Família Caracciolo em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Família Caracciolo em Portugal

#77545 | mgsouto | 18 nov 2004 15:30

Ex.mos Senhores,

Da família italiana Caracciolo passou um ramo para Portugal, no principio do século XIX ou finais do século anterior, através da descendência de Ammiraglio Francesco Caracciolo (Nápoles 1752 – 1799) importante almirante napolitano, que se distinguiu pela sua bravura em muitas batalhas navais, algumas das quais ao lado de Lord Nelson. Por destino, haveria este de ser o seu “carrasco”.

O meu trisavô tinha o nome de Francisco Caracciolo Sobreiro e terá nascido em meados do século XIX. Foi baptizado em Santa Maria do Castelo de Torres Vedras. Foi farmacêutico e morreu em S.Tomé. Os seus pais chamavam-se Manuel do Sobreiro e Emília José do Sobreiro.

Alguém deste fórum poder-me-á dar-me mais detalhes desta família Caracciolo?

Desde já agradeço todos os contributos.

Com os meus melhores cumprimentos,

M. Gomes do Souto

Resposta

Link directo:

RE: Família Caracciolo em Portugal

#79523 | mgsouto | 16 dez 2004 11:28 | Em resposta a: #77545

Ex.mos Senhores,

Da família italiana Caracciolo passou um ramo para Portugal, no principio do século XIX ou finais do século anterior, através da descendência de Ammiraglio Francesco Caracciolo (Nápoles 1752 – 1799) importante almirante napolitano, que se distinguiu pela sua bravura em muitas batalhas navais, algumas das quais ao lado de Lord Nelson. Por destino, haveria este de ser o seu “carrasco”.

O meu trisavô tinha o nome de Francisco Caracciolo Sobreiro e terá nascido em meados do século XIX. Foi baptizado em Santa Maria do Castelo de Torres Vedras. Foi farmacêutico e morreu em S.Tomé. Os seus pais chamavam-se Manuel do Sobreiro e Emília José do Sobreiro.

Alguém deste fórum poder-me-á dar-me mais detalhes desta família Caracciolo?

Desde já agradeço todos os contributos.

Com os meus melhores cumprimentos,

M. Gomes do Souto

Resposta

Link directo:

RE: Família Caracciolo em Portugal

#79554 | Lobo | 16 dez 2004 17:17 | Em resposta a: #79523

M. Gomes do Souto

Conheci um Caraciolo mas era goês, licenciado em direito, funcionário de um sindicato (creio que dos alfaiates) e que veio a defender a Índia no Tribunal de Haia contra Portugal a quando a invasão do n/Estado da Índia.

Com os melhores cumprimentos e votos de um Santo Natal.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Caracciolo em Portugal

#80167 | mgsouto | 27 dez 2004 17:40 | Em resposta a: #79554

Ex.mo Senhor,

Agradeço a sua informação e peço desculpa pelo meu atraso no agradecimento da mesma.

É curiosa esta informação. Corresponde a uma linha Caracciolo que, por acaso, já tinha conhecimento.

Tanto eu como o meu irmão tivemos colegas da escola primária descendentes deste ramo do Goa.

Com os meus melhores cumprimentos e votos de Boas Festas,

Miguel Souto

Resposta

Link directo:

RE: Família Caracciolo em Portugal

#80168 | mgsouto | 27 dez 2004 17:41 | Em resposta a: #79554

Ex.mo Senhor,

Agradeço a sua informação e peço desculpa pelo meu atraso no agradecimento da mesma.

É curiosa esta informação. Corresponde a uma linha Caracciolo que, por acaso, já tinha conhecimento.

Tanto eu como o meu irmão tivemos colegas da escola primária descendentes deste ramo do Goa.

Com os meus melhores cumprimentos e votos de Boas Festas,

Miguel Souto

Resposta

Link directo:

RE: Família Caracciolo em Portugal

#80177 | Lobo | 27 dez 2004 19:23 | Em resposta a: #80168

Caro Miguel Souto

Agradeço os votos de Boas Festas que retribuo.

Com os melhores cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Caracciolo em Portugal

#81485 | PCC | 11 jan 2005 14:05 | Em resposta a: #80168

Caro Miguel Souto,

Os Caracciolos de Goa não são Caracciolos de apelido. Geralmente anexaram estes apelidos há três ou quatro gerações aos seus apelidos iniciais. Exemplo: família Caracciolo da Veiga. O memo fenómeno aconteceu com os Bruto da Costa ou os Cincinato da Costa. Ambos são apenas Costa de apelido mas um patriarca mais erudito contemplou-os com estes nomes próprios que logo se tornaram apelidos compostos.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 23:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen