Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77430 | Adr Cust | 16 nov 2004 22:25

Caros Confrades,
Sr. José Maria Ferreira,
Por sugestão do sr Júlio Sousa, consultei o tópico Sousa Pires procurando a família RODRIGUES CAVACO, e a sua ligação à família GUERREIRO ESTAÇO e fiquei de tal forma entusiasmado que me apeteceu gritar de alegria ao confirmar aquilo que o meu amigo Júlio disse, estes RODRIGUES CAVACO são os meus, o 5.º avô do sr. José Maria Ferreira é irmão do meu 5.º avô MANUEL RODRIGUES CAVACO c.c. JOANA RODRIGUES, portanto a partir daí a nossa ascendência é a mesma.

Fico também satisfeitíssimo por saber que mais alguém procura esta família, pois assim poderemos trocar de opiniões e ajudarmo-nos mútutuamente.

Agradeço ao sr. José Maria Ferreira ou a qualquer um dos outros confrades que eventualmente tenham dados sobre esta ascendência que mos envie.


Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77522 | jliberato | 18 nov 2004 08:16 | Em resposta a: #77430

Caro Custódio Adriano,
Não sei se já o fiz, mas sugiro consulta e eventuais intervenções nos tópicos "Famílias de São Brás de Alportel" e "Famílias de Cachopo".
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77564 | josemariaferreira | 18 nov 2004 18:50 | Em resposta a: #77430

Caro Custódio Adriano

Por motivo de avaria do meu PC, estive impossibilitado de aceder a este Forúm, durante algum tempo. Faço-o agora para lhe dizer que fiquei muito satisfeito em ter encontado um novo parente. Assim, o nosso par ascendente mais próximo será:

56-João Rodrigues Cavaco da Amoreira – Cachopo. Cas. 16/2/1789 em S. Brás
57-Maria de Sousa Pires da Boiça - S. Brás de Alportel


7ª geração

112-José Rodrigues Cavaco da Alcaria Alta- Cachopo. Casaram a 23/5/1763
113-Maria da Assumpção da Amoreira- Cachopo
114-Manuel Pires da Boiça – S. Brás de Alportel. Cas. a 23/9/1775 em Salir.
115-Iria de Sousa da Ribeira - Salir (Por informação de Julio de Sousa, nosso parente através destes nossos avós comuns).


8ª geração

224- Cap. João Rodrigues Cavaco da Alcaria Alta – Cachopo. Casaram em 1734.
225- Catarina Mestre Vilão dos Vicentes - Cachopo
226- Domingos Guerreiro da Amoreira –Cachopo. Casaram cerca de 1740?
227- Maria da Assumpção da Amoreira – Cachopo
228- Gabriel Pires da Boiça – S. Brás de Alportel
229- Catarina Dias da Boiça – S. Brás de Alportel
230- Manuel Rodrigues Correia da Ribeira – Salir.
231- Maria de Sousa da Ribeira- Salir.

9ª geracão

448- Cap. João Rodrigues Cavaco da Alcaria Alta – Cachopo. Casaram cerca de 1707?
449- Hilária Gonçalves da Alcaria Alta – Cachopo.
450- Capitão Baltazar Soeiro Villão dos Vicentes- Cachopo. Cas. cerca de 1707?
451- Catarina Mestre dos Vicentes- Cachopo.

Dentro de pouco tempo lhe trarei mais novidades, preciso confirmar ainda outros que tenho, mas posso já adiantar que se ligam aos Vilões de Alcoutim e Rodrigues Cavacos de Tavira.
Então, poderei a partir de agora contar com mais este primo aqui no Forúm, não só para engrandecer a família, como para ajudar a descobrir as origens das nossas raízes. Da minha parte pode desde já contar comigo, sempre que esteja ao meu alcance, claro!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77566 | melisa | 18 nov 2004 19:10 | Em resposta a: #77564

Caro Custódio Adriano

Não sei se lhe interessará mas encontrei um casamento em Alte a 21/8/1809 de uma Teresa de Jesus com Manuel Martins Cavaco.
Ele, filho de José Martins (já defunto) natural do Cachopo e de Ana.... , natural de Loulé, neto paterno de Gregório Martins e de Bárbara Mestre, ambos do Cachopo. E neto materno de André Mendes, natural de Santa Bárbara e Inocência de Jesus, natural de S.Braz.

A noiva é filha de Manuel da Silva e de Genoveva Coelho, ambos de Alte, neta paterna de Silvestre Martins, também de Alte e Maria Cabrita, natural de S.B.de Messines e neta materna de António Martins (?) e de Maria Coelha.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77598 | Adr Cust | 19 nov 2004 07:10 | Em resposta a: #77522

Caro J. Liberato
Agradeço mais uma vez a sua dica, desta vez sobre os Rodrigue Cavaco, ao aperceber-me da existência desse tópico já tinha pensado em explora-lo mas o tempo é tão pouco e "foge".
Já reparei que o sr. é uma "máquina" nesta matéria, aqui no Fórum está em qualquer parte do país.
Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77600 | Adr Cust | 19 nov 2004 08:14 | Em resposta a: #77564

Caro José Maria

Fico grato por toda a informação que me facultou sobre a minha ascendência que afinal é a nossa.

Sobre essa mesma ascendência eu nada tinha, tenho andado mais centrado na pesquisa do meu lado Guerreiro, já nos pincipios do século XVII, no entanto sobre a descendência do irmão do seu 5.º avô que eu referi, que é o meu, tenho bastante informação, que é a seguinte:

- Nove filhos e algumas descendências destes, sendo que a descendência mais completa é a daquele filho que é o meu 4.º avô, José Rodrigues Cavaco c.c. Maria Martins em 11/07/1796.

- Seis netos por parte do meu 4.º avô, sendo o meu 3.º avô Adriano Cavaco ou Adriano Rodrigues Cavaco c.c. Ana da Conceição ou ana Maria da Conceição, em 20/01/1837, pois aparecem das duas formas, embora no casamento sejam só os primeiros, e a descendência de alguns deles.

- Cinco Bisnetos , por parte do meu 3.º avô, sendo o meu bisavô José Rodrigues Cavaco c.c. Catrarina de Sousa, em 06/02/1878 e a descendências até à actualidade de alguns deles e toda a do meu lado.

Tenho muita pena de não poder responder logo que me chegam respostas mas o tempo disponível é pouco e outras vezes o computador que está ligado à NET está ocupado pelo meu filho, como foi o caso de ontem desde o fim da tarde até ao principio da madrugada por assuntos com mais prioridade que são os seus estudos universitários e tambem porque tenho muitas respostas a dar ao vários confrades que a mim estão interligados nos tópicos que me dizem respeito.

E como disse a partir de agora pode contar com mais um primo/parente na família aqui no Fórum e fora dele, pode ser que numa das minhas andanças à procura de familiares como já tenho feito o encontre.

Mais uma vez obrigado

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77601 | Adr Cust | 19 nov 2004 08:24 | Em resposta a: #77566

Cara Melisa

Obrigado por se ter tambem interessado por este tópico e ocupado o seu tempo a responder-me.
Como já se apercebeu tudo o que possa dizer respeito à família Rodrigues Cavaco interessa-me, e os dados que me deu pelo nome e principalmente pelas origem poderão estar relacionados.

Com os meus melhores cumprimentos.
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77747 | jliberato | 21 nov 2004 19:51 | Em resposta a: #77598

Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pela sua mensagem e pela sua amabilidade, certamente excessiva.
Neste Forum, procuro estimular a partilha. Dar e receber.
O que se passa é que os meus antepassados provêm de quase todos os pontos do País. E de quatro continentes!
O que torna o estudo mais difícil, mas seguramente muito interessante.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77752 | nevesantonio | 21 nov 2004 20:21 | Em resposta a: #77600

Carissimos senhores.

Gostaria de saber como conseguem obter tantas informações da vossa familia.
Que tipo de pesquisas e que tipo de meios utilizam?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#77758 | Adr Cust | 21 nov 2004 20:54 | Em resposta a: #77752

Caro Neves António

Obtemos estas informaçõe inicialmente através de pedidos de cópias não certificadas dos nossos familiares nas Conservatórias do Registo Civil.

Ultrapassando esta fase passamos para os arquivos distritais onde fazemos uma pesquisa seleccionada, quando não resulta passa para a pesquisa exaustiva, pelo menos eu faço assim.
Quando já não há mais registos de nascimentos ou casamentos procuramos tabém nos óbitos o que possibilita recuar ainda mais uns anos.

Depois terá de passar a outra fase que é a pesquisa na Torre do Tombo.

Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78168 | Adr Cust | 27 nov 2004 07:58 | Em resposta a: #77564

Caro José Maria Ferreira

Quando analisei o tópico Sousa Pires, por indicação do sr Júlio Sousa, deparei com o José Rodrigues Cavaco casado com a Maria da Assupção que eu à muito considerei como irmão do meu 5.º avô, sem no entanto encontrar qualquer registo que o confirmasse, como até essa altura não tinha encontrado nenhuns Rodrigues Cavaco que não estivessem ligados à minha Família considerei-o como tal.

Na minha comunicação de 19/11/2004 referi que o seu 5.º avô era irmão do meu, portando o nosso 6.º avô seria comum, o que acontece eu não analisei bem os dados que me enviou, porque se tivesse reparado bem ter-me-ia apercebido que não é assim, pois os seus 6.ºs avós são o Capitão João Rodrigues Cavaco e a Catharina Mestra e os meus são José Rodrigues Cavaco e Isabel Afonso.

De certeza que a nossa família se liga, mas não é aqui, lamento tê-lo induzido em erro. Errar é humano, não assumir os erros é que não o é.

Só agora é que tive oportunidade de intervir de novo, provavelmente ainda esta semana terei mais dados para acrescentar, no entanto posso adianta-lhe elementos que encontrei hoje e que não sei se os tem.

- Encontrei uma irmã do Capitão João Rodrigues Cavaco seu 6.º avô paterno: Domingas Gonçalves Cavaco que casou em 07/07/1734 na Igreja de São Sebastião em Cachopo com Baltazar Sueyro Mestre, filho do Capitão Baltazar Sueyro Vilão seu 6.º avô materno.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78202 | josemariaferreira | 27 nov 2004 21:07 | Em resposta a: #78168

Caro Custódio Adriano

Já me tinha apercebido do equívoco, mas como tenho estado com problemas de acesso ao Genea, ainda não o tinha questionado sobre o mesmo.
Portanto os seus 6.ºs avôs são José Rodrigues Cavaco e Isabel Afonso foram moradores na Feiteira. Tiveram o Manuel Rodrigues Cavaco que casou com Joana Rodrigues Baptista dos Parises, a 2 de Novembro de 1763 este casal teve por sua vez um filho de nome Manuel Rodrigues Cavaco que casou com Catarina Martins a 11 de Janeiro de 1792.
Os meus ascendentes de apelido Rodrigues Cavaco são oriundos da Amoreira e Alcaria Alta, o meu avô José Rodrigues Cavaco cc. Maria da Assumpção aos 23 de Maio de 1763, mas algures poderão se entroncar com os da Feiteira.
Obrigado por me trazer até mim mais uma tia-avó que eu desconhecia, naqueles tempos era assim mesmo casavam-se muito entre primos para não se dividirem as herdades, aqui neste caso foram dois casais de meus avós que "trocaram" os filhos, ficava tudo em família!

Reconhecido
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78203 | josemariaferreira | 27 nov 2004 21:09 | Em resposta a: #78168

Caro Custódio Adriano

Já me tinha apercebido do equívoco, mas como tenho estado com problemas de acesso ao Genea, ainda não o tinha questionado sobre o mesmo.
Portanto os seus 6.ºs avôs são José Rodrigues Cavaco e Isabel Afonso foram moradores na Feiteira. Tiveram o Manuel Rodrigues Cavaco que casou com Joana Rodrigues Baptista dos Parises, a 2 de Novembro de 1763 este casal teve por sua vez um filho de nome Manuel Rodrigues Cavaco que casou com Catarina Martins a 11 de Janeiro de 1792.
Os meus ascendentes de apelido Rodrigues Cavaco são oriundos da Amoreira e Alcaria Alta, o meu avô José Rodrigues Cavaco cc. Maria da Assumpção aos 23 de Maio de 1763, mas algures poderão se entroncar com os da Feiteira.
Obrigado por me trazer até mim mais uma tia-avó que eu desconhecia, naqueles tempos era assim mesmo casavam-se muito entre primos para não se dividirem as herdades, aqui neste caso foram dois casais de meus avós que "trocaram" os filhos, ficava tudo em família!

Reconhecido
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78225 | Adr Cust | 28 nov 2004 17:44 | Em resposta a: #78202

Caro José Maria Ferreira,

Encontrei mais duas gerações de ascendentes meus:

- O meu 6.º avô José Rodrigues Cavaco é filho de António Rodrigues e de Domingas Mestra casados em 01/06/1693 em Cachopo, neto paterno do Capitão António Rodrigues Cavaco e de Catharina Vaz e materno de João Barriga e de Theresa Vaz marques.

Será que por acaso aqui já haverá alguma ligação entre nós?
Se ainda não, deveremos estar muito perto.

Com os meus Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78229 | josemariaferreira | 28 nov 2004 18:52 | Em resposta a: #78225

Caro Custódio Adriano

Tenho um José Rodrigues Cavaco, filho de António Rodrigues Cavaco e de Domingas Mestra do sítio da Amoreira que casou a 19 de Abril de 1735 com Catarina Lourenço viúva de Manuel Rodrigues Cavaco do sítio da Feiteira da freguesia de Cachopo.

SENDO ASSIM TEREMOS:

JOSÉ RODRIGUES CAVACO, FILHO DE ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO E DOMINGAS MESTRA CASADO DUAS VEZES, UMA COM CATARINA LOURENÇO E OUTRA COM ISABEL AFONSO.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78232 | Adr Cust | 28 nov 2004 19:52 | Em resposta a: #78229

Caro José Maria,

Efectivamente é assim eu tambem tenho esse casamento mas no registo só vi víuva de Manuel Rodrigues (Paginas 34v. e 35, rolo 484 - Cachopo) nem me lembrei de o referir, mas tenho-o no dia 18, já não sei qual dos dois estará certo.

Tenho sem ligação um MANUEL RODRIGUES CAVACO c.c. Isabel Gonçalves em 13/04/1744, ele é filho do Capitão MANUEL RODRIGUES CAVACO c.c. MARIA DA PALMAem 08/02/1718, que éra viúva de GASPAR DIAS, da Amoreira .

O Capitão casou inicialmente com Isabel Estevens da qual ficou viúvo, deixando pelo menos um filho o SEBASTIÃO RODRIGUES CAVACO que em 06/05/1726 c.c. MARIA DA PALMA filha de GASPAR DIAS e MARIA DA PALMA.

Aqui o melhor é quase fazer um gráfico, O pai no 2.º casamento casou com a mãe da mulher do seu proópriio filho, que afinal não era nada a ele.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78234 | josemariaferreira | 28 nov 2004 21:25 | Em resposta a: #78232

Caro Custódio Adriano

Também tenho o casamento de Manuel Rodrigues Cavaco com Isabel Gonçalves, ele, filho do Capitão Manuel Rodrigues Cavaco e de Maria da Palma, ela, filha de Domingos Gonçalves (de Vaqueiros do sítio dos Bentos) e de Domingas Gonçalves. Foram testemunhas do casamento, António José de Mello Homem de Macedo, da cidade de Elvas e Domingos Viegas, sacristão da igreja de Cachopo.
Também não tenho ligação alguma deste casal, apenas os encontro a residir na Amoreira pelo que deduzo que terão ligação aos meus avôs.
Ainda tenho um outro desentroncado, António Rodrigues Cavaco cc. Isabel Maria a 21 de Maio de 1742.
Com toda esta abordagem genealógica da nossa família, podemos desde já concluir que se tratava efectivamente de uma malha muito interessante onde se estabeleciam e consolidavam os laços entre o clã.

Melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78293 | josécyr | 30 nov 2004 08:54 | Em resposta a: #78234

Caros confrades,
Gostaria de partilhar neste tópico alguns ascendentes “Cavacos” e seus consortes de S. Brás de Alportel (Zona de S. Romão), numa tentativa de, por um lado apurar outras ligações, ascendentes e datas que de momento desconheço, por outro evidenciar mais uma vez que a não utilização dos apelidos de geração para geração, gera aqui, um local de troca de informação, alguma confusão e até perda da mesma.
A saber:
Manuel Viegas Vargas c.c. Rita de Sousa em S. B. de Alportel, a 01-10-1764, ele filho de Manuel Viegas Cavaco e de Maria Viegas (estes casados em S. B. de Alportel, a 02-07-1735), ela filha de André Viegas e Apolónia de Sousa, casados no mesmo local a 10-10-1738.
Manuel Viegas Vargas, é neto paterno de Sebastião Viegas e de Domingas Cavaca, casados em S. B. de Alportel em 07-02-1707, sendo estes filhos de Domingos de Vargas e Bárbara Viegas e de João das Neves e Maria Cavaca, todos de S. Romão – S. Brás de Alportel.
Do casal João das Neves e Maria Cavaca, tenho para além de Domingas Cavaca, Lucrécia Cavaca c.c. Manuel Viegas da Costa (filho de António da Costa e de Isabel Viegas, da Aldeia dos Ratos – S. B. de Alportel) casados em 10-09-1708;
E Domingos das Neves Cavaco c.c. Catarina Gonçalves, em S. Bárbara de Nexe (segundo informação do próprio Genea).
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78386 | josemariaferreira | 30 nov 2004 21:12 | Em resposta a: #78293

Caro José Cabecinha

Queira consultar o tópico "Famílias de Estói,Faro", nele há informação sobre as pessoas, por si aqui mencionadas:

Manuel Viegas Cavaco cc. Maria Viegas - mensagem de 21/3/2004

Domingos Vargas cc. Bárbara Viegas - " " 21/3/2004

João das Neves cc. Maria das Neves - " " 14/3/2004

Domingos das Neves Cavaco cc. Catarina Gonçalves - " 14/3/2004

Atenciosamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78507 | Adr Cust | 01 dez 2004 21:50 | Em resposta a: #78234

Caro José Maria Ferreira,

Por acaso ainda não encontrou os registos dos com os pais do seu Ascendente Capitão João Rodrigues Cavaco c.c. Hilária Gonçalves?

Hoje encontrei mais dois registos de filhos do meu ascendente Capitão António Rodrigues Cavaco c.c. Catharina Vaz, que em princípio me deixou muito confuso, após ler e reler anotei.

O senhor no seu primeiro contacto comigo através do Fórum referiu que Os nossos Rodrigues Cavacos se ligavam aos de Tavira e aos Vilões de Alcoutim, Óra a particularidade destes registos é que os Vilões nascem mesmo na família Rodrigues Cavaco.

Os registos encontrados são:

- MANUEL VILAM C.C.MARIA RIBEIRA em 14/09/1706, em Cachopo, ela é filha de Manuel D ?? e de Maria Ribeira, do Sobrado Martinlongo.

- VASCO RODRIGUES C.C. MARIA VILAM EM 17/09/1707 em Cachopo, ela é filha de MANUEL GUERREIRO E BRÍGIDA VILAM, da Estrada-Martinlongo.

Portanto temos aqui um MANUEL VILAM e uma MARIA VILAM que não são nada um ao outro, p´lo menos aparentemente e por agora.

Com os meus melhores cumprimentos.
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78533 | josécyr | 02 dez 2004 08:28 | Em resposta a: #78386

Caro José Maria,
Muito obrigado pela Sua mensagem. Já havia de facto visto alguns destes nomes nas mensagens que mencionou mas, possivelmente por defeito de gostar agora de fazer ramos colaterais, pensei que alguns dos outros confrades gostasse de aceder a mais esta descendência dos mencionados ou me levantasses alguma duvida sobre a mesma.
Sabe, o tempo é muito pouco para a leitura dos microfilmes, e sem a possibilidade de tirar fotocópias dos registos para posterior leitura, mais cuidada e calma, assaltam-me sempre dúvidas sobre o que apontei, geralmente em momento de excitação pela descoberta.
De qualquer modo e como prova do que disse, a Sua oportuna mensagem chamando-me á atenção para o outro tópico e por isso mais uma vez o meu obrigado.
J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78626 | Adr Cust | 03 dez 2004 09:26 | Em resposta a: #78533

Caro Cabecinha,

Não é por mal que não respondi à tua anterior MSG, eu sempre que possa gosto de participar e como já reparaste eu neste “campo” dou tudo o que tenho, a minha disponibilidade nestes dias tem sido muito pouca mesmo agora após te responder saio já a correr.

A RITA DE SOUSA C.C. Sousa Manuel Viegas Vargas em S. B. de Alportel, a 01-10-1764, ele é filho de Manuel Viegas Cavaco e de Maria Viegas, casados em S. B. de Alportel, a 02-07-1735), ela filha de André Viegas e Apolónia de Sousa, casados também em S. Brás em 10-10-1738. diz-me também muito, não directamente a mim mas à minha esposa, pois a RITA DE SOUSA é irmã da 5.ª. avó APOLÓNIA DE SOUSA dela, portanto o casal ANDRÉ VIEGAS E APOLÓNIA DE SOUSA são comuns ao meu amigo e à minha esposa e também à nossa companheira de pesquisa Maria do Rosário.

Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78670 | ffarrajota | 03 dez 2004 19:22 | Em resposta a: #78225

Caro Senhor Adriano,
Agradeço aqui a mensagem que me enviou no tópico família Contreiras......
O que é que tem sobre a família Barriga. Tenho duas famílias uma Barriga e outra Barrigas, não sei a ligação entre elas se é que existe.
1-Bartolomeu Barriga cc. Margarida Guerreira,do Gilvrazino, não tenho data casamento, os filhos nasceram entre 1675/1681
2-Francisco Barrigas cc. Maria da Ponte, do Bortual, filhos nascidos entre 1649/1658.
Tem algums destes nomes dentro da sua família Barriga. Se achar oportuno, indicar-lhe-ei o que tenho como descendência .
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78703 | Adr Cust | 04 dez 2004 09:15 | Em resposta a: #78670

Cara F.Farrajota,
Os Barrigas que eu tenho são todos dentro do século XX e é um ramo colateral que eu numca explorei ligaram-se-me através do casamento de uma filha de uma irmã do meu avô, por acaso tenho encontrado alguns e são da família destes certamente, poi são de Estoi, Peral e Murta.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78707 | josécyr | 04 dez 2004 10:16 | Em resposta a: #78670

Cara Fernanda,
Tenho alguma coisa sobre o apelido "Barriga", mas segundo creio de Estoi.
Não sei muito pois encontrei estes através de um casamento de uma Tia ascendente, mas aqui vai:
Francisco de Sousa c.c. Josefa de S. José Leiria (ele da Conceição e ela de Faro)
são pais de minha Tia;
Isabel Maria Leiria c.c. Manuel de Jesus (de Estoi);
Este filho de André Martins Barriga e de Bárbara de Sousa e neto paterno de António Martins Barriga e de Bárbara de Sousa (todos de Estoi).
Agora o interessante e ligado à outra mensagem sobre os Palermos, a Isabel Maria Leiria (cujo casamento e há falta de papeis neste momento terá ocurrido em 1805/10) tem para além de minha avó Josefa de S. José Leiria, uma outra irmã chamada Maria das Dôres Leiria que casa com o Capitão Inácio de Aragão Palermo;
Este é filho do Cap.º Manuel de Aragão Palermo e de Dona Gertrudes Rosália de Gouveia e neto paterno do Cap.º Pedro de Sousa Contreiras e de Joana Baptista,
e neto materno do Cap.º Cláudio Jacinto e Ana Rita.
Não sei se já lhe tinha dado estes dados mas creio que sim, de qualquer modo aqui vão e creio que o Adriano Custódio também terá interesse neles.
Em relação aos Palermos que tenho, vamos combinar o seguinte:
Vou fazer um apanhado dos que tenho e onde aparecem como testemunhas ou padrinhos para se ver o que apuramos. Parece-lhe bem?.
Cumprimentos para si e seu marido
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#78708 | Adr Cust | 04 dez 2004 10:32 | Em resposta a: #78707

Caro Cabecinha,

Eu tenho esse mesmo Capitão Manuel de Aragão Palermo, filho do capitão Pedro de Sousa Contreiras e Joana Baptista Palermo casada com Águeda Mendes de Mendonça, filha de Diogo Viegas e Ângela Mendes e tenho uma filha deles, a Joana N-09(/08/1783.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#79047 | josemariaferreira | 09 dez 2004 15:12 | Em resposta a: #78507

Caro Custódio Adriano

Ainda não encontrei o casamento de João Rodrigues Cavaco com Hilária Gonçalves! Nos registos paroquiais do Cachopo encontro-o várias vezes referenciado como testemunha/padrinho e confirma-se que no ano de 1706 já era casado com Hilária Gonçalves. Já pesquisei nos casamentos de Cachopo até 1680, e nada! Possivelmente terá casado noutra freguesia.
Dessa consulta realça-se o facto de se encontrarem no periodo de 1690-1700 a viver na freguesia de Cachopo dois casais, cujos filhos usam o apelido RODRIGUES CAVACO.
São eles:
- CAP. ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO cc. DOMINGAS MESTRA
- Cap. VASCO RODRIGUES cc. MARIA FERNANDES

O primeiro casal tinha um filho de nome ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO que casou com DOMINGAS MESTRA no dia 25/1/1693.( esta é a data que eu tenho)
O segundo casal tinha um filho de nome MANUEL RODRIGUES CAVACO que casou com ISABEL FERNANDES no dia 29/10/1692.
Possilvelmente serão da mesma família mas até agora ainda não tenho as provas necessárias que o confirmem. O capitão ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO cc. CATARINA VAZ, encontro-o a morar no Monte da Amoreira, o mesmo Monte onde encontro a morar os meus avós no príncipio do séc. XVIII.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#79133 | Adr Cust | 10 dez 2004 20:50 | Em resposta a: #79047

Caro José Maria,

Quanto ao casamento do seu João Rodrigues Cavaco c.c. Hilária Gonçalves, nas duas pesquisas exaustivas que fiz desde 1670 não o encontrei, é a parte em que tenho incidido mais para conseguir a ligação aos meus ascendentes e sem esse casamento isso não é possível. Como disse possivelmente terá casado noutra freguesia, resta saber qual.

O capitão Vasco Rodrigues c.c. Maria Fernandes, tenho-o encontrado como padrinho nalguns casamentos. Referiu que ele teve um filho de nome Manuel Rodrigues Cavaco que c.c. Isabel Fernandes em 29/10/1692. Onde casou ?

Referiu que O capitão António Rodrigues Cavaco c.c. Domingas Mestra teve um filho de nome António Rodrigues Cavaco c.c. Domingas Mestra. Não terá aqui havido um lapso seu ou está mesmo correcto?

Eu tenho o Capitão António Rodrigues Cavaco casado com Catharina Vaz, que tiveram os filhos que eu já anteriormente referi.

- António Rodrigues Cavaco c.c. Domingas Mestra em 25/01/1693, em Cachopo. (esta é a data correcta, não sei como, anteriormente referi erradamente o dia e o mês.
- Manuel Vilam c.c. Maria Ribeira em 14/09/1706 em Cachopo.
- Vasco Rodrigues c.c. Maria Vilam em 16/09/1707 em Cachopo.(anteriormente referi 17/09, o que não estava correcto.

Encontrei também nas minhas pesquisas em Cachopo, em 10/03/1711, o óbito do Padre ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO, filho de Lourenço Martins..
Espero que este novo dado (para mim) o ajude em alguma coisa.
Agradeço o envio de quaisquer elementos que me possam ajudar a enquadra-lo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#79576 | Adr Cust | 17 dez 2004 03:08 | Em resposta a: #79047

Caro José Maria Ferreira,
Encontrei o registo do óbito de um PADRE com o nome ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO em 10/03/1711 em Cachopo, ele é filho de Lourenço Martins.

Este nome diz-lhe alguma coisa nos seus apontamentos?

Será um parente seu? Meu? Ou nosso?

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#79668 | josemariaferreira | 17 dez 2004 22:35 | Em resposta a: #79576

Caro Custódio Adriano

Tenho alguns Martins Cavaco ligados aos Rodrigues Cavaco, mas posteriores a Lourenço Martins.
Este nome por enquanto ainda não diz nada, pelo menos enquanto não descobrir o casamento de João Roiz Cavaco/Hilária Gonçalves.
Então podemos concluir que no final do séc. XVII, haveriam pelo menos três casais na freguesia de Cachôpo, cujos filhos usavam o apelido Rodrigues Cavaco.
Como vê mesmo recuando no tempo a procura ainda é bastante abrangente,para chegarmos a uma conclusão plausível.
Com persistencia lá chegaremos!

Melhores cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#79671 | Adr Cust | 17 dez 2004 22:47 | Em resposta a: #79668

Não respondeu à minha MSG de 10/12, provavelmente não se apercebeu dela, agradecia o esclarecimento sobre o António Rodrigues Cavaco e a Domingas Mestra. Fico aguardando.

Quanto à de hoje partilho da opinião: temos de ser persistentes.
Com os meus cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#79718 | josemariaferreira | 18 dez 2004 18:58 | Em resposta a: #79671

Caro Custódio Adriano

Possivelmente passei mal o documento, o certo será Cap. Antonio Rodrigues Cavaco cc. Catarina Vaz.
Aqui lhe envio uma linha de Cavacos

RODRIGUES CAVACOS DA AMOREIRA
N.............................................
2-MANUEL RODRIGUES CAVACO, CASADOS C.1792
3-CATARINA MARTINS
4-MANUEL RODRIGUES CAVACO, CASADOS C.1770
5-JOANA RODRIGUES
6-MANUEL RODRIGUES CAVACO,CASADOS 1744
7-ISABEL GONÇALVES
12-CAP.MANUEL RODRIGUES CAVACO
13-MARIA DA PALMA
14-DOMINGOS GONÇALVES
15-DOMINGAS GONÇALVES

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#79719 | Adr Cust | 18 dez 2004 19:23 | Em resposta a: #79718

Caro José Maria,

Destes dados eu não tinha o seu 2,3,4,5, este segmento familiar não os consigo ligar nem ao meu lado nem ao seu.

O casamento do Capitão Manuel Rodrigues Cavaco com Maria da Palma foi em Cachopo em 08/02/1718, O do Manuel Rodrigues Cavaco com a Isabel Gonçalves 13/04/1744.

Já agora se tiver o dos outros que referiu agardeço que mos enviei, porque continuo na espectativa de juntar este segmento familiar ao seu e ao meu um dia!!

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#79721 | josemariaferreira | 18 dez 2004 19:50 | Em resposta a: #79719

Caro Custódio Adriano

Como já deve ter reparado a linha que lhe enviei não está em conformidade, rectifico:


RODRIGUES CAVACOS DA AMOREIRA
N.............................................
2-MANUEL RODRIGUES CAVACO, CASADOS C.1792
3-CATARINA MARTINS
4-MANUEL RODRIGUES CAVACO, CASADOS C.1770
5-JOANA RODRIGUES
8-MANUEL RODRIGUES CAVACO,CASADOS 1744
10-ISABEL GONÇALVES
16-CAP.MANUEL RODRIGUES CAVACO
17-MARIA DA PALMA
20-DOMINGOS GONÇALVES
21-DOMINGAS GONÇALVES

Agora segue uma linha de Vale de Odre:

RODRIGUES CAVACO DE VALE DE ODRE
1-FRANCISCO RODRIGUES CAVACO
2-JOSE RODRIGUES CAVACO, CASARAM A 4/10/1808
3- JOSEFA MARIA
4-MANUEL RODRIGUES CAVACO
5- ANA MARTINS
8-MANUEL RODRIGUES CAVACO
9-CATARINA GONÇALVES

e ainda para terminar:

RODRIGUES CAVACO DA FEITEIRA
1............................................
2-MANUEL RODRIGUES CAVACO
3-JOANA BAPTISTA
4-JOSE RODRIGUES CAVACO
5-ISABEL AFONSO

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#83089 | Adr Cust | 30 jan 2005 19:01 | Em resposta a: #79721

Caro José Maria

Sobre o que referiu no tópico Famílias Guerreiro Contreiras e Estaços referente aos Rodrigues Cavaco, pergunto-lhe se tem mais alguns dados ou a possibilidade de os adquirir sobre o Manuel Rodrigues Cavaco promovido a Capitão em 1798, para saber a que lado o devo fazer constar?

Pelos dados de que disponho dá-me a entender que será o meu 5.º avô Manuel Rodrigues Cavaco que casou em 02/11/1763 com a Joana Rodrigues. Será?

O seu 4.º avô João Rodrigues Cavaco terá algum irmão com o nome Manuel Rodrigues Cavaco, uma vez que as datas também se encaixam e então será este?

Não sei se terá estes dados referentes a colaterais seus, cujos registos encontrei recentemente, embora as datas me confundam aqui vão:

ÂNGELA N-03/12/1748, em Cachopo, filho de JOÃO RODRIGUES CAVACO e HILÁRIA GONÇALVES.

MARIA N- 30/08/1699, em Cachopo, filho de JOÃO RODRIGUES CAVACO e HILÁRIA GONÇALVES.

DOMINGOS N- 05/12/1702, em Cachopo, filho de JOÃO RODRIGUES CAVACO e HILÁRIA GONÇALVES.

MARIA N- 04/06/1765, P-233, em Cachopo, filha de LEONARDO RODRIGUES CAVACO e de MARIA GONÇALVES e neta do seu 6.º avô JOÃO RODRIGUES CAVACO casado com CATHARINA MESTRA.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Já agora aproveito para completar um pouco a sua última parte da sua MSG, de 18/12/2004, que afinal é a minha ascendência, que só são da Feiteira até ao 4 - José Rodrigues Cavaco c.c. 5 - Isabel Afonso, o 8 – António Rodrigues Cavaco já é da Amoreira:

1 – José Rodrigues Cavaco
2 – Manuel Rodrigues Cavaco, casou em 02/11/1763 em Cachopo.
3 – Joana Rodrigues Baptista
4 – José Rodrigues cavaco, casou em 02/03/1744 em São Brás
5 – Isabel Afonso
6 – Manuel Afonso
7 – Maria Rodrigues
8 – António Rodrigues cavaco casou a 25/01/1693 em Cachopo
9 – Domingas Mestra
10 – André Afonso
11 – Maria Dias
16 – Capitão António Rodrigues Cavaco
17 – Catharina Vaz

Temos muito que pesquisar para resolver este imbróglio, esta resposta já estava pronta desde 19/12/2004.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#83106 | josemariaferreira | 30 jan 2005 22:06 | Em resposta a: #83089

Caro Adriano Custódio

Este alferes Manuel Rodrigues Cavaco, foi promovido em 1798, a capitão da 5.ª Companhia do Regimento de Faro. Portanto, partindo do principio que o seu 5º.avô
se casou por volta dos vinte anos teria então de idade 55 anos aproximadamente, o que se torna quase improvável que a promoção se refira a ele próprio na medida em que as reformas se davam por volta dos 50 anos, mas também não há que excluir essa possibilidade, porque não há regra sem excepção.
Sobre Hilária Gonçalves, também a mim as respectivas datas do baptismos dos filhos me deixam um pouco duvidoso, a não ser que ela tivesse parido durante 50 anos, o que me parece ser pouco provável! Possilvelmente será uma troca de datas.
Ainda sobre os Rodrigues Cavaco, não posso passar sem os referir, a minha grande perplexidade é que agora aparece em 1682 o capitão Vasco Roiz casado com Maria Fernandes da Amoreira. SERÁ QUE A AMOREIRA É A FONTE DOS RODRIGUES CAVACO?

Saudações

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#83123 | Adr Cust | 30 jan 2005 23:50 | Em resposta a: #83106

Caro José Maria

Partilho da da sua ideia mas como disse, não há regra sem excepção, ainda hoje há muitos oficiais que se aposentam aos 60 anos, naquele tempo não sei como era mas penso que seja improvável, no entanto eu referi-lhe tambem a possibilidade deste Manuel Rodrigues Cavaco ser algum irmão do seu 4.º avô referente ao qual eu tambem encontrei um irmão o JOSÉ RODRIGUES CAVACO N- 30/07/1768, em Cachopo, pag. 26.

Referente à Hilária Gonçalves eu tenho filhos nascidos nas datas que lhe referi 1699 e 1702 que encontrei recentemente, tenho o seu 6.º avô que casou em 1734, não sei quando nasceu, mas provavelmente terá sido cerca de 1700, no entanto o que me confunde é a Ângela que nasceu em 03/12/1748, pag-24 em Cachopo. Seriam nascimentos como referiu durante 50 anos o que é muito improvável ou será esta Ângela filha de outro João Rodrigues Cavaco e outra Hilária Gonçalves?
Na minha geração de Rodrigues Cavaco, num dos colaterais aconteceu-me isso:
Um filho com o mesmo nome do pai casou com uma mulher com o mesmo nome da mãe e no seu caso não me admira que seja isso.

Ha poucos dias encontrei eu no meu lado dos Guerreiros, encontrei o registo de uma filha do casal Pedro Contreiras Guerreiro e Catarina Lopes, em que esta já tinha 51 anos de idade quando a filha nasceu e não existe qualquer engano no registo que está em excelentes condições de leitura.

Esse Capitão Vasco Roiz casado com Maria Fernardes da Amoreira em 1682 se tiver o nome dos pais e o local do casamento agradeço que mos faculte.

Para mim a AMOREIRA é a FONTE DOS RODRIGUES CAVACO, SEUS E MEUS.
eu tenho a impressão e acho que anteriormente já lhe referi isso, que o seu 7.º avô Capitão João Rodrigues Cavaco cc Hilária Gonçalves é filho do meu 8.º avô Capitão António Rodrigues Cavaco, da Amoreira cc Catharina váz, falta é essa confirmação que eu bastante tenho tentado encontrar.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#83301 | Adr Cust | 02 fev 2005 02:09 | Em resposta a: #83089

Caro José Maria

Acrecento aos dados que lhe enviei um outro filho do seu Capitão João Rodrigues Cavaco cc Catharina Mestra, o SILVÉRIO N- 04/01/1746 em Cachopo - Tavira.

Os padrinhos de Baptizo da Maria N-30/08/1699 são PEDRO DOMINGOS PALMA, Capitão dp Forte da Cidade de Tavira e MARIA CAVACA.

Cumprimentos

Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#89907 | Adr Cust | 02 mai 2005 23:47 | Em resposta a: #83106

Caro José Maria Ferreira,

Não tenho evoluido nada na pesquisa deste meu/nosso ramo familiar, não sei se terá mais alguns dados desentrocados referentes a esta família, que juntos a alguns meus possam fazer algum sentido ou trazerem alguma nova pista, já tenho pensado muito seriamente em parar de pesquisar, neste ramo, mas desagrada-me essa ideia, porque é dos Rodrigues Cavaco que surge as várias familias Adriano que me estão ligadas e a minha.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#89952 | josemariaferreira | 03 mai 2005 19:03 | Em resposta a: #89907

Caro Custódio Adriano

Frustação! Ainda não consegui passar além de João Rodrigues Cavaco cc. Hilária Gonçalves, já pesquisei em todas as freguesias vizinhas, mas em vão. Tenho encontrado muitos outros indivíduos deste apelido possívelmente ainda familiares muitos próximos, mas que eu achei não ter qualquer interesse em lhe participar, no entanto ponderando nas suas palavras poderão com seus fazer algum sentido ou trazerem alguma nova pista. Assim tenho o registo de um casamento de Martim Longo entre 1686 e 1700.

Gaspar Villão, filho de Vasco Roiz da Amoreira, Cachopo e de Maria Fernandes do Monte da Amoreira cc. Isabel Roiz, viúva de Cosme Villão do Monte do Lobão (?)
Foram testemunham Manuel Villão da Igreja de Vaqueiros (deve ser o Reverendo) e António M. Romeira dos Gions.

Portanto com este registo podemos concluir que o Capitão Vasco Roiz cc. Maria Fernandes da Amoreira tiveram pelo menos dois filhos, o Manuel Rodrigues Cavaco e o Gaspar Villão. Como você muito bem disse, os Villões nascem dos Cavacos, é muito interessante esta particularidade. Estou inclinado que este casal deverá ser o progenitor também de João Rodrigues Cavaco que casou com Hilária Gonçalves.

No entanto tenho também conhecimento em Almodôvar de outra família de apelido Rodrigues Cavaco no séc. XVIII, que poderá ser descendente desta família de Cachopo.
Desta família de Almodôvar destaco:

O Cap.José Rodrigues Cavaco cc. Jerónima Mestre tiveram uma filha Joaquina Cavaco que casou com o cap. João Martins Dourado.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#90073 | Adr Cust | 05 mai 2005 15:43 | Em resposta a: #89952

Caro José Maria,

Como já referi anteriormente também não tenho evoluído nada neste ramo familiar, nos dados que me enviou, referiu no último parágrafo o Cap. José Rodrigues Cavaco cc Jerónima Mestre, eu tenho nos meus apontamentos um Manuel Rodrigues Cavaco cc Maria de Jesus em 19/06/1747 em Santa Catarina da Fonte de Bispo, que é filho de um José Rodrigues Cavaco e de uma Jerónima Franca !!. Será o mesmo casal?

Como refere, e falando no mundo das probabilidades é aceitável a hipótese de o seu Cap. João Rodrigues Cavaco cc Hilária Gonçalves ser filho do Cap. Vasco Rodrigues cc Maria Fernandes, não descorando a possibilidade dele ser filho do meu Cap. António Rodrigues Cavaco cc Catarina Vaz, e aí termos encontrado a nossa ligação familiar, podendo também ele não ser filho de nenhum destes dois casais referidos, o que eu duvido muito.

Tenho alguns dados dispersos que vou por à sua disposição e de quem deles tiver falta, mas de momento penso que somos só os dois os interessados, pode ser que lhe dêem alguma pista:
- Manuel Rodrigues Cavaco cc Beatriz Vieira de Barros em 25/09/1743 em São Clemente, que é filho de Francisco Rodrigues da Goldra e de Joana Rodrigues.
- Sebastião Gonçalves Cavaco cc Josefa da Palma, filho de Domingos Rodrigues Cavaco e de Brites Gonçalves moradores nas Casas Rasas e ela filha de Bartolomeu da Palma e Catharina Mestra moradores no Almarginho. Este Sebastião teve uma filha, a Maria cujo registo de nascimento por descuido não apontei.
- Tenho um Gregório Rodrigues Cavaco de Cachopo cc Maria Guerreira, que tiveram uma filha a Catharina Guerreira, que por sua vez teve uma filha a Teresa em 02/03/1746.
Num passado mais recente, tenho ainda quatro registos de nascimento entre 1872 e 1881, em São Brás de filhos do casal João Rodrigues cavaco e Ignácia da Conceição, sendo ele filho de Domingos Rodrigues Cavaco cc Rosa Dias, não tenho é datas de nenhum destes dois casamentos para prosseguir, por acaso tem alguma indicação sobre eles?.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#90243 | josemariaferreira | 07 mai 2005 22:03 | Em resposta a: #90073

Caro Custódio Adriano

Aqui lhe mando uma lista dos RODRIGUES CAVACO, são todos familiares!

AMOREIRA

CAP. VASCO ROIZ HENRIQUES CC. MARIA FERNANDES.TIVERAM:
-GASPAR VILLÃO CC. ISABEL ROIZ 1686-1700
-MARIA HENRIQUES CC. JOÃO GONÇALVES
-MARIA FERNANDES
-MANUEL ROIZ CAVACO CC. ISABEL FERNANDES 1692



ANTÓNIO ROIZ CAVACO CC. DOMINGAS VAZ. TIVERAM:
-ANTÓNIO ROIZ CAVACO
ANTÓNIO ROIZ CAVACO CC. DOMINGAS MESTRE 1693 TIVERAM:
-JOSÉ ROIZ CAVACO
JOSÉ ROIZ CAVACO CC. CATARINA LOURENÇO 1735. TEST. VASCO ROIZ HENRIQUES, VIÚVO.


CAPITÃO MANUEL ROIZ CAVACO CC. MARIA DA PALMA. TIVERAM:
-MANUEL ROIZ CAVACO.
MANUEL ROIZ CAVACO CC.ISABEL GONÇALVES 1744

CAPITÃO MANUEL ROIZ CAVACO CC. ISABEL ESTEVENS. TIVERAM:
-SEBASTIÃO ROIZ CAVACO.
SEBASTIÃO ROIZ CAVACO CC. MARIA DA PALMA 1726

VICENÇA MESTRE CC. MANUEL ESTEVENS.TIVERAM:
-JOSÉ ROIZ CAVACO.
JOSÉ ROIZ CAVACO CC. ISABEL PALMA

GOMES DIAS CAVACO CC. MARIA NUNES. TIVERAM:
-GASPAR DIAS CAVACO
-JOÃO DIAS CAVACO
GASPAR DIAS CAVACO CC. N...1737
JOÃO DIAS CAVACO CC. MARGARIDA ROIZ (DA ORTINHOLA?) S. BRÁS DE ALPORTEL.TIVERAM:
-MANUEL ROIZ CAVACO.
MANUEL ROIZ CAVACO CC. MARIA AGOSTA 1736

ALFERES VASCO ROIZ HENRIQUES CC. MARIA PEREIRA 1728.


ALDEIA DE CACHOPO

JOSÉ ROIZ CAVACO CC ISABEL DA PALMA. TIVERAM:
-MANUEL 1777


RELVAIS

CAP. SEBASTIÃO FERNANDES CC. MARIA DIAS. TIVERAM:
-BRÁS RODRIGUES
BRÁS RODRIGUES CC. 1º ANA RODRIGUES 2º MARIA DA ASSUNÇÃO 1706.

ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO CC. MARIA DIAS. TIVERAM:
-FRANCISCA RODRIGUES.
-JOÃO CAVACO
FRANCISCA RODRIGUES CC. FRANCISCO RODRIGUES CAVACO 1704
JOÃO CAVACO CC. BRITES LOPES.TIVERAM:
MARIA RIBEIRAS CC 1706. TEST. ALFERES TEIXEIRA DO TREMELGO


S. MIGUEL DO PINHEIRO

CAP. DOMINGOS RODRIGUES CC MARIA MESTRE. TIVERAM:
-JOSÉ RODRIGUES
JOSÉ RODRIGUES CC. RUFINA...? 1692


FONTE DA CORCHA

DOMINGOS DA COSTA CC.MARIA FERNANDES.TIVERAM:
-MANUEL DA COSTA
-ISABEL FERNANDES
MANUEL DA COSTA CC. MARGARIDA CAVACO 1705
ISABEL FERNANDES CC. MANUEL ROIZ CAVACO

Desejo de um bom fim-de semana

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#90246 | josécyr | 08 mai 2005 00:03 | Em resposta a: #90243

Caro Senhor José Maria,
Gostaria de saber se nesses Rodrigues Cavaco se encaixa o seguinte:

SEBASTIÃO RODRIGUES CAVACO c.c. MARIA DE MENDONÇA, pais de Maria de Mendonça, todos de S. Brás de Alportel, que casa com Domingos Lourenço de Mendonça, em 01-06-1693, nessa localidade.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#90247 | josécyr | 08 mai 2005 00:08 | Em resposta a: #90243

.... continuação
Este Domingos Lourenço de Mendonça, era de Moncarapacho e foi casado também com Maria de Andrade, em Loulé a 17-07-1679.
Cumprimentos
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#90286 | josemariaferreira | 08 mai 2005 20:04 | Em resposta a: #90247

Caro J. Cabecinha

Lamento não poder informa-lo, neste momento não tenho dados que permitam confirmar essa possibilidade.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#90431 | Adr Cust | 10 mai 2005 17:46 | Em resposta a: #90243

Caro José Maria,

O meu muito obrigado pela informação que me enviou, de todos os dados somente consegui encaixar um com a necessidade óbvia de confirmação, que é a VICÊNCIA MESTRE CC MANUEL ESTEVENS.

Eu tenho o registo de uma VICÊNCIA nascida a 02/12/1707 em Cachopo, filha de ANTÓNIO RODRIGUES CAVACO E DOMINGAS MESTRA do Monte das amoreiras - Cachopo que certamente será esta, mas só quando aparecer o registo dos pressupostos pais é que se poderá confirmar, no entanto eu vou considerar como uma probabilidade muito viável, em anotação.

Está visto que Rodrigues Cavaco não faltam, somente não encontramos os que pretendemos.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#91826 | Adr Cust | 25 mai 2005 23:52 | Em resposta a: #90286

Caro Zé Maria,

Na sua MSG de hoje às 19H39 no Tópico Guerreiro Contreiras e Estaços fez menção do casamentoto do cap. João Martins Dourado que casou em 1779 com Catarina Joaquina Cavaca filha do Cap. João Rodrigues Cavaco, este último por acaso é o seu 6.º avô?

Se assim for poderei considerar a Catarina Joaquina Cavaca como irmã do José Rodrigues Cavaco, do Leonardo e do Silvério?

Cumprimentos
Custódio adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#91840 | josemariaferreira | 26 mai 2005 11:27 | Em resposta a: #91826

Caro Custódio Adriano

Houve um lapso da minha parte quanto referi o Cap. João Rodrigues Cavaco em vez de Cap. José Rodrigues Cavaco.
Este último era casado com Jerónima Mestre e a filha Catarina casou em 1779 na Vila de Almodôvar com o Cap. João Martins Dourado " no oratório particular da casa da noiva, por expressa vontade licença de sua Ex.ª Rev.ª o Bispo de Beja.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#91842 | josemariaferreira | 26 mai 2005 12:37 | Em resposta a: #91826

Caro Custódio Adriano

Parece-me que pode estar aqui a origem dos nossos RODRIGUES CAVACOS!!!
Já há muito tempo que tinha aqui este apontamento, mas não o associava a essa possibilidade.
Trata-se de um registo de casamento realizado no dia 20 de Janeiro de 1686 na freguesia de N.ª Srª. da Conceição de Martim Longo, entre JOÃO CAVACO solteiro filho de JOÃO CAVACO e DOMINGAS DIAS do Monte das Mestras onde recebeu por palavras de presente a sua legítima mulher ANNA ROIZ solteira filha de GREGÓRIO ROIZ já falecido e MARIA FRANCISCA do Monte da Rizão (?) ao qual qual recebimento estiveram presentes: SILVESTRE ROIZ casado com MARIA PICOUTA (PICUITA?) e DOMINGOS BAIÃO casado com JULIANNA GONÇALVES todos deste lugar.

Parece tudo encaixar, portanto aos filhos do casal, dariam logicamente o apelido Roiz por parte da mãe e Cavaco da parte do pai, dando assim início ao apelido composto de ROIZ CAVACO?
O apelido Gonçalves, aparece também depois HILÁRIA GONÇAVES que casou com JOÃO ROIZ CAVACO; os nomes próprios de Domingos, Domingas e Silvestre também aparecem nos sucessores deste último casal. Portanto agora só faltam as provas e estas só se poderão encontrar nos filhos nascidos deste casamento de JOÃO CAVACO e ANNA ROIZ. Será mais uma tentativa para deslindar-mos este imbróglio!?

Desejo-lhe um bom feriado para si e todos os seus

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#91878 | Adr Cust | 26 mai 2005 22:11 | Em resposta a: #91842

Caro José Maria,

O que refere tem toda a lógica,efectivamente existe a grande probabilidade do casal JOÃO CAVACO e ANNA ROIZ casados em 20 de Janeiro de 1686, serem os ascendentes do seu Cap-João Rodrigues Cavaco cc Hilária Gonçalves e aí, se assim for, continuaremos lado a lado, dissipando-se a hipótese de as nossas famílias se ligarem, no entanto embora não nos conheçamos, fica a amizade que se adquiriu através deste contactos, incluindo tambem a que é travada com os outros membros no Forum.
E, já agora como disse, é mesmo conveniente encontrar os filhos desse casal, eu nada tenho disponível para pesquisar em Martinlogo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#103504 | Adr Cust | 20 out 2005 17:27 | Em resposta a: #83106

Caro José Maria,

Por acaso avançou mais alguma coisa na pesquisa dos Rodrigues Cavaco de Cachopo ?

Eu parei a pesquisa nesse ramo por enquanto, mas hei-de voltar.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#105467 | Adr Cust | 17 nov 2005 12:52 | Em resposta a: #103504

Caro José Maria Ferreira

Até há bem pouco tempo pensei sempre que o nome Cavaco tivesse origem numa alcunha.
Aqui no Algarve, bem perto de Olhão, existe um sítio denominado "Sítio dos Cavacos" cujo nome, segundo os mais antigos, teve origem com a vinda para aquele local de uma família constituída por vários Cavacos, os quais acabaram por dar origem ao nome daquela zona, isto é aquilo que por diversas vezes desde pequeno ouvi dizer, no entanto desconheço qual a veracidade disto.
Com a informação que me deu nas sua msgs de 13.11.2005 em resposta à minha do mesmo dia, no tópico Família Sousa Pires, referindo que no Concelho de Santa Maria da Feira existe uma localidade com o nome Cavaco, e outra na Maia também com esse nome, que ainda por cima esta última tinha um Regimento de Auxiliares que abastecia de tropas as Praças dos regimentos do Sul de Portugal, penso agora de que existem muitas probabilidades de que o apelido Cavaco tenha tido origem toponímica. Mas penso também no seguinte:
- O seu 7.º avô João Rodrigues Cavaco cc Hilária Gonçalves era Capitão.
- O meu 8.º avô António Rodrigues Cavaco cc Catharina vaz era Capitão.
Será que não haverá a possibilidade de se explorar esta parte? Não terão eles vindo desse local?

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157411 | Craveiro | 27 mai 2007 02:12 | Em resposta a: #77430

Caros Confrades

Este tópico já não tem actulizações há muito tempo, no entanto, deparei-me com mais um Roiz ou Rodrigues Cavaco, o meu 7ºavo Silvestre Roiz Cavaco cc Margarida Martins, julgo que são de Alte, nascidos cerca de 1750, não lhes conheço a ascendência ainda, tiveram em Alte Manuel Coelho. Será que algum confrade por acaso já ouviu falar deles?

Antecipadamente grato

Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157413 | melisa | 27 mai 2007 02:34 | Em resposta a: #157411

Caro Jorge Sequeira

Também de Alte tenho MANUEL MARTINS CAVACO casado com Beatriz (?) Maria, (meus 6ºs avós) pais de José Martins Cavaco casado com Teresa Maria, fª de António Rodrigues casado com Margarida Martins também de Alte, estes últimos pais de Caetana Maria Cavaco que casou em Alvor aos 8/12/1812 com Higino José Guerreiro, fº do Alferes Remualdo José Guerreiro cc Isabel Inácia ambos de Alvor.
talvez pais também de Valentim Martins Cavaco.

Por falta de tempo ainda não pesquisei nada em Alte.

julgo que seriam contemporâneos dos seus.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157414 | Craveiro | 27 mai 2007 02:57 | Em resposta a: #77430

Cara M. Elisa

Grato pela atenção, essas pessoas que refere estarão quase de certeza ligados a estes meus. Vou tentar dedicar-me a esta linha, pode ser que tenha novidades em breve.

Cumprimentos

Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157459 | ffarrajota | 27 mai 2007 19:26 | Em resposta a: #157411

Caro Jorge Sequeira:
De Alte tenho um Domingos Martins Cavaco cc.Maria Guerreiro com uma filha Maria Guerreiro cc.António Gonçalves Trassa 30/9/1726. Deste casamento tenho 3 filhos a Maria cc. Francisco Anes, o João e o José com duas irmãs a Maria e a Ana Guerreiro, de Pena de Cima-Salir.
Não sei se lhe interessa esta informação.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157464 | Jpteixeira | 27 mai 2007 20:12 | Em resposta a: #157411

Caro Jorge Sequeira:

Tenho, justamente, como 6º avós Pedro Coelho e Silvestra Rodrigues Cavaco, como sendo de Paderne. No entanto, uma filha de Silvestra Rodrigues Cavaco, Ana Rodrigues Cavaco (minha 5ªavó), nasceu no ano de 1798, supostamente em Alte.
Ora, julgo que Silvestre Rodrigues Cavaco e Silvestra Rodrigues Cavaco deverão ser irmãos e naturais de Alte ou Paderne. Também não disponho de muitos dados sobre os seus ascendentes, embora me queira parecer que estes "Rodrigues Cavaco" de Alte sejam originários da zona de Vale Judeu ( Loulé).
Quando eu tiver mais dados disponibilizá-los-ei.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157489 | Craveiro | 28 mai 2007 01:25 | Em resposta a: #157464

Caros confrades

Agradeço muito as informações que aqui me colocaram, de qualquer modo terei de avançar mais um pouco para chegar a alguma conclusão.

Em relação ao que o confrade Luís Sousa diz relativamente a Silvestra Rodrigues Cavaco, parece-me pouco provável eles poderem ser irmãos, pois em 1804 encontrei o nascimento de um neto (Manuel Coelho) do meu Silvestre Rodrigues Cavaco, não poderá eventualmente ser filha dele, uma vez que o nome tem uma tal semelhança que se pode perceber um parentesco muito chegado, não lhe parece?

O que tenho de informações é o seguinte:

1 Manuel Coelho (1804) - Alcaria de João - Alte

2 José Coelho
3 Maria Martins

4 João Coelho
5 Maria Coelha
6 Silvestre Roiz Cavaco
7 Margarida Martins

Cumprimentos

Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157945 | Jpteixeira | 31 mai 2007 19:01 | Em resposta a: #157489

Caro Jorge Sequeira:

Ainda sobre os meus Rodrigues Cavaco de Alte, tenho a seguinte informação sobre os meus ascendentes:

1- Ana Rodrigues Cavaco, n. 1798(?) em Alte e f. a 28-01-1861 c.c. Francisco de Sousa, n. S.Brás e f. a 09-11-1848 (a residir em Salir, enquanto solteiro, na casa do seu tio, o Padre José Viegas Cabrita).

2- Francisco da Silva (n. de Salir)
3- Ana Rodrigues Cavaco (n. Alte e f. a 14-08-1817)

4- Constantino da Silva
5- Maria Gonçalves
6- Pedro Coelho
7- Silvestra Rodrigues Cavaco

Assim, esta minha avó, Silvestra Rodrigues Cavaco, deveria ter nascido por volta do ano de 1745 e casado cerca de 1765 com Pedro Coelho. Tenho-os referenciado como moradores em Paderne, mas ainda não confirmei tais dados.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#157965 | rafael | 31 mai 2007 21:58 | Em resposta a: #157945

Caro Júlio
Bastantes- CAVACO - tenho de Benafim. Vou seguir com atenção este tópico, pode ser que encontre alguém ligado aos meus-Martins Cavaco e ramos respectivos.Fico deveras satisfeito por ler muitas msgs valiosas e desenvolvidas sobre famílias do Algarve que têm sido colocadas nestes últimos meses e vou sempre esperando que alguma vez tenha tb.respostas úteis.
Um abraço amigo.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#158322 | Craveiro | 04 jun 2007 16:18 | Em resposta a: #157945

Caro Júlio Sousa

Relativamente à sua Silvestra Rodrigues Cavaco, tenho a dizer-lhe que ela é filha do meu Silvestre Roiz Cavaco cc com Maria Martins (meus 7ºs Avos) nascidos por volta de 1732 que tiveram a minha 6 avo Maria Martins e a sua Silvestra Rodrigues Cavaco

Cumprimentos

Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#158328 | Jpteixeira | 04 jun 2007 17:14 | Em resposta a: #158322

Caro Jorge Sequeira:

Antes de mais, obrigado pela informação prestada. Na verdade, ainda não tive oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos relativamente a estes meus Rodrigues Cavaco. Assim, gostaria, caso fosse possível, que me fornecesse mais informações sobre Silvestra Rodrigues Cavaco, designadamente, se é natural de Alte ou de Paderne e em que data nasceu.
Antecipadamente grato.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#158332 | Craveiro | 04 jun 2007 18:03 | Em resposta a: #158328

Caro Júlio Sousa

Infelizmente também não tenho o tempo que gostaria para dedicar-me a esta causa, as datas que tenho são por calculo, mas ainda não tenho a certeza do local do nascimento talvez Alcaria de João em Alte tal como o neto dele (meu 5º avo), apareceu nas pesquisas como meu 7º avo mas não tenho mais elementos, a informação de que Silvestra Rodrigues Cavaco é irmã da minha 6a avo vem de da base de dados de um outro confrade. Espero em breve poder pegar novamente neste ramo, assim que tiver alguma novidade dir-lhe-ei.
Entretanto se quizer que lhe envie a digitalização do assento de nascimento deste meu 5º avo, terei mt gosto em disponibilizar por email, são as únicas informações concretas sobre este nosso avo.

Cumprimentos

Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco

#159085 | Jpteixeira | 12 jun 2007 01:14 | Em resposta a: #158332

Caro Jorge Sequeira

Encontrei o registo de casamento dos meus avós, Francisco da Silva e Ana Rodrigues Cavaco.
Assim, casaram no dia 12 de Setembro de 1787, na Igreja Paroquial de Salir, sendo celebrante o Padre José Viegas Cabrita (meu tio-avô, por outro ramo).

--------------------------------------------------------
Ascendentes de Francisco da Silva :

2- Constantino da Silva Cabral ( f. 13-08-1799), morador no Povo de Salir
3- Maria Gonçalves (f. 25-10-1810), moradora no Povo de Salir
4- José Cabral, morador no Castelo de Salir
5- Isabel de Sousa, moradora no Castelo de Salir
6- André Gonçalves morador nos Palmeiros
7- Maria Gonçalves, moradora nos Palmeiros

Ascendentes de Ana Rodrigues Cavaco:

2- Pedro Coelho, morador em Paderne
3- Silvestra Rodrigues Cavaco, moradora em Paderne
4- Gaspar coelho, morador em Alfontes, freguesia de Boliqueime
5- Margarida Gonçalves, moradora em Alfontes, freguesia de Boliqueime
6- José Dias Cavaco, morador em Paderne
7- Catarina Rodrigues, moradora em Paderne


Francisco da Silva faleceu a 28-12-1834 e Ana Rodrigues Cavaco faleceu a 14-08-1817.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#268862 | caapal | 19 jan 2011 01:14 | Em resposta a: #91842

Caro Zé Maria,

Parece-me ter encontrado aqui no forum um novo parente.
Em pesquisas feitas na freg. do Pereiro, Alcoutim, donde parte da minha familia paterna é originária, cheguei a um antepassado Baltazar Rodrigues Cavaco nascido na Alcaria Alta, Cachopo:

7ª geração

64.Baltazar Rodrigues Cavaco, n. 7/2/1776 - Alcaria Alta‎, Cachopo‎
65.Custódia Marques - Silveira‎, Pereiro

8ª geração

112.Baltazar Rodrigues, n. 24/2/1752 - Alcaria Alta‎, Cachopo‎
113.Mariana da Costa - freg. Pereiro‎

9ª geração

162.João Rodrigues Cavaco - Alcaria Alta‎, Cachopo‎
163.Catarina Mestra - Vicentes‎, Pereiro‎

10ª geração

202.João Rodrigues Cavaco - ?Alcaria Alta‎, Cachopo‎
203.Hilaria Gonçalves - ?Alcaria Alta‎, Cachopo‎
204.Baltazar Soeiro Vilão - Vicentes‎, Pereiro‎
205.Catarina Mestra - Vicentes‎, Pereiro‎

Venho parar assim ao João Rodrigues Cavaco e Hilária Gonçalves que tanto trabalho lhe têm dado, a avaliar por este tópico. Avançou alguma coisa na pesquisa que andava a fazer por este casal ou deu o caso como perdido?

Obrigado,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#268876 | cabecao1 | 19 jan 2011 14:06 | Em resposta a: #268862

Caro Carlos Palma

Tenho conhecimento de um irmão do seu " Baltazar Rodrigues,que casou com Custodia Marques", filho do Baltazar Rodrigues e de Mariana Costa, de nome João Rodrigues, n. 15.6.1783, em Cachopo, e casou com Maria Barbara, filha de Francisco Martins e Maria Pires, todos de S.Braz de Alportel.
João Rodrigues casou com Maria da Silva Brito , do Espirito santo,Mertola, filha de João Palma Cavaco e de Maria Joaquina da Palma ( esta do Pereiro, Alcoutim), com larga geração em Mertola,Serpa, Beja etc, nas familias Rodrigues Palma, Sampaio, e outras.
Também nunca encontrei o casamento de João Rodrigues Cavaco com Hilaria Goncalves.
Relativamente a Baltazar Soeiro Vilão e Catarina Mestre, nunca procurei ,este casamento, se tiver algo sobre os seus ascendentes agradeço.

Tenho é de :

1- Mariana Costa, n. 6.5.1747, em Vaqueiros

2- Manuel Henriques, Sargento Mor, de Vaqueiros
3- Isabel da Costa, do Azinhal

4- Manuel Henriques
5- Maria Pereira
6- Capitão Luis da Costa, do Azinhal
7- Joana Goncalves

Cumprimentos
Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#268905 | caapal | 20 jan 2011 02:28 | Em resposta a: #268876

Caro António Canelas,

Obrigado pela informação.

Curiosamente tenho na minha lista de pesquisas pendentes uma Catarina Bárbara cc Manuel da Palma (Vilão), moradores no Marim, Giões. Esta era natural de Cachopo e filha de João Rodrigues, de Cachopo e de Maria Bárbara, de S. Brás de Alportel. Morreu em 1871, com 53 anos, tendo nascido por volta de 1818.
Será João Rodrigues, o pai de Catarina, o mesmo que refere na sua mensagem?

Também refere na sua mensagem um casamento de João Rodrigues com Maria da Silva Brito, mas não percebi se este era um segundo casamento ou se este João Rodrigues era outra pessoa.

Neste momento as informações que tenho sobre os ascendentes do Baltazar Rodrigues cc Custódia Marques são as mesmas que se encontram aqui no forum. Comecei a pesquisar os registos paroquiais recentemente, tendo repartido as minhas pesquisas pelas freguesias do Pereiro, Giões e Odeleite, e só agora comecei a investigar os ramos pertencentes à freguesia de Cachopo. Se encontrar alguma informação adicional terei todo o gosto em coloca-la aqui.

Cumprimentos,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#268909 | cabecao1 | 20 jan 2011 10:12 | Em resposta a: #268905

Caro Carlos Palma

Existe um erro na minha mensagem, o João Rodrigues, que casou com Maria da Silva Brito , é filho de João Rodrigues e Maria Barbara , e não se chama João , mas sim Jose, assim passou a referir de novo .

1- JOSE RODRIGUES, n.10.10.1825, em Cachopos, casou com Maria da Silva Brito, do Espirito Santo-Mertola,( filha de João da Palma Cavaco,n.13.10.1805, E.Santo e de Maria Joaquina da Palma, n.14.2.1814, no Pereiro-Alcoutim, e tiveram pelo menos João Rodrigues Palma, n.8.12.1864, em S.João dos Caldeireiros-Mertola e Jose Rodrigues Palma, ambos com larga descendencia ).

2-JOÃO RODRIGUES,n.15.1.1783, em Cachopos
3-MARIA BARBARA DA SILVA, n. em S.Braz de Alportel

4-BALTAZAR RODRIGUES, n.24.4.1752, em Cachopos, casou em 25.10.1771, em CACHOPOS
5-MARIANA DA COSTA, n.6.5.1747, em Vaqueiros-Alcoutim
6-FRANCISCO MARTINS, S.Braz de Alportel
7-MARIA PIRES, S.Braz de Alportel

8-Capitão JOÃO RODRIGUES CAVACO, Chachopos
9-CATARINA MESTRE VILÃO, Pereiro, Alcoutim
10-Sargento Mor MANUEL HENRIQUES, Vaqueiros-Alcoutim
11-ISABEL DA COSTA, Azinhal

16-Capitão JOÃO RODRIGUES CAVACO
17-HILARIA GONCALVES
18-Capitão BALTAZAR SOEIRO VILÃO. do Monte dos Vicentes
19-CATARINA MESTRE
20-MANUEL HENRIQUES, Vaqueiros,Alcoutim
21-MARIA PEREIRA
22-Capitão LUIS DA COSTA, Azinhal
23-JOANA GONCALVES

Caro Carlos, esta rectificado o erro da minha ultima mensagem.
Disponha.

Cumprimentos
Antonio Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#268922 | fertelde | 20 jan 2011 17:29 | Em resposta a: #77564

Estimado josemariaferreira:

Como esdt+a por dentro dos estudos sobre os Cavaco de São Braz, gostaria de solicitar que me ajude a entroncar a:
Maria Teresa Cavaco* c. 1815
Casamento com
Sebastião da Fonseca * c. 1810

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#269104 | josemariaferreira | 22 jan 2011 22:47 | Em resposta a: #268862

Caro Carlos Palma

Tive imenso gosto em conhecer aqui mais um novo parente.

O seu avô Baltazar Rodrigues Cavaco, casado com Mariana Costa, foi testemunha de casamento do meu avô João Rodrigues Cavaco, filho de José Rodrigues Cavaco e de Maria da Assumpção, que casou em S. Brás de Alportel aos dezasseis dias do mês de Fevereiro de 1789, com Maria de Sousa Pires, da Bouça-S.Brás de Alportel.

Portanto o seu avô Baltazar era tio do meu avô João.

Com muita pena minha, ainda não consegui avançar na pesquisa dos nossos ascendentes. Mas assim que conseguir algo, aqui colocarei essa informação para si e para todos os outros parentes e interessados. Os mais longínquos ascendentes que pesquisei deste ramo, são ainda:

202.João Rodrigues Cavaco - ?Alcaria Alta‎, Cachopo‎
203.Hilaria Gonçalves - ?Alcaria Alta‎, Cachopo‎
204.Baltazar Soeiro Vilão - Vicentes‎, Pereiro‎
205.Catarina Mestra - Vicentes‎, Pereiro‎

No entanto tenho um Manuel Rodrigues Cavaco filho de Manuel Rodrigues Cavaco e de Maria da Palma, do sítio da Amoreira, que casou a 7/4/1744 com Isabel Gonçalves. Foram testemunhas de casamento António José de Mello Homem Macedo da cidade de Elvas e Domingos Viegas, Sacristão da Igreja do Cachopo.

Saberá me dizer de quem será filho este Manuel Rodrigues Cavaco casado com Maria da Palma?


Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#269232 | caapal | 25 jan 2011 00:39 | Em resposta a: #268909

Caro António Canelas

Estive a verificar os livros de Cachopo e encontrei os seguintes registos de irmãos do seu José Rodrigues cc Maria da Silva Brito:

- Catarina, n. 16.10.1814, Alcaria Alta, Cachopo, filha de João Rodrigues e Maria Barbara, neta paterna de Baltazar Rodrigues, da Alcaria Alta e Mariana da Costa, da Alcaria Queimada, Vaqueiros, e neta materna de Francisco Martins, da Boavista, Estoyo(?), Santa Catarina da Fonte do Bispo, e Maria Pires, de Barrabés, São Brás de Alportel

- Baltazar, n.22.2.1823, Alcaria Alta, Cachopo, filho de João Rodrigues e Maria Barbara, (idem)

Esta Catarina, é de facto uma antepassada minha, e tal como indiquei, casou no monte do Marim, Giões, com Manuel da Palma, da família dos Palma Vilão. Verifica-se mais uma vez a ligação entre os Cavaco Rodrigues e os Vilões.

Relativamente ao Baltazar Soeiro Vilão, não tenho qualquer informação, mas encontrei o registo de nascimento de uma Teodora, n.1782 nos Vicentes, filha de Baltazar Soeiro Mestre, o moço cc Rosa Maria, neta paterna de Baltazar Soeiro Mestre, o velho cc Apolonia Marques.
Serão talvez estes Baltazar Soeiros familiares do primeiro?

Encontrei também uma referencia, numas notas que retirei do livro "As Ordenanças e as Milicias em Portugal", que talvez se relacione com o Capitão Luis da Costa, avô de Mariana da Costa. Nuno Borrego, sobre o concelho de Castro Marim, refere "Afonso Vilão da Costa, anterior alferes, Capitão, vago por morte de seu pai, Luis da Costa Vilão em 16/XI/1761". Parece-me bastante provavel que este Luis da Costa Vilão seja o avô de Mariana da Costa.

Cumprimentos
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#269238 | caapal | 25 jan 2011 02:28 | Em resposta a: #269104

Caro Zé Maria,

Curiosamente, seu avô João foi padrinho de baptismo de uma antepassada minha que acabei de entroncar no ramo dos Rodrigues Cavaco, Catarina Bárbara, n.1814, Alcaria Alta, filha de João Rodrigues e Maria Barbara, neta de Baltazar Rodrigues e Mariana da Costa.

Em relação ao Manuel Rodrigues Cavaco, lamento informar, mas não tenho qualquer informação. Caso encontre algo, não deixarei de a colocar aqui.

Cumprimentos,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#269798 | cabecao1 | 03 fev 2011 16:58 | Em resposta a: #269232

Caro
Carlos Palma

Estive a ver os Paroquiais de S.Braz de Alportel, e procurei o assento de Baptizmo da sua antepassada Maria Barbara,
( não são meus parentes , mas sim de amigos meus) casada com João Rodrigues Cavaco, e encontrei o seguinte,e para o caso de não ter estes dados envio-lhos .

1- Maria Barbara, 16.4.1790,S.B.Alportel

2- Francisco Martins, S.Catºda Fonte do Bispo
3-Maria Pires, S.B.Alportel

4- Manuel Goncalves, S.Catº da Fonte do Bispo
5-Catarina Martins, S.Catº Fonte do Bispo
6-Manuel Afonso Pires, S.B.Alportel , casou ai em 24.9.1755, com
7- Barbara Martins, S.B.Alportel

12- Manuel Afonso Pires, S.B.Alportel, casou ai em 26.8.1720, com
13- Catarina de Sousa, S.B.Alportel
14- Manuel Afonso, S.B.Alportel, casou ai em 1.8.1718, com
15- Maria Viegas, S.B.Alportel

24- João Viegas, S.B.Alportel, casou ai em 28.5.1698, com
25- Constança Pires, S.B.Alportel
26- Manuel Domingos
27- Isabel Martins
28- Antonio Afonso
29- Maria Viegas
30- Manuel Viegas
31- Maria Viegas

48- Manuel viegas
49-Maria Viegas
50- Manuel Antonio
51- Beatriz Viegas

Cumprimentos
Antonio Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#270782 | caapal | 16 fev 2011 22:36 | Em resposta a: #269798

Caro António Canelas,

Muito lhe agradeço a informação prestada sobre Maria Barbara. Comecei à relativamente pouco tempo nestas andanças genealogicas e este era um ramo que estava por explorar, e provavelmente, demoraria algum tempo até seguir nesta via de investigação.

Entretanto, encontrei o seguinte registo na freg. do Azinhal, Castro Marim:

João, n.12/7/1758, Azinhal, filho de Afonso Vilão da Costa e Maria Pereira, neto parterno do Cap. Luis da Costa Vilão e de Joana Gonçalves, do Azinhal, e de Gregório Barriga e Maria Pereira, da Corte de Cima, Mértola

Temos pois, tal como suspeitava, Afonso Vilão da Costa, irmão de Isabel da Costa.

Também encontrei o registo de baptismo desta, que nasceu em 4/7/1709 .

Cumprimentos,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#271653 | cabecao1 | 02 mar 2011 16:20 | Em resposta a: #269798

Caro Carlos Palma

Estive na TT, e encontrei o assento de baptizmo de Francisco Martins, que casou com Maria Pires, pais de Maria Barbara, seus antepassados, não sei se ja tem estes dados, que lhe vou enviar.

1- FRANCISCO MARTINS, b. 19.10.1755, em Santa Catarina da Fonte do Bispo

2- MANUEL GONCALVES , não encontrei o seu assento, mas sim de uma irmã "nome Ines, b.25.6.1715, em S.C.Fonte Bispo
3- CATARINA MARTINS, da Boavista, b.11.11.1720 ( teve um irmão Manuel b.12.10.1717), em S.C.Fonte do Bispo

4- MARCOS GONCALVES
5- CATARINA VIEGAS, da Ribeira, (não encontrei este casamento.)

6- JOSÉ SOARES, de S.C.Fonte do Bispo ( Encontrei uma irmã de nome Catarina, B.26.2.1699, em S.C.Fonte Bispo)
7- ANA MARTINS, b. 21.10.1681, em S.C.Fonte Bispo, casaram em S.C.Fonte Bispo a 4.5.1716, sendo ela viuva de
Manuel Viegas Cavaco, com quem tinha casado a 6.5.1699, e do qual teve filhos.

12- MANUEL SOARES
13- JOANA MARTINS
14-RODRIGO ANNES TEIXEIRA
15- DOMINGAS DIAS

Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#274474 | caapal | 13 abr 2011 03:10 | Em resposta a: #271653

Caro Manuel Canelas,

Recolhi na TT um pouco mais de informação sobre o Baltazar Soeiro Vilão:

Ana e Catarina, n.1746, nos Vicentes, Pereiro,
filhas de João Manuel Teixeira e Maria Mestre,
netas paternas do Cap. João Manuel Teixeira e Maria S. José, da Corte das Sedas, Alcoutim,
netas maternas do Cap. Baltazar Soeiro Vilão e Catarina Mestra, dos Vicentes

Baltazar, n.1747
João, n.1745,
nascidos em Alcaria Cova, Pereiro,
filhos de Manuel Mestre Vilão e Ana Horta,
netos paternos de Cap. Baltazar Soeiro Vilão e Catarina Mestra, dos Vicentes
netos maternos de Manuel Martins e Ana Horta, da freg. S.Miguel do Serro, Mertola

Baltazar, n.1714
filho de Baltazar Soeiro Vilão e Catarina Mestra


Encontrei também um registo que pode indicar um outro casamento do Baltazar Soeiro Vilão:

Maria, n.1748, nos Vicentes, Pereiro,
filha de Manuel Dias Vilão e Maria Pereira
neta paterna do Cap. Baltazar Soeiro e Maria Dias, dos Vicentes,
neta materna de José Lourenço e Maria Pereira, freg. Alcaria Ruiva, Mertola

Espero em breve consultar os registos de casamento.

PS: Não recebi nenhuma notificação pelo que só agora ví o seu último post. Mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#277190 | caapal | 28 mai 2011 02:17 | Em resposta a: #269104

Caro Zé Maria,

Chamo-lhe a atenção para o post http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=275772 onde temos mais alguma informação sobre os Rodrigues Cavaco

um abraço,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#277191 | caapal | 28 mai 2011 02:58 | Em resposta a: #268876

Caro António Canelas,

Chamo-lhe a atenção para o post http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=275772 onde temos mais alguma informação sobre os Rodrigues Cavaco

um abraço,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#277259 | josemariaferreira | 29 mai 2011 11:59 | Em resposta a: #277191

Caros confrades


Tenho estes dados talvez possam ter algum interesse.

Em Vaqueiros, lugar da freguesia de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mertóla, também os havia de apelido Vilão Cavaco.

Assim:

Manuel Vilão Cavaco, viúvo cc. Maria Fernandes, solteira, a 20/2/1704


Baltazar Cavaco cc. Margarida Lourenço, do Monte de Manuel Gago, a 23/1/1695. Testemunhas Manuel Martins de S. Sebastião e Baltazar Cavaco, de Vaqueiro(s) desta freguesia de S. Miguel do Pinheiro.


Domingos Vilão, viúvo de Ana Guerreiro cc. Maria Martins, viúva de Manuel da Palma, a 20/7/1704.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachopo

#338184 | Vieiraposo | 16 nov 2013 16:26 | Em resposta a: #77601

Caro Custódio Adriano,

tenho um 6º avô, Francisco Rodrigues/Viegas Cavaco, natural de Salir, que casou a 2.10.1804 em S. Barnabé, com Maria Guerreira filha de José Guerreiro e de Maria Guerreira.

Este Francisco Rodrigues/Viegas Cavaco era filho de Francisco Rodrigues Cavaco (Sobreira Formosa, Salir) e de Maria Martins (Carvais, Salir). Neto paterno de Diogo Veigas Cavaco (S. Braz de Alportel) e de Domingas Gonçalves (Sobreira Formosa, Salir) e materno de Domingos Montes e de Catarina Lourenço (Carvais, Salir).

Tem alguma informação que me possa fazer recuar mais umas gerações?

Cumprimenta,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Família: Rodrigues Cavaco de São Brás e Cachop

#338186 | Vieiraposo | 16 nov 2013 16:34 | Em resposta a: #277190

Caros Confrades,

tenho um 6º avô, Francisco Rodrigues/Viegas Cavaco, natural de Salir, que casou a 2.10.1804 em S. Barnabé, com Maria Guerreira filha de José Guerreiro e de Maria Guerreira.

Este Francisco Rodrigues/Viegas Cavaco era filho de Francisco Rodrigues Cavaco (Sobreira Formosa, Salir) e de Maria Martins (Carvais, Salir). Neto paterno de Diogo Veigas Cavaco (S. Braz de Alportel) e de Domingas Gonçalves (Sobreira Formosa, Salir) e materno de Domingos Montes e de Catarina Lourenço (Carvais, Salir).

Existirá alguma informação que me possa fazer recuar mais umas gerações?

Cumprimenta,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 17:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen