Ana Plácido

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Ana Plácido

#77211 | Lavérité | 13 nov 2004 23:12

- D.ª Ana Augusta Pl´´acido: descendia de quem?

- Existe, na actualidade, algum descendente do 1º Visconde de Correia Botelho?

Cumprimentos do G´´erard

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#77220 | Genea Portugal | 14 nov 2004 01:50 | Em resposta a: #77211

Gérard,

Consulte neste mesmo site a nossa Base de Dados: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=42906

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#77329 | Lavérité | 15 nov 2004 22:39 | Em resposta a: #77220

Muito obrigado.

Cumprimentos do Gérard

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#77346 | vbriteiros | 16 nov 2004 09:46 | Em resposta a: #77211

Caro Gérard.
Para complemento da informação aqui disponivel : o pai , António José Plácido Braga , nasceu em 1800 na cidade Braga ( em que freguesia ?) e deslocou-se para o Porto procurando o sustento para os seus 12 (uma dúzia) filhos.
Só se fala de duas filhas Ana e Antónia. A primeira devido à sua ligação a Camilo e a segunda por ter sido nora da Ferreirinha.
O camilianista Alexandre Cabral refere a irmã mais nova Maria José Plácido como sendo detentora do segredo da filiação de Manuel Plácido.
Falta-me conhecer os " outros" nove irmãos de Ana Plácido.
Interessa-me de sobre maneira este tema , porque a irmã Antónia casa com Bernardo Ferreira e terá uma filha Antónia Ferreira ( e não Antónia Ferreira de Lima ; Lima advem-lhe pelo casamento) que casou com o Prof. Dr. Wenscelau Pereira de Lima, que era primo direito de minha bisavó Laura Pereira de Lima Briteiros.
Por outro lado um familiar meu atribui um parentesco de António José Plácido Braga ao meu tetra-avô António Plácido Brandão-Pereira, natural da Sé-Braga(18.01.1749,fls 275-v.),bacharel em Direito Canónico pela U.C. Confesso que nunca encontrei confirmação para isso.
Esperemos que algum confrade possa dar mais informações sobre os outros filhos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#77422 | Lavérité | 16 nov 2004 21:40 | Em resposta a: #77346

Caro Vasco Briteiros:

Obrigado pelas informações.
A irmã mais nova chegou a revelar o segredo?

Cumprimentos do Gérard

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#77431 | vbriteiros | 16 nov 2004 22:26 | Em resposta a: #77422

Caro Gérard
Infelizmente Maria José Plácido morreu em Braga em 1858 sem revelar o verdadeiro pai da criança.
Entretanto informaram-me que existiu na Beira, anos 30, um médico de apelido Plácido que seria desta familia.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#91822 | ruicastro | 25 mai 2005 23:12 | Em resposta a: #77431

Caro Vasco Briteiros,

Posso informá-lo que sou casado com Maria Teresa Beires Plácido, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=22488
Descende de um irmão das "irmãs Plácido", de seu nome Alberto Augusto Plácido. Pelos vistos teriam mais 9 irmãos que desconhecia.
Por outro lado, Wenceslau Pereira de Lima era meu trisavô, e eu herdei a maior parte dos seus papéis e cartas. Um arquivo muito interessante e bem organizado que está actualmente a ser alvo de estudo.
António José Plácido Braga era meu 5º Avô e Tetravô da minha mulher.

Pode consultar a minha página familiar no Guarda-Mor sob o nome "Leite de Castro" onde encontrará mais elementos.

Cumprimentos
Rui Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#91831 | vbriteiros | 26 mai 2005 00:58 | Em resposta a: #91822

Caro Rui Leite de Castro.

Grato pela sua intervenção. Terei o máximo interessse em conhecer no final esse estudo que refere sobre o seu trisavô Wenscelau Pereira de Lima, porque me licenciei na UP exactamente na àrea da especialidade dele. Nessa época desconhecia completamente o longínquo parentesco que tinha com ele e só mais tarde, dedicando-me um pouco à genealogia, verifiquei a ligação existente.
Recentemente adquiri a " Vida e Obra de Venscelau de Lima" do Prof J. Carrington da Costa e consegui uma cópia do assento de baptismo dele. Julgava que teria nascido na Rua do Breyner ( informação verbal obtida), mas afinal nasceu na Calçada dos Clérigos. Posteriormente o seu tio João Osório escreveu-me e fez o obséquio de me facultar uns apontamentos sobre os PL e nos quais vi a referência ao meu avô Vítor Brandão.
Entretanto obtive fotos das telas representando Manuel José Pereira de Lima e D. Ana Joaquina, mas com resultado medíocre , oque me levará a Braga brevemente para tirar novas fotos. Tenho tentado obter dados sobre a vida desta familia em Pernambuco pois julgo que a ligação aos Gomes Briteiros começa lá,mas ainda nada consegui.
Quanto aos Plácido, mais não sei porque não tenho ido ao ADB.
Logo que tenha mais dados transmito-lhos aqui.
Cumprimentos
Vasco Briteiros Brandão-Pereira da Gama

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#91985 | ruicastro | 27 mai 2005 21:56 | Em resposta a: #91831

Caro Vasco,

Quais são as telas que refere existirem em Braga dos meus 5ºs Avós ? Gostaria de as conhecer e saber em que local se encontram.
Se quiser, pode um dia vir conhecer uns quadros que eu tenho deles.
Desculpe a minha ignorancia mas o que é o ADB ?

Cumprimentos
Rui Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ana Plácido

#92011 | vbriteiros | 27 mai 2005 23:16 | Em resposta a: #91985

Caro Rui Leite de Castro.
As telas estão na posse da Confraria do Bom Jesus do Monte , Braga e estão numeradas, sendo D. Ana da Piedade o nº 79 e Manuel José o nº 75. Na base dos quadros estão as respectivas identificações, que correspondem ao registo de "Benfeitores" existente na Confraria. Para mim são os meus 4ºs Avós
Tambem consegui ver as telas do imha trisavó Gertrudes Felizarda e José Maria Gomes Briteiros, que estão em casa de um primo em Rio Douro ( casualmente dois trinetos destes adquiriram casa de férias exactamente na freguesia de onde vem Manuel José)
Descobri-os em tempos quando pesquisava outros antepassados.
ADB é a abreviatura de Arquivo Distrital de Braga.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen