Idades que se tornam dificeis de encontar?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77433 | TiagoGC | 16 nov 2004 23:05

Caros Confrades,

Pretendia saber como é que se faz uma prespectiva da idade que um ascendente nosso possa ter?

exemplo:na certidão do meu pai vem o nome do meu pai a sua data de nacimento, freguesia, concelho etc..., o dos meus avós, e o dos respectivos pais maternos e paternos (bisavós). Como é lógico a idade do meu pai eu sei, o dos meus avós já é difícil, eo dos meus bisavós muito mais ainda, percebe-se a dúvida!

Será que tenho de em certos casos ir à sorte? Isto é, uma geração em geral leva 30 anos de diferença da anterior, o que quer dizer que se retirar dez anos ao meu pai dá a idade aproximada do meu avô/avó! E assim por diante...

Ou existe uma forma mais formal de o saber, ou até mais prática?

obrigado
Tiago Guedes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77441 | recio | 17 nov 2004 01:07 | Em resposta a: #77433

Tiago lê com atençãoa certidão de teu pai.
eu faço assim é o mais simples de fazer.
Na certidão deve dizer:Fulano nascido a ...... filho de.....de (23) anos e de..... de (21)Anos Naturais da freguesia de....recebidos ou(Casados ou Filho legitimo) em.... neto paterno de....e de.... neto naterno de.... e de.....
se o teu pai nasceu em 1930-23 anos=1907e tua mãe1930-21=1909
depois vais pesquizar o nascimento deles sempre Ex:teu pai 1906,1907,1908 é sempre o ano da subtração um ano para trás e outro para a frente para a tua mãe fazes da mesma maneira. quando encontrares vais procurar o casamento dos pais deles que será Ex:se ele nasceu em 1908 vais procurar os casamentos de 1907,1906,1905 sempre para tras,quando encontrares a datade casamento subtrais 18 anos á esposa e 20 anos ao marido elas casavam mais cedo e o processo repetece sempre igual.Tambem podes pedir ajuda ás funcionarias do arquivo elas estão sempre dispostas a ajudar
eu cá estarei tambem para alguma duvida
ana recio

Resposta

Link directo:

RE: Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77442 | recio | 17 nov 2004 01:15 | Em resposta a: #77433

Tiago não tires certidões mas sim Fotocopias ñão certificadas só custam 0,50€ Artº 18,nº 7.5 decreto lei 194/2003 este decreto tambem serve para as conservatorias e se precisares do original na fotocopia tens o nº do registo
espero que tenhas compreendido a mensagem
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77444 | jvaldeira | 17 nov 2004 01:36 | Em resposta a: #77433

Caro Tiago da Costa,

Não é boa ideia procurar de baptismo em baptismo porque embora a geração média tenha 25-30 anos, existem muitas excepções e por isso o período de busca pode ser muito grande (as mulheres têm filhos dos 14 até quase aos 50 e os homens chegam a passar os 70).
Normalmente o mais eficiente é, sabendo a data de nascimento de um indivíduo, procurar de seguida o casamento dos pais dessa data para trás (ignore os 9 meses da praxe!).
Em baptismos recentes (incluindo sec. XIX) é frequente vir mencionado que o indivíduo é o primeiro ou segundo... ou sétimo da ordem. Isto é o primeiro ou segundo ... filho desse casal, o que ajuda a ter uma ideia sobre quantos anos antes os pais se terão casado e foca mais a pesquisa do casamento num período mais curto.

O registo de casamento pode mencionar a idade dos nubentes, o que permite seguir de imediato para o seu baptismo. Se não mencionar e se nenhum dos nubentes for viúvo o mais provável é terem nascido 20 a 25 anos antes. Se assim não for terá de ir alargando o intervalo de pesquisa. Em média o noivo é mais velho que a noiva (os homens casavam mais velhos e também mais vezes) mas é apenas uma tendência geral e não uma regra.

... E assim sucessivamente...

Outro dado que pode ser útil é o óbito. Normalmente os registos de baptismo e casamento dizem sempre se os pais e avós do(s) indivíduo(s) em causa ainda são vivos ou já morreram (no último caso dirá explícitamente "defuntos", logo se nada disser estão vivos nessa data). Com alguns cálculos poderá conseguir estimar a data do óbito e no registo de óbito poderá ter a idade do indíviduo (mas que nunca é muito fiável!).

Boa sorte!
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77487 | TiagoGC | 17 nov 2004 16:43 | Em resposta a: #77442

Cara Ana,

É sempre complexo encontrar esses dados porque o meu avô avô Materno nasceu a 1937, e a minha bisavó materna ainda é viva. A dificuldade está em saber qual o do meu bisavô? e o mesmo acontece para os bisavós paternos(sendo que ambos já faleceram percebe!).

Por outro lado deparei-me agora com um problema ainda mais complexo que é o de a minha avó paterna ter nascido em Esposende, o meu avô paterno em Vila Nova de Famalicão, e a minha avó materna em à-dos-cunhados/Tores Vedras. Como é que eu vou aceder às cópias das certidões?

Deparei-me também como o problema de pedir cópias de certidões não certificadas para filhos ilegítimos? qual a melhor maneira.

obrigado,
Tiago Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77507 | recio | 17 nov 2004 22:39 | Em resposta a: #77487

Tiago não te preocupes com os teus visavos vais chegar lá, primeiro trata do teus avos e tens a data e freguesia manda-me os dados eu ajudo-te,depois ainda tens a tua visavó viva faz-lhe perguntas podes sempre chegar a algumas datas .
eu estou em Setubal e tu? se for perto podemos ir os dois ao arquivo eu posso mandar vir para ti mas fica Já sabendo que não cobro nada, gosto de Ajudar
fico aguardando . Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Idades que se tornam dificeis de encontar?

#77514 | melisa | 17 nov 2004 23:40 | Em resposta a: #77507

bisavós, por favor!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 01:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen