Marqueses de Valle-Flor

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Marqueses de Valle-Flor

#77372 | José | 16 nov 2004 14:05

O título de Marquês de Valle Flor está vigente ?
O ANP regista 2 titulares, José Constantino Dias e seu filho José Luis que faleceu solteiro e s.g.
Qual a relação do actual "marquês" com os outros 2 titulares ?

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77387 | zamot | 16 nov 2004 16:00 | Em resposta a: #77372

Caro JSPINTO

O actual Marquês de Valle Flor é o José Luis de Valle Flor, filho do meu amigo José Luis Valle Flôr, e neto do Guy de Valle Flôr Brito de Chaves.


Um abc

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77392 | José | 16 nov 2004 16:37 | Em resposta a: #77387

Caro Zamot
Obrigado pela resposta parcial.
Qual é a relação entre o Guy de Valle Flor Brito de Chaves e o 1º marquês - já que o 2º não deixou descendência ?
O título renovou-se ou o actual marquês detém apenas a representação (ao estilo dos Condes de Leça do meu outro post? )

Abç
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77396 | zamot | 16 nov 2004 17:02 | Em resposta a: #77392

Caro José

Se ler o outro post verá que o Jorge Monte Real tem todo o direito a usar o titulo de Conde de Leça.

Quanto aos Marqueses de Valle Flor salvo erro e omissão descendem de Jenny, irmã do 2º Marquês de Valle Flor.

Já agora satisfaça-me uma curiosidade, porque pergunta isto? Conhece algum deles?

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77400 | JCC | 16 nov 2004 17:20 | Em resposta a: #77396

Caro Zé Tomaz

Na minha modesta opinião o tal Jorge Monte Real NÂO tem o direito de usar o título de Conde de Leça pois tal título nunca lhe foi concedido.

Não é um título de Juro e Herdade e, segundo os documentos que consultei, não foi renovado. Por isso não existe.

Quando muito existirá a representação.

Mas, como disse acima é apenas uma opinião...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77403 | zamot | 16 nov 2004 17:58 | Em resposta a: #77400

Caro João

Acredito que o Jorge MR nunca se tenha habilitado ao Titulo de Conde de Leça, mas caso ele queira habilitar-se junto do INP tenho a certeza que o mesmo lhe será concedido uma vez que reune todas as condições necessárias. Se fôrmos pelo caminho dos Titulos de Juro e Herdade então assim sendo não devemos ter mais de umas 3 dezenas de titulos em vigôr.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77404 | José | 16 nov 2004 18:11 | Em resposta a: #77396

Caro Zé Tomaz

Tanto quanto julgo saber, a Jenny morreu solteira e sem descendência, ainda criança, suponho.
Aliás terá sido por se ver sem filhos que a marquesa viúva instituiu o Prémio Valle-Flor que distinguia crianças que praticassem actos de abnegação e heroísmo.
Na altura, eram frequentes na imprensa casos de crianças, em regra desfavorecidas, que salvavam outras em incêndios, afogamentos, etc.

Quanto ao Jorge Monte Real ter ou não direito a usar o título, tudo depende da forma como ele foi outorgado, em quantas vidas, etc.
Uma coisa é ser-se o representante familiar de um título, outra coisa será poder-se usá-lo.
E no que respeita ao Jorge, o facto de ele ser conhecido (e se dar a conhecer) por Monte Real parece revelar que nunca deu muita importância ao título de conde de Leça, smo.
Vi várias vezes correr o seu pai, o talentoso Mané Nogueira Pinto, que também nunca fez alarde da sua condição de titular.

Cumprimentos
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77408 | zamot | 16 nov 2004 19:20 | Em resposta a: #77404

"...tudo depende da forma como ele foi outorgado, em quantas vidas, etc. ..."

Caro José

Se vai por esse caminho, então como disse anteriormente, teremos 1/2 duzia de pessoas com direito a usar um titulo. Penso não ser essa a posição de SAR na sua qualidade de Chefe da Nobreza, nem dos organismos em que Ele delegou estes poderes.
Em minha opinião o Jorge MRNP é o Conde de Leça, e tenho a certeza que se a autorização para usar o titulo fôr requerida ao INP esta ser-lhe-à concedida, pois assim foi a tradição em tempos de Monarquia, e essa é ao que sei a linha seguida pelo INP.


Um abraço


Zé Tomaz


P.S. - Vou saber melhor de quem descendem os Valle Flôr e depois digo-lhe.

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77413 | fvilella | 16 nov 2004 20:35 | Em resposta a: #77403

Exmo. Sr.
Se reparar no livro "Nobreza de Portugal no sec. XIX" (de mais fácil consulta)reparará que titulos de jure e herdade, são bem menos do que 30! Quantidade que foi para mim uma surpresa.

Cumprimentos,
Fernão Vilella

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77460 | José | 17 nov 2004 11:42 | Em resposta a: #77408

Caro Zé Tomáz

"Se vai por esse caminho, então como disse anteriormente, teremos 1/2 duzia de pessoas com direito a usar um titulo"

E daí ?

Vai relevar certamente a minha deformação profissional (sou jurista), mas as coisas e as pessoas, ou são, ou não são !
Ou têm direito a usar um determinado título, ou estão a usurpá-lo, ou pelo menos a ocupá-lo ilicitamente.
Vou consultar a jurisprudência para ver se há títulos que possam ser adquiridos por usucapião... :-)
Como foi apontado neste forum, haverá menos de 30 títulos de juro e herdade.
Isso justifica uma política "à la PREC" de ocupação selvagem dos títulos que estejam vagos ou tenham caído em desuso por parentes mais ou menos afastados, só para se compôr um ramalhete de pseudo-titulares ?

"Em minha opinião o Jorge MRNP é o Conde de Leça, e tenho a certeza que se a autorização para usar o titulo fôr requerida ao INP esta ser-lhe-à concedida"

SMO há aqui uma notória contradição.
Se o Jorge MF NP fosse o Conde de Leça, não necessitaria de requerer autorização para usar um título que caiu em desuso há décadas.
O facto de o INP eventualmente vir a ser chamado a pronunciar-se pela atribuição do título demonstra que, de jure, este está vago, logo não tem titular, logo o Jorge, por agora, apenas se pode arrogar o título de Conde da Baracha, ou Conde na Baracha - a eterna distinção germânica entre os "von" e os "zu".

O facto de uma pessoa ser representante familiar de um determinado título, não lhe confere automatica e juridicamente o direito a usar esse título.
E se no caso do Jorge não se lhe nega o direito de representação familiar ao título, no caso Valle-Flôr está por fundamentar essa pretensão.

Um abraço
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77464 | zamot | 17 nov 2004 12:18 | Em resposta a: #77460

"...Ou têm direito a usar um determinado título, ou estão a usurpá-lo, ou pelo menos a ocupá-lo ilicitamente. ..."

Caro José


Caso leia o meu post colocado no outro tópico em relação ao titulo de Conde de Leça verá que lhe dei razão, uma vez que fui informado ontem que de acordo com os estatutos do INP:
"...Pode-se herdar um título desde que se descenda pelo menos do primeiro titular. ..."

Quanto à renovação no legitimo sucessor dos titulos que não eram de Juro e Herdade sabe concerteza que era tradição dos nossos Soberanos autorizar essa renovação, e não conheço nenhum caso em que o não tenha sido.
Bem sei que estamos em Republica, e legalmente não existe nenhum titulo, nem sequer os de Juro e Herdade, mas para quem como eu acredita na Instituição Real, e no papel de SAR como Chefe da Nobreza Portuguesa, apoio a renovação das Mercês no legitimo sucessor. O que entretanto aconteceu, foi a substituição do CN pelo INP com novos critérios para a renovação de titulos. Assim sendo, em minha opinião ( não sou jurista) estes 2 titulos em questão, CASO NÃO TENHAM TIDO ALVARÁS DO ANTERIOR CN, estão extintos e os descendentes dos anteriores titulasres apenas terão o direito de representação, o qual nem sequer sei se existe na nova organização.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77467 | José | 17 nov 2004 12:30 | Em resposta a: #77464

Caro Zé Tomáz

Realmente só li o seu post no tema Leça depois de ter percorrido os posts deste tema.
Com esta nova regulamentação do INP suspeito que muitos títulos irão ficar vagos, se realmente era necessária a obtenção de alvará junto do CN.
A trabalheira que isto vai dar ao GENEA de limpar tantos títulos e despojar os seus "titulares" do anel e brazão...

(E não, este post não tem nada a ver com o Luis Alfonso de Borbón, entretanto já reconduzido à sua verdadeira dimensão(zinha).
Private joke)

Já soube alguma coisa dos actuais Valle-Flôr ?
Pelo que diz parece que incorporaram o título no apelido.
O 1º marquês era um prosaico e abastado comerciante de apelido Dias, que fez fortuna nas roças de São Tomé.
Ainda não li o livro, mas disseram-me que serviu de inspiração (ou pelo menos é referenciado) na obra de Miguel Sousa Tavares "Equador".

1 abç
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77469 | zamot | 17 nov 2004 13:23 | Em resposta a: #77467

"...Pelo que diz parece que incorporaram o título no apelido. ..."

Caro José


Sei que o meu amigo já falecido, se chamava José Luis Valente de Valle Flôr, e foi até morrer Presidente da Fundação Valle Flôr. Usava também (não sei se legitimamente) o titulo de Marquês de Valle Flôr.
Seu Pai, também já falecido chamava-se Guy de Valle Flôr Brito de Chaves e também usava o titulo de Marquês de Valle Flôr. Era um grande atirador ( Tiro aos pombos).Fui com eles várias vezes ao Palacio Valle Flor (hoje Hotel Carlton).


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#77494 | luso | 17 nov 2004 17:47 | Em resposta a: #77460

Caro Senhor

No tempo da Monarquia Constitucional não existia qualquer legislação sucessória em relação aos titulos.

De facto existiam no alvará de concessão a forma de "vida" do titulo: em vidas ou de juro e herdade

Na prática(muito portuguesa ) o Rei tinha constitucionalmente o poder de criar e conceder titulos e fazia-o( independentemente das formas de continuidade do título).Isto é renovava sempre os titulos dados em vida e confirmava sempre os titulos de jure e herdade.
Pelo que os titulos portugueses sempre foram hereditários sujeitos a renovação ou confirmação , portanto a questão das vidas dos titulos nunca se pôs e é uma falsa questão.

Com os melhores Cumprimentos
ptp

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#237482 | FMourinha | 26 ago 2009 16:12 | Em resposta a: #77387

Caro Zamot,

Gostaria muito de rever o seu amigo Dr.José Luis vale Flor, pq em tempos estive para trabalhar com ele (falo á 20

Fiquei contente de sem querer ler este forúm...e saber que o dr.Jos Luis está bem...é que li em qq lugar uns anos depois da morte de alguém da familia q tinha o nome igual e fiquei triste porque o achei que seria ele e sendo uma pessoa excelente, senti alguma angustia . Passaram anos entretanto depois disso e hoje numa busca que fazia vim parar aqui e li o seu comentário . Fiquei feliz de certa forma por ver que existe a possibilidade de tudo afinal não ter passado de um erro meu de leitura...com os nomes quase/mesmo iguais poderei ter caído em erro. Espero q tenha sido...
Agradeço-lhe se puder dar-me a certeza e/ou modo de o contactar -mail-telef ficar-lhe-ei muito grata

Mourinha

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#294569 | DLB | 12 jan 2012 18:33 | Em resposta a: #237482

Boa tarde,


O José Luis Valle-Flor, António Guilherme Valle-Flor e Manuel Maria Valle-Flor filhos de Rosette Tavares da Silva Pereira de Moraes e Gui Valle-Flor já faleceram.

O Actual Marquês de Valle-Flor é o José Luis Valle-flôr (nascido em 1985) filho de José Luis valle-Flor (Filho de Gui Valle-flor) .

É uma pena que o Instituto Marquês de Valle-Flor não tenha ninguém que pertença directamente a esta família.
O Presidente do Instituto não pode utilizar o titulo de Marquês de Valle-Flor quando não o é.

A familia Valle-Flor é hoje constituida por:

Maria Amélia Valle-Flor foi casada com José Luis Valle-Flor (faleceu) tiveram 2 filhos:
- José Luis Valle-Flor (actual Marquês de Valle-Flor) - Neto de Guy Valle-Flor
- João Maria Valle-Flor - Neto de Guy Valle-Flor


Guilherme Valle-Flor, filho de António Guilherme Valle-Flor (faleceu) e Rita Paiva, neto de Guy Valle-Flor
- Santiago Valle-Flor (filho de Guilherme Valle-Flor e Rita)
Cristina Valle-Flor, filha de António Guilherme Valle-Flor (faleceu) e Rita Paiva, neto de Guy Valle-Flor

Filhos de Manuel Maria Valle-Flor (faleceu)

Diana Valle-Flor
Pedro Valle-Flor
Sofia Valle-Flor
- Francisco Valle-Flor Fonseca(filho de Sofia Valle-Flor e Diogo Fonseca)
- Constança Valle-Flor Fonseca (filha de Sofia Valle-Flor e Diogo Fonseca)
Manuel Valle-Flor

Teresa Valle-Flor filha de Guy Valle-Flor e irmã de António Guilherme, José Luis e Manuel Valle-Flor


Espero ter esclarecido todas as dúvidas.

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Marqueses de Valle-Flor

#304861 | arturcs | 03 mai 2012 21:37 | Em resposta a: #294569

Caros Confrades,

Acrescento dois nomes: Matilde Maria Valle-Flor e Mafalda Sofia Valle-Flor, ambas filhas da Teresa Maria Valle-Flor.

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Marqueses de Valle-Flor

#406075 | acr1978 | 03 ago 2018 12:06 | Em resposta a: #294569

Bom Dia

Após ler tópico sobre a descendência do Marques de Valle Flor subsistem-me algumas duvidas.

Uma vez que consultando os órgãos sociais do IMVF verifico que o Conselho de Administração é: presidido por Paulo Manuel de Valle-Flor Telles de Freitas
e como vogais existem:
Maria do Carmo de Valle-Flor Telles de Freitas de Carvalho Cardoso
Maria Clotilde de Valle-Flor Telles de Freitas Almeida

suponho que essas pessoas sejam descendentes do Marques de Valle Flor?

Cunprimentos,

Resposta

Link directo:

Marqueses de Valle-Flor

#420309 | DLB | 28 dez 2019 05:47 | Em resposta a: #77372

Bom dia,

Os Teles de Freitas são descendentes da irmã do Marquês e não possuem qualquer titulo. o IMVF E AMVF estão com os Teles de Freitas. Os Valle-Flor descendentes do Marquês são os referidos em cima cujo apelido é Valle-Flôr.
O actual Marquês de Valle-Flor certamente deveria ser o responsável pelo IMVF nomeadamente José Luís Valle-Flôr filho de José Luís Valle-Flôr (Marquês)neto do Guy Valle-Flôr ( Marquês).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 07:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen