ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#77520 | melisa | 18 nov 2004 03:42

Caro JValdeira

Encontrei em Portimão um casamento a 25/5/1730 de um Pedro Correia Tavares natural de Marmelete, filho do Capitão FRANCISCO VICENTE DIAS e de Maria Tavares (já defunta), ambos de Marmelete.(casa com Josefa Maria da Encarnação, fª de Luís Alvares Boto e Maria de Figueiredo).

Ora, como já sabemos, o avô do Tenente Manuel Dias da Costa , Manuel Rodrigues da Costa é natural de Marmelete e casa possivelmente em Alvor, (naturalidade de sua mulher Margarida da Conceição) antes de 4.7.1727, data do nascimento do seu filho Luís Dias.

Como não existem para essa data registos de casamento em Alvor ....

A data de casamento não seria muito distante de 1727, (entre 1723 e 1727 não encontrei nenhum filho, e depois disso temos:

-Maria que nasce em 26/3/1729 (s.m.n.)

-Isabel (n.13/3/1731)

-Vicente Dias (n. 20/10/1735) que casa com Inácia Teresa (filha dos seus Manuel de Gouveia e de Teresa dos Santos neta paterna de Bartolomeu Dias Luís e Francisca de Gouveia e materna de Bartolomeu Dias e Brites dos Santos).

-Mariana (n. 23/7/1739).

Pelas datas, Pedro Correia Tavares poderia ser irmão do nosso Manuel Rodrigues da Costa.
Por outro lado explicaria o apelido Dias do Luís e a sucessão de Vicentes conhecidos na família.

Talvez pesquisando baptismos nos paroquiais de Marmelete se possa encontrar os filhos do casal Capitão Francisco Vicente Dias e Maria Tavares.

!Que acha desta pista?
Os meus cumprimentos

M.Elisa
P.S. Encontrei finalmente outros antepassados comuns: Brás de Sousa e Margarida Gonçalves de que darei notícias noutra altura, pois hoje já é muito tarde. ;-)

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#77579 | jvaldeira | 18 nov 2004 20:53 | Em resposta a: #77520

Cara Elisa,

Já há algum tempo que não pego nos Dias da Costa mas penso que é uma possibilidade embora mais rebuscada do que a do casamento de Marmelete; sobretudo com o dado que envia, novo para mim, desta filha Isabel:

Sabemos que os pais de Luis Dias eram Manuel Rodrigues da Costa, de Marmelete
e Margarida do Afonso de Alvor.

O casamento de 1718-11-08 em Marmelete foi entre:
-Manuel Rodrigues, filho de António Rodrigues de Monchique e Maria (Pereira?).
-Margarida Rodrigues filha de Manuel Afonso e Isabel Rodrigues.

Repare que a "divergência" de apelido de Margarida é perfeitamente natural. E as duas filhas mais velhas do casal têm o nome próprio das avós. A data de 1718 parece um pouco cedo para filhos nascidos em Alvor a partir de 1727... mas não nos esqueçamos que o casamento foi em Marmelete, onde podem ter morado inicialmente e ter tido outros filhos entre 1718 e 1727 (se tivessem um António e um Manuel, nomes dos avós, aumentava a probabilidade).

O facto de o casamento não ser em Alvor terra da noiva não me escandaliza (a Margarida até poderia ter nascido em Alvor e morar em Marmelete à época).

Nada disto impede que esse Cap. Francisco Vicente Dias seja familiar próximo mas é como diz, a resposta deve estar em Marmelete. Confesso que não estudei essa freguesia com muito detalhe e é bem possível que existam mais dados.

Conte lá o que descobriu sobre o Brás de Sousa! Pesquisou Pera?

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#77589 | melisa | 19 nov 2004 00:42 | Em resposta a: #77579

Caro JValdeira

Não vejo porque considera rebuscada a hipótese de Manuel Rodrigues da Costa ser filho do Capitão Francisco Vicente Dias.

Na verdade este é natural de Marmelete e o filho Pedro também veio casar a Portimão.
Quanto a ter ido casar a Monchique, não creio.

Relativamente á mulher de Luís Dias tenho-a encontrado sempre como Margarida da Conceição (nos baptizados dos filhos e netos), o que não quer dizer que também não fosse chamada de Margarida do Afonso.

Tenho aliás como candidatos a pais de Margarida, o casal Afonso Vaz cc Maria Dias , pais de Pedro Dias casado em 2ªa núpcias com Isabel Xavier, (de que descendo por outro ramo) e irmã de Mariana Josefa), mas isso terá de ser provado, e não passa de uma mera conjectura. O que sabemos é que ela é natural de Alvor.

Descobri recentemente que o Luís Dias e Mariana Josefa (2º casamento) são meus duplos avós, pois além de serem pais do tenente Manuel Dias da Costa e do capitão Vicente Dias da Costa, o foram de Isabel Inácia casada com o Alferes Remualdo José Guerreiro.

Relativamente a Braz de Sousa, vou abrir um novo tópico por nada ter a ver com os Dias da Costa.
Os meus cumprimentos
Maria Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#80896 | melisa | 05 jan 2005 01:12 | Em resposta a: #77520

Caro JValdeira
A hipótese de Manuel Rodrigues da Costa ser filho do Capitão Francisco Vicente Dias e de sua mulher Maria Tavares Correa caiu por terra. Na realidade encontrei o baptizado de um filho deste casal de nome Manuel em Marmelete a 18/4/1712.
Este seria algo tardio para ser pai a 4/7/1727 e não vejo que possa haver outro filho Manuel.
Estive também a ver o casamento de 8/11/1717( foi a data que me pareceu) e aí diz que os pais do nubente são moradores em Monchique, e a noiva é de Marmelete. Oque viria a contrariar a informação que sempre temos nos baptizados dos filhos em que ele aparce como de Marmelete e ela de Alvor.

Pesquisei todos os Manuéis nascidos em Marmelete após 1690 e não me apareceu nenhum filho do casal António Rodrigues e Maria .....(?).
Encontrei ainda um Manuel Rodrigues (barbeiro) cc Margarida da Costa que foram pais em 6/1/1719 de Maria . Não encontrei depois mais filhos deste casal. Será o casal que casa em 1717 ou 18. Se for 1717 poderá ser o mesmo embora a mulher apareça com outro apelido. Teriam saído posteriormente da terra??

Tirei apontamento dos outros Manuel, mas na realidade as hipóteses são muitas .
Parece que Manuel era um nome muito corrente e Manuel filho Vicentes há vários e de Rodrigues também. Só um estudo profundo do que aconteceu a estes Manuel poderá levar a alguma conclusão.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83292 | jvaldeira | 02 fev 2005 00:36 | Em resposta a: #80896

Cara Elisa,

Lá voltei a pesquisar Marmelete e penso que se abrem novas e interessantes hipóteses:

Existe ume António Rodrigues da Costa c.c. Catarina Jorge com filhos baptizados em Marmelete: Catarina 1728, Manuel 1721, Pedro 1719. Apesar de existirem muitos Rodrigues e alguns Costas, este é o único Rodrigues da Costa que encontrei nesta época e poderia muito bem ser irmão de Manuel Rodrigues da Costa.
A hipótese ganha força se levarmos em conta que os padrinhos do filho Manuel são Manuel Rodrigues e sua mulher Margarida Jorge da Quinta de S.António dos Casais de Monchique.
Estes podem bem ser os que procuramos, sobretudo se forem irmãos (o Manuel e António e eventualmente a Margarida e a Catarina). O Manuel Rodrigues não tem Costa o que pode ser simples omissão...
Sabemos que Manuel é de Monchique e Margarida de Alvor e que viveram em Alvor mas continuo a admitir que tenham antes morado noutro sítio. Talvez em Monchique...
Ainda que o Manuel não seja este penso que na família do António Rodrigues da Costa podemos encontrar alguma pista mais; além do já mencionado este ARC (que morava nos Gralhos e que nem sempre era mencionado como Costa) tem um filho que usou o nome Manuel Rodrigues da Costa (deverá ser o Manuel nascido em 1721) que casou com uma Isabel Luís e morou no Tojeiro em Marmelete onde batizam numerosos filhos entre 1746 e 1752.
Nada disto fecha a porta de o casamento de 1718 (MRC e MA) ser o que procuramos. Aliás se encontrarmos o casamento do ARC+CJ podemos esclarecer tudo, em alternativa temos a pesquisa em Monchique do Manuel Rodrigues e da Margarida Jorge.
Outras possibilidades em Marmelete são:
-Manuel Rodrigues e Margarida da Conceição, do Moinho de Cima com filho Francisco n. em 1743. Este Francisco pode ser irmão de Luis Dias da Costa, sobretudo porque houve também:
-(Manuel?) Dias da Costa e Mariana Rosa do Moinho de Cima com filho Inácio n. 1749. Já viu que podia ser filho dos anteriores (pela morada) e irmão do Luis Dias da Costa? (um casal ter filhos e netos praticamente à mesma altura não me surpreende nada!)
-Manuel Rodrigues e Margarida Luís, do Arroio com filho Joaquim em 1750

Sabemos que os Dias da Costa tinham cargos de oficial de ordenança, o que normalmente significava que eram proprietários rurais, não forçosamente grandes proprietários. Sabemos que MRC foi viver para Alvor terra da mulher Margarida mas que as suas raízes estavam em Marmelete, pode por isso ter lá herdado terras e regressado entre 1739 (nascimento de Mariana em Alvor) e 1743 (nascimento do Francisco que mencionada a cima, em Marmelete).

E é ainda possível que algumas destas pessoas sejam as mesmas em casamentos diferentes! Sei que parece um jogo Mastermind mas acho que vale a pena deixar-lhe os dados para o caso de continuar a pesquisar o ramo. Parece-me que vale a pena, uma vez que existem várias hipóteses sugestivas e pode ser que venhamos a conferir alguma com dados mais definitivos.

Também já tenho o casamento e pais do Manuel Afonso e Isabel Rodrigues, pais da Margarida que casa em 1718 com um Manuel Rodrigues mas para já ignoremos porque não sabemos se são relevantes.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83302 | melisa | 02 fev 2005 02:15 | Em resposta a: #83292

Caro Jorge Valdeira
Acho a sua hipótese do Manuel Rodrigues da Costa ser irmão de António Rodrigues da Costa muito interessante.
Até porque encontrei um Manuel nascido em 1697 (não tirei o dia) filho de Vicente Dias e de Isabel Fernandes, moradores nos GRALHOS-Marmelete.
Seria o nosso Manuel Rodrigues?
Ainda por cima tem os nomes chave VICENTE e DIAS.
Manuel Rodrigues da Costa foi pai em 1731 de uma Isabel.(seria Isabel como a avó?).

Mas também encontrei nos Gralhos outro Manuel nascido em 12/1/1698, que também poderá ser candidato ao nosso MRC, filho de António Rodrigues da Costa e de Isabel .....

Era interessante ver quem são os pais destes dois casais e eventualmente encontrar o casamento de ARC e Catarina Jorge.

A propósito o Capitão Francisco Vicente Dias e s/ mer Maria Tavares Correia hipotese que descartei anteriormente, também são meus antepassados pelo seu filho Pedro Correia Tavares, o Cap. FVD terá algo a ver com Vicente Dias pai do 1º Manuel de que falei?

Tantas dúvidas e eu tão longe das fontes!
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83604 | jvaldeira | 06 fev 2005 07:59 | Em resposta a: #83302

Cara M. Elisa,

Aqui vão mais uns progressos de Marmelete:

O Cap. Francisco Vicente Dias e Maria Tavares tiveram também Pedro 1708 Jacinta 1714 José 1710. Penso que este Pedro é o que menciona como seu antepassado. Mas não os vejo, para já, ligados ao nosso Manuel Rodrigues da Costa.

Os mais prováveis MRC, devido à exactidão dos apelidos, ao aparecimento do Vicente e/ou Dias e – parece-me – estrato social semelhante, são os familiares do António Rodrigues da Costa que já lhe mencionei e que agora tenho bem mais arrumados e complementados:

António Rodrigues da Costa, filho de Pedro Lourenço e Catarina Vicente (!) c.c. 1696 Isabel Vicente, filha de João Rodrigues e Inês Luis (consanguinidade 2º/º3, 3º/4º e outras!) de quem teve Pedro 1699 e Manuel 1698.
Este Manuel (que já mencionou!) parece um forte candidato a MRC até porque aparentemente não deixa rasto em Marmelete! Claro que pode ter morrido criança.

Depois de viúvo, em 1700, este ARC c.c. Catarina Furtada filha de Gregório Pais e Grácia Dias (!) da Quinta. S.António dos Casais – Monchique. Tiveram Domingos 1701, Pedro 1703, Madalena 1704 Maria 1710. Viveram nos Gralhos.
Esta Catarina poderá ou não ser a Catarina Jorge de quem ARC dos Gralhos (mesmo ARC?) teve:
Catarina 1728, Pedro 1724, Manuel 1721 (seria certamente Manuel Rodrigues da Costa que c.c. Isabel Luís e viveram no Tojeiro-Marmelete onde baptizam filhos entre 1746 e 1752).
(Existe ainda um António Rodrigues dos Gralhos c.c. Maria Francisca com filhos em 1711 José e 1713 Francisca. Poderia ser um casamento intermédio do ARC, tenho de ver).

Ainda sobre os Padrinhos do baptismo deste filho Manuel (Manuel Rodrigues e sua mulher Margarida Jorge da Quinta de S.António dos Casais de Monchique): penso que só podem ser os mesmos que casaram em 1702 em Marmelete:
-Manue Rodrigues filho de André A.Veludo (*) e Bárbara Lourenço (Marmelete)
-Margarida Jorge, viúva de António Simões de Monchique.
Também encontro um casal com os mesmos nomes que teve em Marmelete: Jerónimo 1716 (eram moradores nas Guinas?) e Margarida 1707 (moradores nas Tojeiras). Penso que este MRC é outro Candidato.
Num baptismo de 1720, encontro como padrinho um Manuel Rodrigues Veludo da Quinta de S.António de Monchique. Tudo muito sugestivo. A quinta parece ser central (até geograficamente).

E mais uma imensidão de Manuéis Rodrigues em Marmelete, incluindo um alfaiate e um carpinteiro. Um Manuel Rodrigues c.c. Beatriz Costa, dos Picos, com filhos 1695-1702, etc...

Quando voltar a ter oportunidade vou continuar a ver Marmelete (até devido ao Jaques) e talvez de seguida Monchique para seguir esta Margarida Jorge e perceber melhor a família da Quinta de S.António. Em qualquer dos casos para ter certezas necessitamos de mais alguns dados do período em que sabemos que Manuel Rodrigues da Costa viveu em Alvor, senão corremos o risco de pegar na ponta errada da meada!

Sabe se existe algum familiar do “nosso” Manuel Rodrigues da Costa que seja mencionado como testemunha nos baptismos ou casamentos dos seu filhos e netos em Alvor?

Manuel Rodrigues da Costa fez certamente alguma escritura em Alvor no período 1720-1740 (nascimento dos filhos). Conseguiria dar uma espreitadela aos respectivos notariais em Faro?

Cumprimentos,
J.Valdeira

(*) este André é tio da Catarina Pacheca, 2ª mulher do Tomé Sanches! Logo irmão ou de Amador Luís ou de Maria Pacheca.

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83728 | melisa | 08 fev 2005 21:07 | Em resposta a: #83604

Caro Jorge Valdeira

Agradeço-lhe os dados sobre o Meu Pedro Correia Tavares e irmãos.

Grandes progressos em Marmelete!

A Serra é extremamente complicada em termos geneológicos. Quer pelo elevado grau de consanguinidade, de que resulta uma múltipla repetição de nomes e apelidos, e que ainda hoje se faz sentir.

Ainda hoje para além do nome das pessoas normalmente como segunda fonte de identificação utiliza-se o lugar ou casal onde residem. Ora embora alertada para esta dificuldade dado ter trabalhado alguns anos em Monchique, ainda há não
muito tempo e por ter saltado um casamento, segui uma pista errada. (Havia três casais com os mesmos nomes a terem filhos no mesmo período só diferenciados pelo lugar de habitação.). Talvez por essa dificuldade os padres normalmente não mudavam muito o nome da pessoa.


António Rodrigues da Costa que casa I (1696) e II (1700) não deverá ser o mesmo que o que tem filhos a partir 1721 com Catarina Jorge.

De qualquer modo acho que estará nos Gralhos a chave do nosso ARC.
Sobre a quinta de Santo António dos Casais o que lhe posso adiantar é que:

Gregório Pais cc Grácia Dias foram pais de :

1. Conforme indica Catarina Furtada cc (1700) António Rodrigues da Costa vvº de Isabel Vicente.
1.Simão Pacheco cc (2/10/1703) c Joana Rodrigues ( fª de Sebastião Lopes cc Mª Esteves) c.g.

Por acaso encontrou alguma coisa do outro casal Vicente Dias cc Isabel Fernandes, moradores nos Gralhos de que lhe falei na minha mensagem anterior?

Agora relativamente aos descendentes de MRC em Alvor, os padrinhos de Luís Dias são Francisco Fagundes cc Andreza de Jesus que tenho perfeitamente identificados em Alvor, e que embora sem provas julgo serem familiares da Margarida da Conceição.

Já o padrinho da Isabel nascida em 13/3/1731 o Padrinho é ... ANTÓNIO RODRIGUES (nos meus apontamentos não refere a sua naturalidade).
Dos outros nada tenho.

Assim que eu puder vou a Faro consultar os notários a ver se encontro algo relacionado com o n/MRC. (Vou mesmo prolongar o período de pesquisa pois não me parece que tenha voltado à Serra).

Os meus cumprimentos
M.Elisa



Nota: Também há Veludos em Alvor ligados aos Fernandes que por sua vez se ligam aos Fagundes.

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83789 | alcal | 09 fev 2005 15:53 | Em resposta a: #83728

Caros Maria Elisa e Jorge Valdeira,

Após alguma ausência deste Fórum foi com satisfação que reparei que as vossas investigações abrangem áreas /famílias onde estou “encalhado” no conhecimento das minhas linhas de ascendência. Apontaria como áreas: Alvor, Mexilhoeira Grande, Monchique e como famílias: Barroso, Costa, Pacheco, Salgado, Veludo, Viana, Furtado(?).

Ao rever elementos, eventualmente também do vosso conhecimento, colhidos nos RP da TT, pareceu-me que podem, agora, ter interesse para se avançar um pouco mais no conhecimento das relações familiares, nesta região do Algarve, na 2ªmetade do séc.XVII.

Assim escolhi para vossa apreciação estes dois:

1.Costa, Salgado, Veludo, Viana
-Casamento, 19set1724, Ig. da Mexilhoeira Grande, do (Alferes) Manuel de Sousa Costa, filho de Lourenço Salgado e Isabel de Sousa, morador na Vila de Alvor, com Eugénia da Silva(*16set1701), filha de Inácio Vicente Veludo* e de Maria Viana da (?) moradores nesse dito lugar. Testemunhas, Alferes João (?) Veludo e André Afonso Veludo moradores neste lugar da Mexilhoeira Grande

2. Pacheco, Furtado (?)
-Baptismo , 16 jan1667, Ig. de Monchique, Isabel, filha de Gregório Pais e Grácia Dias. Padrinhos, Domingos Dias Furtado e Bárbara Pacheca, mulher de Luís Jorge
( esta Isabel tem, pelo menos, mais 2 irmãos : Simão Pacheco, na BD/Genea, e Catarina Furtada, referida por J.Valdeira. Ligando os apelidos dos padrinhos de Isabel, possivelmente tios, com os tomados por estes seus irmãos, poderemos concluir, que tem Pacheco e Furtado nos seus ascendentes ?)

Com os meus cumprimentos,
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83839 | melisa | 09 fev 2005 22:38 | Em resposta a: #83789

Caro Alexandre Calado

Confesso que tenho tido alguma curiosidade sobre Eugénia da Silva, pelo que tenho de passagem tirado alguns apontamentos, embora muito incompletos e que certamente serão já do seu conhecimento.
Assim ao que parece o casal Alferes Manuel de Sousa Costa e Eugénia da Silva após o casamento foram moradores em Alvor (Montes de Alvor?) onde baptizaram os seguintes filhos:

1-Luisa (1727)
1-Fernando José (1729) que segue
1-Felícia (1731 ou 1732)
1-e provavelmente Rosa Angélica

Fernando José cc Rosa Maria ( fª Francisco Fagundes e Andreza de Jesus ) foram pais de :

2- Maria Rosa da Silva casa em Alvor 5/2/1776 com Manuel da Silva, fª de Domingos Dias cc Maria da Silva (meus 6ºs avós)
2-Eugénia da Silva cc José Fernandes dos Reis , de Alvor ( fº de João dos Reis cc Maria Josefa)
Estes foram pais de :

3-Rosa Josefa que casa em Alvor a 11/6/1799 com Manuel da Costa ( fª de Manuel da Costa e de Maria Inês Joaquina , neta paterna de Sebastião da Costa cc Inês Maria e neta materna de Pedro Pereira cc Maria Inês

3-José dos Reis Fernandes que casa (I) c/ Francisca Rosa e casa (II) em 28/5/1799 com Caetana Rosa, filha de António Moreira Xavier cc Mariana Josefa (de Portimão) e neta paterna de Manuel de Gouveia cc Jerónima Antónia de Jesus (meus 6ºs avós).

Entretanto e contemporânea da sua Eugénia da Silva encontrei outra Eugénia da Silva casada com Domingos Vicente e que foram pais de:

-Manuel Vicente que casa em Alvor em 13/12/1768 com Maria Jacinta ( fª de Manuel Vicente cc Isabel da Costa)
-E de António que nasce em Alvor 1731.

Quando tirei o apontamento destes baptizados tirei apenas o ano, mas pelo nascimento deste António, julgo que será outra que não a sua Eugénia da Silva noutro casamento. Serão de família?

Encontrei também outra Eugénia da Silva duas gerações depois, a casar na Mexilhoeira Grande (25/4/1775) filha de João Baptista Lobo e Maria Esperança que casa com Thomé Luís ( na margem Fagundes) fº de António Luís e Brites Duarte ( estes dos Montes de Alvor) sabe algo desta gente?

Cumprimentos
M. Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83865 | alcal | 10 fev 2005 12:04 | Em resposta a: #83839

Cara Maria Elisa,

Agradeço a sua mensagem bem reveladora dos seus conhecimentos sobre as famílias de Alvor. Efectivamente do casal Alferes Manuel de Sousa Costa/Eugénia da Silva só conhecia a descendência da sua filha Luísa Madalena.

Continuo interessado nos ascendentes deste casal, em particular na origem dos ramos: Costa, Salgado, Veludo, Viana. Sei que não é fácil, dados os limites do horizonte temporal impostos pelos RP. Aí só o recurso a outras fontes: testamentos, processos S.O, tabeliões, etc. – para isso falta-me o engenho e a arte…

Com os meus cumprimentos
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83928 | melisa | 11 fev 2005 00:56 | Em resposta a: #83865

Caro Alexandre Callado
Alvor é na realidade um bico de obra por falta de paroquiais. Por agora tenho muito desorganizados os meus apontamentos, pelo que estou tentando reorganizá-los.
Sempre que posso procuro recurrer aos testamentos, escrituras, registos de pagamento de sisas etc, mas com isso ainda pouco consegui recuar pelo menos em termos de ligações familiares.
A sua Luisa Madalena será a nascida em 1727?
Quanto aos Veludo que também tenho, espero vir a conseguir mais dados pela Mexilhoeira Grande e Monchique.
Também tenho Costas, mas julgo que diferetes dos seus 1 ramo refere-se a Estevão da Costa ( de Portimão) que vai entroncar em Fernandes e Gonçalves de Portimão e S.Bartolomeu de Messines.
E os Dias da Costa, de que este tópico pretende tratar, cujo elemento conhecido mais recuado é Manuel Rodrigues da Costa ( de Marmelete).
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#83929 | melisa | 11 fev 2005 00:57 | Em resposta a: #83928

Corrijo: recorrer , diferentes

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#84088 | rmfrp | 12 fev 2005 14:54 | Em resposta a: #83865

Caro Alexandre Callado:

Também eu tenho conhecimento de uma Eugénia da Silva na mesma zona, pelo que aqui deixo a respectiva informação.

O Capitão Belchior Velez de Morais Bettencourt (n. Portimão 1703) casou em Portimão a 22.09.1763 com Eugénia da Silva, de 41 anos (nascida portanto cerca de 1722), natural dos Casais, freguesia de Monchique, filha de Manuel Fernandes e de Maria Andreza.

Este casamento realizou-se secretamente em casa do noivo, a pedido deste, por temer que o casamento com Eugénia, que já vivia em sua casa há alguns anos a título de criada, fosse mal recebido pelos parentes de quem ele estava dependente por ser muito pobre. :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#84235 | alcal | 14 fev 2005 01:09 | Em resposta a: #84088

Caro Rui Pereira,

Agradeço a sua mensagem, bem reveladora da sua disponibilidade para ajudar os pesquisadores nesta complicada floresta algarvia Neste caso julgo tratar-se de pessoas que, apesar de partilharem o mesmo nome, mais nada têm em comum.

A minha Eugénia da Silva, para além de constar da BD, está bem documentada: baptismo, casamento com o Alferes Manuel de Sousa Costa, filhos e netos. O que me interessava conhecer era os ascendentes do pai Inácio Vicente Veludo e da mãe Maria Viana, moradores e naturais? da Mexilhoeira Grande. Será que aqui o Rui poderá dar um apreciado contributo ?

Um abraço,

Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#84405 | rmfrp | 15 fev 2005 23:28 | Em resposta a: #84235

Caro Alexandre Callado:

Lamento não ter, pelo menos por agora, mais informação quanto a este assunto.

Uma vez que se trata de um ramo da Mexilhoeira Grande, onde existe um infeliz hiato nos registos de casamento, aproveito para chamar a atenção (creio ser a primeira vez que o faço neste Fórum) para o facto livro dito "de baptismos" da Mexilhoeira Grande para o período de 1654 a 1673 ser na realidade um livro misto e incluir registos de casamento. Continua a existir um hiato, mas não tão grande como seria se estes registos não existissem.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#85646 | melisa | 05 mar 2005 23:43 | Em resposta a: #83604

Caro Jorge Valdeira

Estive dois dias no Arquivo Distrital de Faro a ver escrituras e até onde vi, não encontrei o Manuel Rodrigues da Costa a intervir em nenhuma escritura, como comprador, vendedor ou até como testemunha.

Curioso é que á data, não havendo tabelião em Monchique , a maioria das escrituras eram feitas em Portimão como pude verificar.

Teria morrido logo após o nascimento do último filho?

Por outro lado e dado o seu filho Luís Dias ser um abastado proprietário como se pode verificar pelo pagamento de décima de 1770 e 1774 (Arq. Municipal de Portimão), como teria vindo à sua posse o património? herança da mãe Margarida? Legítima de sua mulher?

Relativamente aos padrinhos dos filhos, não tenho muito.

O padrinho do Luís é Francisco Fagundo cc Andreza de Jesus que julgo ser irmão da Margarida da Conceição sendo provavelmente ambos filhos de Pedro Dias Fagundo e de Maria Josefa.

Da Isabel (13/3/1731) o padrinho é António Rodrigues que julgo que não refere se é casado ou solteiro.(será familiar do MRC?)

Os Padrinhos de casamento de Manuel Dias da Costa são o Dr Lourenço José Teixeira de Carvalho (Juiz de Fora em Portimão) e o Padre João da Costa de Macedo (de Alvor)

No 2º casamento de Luís Dias os padrinhos são Padre Vitoriano Afonso Guerreiro (familiar do seu genro Remualdo José Guerreiro) e Padre João Luís RODRIGUES (de que nada sei).

De momento é tudo.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#85950 | jvaldeira | 10 mar 2005 23:36 | Em resposta a: #85646

Cara M.Elisa,

Enviei por mail um apanhado dos dados mais interessantes de Marmelete. Penso que há vários casais que podem estar ligados ou ser o MRC e a Margarida... a maioria já deixei aqui mas há alguns novos.
Tudo dados em bruto, sem extrapolações e apenas aqueles que me parecem ter alto grau de probabilidade... infelizmente são demasiados devido à proliferação de Rodrigues... talvez a si lhe salte algo à vista!
Também vi Monchique por ser próximo e sede de concelho mas sem que me aparecesse nada de evidente contudo confesso que foi um pouco à pressa por serem registos muito numerosos.
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#85954 | melisa | 11 mar 2005 00:14 | Em resposta a: #85950

Caro Jorge Valdeira

Muito obrigada pelos dados, vou ver com atenção e dir-lhe-ei depois o que me parece.

Entretanto no casamento do neto Silvério Dias ( filho da Filha Mariana Josefa),ocorrido em ?/5/1792, pouco depois do padre ter sido advertido por não colocar os nomes e locais de nascimento dos avós, indica claramente " Manuel Rodrigues da Costa,baptizado na freguesia de Marmelete e Margarida da Conceição, baptizada nesta freguesia de Alvor.

Também penso que os Dias virão à familia por via materna.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Veludo e Viana

#86638 | melisa | 21 mar 2005 22:33 | Em resposta a: #83865

Caro Alexandre Callado

Por acaso já procurou em Monchique o casamento de Inácio Vicente Veludo e Maria Viana?

É que embora a filha Eugénia da Silva tenha nascido na Mexilheira Grande, acontece que para além da Eugénia da Silva encontrada por Rui Pereira, encontrei em Portimão outra Eugénia da Silva também dos Casais.

Coincidência?

De qualquer modo "cheira-me " a Casais, onde também há Veludos.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#86707 | melisa | 23 mar 2005 00:28 | Em resposta a: #85950

Caro Jorge Valdeira

Analisei os dados que me mandou e que conjugados com a minha pesquisa sobre os Manuel nascidos em Marmelete, me tiraram qualquer dúvida de que o pai de Manuel Rodrigues da Costa seria António Rodrigues da Costa no seu primeiro casamento com Isabel Vicente.

Por sua vez ARC seria primo direito de João Rodrigues (daí o casamento daquele com consanguinidade do 2º e 3º grau). Seria assim interessante procurar o casamento de João Rodrigues com Inês Luís (talvez um destes fosse filho de uma Isabel e haveria certamente o apelido Vicente e também o nome Manuel).
Também verificar se este último casal não teria tido um filho de nome António que não seria mais do que o outro António Rodrigues da Costa que casa com Catarina Jorge, sendo assim irmão de Isabel Vicente.

Esta Catarina Jorge seria talvez de Monchique, onde talvez se tenha realizado o casamento.
Desconfio que o António Rodrigues cc Maria Francisca não seria senão o nosso ARC num 3º casamento.

Acho estranho que sendo Catarina Furtada mulher nova e tendo tido 4 filhos em 9 anos cesse de repente a “produção” pelo que poderia ter morrido possivelmente no parto da Maria. (interessante seria ver os óbitos da época).

Que Acha ?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#86708 | melisa | 23 mar 2005 00:49 | Em resposta a: #85950

Adenda
Reparei agora na mensagem de ontem de Luís Soveral Varella no tópico “Famílias de Odeáxere “ em que indica também como filha de Gregório Pais e Grácia Dias, Maria Pacheco cc ( 23/10/1696) com Manuel Rodrigues, filho de João Rodrigues e Inês Luís, e portanto irmão de Isabel Vicente.

Assim quer dizer que depois de viúvo António Rodrigues da Costa casou com uma cunhada do seu cunhado e primo.
Mais uma ligação entre estas duas famílias!
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#86770 | melisa | 23 mar 2005 20:46 | Em resposta a: #86708

Caro Jorge Valdeira

Gertrudes Joaquina mulher de Manuel Dias da Costa, tem ligações familiares com o André Afonso Veludo, que há algum tempo procurou na Mexilhoeira Grande e que poderá estar ligado aos Veludos de Monchique.
Assim:
Manuel Vicente Freire cc Maria Andrés (não sei a sua naturalidade) sendo pais de:

1-António Freire casa na Mexilhoeira Grande aos 3/6/1726, com Ana Gonçalves (Fernandes) viúva de Manuel Viana e filha de André Fernandes e de sua m.er Brites Dias.(que segue)

1-Sebastiana Andrés casa na Mexilhoeira Grande( 2/9/1732) com ANDRÉ AFONSO VELLUDO (3º cas)

António Freire cc Ana Gonçalves (Fernandes) foram pais de:

2-Maria Joaquina cc Luís Fernandes (fº de Domingos Fernandes e de Catarina Lourenço) que tiveram:

3-D.Maria do Carmo que casou em Alvor(7/2/1783) com o então 1º tenente António Pimentel do Vabo (já viúvo) e filho de Sarg-mor Manuel Bocarro Varela e de D.Luisa Madalena Pimentel do Vabo.

3-GERTRUDES JOAQUINA que casou em Alvor aos 30/6/1789 com o tenente Manuel Dias da Costa (fº de Luís Dias da Costa cc Mariana Josefa ).

3-Ana Joaquina cc Alvor(27/1/1795)com Bartolomeu Fernandes (fº de Manuel Nunes Moreira e de s/m.er Catarina Meirinha e neta pat de Domingos Dias cc Isabel Moreira e neta mat de Bartolomeu Fernandes Fagundo cc Catarina Meirinha)

3- João Luís cc (alvor,30/8/1796) Maria Francisca ( João Fernandes cc Francisca de Jesus

3-Isabel Maria cc (alvor29/1/1799) Filipe Ribeiro Nunes (irmão do anterior Bartolomeu Fernandes).

Verificamos assim que André Afonso Veludo é tio avô por afinidade de Gertrudes Joaquina.

Agora o que sei deste A A Veludo:

É filho de Luís Fernandes e de Maria Fernandes (dos quais não sei a naturalidade) e nasceu na Mexilhoeira Grande em 1/10/1697.

Casou a 17/10/1724 na Mexilheira Grande com Maria de S.José, filha de Domingos Afonso de moura cc Maria de S.José (de Lagoa).

Viúvo, casou 2ª vez com Catarina Canelas (viúva de Domingos Vicente) (Mexilhoeira Grande 21/8/1731).

Pouco depois casou 3º vez ( Mex.Grande. 2/9/1732) com Sebastiana Andrés acima referida.

Seria este André Afonso Veludo neto do André A Veludo da Quinta de Santo António –Casais? Algum colega conhece a sua ascendência?

Se assim for só vem reforçar a filiação de Manuel Rodrigues da Costa.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#90096 | melisa | 05 mai 2005 21:18 | Em resposta a: #86770

Caro Jorge Valdeira
Encontrei o assento de Baptismo de mais uma filha de Manuel Rodrigues da Costa.

Trata-se de Maria, nascida em 26/3/1729.

Foi baptizada pelo Padre Isidoro de Oliveira Jaques que veio de Portimão para oficiar, dado o prior da freguesia de Alvor, Padre João Baptista Lobo ter sido o padrinho.
A madrinha foi Maria Pacheca (solteira).

Esta Maria Pacheca poderia eventualmente ser a filha Maria nascida em 1710 de Manuel Rodrigues da Costa e sua 2ª m.er Catarina Furtada.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Salgado, Sousa, Veludo e Viana

#92314 | melisa | 01 jun 2005 03:46 | Em resposta a: #84235

Caro Alexandre Callado

Aqui vai o que tenho de novo sobre o Alferes Manuel de Sousa Costa e sua mulher Eugénia da Silva.

Lourenço Salgado (* Alvor) e sua mulher Isabel de Sousa , nascida e baptizada em TANGER conforme consta do assento de baptismo de sua neta Catarina ,fª de Francisco de Sousa (Alvor 20/8/1746), foram pais de:

1-Manuel de Sousa Costa (alferes) cc Eugénia da Silva (seus antepassados)

1-Francisco de Sousa cc Violante Maria (natural de Monchique) e filha de Diogo Pacheco * Monchique e s.mer Maria Rodrigues , provavelmente de Lagos) e MEUS antepassados.

1-Maria Teresa de Sousa cc Manuel Viana Veludo ( filho de Inácio Vicente Veludo e Maria Viana, sendo assim irmão de Eugénia da Silva).
Estes são pais de vários filhos a partir de 1731entre os quais:

2- Máximo José Veludo cc(Alvor 11/5/1784) Vitória Maria (fª de Inácio da Cruz cc Isabel da Rosa)

2-Maurícia Rosa cc (Alvor 30/8/1774) Francisco Pais de Sousa (fº do Capitão Manuel Luís Antão -de Portimão e Maria de Sousa *Alvor)

2-Eugénia, nascida a 3/12/1742. (Esta deve o nome a sua tia, entretanto falecida de parto imediatamente antes).

Assim a sua antepassada Eugénia da Silva falece no 13º parto do seu filho Manuel nascido a 1/12/1742 e baptizado a 9/12/1742, (onde consta como já falecida.), Por estas duas datas e também pelo nascimento de sua sobrinha Eugénia, julgo que terá falecido em 1ou 2 Dezembro.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#92337 | josécyr | 01 jun 2005 12:27 | Em resposta a: #85950

Caro amigo:
Creio que foi consigo, e noutro tópico, que falámos sobre os meus Dias da Costa. Mesmo que assim não tenha sido coloco aqui o seguinte pela coincidência dos apelidos em questão:

Brás Dias da Costa, casado com Joana Drago, referenciados como sendo de S. Bárbara de Nexe, são pais do:
Alferes António Dias da Costa casado 1.º, com Domingas Rica Coelho, filha de Manuel Rodrigues Coelho e de Catarina Nunes, todos de S. Brás do Alportel, nesta localidade a 19-05-1670. Testemunharam, João Neto, João Leiria e Jorge Mascarenhas de Figueiredo.
Casou 2.ª vez com Marta Fernandes, filha de Marcos Fernandes Cavaco e de Maria Gago, ambos referenciados como sendo de S. Brás do Alportel, nesta localidade a 13-09-1679. Testemunharam, João de Leiria, sacristão, e Pedro Afonso, da Fonte do Mouro.

Cumprimentos, J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Salgado, Sousa, Veludo e Viana

#92363 | alcal | 01 jun 2005 19:21 | Em resposta a: #92314

Cara Maria Elisa,

Obrigado por mais este seu valioso contributo para um melhor conhecimento dos meus ascendentes/ligações de Alvor. Como sempre fica-se com vontade de se ir mais além – e aqui o facto de a Maria Elisa também compartilhar as linhas Salgado (*Alvor) e Sousa(*Tanger) dão-me fundadas esperanças que, com as suas persistentes e cuidadas investigações, venha a aprofundar estes horizontes…

Parece-me interessante referir que o nosso heróico (e politicamente tão "incorrecto"…) parente José Joaquim de Sousa Reis, o Remexido, foi certamente buscar o apelido Sousa aos seus antepassados de Tânger.

Com os meus cumprimentos,

Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#92672 | jvaldeira | 06 jun 2005 00:52 | Em resposta a: #92337

Caro José Cabecinha,

Antes de mais peço-lhe imensa desculpa pelo atraso com que respondo (agora) ao seu mail. Já o tinha tentado contactar pela mesma via mas sem sucesso.

O Cap. Luís Dias da Costa e seus irmãos nasceram em Alvor entre 1720 e
1740. Sabemos apenas que eram filhos de Manuel Rodrigues da Costa, de
Marmelete, e de Margarida da Conceição (ou Afonso), de Alvor. Tudo o mais
são para já conjecturas...

Assim, os seus Dias da Costa - designadamente Brás Dias da Costa - podem
perfeitamente - em termos cronológicos - ser avós ou mesmo bisavós de
Luís Dias da Costa. Claro que também é apenas uma conjectura... mas pode ser
que ainda encontremos alguma prova concreta. A dificuldade reside essencialmente em não existirem paroquiais de Alvor a partir do sec. XVIII, por isso se por acaso vier a encontrar algo mais relativamente a Dias da Costa que possa ajudar, desde já agradeço.

Obrigado e cumprimentos,
J.Valdeira

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#92685 | josécyr | 06 jun 2005 08:29 | Em resposta a: #92672

Caro J. Valdeira,
Sem problemas pela demora e fica então combinado. Se encontrar algo mais mando-lhe. Vai ser dificil pois os paroquiais de S. Bárbara também terminam pela geração do Brás Dias da Costa.
Vamos ver e aparece algo mais nos descendentes dele sem serem os meus avós.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#96622 | melisa | 26 jul 2005 14:31 | Em resposta a: #92672

Finalmente!

Encontrei um registo de baptismo de uma neta de Manuel Rodrigues da Costa onde menciona a naturalidade do mesmo como Gralhos, o que aliado às anteriores averiguações determina sem sombra de dúvidas quem são os seus progenitores.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#96841 | melisa | 28 jul 2005 21:57 | Em resposta a: #92672

Caro Jorge Valdeira

Em complemento da minha mensagem de 26/7, o baptismo que menciona os Gralhos como local de nascimento de Manuel Rodrigues da Costa é o de sua neta Luisa nascida em Alvor a 13/1/1773 e cujo registo de baptismo se encontra na pag 126 do respectivo livro de assentos.

Nele consta Luisa como filha de Vicente Dias baptizado em Alvor e de sua legítima mulher Inácia Teresa (ambos do 1º matrimónio).

Neta paterna de MANUEL RODRIGUES DA COSTA natural dos GRALHOS e de Margarida da Conceição baptizada nesta freguesia de Alvor.

Neta materna de Manuel de Gouveia cc Teresa de Jesus.

Por este novo dado e depois da busca efectuada em Marmelete aos Manuéis aí nascidos e com hipótese temporal para ser pai de filhos nascidos a partir de 1727, resta-nos o filho Manuel (nascido em 1698) de António Rodrigues da Costa b. em 1659 e casado (I) em 1696 com Isabel Vicente e casado (II) com Catarina Furtada filha de Gregório Pais e Grácia Dias da Quinta de Sto António nos Casais.

Aliás era esta a hipótese que achavamos mais provável e que face a este novo dado julgo confirmada.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#98289 | jvaldeira | 22 ago 2005 01:19 | Em resposta a: #96841

Cara M.Elisa,

É uma boa notícia e concordo consigo, embora não seja ainda a prova conclusiva, simplesmente reforça bastante aquela que era a maior probabilidade...

Pelas notas que tenho, o casamento de António Rodrigues da Costa e Isabel Vicente tinha diversas consanguinidades 2º/3º, 3º/4º e "outros"; o que se percebe uma vez que ambos os noivos eram Vicente e Rodrigues (de seu apelido ou de um dos pais).

Pode ser que ajude a relançar a pesquisa... mas vou ter de esperar que a TT recomece a abrir ao Sábado, algures em Setembro.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#98305 | melisa | 22 ago 2005 14:48 | Em resposta a: #98289

Caro Jorge Valdeira

Como comprei os microfilmes de Alvor, tenho-os passado a pente fino.

Assim, relativamente a Luis Dias, que sabemos ser grande proprietário pelo pagamento de contribuições relativas a casas e fazendas, aparece também como navegante.
Depois de encontrar o baptismo de Luisa, encontrei outros que referem a naturalidade de António Rodrigues da Costa como Gralhos.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#98332 | jvaldeira | 22 ago 2005 22:34 | Em resposta a: #98305

Cara M.Elisa,

Navegante é novidade! Claro que em Alvor nunca será surpreendente... não tem por acaso mais dados sobre o assunto ou sobre as casas e fazendas de que ele pagava contribuição?

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#98467 | melisa | 25 ago 2005 01:03 | Em resposta a: #98332

Caro Jorge Vadeira

Tenho andado à procura dos apontamentos que tirei sobre os bens de Luis Dias, pois não os informatizei (apenas o total da décima e alguns bens) mas não encontro, mas como penso voltar ao Arq.Municipal depois lhe direi.

Por agora tenho:

- Uma fazenda no sítio das Noras ( que julgo ser o local onde a viúva do Alferes Manuel Dias da Costa fez o seu testamento). Não sei onde se localiza exatamente, mas julgo que será muito próximo de Alvor.

- Uma fazenda no Marachique , que hoje se encontra grande parte urbanizada e se situa a cerca de 1 e 2 Km de Alvor, no sentido de Portimão.

- Uma fazenda nos Pedragais. Situa-se perto dos Montes de Alvor e parte dela ainda pertenceu aos meus avós paternos, pelo que deduzo ter sido herdada pela sua filha Isabel Inácia cc o Alferes Remualdo José Guerreiro (trisavós do meu avô paterno).

Há ainda outras fazendas.

Foi proprietário de umas casas que faziam esquina na rua do Mourão( do lado direito) com a rua Abaixo e a que já fiz referência noutro tópico, e onde julgo ter habitado ( salvo erro era a casa que em Alvor pagava maior contribuição), e outras casas também na Rua do Mourão, mas do lado esquerdo.

Quando é chamado de navegante, penso que mais do que por propriamente navegar, mas por ser proprietário de barcos (daí encontrá-lo muitas vezes a apadrinhar filhos de pescadores).

Também já o vi nomeado (em Portimão) como negociante, no casamento de um seu neto. Seria que barcos seus fariam transporte de mercadorias de e para o Algarve?

Como curiosidade, a sua 2º mulher, Teresa de Jesus Nunes era bisneta do Capitão Afonso Annes Ruivo (do seu 1º casamento com Sebastiana dos Reis), sendo neta (do 1º casamento) de Ana Franca cc (I)Gregório Vicente , (II) Mateus Soares.

Ana Franca cc Mateus Soares são meus antepassados, bem como do Roberto Lopes.

Relativamente a seu pai, Manuel Rodrigues da Costa, tenho mais um baptismo de uma neta, Mariana (Alvor, * 17/3/1777) em que também diz ser natural dos Gralhos-Marmelete

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#98731 | jvaldeira | 28 ago 2005 03:42 | Em resposta a: #98467

Cara M.Elisa,

São dados realmente interessantes! Quanto ao facto de ser navegante também acredito que fosse mais por ser proprietário de barcos do que por navegar ele próprio (Alvor faz-me pensar mais em pesca que transporte).

Será interessante confirmar se a companhia de ordenanças a que ele pertencia era a dos homens do mar, o que espero poder ver quando sair o Livro das Ordenanças (que já encomendei).

Quanto às Noras, existe uma Quinta das Noras em Odiáxere, por cima da Meia-Praia, perto de Palmares. Apesar de ser outra freguesia, era bem perto usando a ligação por barca.

Já o local onde a viúva do Alferes Manuel Dias da Costa fez o seu testamento entendi-o como sendo as Hortas. Imagino que se refira ao Vale das Hortas, localizado entre o aérodromo e a Penina.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#98750 | melisa | 28 ago 2005 19:26 | Em resposta a: #98731

Caro Jorge Valdeira

Tem toda a razão relativamente ao local onde a viúva de Manuel Dias da Costa fez o testamento.

Agora relativamente às Noras, há um local nos subúrbios de Alvor que penso corresponder ao local onde se situava a propriedade de Luis Dias.

Embora no tempo do meu avõ materno, que tinha lá uma fazenda, fosse apenas chamado de horta, tinha numa área relativamente pequena 3 antigas noras.
Situa-se perto do sítio da Dourada por detrás da Quinta de S.Pedro.

Luis Dias pagava a contribuição desta propriedade em Alvor, pelo que pertenceria certamente à freguesia de Alvor.

Entretanto nunca encontrei Luís Dias como tendo qualquer posto nas ordenanças.

Quanto ao seu filho Vicente de Dias da Costa, que normalmente é referido apenas como capitão, já o vi mencionado como capitão de cavalos.

Alvor à data tinha Alfândega, e talvez sugestionada por ter encontrado recentemente Luís Dias a apadrinhar em 30/10/1779 um filho de um guarda dessa Alfândega, pensei que poderia também ter feito transporte de mercadorais.

Um caso curioso é seu irmão Vicente Dias ; nascido em 1735 e cc Inácia Teresa, filha de Manuel de Gouveia cc Teresa dos Santos , np de Bartolomeu Dias Luis cc Francisca de Gouveia e nm de Bartolomeu Dias cc Beatriz dos Santos ( que serão os seus), inicialmente era considerado navegante sendo a partir de 1777 considerado pescador.

Teria tido algum precalço na sua vida profissional? naufrágio ? maus negócios ?tendo descido na escala profissional?

Diga-me o que descobrir

Cumprimewntos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dias da Costa

#98758 | jvaldeira | 28 ago 2005 23:20 | Em resposta a: #98750

Cara M.Elisa,

Tem toda a razão quanto às Noras, se pagava contribuição em Alvor a propriedade não poderia estar em Odiáxere!

Tenho Luís Dias como capitão, já não recordo qual o registo em que é mencionado como tal… vou tentar ver.

Quanto às “pescas”: o irmão de Inácia, António Gouveia era pescador pelo que realmente existiam já algumas ligações familiares conhecidas ao mar. Estes seus dados vêm confirmá-lo…

Para mim isto cria um problema uma vez que por outro lado existia um André Dias, pescador nascido em 1743 filho de Manuel Dias Vicente e Isabel da Costa que cc (1767) Guiomar Varela e que era cativo em 1786 (certamente capturado no mar por piratas mouros). Em princípio este André não tem nada a ver com a família de Manuel Dias da Costa mas os pais têm os 2 apelidos e agora surge esta ligação dos Dias da Costa ao mar o que elimina uma barreira social.

Pergunto-me se não teremos algum erro nestes Dias da Costa. Por exemplo, sempre achei estranha a nota existente no segundo casamento de Luís Dias da Costa em 1791 (c/ Teresa Jesus Nunes, viúva do Alf. Fernando José Moreira). Diz-se neste registo que ambos os nubentes ambos eram quinquagenários por isso "não sabiam o nome dos avós”. Ora Luís Dias da Costa era bem mais que quinquagenário, uma vez que fora crismado em 1727… e teria por isso cerca de 70 anos.

Claro que as idades neste registos nunca são fiáveis mas poderemos ter haver algum problema com homónimos? São apelidos comuns...

Quanto ao possível declínio sócio-económico de Vicente Dias: penso que Alvor em geral decaiu muito no século XVIII, ao mesmo tempo que V.N. Portimão se desenvolvia. O terramoto não deverá ter ajudado nada e posteriormente a despromoção a simples lugar do termo de Portimão em 1773, terá dado a machadada final (perderam-se por exemplo cargos públicos municipais).

Não quer dizer que explique o caso concreto de Vicente Dias mas não espantaria que por exemplo ele tivesse perdido barcos, instalações e apetrechos com a vaga que assolou Alvor quando do terramoto. Certamente que a gente do mar foi a mais afectada em termos materiais.

Nunca consultei especificamente os óbitos do período pós-terramoto mas pode ser também interessante verificar quais as famílias mais afectadas em termos de perdas humanas.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Dias da Costa

#98773 | melisa | 29 ago 2005 03:07 | Em resposta a: #98758

Caro Jorge Valdeira

Infelizmente não há registos de óbitos para 1755.

Relativamente a Manuel Dias Vicente, é filho de André Dias (pescador) CC Isabel da Cruz

A haver ligações entre estas famílias seria por Margarida da Conceição, de quem não conhecemos os pais, noto no entanto que nos descendentes de André Dias cc Isabel da Cruz (até aos bisnetos nascidos até 1780), não há qualquer Margarida pelo que descarto essa possibilidade,tendo como possível candidato outro.

Aliás cada vez me convenço mais que o apelido Dias do Luís viria por via materna.

Para André Dias ( pescador) cc Isabel da Cruz tenho os seguintes filhos documentados:


2- MANUEL DIAS VICENTE cc Isabel da Costa ( de Alvor) , filha de José da Costa (barqueiro)* Mexilhoeira Grande cc Maria Gonçalves (*Alvor)
Tem filhos entre 1739 e 49. Penso que após esta última data poderia ter vivido fora de Alvor pois há dois filhos documentados dequem não encontro os seus baptismos.

2- JOANA MARIA (solteira e maior em 1735 quando amadrinha) c ( finais de 1740) com Francisco Soares de Oliveira filho natural do Capitão Mor Vasco de Gouveia de Sampaio e de Angela de Abreu . Tem filhos entre 1741 e 53.

2- MARIA DE JESUS cc Manuel da Rosa (barqueiro) * Ferragudo , fº de Gregório da Rosa (de Ferragudo )cc Beatriz da Rosa ou da Encarnação ( de Portimão) .Tem filhos entre 1743 e 58

2- JOSÉ DA CRUZ ( navegante e proprietário de uma morada de casas e de uma fazenda) cc Brígida Josefa Teresa (de Portimão) filha de Pedro Martins (de Ptm) cc Vitória Rodrigues (de Ptm). Tem filhos entre 1753e 73.

2- ISABEL TERESA DA CRUZ * Alvor em 11/3/1724 casa ( I ) Manuel da Costa , irmão da mulher de Manuel Dias Vicente. Casa (II)em 5/2/1769 com João Viegas (natural de S.Braz ) já viuvo do 2º casamento (de Teresa de Jesus) e filho de Manuel Viegas (de Estoi ) cc Maria Dias Lourenço (de S.Braz)
c.g. do 1º casamento.

2-DOMINGAS (* Alvor) em 25/7/1726 (s.m.n.)

2- TERESA (*Alvor) em 1729 (s.m.n.)

Dos descendentes de André Dias cc Isabel da Cruz , apenas tenho documentado um Luís * 17/6/1768 e filho José da Cruz e Brigida Josefa Teresa, mas que é afilhado de Luís Dias.

Poderá ser da família de André Dias ( irmão?), um Pedro Dias (pescador) cc Luzia ou Luisa da Costa e que tem filhos mais ou menos pelas mesmas datas.

Há ainda um André Dias cc Leonor Vaz que seria contemporâneo do primeiro mas que julgo não ser o mesmo noutro casamento, pois os filhos aparecem mais ligados a trabalhos em terras.
Um filho deste, António Dias falecido em 29/12/1762 deixou testamento ( que vou tentar consultar quando for a Faro).

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#100216 | s_exotica | 12 set 2005 13:42 | Em resposta a: #77579

olá boa tarde

Sabe alguma informação sobre famílias com o apelido Rodrigues?

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#100244 | melisa | 12 set 2005 19:14 | Em resposta a: #100216

Cara s_exotica

Em Portugal existem inúmeras famílias com o apelido Rodrigues que nada têm a ver umas com as outras, pois o mesmo é um patronímico (os filhos de um Rodrigo usavam-no como 2º nome), é pois necessário saber de zona serão os seus Rodrigues.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#100268 | s_exotica | 12 set 2005 21:26 | Em resposta a: #100244

Olá M. Elis,

Agradeço desde já a sua resposta rápida. A família Rodrigues de que lhe falo é da Lageosa do Dão em Viseu.

Não sei se isto é suficiente e peço desculpa por algum incómodo que lhe esteja a causar.

Atentamente,

Sandra Nobre Soares

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues da Lageosa do Dão

#100279 | jvaldeira | 12 set 2005 22:26 | Em resposta a: #100268

Cara Sandra Soares,

A melhor forma de encontrar alguma informação é tentar pedir ajuda num tópico relativo à região: relativo à freguesia - se já houver algum tópico da mesma ou então ao concelho.

Além da opção de procura por tópico tem também a opção "por mensagem" que pesquisa directamente o texto do tópico. Lageosa é mencionada em numerosos tópicos mas creio que nenhum se refere à Lageosa do Dão.

Em alternativa pode iniciar um tópico entitulado "Lageosa do Dão" ou "Rodrigues da Lageosa do Dão". Coloque toda a informação que tiver porque assim maximiza a probabilidade de alguém poder ajudar.

No entanto, note que se não tiver informação, digamos, de meados do século XIX para trás, é pouco provável que alguém possa ajudar... até porque acresce o facto de Rodrigues ser um apelido muito frequente e existem centenas de famílias que o utilizam por todo o país. Como disse a M.Elisa, é um patronímico e terão existido muitos "Rodrigo" a dar origem a Rodrigues em diversas zona.

Boa sorte,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#100356 | melisa | 13 set 2005 16:52 | Em resposta a: #100268

Cara Sandra

Dos seus Rodrigues nada sei.

Siga o conselho do Confrade Jorge Valdeira e depois de recolhidos alguns dados abra um tópico com os mesmos. Poderá talvez encontrar algum ponto de contacto.

Ainda na mesma região poderá haver Rodrigues que nada têm a ver uns com os outros.

Por mim tenho vários que embora na mesma região não são nada uns aos outros.

E claro não esquecer a regra da sucessão de Apelidos nos séculos passados nada tinha a ver com oque hoje se pratica.

Por exemplo no caso tratado neste tópico nenhum dos filhos de Manuel Rodrigues da Costa, tem este apelido.

Boas pesquisas e os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#104533 | melisa | 04 nov 2005 17:42 | Em resposta a: #83604

Caro Jorge Valdeira

Numa inesperada ida à TT, encontrei o casamento de Antonio Rodrigues da Costa com a Catarina Jorge em Marmelete aos 25/10/1718 (pag 16 repectivo livro).

Ora este ARC é viúvo de CATARINA FURTADA, ela viúva de Domingos Lourenço.(e foram moradores em Bensafrim)

Trata-se assim do 3º casamento de ARC , depois de Isabel Vicente e Catarina Furtada.
ARC e Catarina Jorge são os pais do outro Manuel Rodrigues da Costa cc Isabel Luiís (do Togeiro) e que são pais ente outros ,(já por si referidos) de Inácio b. em 21/6/1750 , Marmelete.

Então ARC teria tido dois filhos com o nome de Manuel Rodrigues da Costa , sendo que o do 1º casamento vivia em Alvor, vivendo o do 3º em Marmelete, e separados por uma diferença de idade de 23 anos.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: ancestrais do tenente Manuel Dias da Costa

#105252 | jvaldeira | 14 nov 2005 20:29 | Em resposta a: #104533

Cara M. Elisa,

Boas novidades! Já tinha visto a sua mensagem mas só agora encontrei tempo para ir fazer as ligações todas. Este era um dado importante que faltava para poder encaixar um pouco mais as peças.
Fica então reforçada a ideia... eu ainda nao digo provada porque vejo as provas muito "circunstanciais", embora me pareça que provavelmene nunca venhmos a ter outras e que o MDC não deva ser outro.

Obrigado,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#191128 | melisa | 04 abr 2008 20:08 | Em resposta a: #105252

Caro Jorge Valdeira

Mais um dado novo sobre Manuel Rodrigues da Costa que vem corroborar o que pensavamos sobre a sua ascendência.
Do 2º casamento de António Rodrigues da Costa com Catarina Furtada nasceu em Marmelete em 1704 Madalena Rodrigues.

Em 18/8/1732 casou em Marmelete, Madalena Rodrigues filha dos pais acima indicados, com Salvador Fernandes, fº de José Fernandes cc Cipriana Rodrigues.
Uma das testemunhas deste camannto foi MANUEL RODRIGUES morador em ALVOR.

Sendo o primeiro dos irmãos que se casou justificou-se plenamente a sua deslocação a Marmelete para apadrinhar o seu casamento.

Estou a tentar recuar mais um pouco na ascendência de Manuel Rodrigues da Costa.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#193661 | jvaldeira | 22 abr 2008 01:33 | Em resposta a: #191128

Cara M.Elisa,

Concordo consigo. Infelizmente não consigo encontrar tempo para participar nas pesquisas. Apenas tenho dado umas "bicadas" na zona da Beira Baixa.

Além de mais penso que agora a M.Elisa e o Nuno Inácio já estão num patamar de informação e tecnológia que é difícil de acompanhar... brevemente terão a geneologia do Barlavento completa!

Acho que não vai sobrar muito para as gerações vindouras investigarem LOLOLOL!!

Um abraço
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#341944 | NISGM | 02 fev 2014 22:46 | Em resposta a: #191128

Cara Maria Elisa,

Desde a época desta mensagem não terá retrocedido nos ascendentes do casal Luís Dias (da Costa) e Mariana Josefa?

Até onde obtive informação, esta esgota-se nos pais do casal.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#342015 | m.elisa | 04 fev 2014 20:05 | Em resposta a: #341944

Caro Nuno de M.

Desculpe tratá-lo assim, mas como não sei o seu apelido…
Fiquei com curiosidade sobre o seu interesse neste casal. Por acaso são seu ascendentes?
Se sim, por quem?

Dos ascendentes de Mariana Josefa, por agora apenas conhecemos os pais.
Relativamente à mãe de Luis Dias da Costa, Margarida da Conceição também não foi possível avançar mais.

Já quanto ao pai, Manuel Rodrigues da Costa, foram identificados mais antepassados.

Pelas mensagens anteriores poderá verificar que o difícil foi mesmo localizar o baptismo de Manuel Rodrigues da Costa, nascido nos Gralhos (como consta em registos de baptismo de netos).

Tratando-se dos Gralhos um pequeno local de Marmelete, pois julgo que há data não passaria de um casal, foi possível resumir os candidatos a apenas dois, aliás parentes entre si.

Encontrei mais tarde em Marmelete a 18/8/1732, o Manuel Rodrigues da Costa, morador em Alvor (sic) a ser testemunha do casamento de sua irmã Madalena Rodrigues (filha do 2º casamento do pai).

Este entroncamento permitiu recuar bastante nos ascendentes de Manuel Rodrigues da Costa.

Assim temos:

1-Vicente Francisco , morador nas Marianas, freguesia de Marmelete, nascido cerca de 1600, casado com Madalena Afonso (amadrinha com seu filho Pedro Lourenço em Mamelete a 7/2/1655).

Pais entre outros de :
2- Pedro Lourenço da Costa que depois do seu casamento foi morador nos Gralhos, casado com Catarina Vicente, pais de:

3- António Rodrigues da Costa, nascido nos Gralhos e baptizado em Marmelete a 2/3/1659, e foi sempre morador nos Gralhos, casou

I- a 27/11/1696 em Marmelete com Isabel Vicente, filha de João Rodrigues e Inês Luis (consanguinidade 2º/º3, 3º/4º e outras) moradores na Rua Nova-Marmelete.
Deste casamento nasceram Manuel Rodrigues da Costa (depois morador em Alvor) a 12/1/1698. e Pedro, nascido a 7/3/1699.

Isabel Vicente deverá ter falecido deste parto porque pouco tempo depois , já viuvo dela, António Rodrigues da Costa casa a

II- a 20/7/1700, também em Marmelete, com Catarina Furtado, filha de Gregório Pais e de s/ m.er Grácia Dias, moradores na Quinta de Santo António (nos Casais), já bastante tratados em vários outros tópicos.
Esta Catarina Furtado era irmã de Maria Pacheco que tinha casado (23/10/1696) com Manuel Rodrigues, primo e cunhado de Manuel Rodrigues da Costa, por ser irmão da 1ª mulher deste.

Desta teve seis filhos, entre os quais a acima referida Madalena Rodrigues.

III- casa pela 3ª vez, também em Marmelete a 25/10/1718, com Catarina Jorge, viuva de Domingos Lourenço, moradores em Bensafrim.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#343511 | NISGM | 09 mar 2014 12:10 | Em resposta a: #342015

Cara Maria Elisa,

Primeiro que tudo peço imensas desculpas pelo tardar em agradecer a sua pronta resposta. Ainda por cima trazendo informação nova. A ascendência não é minha (é de outra via de um meu parente) e quis poder ter acesso a informação que permitisse dar a descendência de Luís Dias e Mariana Josefa sobre a qual me questionava.

Ora, a linha de descendência que pede para Luís Dias e Mariana Josefa é a do filho Manuel Dias da Costa (Portimão, 1759) que casou no Alvor, em 1789, com Maria Joaquina (neta de Domingos Fernandes Veludo e de António Freire Lobo) tendo ambos sido pais de uma Mariana Gertrudes, nascida no Alvor em 1791, que se viria a casar em 1813, na mesma freguesia, com José dos Reis.

Um dos filhos deste casal constituído por Mariana Gertrudes e José Dos Reis foi um outro José dos Reis que se casaria com uma Maria José - nascida em Portimão em 1820 e filha de Joaquim Raposo, de Ourique, e da portimonense Gertrudes Júlia (Pereira Vaz).

Quanto ao m. (com que nunca assino) é de Magalhães.

Atentamente, e mais uma vez grato, pela pronta e completa resposta, nuno de m

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues da Costa

#343579 | m.elisa | 10 mar 2014 17:35 | Em resposta a: #343511

Caro Nuno de Magalhães

Essa é mesmo a minha linha, pois também descendo de Mariana Gertrudes e de seu marido José dos Reis, mas pela filha Ana Gertrudes (irmã do José dos Reis, filho) que casou em Alvor a 30/1/1849 com Manuel Fernandes dos Santos.

Uma pequena correção: a mulher de Manuel Dias da Costa chamou-se Gertrudes Joaquina (e não Maria Joaquina).
Nasceu em Alvor a 25/1/1767 e aí faleceu já viúva a 7/4/1842 no sítio das hortas com testamento, propriedade que tinha herdado de seus pais. Os avós estão correctos, só que o avô materno era apenas António Freire.

António Freire teve um filho que esse sim se chamava António Freire LOBO, mas o Lobo, vinha-lhe pelo lado materno, pois sua mãe Ana Gonçalves Fernandes era filha de Brites Dias e neta materna de Vicente Gonçalves Lobo Barroso e de s/mer Leonor Dias.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen