. A Estalagem da Boega (antes chamava-se Quinta do Outeiral) pertenceu à minha família. Vou tentar informar-me sobre as outras casas que referiu para ver se interessam para as minhas pesquisas ou não.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207134 | Conde | 03 set 2008 14:43 | Em resposta a: #207030

Tem toda a razão. Os meus Malheiros, Gonçalves e Costas passaram por essas actividades: pescadores, barqueiros, armadores, grandes armadores internacionais e comandantes da marinha mercante. São os da Casa dos Altos. Ainda hoje está na família. Se quiser tenho esta gente toda.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207146 | aguerreiro | 03 set 2008 16:13 | Em resposta a: #207134

caro CONDE

Se lhe for possível e tiver dados, eu ainda não os tenho. estou interessado nos Gonçalves de Catrina que residiram no lugar do Sobral e meus ascendentes pela minha avó paterna. Obrigado
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207152 | Conde | 03 set 2008 17:19 | Em resposta a: #207146

Tenho muitos dados, mas preciso de uma "ponta" da meada. Como saberá Gonçalves e Lourenços é mais de meia freguesia...

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207154 | Conde | 03 set 2008 17:25 | Em resposta a: #207030

PS: Veja ,para já, a ascendência e descendência de Mateus José Gonçalves, rico armador de Seixas, Caminha, que está neste site.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207157 | vegaboy | 03 set 2008 17:58 | Em resposta a: #207079

Caso
Pretenda posso facultar o meu contacto, o meu contacto e tentar explicar detalhadamente, os locais ou se for lá em breve tento tirar foto de alguma delas e envio-lhe. pja(at)iol.pt
PJA

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#207159 | pmcoimbra | 03 set 2008 18:26 | Em resposta a: #207157

Caro Paulo Alonso,

Agradeço desde já a sua disponibilidade. Enviei-lhe uma mensagem para o contacto que me forneceu.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#373566 | ANA PAULA BARROS | 01 set 2016 20:33 | Em resposta a: #161959

Boa tarde!
Vi que procura informações de parentes vivos no Brasil. Meu bisavô chama-se José Joaquim de Barros e minha bisavó Josephina Rosa Esteves. Meu avô Luiz José de Barros veio para o Brasil. Entre em contato comigo, somos muitos aqui. Que alegria encontra-los! Meu e-mail é: anapaulaprev@hotmail.com
Até mais.

Resposta

Link directo:

Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#374693 | Custódia Araujo | 27 out 2016 02:38 | Em resposta a: #373566

Ana Paula , boa noite !
Comecei a pesquisar os ancestrais materno do meu marido e ainda tenho poucos dados , mas sua mensagem me chamou atenção e gostaria de reportar para saber se tem alguma ligação com sua família:
A Avó materna de meu marido é Rosa de Barros Borba (nome de casada, esposa de João Ignácio de Borba) ,Ela filha de Domingos de Barros , cujo nome da mãe desconhecemos .
Domingos de Barros era Português e veio com a esposa para o Brasil ,que deu a luz à Rosa de Barros assim que chegaram ao Brasil,porém faleceu no parto.Eles se estabeleceram na Ilha das Cobras , RJ.
Posteriormente Domingos de Barros casou-se novamente e mudou-se para Campos dos Goytacazes ,RJ, onde tinha uma padaria.
A informação adicional que tenho, é que vieram de Trás-os montes em Portugal .
Disponho de poucos dados , mas se tiver alguma ligação com sua família , ficarei satisfeita se me retornar.
Agradecida .

Custódia Araújo

Resposta

Link directo:

Apelido Barros, com brazão,Seixas Caminha

#415722 | Conde | 20 jun 2019 19:00 | Em resposta a: #76791

Já tenho uma ponta da meada para Cabanilhas de Seixas;
Descendem do capitão Pascoal de Cabanilhas, , natural de Iram ? Galiza e morador em São Miguel de Fontoura e que teve de Esperança Rodrigues, mulher solteira de Seixas, a Manuel Afonso Cabanilhas, bap. 24.03.1686. casou em Seixas a 24.04.1702 co Isabel Gonçalves do Sobral, filha de João Gonçalves do Sobral e de sua mulher Isabel Gonçalves, Pais, estes, de João Afonso Cabanilhas casado em Seixas a 1º com Maria Álvares e a segunda com Maria Lourenço. Do primeiro teve outro João Afonso Cabanilhas falecido em Moçambique a 04.04.1787 deixando viúva Luisa da Cruz (casados nos Mártires Lx, a 9.02.1772. Deixou uma filha única Maria do Carmo Cabanilhas casada nas Mercês em Lisboa a 22.06.1786 com Germano Vicente Salgado, aí baptizado, filho de Guilherme José Salgado e mulher Andreza Joaquin Rosa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen