Alves Vianna, de Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Alves Vianna, de Viana do Castelo

#77869 | artur41 | 22 nov 2004 17:41

Caros Confrades


Procuro dados respeitantes à família Alves Vianna, de Viana do Castelo.

Jacinto Alves Vianna e Ana Augusta do Carmo Alves Vianna, meus trisavós maternos, foram pais de Gertrudes Augusta Vianna de Queiroz, natural da freguesia de Santa Maria Maior, que se casou com Francisco Pereira da Costa.

Avós de Floriano Vianna Pereira da Costa, natural da freguesia de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), que contraiu matrimónio com Maria José Fernandes Affonso (meu avós maternos).

Bisavós de Maria Cristina Afonso Viana da Costa que casou com Miguel Camisão Afonso Soares (meus pais).


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#77881 | artur41 | 22 nov 2004 20:03 | Em resposta a: #77869

Caros Confrades,


Gertrudes Augusta e Francisco, meus bisavós, viveram na Rua Direita em Viana do Castelo.

Floriano, meu avô, nasceu em 14.11.1901 e casou com a minha avó na Igreja de Santa Isabel em 1.9.1930. Veio a falecer em 23.9.1967.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Jacinta Augusta Vianna de Queiroz

#77896 | artur41 | 22 nov 2004 21:51 | Em resposta a: #77869

Errata:

Onde se lê Gertrudes Augusta Viana de Queiroz, deve-se ler Jacinta Augusta Viana de Queiroz.

Nota- Gertrudes Augusta era o nome próprio de uma tia minha. As minhas desculpas.

Resposta

Link directo:

RE: Jacinta Augusta Vianna de Queiroz

#78121 | artur41 | 26 nov 2004 10:25 | Em resposta a: #77896

Caros Confrades,


Agradeço que me informem sobre possíveis dados. Eu continuo na pesquisa.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Jacinta Augusta Vianna de Queiroz

#78122 | artur41 | 26 nov 2004 10:41 | Em resposta a: #78121

Caros Confrades,


Sei agora que meus bisavós viveram na Rua da Piedade. Foi-me confirmado pelo Arquivo de Viana do Castelo.

Até há pouco tempo tinha ouvido pouquíssimos relatos orais, alguns deles inexactos. Os assentos têm vindo a clarificar as coisas!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Jacinta Augusta Vianna de Queiroz

#78566 | artur41 | 02 dez 2004 15:19 | Em resposta a: #78122

Caros Confrades,


Jacinta Augusta Vianna de Queiroz faleceu em 30 de Novembro de 1932, em casa. Na altura vivia na Praça Rio de Janeiro (actual Príncipe Real), freguesia da Encarnação, Lisboa.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Jacinta Augusta Vianna de Queiroz

#78739 | artur41 | 04 dez 2004 20:48 | Em resposta a: #78566

Caros Confrades,


Na próxima semana terei mais novidades, pois terei a certidão de nascimento de minha bisavó. Entretanto, caso saibam de alguma informação, agradeço que me comuniquem


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#78768 | ajctc | 05 dez 2004 19:42 | Em resposta a: #77869

Caro Artur

Caso encontre algum dado sobre Bento Jose Alves Vianna, nascido em 1766, passou ao Brasil onde faleceu na Cidade de Campina Grande, deixando grande descendencia, solicito a gentileza de me informar.

Cumprimentos
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#78770 | artur41 | 05 dez 2004 19:50 | Em resposta a: #78768

Caro Alberto Tavares,


Com toda a certeza que o informarei. Espero ter mais notícias, muito brevemente, sobre esta ascendência "Alves Vianna".


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisaoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#78892 | artur41 | 07 dez 2004 09:52 | Em resposta a: #78770

Caro Alberto Tavares,


Tive a ocasião de ontem ter pedido informações sobre Bento José Alves Vianna. Sobre a questão da ida para o Brasil, como deve saber a emissão de passaportes só se dá por volta de 1860-65.
Aguardemos notícias!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#78896 | artur41 | 07 dez 2004 10:49 | Em resposta a: #77881

Caros Confrades,


Eis mais alguns dados:

1. Floriano Vianna Pereira da Costa, meu avô, foi baptizado em 14.12.1901.

2. Jacinta Augusta Vianna de Queiroz, minha bisavó, nasceu em Talharezes, Santa Marta do Portuzelo (Viana do Castelo) no dia 10 de Março de 1865, e foi baptizada no dia 26 de Março do mesmo ano.

Parti, inicialmente, do pressuposto que minha bisavó era natural de Santa Maria Maior. Os assentos vieram mostrar que estava errado!

3. Jacinto Alves Vianna, meu trisavô, era comerciante e proprietário. Casou 2ª vez com Ana Augusta do Carmo "Alves Vianna", minha trisavó. Residiram na sua Quinta de Talharezes, Santa Marta do Portuzelo (Viana do Castelo).

4. Jacinto era filho de Domingos Alves Vianna, comerciante e proprietário, e de Teresa de Jesus. Estes meus tetravós eram naturais de Viana do Castelo.

5. Ana Augusta era filha de Francisco Moreira e de Maria do Carmo. Estes meus tetravós eram naturais de Viana do Castelo.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

PS: Mais dados irei fornecer. Já pedi as certidões que consegui, para já, apurar.

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#79101 | ajctc | 10 dez 2004 10:36 | Em resposta a: #78892

Caro Artur

Agradeço o seu interesse e boa vontade.
Bento José Alves Vianna foi meu tetra avô.

Cumprimentos
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#79108 | artur41 | 10 dez 2004 12:19 | Em resposta a: #79101

Caro Alberto Tavares,


Não tem de quê. Vou ver o que posso saber.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#144502 | artur41 | 17 fev 2007 21:25 | Em resposta a: #79108

Caros Confrades,

Alguém sabe mais alguma coisa sobre estes "Alves Vianna"?

Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#170011 | artur41 | 14 out 2007 13:04 | Em resposta a: #144502

Caros Confrades,


Retomo este tópico na tentativa de saber algo mais. Colocarei aqui, logo que me seja possível, determinadas certidões.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#170063 | Fmaia | 15 out 2007 11:47 | Em resposta a: #170011

Caro confrade

Amanhã ou depois vou tirar uns minutos para ir ao Arquivo, onde já não vou há muito tempo, pelo que , do facto, peço desculpas aos confrades do Forum com quem me comprometi.
O falecimento de familiares próximos tem-me colocado num estado deplorável.
Diga o que pretende que eu demande, o mais concreto possível, porque o tempo de que disponho é escasso, e, nem sempre se adequa aos horários do Arquivo.
Gostaria, contudo, de lhe ser prestável.

Mcumptos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#170070 | artur41 | 15 out 2007 12:49 | Em resposta a: #170063

Caro Maia da Fonseca,


Não quero, de maneira alguma, perturbar a sua vida. Aprsento-lhe, desde já, os meu pêsames.

Na medida do possível, eu gostaria que me fizesse o favor de verificar certidões respeitantes a estes meus tetravós: Domingos Alves Vianna e Teresa de Jesus; Francisco Moreira e Maria do Carmo.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#170111 | artur41 | 15 out 2007 17:52 | Em resposta a: #77881

Caros Confrades,


Faço aqui um singular reparo: meu avô Floriano nasceu a 14.10.1901. Enfim:"Errare humanum est, ignoscere divinum".


Melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#171203 | artur41 | 29 out 2007 16:51 | Em resposta a: #170070

Meu caro Maia da Fonseca,


Estará o confrade em condições de me fornecer dados?


Agradecido, respeitosamente,


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#175647 | artur41 | 08 dez 2007 13:57 | Em resposta a: #171203

Caríssimo Maia da Fonseca,


Faço votos paraque se encontre mais restabelecido!

Peço, se não se importa, possíveis dados.


Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#268452 | Susana49 | 12 jan 2011 14:18 | Em resposta a: #144502

Boa tarde.

Acidentalmente, descobri que buscam informações sobre os ascendentes de minha bisavó Jacinta Alves Viana: Alberto Tavares e Artur Soares.
Apenas por curiosidade, gostaria de saber se o fazem para identificar os ascendentes ou se é para se descobrir algum título nobliarquico?
Estive a ler a troca de mensagens e, segundo o que li, fiquei a saber da data do falecimento de minha bisavó.
O pai dela, Jacyntho Alves Vianna (era assim que ele assinou um dos livros que minha falecida tia, Octavia Jacinta Alves Viana de Queiroz Ferreira, tinha em casa dela), salvo erro, estava ligado ao Banco do Minho. Não tenho bem a certeza, fiquei apenas com esta ideia em mente.

Cumprimentos.

Susana Braz Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#268546 | arturcs | 13 jan 2011 14:25 | Em resposta a: #268452

Cara Susana Braz Alves,

Viva!

O meu interesse é puramente genealógico. Agradeço o fornecimento de mais dados.


Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#268586 | Susana49 | 14 jan 2011 12:25 | Em resposta a: #78768

Boa tarde.

Encontrei algo na Internet que talvez faça o ponto de ligação a Bento José Alves Viana:

LEGISLATIVO - Câmara Municipal de Campina Grande | O Poder do Povo
No ano de 1817 o presidente era o sargento-mor Bento José Alves Viana. No ano de 1822 a formação da Câmara era a seguinte: Félix Joaquim de Souza, ...
HISTÓRIAS DA ESCRAVIDÃO EM CAMPINA GRANDE *Luciano Mendonça de ... Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida de LM de Lima - Artigos relacionados
o do capitão-mor Bento José Alves Viana, português de nascimento que migrou para o Brasil em fins do século XVIII e aqui fixou residência, se transformando ...
Os dados confirmam que os indivíduos pertencentes às famílias tradicionais de Campina
Grande, membros por assim dizer de sua elite econômica e política, possuíam, para os padrões
locais, expressivos contingentes de escravos, a exemplo dos Nunes Viana, Alves Viana, Costa
Agra, Pereira Luna, Vila Seca, Vaz Ribeiro, Pereira de Araújo, Lourenço Porto, Cavalcante de
Albuquerque etc. Estes clãs, não por acaso, procuravam estimular o casamento entre seus
membros, numa clara estratégia de manutenção do status quo. O caso mais notório de todos é
o do capitão-mor Bento José Alves Viana, português de nascimento que migrou para o Brasil
em fins do século XVIII e aqui fixou residência, se transformando num dos homens mais
poderosos do lugar. Quando da abertura de seu inventário, em 1844, sua riqueza orçava em
quase 78 contos de réis, uma fortuna para os padrões da época. Dentre os muitos bens que
deixou para sua descendência, constavam cinqüenta e sete escravos, entre africanos de
diversas etnias e crioulos, números esses que o transformaram no maior escravocrata da
primeira metade do século XIX.

Cumprimentos.

Susana Braz Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#270417 | arturcs | 11 fev 2011 11:56 | Em resposta a: #268586

Cara Suzana Braz Alves,

Viva. Obrigado, mais uma vez, pelo esclarecimento e fornecimento de novos dados.
Estou à sua disposição.

Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#276102 | Susana49 | 10 mai 2011 14:05 | Em resposta a: #270417

Prezado Artur,

Seria pedir-lhe muito que me enviasse uma fotografia de minha bisavó Jacinta Augusta? Eu não tenho nenhuma.
Fico a aguardar resposta.

Com os meus agradecimentos.

Susana Braz Alves
brazalvespontosarrobasapopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#276112 | arturcs | 10 mai 2011 15:06 | Em resposta a: #276102

Minha Cara Susana,

Viva!
É uma questão de eu procurar. Como quer que lha envie?

Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#276274 | Susana49 | 12 mai 2011 22:03 | Em resposta a: #276112

Boa noite, Artur,

Pode ser por e-mail? Fico a aguardar,

Com os meus agradecimentos.

Susana Braz Alves
brazalves.s@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#280453 | Júnior Warne | 03 jul 2011 03:18 | Em resposta a: #77869

Artur, boa noite.
Que grata surpresa ao me deparar com esta pesquisa sobre os Alves Vianna.
Estou fazendo minha genealogia e preciso trocar informações sobre a parte da família de meu avô, Annes Gualberto Alves Vianna, filho de José Antonio Alves Vianna.
Confesso que estou com dificuldades, pois os parentes que poderiam me ajudar na pesquisa, já se foram, por isso tenho que conseguir algo pela internet e por documentos antigos que conseguir encontrar.
Percebi que você fez uma bela pesquisa, porém não encontrei os nomes de meu avô e bisavô.
Caso saiba algo sobre eles, agradeceria muito o contato.
Sou paulistano e resido no bairro de Interlagos, mas meu avô viveu quase toda no alto da boa vista, em santo amaro.
Muito obrigado,
grande abraço
Júnior

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#287967 | ajctc | 26 set 2011 11:46 | Em resposta a: #268586

Cara Susana Braz Alves

Graças ao sítio do Family Search encontrei alguns dados sobre a ascendencia de Bento José Alves Viana.
Era natural do Distrito de Braga, da freguesia de São Salvador de Barbudo ( ou Bente ou Banho, o estado do assento de batismo de sua filha Francisca não permite uma leitura conclusiva) filho de Antonio Viana. Casou na cidade de Recife com Rita Maria da Silva, natural do Recife, filha de Antonio da Silva Porto, natural do Porto.
Nos livros da Matriz do Santissimo Sacramento do bairro de Santo Antonio do Recife encontram-se o assento de seu casamento (infelizmente está quase que totalmente ilegível) e o batizado da sua primeira filha Francisca em 1802 (razoalvelmente legível). Tambem consta dos índices de batizados outros cinco filhos mas os livos de assentos não estão disponíveis na internet.

Atenciosamente

Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#287969 | ajctc | 26 set 2011 11:58 | Em resposta a: #280453

Caro Junior

No sítio do Familysearch.org você pode pesquisar na base de dados. Existem muitos Alves Viana na Paraiba e no Rio Grande do Sul. Você tambem pode ler pela internet os livros de assentos de batizados, casamentos e óbitos do Arcebispado de Braga. Este sítio do Mormons é simplesmente fantástico.

Atenciosamente

Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#292785 | margarita09 | 13 dez 2011 00:36 | Em resposta a: #287967

Bento Alves Vianna foi meu tataravó. Avó do meu avó Severino Alves Viana nascido em 1891 no Distrito de Galante em Campina Grande, casado com Maria das Neves Vasconcelos Viana de Pedra Lavrada.

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#302600 | Susana49 | 12 abr 2012 11:07 | Em resposta a: #276274

Prezado Artur,

Já alterei o meu e-mail no Forum.
Como não tive mais notícias sobre o meu pedido de foto da minha bisavó Jacinta, será possível dizer-me se tem alguma consigo?

Cumprimentos.

Susana Braz Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alves Vianna, de Viana do Castelo

#338411 | cemoviana | 21 nov 2013 17:40 | Em resposta a: #287969

Meus caros: sou descendente de Francisco Alves Vianna, filho de Manoel Alves de Passos e Maria do Rozario. Todos da regiao de Viana do Castelo. Francisco se casou com Quitéria dos Santos Viana. Tiveram 4 filhos: Pedro Alves Viana, Manoel Alves Viana, Maria Claudina Alves Viana e Candida Alves Viana. Meu bisavô Manoel Alves Viana casou-se com Lucrecia Rodrigues Viana e tiveram 3 filhos: Juvenal Alves Viana, Luiz Alves Viana e Lucinda Alves Viana. Meu avô Juvenal se casou com Amarylis Guerra Viana e tiveram 2 filhos: Celso Guerra Viana e Zair Guerra Viana. Sou filho de Celso Guerra Viana, natural do Porto/Portugal.

Resposta

Link directo:

Alves Vianna, de Viana do Castelo

#370445 | Ocafamilia | 07 jun 2016 10:48 | Em resposta a: #77869

Prezados,

Algum dado referente a:
Manoel José Alves Vianna (circa 1800)
e
Ignacio Vianna (filho).

Obrigado
Joao Costa Ferreira

Resposta

Link directo:

Alves Vianna, de Viana do Castelo

#377475 | cemoviana | 30 jan 2017 17:49 | Em resposta a: #77869

Alguém pode informar-me se descobriu alguma relação de parentesco entre Jacinto Alves Vianna e Francisco Alves Viana?
Grato.
Celso Moreira Viana

Resposta

Link directo:

Alves Vianna, de Viana do Castelo

#391282 | cemoviana | 20 abr 2018 14:05 | Em resposta a: #77869

Meus caros,
Sou descendente de Manoel Alves de Passos (meu tetravô), nascido em Santa Maria Maior (Viana do Castelo) por volta de 1800 . Seu pai era Francisco José Alves (meu pentavô), nascido em Fonte Arcada (Braga) em 1765.
O filho do Manoel era Francisco Alves Vianna nascido também em Santa Maria Maior no ano de 1840, meu trisavô. Foi casado com Quiteria dos Santos Maciel.
Tiveram 4 filhos nascidos em Esposende (Braga): Pedro Alves Vianna, Maria Claudina Alves Vianna, Candida Alves Vianna e Manoel Alves Vianna (meu bisavô).

A questão é: haveria algum parentesco entre Francisco Alves Vianna e Jacinto Alves Vianna, ambos de Santa Maria Maior?
Sds.
Celso Moreira Viana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 02:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen