Familia Faria Pinto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos

Familia Faria Pinto

#77134 | jaboo | 12 nov 2004 18:13

Caros amigos,

estou a procura da ascendencia duma antepassada minha que era da familia Faria Pinto, da freguesia de Ranhados do concelho da Meda:

Dona Thereza de Ala Faria Pinto, nascida em Ranhados aos 18 de Setembro de 1673, filha de Manuel da Brunhoza e de Maria de Sao Joao. Tinha casado com o Capitao Manuel da Fonseca e Souza de Penela da Beira, Penedono, filho de Gaspar Vaz das Veigas e Maria da Fonseca.

Sera que alguem encontrou esses Faria Pinto ou Abrunhozas ou tem antepassados que entroncam com os meus, de Ranhados-Meda?
Muito obrigado por qualquer ajuda

Cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77160 | JMSA | 13 nov 2004 00:54 | Em resposta a: #77134

Caro Confrade
Embora não tenha noticias sobra a família em causa venho dar-lhe noticia do seguinte assento de baptismo do meu 5º Avô, Francisco d'Almeida Penha:
- Aos catorze dias do mês de Outubro de 1748, eu Manoel de Azevedo e Almeida, reitor desta Igreja, baptizei solenemente a Francisco, filho de João de Almeida, mercador, e de sua mulher, Jacinta Maria de Almeida, natural (?!) da Praça e vila de Almeida e ambos nesta moradores. Neto paterno de Diogo Rodrigues, mercador, e de sua mulher, Maria Nunes, natural da mesma Praça de Almeida, e por via materna neto de António Rodrigues de La Peña e de sua mulher Ana de Almeida. Forão padrinhos António de Almeida e Paulo de Almeida, irmão e primos dos Pais desta criança. Forão testemunhas FRANCISCO ÁLVARES DE BRUNHOZA e Clemente Lopez, todos também naturais e moradores nesta vila e por ser verdade fiz este assento que comigo assinarão-
Sabe quem é esta testemunha?
Por outro lado tenho tb. antepassados em Penela da Beira, Violante Luisa Navarro de Andrade e sua mãe, Maria Henriques de Lucena. Será que alguma vez "chocou" com estes nomes?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77163 | jaboo | 13 nov 2004 01:13 | Em resposta a: #77160

Caro JMSA,

Infelizmente, Abrunhozas havia muitos nas Beiras e portanto nao sei nada dessa testemunha. Os meus Abrunhozas eram de Ranhados, mas tambem de Penela da Beira e da Granja de Penedono.

E raro eu encontrar pessoas aqui neste forum que tenham antepassados na freguesia de Penela da Beira. Lembro-me ver alguma coisa acerca de uns Navarro nos paroquiais de Penela mas nao posso dizer nada agora. Vou procurar e depois lhe digo.

Cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77168 | jaboo | 13 nov 2004 03:01 | Em resposta a: #77160

Caro JMSA,

encontrei este assento de baptismo nos paroquiais de Penela (quando fui a Lamego) que talvez lhe seja de interesse:

"Aos 29 de Mayo de mil e sete centos e trinta e seis annos batisei e pus os santos olios a Perpetua filha de Dioguo de Lafaya e Castro natural da cidade de Bragança, bispado de Miranda do Douro e Guiomar Luiza de Andrada natural desta freguesia netta paterna de Pedro de Castro de Lafaya e Isabel Roiz da cidade de Bragança e materna de Jeronimo Navarro natural da cidade de Trancozo, bispado de Vizeo e de Isabel Luis natural desta freguesia foram padrinhos Guaspar de Lafaya Castro de Bragança e Maria das Candeias natural da Pouvoa E primeiro matrimonio fiz e assinei
Reverendo reitor Antonio Correia de Carvalho"

A sua Violante Luisa de Navarro de Andrade será possivelmente da mesma familia desse Jeronimo Navarro cuja filha era "de Andrade". Será que tem alguma data que possa ajudar encontra-la?

Se encontrar outra coisa, nao deixarei de avisa-lo
Cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77173 | JMSA | 13 nov 2004 12:10 | Em resposta a: #77168

Caro João Braz
Esta Guiomar Luisa é irmã da minha 8ª Avó, Violante Luisa Navarro de Andrade
genealogia.sapo.pt/pessoas/costados.php?id=205062
O Pai dela casou 2ª vez e pensei que seria filha única. Curioso aliás a repetição dos nomes nesta familia pois a minha 7ªAvó, tb. se chamava Guiomar Luisa, como a Tia.
Na mensagem que lhe enviei "saltei" uma geração. Assim como naturais de Penela da Beira, tenho:
. Guiomar Luisa de Campos Navarro de Andrade casada com António de Almeida,
. Violante Luisa Navarro de Andrade (Mãe da anterior e irmã, Guiomar Luisa), casada com António de Campos Lopes Henriques,
. Isabel Luisa de Lucena (mãe da anterior e Avó da 1ª) casada com Jerónimo Navarro de Andrade.
Tenho como vê o maior interesse nestas famílias, minhas antepassadas directas e muito lhe agradeço mais informações que tenha sobre elas.
Muito obrigado
Melhores cumprimentos
JMSA
(Está tudo aqui no Genea como poderá verificar)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77202 | jaboo | 13 nov 2004 21:21 | Em resposta a: #77173

Caro JMSA,

E sempre um grande prazer, poder ajudar outros aqui neste fórum. E é para isso que o Genea existe nao é? Se encontrar outras coisas acerca dos Navarro de Andrade de Penela, contacta-lo-ei de certeza.

De uma maneira geral, sabe se existem outras pessoas de Penela na base de dados do Genea? Até agora, só sabia do pai da Dra Manuela Duarte Neto Portugal, esposa do Dr Ramalho Eanes (ex-presidente de Portugal) ... infelizmente nao há possibilidade de fazer pesquizas por aldeias na base do Genea.

Também se fosse possivél, queria saber como conseguiu obter a ascendencia da sua avó Maria Henriques de Lucena de Penela. Quando fui a Lamego nao tive tempo de ver os livros todos mas tive a impressao que os livros dos baptismos começavam sómente a partir de 1635.
Estou particularmente interessado porque notei que também tenho na minha ascendencia um Miguel Lopes casado com uma Maria Henriques, de Penela da Beira, e que viveram na mesma época que os seus. Mas nao sei nada da ascendencia deles. A unica diferença que encontrei é que a minha Maria Henriques também aparece as vezes como Maria Simam (até hoje, nunca encontrei o Lucena em nenhum paroquial de Penela). Por isso nao estou certo se esses meus avôs sao os mesmos que os seus.

Mas se forem, saiba entao que os meus "Miguel Lopes e Maria Henriques" tiveram pelo menos 2 filhas (a sua avó seria a 3a):

1 - Domingas Bráz (minha 8a avó) que tinha casado com o meu 8o avô José de Abrunhoza
2 - Anna Henriques que tinha casado em 1701 com Estevao Soares de Mendonça da Guarda (o assento de casamento diz que o pai Miguel Lopes já era defunto em 1701).

Quand souber mais alguma coisa sobre a ascendencia desses meus "Miguel Lopes e Maria Henriques", nao deixarei de o avisar.

Um grande abraço
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade/Henriques de Lucena

#77223 | JMSA | 14 nov 2004 04:09 | Em resposta a: #77202

Caro Confrade
Com toda a certeza estamos a falar das mesmas pessoas. Todas elas têm sangue xxnn e estão nos Arquivos da Inquisição da Torre do Tombo.
Mais logo lhe darei notícia de tudo o que sei.
Temos com toda a certeza estes Miguel Lopez (era espanhol) e a Maria Henriques (de Lucena) como antepassados comuns.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77240 | JMSA | 14 nov 2004 18:39 | Em resposta a: #77202

Caro João Braz
Aqui vai então o que tenho:
MIGUEL LOPEZ, natural de Penela da Beira, era filho de Francisco Lopez, 1/2 xn, natural de Orense, Castela, homem-rico que vivia de suas fazendas e que ficou com todos os seus bens confiscados pela Inquisição (Proc.º4593/Coimbra) e de Ana Rodrigues, natural de Penela da Beira. Neto paterno de Miguel Lopez, xv, natural de Orense e de N...,xn. Neto materno de João (ou Simão) Lourenço e de Francisca Dias.
Este casal teve os seguintes filhos:
1. MIGUEL LOPEZ, natural de Penela, vivia das suas fazendas, casou com MARIA HENRIQUES DE LUCENA , natural de Vila Fonte de Arcada, filha de Henrique Mendes de Abreu, 1/2 xn, natural da Guarda, e de DOMINGAS DE LUCENA, xv, senhora casada e que teve esta filha fora do casamento mas que perfilhou e a baptisou em sua casa (grande escândalo para a época!), natural de Vila Fonte de Arcada. Filhas:
1.1. Isabel Luisa de Lucena (tb. é referida como Isabel Luisa Henriques) c.c. Jerónimo Navarro de Andrade
1.2. Domingas Bráz (sua antepassada) c.c. José de Abrunhosa
1.3. Ana Henriques c.c. Estevão Soares de Mendonça
2. DUARTE RODRIGUES LOPEZ, natural de Penela, preso pela Inquisição prcº.2818, era Escrivão judicial de serventia e casou com Ana Rodrigues (3/4 xn). Filhos:
2.1. José Lopez, smn
2.2. Josefa Rodrigues, smn
2.3. Francisco Gomes, smn
2.4. João Rodrigues c.c. Mariana de Mendonça (irmã de seu cunhado António Soares de Mendonça)
2.5. Catarina Mendes, smn
2.6. Maria Mendes de Abreu c.c. António Soares de Mendonça (filho de Estevão Soares de Mendonça, n.Guarda, Contratador do Tabaco, e de Guiomar de Andrade, n.Guarda). Filhos:
2.6.1. Estevão Soares de Mendonça (será este que casou com a Ana Henriques?)
2.6.2. Duarte Rebello de Mendonça
2.6.3. António Soares de Mendonça
3. ANDRÉ LOPEZ, smn;
4. LUZIA MENDES que casou com JOÃO RODRIGUES, Capitão-Mór de Penela da Beira.
Espero que estes lhe sejam úteis.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade/Henriques de Lucena

#77268 | jaboo | 15 nov 2004 03:17 | Em resposta a: #77223

Caro JMSA,

Que boas noticias! Fico entao á espera ...

Mas o que quer dizer "todas elas têm sangue xxnn ..."

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77270 | jaboo | 15 nov 2004 03:49 | Em resposta a: #77240

Caro JMSA,

Muito obrigado por tudo. Vou poder acrescentar esses dados todos na minha arvore genealogica.

Se estiver interessado, posso comunicar-lhe os descendentes da Domingas Bráz, minha antepassada (tenho quase todos os descendentes até hoje). Posso mandar-lhe o PAF file por e-mail ou se preferir outro modo é so dizer. Será com muito gosto e prazer ...

Tenho, no entanto, algumas perguntas que referem ao que escreveu:

Que quer dizer : "Francisco LOPEZ, 1/2 xn ..."
Mesma coisa para: "neto paterno de Miguel Lopez, xv ..."
E também para "casou com Ana Rodrigues (3/4 xn) ..."
Também, sabe qual foi a esposa do Miguel LOPEZ, filho do Francisco LOPEZ?

O Estevao Soares de Mendonça que casou com a Ana Henriques era filho de Antonio Pestana de Mendonça e de Guiomar de Rebello, todos da Guarda.

Se nao for muita maçada, será que pode também dizer-me qual foi a razao pela qual a Inquisiçao confiscou os bens todos do Francisco Lopes ou o Duarte Rodrigues Lopez foi preso?
De maneira geral, como posso fazer para obter esses processos da Inquisiçao? Estou agora a viver nos Estados Unidos. Será que posso escrever a Torre do Tombo e pedir a copia desses processos?

Uma vez mais muito obrigado por tudo
Melhores Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#77298 | JMSA | 15 nov 2004 14:00 | Em resposta a: #77268

Caro João Braz
Ainda bem que as informações que lhe transmiti foram úteis para si.
A maior parte destas familias tinham sangue x.n., ou seja, cristãos-novos de origem judaica. Quando se diz que alguém era 1/4 xn, quer dizer que um dos quatro Avós era de origem judaica. Por outro lado se outro é 3/4 xn quer dizer que três dos quatro Avós eram dessa origem. Mas xv (cristão-velho) quer dizer exactamente o contrário, logo sem qualquer costela judaica.
Como sabe, houve durante séculos uma perseguição feroz em Portugal a toda esta gente e que só acabou com o consulado do Marquês de Pombal em meados do sec.XVIII. Mas nem tudo foi mau porque graças a estas perseguições feitas pela Inquisição temos hoje esta ajuda fantástica dos processos da Inquisição e que nos permitem subir muitas gerações em casos onde muitos vezes, como referiu, já não existam assentos. Ás vezes deparamos com alguns problemas e estes explicam-se com a necessidade que estas famílias tinham de dar pistas falsas para protejerem as suas famílias. Temos agora um exemplo:- A minha Maria Mendes de Abreu casada com o Ant.Soares de Mendonça parece ser a mesma pessoa que sua Ana Henriques, vamos no entanto ter que aguardar e aprofundar melhor esta questão.
Não me parece possível que a Torre do Tombo faça fotocópias destes processos porque há alguns muito volumosos. O tamanho dos processos evidentemente que são inerentes à importância dos presos e da fortuna que tinham. Posso adiantar-lhe que tanto o nosso antepassado Francisco Lopez, como os Soares de Mendonça e o Jerónimo Navarro, todos eles têm processos bem "gordos" o que nos dá a conhecer que pertenciam a uma elite dentro destas familías cristãs-novas. Por exemplo, o Franc.º Lopez tinha imensas quintas e terras em Penela e nas freguesias próximas e a Inquisição prendeu-o e confiscou-lhe tudo.
Tenho o maior interesse em saber o seu ramo e agradeço-lhe que me comunique.
O meu já está práticamente todo no Genea onde o poderá consultar. Tenho tb. interesse em mais informações sobre os Soares de Mendonça. Pela minha parte tenho mais alguma coisa que lhe comunicarei em breve.
Todas estas familias estavam aparentadas entre si e convido-o a consultar outros tópicos aqui do fórum com titulos xxnn. Há lá muita informação.
Um abraço
JMSA
PS: A mulher de Miguel Lopez era a Maria Henriques de Lucena, como referi.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#77324 | jaboo | 15 nov 2004 21:56 | Em resposta a: #77240

Caro JMSA,

E sempre com grande interesse que leio as suas mensagens. Muito obrigado pelas informacoes acerca dos cristaos-novos. Ja tinha visto aqui no Genea alguns topicos acerca desse assunto mas ate hoje, nao sabia que, como tantos outros em Portugal, tinha uma costela crista-nova. Vou ter que ler esses topicos todos de novo, mas desta vez com muito mais interesse como pode imaginar ...
E pena a Torre do Tombo nao mandar copia dos processos da Inquisicao. Vou ter que ir a TT quando voltar um desses dias a Portugal. Parece-me que esses processos sao fontes muito preciosas dum ponto de vista genealogico. Em Penela da Beira, todos somos primos de uma maneira ou de outra pois a consanguinidade foi muito forte nas familias que sempre la viveram (no meu caso, alguns antepassados meus estao representados 7 vezes a 12a geracao). Penso portanto que encontrarei muita mais informacao genealogica nesses processos da Inquisicao.

Fiquei um pouco confuso quando comparei os dados da base do Genea com os que me deu. Nao estou certo quem sao os pais dos numeros 2 (Duarte Rodrigues Lopes), 3 (Andre Lopez) e 4 (Luzia Mendes ). Se eles sao irmaos do tal Miguel Lopes, numero 1 na sua lista, e portanto filhos do Francisco Lopes, nao percebo de onde provem o Mendes de Abreu, da Maria Mendes de Abreu casada com o Antonio Soares de Mendonca ou de onde provem o Mendes da Luzia Mendes.

Se nao for abusar eu perguntar, que quer dizer JMSA (o seu username)? E qual e o seu ramo na base de dados do Genea? Tambem notei que tem Almeida Penha na base do genea. Lembro-me ter visto alguma coisa acerca dos Almeida Penha nos paroquiais de Foz Coa ... tambem tenho antepassados por esses lados (Numao e Freixo de Numao). Vou dar uma vista de olhos nos assentos que tenho e digo-lhe qualquer coisa se encontrar alguma coisa nova.

Nao me lembro ter visto Soares de Mendonca em Penela nos fins do sec XVII ou XVIII ... se tiveram alguns descendentes, talve tenham casado noutra aldeia ... mas vou ficar mais atento.

Se tiver acesso ao nivel Genea Plus, podera consultar a minha arvore nas paginas familiares do Guarda-mor ("Familias do distrito de Viseu"). Mas nao esta completa e a Domingas Braz ainda nao foi incluida.

De que forma prefere receber o meu ramo?

Se quizer, pode contactar-me por e-mail : (joaobraz_2000@yahoo.com)

Um abraco
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Soares de Mendonça e os Almeida Penha

#77336 | JMSA | 16 nov 2004 00:12 | Em resposta a: #77324

Caro João Braz

Venho agora dar-lhe noticia do que sei dos Soares de Mendonça como prometi. Afinal pensei estar enganado mas depois de verificar com calma, todas as peças se "encaixam" perfeitamente, incluindo as informações que me deu.
Assim temos:
1. ANTÓNIO PESTANA DE MENDONÇA, natural da Guarda, xv, c.c. D.GUIOMAR REBELLO, natural da Guarda, xn, filhos:
1.1. ESTEVÃO SOARES DE MENDONÇA, natural da Guarda, Contratador do Tabaco, c.c. D.GUIOMAR DE ANDRADE, natural da Guarda (filha de Duarte de Andrade e de D.Violante de Lemos, ambos naturais da Guarda), filhos:
1.1.1. ANTÓNIO SOARES DE MENDONÇA, natural da Guarda, c.c. D.MARIA MENDES DE ABREU (proc.º8840/Coimbra-filha de Duarte Rodrigues Lopez e de Ana Rodrigues), filhos:
1.1.1.1.ESTEVÃO SOARES DE MENDONÇA (proc.º9125/Coimbra)
1.1.1.2.DUARTE REBELLO DE MENDONÇA (proc.º5247/Coimbra)
1.1.1.3.ANTÓNIO SOARES DE MENDONÇA (proc.º5870/Coimbra)
1.1.2. D.MARIANA DE MENDONÇA c.c. JOÃO RODRIGUES (irmão de Maria Mendes de Abreu)
2. ANTÓNIO SOARES DE MENDONÇA, natural da Guarda, c.c. Ana Henriques (filha de Miguel Lopez e de D.Maria Henriques de Lucena).

Quanto à sua dúvida sobre os filhos de Francisco Lopez, tudo se confirma. Não faço ideia de onde vem o apelido Mendes de Abreu. Muitas vezes, nestes séculos remotos iam buscar os apelidos aos mais distantes antepassados e dada a época a que estamos a falar, vai ser muito difícil tirar estas dúvidas, no entanto não devemos desistir...!

Tudo o que tiver dos Almeida Penha interessa-me imenso porque é deste ramo que eu descendo de todos estes cristãos-novos e peço-lhe que me dê noticia, se faz favor.

Também tenho antepassados em Numão, os Almeida Campos e numa fase mais antiga, os de La Peña, que vieram de Espanha para Numão e mais tarde foram para a Vila de Almeida, dando origem á família Almeida Penha.

Vou enviar-lhe um email com a minha identificação, no entanto, preferia que tudo o que fosse informação genealógica se fizesse por aqui, pois estamos a dar a nossa modesta contribuição para o enriquecimento deste espaço que é de todos, óbviamente mantendo as siglas actuais.

Cumprimentos

JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Os Soares de Mendonça e os Almeida Penha

#77338 | jaboo | 16 nov 2004 03:04 | Em resposta a: #77336

Caro JMSA,

Os meus antepassados de Freixo de Numao eram "Pinto de Carvalho" e os de Numao eram "Alvares". Nao deixarei de lhe dar noticias acerca dos Almeida Penha.

Mas saiba que de uma maneira geral, vou ao Family Center dos Mormons aqui em San Francisco uma vez por semana (as 3as) e tenho lá a minha disposiçao um grande numero de microfilmes com paroquiais de várias aldeias dos distritos da Guarda e Viseu : Penedono, Penela da Beira, Povoa de Penela, Granja de Penedono, Souto de Penedono, Castainço, Paredes da Beira, Valongo dos Azeites, Nagozello de Douro, Espinhoza, Manugualde, Freixo de Numao, Chas, Cedovim, Custoias, Almeida, Vilar Torpim, Aldeia Nova, Fonte Arcada, Freixinho, Varzea de Trevoes, Granjal, Macieira, Pereiros, Riodades, Vilarouco, Ervedosa do Douro.

Vou dar uma vista de olhos aos de Fonte Arcada e tentar encontrar alguma coisa acerca dos Mendes de Abreu.

Se precisar de alguma coisa é so dizer. Mas saiba que os microfilmes nao possuem infelizmente os anos todos .

Uma ultima precisao acerca dos Soares de Mendonça. O assento de casamento da Ana Henriques (10 de novembro de 1701) diz que o esposo chamava-se Estevao Soares de Mendonça e nao Antonio. Será que o Estevao que casou com a Ana Henriques e o que casou com a D. Guiomar de Rebello sao uma e so pessoa?

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Soares de Mendonça e os Almeida Penha

#77347 | JMSA | 16 nov 2004 09:52 | Em resposta a: #77338

Tem toda a razão. Peço desculpa mas fiz confusão com o Estevão e o António. Assim sendo ele terá casado 2 vezes, embora desconheça quem foi a 1ª. Sabe se existiu descendência da Ana Henriques?

Estou particularmente interessado em assentos de óbito dos Almeida Penha (tanto em Almendra como em Cedovim). Se não for muita maçada agradecia-lhe se dava uma "vista de olhos"...

Até breve

JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Os Soares de Mendonça e os Almeida Penha

#77448 | jaboo | 17 nov 2004 07:01 | Em resposta a: #77347

Caro JMSA,

Infelizmente, ainda nao encontrei nenhuma descendencia da Ana Henriques e do Estevao Soares de Mendonça.

Esse foi o assento de casamento que tinha encontrado há um tempo atrás nos paroquiais de Cedovim acerca duma Almeida Penha:

Dizia mais ou menos o seguinte: (...) Aos 13 de Março de 1878 casaram na Igreja paroquial de Cedovim, Joaquim Maria Agueda de 30 anos de idade filho de José Joaquim d'Agueda e Ana do Carmo, todos de Cedovim com Dona Maria dos Prazeres de Almeida Penha, de 41 anos de idade, natural de Cedovim e filha de Luis de Almeida Penha e sua mulher Dona Guilhermina Emilia (...)

Darei entao uma vista de olhos aos assentos de obitos de Cedovim numa das minhas proximas visitas ao FHC. Tenho o microfilme de Cedovim com os Óbitos de 1813-1911. Tem alguma pessoa em particular que gostaria que eu encontrasse ou está interessado em qualquer Almeida Penha que vir?

Um abraço
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Almeida Penha

#77498 | JMSA | 17 nov 2004 21:01 | Em resposta a: #77448

Caro João Braz
Muito obrigado pela informação. Já sabia da existência desta minha Tia-Bisavó mas não sabia em que data tinha casado.
Quanto aos Almeida Penha peço-lhe o favor de ver todos, incluindo tb. só os Penha pois não sei se todos usavam o apelido composto. Acho que não vai ter muito trabalho, espero, porque não eram muitos e já os tenho mais ou menos identificados embora existam alguns que ainda tenho "desgarrados" e é principalmente os óbitos que sei muito pouco. Haverá também viúvos/as de Almª Penha tb. tenho o maior interesse se não abusar.
Um abraço e muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

O meu ramo

#77521 | jaboo | 18 nov 2004 06:16 | Em resposta a: #77160

Caro JMSA,

Esse é entao o meu ramo que descende de José de Abrunhoza e sua mulher Domingas Bráz (irma da sua antepassada Isabel Luisa de Lucena).


1. Domingas BRÁZ nasceu circa 1675 em Penela da Beira cc (15/9/1698) Joseph DE ABRUNHOZA filho de Antonio SIMAO, O RICO e Maria DE ABRUNHOZA, todos naturais de Penela da Beira. Tiveram:

1.1 Maria BRÁZ DE ABRUNHOZA (*1700) cc Domingos DA FONSECA DA PAIXAO (cg)
1.2 José DE ABRUNHOZA (*c.1710) cc (7/6/1739) Maria HENRIQUES RODRIGUES AFFONSA, (*1715), filha de Joao RODRIGUES AFFONSO e Anna HENRIQUES, todos de Penela da Beira. Tiveram:

1.2.1 Antonio DE ABRUNHOZA (*c. 1733) cc Maria DOS SANTOS MARMELLA (1744-1799) (cg)
1.2.2 Maria DE ABRUNHOZA (1747-1813), casada aos 30 Jan 1764 em Penela da Beira com José Antonio RODRIGUES CARRIPÔTO (1742-1811), filho de Antonio RODRIGUES CARRAPÔTO e Antonia RODRIGUES, todos de Penela da Beira . Tiveram:

1.2.2.1 Antonio RODRIGUES DE ABRUNHOZA CARRIPÔTO (1770-1826) cc Luiza Thereza DOS SANTOS MARMELLA (cg)
1.2.2.2 Anna Maria DE ABRUNHOZA CARRIPÔTA (1773-1811) cc Manuel Antonio DOS SANTOS MARMELLO, irmao da cunhada (1767-1825) (cg)
1.2.2.3 Genoveia Maria DE ABRUNHOZA (1775-1811) (sg)
1.2.2.4 Antonia Maria DE ABRUNHOZA CARRIPÔTA (1779) cc José Joaquim COELHO DE AGUIAR (cg)
1.2.2.5 José Manuel RODRIGUES CARRIPÔTO (1783) (sg)
1.2.2.6 Joao Manuel RODRIGUES CARRIPÔTO (1784) (sg)
1.2.2.7 Joao Manuel DE ABRUNHOZA CARRIPÔTO (1785) (sg)
1.2.2.8 Luiza Thereza DE ABRUNHOZA CARRIPÔTA (1787-1830) cc José Bernardo NETO (cg)
1.2.2.9 José Antonio DE ABRUNHOZA CARRIPÔTO (+1790) (sg)
1.2.2.10 Quitérria Maria Roza DE ABRUNHOZA CARRIPÔTA (1765- 1837). Casou com Pedro José DA FONSECA MARROAS (1767-1808) filho de Antonio DA FONSECA MARRUAS e Ana Maria DA FONSECA LUIZ. Tiveram:

1.2.2.10.1 Maria Engracia CARRIPÔTA (*c.1796) cc Antonio José DA FONSECA BIZARRO CABANAS (cg)
1.2.2.10.2 Antonio José MARRÔAS DE ABRUNHOZA CARRIPÔTO (1797-1829) cc Anna Maria de Jesus FRADE CANUDA (cg)
1.2.2.10.3 Maria Leonor MARRÔAS CARRIPÔTA (* 1803) cc Miguel José Antonio MADÔRRA, filho de Joaquim Antonio SIMAO MOLEIRO (1766-1792) e Quitérria DA FONSECA MADÔRRA (1763-1821). Tiveram:

1.2.2.10.3.1 Maria do Carmo CARRIPÔTA (*1827)(sg)
1.2.2.10.3.2 Manuel da Piedade MADÔRRA (*1832) (sg)
1.2.2.10.3.3 Ana Joaquina CARRIPÔTA (*1835) (sg)
1.2.2.10.3.4 Manuel da Ressureicçao MADÔRRA (*1838) cc Maria dos Ramos (sg)
1.2.2.10.3.5 Maria Joaquina CARRIPÔTA (*1840) cc Aires do Espirito Santo FIGUEIREDO (cg)
1.2.2.10.3.6 Joaquim Manuel MADÔRRA (*1830) cc Luiza Rosa de Jesus MORRÔA (*1838), filha de Manuel Antonio de Jesus DA FONSECA CANUDO (*1808) e Maria Joaquina MADÔRRA MORRÔA (*1812). Tiveram:

1.2.2.10.3.6.1 Maria Augusta MORRÔA (*1870) (cg)
1.2.2.10.3.6.2 Manuel de Jesus MADÔRRA (*1872) cc Maria da Piedade Melenas (cg)
1.2.2.10.3.6.3 José de Jesus MADÔRRA (*1876) (sg)
1.2.2.10.3.6.4 Antonio Maria MADÔRRA (*1878) (sg)
1.2.2.10.3.6.5 Umbelina da Conceiçao MORRÔA (*1880) (sg)
1.2.210.3.6.6 Elisa de Jesus MORRÔA (*1874-1946) cc Antonio Augusto ANTUNES (*1875), filho de Manuel do Nascimento ANTUNES (*1847) de Paredes da Beira e Maria da Piedade DIREITO (*1845). Tiveram:

1.2.2.10.3.6.6.1 Ermenegildo ANTUNES (sg)
1.2.2.10.3.6.6.2 Maria de Nazaré ANTUNES (+1995), freira (sg)
1.2.2.10.3.6.6.3 Maria ANTUNES cc Salvador DO NASCIMENTO (cg)
1.2.2.10.3.6.6.4 Joao Maria ANTUNES (*1906-1980) casado aos 1/12/1932 com Maria da Piedade AGUIAR (*1901-1986) --> geraçao ver mais baixo

1.2.2.10.4 Delfina Eufémia Roza de Jesus CARRIPÔTA (*c.1804) cc Miguel Antonio do Espirito Santo PINTO. Tiveram:

1.2.2.10.4.1 Manuel Joaquim PINTO (*1837) (sg)
1.2.2.10.4.2 Maria da Piedade CARRIPÔTA (*1838) (sg)
1.2.2.10.4.3 Joao Antonio PINTO (*1843) (sg)

Delfina Eufémia Roza de Jesus CARRIPÔTA teve de José Marçal:

1.2.2.10.4.4 Antonia de Jesus CARRIPÔTA (*1829) (sg)
1.2.2.10.4.5 Ana Joaquina CARRIPÔTA (*1835) (sg)
1.2.2.10.4.6 José do Carmo CARRIPÔTO (*1831) cc Luiza Antonia PINTA MARÇAL (*1837), filha de José Antonio PINTO CAMELLO (*1813) e Maria da Assunçao DE ABRUNHOZA MARÇAL. Tiveram:

1.2.2.10.4.6.1 José Maria CARRIPÔTO (*1873) (sg)
1.2.2.10.4.6.2 Irminda de Jesus MARÇAL (*1878) (sg)
1.2.2.10.4.6.3 Ignacia de Jesus MARÇAL (*1880) (sg)
1.2.2.10.4.6.4 Maria da Piedade MARÇAL (sg)
1.2.2.10.4.6.5 Josefa da Piedade MARÇAL (*1870) cc Antonio de Jesus AGUIAR (*1867), filho de Francisco Antonio DE AGUIAR ARROZ (*1824) e Maria Candida CAMELLA (1841). Tiveram:

1.2.2.10.4.6.5.1 José Maria AGUIAR (*1896) (com geraçao no Brazil)
1.2.2.10.4.6.5.2 Etelvira AGUIAR (com geraçao em Chosendo)
1.2.2.10.4.6.5.3 Sara da Ressureiçao AGUIAR cc Joao maria XAVIER (cg)
1.2.2.10.4.6.5.4 Maria da Piedade AGUIAR (*1901-1986) casado aos 1/12/1932 com Joao Maria ANTUNES (*1906-1980), filho de Antonio Augusto ANTUNES e Elisa de Jesus MORRÔA (ver acima). Tiveram:

1.2.2.10.4.6.5.4.1 Maria dos Anjos ANTUNES
1.2.2.10.4.6.5.4.2 Urbano Augusto ANTUNES cc Helena DIAS, natural da Granja de Penedono (cg)
1.2.2.10.4.6.5.4.3 Diamantino ANTUNES cc Natália, natural de Lisboa (cg)
1.2.2.10.4.6.5.4.4 Marilda Celeste ANTUNES (*1942) casada 1) em 1962 com Celestino Augusto BRáZ (*1933-1992), filho de Manuel de Jesus BRáZ (*1884-1953) e Ana de Sao José VIDONHO (*1894-1970) e 2) em 1994 com Antonio MARIA (*1930), filho de Anibal Augusto JUNQUEIRA e Natária DO NASCIMENTO .
Teve de seu primeiro marido :

1.2.2.10.4.6.5.4.4.1 Antonio Agostinho ANTUNES BRáS (*1963) casado em 1983 (França) com Maria José MENDES GOUVEIA (cg)
1.2.2.10.4.6.5.4.4.2 Maria Felisberta ANTUNES BRáS (*1964) casada em 1982 (França) com Jorge PENA (cg)
1.2.2.10.4.6.5.4.4.3 Maria de Lurdes BRáS (*1966) com geraçao de Philippe COTIN
1.2.2.10.4.6.5.4.4.4 Olga Maria ANTUNES BRáZ (*1971) com geraçao de Jorge DELFIM
1.2.2.10.4.6.5.4.4.5 Joao Manuel BRáZ (*1972) (sg)
1.2.2.10.4.6.5.4.4.6 Filipe ANTUNES BRáZ (*1974) com geraçao de Cristina MAIA

Se tiver qualquer duvida éso dizer.

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: O meu ramo

#77567 | JMSA | 18 nov 2004 19:11 | Em resposta a: #77521

Caro João Braz
Parabéns pela sua pesquisa e pelas informações que me dá.
Salvo melhor opinião, não creio que os outros apelidos que refere na sua árvore genealógica sejam de origem cristã-nova. Abro no entanto uma excepção para os Abrunhoza que penso ter visto em tempos processos da Inquisição com este apelido. Logo que me seja possível ir à TT vou dar uma vista de olhos e depois lhe direi.
Outra questão que não consigo "encaixar" é donde vem o apelido Braz (penso que é da sua antepassada Domingas Bráz, que herdou o seu apelido). Não encontro este nome em mais nenhum outro antepassado mas, tal como os Mendes de Abreu, foram buscá-lo a gerações bem mais remotas.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: O meu ramo

#77569 | jaboo | 18 nov 2004 20:05 | Em resposta a: #77567

Caro JMSA,

O apelido "Braz" vem do meu pai Celestino Augusto Braz, tambem natural de Penela da Beira, que descende varias vezes por linha masculina (e feminina) de Antonio Braz, nascido c. 1680 (filho de Domingos Pires e de Ana Martins) e Maria Joao, nascida c. 1690 (filha de Domingos Joao e Domingas Fernandes). Mas ainda nao percebo de onde vem o "Braz" da Domingas Braz ...

Sou descendente do Miguel Lopez e da Maria Henriques de Lucena pela minha mae Marilda Celeste Antunes, que descende 2 vezes dos Abrunhoza Carripoto (o Antunes veio de Paredes da Beira, que eram parentes dos Azevedos de Paredes que fica cerca de 5-6 km de Penela).

Como ja lhe tinha dito, a consanguinidade foi muito importante em Penela da Beira. O meu pai nao era descendente de Miguel Lopez e Maria Henriques, mas era primo afastado da minha mae varias vezes (via pelo menos 10 linhas differentes). E como em todas as pequenas aldeias de Portugal, as familias de Penela casaram umas com as outras, varias vezes, se bem que hoje, somos todos parentes em Penela. Por isso, peco-lhe, se nao for muita macada, de transcrever os nomes todos das familias de Penela que aparecem nesses processos da Inquisicao. Pois, e muito grande a probabilidade de eu encontrar mais antepassados nesses processos (mais de metade dos meus antepassados a 12a geracao eram de Penela da Beira).

Um abraco
JOAO BRAZ

PS: ja lhe mandei um e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: O meu ramo

#77597 | jaboo | 19 nov 2004 04:01 | Em resposta a: #77567

Caro JMSA,

Para completar a minha ultima mensagem, vou dar-lhe os nomes dos meus antepassados de Penela que viveram no sec XVII. Talvez veja um desses nomes nos processos da Inquisiçao, quando lá for:

Martins, Ribeiro, Vaz das Veigas, Marçal, de Soveral, de Sousa, Zuzarte, Vaz, Lourenço, Pires, Escudeiro, Dias, Marques, de Azevedo, Vidonho, Carrapoto, Lopes, Simao, Ferreira, Pinto, de Proença, Camello, Affonso, Henriques, de Aguiar, Azacomba, Amado, Marmello, Machado, Salgado, Cabanas, Lopinho, de Abrunhoza, da Costa, Pais e Bráz.

Reconhece algum nome cristao-novo?

Cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: O meu ramo

#77705 | JMSA | 20 nov 2004 14:07 | Em resposta a: #77597

Caro João Braz
Recebi o seu mail que agradeço.
Quanto aos apelidos e salvo melhor opinião, como referi, os que podem eventualmente ter sangue xn, são os seguintes:
Lopes - Ferreira - Henriques - Abrunhoza.
Eventualmente outros há que podem tb. ser mas de que não tenho noticía: Ribeiro, Pinto e talvez, Dias. Outros são nitidamente alcunhas que passaram a apelidos e outros ainda claramente cristãos velhos, como Azevedo, Aguiar, Vaz, Sousa, etc.
Um abraço
JMSA
PS: Já tem noticias dos meus?

Resposta

Link directo:

RE: O meu ramo

#77721 | jaboo | 21 nov 2004 03:05 | Em resposta a: #77705

Caro JMSA,

Durante a minha ultima visita ao FHC, dei uma vista de olhos aos obitos de Cedovim e vi varios assentos com o nome "de Campos" (se nao me engano, uma antepassada sua era de Campos) mas nada sobre Penha ou Almeida. Mas nao desespere pois vou continuar a procurar e depois lhe digo. Também vi alguns assentos de baptismo de Cedovim com esse mesmo nome "de Campos" ... se esses "de Campos" lhe interessarem é so dizer.

Talvez tenha mais sorte 3a-feira
Um abraço
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Almeida Penha de Cedovim

#77726 | JMSA | 21 nov 2004 13:27 | Em resposta a: #77721

Caro João
Para lhe facilitar as buscas o meu interesse neste momento centra-se sobre as seguintes pessoas:
Brigida Maria de Almeida, nasceu em Cedovim em 1785, filha de Francisco de Almeida Navarro de Andrade e de Ana Maria Henriques - Gostaria de saber se ela teve mais irmãos que terão nascido por volta desta data;
Luiz d'Almeida Penha, nasceu em Cedovim em 1803, filho de Luiz d'Almeida Penha e de Brigida Maria de Almeida, gostaria de saber se tb.teve irmãos ou não.
Quanto aos assentos de óbito, interessam-me todos, menos o de Luiz d?AlmªPenha atráz referido pois já o tenho e sei que morreu em 1866.
Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda.
Quando fôr à TT não me esquecerei de ver os seus costados xxnn de Penela.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Cedovim

#77774 | JMSA | 21 nov 2004 22:52 | Em resposta a: #77721

Caro João
Esqueci-me na minha última mensagem de lhe dizer que claro que tb. estou interessado nesses Campos de Cedovim que com toda a certeza estão ligados à minha familia.
Um abraço e obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Lucenas

#77879 | JMSA | 22 nov 2004 19:54 | Em resposta a: #77721

Caro João Bráz
Aqui vão mais algumas notícias sobre o nosso ramo comum:
- FRANCISCO LOPEZ, 1/2 xn por via paterna, n. cerca de 1608 em Orense/Espanha. Vivia das suas fazendas e era morador em Penela da Beira. Casou I com Ana Rodrigues cs e casou II com Maria Mendes,ss.
Filhos:
1.Miguel Lopez c.c. Mª Henriques de Lucena (no processo indica que esta era prima de Leonor Nunes de Saldanha - não sei como - c.c.António Rebello, moradores na Coriscada, viviam das suas fazendas)
2.André Lopez (vivia com o Pai)
3.Duarte Rodrigues Lopez, homem de negócios, n.de Ranhados c.c. Ana Rodrigues, n.Ranhados
3.1. João Rodrigues c.c. Mariana Soares de Mendonça
3.2. Maria Mendes de Abreu c.c António Soares de Mendonça, Capitão-Mor de Penela
3.2.1. Estevão Soares de Mendonça c.c. Francisca da Silva
3.2.2. Duarte Rebello de Mendonça
3.2.3. António Soares de Mendonça
3.3.Catarina Mendes c.c.Manuel Mendes Nobre
3.3.1. Tomé Mendes da Costa
4. Luzia Mendes c.c. João Rodrigues, Capitão-Mor de Pindela

Alguns dos bens confiscados pela Inquisição a Francisco Lopez:
a) Casa na Rua do Sacaval, em Penela
b) Casa na Rua Publica, em Penela
c) Quinta em Bretêlo
d) Quinta em Carcazelo

- ISABEL LUISA DE LUCENA, tenho noticia de dois irmãos, a saber: Manuel e Ana.

- MARIA HENRIQUES DE LUCENA, filha de Henrique Mendes, tb. aparece como Henrique Mendes de Abreu, homem de negócios, n.da Guarda e de Domingas de Lucena.
. 1/2 irmã pelo lado paterno: Isabel Luisa c.c. Heitor Rebello, advogado, e ambos residentes na Coriscada (Marialva)
. 1/2 irmãs pelo lado materno: Domingas de Lucena e Isabel de Lucena, ambas naturais de Vila Fonte da Arcada
obsº: Mª Henriques de Lucena embora legitimada e baptizada em casa da Mãe, viveu sempre com o Pai.

É tudo por hoje.
Um abraço
JMSA
P.S.: Alguns dados já estão repetidos mas acho ser a forma mais simples de compreender.

Resposta

Link directo:

RE: Lucenas

#77914 | jaboo | 23 nov 2004 04:05 | Em resposta a: #77879

Caro Miguel,

Obrigado mais uma vez pelas informaçoes. Quando nao indica naturalidade quer dizer que sao de Penela? Os descendente do Duarte Rodrigues eram naturais de Ranhados ou de Penela?

Aqui vao os "Campos" e "Almeida" que encontrei a semana passada nos paroquiais de Cedovim (volto ao FHC amanha por isso aguarde mais noticias):

Obitos:

- Belizanda, falecida aos 28/8/1814, filha de José de Campos e Ana Joaquina
- Ana de Campos, falecida aos 24/6/1860, com 19 anos, filha de Luis Gracia e Antonia de Campos, neta paterna de José Gracia e Damazia, neta materna de José de Campos e Ana Joaquina
- Raquel, falecida aos 28/10/1861, filha de Francisco de Campos e Belizanda de Campos, neta paterna de Manuel Antonio de Campos e Josefa de Campos, neta materna de José de Campos e Ana Joaquina

Batismos:
- Adriano, nascido aos 12/11/1879, batisado aos 1/12/1879, filho de Francisco Antonio de Almeida Almocreve? e de sua mulher Maria Emilia Gracia, neto paterno de Zeferino Antonio de Almeida e Maria da Luz Campos, neta materna de Francisco Gracia e Maria da Silva.

Casamentos:
- Francisco de Almeida (26 anos) e Maria Emilia Gracia (18 anos) casaram em Cedovim no dia 20/8/1878 (pais ver acima)
- Joaquim Augusto d'Almeida (20 anos) irmao do Francisco (precedente) e Chritina Augusta da Silva (17 anos), filha de Ana Joaquina da Silva e pai incognito, casaram em Cedovim aos 4/11/1879

Amanha, vou ficar mais atento aos Almeida Penha

Um abraço
JOAO

Enviei um e-mail com a copia do assento de batismo da Isabel Henriques e do irmao Henrique "Henriques" ... espero que tenha a possibilidade de receber grandes "files" (cada um faz mais ou menos 1.5 Mb).

Resposta

Link directo:

Guiomar Luiza de Andrade

#78166 | jaboo | 27 nov 2004 06:41 | Em resposta a: #77173

Caro JMSA,

Encontrei mais um filho do Diogo de Lafaya e Castro e da Guiomar Luisa de Andrade (sua tia-avo): Jeronimo, baptisado aos 18 de novembro de 1734. Padrinho: Pedro de Castro.

Um abraço
JOAO BRAZ

PS: Espero que tenha recebido o meu ultimo e-mail com todos os "Campos" e "Almeida" de Cedovim.

Resposta

Link directo:

Almeida Campos de Vila Nova de Foz Coa

#78601 | jaboo | 02 dez 2004 21:30 | Em resposta a: #77498

Caro JMSA,

Infelizmente ainda nao encontrei nada sobre "Almeida Penha" em Cedovim a nao ser o obito de sua tia-avo Maria dos Prazeres Penha mas dando um avista de olhos aos baptismos de Freixo de Numao encontrei esses 2 assentos de filhos de parentes seus que estao aqui no Genea:

Maria nascida aos 14/10/1813 e baptizada aos 30/10 filha de Jose de Almeida e Ana Joaquina da Silva, neta paterna de Rodrigo de Almeida e Luiza Maria de Campos (da Almofala, bispado de Pinhel) e neta materna de Antonio da Silva e Roza de Campos. padrinhos: o avo materno e sua filha Maria, solteira


Isabel nascida aos 10/7/1815 e baptizada aos 10/7 filha de Diogo de Almeida e Angelica Maria de Campos, neta paterna de Francisco de Almeida e Luiza de Campos da Freixeda, bispado de Pinhel e neta materna de Jose de Campos Soares e Custodia da Silva. padrinhos: Francisco Antonio e Isabel filhos dos avos maternos

tambem lhe mandei um e-mail com todos os Campos e Almeida que encontrei em Cedovim

Um abraco
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos de Vila Nova de Foz Coa

#78614 | JMSA | 03 dez 2004 00:18 | Em resposta a: #78601

Caro João
Muito obrigado.
Já lhe enviei um e-mail.
Um abraço

Resposta

Link directo:

Lafaya e Castro

#80337 | tfp | 29 dez 2004 16:41 | Em resposta a: #78166

Caro João Braz,

Qualquer dado complementar sobre este ramo ou sua ascendência será sempre bemvindo, pertencem a algumas familias de Bragança que me interessam particularmente.

Muito obrigado

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Joaquim Pereira Navarro de Andrade

#110475 | Filipe Reis | 24 jan 2006 11:55 | Em resposta a: #77134

Caros Confrades

Tenho uma notícia de um Dr. Joaquim Pereira Navarro d´Andrade, Fidalgo da Casa Real do Desembargo de Sua Majestade, Corregedor com exercício de Juiz de Fora na vila de Sintra em 1828.
Podem consultar em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=110449

Com os meus cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#113433 | Samuel_Fidalgo | 05 mar 2006 02:02 | Em resposta a: #77298

Gostaria de pedir ajuda sobre como posso conhecer a historia da minha familia...
Pertenco a familia Delgado e a familia Neto de Penela da Beira...
sera k me podem ajudar?
Obrigado

http://peneladabeira.com.sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#113435 | jaboo | 05 mar 2006 05:50 | Em resposta a: #113433

Caro Samuel,

Não sei se te lembras de mim mas falamos há alguns meses atrás, já no internet. Conheço o teu website ... é uma maravilha para os "Penelenses" mas também para todos os que queiram saber um pouco mais sobre Penela.

A minha familia também é toda de Penela e comecei há já 2 anos a fazer a minha arvore genealogica. Por isso, investiguei muito os registos paroquiais de Penela e tenho muita coisa sobre as familias todas dessa terra (e de algumas aldeias vizinhas). Notei rapidamente que em Penela somos todos primos uns dos outros (de perto ou de longe). E tenho de certo nos meus apontamentos os teus antepassados "Delgado" e "Neto" ... foram 2 familias que deixaram muita descendência em Penela, ao longo dos séculos. Por isso, se quiseres, posso ajudar.

Os "Delgados" de Penela usaram sempre o apelido composto "da Costa Delgado" e a maior parte dos "Netos" o apelido composto "de Aguiar Neto". De onde vem o teu "Fidalgo"?

Para eu encontrar os teus antepassados, vou necessitar conhecer o nome dos teus bisavôs paternos e maternos ... pois tenho muita coisa entre 1635 e 1898 mas quase nada depois de 1900. E os teus avôs devem provavelmente ter nascido depois de 1900. Pergunta aos teus pais ... talvez eles ainda se lembrem do nome dos avôs deles, ou pergunta aos teus avôs (se forem ainda vivos) o nome dos pais deles.

Cumprimentos,

João Bráz

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#247216 | dvidonho | 06 jan 2010 13:52 | Em resposta a: #113435

João,
Meu nome é Diana Vidonho. Já mantivemos contato há alguns anos atrás. Gostaria de informações sobre os meus antepassados, todos de Penela da Beira. Sei que em Penela todos acabam sendo primos de alguma maneira. E com certeza tens na tua linha de antepassados Ana de São José, que penso eu está na minha. Vou informar o nome de meus avós maternos Armerindo Augusto Cardoso( nascido em 1917 e falecido em 1988) e Diana de Jesus Ferreira, avós paternos Jaime Ferreira e Brazilina de Jesus Ferreira. Meus Pais Arlindo Manuel Vidonho (nas: 03/02/1941 e falec: 24/02/2008) e Maria Alice Ferreira Cardoso, que depois de casada tirou o ferreira e manteve o vidonho.
Tenho algumas dúvidas a respeito dos nomes. Por exemplo se meus avós eram ferreira, de onde veio o nome Vidonho?
Além disso gostaria de te perguntar porque não encontro nenhuma outra família com o mesmo sobrenome.
Meu avô Jaime Ferreira, era ferrador de cavalos, e nada tinha haver com vinho, vinhas e vidonho, como adotou o nome?
Desculpe o incômodo.
Saudações brasileiras. Hj toda a família vidonho vive no Brasil, fruto da ditadura de Salazar que "expulsou" meu pai e meus tios de Penela em nos anos 60.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#247219 | dvidonho | 06 jan 2010 14:08 | Em resposta a: #247216

retifico as informações acima pois escrevi errado o sobrenome do meu avo paterno era mesmo vidonho estou com o meu tio aqui ao lado me ajudando nas informações. Gostaria de trocar informações sobre os antepassados cardoso e vidonho. Meu avô materno Armerindo Augusto Cardoso nasceu em 1917 em Penela da Beira. E meu avô paterno Jaime Vidonho, filho Joaquim Antonio Vidonho era Genuína Cândida, avó materna Brazilina de Jesus Ferreira, filha de Ana ? (apelido Ana do Casal, que era o lugar onde ela morava tinha uma fonte) e o pai Joaquim Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#247380 | jaboo | 08 jan 2010 17:36 | Em resposta a: #247216

Olá Diana,

Espero que tenhas passado optimas festas de fim de ano. Eu so agora voltei da Europa. Estive em Londres, na Suiça (onde passei o Natal com as minhas irmãs Olga e Lurdes), na Austria (onde passei o Ano Novo em Viena) e finalmente em Praga. Foram excelentes férias. Apenas o fim é que foi um pouco desagradével pois estive bloqueado em Londres alguns dias por causa da neve ...

Quanto aos teus antepassados, sempre pensei que tos tinha mandado. Somos de facto parentes pelos Vidonhos. A minha avo paterna era Ana de S.José Vidonho, filha de Antonio dos Santos Cunha (ou Junqueira) e Maria Rita Castanheta (ou Vidonha). O apelido Vidonho é raro. Penso que devia ser alcunha que mais tarde se tornou em apelido como muitas vezes acontecia antigamente.
O nosso parentesco pelo ramo Vidonho é remoto. Temos que subir umas 5 geraçoes para encontrar o nosso antepassado "Vidonho" comum. Ambos descendemos do casal Manuel Zuzarte (que era natural da vila da Meda) e sua mulher Antonia Vaz (ou da Fonseca) que era filha de Manuel da Fonseca Vidonho e Catarina Ribeira, esses casados em Penela da Beira no dia 11/8/1672. Infelizmente o assento de casamento não traz informaçoes nenhumas quanto à filiação deles, e por isso não consegui ir mais para trás no ramo Vidonho. Tenho algumas pistas para a Catarina Ribeira mas nada para o Manuel da Fonseca Vidonho. Já estão aqui na base de dados do Genea. Se seguires o link (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=540297) chegas até mim.

Descendentes do Vidonhos existiram muitos em Penela. Mas que eu saiba, so os teus de Belem ainda usam o apelido. Mas tens primos (ainda que afastados) por muitos lados!

Dos teus outros ramos também tenho muita coisa. E de facto somos primos quintos (quer dizer que temos antepassados comuns na quinta geração) várias vezes. Conto pelo menos uns 10 ramos diferentes ... se quiseres mando isso tudo por email (joaobraz_2000@yahoo.com).

Facto interessante: encontrei na tua ascendência que também descendes por via ilegitima dos Coutinhos de Penedono. A tua quinta avo Ana Maria Guedes era neta paterna de Luisa Maria Guedes, essa filha natural de Antonio Guedes Cardoso de Carvalho (cavaleiro de Adebarros) e de Isabel da Fonseca, moça solteira de Penela da Beira que deve ter nascido c.1685. A ascendência desse Antonio Guedes Cardoso de Carvalho está aqui no Genea (vê esse link: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=68216). Ele era filho de uma Coutinha de Penedono. Por esse ramo descendes do nosso primeiro rei D.Afonso Henriques!

Vamos retomar contacto por email se quiseres.

Um abraço do primo,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#253409 | guarda | 20 abr 2010 01:01 | Em resposta a: #77173

Caro JMSA

Foi com agrado que reparei no tópico " Faria Pinto " no qual é interveniente em 2004. ( foi pena só ter reparado agora )

Nesse tópico são trocadas informações muito curiosas entre o confrade e o sr. João Braz sobre os Navarro de Andrade, mais propriamente a descendência de Guiomar Luisa de Andrade e s/m Diogo Lafaya e Castro seus 8º e meus 7º avós, pois descendo de uma filha de Guiomar L. de Andrade de nome Perpétua, mas não a Perpétua n. a 29.5.1736 em Penedono referenciada como filha ( que deve ter morrido crª. ) pois esta a que me refiro nasce no Porto em 1746 e da qual tenho a descendência. Julgo que a razão desta Perpétua não ter nascido como os restantes irmão em Penedono, deve-se aos pais terem-se modado para a Arruda dos Vinhos para junto de outros elementos da família, os Navarro de Andrade e os Soares de Mendonças com passagem pelo Porto, com morada na rua direita de Santo Ildefonso.
Esta Perpétua casa com Duarte José Lopes, n. Rebordelo, Bragança, mas que infelizmente está Braga por erro de quem transcreveu a actualização enviada por mim.

Aguardo o seu contacto

Arnaldo de Andrade Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria Pinto

#253415 | jaboo | 20 abr 2010 03:08 | Em resposta a: #253409

Caro Arnaldo de Andrade Pissarra,

A mensagem não me foi dirigida, no entanto como as pessoas tratadas também são minhas familiares, atrevo-me a intrusão.

Repare que a Guiomar Luisa de Andrade e Diogo Lafaya e Castro não eram antepassados do JMSA, apenas colaterais. O JMSA descende da Violante Luisa, irmã da Guiomar Luisa e eu descendo duma prima direita dessas duas.

Sempre suspeitei que o casal Guiomar Luisa de Andrade e Diogo Lafaya e Castro tinha migrado para outras terras pois apesar de ter documentado pelo menos 5 filhos nascidos em Penela da Beira (e não Penedono como diz na sua mensagem), nunca encontrei nenhum outro rasto desses seus antepassados. Desaperecem completamente dos paroquiais de Penela! Fica assim isso esclarecido.
Se não for muito trabalho, pedia-lhe que me mandasse por favor o seu ramo a partir da sua Perpétua. A mim interessam-me antepassados directos assim como colaterais. Pode deixar aqui neste topico ou mandar por email (joaobraz_2000@yahoo.com) se preferir.

Com o JMSA, também temos trocado mais dados sobre esses Navarros de Andrade e Soares de Mendonça (todos cristão-novos) noutro topico aqui do Genea. Veja por exemplo: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=221070&fview=c

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade

#253502 | JMSA | 21 abr 2010 23:33 | Em resposta a: #253409

Caro Confrade, muito obrigado pela sua mensagem e pela contribuição que deu para desenvolver este ramo. É sempre com imenso gosto que encontro um novo parente. Como o nosso amigo e confrade João Braz já lhe referiu e bem eu descendo de uma irmã da sua antepassada Guiomar Luísa, Violante Luísa, casada com António de Campos Lopes Henriques. Por aí poderá ver já muito desenvolvida a sua (nossa) ascendência Navarro de Andrade aqui no Genea. Parece-me importante fazer a introdução da sua antepassada aos pais, aqui no Genea, pois ainda não estão ligados.
Por fim agradeço muito outras informações que tenha e que não estejam ainda aqui desenvolvidas.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade

#253591 | guarda | 23 abr 2010 17:27 | Em resposta a: #253502

Caros confrades

JMSA e João Braz

No seguimento das mensagens enviadas pelos confrades que desde já agradeço, seguem alguns apontamentos que disponho:


A busca foi feita sempre via ascendentes, tendo esbarrado na Maria Perpétua de Andrade onde consta unicamente os seus pais e mais nada, e segundo o que conseguia interpretar não dava a certeza de que o apelido seria Lafaya ou Malafaia, Castro o Costa.

Na base de dados da Genea já consta Diogo Lafaya e Castro assim como Diogo de Lafaya e Castro, isto é consequência de ter sido enviado na altura Diogo Lafaya e Costa, quando me apercebi que o apelido era Castro, rectifiquei e pedi para fazerem a ligação por se tratar da mesma pessoa, resta aguardar.

Os elementos que dispunha eram fruto de buscas no ADPorto nos ano de 1997-98, com a facilidade da digitalização tudo se tem modificado.

Seguem os dados que neste momento disponho sobre a descendência de Mª Perpétua de Andrade.


Maria Perpétua de Andrade, n. Porto, Stº. Ildefonso 26.10.1746 ( Etombo LV. - B .9 - imagem 01045 ), c. em Lisboa, S.S. da Pedreira, c. Duarte José Lopes na capela de António Soares de Mendonça a 22.12.1753 ( Casamentos C - 4 - 0095 )

Filhos:

1 - Rafael, n. 2.12.1778 - Lx. Socorro ( B. 13 - 0099 ) padrinhos: Rafael José Lopes e Florinda Rosa Caetana p.p. Daniel Henrique
Chaves

2 - Joaquina Lodgero de Andrade, n. 26.3.1780 Lx. Socorro ( B. 13 - 0061 ) c. Arruda dos Vinhos - Salvação c. António Maria
Ribeiro ( Médico ) a 22.4.1815 ( C - 4 - 0024 )

Filhos:

1 - João, n. 7.4.1815, Arruda ( B. 5 - 0054 ) deve ter m.m pois foi baptizado em casa e tem imediatamente outro irmão
João

2 - João António Ribeiro de Andrade, n. 9.11.1816, Arruda ( B. 5 - 0065 ) ( Delegado do tesouro público )

Filhos:
de Antónia Margarida Ferreira, n. 27.2.1840 Leiria, Sé.

1 - Joaquina Theodora Ribeiro de Andrade, n. 26.3.1858, Leiria, Sé ( a descendência está toda no site da " Genea " )
minha bisavó

de Mónica de Jesus Ribeiro de Andrade n. Lisboa, Lapa ( não sei se casou )

2 - António Cesario Ribeiro de Andrade n. Lx. S. Justa 25.2.1866 ( B.18 - 0472 ) c. Arruda a 9.2.1895 c. Maria Sofia das
Dores Silveira n. Lx.( C. 26 - 0002 ) e morre na Arruda a 16.2.1900 ( O.32 - 0004 )

Filhas:
Sara Ribeiro de Andrade n. Arruda, 15.8.1896 ( B. 32 - 0018 )

Alice Ribeiro de Andrade n. Arruda, 20.12.1898 ( B. 35 - 0020 ) c. Arruda 14.7.1920 c. José Victorino Ribeiro
( C. 35 - 0020 ) provavelmente sem descendência.


3 - Xavier Lopes, surge como testemunha de B Arruda ( B. 3 - 0020 )

4 - Mariana Henriqueta d'Andrade n. Arruda, o. 9.10.1827 Lx. S.S. Pedreira ( O.7 - 0296 ) (solteira )

5 - António Xavier Lopes, surge como padrinhos de b. Arruda ( B. 3 - 0026 )

6 - Francisca " " madrinha " "

7 - João António Lopes de Andrade n. Arruda c. 17.2.1814 Lx. S. Justa c. Maria Carmina n. Lx. S. Justa primos em 4º grau
( c.15 -1261 )


Estes são alguns elementos que disponho.

É curioso que todas estas buscas de Lisboa e Arruda já foram feitas via Etombo por coincidirem com as freguesias já digitalizadas.

Tenho mais elementos que em breve irei enviar para a geneal, como alguns descendentes de Joaquina luisa de Andrade filha de Diogo Lafaya / Guiomar Luisa e casada com Daniel Henrique Chaves.


Com os meus cumprimentos

Arnaldo de Andrade Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade

#253599 | jaboo | 23 abr 2010 18:49 | Em resposta a: #253591

Caro Arnaldo de Andrade Pissara,

Agradeço o envio dos dados, que já entrei na minha base de dados. Curioso a descendência da sua antepassada Perpétua (que casou bem novinha!) usar o apelido Andrade em vez do Navarro, Lafaya ou Castro.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade

#253608 | guarda | 24 abr 2010 00:15 | Em resposta a: #253599

Caro JOAO BRAZ

Peço desculpa pelo lapso

Rectifico a data

Maria Perpétua de Andrade, n. Porto, Stº. Ildefonso 26.10.1746 ( Etombo LV. - B .9 - imagem 01045 ), c. em Lisboa, S.S. da Pedreira, c. Duarte José Lopes na capela de António Soares de Mendonça a 22.12.1773 ( Casamentos C - 4 - 0095 )

Cumprimentos

Arnaldo de Andrade Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro de Andrade

#253612 | JMSA | 24 abr 2010 01:24 | Em resposta a: #253608

Caros Confrades João Braz e Arnaldo de Andrade Pissarra,
É com muito agrado que vejo o desenvolvimento de mais um ramo desta família.
Engraçado a antepassada do A. Pissarra ter casado na capela de António Soares de Mendonça. Qual era o grau de parentesco entre eles? Quanto ao facto do nome aparecer só como Maria Perpétua de Andrade não quer dizer nada dada a época a que nos reportamos e a ausencia de Bilhetes de Identidade. Assim, a minha 4ª Avó, Brigida Luísa Maria de Almeida Campos Navarro de Andrade (descendente da Violante Luísa) aparece em vários documentos o seu nome em variadissimas formas, até Brigida de Andrade numa delas, e só num documento para reclamar uma herança é que refere o seu nome da forma completa. Não me admira assm que com a Maria Perpétua aconteça o mesmo.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#261314 | florapedrosa | 30 ago 2010 16:19 | Em resposta a: #247216

Olá Diana

O meu nome é Flora. Meu avô, Jaime de Jesus Ferreira, era irmão das tuas avós Brazilina de Jesus Ferreira e Diana de Jesus Ferreira, filhos de Anna Joaquina Seixas e João Manuel Ferreira. Tenho todas as certidões de nascimento ...
Estive no sábado passado com a tua tia Dalva aqui em Penela da Beira ...

O meu e-mail é florapedrosa@netcabo.pt. Se quiseres contacta-me.

Beijinho
Flora Pedrosa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Penela da Beira

#261514 | jaboo | 04 set 2010 06:14 | Em resposta a: #261314

Olá Flora,

Eu estou muito interessado nos dados que tiver pois ando a construir uma base de dados com todas familias de Penela da Beira, de onde os meus pais também são naturais. Se puder partilhar o que tiver, ficaria pois muito grato. Talvez possa até ajudá-la a ir mais para trás nos seus costados Penelenses.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 21:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen