Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Pessoas

Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#77948 | jliberato | 23 nov 2004 15:52

Caros confrades,
O meu antepassado Agostinho João (ver tópico "Famílias de Salreu, Estarrreja")faleceu em 1744 nas Caldas da Rainha. Era criado da Rainha e comprador das Damas.
A rainha em 1744 era Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V. Havia alguma relação com as Caldas da Rainha?
Alguém sabe o que era ser Comprador das Damas?
Muito obrigado por qualquer esclarecimento.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#87757 | feraguiar98 | 04 abr 2005 23:53 | Em resposta a: #77948

Caro sr. J. Liberato,

Não lhe dou nehuma certeza, mas reforço o seu palpite.
Seria possivelmente o encarregado do abastecimento do Paço das Damas, designação dada em mais de uma localidade à mansão que acolhia as Damas de Companhia da Rainha em deslocações a localidades onde não existisse um palácio com dimensão para acolher toda a comitiva real.

Com os melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#87786 | António Forjó | 05 abr 2005 16:38 | Em resposta a: #77948

Caro Colega

As Caldas da Raínha devem este nome à Raínha D. Leonor, mulher de D. João II, que aí fundou o Hospital Termal em 1485.
No sec. XVIII, D. João V mandou restaurar e ampliar o Hospital e mandou construir o Palácio Real face à necessidade de uma residência para a Família Real quando se deslocava às termas das Caldas.
Mandou também construir 3 chafarizes naquela cidade:
--o Chafariz das 5 Bicas no lugar em que, segundo a tradição local, D. Leonor viu um grupo de pessoas que se banhava em nascentes de água quente e onde ela própria se banhou, curando-se de uma chaga que tinha no peito.
--o Chafariz da Rua Nova
--o Chafariz da Estrada da Foz

Por iniciativa e a mando da Raínha D. Maria Ana de Áustria foi construído, em 1749, o edifício dos Paços do concelho substituindo os antigos paços municipais destruídos com a remodelação do Hospital Termal.
Assim sendo e se a interpretação de Comprador das Damas está certa, parece-me plausível admitir que o seu antepassado estava nas Caldas da Raínha em exercício da sua actividade.
É provável que no Registo Geral de Mercês e/ou nos Livros de Matrícula dos Moradores da Casa Real conste algo a seu respeito.
Um abraço do

AF

PS- Estas obras foram dirigidas por Manuel da Maia, famoso engenheiro militar que foi Engenheiro-Mor do Reino e Guarda-Mor da Torre do Tombo por 24 anos e que a 1 de Novembro de 1755 desenvolveu notável actividade salvando a documentação da TT que ainda podia ser salva, com grande sacrifício pessoal para um homem de 78 anos e "prejuízo de sua fazenda" pois a sua casa no Bairro Alto ardeu completamente, com todo o recheio.

Resposta

Link directo:

RE: Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#87869 | jliberato | 06 abr 2005 15:18 | Em resposta a: #87757

Caro Fernando Aguiar,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Desde já, não precisa de me tratar por sr., nos termos dos hábitos conviviais deste Forum.
Com efeito, penso que foi essa a razão da sua presença nas Caldas.
Não encontrei foi a designação de Comprador para a função.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#87983 | jliberato | 07 abr 2005 22:34 | Em resposta a: #87786

Caro António Forjó,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelas informações muito valiosas àcerca das Caldas da Rainha de meados do século XVIII.
Recordo-me de há já vários anos ter procurado este meu antepassado no Registo Geral das Mercês sem sucesso.
É boa altura de voltar a tentar, quando for com tempo a Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#87995 | texmel | 08 abr 2005 04:15 | Em resposta a: #77948

Caro confrade
Sem quer DESPESTIGIAR AS FUNÇÕES DO cOMPTRDOR DE DAMAS,PARECE-ME QUE DEVERIA SER AQUILO A QUE HOJE E CHAMA «chegador»,sempre os houve !!!!
TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Criado da Rainha e Comprador das Damas-1744

#89807 | jliberato | 01 mai 2005 13:39 | Em resposta a: #87995

Caro texmel,
Muito obrigado pela sua mensagem. Embora, na realidade, não a tenho percebido bem.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 10:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen