Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#76952 | nunoataide | 10 nov 2004 19:34

Caros Confrades

Será que alguém me pode enviar por correio cópias do livro O Solar de Nª Srª dos Remédios, de autoria de Canto e Castro e Jorge Pamplona Forjaz, para a seguinte morada:
Nuno Ataíde Amaral
Casa de Passos
Passos de Carvalhais
3660 S Pedro do Sul
Como é natural, as despeas com as cópias e seu envio ficarão a meu cargo.
Com os melhores cumprimentos
Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#76970 | aburma | 10 nov 2004 22:57 | Em resposta a: #76952

Caro Nuno Ataíde Amaral,

"Canto e Castro" é subtítulo do livro, sendo seu único autor o Dr. Jorge Pamplona Forjaz.

Está interessado em algumas partes em especial do livro ou na sua totalidade (são mais de 200 páginas)?

Fico a aguardar a sua resposta.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77040 | nunoataide | 11 nov 2004 19:45 | Em resposta a: #76970

Caro Alexandre Burmester

Obrigado pela sua pronta ajuda. Penso que na página 151 da referida obra se refere que Isabel do Canto terá casado com Francisco da Silva Azevedo. Deste casamento terá nascido Pedro do Silva do Canto e Azevedo casado com Gregória Athayde. O que me interessa saber é se é referida a ascendência desta Gregória Athayde, muito particularmente se vai para além dos seus pais. Na realidade, tenho verificado que em outros autores os seus pais são Jorge da Costa e Maria Veloso, e fico sem perceber de onde vem o apelido Athayde.
De qualquer das formas como me interessam todos os livros de genealogia e senão for muita maçada, pedia-lhe se me podia enviar uma cópia de todo o livro nas condições que anteriormente referi.

Com os meus cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77059 | aburma | 11 nov 2004 22:41 | Em resposta a: #77040

Caro Nuno Ataíde Amaral,

Encontrei referido o casal Isabel Anes do Canto e Francisco da Silva de Azevedo na pág. 136, mas podemos estar a falar de edições diferentes. O livro apenas refere que "deste casamento descende em varonia D. Isabel Augusta da Silva e Ataíde, cc. Francisco José Cupertino do Canto e Castro Pacheco de Sampaio", nove gerações adiante. Este Francisco José foi o 11º e último Morgado dos Remédios, e, já agora, sobrinho-neto da minha 6ª avó Maria Escolástica do Canto e Castro (1752-1827), aqui na BD:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41695


A atrás referida Isabel Anes do Canto era irmã de Pedro Anes do Canto, tronco desta família na Terceira.

Darei, com o maior gosto, seguimento ao seu pedido nos moldes que solicitou.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77284 | ic50 | 15 nov 2004 12:05 | Em resposta a: #77059

Caro Alexandre Burmester
Sou novo nestas coisas, talvês me possa ajudar.
Descendo de famílias Micaelenses, acontece que consultando este dito livro
fiquei ainda mais confuso, já que não consigo lincar nenhum parente a Bernarda Josefa do Canto e Castro, casada com António Boaventura Pacheco da Câmara

Inácio Canto e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77306 | aburma | 15 nov 2004 16:19 | Em resposta a: #77284

Caro Inácio Canto e Castro,

Teria o maior gosto em tentar ajudá-lo, mas para isso necessito me forneça mais elementos, como as datas de nascimento ou casamento do casal que refere - ou a época aproximada em que viveu - e os nomes de parentes que suponha descenderem desse casal.

De qualquer modo, os Canto e Castro de que vimos tratando neste tópico são da Terceira, embora, como é evidente, o mais provável é terem também descendência noutras ilhas do arquipélago.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77326 | nunoataide | 15 nov 2004 22:03 | Em resposta a: #77306

Caro Alexandre Burmester

Muito obrigado pela sua ajuda. Tenho pena que ainda não seja desta que consiga deslindar o mistério, mas a genealogia é mesmo assim...
Se me der a sua morada poderei,de imediato, enviar-lhe um cheque para fazer faca às despesas com as cópias e correios.

Os meus cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77343 | ic50 | 16 nov 2004 09:15 | Em resposta a: #77306

Caro Alexandre Burmester

Queria desde já agradecer a sua atenção, bem o casal que me refiro são meus 5º
avós. E são avós de João Silverio Vas Pacheco de Castro já citado aqui no Genea.
Infelismente o trabalho que o meu pai estava a fazer sobre a família foi interronpido aqundo sua morte e só agora o recomecei.
António Boabentura Pacheco da Câmara nasceu na Maia a 14 de Julho de 1731 e faleceu a 11 de Janeiro de 1786 em Ponta Delgada em casa de seu genro Pedro Nolasco Boeges Bicudo da Câmara, foi coronel de melícias de Vila Franca do Campo em 1767 e casou na Maia a 13/07/1755 com Bernarda Josefa do Canto e Castro.
Foi pai de muitos filhos e entre eles Francisco Jerónimo Pacheco de Castro pai
de João Silvério Vaz Pacheco de Castro meu bisavô.
A Minha Pergunta é quem é (Bernarda Joséfa?)
Os meus cumprimentos
Inácio Canto e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77352 | fsomr | 16 nov 2004 10:48 | Em resposta a: #76952

Caro Nuno,
O livro "O Solar de Nª Srª dos Remédios" da autoria de Jorge Pamplona Forjaz é um livro recente ou antigo? Sabe qual a data em que foi editado?
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77354 | dmvasconcelos | 16 nov 2004 11:33 | Em resposta a: #77343

Caro Inácio do Canto e Castro

D. Bernarda Josefa do Canto e Castro casou com António Boaventura Pacheco da Câmara (descendente de Pero Vaz Pacheco, pelo ramo dos Senhores do Solar de Lalém na Maia, que o venderam posteriormente ao Comendador Angelo José Dias, que o ofereceu em dote a seu futuro genro Nicolau Tolentino Vaz do Rego).

D. Bernarda era filha do Morgº André Diogo Dias do Canto e Medeiros e de D. Jacinta Jerónima de Castro, n.p. do Morgº André dias da Câmara de Medeiros e de D. Isabel do Canto e Faria [ e Maya] e n.m. de Jerónimo do Canto e Castro, M.F.C.R. e de D. Úrsula Isabel de Bettencourt de Vasconcellos.

Trata-se de personagens já muito estudadas, quer por Carlos Machado, como por Rodrigo Rodrigues e pelo Carcavellos que inevitavelmente reproduzo nos meus estudos genealógicos das "Famílias de Vila Franca do Campo".

Se me contactar por e-mail através do Genea, terei muito gosto em fornecer-lhe uma árvore de costado bem mais pormenorizada a 20 gerações, em ficheiro PDF, que evidentemente não posso enviar-lhe pela corrente via.

Com os melhores cumprimentos,

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77359 | ic50 | 16 nov 2004 12:15 | Em resposta a: #77354

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral

Muitíssimo obrigado pelas preciosas informações que me deu.
Gostaria que me enviasse o ficheiro PDF da arvore de costado que referiu.
Tenho tentado encontrar as genealogias de Rodrigo Rodrigues mas infelizmente
ainda não consegui.
Pelos dados que possuo, o ramo da família a que pertenço provem de Mateus Vaz Pacheco, filho de Pedro Vas Pacheco, conforme Gaspar Frutuoso refere no liv.IV Saudades da Terra.
O que ainda não consegui descobrir é quem são os antecessores deste Pedro Vaz Pacheco.
Sabe da existência de algum estudo que me possa esclarecer sobre este assunto?
Qualquer informação que necessite para os seus estudos e que eu possa modestamente
fornecer, estou ao seu dispor.
O meu e-mail é : icantocastro@netcabo.pt

Os melhores cumprimentos

Inácio do Canto e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77379 | 2910 | 16 nov 2004 14:51 | Em resposta a: #77306

Caro Alexandre
Desculpe meter o bedelho, mas sabe por acaso a ascendencia da http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=242510.

Abraços
Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77383 | aburma | 16 nov 2004 15:26 | Em resposta a: #77352

Caro Frncisco Montanha Rebelo,

Antecipo-me ao confrade Nuno Ataíde Amaral.

O livro referido data de meados dos anos 90 e foi publicado pelo Instituto Histórico da Ilha Terceira (não o tenho agora comigo, por razões decorrentes deste tópico).

Presumo que a matéria nele contida (pelo menos a estritamente genealógica) venha a constar da tão anunciada quanto ansiosamente aguardada obra "Famílias Terceirenses" (ou título equivalente) do mesmo autor em colaboração com o Dr. António Ornelas Mendes.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77385 | aburma | 16 nov 2004 15:46 | Em resposta a: #77359

Caro Inácio do Canto e Castro,

Os avós maternos de D. Josefa Bernarda (cuja mãe, D.Jacinta Jerónima, está de facto mencionada no Nobiliário da Ilha Terceira, mas apenas com a notícia "que também casou para a ilha de S. Miguel") aqui referidos pelo confrade Duarte Vasconcelos Amaral, Jerónimo do Castro do Canto (é assim que tenho o seu nome) e D. Úrsula Isabel de Bettencourt Vasconcelos, eram nossos antepassados comuns, pois eram meus 9ºs avós, descendo eu de sua filha D. Benedita Paula de Castro do Canto, casada com Bernardo Homem da Costa Noronha (n. 1689). Bem de acordo com a intrincada endogamia açoreana, a filha deste último casal, D. Maria Vitória de Castro e Noronha viria a ser a segunda mulher do Morgado dos Remédios José Francisco do Canto e Castro Pacheco de Sampaio, com quem casou em 1746.

Todos estes nomes penso estarem incluídos na Base de Dados do GP.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77389 | aburma | 16 nov 2004 16:20 | Em resposta a: #77379

Caro Óscar,

Como tem passado?

Nada tem de que se desculpar, obviamente. É também para isto que aqui andamos!

Quanto à minha "avó" D. Helena Escócia (há muito que concluí que na Terceira eram todos meus avós:-)) , "senhora e herdeira de toda a casa de seus pais e casada com D. Gaspar Munhoz de Castil Blanque", era filha de Afonso Homem da Costa, "casado na ilha da Madeira com Isabel Escócia" (penso que os "Escócios" eram a mesma gente que os Drummonds); neta paterna de João Homem da Costa e de sua mulher D. Catarina Cardoso Evangelho, bisneta de Afonso Homem da Costa e Beatriz Gonçalves e de Nuno Cardoso e Isabel Rodrigues Evangelho; trineta de Heitor Álvares Homem (que passou à Terceira com seu irmão João Álvares Homem, pouco depois da descoberta da ilha) e Beatriz Afonso da Costa (Columbreiro); e de Henrique Cardoso e sua mulher Beatriz Afonso Homem e de Rui Dias Evangelho e Maria Rodrigues (tudo informações extraídas do Nobiliário da Ilha Terceira).

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77457 | Samuel de Castro | 17 nov 2004 10:28 | Em resposta a: #77354

Estimado Duarte Vasconcelos do Amaral,

Peço-lhe, se for possível, o especial favor de enviar-me, através de meu e-mail castro.genealogia@bol.com.br, o ficheiro PDF que se refere, que poderá conter o ramo Canto e Castro que tenho interesse em expandir. Antecipo meus agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77495 | fsomr | 17 nov 2004 18:50 | Em resposta a: #77383

Caro Alexandre
obrigado pela sua resposta!
gostava muito de comprar este livro, por acaso sabe onde posso fazê-lo?
ou de conseguir obter fotocópias dele, pagando, óbviamente
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77552 | aburma | 18 nov 2004 16:59 | Em resposta a: #77495

Caro Francisco,

O livro está aparentemente esgotado, mas posso fotocopiar-lho.
Agradeço indique para o meu email (que pode solicitar aqui no Genea) a direcção para onde pretende lhe envie as fotocópias.

Um abraço

Alexandr Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77555 | fsomr | 18 nov 2004 17:11 | Em resposta a: #77552

Caro Alexandre
é muito simpático da sua parte!
a morada é:
Av.do Forte 3, Edifício Suécia III - Piso 3
2795-504 Carnaxide
depois agradeço que me indique a morada para onde eu lhe possa enviar o pagamento das fotocópias.
se me der o seu endereço de e-mail envio-lhe um trabalho que fiz sobre uma ascendência açoriana (Rego) minha
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77556 | dmcc | 18 nov 2004 17:18 | Em resposta a: #77552

Para adquirir " O Solar de Nª Senhora dos Remédios", ver em (...), ou então em Instituto Historico da Ilha Terceira.

Cumprimentos,

dmcc

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77558 | aburma | 18 nov 2004 17:37 | Em resposta a: #77555

Caro Francisco,

Teria o maior interesse em ver o trabalho que refere e que desde já lhe agradeço. Embora prefira não divulgar publicamente o meu email, aqui lho deixo:

aburma1arrobayahoopontocopontouk

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77559 | aburma | 18 nov 2004 17:42 | Em resposta a: #77556

Caro confrade,

Tem toda a razão! Costumo visitar os sites referidos mas não me tinha apercebido que o livro ainda existia no IHIT.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Livro O solar de Nª Srª dos Remédios

#77616 | fsomr | 19 nov 2004 11:58 | Em resposta a: #77556

Caro dmcc
obrigado pela informação
cts
fmr

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen