Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#77856 | 2910 | 22 nov 2004 15:44

Procuro a ascendencia do Nº 1

Obrigado

Óscar Caeiro Pinto

1-ANTÓNIO DE MAGALHÃES MALHEIRO ABREU, Licenciado, natural de Seia, casou com MARIA DA ASSUNÇÃO E SANDE, natural de Freixo de Numão. Filha:



2-LUÍZA DE ABREU E MAGALHÃES, natural de Freixo de Numão, onde faleceu com testamento a 6/1/1768. Casou com JOÃO RODRIGUES RISCA, falecido em Freixo de Numão, com testamento a 7/11/1763, filho de João Rodrigues, natural da Quinta da Risca, na freg. de Soito, conc. de Penedono, (casou em Freixo de Numão a 20/4/1693) e de s. m. Isabel Domingues, natural de Freixo de Numão, neto paterno de Domingos Rodrigues e de s. m. Ana Fernandes, moradores na Quinta da Risca, neto materno de João Fernandes Ferreiro e de s. m. Maria Domingues. Filhos :

3- Jacinto António de Magalhães Malheiro, faleceu em Freixo, com testamento a 17/2/1776casou com Arcangela Maria de Quadros, filha de Caetano de Abreu Malheiro (falecido a 11/11/1766)e de s. m. Emerenciana de Almeida e Mesquita, neta paterna de do licenciado Manuel de Abreu Malheiro, de Freixo de Numão e de s. m. Mariana de Quadros e Fragoso, natural da vila de Lourosa, neta materna de Francisco Pinto, natural da vila da Mêda e de s. m. Mariana de Almeida e Mesquita, natural do lugar de Santo Amaro.Filhos nascidos em Freixo de Numão :

4-António Xavier, bapt. a 22/12/1764

4-Leocádia Maria da Conceição, bapt. a 22/4/1767

4-Luíza, bapt. a 10/8/1772, faleceu a 23/6/1768

3-João, bapt. a 26/4/1741 “padrinhos o Sargento mor João de Abrunhoza Lobão e seu filho o capitão António de Abrunhoza Lobão com procuração de sua mãe Maria Dias.”

3-Félix Alexandre Risqua, nasceu a 1/4/1743, morreu afogado num poço na Fraga Velha a 19/2/1768.

3-António, bapt. a 7/12/1748

3-JOAQUIM JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES RISCA, bapt. a 16/5/1734

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#95657 | E. Osório | 10 jul 2005 19:33 | Em resposta a: #77856

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Tenho uma “ponte” enviesada para esse seu Licº António de Magalhães Malheiro Abreu. Trata-se de Mariana de Quadros Fragoso, b. em Lourosa a 13-05-1665, que casou em Seia a 20-02-1684 com o Licº Manuel de Abreu Malheiro, n. do Freixo de Numão conforme o assento de casamento, que não trás os pais. Tenho alguma ascendência dela, dele não sabia mais nada. Viveram em Seia algum tempo, tendo aí b. um filho António a 26-05-1687.

De acordo com os seus elementos, a neta Arcângela Maria de Quadros vem a casar com Jacinto António de Magalhães Malheiro, certamente seu primo, filho de Luísa de Abreu Magalhães, filha esta do Licº António de Magalhães Malheiro Abreu, n. de Seia.

Sucede que em Seia não há Malheiros. Seria para já interessante obter a matrícula na UC deste António, n. cerca de 1670.

Por outro lado, há Abreus Magalhães, pelo menos a partir do casamento de Maria do Couto de Abreu, n. cerca de 1580, com Manuel de Magalhães de Basto e Figueiroa, n. de Amarante e f. em Seia a 08-05-1640, moço da câmara de D. João IV, proprietário do ofício de escrivão dos órfãos de Seia (o que explica a sua vinda para esta vila), filho de Manuel Nunes de Figueiroa e de sua mulher Catarina de Basto de Magalhães, naturais de Amarante. Este casal teve pelo menos sete filhos, mas parece que só uma filha, Catarina, foi b. em Seia, a 16-07-1601.

Estudei a geração destes Abreus em Seia, que vou publicar nas minhas “Raízes da Beira”, conforme o tópico do mesmo nome aqui no Fórum. Passo a ter um interesse comum consigo, que é saber como é que aparece em Seia o seu Licº António de Magalhães Malheiro Abreu.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#95658 | E. Osório | 10 jul 2005 19:37 | Em resposta a: #77856

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Reparo agora que há uma incompatibilidade na minha mensagem: se Manuel de Magalhães f. a 08-05-1640 não pode ter sido moço da câmara de D. João IV. Terei de consultar os meus apontamentos.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#95689 | 2910 | 11 jul 2005 11:29 | Em resposta a: #95658

Caro Eduardo Osório

Grato pelos seus dados. Vou ver o meu ficheiro sobre esta gente para lhe remeter.
Nos verbetes U. C. consta o seguinte :

- António de Magalhães Malheiro, fº de Manuel de Abreu Malheiro, n.al de Freixo de Numão, bacharel formado em Leis a 23.07.1708.

Tem a ascendencia da Mariana ?

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#95723 | E. Osório | 11 jul 2005 18:27 | Em resposta a: #95689

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Julgo ter clarificado algumas coisas, que seguem abaixo e explicam o Licº António de Magalhães Malheiros, aparecido em Seia. Gostaria dos seus comentários e correcções.

1 – MARIANA DE QUADROS FRAGOSO, b. em Lourosa a 13-05-1665, casou em Seia a 20-02-1684 com o LICº MANUEL DE ABREU MALHEIRO, n. do Freixo de Numão. Viveram em Seia e tiveram:
----- 2 – Licº António de Magalhães Malheiro Abreu, que segue.
----- 2 – Caetano de Abreu Malheiro, f. a 11-11-1766, casou com Emerenciana de Almeida e Mesquita, filha de Francisco Pinto, n. da Meda, e de sua mulher Emerenciana de Almeida e Mesquita. Tiveram:
----- ----- 3 – Arcângela Maria de Quadros, que casou com seu primo Jacinto António de Magalhães Malheiro, adiante referido.
2 – LICº ANTÓNIO DE MAGALHÃES MALHEIRO ABREU, b. a 26-05-1687, formou-se em Leis em 1708 (ver AUC). Casou com F... e teve:
-----3 – Luísa de Abreu Magalhães, que segue.
3 – LUÍSA DE ABREU MAGALHÃES, casou com JOÃO RODRIGUES RISCA, filho de ..... Tiveram:
----- 4 – Jacinto António de Magalhães Malheiro, que segue.
4 – JACINTO ANTÓNIO DE MAGALHÃES MALHEIRO, f. no Freixo com testamento a 17-02-1776, casou com sua prima ARCÂNGELA MARIA DE QUADROS, acima. Com geração em Freixo de Numão.

Mariana de Quadros Fragoso era uma das filhas de Manuel Correia Fragoso, n. de Coimbra e boticário em Seia, e de sua mulher Ana de Quadros, b. na Bobadela a 18-04-1639. Neta paterna de João Correia e de sua mulher Antónia Dias, e neta materna de António Rodrigues da Veiga, tabelião do público de Lourosa e Vila Pouca, e de sua mulher Catarina da Veiga, «gente honrada que vive de sua fazenda, dos principais da vila».

Catarina da Veiga era filha de Francisco Madeira, tabelião do público de Seia e outras, e de sua mulher Maria de Quadros. Este Francisco Madeira era filho de Inácio Coelho, também tabelião, e de sua mulher Cecília Madeira, esta filha de Simão Madeira e de sua mulher Isabel Pires, tronco de uma família Madeira, de Avô, que se poderá ligar ou não aos Madeiras Arrais. Não há até agora qualquer documento que o confirme.

Toda esta gente vem tratada, até onde consegui chegar, nas minhas “Raízes da Beira”.

Gostaria de ter tudo o que souber até à geração nascida por 1800, limite do meu estudo, mas aceitarei com gosto o que me puder enviar. Para aqui ou para o meu e-mail: osorio2004 arroba sapo ponto pt

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#96014 | 2910 | 15 jul 2005 12:13 | Em resposta a: #95723

Caro Eduardo Osorio
Recebeu o meu ficheiro ?

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#96487 | E. Osório | 23 jul 2005 19:53 | Em resposta a: #96014

Caro Óscar Caeiro Pinto,

Só agora respondo, pois estive fora e cheguei hoje mesmo. Recebi de facto e agradeço sinceramente os elementos que fez o favor de me enviar.

Um abraço do
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#97217 | jliberato | 02 ago 2005 19:22 | Em resposta a: #77856

Caro Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Dr.António de Magalhães Malheiro Abreu, n.de Seia

#97218 | jliberato | 02 ago 2005 19:23 | Em resposta a: #96487

Caro Confrade,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Maria de Seia".
Convido-o a entrar e a intervir, se o entender.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen