Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobelhe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobelhe

#77221 | pinheirov | 14 nov 2004 02:35

Caros Participantes

Procuro informações sobre as origens e a ascendência de um «José Lopes» nascido c.1880 em Lobelhe, Picoto, Vila Nova de Cerveira, o qual imigrou ainda solteiro para o Brasil, Rio de Janeiro, por volta de 1900. Tinha três irmãs: Venuzina, Ana, e Maria das Dores Lopes, segundo parece nascidas também em Lobelhe, Picoto, o que leva a pensar que o núcleo familiar original aí estaria establecido na altura. Os seus descendentes ficaram todos pelo Brasil.

Se nas vossas multiplas peregrinações genealógicas, alguma informação encontraram que diga respeito a Lopes desse lugar e vila, grato ficaria pela disponibilidade das mesmas.

Com agradecimentos antecipados,

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobelhe

#77314 | pinheirov | 15 nov 2004 18:35 | Em resposta a: #77221

Caros Participantes

Notar p.f. duas correcções ao conteúdo da mensagem anterior:
O nome da pessoa procurada seria antes «José Maria Lopes», e o lugar de nascimento »Lovelhe» e não como foi transcrito.
Agradecendo vossa atenção,

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobelhe

#141502 | margaridapb | 24 jan 2007 15:27 | Em resposta a: #77314

Em contacto com pessoas da freguesia de Lovelhe informam-me ser esta família conhecida por "família das Nelas", sendo José Maria Lopes conhecido por José do Nelo, filho de Manuel Luís Lopes.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobelhe

#141521 | pinheirov | 24 jan 2007 17:23 | Em resposta a: #141502

Cara «margaridapb»

Venho agradecer a informação. De facto confirmam-se os dados que acabei por obter através do tempo em relação à genealogia de uma das netas do acima referido José M.L.
Muito obrigado pela atenção.

pinheirov

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobelhe

#141697 | pinheirov | 25 jan 2007 19:01 | Em resposta a: #141502

Cara Margaridapb

Volto a comunicar por pensar que tem vasto conhecimento das gentes da região de V.N. de Cerveira, desta vez para perguntar se acaso conhece algo dos da quinta ou Casa dos Liões, assim conhecida pelas suas figuras dominantes dos portões de acesso, que creio era antigamente propriedade de uma família Melo na primeira metade do século passado, que conheci na minha juventude, e que hoje é pertencente a Mesquitas.
Pedindo desculpa pelo incómodo, com melhores cumprimentos,

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobe

#165498 | pmcoimbra | 22 ago 2007 12:12 | Em resposta a: #141697

Caro Victor Pinheiro

Descendo de uns Lopes de Cerveira, através do meu 3º avô Serafim Lopes, também chamado Serafim Joaquim Lopes. Julgo que era da mesma zona do Concelho que aponta, pelo que se deve tratar da mesma família. Segundo consegui apurar, eram lavradores e pequenos proprietários rurais. A sua descendência é bastante alargada e dispersa, pois muitos migraram para outras zonas de Portugal e outros tentaram a sorte no estrangeiro, mas penso que ainda há bastantes a viver em Cerveira. No século XIX atingiram uma certa prosperidade económica, que não foi, no entanto, suficiente para impedir a emigração.

Quanto à Casa dos Leões que referiu, chamava-se antes Quinta de Santo António do Lourido, e antes disso tinha ainda outro nome, Quinta de Santo António de Extramuros, cabeça de um Morgadio do qual foi 1º administrador Estêvão Pereira Bacelar, Sargento-mór e Governador de Armas de Vila Nova de Cerveira. Antes dele pertencia à família Abreu (ver Abreus de Grade). A Quinta passou depois, através do casamento de uma sua descendente, à família Sanches de Castro, Viscondes de Santo António do Lourido. Se visitar o tópico "Visconde de Santo António do Lourido", neste mesmo Fórum, encontra lá a história muito resumida desta família.

Com os melhores cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobe

#165514 | pinheirov | 22 ago 2007 15:48 | Em resposta a: #165498

Caro Pedro Morais Coimbra

Venho agradecer a sua gentil e desinteressada contribuição. Acontece que depois das primeiras menssagens deste tópico tive oportunidade de aprofundar a genealogia destes Lopes dos quais descende minha mulher. Pelo que entendi, eram vastos e todos os deste apelido e desta região, tinham segundo parece, um grau de parentesco. Poderá assim ser o caso do seu 3° avô, o que seria uma curiosa coincidência. O mais antigo dos Lopes encontrado nessa família é um chamado Manuel Luis Lopes, nasc. c.1855. Encontra-se também nesta família o nome ou apelido Joaquim. Alguns dos descendentes vivem ainda no Brasil. Caso esteja interessado, poderei enviar-lhe os dados que possuo.

Quanto à Quinta do Lourido, trata-se de uma outra coincidência. Tenho de facto acompanhado o seu tópico e referido o seu conteúdo ao actual proprietário da quinta, o Dr. Manuel Mesquita, um amigo de longa data, muito interessado na história da mesma. Mais conhecida hoje por Quinta dos Leões, frequentei-a na minha juventude ainda no tempo dos Almeida Araújo e depois após a venda aos Martins Mesquita, e ainda hoje, a cada vez que visito o Minho onde guardo ainda a casa que foi originalmente da família e alguns preciosos amigos.
Fico-lhe então duplamente grato pela sua contribuição e disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos
Victor M-Pinheiro (victor.pinheiro @ umontreal.ca)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobe

#165515 | pmcoimbra | 22 ago 2007 16:24 | Em resposta a: #165514

Caro Victor Pinheiro

Primeiramente quero corrigir a minha anterior mensagem para o Fórum, pois o referido Serafim Joaquim Lopes era meu 4º avô, e não 3º como escrevi por lapso. Os dados que possuo são poucos e só sei o seu nome pelo túmulo da família, no cemitério de Cerveira que apenas tem a inscrição "SERAFIM JOAQUIM LOPES" e uma fotografia do mesmo, ao lado da esposa. Pelo arquivo do meu avô sei que teve, pelo menos dois filhos:
1- Joaquim Serafim Lopes, ferroviário, casado com Rosa ? sem mais notícia.
2- Francisca Lopes, que também usava Maria Francisca Lopes, minha 3ª avó, casada com António José Morais e daqui segue o nome Morais.
Como não houve bens de maior herdados por este lado dos meus antepassados, nunca ninguém se interessou por pesquisar mais, mas através de consultas que fiz em trabalhos monográficos e registos paroquiais de Cerveira, suponho que Serafim Lopes teria vários irmãos, pois aparecem vários nomes de Lovelhe, na mesma época , com o mesmo nome de família e com o mesmo patronímico. Assim havia pelo menos um Manuel Joaquim Lopes, um José Joaquim Lopes, um Luís Joaquim Lopes, etc. Sei também que havia também um um outro Serafim Lopes, talvez sobrinho do meu 4º avô, que deu origem a outro ramo, onde todos se chamavam Joaquim ou Serafim, e onde todos eram sapateiros.
Para saber mais acerca da Casa dos Leões, o melhor é contactar o Álvaro Guerreiro neste Fórum (utilizador "aguerreiro") uma vez que ele é descendente dos primeiros proprietários e poderá dar-lhe mais achegas.
Obviamente que tenho todo o interesse nos seus dados, e peço que mos envie para o meu e-mail. Quando for à casa do meu avô, em Vila Nova de Cerveira, vou revirar (pela enésima vez) os seus papeis e logo lhe darei mais notícias. Uma vez que os "meus" e os "seus" Lopes podem, realmente, ser "nossos", ou seja, os mesmos.

Até lá, um abraço
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobe

#165525 | pmcoimbra | 22 ago 2007 17:37 | Em resposta a: #165514

Caro Victor Pinheiro

Já agora, apenas por curiosidade, o seu apelido Pinheiro, de que zona é? Também é do Alto Minho? A minha avó materna também é Pinheiro, de um ramo de Caminha. Se puder e souber satisfazer a minha curiosidade fico-lhe muito agradecido.

Cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido «Lopes» de Vila Nova de Cerveira, Lobe

#165563 | pinheirov | 23 ago 2007 01:56 | Em resposta a: #165525

Caro Pedro Morais Coimbra

Agradeço as duas últimas mensagens. À primeira responderei em breve para o seu mail privado fazendo envio dos dados que possuo sobre os Lopes de Cerveira, ascendentes de minha mulher nascida já de mãe brasileira. Será interessante constatar qualquer grau de parentesco que possa existir entre estes e os seus, se for o caso.
Quanto ao meu apelido Pinheiro, este vem do casamento de um Pinheiro (meu avô) natural de Ferreira do Zêzere (ramo oriundo da Lousã, Coímbra) com uma Palhares Malafaia (minha Avó)de Viana do Castelo (ramo oriundo de Ponte do Lima, descendente dos Malafaias de Arouca). Eu mesmo nasci em Viana do Castelo. No estudo que venho elaborando desde há anos sobre os meus ascendentes da linha paterna Malafaia-Pinheiro, nenhum refere à vila de Caminha. Sei no entanto que alguns deste apelido Pinheiro existem em Caminha, mas nada me leva a pensar que possam ser aparentados com os meus.

Os meus cumprimentos

Victor M-Pinheiro (via Google: malafaia-pinheiro)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 14:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen