bisavo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Arquivos | Formação

bisavo

#77728 | nevesantonio | 21 nov 2004 13:55

Procuro um bisavô, que foi para o brasil em 1910. Foram feitas algumas diligencias em finais dos anos 40, por uma sua filha para o tentar encontar, uma vez que deixou de dar noticias em 1912 a 1913. Nesta data descobriram-no em Botafogo. Teria nessa altura 70 anos . Como poderei obter alguma informação do seu obito?

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77731 | FGJ | 21 nov 2004 15:35 | Em resposta a: #77728

Se ele morreum Botafogo, escreva para a 5ª Circunscrição do Registro Civil das Pessoas Naturais, sita à Rua Djalma Ulrich 154, cidade do Rio de Janeiro.
Frederico GJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77732 | nevesantonio | 21 nov 2004 15:39 | Em resposta a: #77731

Desde já agradeço a sua resposta .
Já tentei via fax, mas ninguem responde ao meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77733 | FGJ | 21 nov 2004 15:46 | Em resposta a: #77732

CORREÇÃO:
O novo endereço é Av Nossa Senhora de Copacabana 1181 Loja A,
22071-020 Rio de Janeiro,RJ
O endereço eletronico é 5crcpnrj@matrix.com.br
FredericoGJ
Rio/RJ

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77734 | ana lourenço | 21 nov 2004 16:17 | Em resposta a: #77728

Caro Antonio,
tenho vindo a fazer buscas, sobre um caso semelhante do meu bisavô que foi para o Brasil, na mesma época 1910. Porém, não tenho tanto informação, não sei para que cidade foi, nem qual o barco que o levou, em suma o rasto apaga-se a partir de Braga. Tem alguma informação que me ajude?

Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77735 | nevesantonio | 21 nov 2004 16:44 | Em resposta a: #77734

Cara Ana Lourenço.

Foi-me indicado neste forum de que existe um departamento no Brasil, Santa Casa da Misericordia no Rio de Janeiro, de que possui todos os registos de obitos.
Tambem estou a fazer algumas tentativas para ver se consigo mais alguma informação. Caso obtenha, eu aviso.

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77744 | FGJ | 21 nov 2004 19:04 | Em resposta a: #77735

NEVES,
Minha experiencia com a Santa Casa em 2000 foi pouco positiva: voce precisava saber dia, mes e ano do falecimento. Ou seja, a SC informava apenas o nº da sepultura e o nome do cemitério!!!
Pode ser q, de lá para cá, as coisas tenham melhorado.
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77745 | nevesantonio | 21 nov 2004 19:23 | Em resposta a: #77744

Caro Frederico

Desde já agradeço a sua mensagem, mas quanto a datas só sei mesmo de que partiu para o RJ em 1910, e que de lá mandou uma foto ( rua carioca), pelo que depreendo que vivesse por perto. Mais do que isto, não tenho conseguido.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77749 | ana lourenço | 21 nov 2004 20:07 | Em resposta a: #77745

Caro António,
posso perguntar-lhe de onde partiu o seu bisavô?

Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77750 | nevesantonio | 21 nov 2004 20:12 | Em resposta a: #77749

Penso que terá partido de Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77751 | nevesantonio | 21 nov 2004 20:14 | Em resposta a: #77749

cara Ana:

Já tentei pesquisar um outro meu bisavo, natural de Penafiel, mas desse também não obtenho informações. Poderá ir ao portal do emigrante, onde pelo nome eles fazem a pesquisa, bem como também da hospedaria, onde ficaram com registos dos nomes

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77888 | ana lourenço | 22 nov 2004 20:44 | Em resposta a: #77751

Caro António,
obrigada pelas informações, de facto apesar de fazer muitas buscas no portal do emigrante, nunca solicitei pesquisas.
Quanto ao seu bisavô de Penafiel, sabia que muitos partiam para o Brasil, não do Porto, mas de Vigo?
Ana

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77894 | nevesantonio | 22 nov 2004 21:31 | Em resposta a: #77888

Cara Ana Lourenço:

Fico contente por ter a ter ajudado, e desde já agradeço essa informação que desconhecia. Neste meu caso, quer do lado paterno, quer do lado materno, tenho os dois bisavós no Brasil e penso que ambos no Rio de Janeiro. Por vezes alguns parentes nossos ( tios ,primos etc),( que suspeito lá ter) têm um pouco de receio de aparecerem....
Seria bom começar a pedir a alguns registos o pedido de obito desse seu avo. No meu caso, solicitei hoje à 5ª circunscrição de pessoas naturais, o certificado de óbito, por suspeitar que tenha falecido em Botafogo.
Já tentou fazer pesquisas através das listas telefonicas, atráves do sobrenome?
Já tentei e penso que descobri alguns parentes, mas que têm medo de comunicar.
Boa pesquisa.

Com os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: bisavo

#77935 | victorferreira | 23 nov 2004 12:39 | Em resposta a: #77728

Caros Ana e António,

Vamos ver se percebemos bem (para poder ajudar, claro):
1º- ambos querem apenas conseguir o registo de óbito dos respectivos avôs/bisavôs, ou
2º- ambos estariam também interessados em saber de onde eram, quando nasceram e por aí a fora?

Sobre o primeiro, pareve que já têm pistas que cheguem. Mas provavelmente resolvendo o segundo, poderão apresentar melhor o tema para a resolução do primeiro, não é?

Recentemente pude colaborar com um nosso confrade que teve também um avô ido de Portugal naquele período conturbado do fim da Monarquia/início da República, quando muitos milhares de conterrâneos resolveram partir. A julgar pelos milhares de pedidos de passaporte por mês nos Governos Civis dos Distritos, acho que a piada mais gasta na altura era "o último a sair, apague a candeia" (a luz eléctrica ainda estava pouco implantada ...).
Mas a pesquisa deu certo!: porque é que não pode dar também convosco?!

Como diz o ditado, se conselhos fossem bons não se davam, vendiam. Mas aqui vão uns grátis (e desculpem o aparente primarismo do tom do discurso: não é por mal, mas vocês sabem que nada melhor que o "back to basics")

- arranjem os nomes correctos dos vossos avôs/bisavôs. Sem isso, pouco poderão fazer. Se conseguirem uma cartidão do filho que é vosso pai/avô, vêm provavelmente de onde era e quem eram os seus pais. Mas isto vocês sabem;
- mas mesmo que só consigam arranjar o nome, com esse nome, e uma idade e ano de partida aproximados, para cálculos (que parece que já têm) dirijam-se por mail a alguns Arquivos Distritais que efectuam pesquisas de meia hora, grátis, nos registos de passaportes à sua guarda. Refiro-me aos da Guarda, de Viseu, de Viana do Castelo, de Vila Real, ao de Braga (à guarda da Universidade do Minho). Não valerá muito a pena dirigir-se ao do Porto: têm dezenas de milhares de fichas nesse campo e a meia hora (grátis) não dá para nada. Os endereços electrónicos estão no site dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo. Claro está que tudo para além dessa meia hora grátis será pago segundo a Vossa ordem para seguir com a busca ou não. E sempre podem lá ir ... Adiante;
- podem tentar outros ADs também, mas foi desse grupo de Distritos de onde partiu a maior parte dos emigrantes por essa altura. Mesmo não tendo embarcado desses lugares (da Guarda era difícil ...), os passaportes eram tirados na sua maioria esmagadora nos Distritos de origem/residência dos requerentes;

O que é um facto é que com um nome, uma data provável de nascimento (ou um intervalo de datas), com uma data de chegada ao Rio de Janeiro (ou intervalo provável), e naquele caso, com nomes de pai e mãe do “procurado”, um dos arquivos descobriu o homem em Cristelo, Barcelos.

Boa sorte. Qualquer dúvida, perguntem.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen