Os Caeiro, da vila de Monsaraz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#77611 | 2910 | 19 nov 2004 11:33

Procuro dados sobre esta família do alto alentejo, nomeadamente sobre um José Caeiro Fialho, que tinha uma capela em Monsaraz, segundo informa o “Rol das Capelas de missas registadas na visitação de 1534”.

Obrigado

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#180799 | luis262 | 17 jan 2008 17:41 | Em resposta a: #77611

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Só agora deparei com esta sua mensagem, e também só há poco tempo tive a prova que os meus Caeiro Vieira da Amareleja, descendem de um capitão João Caeiro Vieira, de Caridade , termo da Vila de Monsarás...
Por isso, passo a transcever uma mensagem que dirigi a João Ferreira há alguns dias no fórum.
Será que tem alguns elementos sobre estas pessoas?
Passo a transcrever:

"Aos sete dias do mês de Maio de 1826 annos, nesta Parochial Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Amareleja, termo da villa de Moura ; baptizei solemnemente e puz os Santos Oleos, a Francisco primeiro deste nome fillho legítimo do terceiro casamento do Capitão Manoel Caeiro Vieira, e do primeiro de Donna Maria de S. Romão Caeiro, naturaes desta freguesia; neto paterno do Capitão João Caeiro Vieira, natural da Caridade, termo da vila de Monsarás e de Dona Agostinha Furtada, natural desta freguesia, materno de Vitorino António Vieira e de Antónia Joaquina Serra, desta freguesia ; Forão padrinhos Francisco de Paulla Cordovil de Brito e Donna Maria do Carmo Aguilar de Menezes Portugal e tocou com sua procuração António Agostinho Pereira de Lacerda para constar fiz este termo , que asigno dia, mes, e anno ut supra. "
Assina o Pároco Francisco Pedro Galvão Acabado

Este Francisco era como já se sabia irmão do meu trisavô Manuel Caeiro Vieira (cujo assento de nascimento ainda não encontrei), casado com Antónia Mamerta Gonzales, e igualmente filho do Capitão Manuel Caeiro Vieira e de Maria de S. Romão Caeiro.

É curiosoque este tenh, sido o terceiro casamento de MCV, de acordo com o assento, pois eu só lhe conhecia dois e desconheço o nome da sua primeira mulher, embora isto não tenha a ver com o caso.

Existe entretanto uma diferença, essa sim importante , pois segundo o assento, o pai do capitão Manoel Caeiro Vieira, também capitão e natural de Caridade , Monsaraz chamava-se João Caeiro Vieira e não Manuel como aparece nas notas para o tal livro que refere.

Por outro lado , encontrei no livro de Nuno Borrego " As ordenanças e as milícias em Portugal" vol 1 pág. 813 uma referencia ao Capitão Manuel Caeiro Vieira e outra aum tenente António Caeiro Vieira , que integravam o Batalhão de Moura, do Corpo de Voluntários Realistas isto em 1928, tudo veando a crer que se tratará do mesmo Capitão MCV."

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#180938 | 2910 | 18 jan 2008 14:05 | Em resposta a: #180799

Caro Luís Piçarra
A minha linha Caeiro em Monsaraz provém deste http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=309547 que era natural da freg. de Santo António de Terena (hoje Capelins) , conc. de Alandroal. Este teve a herdade da Amoreira (Monsaraz) casou com Brites Lopes de Monsaraz da qual descende muitas linhas Caeiro, nomeadamente os Caeiro da Guerra Passanha, Caeiro de Torres, Caeiro Sobrinho de Sousa e muitos outros.
Ao subir na ascendência dos seus Caeiro Vieira vai certamente apurar se desde desta linha ou não.

Cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#190985 | jataide | 04 abr 2008 01:32 | Em resposta a: #180938

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Peço desde já que me desculpe por incomodá-lo, mas agradecia, caso fosse possível, se me poderia confirmar acerca do referido casal da mensagem anterior, se este teria tido mais descendentes que aqueles que se encontram carregados na página do GP.

Passo a explicar :
Ao fim de 4 gerações de Caeiros (1837 a 1765) na Granja (Mourão), descendentes de Joana dos Santos fª de Francisco Pires Lavado e Francisca Rodrigues (têm pag no GP) cheguei a Monsaraz (no último quartel do Sec VII) e estou a ter muitas dificuldades com os RP., alguns são inexistentes e os outros não mencionam os avós. Assim, poderei tentar pesquisar duas gerações de descendentes e eventualmente encontrar alguma ligação que penso existir. Os que não são Caeiros ou Lopes são Gonçalves...Apenas como ex. a Francisca Rodrigues *1700 é fª de Bento Lourenço(S.Pedro*1667) neta de Bento Lopes e Brites Caeiro (Stª.Maria/monte do Repas) pela materna de Margarida Gonçalves (*1674) fª de Manuel Gonçalves Campos e Francisca Rodrigues.

Agradeço-lhe antecipadamente.
Cumprimentos
Manuela Fontes Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#191210 | 2910 | 05 abr 2008 17:39 | Em resposta a: #190985

Cara Manuela Fontes Aleixo
Apenas investiguei a linha Caeiro da Guerra Passanha de Monsaraz que vai dar os Caeiro de Torres, de Borba e Freixo de Numão. Trata-se de uma família muito grande com muitos filhos e muito aparentada. O nome Brites Caeiro é muito usado nesta linha. Por estas razões será conveniente investigar, deixo algumas pistas.
Como nos Caeiros de Monsaraz havia sempre muitos padres o melhor será consultar os processos Eclesiásticos no Arquivo Distrital de Évora onde pode ver a genealogia que consta dos processos.

Atentamente

Óscar Caeiro Pinto


Processos de ORDENS DO EVANGELHO
João Caeiro de Oliveira Monsaraz 1698

Processos de ORDENS DE MISSA
Francisco Caeiro Vimieiro 1641
Manuel Gonçalves Caeiro Monsaraz 1690

Processos de ORDENS MENORES

João Caeiro Monsaraz 1657
Manuel Dias Monsaraz 1716
António Fernandes Caeiro Monsaraz 1716


Processos DE GENERE
Marcos Gomes Pousão Monsaraz 1747
António Caeiro Monsaraz 1752
João Lopes Franco Monsaraz 1752
António Gonçalves Monsaraz 1753
José Gomes Caeiro Portel 1757
João Caeiro Vieira Reguengos de Monsaraz 1760
Gregório Marques Caeiro Vimieiro 1777
Manuel da Guerra Passanha Monsaraz 1777
António Lopes Caeiro Vimieiro 1786
Martinho José Caeiro Machede 1793
Manuel Rosado Caeiro Reguengos de Monsaraz 1864
Manuel Caeiro Neves S. Pedro do Corval 1897
Francisco José Caeiro Júnior Vimieiro 1908


Ver ainda na Torre do Tombo o processo de Maria Caeiro
8/12/1750-23/06/1752

Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, proc. 535

Crime/Acusação: Induzir testemunhas para jurarem falso na mesa do s.ofício.

Naturalidade: Vila de Monsaraz
Pai: António Fernandes
Mãe: Isabel Dias
Estado Civil: Casado
Nome do Cônjuge: 1ºmanuel Fernades/2ºmanuel Nunes
Data da Prisão: 8/12/1750
Data do Auto de Fé: 23/06/1752
Outros Dados: A RÉ FOI LEVADA PARA OS CÁCERES SECRETOS DA INQUISIÇÃO.

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#191392 | jataide | 07 abr 2008 00:29 | Em resposta a: #191210

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Agradeço-lhe imenso todo o trabalho que teve para me ajudar serão de certeza uma boa base de trabalho. As diversas ascendências de todo o meu lado materno, fins do Sec VII, têm todas um "pezinho"nas várias freguesias de Monsaraz. Vou tentar ir o mais longe que puder e, posteriormente, seguir o seu conselho e quando tiver disponibilidade irei a Évora investigar (vivo em Faro).

Não querendo abusar da sua boa vontade (mas a curiosidade, por vezes é maior que a vergonha) será que me poderia informar se os Guerras que investigou teriam alguma ligação aos Freires da Guerra. Vários "...da Guerra" foram padrinhos dos meus Caeiros mas há um em 1763 que assina Manuel Freire da Guerra. Tem me aparecido com alguma frequência a anotação nos RP da linha de família - Andrade - ex.: Silva Ribeiro, Rosado Figueiredo, Monteiro, Rodrigues Sarzedas etc e também nestes Caeiros. Estou um pouco embrulhada, mas com trabalho e alguma sorte hei-de encontrar o fio à meada.

Obrigada!

Cumprimentos
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#191396 | jataide | 07 abr 2008 00:40 | Em resposta a: #191392

PS
Eu gostava que fosse VII... Mas queria dizer Sec XVII".

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#191404 | manuela | 07 abr 2008 02:44 | Em resposta a: #191396

Cara Manuela Fontes Aleixo

Ao consultar hoje o Fórum dei com este tópico sobre Monsaraz e como tenho muitos ascendentes da zona do Alandroal, Terena, Vila Viçosa, etc resolvi ver o conteúdo.
Não tenho dados sobre os Caeiro mas o seu apelido Fontes deixou-me curiosa. Se entrar no tópico "Famílias do Alentejo - Alandroal" perceberá melhor porquê. Tenho antepassados Fontes de Terena e Alandroal e tenho vindo a juntar dados sobre eles.
Se desejar escrever-me em particular poderá fazê-lo para: manuelactorres@netcabo.pt

Com os meus cumprimentos,

Manuela Torres

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#191593 | jataide | 08 abr 2008 03:37 | Em resposta a: #191404

Cara Manuela,

Eu já tinha lido todas as mensagens do tópico a que se refere, porque também eu ando a tentar perceber a origem deste meu Fontes. De acordo com os relatos orais, sempre pensámos que seria de ascendentes espanhóis, mas até agora estou a zero. A primeira a usar este nome foi a minha bisavó (*1859/Granja) Mª. José Fontes no RP está assinalado M de Ribeiro (o M deverá ser abrev de Murteira que consta do RP da mãe Mª Caeira *1837/Granja e foi esta a última de mais de cinco gerações de Caeiros).
Tive que recuar seis gerações +/- 1680 para chegar finalmente a Manuel Ribeiro (Montoito-avô por dois lados) que casou uma fª. Antónia Mª. com Manuel Fernandes Botelho de Terena (este era fº.de outro com o mesmo nome). Até agora, só tenho em Terena este meu antepassado, mas como vou continuar a pesquisar, dir-lhe-ei se "tropeçar" com algum Fontes.
No entanto, achei curioso que no referido tópico, um dos intervenientes, que penso ser também Fontes, mencionar ter antepassados Rosados, porque o pai (*1833/Amareleja)) da dita Maria José é descendente paterno de vários Rosados, o último que tenho é João Rosado Figueiredo (+/- 1720/Rio de Moinhos/Estremoz), sendo a mãe deste meu trisavô Oliveira (Carneiro/Vale) e no GP existir uma família Oliveira Fontes (1730) é também outra hipótese a considerar.
Resumidamente é tudo o que tenho sobre este lado da família, não sei se haverá ligação com os seus, se lhe interessar alguma destas linhas, posso fazê-lo em detalhe através de Manuela.Aleixo@hotmail.com.
Se tiver alguma pista, agradecia imenso que me informasse.
Cumprimentos

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#194946 | PATRICIA.QUEIROGA | 01 mai 2008 19:31 | Em resposta a: #77611

Boa tade , nao sei se posso ajudar mas o meu avô vivia em Mourão chamava-se Antonio Caeiro Lopes e tinha muitos primos/as e um tio Lopes (acho que se chamava Antonio Lopes e a esposa Ana Lopes)que nunca tiveram fillhos e moravam no Telheiro -Monsaraz.
Eu sei que o meu avô herdou um terreno que fica em baixo do castelo de Monsaraz e tem uma pequena capela la no meio e uma quinta no Telheiro que tem a fonte mesmo a frente .(e tem pegado ao terreno um lagar que hoje é um restaurante e é igual a um que tambem pertence a minha familia em Mourâo)
o meu avô tambem tinha uma proriedade na Granja que se chamava Herdade de Cancer.
espero ter ajudado mesmo com as poucas informaçoes que consegui dar.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Os Caeiro, da vila de Monsaraz

#195136 | jataide | 03 mai 2008 17:49 | Em resposta a: #194946

Cara Patrícia,

Obrigada pelas suas informações. Já as anotei, nunca se sabe quando poderão ser úteis. É bastante provável que os seus Lopes, sejam aparentados com os meus, porque as freguesias eram pequenas e os casamentos entre primos eram habituais.

Tenho dois locais específicos assinalados nos RP (+/-1640) relativos aos Caeiros/Lopes, o Monte do Repas/Stª Maria-Monsaraz e o Monte de França/Santiago-Monsaraz, este último não sei se ainda existe, porque ainda não o consegui localizar.

Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 06:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen