Várias dúvidas por dissipar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Várias dúvidas por dissipar

#77500 | TiagoGC | 17 nov 2004 21:51

Caros Confrades,

É sempre complexo encontrar esses dados porque o meu avô avô Materno nasceu a 1937, e a minha bisavó materna ainda é viva. A dificuldade está em saber qual o do meu bisavô? e o mesmo acontece para os bisavós paternos(sendo que ambos já faleceram percebe!).

Por outro lado, deparei-me agora com um problema ainda mais complexo que é o de a minha avó paterna ter nascido em Esposende, o meu avô paterno em Vila Nova de Famalicão, e a minha avó materna em à-dos-cunhados/Tores Vedras. Como é que eu vou aceder às cópias das certidões?

Deparei-me também como o problema de pedir cópias de certidões não certificadas para filhos ilegítimos? qual a melhor maneira.

obrigado,
Tiago Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Várias dúvidas por dissipar

#77504 | Maria Barreiro | 17 nov 2004 22:25 | Em resposta a: #77500

Tiago

Vamos por partes.
Se sabe quantos anos têm os seus avós, sabe o ano em que nasceram. A partir daí, vai à conservatória e pede as cópias dos seus registos de nascimento. Nestes registos tem o nome dos seus bisavós e trisavós e as freguesias de onde são naturais.

Depois disto, começa a procurar o registo de casamento dos seus bisavós a partir de nove meses antes dos seus avós terem nascido. Normalmente, casavam na freguesia da noiva, por isso, vá procurar o dito registo na conservatória a que pertence a freguesia de onde era natural a sua bisavó. Se acha que os seus bisavós casaram antes de 1900, o melhor é procurar o registo no Arquivo Distrital.

Se a sua avó é de Esposende, tem que ir à conservatória de Esposende. Se o seu avô é de Famalicão tem que ir à conservatória de Famalicão. Se souber onde casaram e data, também pode pedir a certidão de casamento.

Se ainda tiver dúvidas contacte-me por e-mail... é mais fácil mariabarreiroarrobasapopontopt

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Várias dúvidas por dissipar

#77541 | JCC | 18 nov 2004 12:31 | Em resposta a: #77500

Caro Tiago Guedes

Só para complementar a explêndida ajuda da nossa confrade sugiro que consulte o portal do cidadão e veja como pode pedir as certidões pela internet.

Cumpriemtos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Várias dúvidas por dissipar

#77581 | Maria Barreiro | 18 nov 2004 21:20 | Em resposta a: #77500

Caro Tiago

Quanto ao último ponto, os filhos ilegítmos: a única forma de obter o registo é mesmo pedindo uma cópia certificada ou certidão narrativa (que custa 15€). No entanto, poderá consultar o registo e anotar todos os dados que quiser, ou mesmo transcrevê-la na íntegra, evitando assim o gasto. Obviamente terá que se deslocar ao arquivo.

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen