Falcão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Falcão

#78235 | jflfl | 28 nov 2004 22:22

Inicio aqui um tópico sobre as Familias Falcão. Eu descendo de um ramo que se fixou em Santiago do Cacém no século XVII. Estou interessado em conhecer outros ramos que sei existirem no Norte e no Centro de Portugal. Em particular procuro informação sobre os Falcão que viveram em Setúbal e em Azeitão creio que no século XVI e XVII.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78240 | margaridabreu | 29 nov 2004 09:54 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão de Lima

Eu descendo do Capitão Luis António Falcão,que casou em Avis a 8 Ago 1769 com Margarida Inácia Teles Serrano.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78242 | josemariaferreira | 29 nov 2004 10:35 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão

Há algum tempo atrás estive a rever o tópico da Família Brito Camacho, e constatei que a algumas das suas questões, eu não lhe cheguei a dar a sua devida resposta, não por má educação minha, mas porque o tempo escassiava e na ansia de responder a todas deixei algumas para trás.
Uma delas prendia-se com Cristovão Falcão, homem da governança da Villa de Panoyas, devassor que foi dos oficiais da Câmara e contador dos verdes e montados do Campo de Ourique. Agora estou em condições de o informar que este Falcão de nome completo Cristovão Rebello Falcão, morreu cerca do ano de 1637, sem deixar descendentes para lhe suceder no cargo de contador dos verdes e montados, tendo aquele cargo, por mercê de D. FilipeII, sido entregue a Manuel Gomes Raposo, morador na Vila, cavaleiro fidalgo e capitão da Casa de Sua Majestade.
Em principio tudo indica que Cristovão Rebello Falcão, tenha vindo da região de Santarém/Leiria, para a Vila de Panóias. No entanto pode-se inteirar da sua origem consultando na TT:
Chancelaria de D.Filipe II
Carta de escrivão de Tavega (ou será Alvega?)- Livro 9 Fº 277
Carta de tabelião de Almoster- L.º10 Fº133
Carta de contador dos verdes e montados do Campo de Ourique- Lº 29 Fº100
Carta de contador dos verdes e montados do Campo de Ourique- Lº 31 Fº298 Vº.
Álvara de renúncia de ofícios- Lº32 Fº478 Vº.

Consultando o inventário dos apelidos de família em "Évora na Idade Média"de Maria Ângela Rocha Beirante, regista 14 individuos de apelido Falcão a morar naquela cidade nos periodos de 1330-80 e 1420-1500, o que faz deste apelido, um dos mais usados naquela cidade. Portanto Évora será sempre uma cidade a considerar por esta particularidade.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78277 | jflfl | 29 nov 2004 21:35 | Em resposta a: #78242

Caro José Maria Ferreira
Muito obrigado pela sua resposta e excelente contributo.
Deixe que lhe diga que eu próprio tenho tido muitas dificuldades em participar e acompanhar este forum e em continuar as minhas investigações familiares. Por isso compreendo perfeitamente o que me diz.
Em todo o caso, aqui nos trouxe mais uma importante achega para este tópico dos Falcão.
Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78278 | jflfl | 29 nov 2004 21:43 | Em resposta a: #78240

Margarida
Obrigado pelo seu contributo. Sabe porventura algo mais sobre o seu ramo Falcão, de onde provém? E sobre a descendência do seu Capitão Luis António Falcão? Para além de procurar conhecer os diversos ramos Falcão que existem, seria interessante estabelecer todas as ligações possíveis entre eles.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78282 | Pedro B | 29 nov 2004 23:09 | Em resposta a: #78278

Caro Joaquim Falcão Lima
Uma antepassada minha chamava-se Dionísia de Abreu Falcão nascida em Borba em 1629 casou com seu primo direito Rodrigo Tojo Gato nascido cerca de 1630 em Portel.
Sobre Dionísia de Abreu Falcão, sei que era filha de Mariana Abreu Falcão e de Luís de Reboredo e Távora, e neta de outra Dionísia de Abreu Falcão e de Domingos Fernandes Freire que morreu muito velho em 11.4.1660.
Não sei de onde proveem estes Abreu Falcão.

É uma pista pouco objectiva, mas é o que posso ajudar de momento.
Cumprimentos
Pedro B

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78283 | JPL | 29 nov 2004 23:52 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão,

Descendo de Francisco de Assis Nogueira Salgado da Silva Falcão, oriundo de Sarzedas, Distrito de Castelo Branco. Poderá consultar mais informações em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139084

Caso encontre ligações, agradeço que me informe.

ze pedro

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78292 | josemariaferreira | 30 nov 2004 08:37 | Em resposta a: #78277

Caro Joaquim Falcão

Vejo na base de dados do Genea que a sua ascendência da linha Falcão não vai além de João Falcão cc. Francisca Nobre. Existe aí algum obstáculo que barra a investigação? Ou simplesmente ainda não foram registados mais dados?

Um abraço, do

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78316 | margaridabreu | 30 nov 2004 14:55 | Em resposta a: #78278

Caro Joaquim

Tendo como fontes " Costados Alentejanos" de António Pestana de Vasconcelos e " Genealogias Alentejanas" de António Godinho de Carvalho fiz uma árvore dos Falcão, do qual descendo.
O capitão Luis António Falcão é natural de Seda( Alter do Chão) e filho de Pedro Dias Falcão e de Catarina Martins. Não tenho mais ascendentes. Quando for ao Arquivo de Portalegre, posso fazer umas buscas.
Se tiver o seu mail será mais fácil enviar-lhe o que tenho. Se quizer que seja descrito para todos terem acesso, também não custa nada.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78343 | abivar | 30 nov 2004 17:28 | Em resposta a: #78316

Cara Margarida:

Fiz em tempos uma pequena investigação relativa aos costados de primos meus Caldas de Almeida; apesar de serem meus primos pelo lado Pereira Caldas, também me interessei pelos costados do lado Almeida que incluem os seus antepassados Capitão Luis António Falcão e D. Margarida Inácia Telles Serrana, através da filha D. Maria José Vellez Falcão (ou Serra Falcão), casada com o Sargento-Mór Francisco Mexia Galvão, da neta D. Teresa Ludovina Mexia Falcão (ou Galvão), casada com António Manuel Callado e Sousa, da bisneta D. Maria Inocência Mexia Callado, casada com José Miguel de Almeida, do trisneto António Leonardo de Almeida (também ascendente dos Mexias de Almeida) casado em segundas núpcias com D. Maria Inocência Dias Rodrigues e do quarto neto José Miguel de Almeida casado com a minha tia-avó D. Maria Pereira Caldas. Agradeço-lhe todas as informações suplementares que tiver acerca desta ascendência comum com os meus primos.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78360 | abivar | 30 nov 2004 18:08 | Em resposta a: #78235

Meu Caro Joaquim:

Como vai? Falando agora de Falcões presumo que já tenha percorrido a base de dados do Genea onde se encontram diversos, em particular alguns ramos de Marinhos Falcões; também temos a monumental contribuição sobretudo do confrade Eduardo Albuquerque nos tópicos “Marinhos Falcões” “Marinhos Falcões 2” e “Marinhos de Moulães”; em particular corrigiu, com base em documentos de Pontevedra, a origem de Lançarote Falcão (ascendente de muitos Marinhos Falcões) constante dos nobiliários, mostrando que sua Mãe se chamava Lucrécia Falcão e não Ana Falcão e o avô materno seria provavelmente um Guterre Falcão (julgo que alcaide em Pontevedra) e não Pedro Falcão que os nobiliários entroncam nos Abreus.

Em resposta a Margarida de Abreu também refiro outro ramo de Falcões já citado neste tópico.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78423 | jflfl | 01 dez 2004 11:20 | Em resposta a: #78283

Caro José Pedro
Obrigado pelo seu post. Sei da existência de "Falcões" em Castelo Branco e na Guarda mas não conheço eventuais ligações aos meus. Se souber de algo dir-lhe-ei.
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78427 | jflfl | 01 dez 2004 11:33 | Em resposta a: #78316

Margarida,
Mais uma vez obrigado. Quanto às obras que refere uma delas não conheço pois sempre que a tento adquirir está esgotada.
Nos costados alentejanos (creio, ser aí pois confundo as duas obras frequentemente) existem vários "Falcões" de Odemira e de Santiago que descendem do meu ramo.
Quanto ao "seu" capitão Luis António Falcão e a Pedro Dias Falcão, não consigo estabelecer ligação, mas... vou ficar atento.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78430 | jflfl | 01 dez 2004 11:45 | Em resposta a: #78360

Carissimo António,
Vamos bem felizmente. Contudo no último ano muito arredado destas coisas por manifesta impossibilidade profissional.
Sei da existência de diversos Falcão por ese país fora e presumo que alguns deles tenham origens distintas. Além de ter curiosidade sobre todas estas origens gostaria de perceber onde entronca o ramo de que descendo.
Como sabe, os meus Falcão são gentes de Santiago do Cacém e Odemira. Recentemente, através de um outro investigador consegui perceber que estes Falcão desceram a Santiago provenientes de Setúbal e Azeitão e suspeito que tenham vindo de Santarém... Mais não sei!
Quanto aos Marinho Falcão, ao que creio são do Norte e aindanão consegui perceber se porventura ligam com estes.
Um grande abraço
Joaquim
PS. Um beijinho à sua prima Leonor!

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78433 | jflfl | 01 dez 2004 11:51 | Em resposta a: #78282

Caro Pedro B
É mais um contributo que agradeço. Sabe por ventura se esses seus Falcão que nos finais do sec XVII se encontram em Borba, terão evoluido com descendência para outras regiões? quais?
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78437 | jflfl | 01 dez 2004 12:06 | Em resposta a: #78292

Caro Zé Maria
É um pouco de tudo: este meu contributo para o Genea não foi ainda actualizado por mim. Mas serviu já para alguns familiares notarem algumas faltas de infromação e até incorrecções e solicitarem ao GP a correcção. Eu próprio tenho mais alguns dados que vou recolhendo e melhorando. De facto já podia constar do Genea mais alguma coisa que recolhi e que logo que esteja bem fundamentado em fontes está em condições de ser publicado.
Por outro lado e no que diz respeito aos Falcão, o que mais sei não é ainda consistente do ponto de vista genealógico para ser aqui publicado. Como referi sei que os Falcão de Santiago do Cacém provêm de Setúbal de Luisa de Freita Falcão que casou com Manuel Coelho. Esta Luisa de Freitas Falcão é filha de Jácome Murzelo Falcão e de Catarina Jorge Ferreira. Estaremos a falar de final do séc. XV inicio de XVI. E mais não sei. Procuro agora perceber de onde vêm este Falcão!
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78440 | josemariaferreira | 01 dez 2004 12:13 | Em resposta a: #78437

Caro Joaquim Falcão

Tem conhecimento do Reverendo José de Matos da Portela de S. Luzia?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78483 | jflfl | 01 dez 2004 18:51 | Em resposta a: #78440

Caro José Maria Ferreira
Tenho conhecimento de um José (b. 1784 em Santa Luzia) filho do Cap. Mór Jacinto Pais de Matos Moreira e de D. Inácia Maria Franco. Será esse?
Presumo que "da Portela" seja a referência à herdade da Portela. Por ventura saberá dizer-me onde fica? Das poucas vezes que visitei Santa Luzia não consegui situá-la.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78485 | josemariaferreira | 01 dez 2004 19:36 | Em resposta a: #78483

Caro Joaquim Falcão

Na década de 40 do século XVIII, aparecia com certa frequência na Vila de Panoyas o Rev.º José Matos, ligado à família Pais Matos Moreira da Portela, herdade situada no extremo da freguesia de Santa Luzia, já perto da freguesia de Relíquias.
Este misterioso padre, presumo que se trata do Rvº. José de Matos Falcão, a confirmar-se seria o primeiro a usar o apelido Falcão naquela família. Estará neste padre o enigma do apelido Falcão na sua família?
Quando for à T.T. tentarei confirmar a minha suspeição e logo lhe darei notícias sobre este assunto.
Até lá um abraço.

Zé maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78501 | jflfl | 01 dez 2004 21:08 | Em resposta a: #78485

Caro José Maria
Pelo data que refere estou inclinado a pendar tratar-se do José que referi. Não sei mais sobre ele para confirmar se terá sido Padre.

Por outro lado refere agora o Rvº José Matos Falcão. Tanto quanto sei para ser Matos falcão terá de ser, em principio, descendente do casal Cap.-mór Jacinto Pais de Matos e D. Maria da Natividade Murzelo Falcão. Deste casal apenas sei a existência de Jacinto (1º Conde Bracial); João; major José Jacinto (meu ramo) e Franscisco. Admito possam ter havido mais filhos e um deles possa ter sido o Rvº José Matos Falcão. Em todo o caso desconhecia. Estou deveras interessado!!!
Já agora, por que razão se refere ao tal Revª José Matos como "este misterioso padre"?
Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78506 | josemariaferreira | 01 dez 2004 21:47 | Em resposta a: #78485

Caro Joaquim Falcão

Estando eu agora a ler o Album Alentejano, não resisti a colocar aqui exertos do mesmo a respeito do seu tretavô José Júlio.

"Foi um desportista e fez algumas proesas a que hoje chamaremos records..."

-Fez o trajecto de Milfontes a Odemira em 52 minutos montado numa égua, incluindo a passagem do rio na barca.

-Ultrapassou a barra de Milfontes a cavalo.

-Numa caçada aos pombos matou 114.

-Na pesca aos salmonetes chegou a apanhar algumas arrobas.

-No automobilismo era um excelente piloto e conduzia com segurança.

-Na aviação, mandou construir à sua custa um campo de aterragem no Monte Velho que depois ofereceu ao Ministério da Guerra, campo onde aterravam bastantes aviões sendo os seus tripulantes recebidos em sua casa com o maior prazer e melhor boa vontade.

-Apoiou o raid do seu filho Brito Pais, acompanhou dia a dia hora a hora minuto a minuto essa viagem e quando o " Pátria" se despedaçou na Índia, pôs-se à disposição da Direcção da Aeronáutica e acompanhou todas as demarches para que aos ilustres aviadores lhes seja entregue outro avião.

Estive agora em contacto telefónico com o nosso confrade e amigo Rafael Carvalho, envia-lhe cumprimentos, não pode estar connosco no Forúm, por avaria no seu PC.

Saudações amigas
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78520 | jflfl | 01 dez 2004 23:25 | Em resposta a: #78316

Margarida
Esqueci-me de deixar o mail: jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt
Cmpts
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78559 | margaridabreu | 02 dez 2004 14:57 | Em resposta a: #78343

Caro António Bivar

Eu sou parente dos Mexias de Almeida pelo ramo Velez Falcão, eles por uma irmã de Manuel Velez Falcão, D. Maria José casada com Francisco Mexia Caeiro Galvão e também porque descendemos do Capitão Mor de Mora Francisco Barata Godinho,eles por uma filha D. Ana Bárbara casada com Pedro Rebelo de Sequeira Aragão e eu por uma irmã desta D. Teodora Margarida casada com o Manuel Velez Falcão(meus 4º Avós que tiveram uma neta também Maria Inocência, minha bisavó).

Quanto ao Capitão Luis António Falcão e D. Margarida Inácia Teles Serrano que casaram em Avis a 8 de Ago de 1769 tiveram 3 filhos:

1) PEDRO ANTÓNIO FALCÃO , capitão, nascido em Santo António do Alcórrego, casa em 1ª núpcias com D. FRANCISCA JACINTA RAMALHO, de Santa Justa. Tiveram uma filha JACINTA MARIA FALCÃO que casa com PEDRO MARIA BARATA( filho do 2º matrimónio do Capitão Mor Francisco Barata Godinho com D. Luiza Teresa de Sousa Calado).
Com geração de apelidos : GRAVE CABRAL, CABRAL FIALHO e MEXIA NUNES BARATA, CABRAL BARATA

1) casa em 2ª núpcias com D Filipa Antónia com geração de apelidos: RIBEIRO FALCÃO, SOUSA FALCÃO

2) D. MARIA JOSÉ ROSA VELEZ SERRANO FALCÃO casou com o Sargento Mor de Avis FRANCISCO MEXIA CAEIRO GALVÃO com geração de apelidos : CAEIRO CORTES MEXIA GALVÃO, MEXIAS DE ALMEIDA, CARDOSO DE LEMOS, CALDAS DE ALMEIDA, NUNES BARATA, TIERNO ANDRADE LOPES, ALMEIDA ROVISCO GARCIA e FURTADOS DE MAGALHÃES

3) MANUEL VELEZ FALCÃO casado com D. TEODORA MARGARIDA BARATA com geração de apelidos : PINTO DE ALMEIDA FORTES e ABREU QUENTAL

Se tiver alguma dúvida é só dizer.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78610 | jflfl | 02 dez 2004 23:45 | Em resposta a: #78506

Boa noite José Maria
Que texto me recorda... obrigado. Tenho imensa pena de não ter um exemplar do Album Atentejano. Como sabe foi produzido por um jornalista de então - Pedro Muralha e com a colaborção de minha tia avó (sobrinha de José Júlio Brito Pais) de nome Aurea Pais Falcão. Há alguns textos e versos de sua autoria no Album Alentejano.
A propósito de feitos deixe-me perguntar-lhe: tem referências ao tio do José Júlio, Jacinto Pais Falcão conhecido na época por Jacinto Pais do Montenegro?
Aproveito para enviar um abraço amigo ao Professor Rafael Carvalho. Gostava de o re-encontrar.
Um abraço para si do,
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78677 | josemariaferreira | 03 dez 2004 22:44 | Em resposta a: #78610

Caro Joaquim Falcão de Lima

Cheguei mesmo agora do norte e ainda não foi esta semana que tive tempo para ir à T.T.
Sobre Jacinto Pais do Montenegro, nunca achei qualquer referência, a não ser na base de dados do Genea, por esse mesmo motivo já pensei interrogá-lo. Será que está nesse seu tio-avó a origem do topónimo do Montenegro? E eu que até defendia que aquele topónimo poderia ter a sua origem na Mata do Negron denominação do local no séc. XV! A partir daí passou a chamar-se Carrascal e só depois do seu tio-avó se começou a chamar Montenegro do Carrascal, interresante coincidência!
Nessa altura morava naquela mesma herdade do Carrascal o Capitão António Mestre Afilhado casado com D. Catarina Luísa Batalha, o seu filho Barnabé Afilhado de Aboim e sua irmã Maria Inácia Afilhada, naturais de Santana da Serra Ourique, terra do nosso confrade e amigo Rafael Carvalho, e era a mesma vínculada ao Morgadio de Messejana. O seu parente João Pais de Mattos possuía Os Vicentes, propriedade que ficava contígua ao Carrascal e hoje já se encontra integrada no Montenegro.
Sobre Jacintos Pais de Matos são mais que muitos e encontro-os a viver contemporâneamente em Santa Luzia e Messejana, na segunda metade do séc. XVIII, será algum destes o apelidado de Montenegro?

Desejo-lhe um bom fim de semana.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78706 | jflfl | 04 dez 2004 10:11 | Em resposta a: #78677

Caro José Maria
Contam-se na minha familia várias histórias àcerca deste Jacinto Pais de Matos Falcão ou Jacinto Pais do Montenegro. É para todos ñós um personagem "mitico". Ao que sei a alcunha Montenegro surge pois por um desgosto de amor mandou pintar o Monte de cor escura (ainda hoje está num tom cor de barro) passou a ter só animais pretos, nomeadamente o cavalo, etc.
Já estou a desviar-me do tópico, mas é tanta a informação quetrouxe que não resisto: quem era o morgado de Messejana? E de que João Pais de Matos estamos a falar? sabe quando e onde nasceu?

Quando diz: "Sobre Jacintos Pais de Matos são mais que muitos e encontro-os a viver contemporâneamente em Santa Luzia e Messejana, na segunda metade do séc. XVIII, será algum destes o apelidado de Montenegro? "
quer dizer que ainda hoje existem pessoas com esse nome em Sta Luzia e em Messejana?
Quanto ao apelido Momtenegro não tenho noticia de que haja, por via do Jacinto Pais de Matos, quem o use. Até porque ao que sei este senhor não deixou descendentes.
Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78711 | Pedro França | 04 dez 2004 12:17 | Em resposta a: #78235

Caríssimo:

Estou a escrever-lhe apenas para dar mais uma achega a este tópico porquanto julgo que os meus Falcões não têm ligação com os de Azeitão ou Setúbal. Sei que os meus têm mais a ver com a linha do confrade António Godinho de Carvalho.
Então é assim: descendo de um Manuel Dias Falcão e de Maria Cordeira (século XVII), do Sardoal, por via de sua filha Joana Cordeira que foi 4ª mulher de João Machado, recebidos a 24.01.1689, sendo ele natural do Souto/Abrantes.
Haverá alguém que se prenda a esta ascendência? Da referida união houve a Luísa Machada, do Souto, que casou com Manuel Dias Ruivo, de Penhascoso (Mação) e daqui nasceu em 1733 Manuel Machado Cordeiro que foi casar ao Gavião e daí vêm os meus Franças Machados.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78734 | Rui Portugal | 04 dez 2004 19:32 | Em resposta a: #78711

Caro Falcão de Lima,

Já há tempos nos encontámos noutro tópico por causa da descendência do genealogista Manso de Lima, que usou os apelidos de Leitão Manso de Lima Falcão; julgo serem originários da Sertã.
Com os seus Falcões, de Santiago do Cacém, tenho relações de parentesco com uns e com outros de amizade e conhecimento.
A indicação que dá neste tópico de que os ascendentes mais antigos que conhece viveriam em Setúbal e usariam os apelidos Murzelo Falcão, lembrou-me ter visto juntos estes apelidos nos meus apontamentos sobre famílias alentejanas; infelizmente, ainda não encontrei o que pretendo.
Mas para lhe dar, entretanto, algumas pistas sobre os Murzelo,, refiro-lhe que no início do séc. XVIII um Luís Tinoco Murzelo casou em Moura com D. Catarina Soares de Figueiroa da Fonseca, sobrinha do Ven. frei António das Chagas, de quem nasceu Fabiano José Limpo de Lacerda Tinoco. Sobre estes e sobre os Pessanha Falcão, de Évora, o Pedro B certamente lhe poderá dar mais elementos pois é seu descendente.
Nos Índices dos Tabeliães de Lisboa encontro uma Margarida Carrança, viúva de Sebastião Murzelo, moradora na sua quinta do Paço da Albarda, termo de Alvorninha (IV, 242). Nestes Indices aparecem muitos Falcão e muitos Murzelo, mas não os dois apelidos juntos.
Vou continuar à procura, pois a memória ainda não me vai faltando muito.
Cumprimentos do

Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78743 | rmfrp | 04 dez 2004 22:33 | Em resposta a: #78734

Caro Rui Portugal:

Peço desculpa por intervir neste tópico, mas fiquei bastante curioso relativamente aos índices dos tabeliães de Lisboa. Em particular, gostaria de saber, se possível, se neles há referência a Diogo José Ramos, ou Diogo José Lopes, como interveniente em registos da primeira metade do século XVIII.

Por incrível coincidência, a única referência à família Murzelo Falcão que alguma vez encontrei nas minhas pesquisas diz respeito a Bernardo Falcão Murzelo, que foi padrinho de um neto deste mesmo Diogo José nascido em Santiago do Cacém. Já em tempos referi este registo no Fórum:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=48737&fview=c

Desde já agradeço qualquer informação que me possa fornecer.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78758 | Rui Portugal | 05 dez 2004 15:25 | Em resposta a: #78743

Caros Joaquim Falcão de Lima e Rui Pereira,
Ao primeiro tenho de pedir desculpa de pouco ter acrescentado ao que já sabia sobre os ascendentes de Pedro B, isto porque só tive conhecimento do tópico "Murzello Falcão" pela intervenção de Rui Pereira.
A este participante do Forum, lastimo dizer que nada encontrei nos Índices dos Tabeliães que refiram Diogo José Lopes ou Ramos.
Com os meus cumprimentos.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78761 | rmfrp | 05 dez 2004 16:44 | Em resposta a: #78758

Caro Rui Portugal:

Muito obrigado pela sua pronta resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78763 | jflfl | 05 dez 2004 18:21 | Em resposta a: #78734

Caro Rui Portugal
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Deixe-me contudo precisar mais um pouco na expectativa de que me possa ajudar:

Sei que os Murzelo Falcão (ou Falcão Murzelo) aparecem em Santiago do Cacém cerca de 1650. Este ramo provinha de Setubal de um descendente de Manuel Coelho que casou com Luisa de Freitas Falcão (esta creio ter nascido em Azeitão). Luisa de Freitas Falcão descende de Jácome Murzelo Falcão e Catarina Jorge Ferreira. (este Jácome Murzello Falcão deverá ter vivido em Azeitão, Setúbal ou até Sesimbra).

Já agora sobre o indice dos tabeliães de lisboa: é um recurso que desconhecia! que informação contêm? estão na TT?

os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78764 | jflfl | 05 dez 2004 18:23 | Em resposta a: #78711

Caro Pedro
Sabe porventura qual a origem mais remota do apelido Falcão da sua ascendência?
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78894 | Pedro França | 07 dez 2004 10:04 | Em resposta a: #78764

Caro Joaquim:

Efectivamente aquele é o primeiro e único que tenho na minha ascendência. Os paroquiais referentes ao Sardoal encontram-se no AN/TT. Sei que o casal que referi - Manuel Dias Falcão e Maria Cordeira -, viveram no séc. XVII. Mais para trás não sei se será possível, porquanto não tenho informação concreta sobre a existência de paroquiais mais para trás.
Do que souber agradeço informação e ponho-me ao seu dispor para o que precisar no AUC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78910 | Rui Portugal | 07 dez 2004 16:34 | Em resposta a: #78763

Caro Joaquim Falcão de Lima,
Estive a consultar os meus apontamentos mais à mão e infelizmente não consegui encontrar nada referente a Manoel Coelho e Luísa de Freitas Falcão.
Também não os encontrei nos "Índices das Notas dos Vários Tabeliães de Lisboa - séculos XVI a XVIII", utilíssima obra em 4 volumes publicada entre 1930 e 1949 pela Biblioteca Nacional de Lisboa, edição completa hoje rara, mas que poderá consultar nas bibliotecas. Contém índices das escrituras efectuadas nos tabeliães de Lisboa no período indicado. Só me aparecem dois Manuel Coelho, um, possível pelas datas, mas de Canas de Senhorim, e outro, mais antigo, defunto em 1587, moço de câmara, senhor de uma quinta em Telheiras; as mulheres de ambos são referidas e nenhuma delas é Luisa de Freitas Falcão. Se precisar de alguma informação contida nesta obra, terei muito gosto em lha dar, pois tenho-a em casa e utilizo-a muito.
Votos de bom sucesso nas suas investigações e os cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78916 | pinagomes | 07 dez 2004 17:53 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão de Lima:
Interrogo-me sobre se os dados que possuo relativamente aos Falcões lhe interessarão ou não.
Na dúvida aqui lhos mando.
A minha mulher é descendente da família Falcão de Souza Pereira de Berredo, a qual resultou do casamento, na primeira metade do século XVII, de Rui Pereira de Berredo com D. Catarina Falcão, herdeira do morgado dos Falcões, em Tavira.
Desde então estes apelidos foram mantidos inalterados, até há duas gerações atrás, por quebra de varonia.
Poderá encontrar dados abundantes sobre a mesma família - designadamente sobre o ramo Pereira de Berredo - na obra do Dr. Miguel Côrte-Real "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve".
Nós somos possuidores da respectiva árvore genealógica.
Se lhe interessar posso facultar-lha.

Cumprimentos

Jaime Pina Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78926 | Pedro B | 07 dez 2004 19:44 | Em resposta a: #78894

Caros Pedro França e Rui Portugal

Não tenho notícias totalmente exactas sobre os Falcões do Alentejo ascendentes da Casa Gil de Portel, devem estar no Arquivo da referida casa em poder do meu primo Francisco Gil.
Tenho alguns elementos, que passo a escrever:
Há dois ramos Falcão, não sei quais as ligações entre eles, embora sejam sem dúvida ambos alentejanos.

Ramo 1 - Sebastião da Fonseca Falcão, nascido no início do sec XVII, c.c.? e foi pai de Filipa Maria Falcão de Faria Ravasco que c.c. João de Macedo Sequeira (dos Macedos de Alenquer) filho de Francisco Macedo Sequeira e de Margarida Barros Passanha. Tiveram Francisco Macedo Sequeira Passanha c.c. Josefa Francisca de Sousa Reymão filha de Luís de Sousa Reymão. Tiveram João Macedo Sequeira de Sousa Reymão que nasceu em Gáfete nos últimos anos do sec 18 e c.c. Bárbara José Maria de Santo António Guerreiro Camacho Aboim Silveira Baião (de quem tenho a ascendencia). Tiveram Joana que casou com José Gil Tojo Borja.

Ramo 2- Simão Abreu casou ni início do sec 17 com Brásia Mendes (Falcão?) tiveram Dionísia Abreu Falcão c.c. Domingos Fernandes Freire que morreu em 1660. Tiveram Mariana de Abreu Falcão que morreu em 1654 e casou com Luís de Reboredo e Távora. Tiveram Dionísia de Abreu Falcão que nasceu em Borba em 1629 e c.c. seu primo irmão (tenho cópia do Auto de Dispensação com parte em português e parte em latim, penso que do Arcebispo de Évora) Rodrigo Tojo Gato de Reboredo e Távora que morreu em Portel em 1675, de quem tenho o foral de partilhas por haver filhos menores. ESTE RODRIGO CURIOSAMENTE É O HEROI DA ULTIMA HISTORIA DO LIVRO QUE PUBLIQUEI EM OUTUBRO - HISTÓRIAS COM HISTÓRIA. Aconselho a leitura... não ao Rui que sei que já leu.
Deste casal nasceu Gaspar Tojo Gato Falcão em Portel em 1655 e morreu em 1724; c.c. Leonor Almeida Teles Quinhones Cabral nascida na Vidigueira.
Tiveram Ana Josefa Almeida Cabral Quinhones n. Portel em 1683 e m. em 1767, casou com D. Debastião Gil de Borja nascido em Xativa - Valencia antes de 1680(Senhor de Estubeñi) que emigrou para Portugal, penso que por ser Carlista, tendo casado em Portel, dando origem à casa Gil de Portel.

É mais ou menos tudo o que sei. Se houver muito interesse da vossa parte, ainda poderei talvez retirar mais elementos de alguns documentos que tenho.

Um abraço para os dois.
Pedro B.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78963 | josemariaferreira | 08 dez 2004 13:15 | Em resposta a: #78706

Caro Joaquim Falcão

Ontem passei pela T.T. mas fiquei muito decepcionado, não consegui consultar as habilitações do F.S.O. de José de Matos Falcão, por se encontrarem em mau estado de conservação, assim não pude confirmar se de facto se trata ou não do Reverendo da Portela que frequentava muito a casa da família Pais Mattos Moreira na Vila de Panoyas.
Como lhe tinha dito numa anterior mensagem aparecem nos registos paroquiais da Vila de Panoyas durante a segunda metade do séc. XVIII, vários homónimos de Jacinto Pais Matos ligados aquela família, tais como:
-Jacinto Pais Matos, morgado da Corte Preta
-Jacinto Pais Matos, capitão de Cavalos, morador na aldeia de S.Luzia
-Jacinto Pais Matos, morador na Vila de Messejana
-Jacinto Pais Matos, morador no Monte da Gamita

Outros ligados à família:
-José Joaquim de Matos, morador na Gamita
-António José de Matos, morador em Messejana.
-António José Pais de Matos, morador no Reguengo
-Joaquim José de Matos Moreira, sargento-mór dos Auxiliares morador Messejana


-Existe um Jacinto de Pais Matos,Tenente-Coronel de Cavalaria da Comarca de Ourique e Beja deve ser a mesma pessoa do anterior capitão de cavalos que provavelmente foi promovido a Tenente Coronel.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78965 | josemariaferreira | 08 dez 2004 13:23 | Em resposta a: #78706

Caro Joaquim Falcão

Ontem passei pela T.T. mas fiquei muito decepcionado, não consegui consultar as habilitações do F.S.O. de José de Matos Falcão, por se encontrarem em mau estado de conservação, assim não pude confirmar se de facto se trata ou não do Reverendo da Portela que frequentava muito a casa da família Pais Mattos Moreira na Vila de Panoyas.
Como lhe tinha dito numa anterior mensagem aparecem nos registos paroquiais da Vila de Panoyas durante a segunda metade do séc. XVIII, vários homónimos de Jacinto Pais Matos ligados aquela família, tais como:
-Jacinto Pais Matos, morgado da Corte Preta
-Jacinto Pais Matos, capitão de Cavalos, morador na aldeia de S.Luzia
-Jacinto Pais Matos, morador na Vila de Messejana
-Jacinto Pais Matos, morador no Monte da Gamita

Outros ligados à família:
-José Joaquim de Matos, morador na Gamita
-António José de Matos, morador em Messejana.
-António José Pais de Matos, morador no Reguengo
-Joaquim José de Matos Moreira, sargento-mór dos Auxiliares morador Messejana


-Existe um Jacinto de Pais Matos,Tenente-Coronel de Cavalaria da Comarca de Ourique e Beja deve ser a mesma pessoa do anterior capitão de cavalos que provavelmente foi promovido a Tenente Coronel.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78992 | jflfl | 08 dez 2004 18:56 | Em resposta a: #78894

Caro Pedro
Mais um vez obrigado. Talvez este tópico possa ajudar a perceber um pouco mais os váris ramos "Falcão", nomeadamente este seu do Sardoal.
Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78993 | jflfl | 08 dez 2004 19:11 | Em resposta a: #78910

Caro Rui Portugal
Muito obrigado pela resposta e pela dica sobre os Indices dos Tabeliães, recurso que desconhecia. Já agora aproveitando a sua simpática disponibilidade poderia ver se consta algo sobre: José Maria de Brito c.c. (Odemira,1858) Maria Rita Resende Pais Falcão?
Obrigado e um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#78996 | jflfl | 08 dez 2004 19:26 | Em resposta a: #78916

Caro Jaime Pina Gomes
Obrigado pelo seu contributo cuja informação tem todo o interesse. Conheço o livro do Dr Miguel Corte-Real onde consta a familia de sua mulher. Se a árvore que possui tiver mais informação do que consta do livro, teria todo o interesse. Se quiser aqui deixo o meu mail jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79000 | jflfl | 08 dez 2004 19:36 | Em resposta a: #78963

Caro José Maria
Como sempre deixa aqui interessantes contributos. De facto existem diversos Jacinto Pais de Matos e às vezes a dificuldade é distingui-los. Tem mais informação sobre eles que os permita situar no tempo e no espaço?
Fiquei igualmente muito curioso sobre António José de Matos; António José Pais de Matos e Joaquim José de Matos Moreira. Desconhecia estes nomes mas tudo indicará erão relação com os "Jacinto Pais de Matos" que refere. Se tiver mais dados sobre eles fico muito agradecido.
O Jacinto Pais de Matos, Tenente Coronel de Cavalaria deverá ser o meu ascendente nascido em 1730 em Sta Luzia. Confirma?
Um abraço e mais uma vez obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79003 | Rui Portugal | 08 dez 2004 20:07 | Em resposta a: #78993

Caro Joaquim Falcão de Lima,
Não lhe posso ser útil em relação aos nomes qu indica, pois os "Índices..." só vão até mesmo aos primeiros anos do séc. XVIII.
De qualquer maneira, continuo à sua disposição para outras consultas à dita obra, assim como para lhe comunicar logo que encontre o que tenho relativo a Murzellos. O Pedro B não falou daquele que casou em Moura mas, salvo erro, esse também é seu antepassado.
Um abraço para si e para o Pedro.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79007 | jflfl | 08 dez 2004 21:37 | Em resposta a: #78926

Caro Pedro B.
Enganei-me: a resposta ao Pedro França foi para si! Permita-me agora comentar o seu interessante texto. Se bem entendi diz-nos que os Falcões do Alentejo são ascendentes da Casa Gil de Portel. O meu ramo "Falcão" alentejano (santiago do cacém) tem provém do casal Manuel Coelho cc Luiza de Freitas Falcão, creio que ambos de Setúbal (nascidos cerca de 1600). Daí a pergunta: haverá ligação destes com a Casa Gil de Portel?
Fiquei curioso com o seu livro: onde posso adquiri-lo?
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79008 | josemariaferreira | 08 dez 2004 21:39 | Em resposta a: #79000

Caro Joaquim Falcão

Provavelmente não será o seu ascendente nascido em 1730, acabo de confirmar no Boletim do Arquivo Militar que Jacinto Pais de Matos foi promovido a Coronel no dia 15 de Agosto de 1805, se fosse o seu ascendente teria 75 anos o que seria uma idade muito avançada para se encontrar no activo da carreira militar. Possívelmente será algum descendente dele ou familiar próximo.
De facto não tenho mais qualquer outra informação sobre os diversos Jacinto Pais Matos, senão aquelas que lhe transmiti, que são tal e qual, como se encontram descritas nos registos paroquiais compreendidos entre 1750 e 1810.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79013 | jflfl | 08 dez 2004 22:51 | Em resposta a: #79008

Caro José Maria
De facto parece ser uma idade avançada... tenho alguma dificuldade em distinguir esta enorme "dinastia de jacintos" e não sabendo a data da promoção estaria em crer tratar-se do Capitão de Cavalos do Regimento de Moura Jacinto Pais de Mattos, nascido em 1730. A alternativa será tratar-se do seu filho Jacinto Pais de Matos Moreira, capitão-mór de messejana?
Um abraço
Joaquim
PS
Em relação aos "jacintos" dos paroquiais consegue precisar os intervalos de datas em que cada um figura? Talvez assim eu conseguisse distrinçar cada um deles.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79289 | Pedro B | 12 dez 2004 23:58 | Em resposta a: #79007

Caro Joaquim Falcão Lima

Não sei se ambos os Falcões terão a mesma origem. Não possuo elementos suficientes para conseguir ligar os vários Falcões falados. mas talvez haja quem o consiga.
Acerca do meu livro, que se chama HISTORIAS COM HISTORIA, pode-o encontrar numa Bertrand ou Fnac. A Férin tambem o tem de certeza.
Cumprimentos
Pedro B.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79349 | Pedro França | 13 dez 2004 20:00 | Em resposta a: #78316

Cara Margarida:

Li agora o seu tópico a pedido de um amigo meu que descende também do cap:ão Luís António Falcão. E a seu pedido entronco a minha mensagem na sua intervenção.
Ele ficou de me enviar pelos CTT o que tem investigado sobre os ascendentes deste Falcão mas para mais além do que tem sido dito aqui, e para lá daquele Pedro Dias Falcão. Também me disse que estes Falcões provêm do Sardoal, tal como os meus, e tudo remete para a mesma época como mais abaixo eu referi - séc. XVII.
É uma questão de mais dia menos dia, até ele me organizar esses dados.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79404 | margaridabreu | 14 dez 2004 15:03 | Em resposta a: #79349

Caro Pedro França

Obrigadíssima pela sua resposta. Será demais pedir-lhe o nome do seu amigo também descendente do capitão Luis António Falcão?
Pode responder-me, se quizer, para margarida.abreu@iol.pt
Quanto aos documentos, como deve imaginar, tenho todo o interesse em os ter, pois só sei até ao Pedro Dias Falcão.

Um abraço
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79407 | abivar | 14 dez 2004 15:39 | Em resposta a: #78559

Cara Margarida:

Peço desculpa por só agora lhe responder, mas estive afastado do fórum por alguns dias. Muito obrigado pelas interessantes informações que me envia. Tenho bastantes dados acerca dos Rebellos de Sequeira e Aragão que em tempos investiguei por serem ascendentes de um meu caro Amigo e seu parente (o António Pessanha), mas vejo que não são seus ascendentes; em todo o caso, se lhe interessar, os dados estão à disposição. É um caso interessante de migração sucessiva de Viseu (Rebellos alfaqueques-móres) para o Algarve depois para a zona de Alenquer e finalmente para Mora, entre os séculos XV e XIX.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79444 | Pedro França | 14 dez 2004 23:45 | Em resposta a: #79404

Cara Margarida:

Vou primeiramente respeitar a privacidade desse meu amigo, que não pretende entrar no Fórum por estrita falta de tempo. Pediu-me ele - quando leu o tópico de "Falcões" com as várias intervenções aqui surgidas -, que servisse de intermediário e alertasse os interessados para o facto de que há mais gerações levantadas para trás do cap:ão Luís António Falcão.
Como interessado que é pela genealogia, é bem natural que o meu amigo já tivesse lido a sua mensagem e pedido. De toda a maneira, dar-lhe-ei a conhecer o interesse que a Margarida tem em contactá-lo. Depois, direi para aqui alguma coisa. Também estou à espera, desde ontem que nos falámos, que me redija o que tem sobre os Falcões para eu lançar aqui neste tópico, uma vez que há mais interessados.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79527 | josemariaferreira | 16 dez 2004 12:21 | Em resposta a: #79013

Caro Joaquim Falcão

De facto trata-se de uma autentica dinastia de Jacintos, que muitas vezes se confundem uns com os outros, para agravar a situação juntam-se também os afilhados a quem lhe davam o mesmo nome. São disso exemplo os vários Jacintos que a família Pais Matos Moreira, apadrinhou na Vila de Panoyas e Messejana, muitos dos seus descendentes perservam ainda hoje o nome de Jacinto.
Tenho conhecimento do Coronel Jacinto Pais Moreira que casou D. Maria Inácia, no dia 30 de Março de 1802, na Capela do dito Coronel situada na Vila de Messejana. Poderá ser este o Tenente Coronel que foi promovido em 1805, mas a que o prior aquando do casamento o promoveu logo!?
Quanto ao nome da noiva acho que é esse mesmo que consta no registo de casamento, então poderá se tratar de um outro diferente de Jacinto Pais de Matos cc. Inácia Maria Franco?
Sobre Francos, havia uma família deste apelido a morar em Panóias e que muitas vezes apareciam membros da Familia Pais de Matos Moreira a apadrinhar nesta família Franco.
Agora por falar em Francos, o bispo emerito de Beja D. Manuel Franco Falcão, ainda tem ligações a Santiago do Cacém, um seu sobrinho o Dr. José António Falcão é Director do Departamento Histórico da Diocese de Beja. Um grande dinamizador que muito tem dignificado a arte sacra daquela região do Baixo Alentejo.
Deixo-vos aqui a noticia da Lusa sobre uma exposição que se realiza hoje sobre arte sacra:


"A exposição é organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja em colaboração com o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico).

As Formas do Espírito - Arte Sacra da Diocese de Beja" será inaugurada às 18:30, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís e contará com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio, e do Ministro da Cultura, Pedro Roseta.

A exposição, comissariada por José António Falcão, director do Departamento Histórico e artístico da Diocese de Beja, abrange um conjunto de pinturas, esculturas, paramentos, ourivesaria e outras manifestações das artes decorativas litúrgicas, na sua maioria completamente desconhecidas".

Não sei se conhece as pessoas em causa, ou se elas são mesmo da sua família, mas como são de Santiago e ligadas à família FALCÃO, Talvez fosse uma boa oportunidade para ir ver esta exposição.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79529 | josemariaferreira | 16 dez 2004 12:29 | Em resposta a: #79527

Desculpem-me os confrades nas a noticia em causa refere-se ao ano de 2003, pelo lapso peço imensas desculpas.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79567 | jflfl | 16 dez 2004 23:29 | Em resposta a: #79527

Caro José Maria
Confesso que fiquei algo confuso: segundo as minhas notas o casamento que refere: Jacinto Pais de Matos Moreira com D. Inácia Maria Franca realizou em 1771 e não em 1802! Estarei errado?
Pode ajudar-me a situar o documento que refere 30 Março de 1802?
Pelo meu lado irei procurar verificar os meus apontamentos!
Se bem me recordo esta Inácia Maria Franca era filha do Cap. mor Silvestre José Franco cc Barbara Mestre Reveza (revez?)

Quanto ao Bispo de Beja D. Manuel Franco Falcão e seu sobrinho José António Falcão, são descendentes dos "Falcões" de Santiago, tal como eu próprio. No entanto ainda não consegui estabelecer a relação de parentesco.

Tive oportunidade de visitar a exposição que refere aqui em Lisboa no Palácio da Ajuda mas infelizmente não tive oportunidade de cumprimentar e felicitar pessoalmente o seu comissário - José António Falcão - nessa ocasião.

Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79581 | josemariaferreira | 17 dez 2004 09:02 | Em resposta a: #79567

Caro Joaquim Falcão

Verifique bem os nomes:

JACINTO PAIS DE MATOS CC. IGNÁCIA MARIA FRANCO no ano de 1771
e
JACINTO PAIS MOREIRA CC. D. MARIA INÁCIA no ano de 1802 em Messejana.

Serão certamente dois casais diferentes, a menos que JACINTO PAIS DE MATOS se tenha casado terceira vêz!

Quanto ao primeiro casal, confirma-se aquilo que eu suspeitava IGNÁCIA MARIA FRANCO tem mesmo ligações à família Franco de Panóias. No ano de 1779 Ignácia Maria Franco, voltou a casar em Almodovâr com o alferes José da Silva Gamito, natural da Panoyas, morador que foi na Laborela herdade da sua avó Engrácia.
Estou com pressa tenho que ir para o trabalho, depois aprofundarei mais o assunto.

Um abraço e até já.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79679 | jflfl | 18 dez 2004 00:00 | Em resposta a: #79581

Caro José Maria
Pois é, com tantos Jacintos... é bem possível que esteja enganado. Terei de verificar os meus registos e reconfirmar as minhas notas. Como sabe estes Jacintos Pais de Matos umas vezes aparecem com Moreira, outras não. E neste caso ainda é mais complicado porque os nomes das mulheres são identicos!
Terei de verificar tudo. Muito me ajudaria se porventura soubesse indicar-me que foram os pais de D. Maria Inácia. Presumo que os de Ignácia Maria Franco terão sido o Cap Silvestre José Franco e Barbara Maria Reveza. Será assim?
Mais uma vez obrigado e um abraço do
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79712 | josemariaferreira | 18 dez 2004 15:47 | Em resposta a: #79679

Caro Joaquim Falcão

Continuando... a família Franco surge na Vila de Panoyas no início do séc. XVIII, e era oriunda do antigo termo de Beja, das então freguesias de Cuba e Brinches. Estabeleceram-se na freguesia, além de lavradores eram também militares, desempenharam diversos cargos públicos na Vila. A sua casa centrada no Monte do Soveral teria mais de trinta pessoas entre familiares, criados e escravos. Membros desta família relacionavam-se muito com a familia Aboim de Ajustrel. Diversas vezes o solteirão Cap. Canelas de Aboim que tinha casa na praça da vila de Aljustrel onde vivia com duas irmãs e mais quarenta pessoas entre criados e escravos, visitava muito esta família Franco na Vila de Panoyas e foi mesmo padrinho em diversos baptismos e casamentos no seio desta família.
Tal como a família Aboim, também se relacionava muito com a família Pais Matos Moreira, assim por diversas vezes encontramos nos registos, membros destas familias apadrinhando em cerimónias de casamentos e baptizados.
Assim temos:
11/8/1790- Cap-mór Jacinto Pais Matos de S Luzia.
29/871776- Capitão Jacinto Pais Matos e D.Inácia Franco.
20/9/1771- Jacinto Pais Matos Moreira (Corte Preta)
29/4/1778- Jacinto Pais Matos de Santa Luzia.

Existe mesmo um membro da família Franco que ficou com este nome: Inácia Rosa Matos Franco. Imagine!

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79762 | JMCM | 19 dez 2004 19:56 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão de Lima
Como está interessado em conhecer outros Falções
- D. Ana Florida do Nascimento e Souto Falcão, no Porto (Miragaia), filha de António José Moreira Falcão, *. em Sta Maria de Távora, vila dos Arcos, e de D. Maria Florida do Nascimento e Souto, n. no Porto; n.p. de João Manuel da Rosa e de Maria Cecília; n.m. de Joaquim José de Souto, n. no Porto (S. João da Foz) em 1734, familiar do Santo Ofício, e de D. Ana Joaquina dos Santos. C.c José Maximiano Rodrigues Pereira Vaz de Carvalho -*. em Alvações do Corgo a 19.3.1781.*. (fonte LDIP Falcão de Carvalho)
-D. Mariana Joaquina Antónia de Matos Falcão, *. em Cascais, filha de Policarpo Falcão Pereira, n. em Cascais, capitão das ordenanças de Cascais, e de D. Bárbara Teresa de Jesus de Matos, n. em Lisboa (Sta Maria do Castelo); n.m. de Luís Álvares de Carvalho e Matos, cavaleiro fidalgo da Casa Real Cc. -Tomás de Aquino Mourão, * Verdelha a 27.9.1686 e foi b. em Sta Maria de Loures em 19.12.1689 (Fonte LDIP Mourão Garcez Palha )
São meus ascendentes
Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79779 | jflfl | 19 dez 2004 22:40 | Em resposta a: #79712

Caro José Maria
Mais um conjunto de interessantes notas.
Ainda não tive oportunidade de verificar as minhas notas, mas estas datas podem ajudar a entender os diferentes Jacintos. Esta Inácia Franco será portanto da familia Franco que refere? Tem mais informação sobre ela?
Obrigado
Cumprimentos
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79781 | jflfl | 19 dez 2004 22:50 | Em resposta a: #79762

Caro José Maria de Carvalho e Melo
É mais um importante contributo para o conhecimento dos Falcões. Só um pequeno esclarecimento: o que quer dizer, (e desculpe a ignorância) LDIP?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79782 | josemariaferreira | 19 dez 2004 23:15 | Em resposta a: #79779

Sim é certamente da família Franco, filha de Silveste Franco e de Barbara Mestre moradores que foram em Castro Verde e Almodovar. No casamento com o Alferes José da Silva Gamitto Canhestro, foi seu padrinho o seu tio Manuel Luís Franco morador em Panóias, homem da governança da vila e Provedor da Santa Casa da Miséricordia.
No ano de 1812, Jacinto Pais de Matos e sua filha D. Catarina Máxima de Matos Moreira, apadrinharam mais um Jacinto na Vila de Panoyas.
Esta família Franco deixou descendencia na Vila de Panoyas, ainda a semana passada encontrei-me com o Prof. Armindo Franco,em Beja, natural daquela Vila e professor que foi em Sines, Beja e Aljustrel.

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79783 | JMCM | 20 dez 2004 00:03 | Em resposta a: #79781

Caro Joaquim Falcão de Lima

LDIP = Luso Descendentes da India Portuguesa de Jorge Forjaz e de José francisco Leite de Noronha

Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79786 | Pedro França | 20 dez 2004 01:18 | Em resposta a: #79444

Cara Margarida:

Já recebi o correio do meu amigo. Agora só tenho de o ler comcuidado para lançar aqui o que interessa a partir da bisavó - D. Maria Bernardina Ribeiro Teles Falcão -, nascida a 28.01.1860 na Courela do Zambujeiro - Sol Posto - Couço/Coruche.
Espero amanhã já lançar aqui estes dados.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79807 | JMCM | 20 dez 2004 11:47 | Em resposta a: #79762

Caro Joaquim Falcão de Lima

Vai mais um para lhe dar cabo da cabeça
António Paiva Quental Falcão, * Japanapão c.1650 e + Damão 29.8.1717 (sep. .S. Francisco). Capitão do forte de S. Jeronimo de Damão em 1690.
Cc D. Úrsula Maria de Melo Sampaio.
São meus ascendentes ( Fonte L.D.I.P. – Paiva Quental Falcão)
São meus ascendentes

Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79808 | JMCM | 20 dez 2004 11:54 | Em resposta a: #79807

Japanapão deve ler Jafanapatão

Desculpa

JMCM

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79835 | jflfl | 20 dez 2004 19:12 | Em resposta a: #79783

Obrigado pelo esclarecimento.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79837 | jflfl | 20 dez 2004 19:20 | Em resposta a: #79782

Caro José Maria
Obrigado por mais esta achega.
Esta D.Catarina Máxima de Matos Moreira é filha de Jacinto Pais de Matos e de Inácia Franca?
Cmpts
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79844 | josemariaferreira | 20 dez 2004 20:37 | Em resposta a: #79837

Caro Joaquim Falcão

Como já deve ter compreendido ainda não tenho qualquer trabalho elaborado sobre a família Paes Matos Moreira. O que tenho são ainda notas avulso, que devido à curiosidade por si demonstrada, lhe vou fornecendo com muito prazer.
Como lhe transmiti numa mensagem anterior são aqui colocadas tal e quais como as recolhi, portanto tudo o que eu podesse acrescentar seria mera intuição minha e isso poderia ainda deixá-lo mais confuso.
As coisas acontecem naturalmente e estando eu neste momento desfolhando um bloco de apontamentos deparei com um João Beja Falcão, natural de Vale de Brique, freguesia de S. Martinho das Amoreiras. Ora sabendo eu que os Beja Falcão são de Santiago e que os seus avôs Falcão tiveram ligações a esta terra, não resisti em coloca-lo aqui à sua disposição, para uma eventual pesquisa se assim o achar conveniente.
Ora não sei se já terá conhecimento mas foi devido a um Movimento de Falcões onde estava incluído o seu avó José Julio de Brito Pais Falcão que esta freguesia de S. Martinho das Amoreiras foi integrada no Concelho de Odemira. Agora calcule a força que tinham aquelas "garras" dos Falcões que conseguiram levar aquela freguesia que durante mais de 700 anos havera pertencido a Ourique por herança da velha e desaparecida Marachique.
É uma via a explorar!

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79863 | margaridabreu | 21 dez 2004 09:34 | Em resposta a: #79786

Caro Pedro

Estou esperando as suas notas com imenso interesse.
Santo Natal Para si e Família.
Um abraço

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79877 | Pedro França | 21 dez 2004 12:54 | Em resposta a: #79863

Cara Margarida:

Aproveitando todos os bocadinhos, num intervalo de reuniões de avaliação, antes de almoço, aqui vi o que o meu amigo me enviou. Depois, uma vez queme deu o seu e-mail, eu forneço-lhe em particular o dele para o que vier a precisar a mais.
Temos então, a começar pelos bisavós:

1) Maria Bernardina Ribeiro Teles Falcão, n. 28.01.1860,na Courela do Zambujal - Sol Posto - Couço/Coruche. Casou com o Dr. José Maria Henriques da Silva, n. 31.01.1851 em Pampilhosa da Serra.
2) António Pedro Falcão, n. em 1828 em Monte da Franzina/Mora; f. a 22.10.1877. Casou em 1851 com:
3) Maria Bernardina Ribeiro Teles, n. 1821, em S.ta Justa, Couço/Coruche; f. a 28.05.1907 no Couço/Coruche.
4) Pedro António Falcão, n. 1781 em S.to António do Alcórrego/Avis. Serviu no exército, foi cap:ão-mor da 2ª companhia de Avis e Campo aos 27 anos, por decº de 11.12.1808. Adquiriu por compra a Herdade da Caniceira em 1816, a da Amoreira Alta/Montemor-o-Novo em 1840 e a de S. Miguel/Pavia em 1841. F. a 15.05.1845 em Monte do Gato, S.ta Justa, Couço. Casou a 1ª vez em 02.06.1816, no Couço com D. Jacinta Francisca Ramalho, srª da Herdade do Gato.
Casou a 2ª vez em 1827 em Nossa Srª das Brotas/Mora, com:
5) D. Filipa Antónia Teles da Guerra, n. a 04.01.1803 na fregª das Brotas, Águias/Mora; f. a 16.04.1860, no Monte do Gato, S.ta Justa, Couço.
6) Joaquim Ribeiro Teles, n. a 04.05.1790, em Monte da Amoreira/Coruche; f. em 1841.
7) Bernardina Maria Ribeiro, n. a 06.01.1788, em S.ta Justa, Couço; f. a 06.01.1866, no Monte do Sol Posto, Couço.
8) Luís António Falcão, n. a 28.08.1748 em Vª de Seda/bispº de Elvas. Era sr. e morador na Herdade da Carapeta, S.to Antº de Alcórrego, Avis. Seguiu a carreira militar tendo atingido o posto de capitão. Casou entre 1765/70 com:
9) D. Margarida Inácia Teles, n. a 16.04.1749 em S.to Antº de Alcórrego, Avis. Herdou de seus pais a Herdade da Carapeta, que esteve na posse de seus maiores durante 4 gerações, vindo a perder-se para fora desta família c. 1860.
10) Gonçalo Teles da Guerra, n. a 06.01.1762, na fregª das Brotas, Mora; f. em 1790. Casou em 1790 com:
11) Antónia Isabel Caeira(o), n. a Julho de 1771, em Vidigão.
12) --------------- (para outra altura)
13) --------------- (para outra altura)
14) --------------- (para outra altura)
15) --------------- (para outra altura)
16) Pedro Dias Falcão, n. em Chancelaria/distº de Portalegre. Casou 2ª vez, em 31.08.1744 em Vª de Seda/bispº de Elvas, com:
17) Catarina Martins, n. a 07.05.1724 em Vª de Seda/bispº de Elvas.
18) Tomás de Aquino Teles, n. em S. Gens/Montemor-o-Novo. Era sr. da Herdade da Carapeta, Alcórrego, Avis. F. em 06.04.1763. Casou a 08.12.1745 em S.to Antº de Alcórrego, com:
19) Catarina Teresa Velez, n. em S.to Antº de Alcórrego, Avis.
20) ----------------- (para outra altura)
21) ----------------- (para outra altura)
22) ----------------- (para outra altura)
23) ----------------- (para outra altura)
32) Manuel Pires Falcão, n. em Chancelaria. Foi cap:ão de ordenanças em Avis e Campo. Foi proprietário dos ofícios de contador (...) que vagaram à morte de seu pai. Casou com:
33) Catarina de Sena, n. em Benavila.
64) António Pires Falcão, f. em 1723. Tb. foi militar. Foi proprietário dos ofícios de contador e inquiridor e avaliador da vila de Chancelaria que vagaram à morte de seu pai. Casou com:
65) s.n.
128) Pedro Dias Falcão, n. no Sardoal. Serviu a carreira das armas tendo chegado ao posto de cap:ão ten:te do exército. Em 1707 foi agraciado com o hábito de Cristo por sua mulher, por carta padrão com tença de 20.000 réis (carta de padrão de 22.06.1713) e por respeito aos serviços por ele prestados em várias ocasiões e patentes. F. em 1723. Casou 2ª vez, em 1713, com:
129) Teresa Antónia da Silva. Beneficiou da mercê do hábito de Xº que passou de seu pai a seu irmão - Joaquim José da Silva -, falecido solteiro, por serviços prestados no Estado da Índia. A efectividade da concessão do dito hábito teria efeito na pessoa com quem casasse D. Teresa Antª da Silva (carta de padrão de 09.05.1713).
256) Pedro Dias Falcão, n. no Sardoal.
258) Francisco António Cid, n. em Lisboa. Teve o hábito da O.Xº em 24.03.1707.

E é isto para já que tenho a lançar. Possuo outros dados de outros ramos que eventualmente poderei descarregar aqui. Posso adiantar que Catarina Teresa Velez, n) 19), mulher de Tomás de Aquino Teles, n) 18, era filha de João Vaz Serrano que foi FSO, n. a 09.12.1692 na Herdade da Carapeta, Alcórrego, Avis, e de Margarida Velez, 2ª mulher, n. de Soutezo de Carrola, Vª de Seda, moradora no Monte das Freiras/S. Domingos Sa (?).

Agora, Margarida. Pode digerir isto à vontade e depois iga alguma coisa. Creio que os meus Falcões do Sardoal entroncam nestes. Vai tudo "bater" à mesma porta.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79886 | josemariaferreira | 21 dez 2004 16:07 | Em resposta a: #79844

Caro Joaquim Falcão

Este João Beja Falcão de Vale de Brique, não será o pai do 1º. Conde de Bracial?
Faço a pergunta porque este João Beja Falcão aparece na Vila de Panoyas em 1801 a apadrinhar o João um filho do capitão António da Costa e de D. Leonor Maria de Garvão.Tudo leva a crer que o padrinho fosse também militar. Acabo de confirmar que à altura havia um João Beja Falcão sargento-mór de Santiago do Cacém. Será coincidência haver dois militares ao mesmo tempo com o mesmo nome ou o Falcão de Vale de Brique é o mesmo de Santiago!?

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79889 | margaridabreu | 21 dez 2004 16:29 | Em resposta a: #79877

Caro Pedro França

Muito obrigada. Quanto à ascendência Teles Serrano está muito bem estudada no livro do António Godinho de Carvalho " Genealogias Alentejanas".
Agora o que me baralha é a minha conterrânea Catarina de Sena. Isto porque tenho um assento de baptismo de 20 de Junho de 1793 duma Teresa filha de Jácome de Abreu e de Antónia Martins, ele filho de Francisco de Abreu e de Catarina de Sena natural da freguesia de S. Domingos de Sarrazola, termo de Seda. Não é longe de Benavila, será que casou duas vezes? Bom mais uma para me entreter.Os meus Abreus vêm do Ervedal_Avis e ainda não consegui fazer a ligação com estes de Seda, Chancelaria.

Quando tiver mais informação dos seus Falcões do Sardoal, por favor lembre-se de mim, para fazermos a ligação.

Um abraço

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79892 | josemariaferreira | 21 dez 2004 17:27 | Em resposta a: #79886

Caro Joaquim Falcão

Na mensagem anterior onde digo pai do 1º. Conde de Bracial, queria dizer avô.
As minhas desculpas.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79896 | josemssantos | 21 dez 2004 18:41 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão Lima

Sobre os Falcão de Odemira/Vila, penso que o primeiro membro da Família a vir viver para Odemira, foi D. Mariana Lúcia Beja Falcão, nat. de Santiago de Cacém, filha do Cap.Mor de Santiago, João Beja Falcão e de sua mulher D.Joaquina Bárbara Fortes, nat. de S.Martinho das Amoreiras/Odemira.
D.Mariana Lúcia casou-se, possívelmente(ainda não acedi ao registo), em 1827, com o Guarda Mor João Pedro Rosendo Lopes, nat de Santa Maria/Odemira, filho de Pedro José Lopes e D.Bernarda Angélica de Matos, nat . da freg. de S.Teotónio/ Odemira.
Os pais de João Pedro - Pedro José Lopes e Bernarda Angélica de Matos-, casaram em Santa Maria/Odemira a 16.2.1791. Curiosamente, a avó paterna de João Pedro- Leonor de Jesus Costa - , é minha 6ª avó paterna, pois casou segunda vez com Caetano José Lopes(avô de João Pedro), depois do falecimento do meu 6º avô Manuel Roiz Alão, ca. 1754/55.
Em 7.12.1827 é a primeira vez que Mariana Lúcia e João Pedro aparecem como testemunhas de baptismo, já casados, e Mariana Lúcia , pela primeira vez, em registos de Santa Maria/ Odemira.Todavia só aparecem filhos registados em Odemira, a partir de 1831.Terão tido um filho antes(1828/29) em Santiago?
Tb. como curiosidade, em 4.6.1829, são padrinhos de baptismo de Carolina , irmã da minha 3ª avó Augusta Fontes Correia de Melo Alão.

No L. B. de Santa Maria que começa em 1823 vêm os registos de baptizado dos seguintes filhos de João Pedro e Mariana Lúcia:

-a fls.72v, aos 17.10.1831, José.Foi padrinho o avô materno
Trata-se de José Maria Lopes Falcão que morre em Odemira a 12.11.1904 e casou duas vezes.A 1ª com Joaquina Perpétua Nobre Lança e a 2ª com Maria Amália Salema Falcão

-a fls.106 , aos 10.12.1835, Maria.Foram padrinhos os avós maternos.
Trata-se de Maria Bárbara, que aparece como madrinha de baptismo em 8.11.1845, juntamente com seu pai.

-a fls.146 , aos 28.7.1840, Mariana.Foi padrinho Roberto António Falcão Beja(irmão de Mariana Lúcia)

-a fls.161v. , aos 6.6.1842, Pedro.Foram padrinhos Roberto António Falcão Beja e Pedro Emídio de Matos tocou com a tiara de N.Sra.da Piedade

-a fls.188v. aos 25.10.1845(n. 22.8.1845), João.Foi padrinho Roberto António Falcão Beja com procuração passada a Pedro Emídio de Matos

-a fls.200 aos 4.11.1848, Leonor.Foi padrinho Roberto Antonio Falcão Beja com procuração passada a Pedro Emídio de Matos, e Francisco Ângelo de Sousa Prado tocou com a corôa de N.Sra. da Piedade
De Leonor descendem os Falcões que ainda têm casa em Odemira, mas que já lá não vivem.É terceira avó materna de Beatriz, Luís(já falecido), Vasco, Miguel e Rita, que estão nos 40, início dos 50 anos, filhos de Fernanada Isabel Falcão Ribeiro Leitão e Dr.Fernando Peres Galvão(já falecido).

Mariana Lúcia e João Pedro tiveram, pelo menos, mais uma filha –Maria Madalena-, referida no jazigo de Família, do cemitério de Odemira.

Hoje em dia , que eu saiba, e com quase toda a certeza, apenas vivem em Odemira dois Falcões – Raúl Alberto(casado e sg) e Nuno Alberto(casado e cg), ambos Falcão Nobre de Almeida, filhos de Alberto José de Almeida, nat de Sta.Clara- a- Velha(n.12.6.1911, m.12.7.1995) e Maria de Lurdes Prado Falcão Ramires,nat deSta.Maria/ Odemira,n. 15.4.1920 e m. 17.12.1996, fª de Egilde, que n. 13.4.1897 e de Raúl Ramires Nobre. Egilde, por sua vez, era filha de Jacinto Paes de Brito Falcão e de Maria Francisca Vasques Sousa Prado, sendo Jacinto fº de José Maria de Brito e Maria Rita Paes Falcão. Esta morre em Odemira com 70 anos a 17.4.1900, já viúva, e era fª de José Jacinto Paes de Matos e Maria Delfina Paes, estes de Sta.Luzia/Odemira, e tem ,com seu marido, um pequeno mausoléu no Cemitério de Odemira, com as armas da Família.

Embora alguma desta informação esteja na BD do Genea, espero que o ajude na sua peregrinação da Família Falcão de Santiago/ Odemira, com quem sempre convivemos desde há pelo menos 4 gerações! Se precisar mais alguns dados e eu souber......, já que ando à volta das “Famílias de Odemira”, às quais pertenço!

Um abraço

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79911 | MariaDavid | 21 dez 2004 23:32 | Em resposta a: #79877

Caro Pedro França

Uma questão: sobre esse Dr José Maria Henriques da Silva (n: 31.01.1851 - Pampilhosa da Serra), cc Maria Bernardina Ribeiro Teles Falcão (n: 28.01.1860 - Courela do Zambujal, Couço, Coruche), tem a genealogia dos ancestrais dele? Há alguma ligação com os Henriques da Silva da Covilhã? Em caso afirmativo, gostaria de trocar informações consigo.
Aqui fica o meu contacto:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus cumprimentos e votos de Boas Festas

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79913 | jflfl | 22 dez 2004 00:02 | Em resposta a: #79896

Caro José Maria Simões dos Santos
Muito obrigado pelo seu contributo. A Egilde de que fala é minha tia avó, ou seja irmã de minha avó paterna de nome Alice. Portanto, ambas filhas de Jacinto Paes de Brito Falcão e de Maria Vasques de Sousa Prado. Poderá ver vários membros desta familia aqui no genea. Fico contente por saber do seu interesse em investigar as gentes de odemira. Para lá do tópico "Falcões" talvez possa ajudá-lo na sua investigação. Por isso deixo-lhe aqui o meu mail jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt. Ao seu dispôr.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79914 | jflfl | 22 dez 2004 00:09 | Em resposta a: #79911

Olá Prima!!!!
Ando há imenso tempo a tentar falar contigo!... Curiosa a eventual ligação dos Henriques da Silva aos Falcão. Temos de falar.
Beijinhos a todos
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79915 | josemssantos | 22 dez 2004 00:39 | Em resposta a: #79886

Caro José Maria Ferreira

De facto, os pais do 1º Conde do Bracial foram Jacinto Pais de Matos Moreira e Maria da Natividade Murzelo Falcão, e o Conde casou com , talvez segunda vez, com Emília Champalimaud, fª do General José Joaquim Champalimaud.
Quanto a João Beja Falcão , que refere, trata-se do mesmo que refiro no meu "post" de 21.12, que casou com Bárbara Joaquina Fortes «do Val de Brique», pais de Mariana Lúcia Beja Falcão, que também refiro, como sendo o primeiro elemento da Família Falcão na Vila de Odemira, para onde veio casada em 1827, possívelmente.Nesta altura já João Beja Falcão era Cap. Mor de Santiago.

Como bom conhecedor das genealogias aí da região, se tiver alguma informação sobre como aparecem os Alões em Odemira e arredores, agradeço-lhe.O meu 6º avô paterno Manuel Roiz Alão, nat de Odemira e 1º Alão que detecto, é filho de Domingos Afonso , nat de Castro Verde e de Sebastiana Nunes, nat de Odemira.Manuel nasceu , possívelmente entre 1690 e 1700. Muito obrigado!

Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79922 | MariaDavid | 22 dez 2004 08:39 | Em resposta a: #79914

Olá, querido Quim!!!

Acho que tivemos ambos o mesmo pensamento. Mas como queria estar contigo pessoalmente, fui adiando...adiando...
Então, aqui vai outra coisinha para ficares a pensar: há outras ligações, colaterais (penso que só isso, pois foi ramo que ainda não peguei) com Falcão e Cunha. A tua tia-avó Aurora Estrela Santos e minha prima foi casada com o João Bernardo Falcão e Cunha (salvo erro de informação, este, por sinal, tio do nosso ex-ministro da segurança social. Essa informação foi-me prestada pelo próprio político, uma vez, rapidamente, quando o "cacei" à saída de um evento de trabalho).
João Bernardo Falcão e Cunha tinha antecedentes na região de Viseu, nasceu (segundo nformações da família) no Teixoso, Covilhã. Temos que ir ao Porto, o mais depressa possível, falar com o nosso primo João Bernardo filho. Da parte que me toca, acho que ando a adiar demasiadas conversas de família. Qualquer dia pode acontecer o inevitável (lei natural da vida) e aí andamos nós com mais meadas por desembaraçar!!!!
Beijinho, primo!!!
Vou ver se começo melhor o 2005! Antes do Natal, telefono-te para te dar as meus votos de Boas Festas, a ti e à família.

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79936 | josemariaferreira | 22 dez 2004 12:58 | Em resposta a: #79915

Caro José Maria Simões dos Santos

Ontem já tinha tentado enviar-lhe uma mensagem mas ela perdeu-se!
Aqui estou hoje de novo para lhe dizer que também tenho ascendência em Odemira.
O meu trisavô Inácio José Pacheco era natural de Odemira e era conhecido e amigo de José Maria Lopes Falcão. Ao que julgo exerceu funções no Tribunal local.Tinha um filho, que foi o meu bisavô José Maria Pacheco a quem o Meritíssimo apadrinhou. Sobre a esposa deste ilustre Odemirense, D. Joaquina Perpétua Nobre Lança, gostaria de saber a sua naturalidade e filiação incluíndo os avós, sei apenas que era filha de José Ignácio Lança e de uma senhora de apelido Nobre.
Também de Odemira tenho como ascendentes Belchior dos Reis Camacho, filho de Francisco Camacho e de Engrácia Pinela. Portanto se nas suas
pesquisas "tropeçar" com pessoas destes apelidos Pacheco, Camacho e Pinela do concelho de Odemira, agradecia-lhe a informação, porque esta é sempre bem-vinda.
Quanto ao João Beja Falcão, a duvida que tenho é se ele é realmente o avô (e não pai como por lapso referi) do 1º Conde de Bracial. Terá João Falcão casado duas vezes pelo menos?
Sobre o apelido Alão, à primeira vista parece o mesmo ser de origem francesa e poderá mesmo ter derivado de Allain? Nunca nas minhas pesquisas deparei com esse apelido na região de Castro Verde, o que eu muito estranho. No entanto vou ficar atento e assim que tiver notícias lhe direi.

Os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#79987 | jflfl | 22 dez 2004 22:11 | Em resposta a: #79922

Prima
Liga-me quando puderes pois o teu telefone 93... não funciona!
Obrigado
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80053 | HCS | 23 dez 2004 21:41 | Em resposta a: #79889

Cara Margarida,

Efectivamente Catarina de Sena, casou pelo menos duas vezes, foi segunda mulher do capitão Manuel Pires Falcão, e já havia sido casada em Benavila em 1687 com André Nogueira de Sampaio aí falecido em 1702. O capitão Manuel Pires Falcão fora casado primeira vez com Mariana Teles ou Mariana Paes Teles, que dela teve 3 filhos; António Paes Teles, progenitor da família Paes Teles de Aviz e Ervedal, Maria Paes Teles falecida solteira em Galveias em 1727, e Catarina Maria Paes Teles, falecida em Évora freguesia de Santo Antão a 23 de Maio de 1758, fora mulher do Familiar do Santo Oficio Joaquim José de Azambuja, e filho de Martinho Lopes Maio. ( Tudo isto consta da genealogia manuscrita dos "Paes Telles da Província do Alentejo").
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80248 | josemssantos | 28 dez 2004 19:39 | Em resposta a: #79936

Caro José Maria Ferreira

1. D.Joaquina Perpétua Nobre Lança
Não o posso ajudar muito , pois não tenho informações. O que tenho envio-lhe aqui:

Lº B. Sta.Maria/Odemira:

De 1895
fl.5, nº9, aos 25.2.1895, b. Joaquina , n. 24.1.1895, fª de Joaquim da Lança Nobre Falcão, proprietário, nat desta freg e de D.Cecília Perpétua Lança Falcão, nat e bapt. na freg de S.Marcos da Tabueira/Castro Verde, recebidos na Igreja Paroquial da freg da Conceição, e mor. no Largo de Sta.Maria, neta paterna de José Maria Lopes Falcão e D.Joaquina Perpétua Nobre Lança e materna de José Inácio Lança e D.Matilde Barbara Palma.
Foi padrinho José Maria Lopes Falcão, casado, avô paterno e D.Teresa de Jesus Lança, viúva
Nota: Joaquina cc Adelino Gomes Paredes, 27 anos, nat da freg da Sé Nova/Coimbra, fº de Joaquim Gomes Paredes e de Maria Candida Lopes Paredes, no dia 28.3.1924, na Sé Nova/Coimbra e m. na freg do Castelo Viegas/Coimbra a 13.12.1967

De 1896
fl.21, nº41, aos 1.10.1896, b. José, n. 19,30h de 10.9.1896, fº de Joaquim da Lança Nobre Falcão, proprietário, bap nesta e deD.Cecília Perpétua Lança Falcão, nat e b.ª na freg S.Marcos da Tabueira/C.Verde, recebidos na Igr. da Conceição e mor. no Largo de Sta.Maria.Neto p. de José Maria Lopes Falcão e D.Joaquina Perpétua Nobre Lança e neta m. José Inácio Lança e D.Matilde Barbara Palma.
Padrinhos: José Maria Lopes Falcão e D.Teresa de Jesus Lança, viuva, residente na Torre/Panoias
Nota: Morreu em 2.7.1955

LºÓbitos Sta.Maria – 1901

fl.4,nº14, aos 10.5.1901, no Largo Sta.Maria, m. Joaquim Lança Nobre Falcão, 28 anos, casado c/ D.Cecília Perpétua Lança Falcão, nats. Desta, morador na referida morada, fº de José Maria Lopes Falcão e D.Joaquina Peprpétua Nobre Lança, nats . desta mesma

LºÓbitos Sta.Maria – 1904

fl.10, nº37, aos 12.11.1904, na R.Serpa Pinto, m. José Maria Lopes Falcão, 74 anos, casado c/ D.Maria Amália Salema Falcão, nat. desta freg. fº de João Pedro Lopes e D.Mariana Lúcia Beja Falcão.Deixou test. e filhos

Estes registos fazem supôr que D.Joaquina seria de famílias de S.Marcos da Tabueira(tal como vem escrito)/Castro Verde.Deste último assento de óbito pode-se constatar o segundo casamento de José Maria Lopes Falcão.

2.Camacho, Pinela, Pacheco

Tenho encontrado alguns, e passarei a tomar nota

3.João Beja Falcão

Não tenho estudado, ao detalhe, esta Família de Santiago, embora tenha algumas informações, que me levam a pensar que os Condes do Bracial serão da linha Falcão Murzelo, enquanto que o referido JBF é da linha Falcão Beja/Matos Moreira.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80368 | jflfl | 29 dez 2004 21:35 | Em resposta a: #78235

Transcrevo aqui um excerto do titulo Falcoins do Felgueiras Gayo começando (chamei-lhe primeira geração) em João Falcão que é dito ser filho de Gonçalo Annes de Abreu e de Madama Izabel.
A transcrição é minha e procurei ser fiel ao original mas desde já peço desculpa por qualquer erro ou imprecisão face ao que consta no Felgueiras Gayo. Fi-lo com o propósito de procurar suscitar possiveis ligações de ramos de Falcões a estes que aqui vos deixo. E que ajude a melhorar o conhecimento dos Falcões.
Joaquim Falcão de Lima


Primeira Geração

1. João Falcão, Cavaleiro do Infante D. Pedro. Alcaide Mor de Mourão. Senhor de Castelo de Vide, Monforte, Povoas e Meadas.

Casou com D. Branca Souza (filha de Lopo Dias de Souza). João Falcão e D. Branca Souza tiveram:

+2 i. Fernão Falcão.
+3 ii. Gonçalo Falcão.
+4 iii. João de Souza Falcão.
+5 iv. D. Leonor Falcão.
+6 v. D. Mª Falcão.
7 vi. M.el de Souza Falcão, Alcaide mor de Muge.

Segunda Geração

2. Fernão Falcão (João-1). Senhor da Casa de seu Pai. Alcaide mor de Mourão.

Casou com D. Violante de Vera Fid. Castelhana. Fernão Falcão e D. Violante de Vera Fid. Castelhana tiveram:

+8 i. D. Felipa Falcão.
9 ii. D. Izabel de Souza Freira em S.Clara de Évora.
+10 iii. D. Mª de Souza.

3. Gonçalo Falcão (João-1), Alcaide mor de Mourão por morte de seu irmão. Senhor da terra de Pereira no Campo de Coimbra. Cavaleiro Fidalgo com moradia e tença e padrão.

Casou com D. Margarida da Cunha (filha de Fernão Gomes de Lemos e D. Leonor da Cunha). Gonçalo Falcão e D. Margarida da Cunha tiveram:

+11 i. Cristovão Falcão.
+12 ii. João Falcão.
13 iii. Sancho de Souza Falcão.
+14 iv. André Falcão.
+15 v. Brites Falcão.

4. João de Souza Falcão (João-1), Trinchante do Rey D. Affonso V a quem serviu.

Casou com D. Mécia (filha de João Vaz de Almada e D. Violante de Castro). João de Souza Falcão e D. Mécia tiveram:

+16 i. Pedro de Souza Falcão.
+17 ii. João Vaz de Almada.
+18 iii. D. Branca Souza.
+19 iv. Catª de Souza.
+20 v. D. Izabel de Souza.
+21 vi. Guiomar de Souza.

5. D. Leonor Falcão (João-1).

Casou com Alvaro de Moura (filho de Lopo Alz de Moura e Mecia Vasques). Alvaro de Moura, sepultado em 1477 na Sé de Evora. Do Conselho do Rei D. Afonso V. Senhor do Morgado da Corte do Serrão, Alcaide Mor dos Secos entre Tejo e Guadiana. D. Leonor Falcão e Alvaro de Moura tiveram:

+22 i. Lopo Alz de Moura.
+23 ii. Fran.co de Moura.
+24 iii. M.el de Moura.
+25 iv. D. Branca Souza.

6. D. Mª Falcão (João-1).

Casou com Pedro Gomes da Sª. Pedro Gomes da Sª foi Alcaide mor de Campo Mayor.

Terceira Geração

8. D. Felipa Falcão (Fernão-2, João-1).

Casou com Pedro Vaz de Seqª.

10. D. Mª de Souza (Fernão-2, João-1).

Casou com Nuno Vaz Carvalhal (filho de João Nunes Homem e D. Brianda (Branca) Carvalhal).

11. Cristovão Falcão (Gonçalo-2, João-1). Senhor da Casa de seu Pai no tempo de D. João II e D. Manuel. Foi Fidalgo da Casa Real no foro de Escudeiro com 1840 de moradia como se vê no livro de matricula do anno de 1545 e foi acrescentado a Cavaleiro com 2300 reis.

Casou com D. Izabel de Albuquerque (filha de Ruy Prª, 1º Conde da Feira).

Casou com D. Brites ou Violante Prª (filha de Martim Pereira). Cristovão Falcão e D. Brites ou Violante Prª tiveram:

26 i. Martim Falcão. Senhor da Pereira. Casado na India, mas sem geração deu El Rey o Senhorio de Pereira ao Duque de Aveiro depois de o ter possuído João Vaz de Almada.
27 ii. João Falcão.
28 iii. Gonçalo Falcão.
29 iv. Pascoal Falcão.
30 v. Ayres Falcão, morreu menor.
31 vi. D. Margarida, Freira.
32 vii. D. Brites, Freira.
33 viii. D. Anna, Freira.

12. João Falcão (Gonçalo-2, João-1). Escudeiro Fidalgo acrescentado a Cavaleiro. Sucedeu na casa de seu Pai e da Casa de Alva. Anadel mor de Besteiros.

Casou com Cecilia de Mendonça (filha de Duarte Furtado de Mendonça e D. Genebra de Mello). João Falcão e Cecilia de Mendonça tiveram:

34 i. Gonçalo Falcão.
+35 ii. Luiz Falcão.
+36 iii. D. Catarina Falcão (de Mendonça).

14. André Falcão (Gonçalo-2, João-1).

Casou com D. Brites de Brito in Evora. André Falcão e D. Brites de Brito tiveram:

37 i. Gonçallo Falcão. Serviu 7 anos na India em Cormandel.
+38 ii. Lucrecia Falcão.
+39 iii. Cecilia Falcão.
+40 iv. Thereza Falcão.
41 v. D. Brites.

15. Brites Falcão (Gonçalo-2, João-1).

Casou com Vasco de Pina (filho de Gonçalo de Pina).

16. Pedro de Souza Falcão (João de-2, João-1). Senhor da casa de seu Pai.

Casou com D. Catª Godinho (filha de João Godinho de Estremoz). Pedro de Souza Falcão e D. Catª Godinho tiveram:

+42 i. Fran.ca Falcão.

17. João Vaz de Almada (João de-2, João-1). Alcaide mor de Sofalla em 20 Jan 1515. Capitão da Mina.

Casou com Brites Godinho (filha de Ruy Mendes ou Fz). João Vaz de Almada e Brites Godinho tiveram:

+43 i. Cristovão de Souza Falcão (o Crisfal).
+44 ii. Damião de Souza Falcão.
+45 iii. Bernabe de Souza Falcão.
+46 iv. D. Brazia.

18. D. Branca Souza (João de-2, João-1).

Casou com João Soares de Albergaria (filho de Joze Soares de Albergaria e D. Thereza Velho). D. Branca Souza e João Soares de Albergaria tiveram:

+47 i. João Soares de Souza.

19. Catª de Souza (João de-2, João-1) .

Casou com Heitor Borges de Souza. Heitor Borges de Souza, sem geração.

Casou com João Prª Carvalhal (filho de João Nunes Homem e D. Brianda (Branca) Carvalhal).

20. D. Izabel de Souza (João de-2, João-1) .

Casou com Heitor de Carvalhal (filho de João Nunes Homem e D. Brianda (Branca) Carvalhal). D. Izabel de Souza e Heitor de Carvalhal tiveram:

+48 i. Brianda de Souza.

21. Guiomar de Souza (João de-2, João-1).

Casou com João Lopes de Almada. João Lopes de Almada foi Senhor do Morgado de Figueiredo das Donas. Guiomar de Souza e João Lopes de Almada tiveram:

+49 i. D. Damazia Souza.

22. Lopo Alz de Moura (D. Leonor Falcão-2, João-1). Senhor do morgado da Corte Cervão.

Casou com D. Catarina Menezes (filha de Nuno Barreto). Lopo Alz de Moura e D. Catarina Menezes tiveram:

50 i. Alvaro de Moura, morreu em 1510.
+51 ii. João Alz de Moura.
52 iii. Miguel de Moura.
+53 iv. D. Leonor de Moura.
54 v. D. Catª de Mello.
55 vi. D. Branca.

23. Fran.co de Moura (D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Izabel Gomes da Silva (filha de Ruy Gomes da Silva). Fran.co de Moura e D. Izabel Gomes da Silva tiveram:

+56 i. An.to de Moura.
+57 ii. D. Brites da Silva.

24. M.el de Moura (D. Leonor Falcão-2, João-1). Capitão da Armada que o Governador Diogo Lopes de Sqª mandou ao Mar da Arabia.

Casou com D. Guiomar de Basto (filha de Ruy de Basto). M.el de Moura e D. Guiomar de Basto tiveram:

58 i. D. Izabel de Moura.

25. D. Branca Souza (D. Leonor Falcão-2, João-1).

Casou com Fran.co Goes. D. Branca Souza e Fran.co Goes tiveram:

+59 i. D. Izabel Almeida.

Quarta Geração

35. Luiz Falcão (João-3, Gonçalo-2, João-1). Teve o mesmo foro que seu Pai e serviu na India. Capitao de Ormuz e depois de Dio onde o mataram.

Luiz Falcão e B tiveram:

+60 i. B. Ayres Falcão.
+61 ii. B. Gonçalo Falcão.
62 iii. An.to Falcão.
+63 iv. D. Luiza Mendonça.

36. D. Catarina Falcão (de Mendonça) (João-3, Gonçalo-2, João-1). Dama da Imperatriz, mulher de Carlos V.

Casou com D. Pedro Alz Osorio. D. Pedro Alz Osorio, 2º Marques de Astorga. Conde de Trastamara.

38. Lucrecia Falcão (André-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com Jorge Rezende Boto.

39. Cecilia Falcão (André-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com Alvaro de Madureira de Brito (filho de Fernão Alz Madureira).

40. Thereza Falcão (André-3, Gonçalo-2, João-1).

Casou com Martim da Fon.ca (filho de Lourenço da Fon.ca).

42. Fran.ca Falcão (Pedro de-3, João de-2, João-1) .

Casou com D. Fran.co de Almada (filho de M.el Rafael de Beja Inglez).

43. Cristovão de Souza Falcão (o Crisfal) (João-3, João de-2, João-1). Serviu na India e compôs o Auto do Crisfal. Fidalgo honrado e de boas partes e m.to entendido.

Cristovão de Souza Falcão (o Crisfal) e Brandão? tiveram:

+64 i. B Cristovão Falcão de Souza.

44. Damião de Souza Falcão (João-3, João de-2, João-1).

Damião de Souza Falcão e D. Jeronima Coutinho tiveram:

+65 i. An.to de Souza.
+66 ii. Maria de Castro.

45. Bernabe de Souza Falcão (João-3, João de-2, João-1). Comendador da Ordem de Aviz. Sem geração.

Casou com D. Brites da Silva.

46. D. Brazia (João-3, João de-2, João-1).

Casou com An.to Vaz Mergulhão, homem honrado de Portalegre.

47. João Soares de Souza (D. Branca Souza-3, João de-2, João-1). 3º Capitão Donatário da Ilha de Santa Maria.

Casou com D. Guiomar da Cunha. João Soares de Souza e D. Guiomar da Cunha tiveram:

+67 i. Pedro Soares.

48. Brianda de Souza (D. Izabel de Souza-3, João de-2, João-1) .

Casou com João de Mello.

49. D. Damazia Souza (Guiomar de Souza-3, João de-2, João-1) .

Casou com Dr. Lourenço Vaz Freire de Castro. D. Damazia Souza e Dr. Lourenço Vaz Freire de Castro tiveram:

+68 i. D. Mª de Souza.

51. João Alz de Moura (Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Aldonça Corª (filha de Diogo Mendes Cor.ª e D. Constanca Fon.ca). João Alz de Moura e D. Aldonça Corª tiveram:

+69 i. Lopo Alz de Moura.
70 ii. Alvaro de Moura.
+71 iii. D. Angella de Moura.
72 iv. D. Jeronima.
73 v. D. An.ta.
74 vi. D. Branca.
75 vii. D. Fran.ca de Moura .

53. D. Leonor de Moura (Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1).

Casou com Ruy Lourenço Ravasco. D. Leonor de Moura e Ruy Lourenço Ravasco tiveram:

+76 i. D. Catª de Mello.

56. An.to de Moura (Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1). Senhor da Casa de seu Pai.

Casou com D. Brites de Elvas (filha de Cristovão Bayão de Elvas). An.to de Moura e D. Brites de Elvas tiveram:

+77 i. M.el de Moura da Silva.
+78 ii. D. Izabel de Moura.
+79 iii. D. Branca Moura.
80 iv. D. Brites.
81 v. D. Cecilia.

57. D. Brites da Silva (Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Jorge Pinto de Elvas. D. Brites da Silva e Jorge Pinto de Elvas tiveram:

+82 i. Fran.co da Silva e Moura.

Casou com Pedro Vaz de Pina.

Casou com Gaspar Moreira.

59. D. Izabel Almeida (D. Branca Souza-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Afonso Telles de Menezes (filho de Ruy Gomes da Silva e D. Urraca de Souza). D. Izabel Almeida e Afonso Telles de Menezes tiveram:

+83 i. D. Branca Silva.

Quinta Geração

60. B. Ayres Falcão (Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1).

Casou com D. Mª Borges (filha de Cristóvão Borges). B. Ayres Falcão e D. Mª Borges tiveram:

+84 i. João Falcão.
+85 ii. Luiz Falcão.
+86 iii. Gonçalo Falcão.
+87 iv. D. Luiza de Mendonça.

61. B. Gonçalo Falcão (Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com D. Mª de Barros (filha de João de Barros). B. Gonçalo Falcão e D. Mª de Barros tiveram:

88 i. An.to Falcão.
89 ii. Luiza de Mendonça.



63. D. Luiza Mendonça (Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com D. Gil Annes de Menezes.

Casou com Martim de Barros. Martim de Barros, nasceu em Castelo Branco. D. Luiza Mendonça e Martim de Barros tiveram:

90 i. Fran.co Luiz de Barros.

64. B Cristovão Falcão de Souza (Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Serviu na India em 1589. Governador da Ilha da Madeira. Senhor da Casa de seu Pai. Comendador de Nª Sª dos Casaes na Ordem de Cristo. Capitão de uma Armada e serviu em outras.

Casou com Maria de Castro (filha de Damião de Souza Falcão e D. Jeronima Coutinho). B Cristovão Falcão de Souza e Maria de Castro tiveram:

+91 i. João de Souza Falcão.
92 ii. An.to de Souza Falcão, serviu na India. Sem geração. Morreu na India.
+93 iii. Jeronima Falcão.

Casou com D. Mª de Eça (filha de Ayres Correia e D. Anna de Eça). Sem geração.

65. An.to de Souza (Damião de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com D. Anna Ferraz. An.to de Souza e D. Anna Ferraz tiveram:

+94 i. Fran.co Souza.

66. Maria de Castro (Damião de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com B Cristovão Falcão de Souza (filho de Cristovão de Souza Falcão (o Crisfal) e Brandão?). B Cristovão Falcão de Souza serviu na India in 1589. Governador da Ilha da Madeira. Senhor da Casa de seu Pai. Comendador de Nª Sª dos Casaes na Ordem de Cristo. Capitão de uma Armada e serviu em outras. Maria de Castro e B Cristovão Falcão de Souza tiveram:

+91 i. João de Souza Falcão.
92 ii. An.to de Souza Falcão.
+93 iii. Jeronima Falcão .

67. Pedro Soares (João-4, D. Branca Souza-3, João de-2, João-1). 4º Capitão Donatário da Ilha de Santa Maria. Acompanhou o Infante D. Luiz na tomada de Tunes.

Casou com D. Brites de Moraes (filha de João de Moraes e -). Pedro Soares e D. Brites de Moraes tiveram:

95 i. João Soares de Souza Frade Jerónimo.
+96 ii. Braz Soares de Souza.

68. D. Mª de Souza (D. Damazia Souza-4, Guiomar de Souza-3, João de-2, João-1) .

Casou com Pedro Barreto (filho do Dr. Sebastião Mz Leitão e D. Izabel Telles Barreto). D. Mª de Souza e Pedro Barreto tiveram:

97 i. Lourenço de Souza.
+98 ii. D. Damazia.

69. Lopo Alz de Moura (João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) . Senhor do morgado da Corte Serrão e dos de Ribadellas, e Moreira por sua mulher. Serviu em Ceuta no anno de 1573.

Casou com D. Catª de Mello (filha de Ruy Lourenço Ravasco e D. Leonor de Moura). Lopo Alz de Moura e D. Catª de Mello tiveram:

+99 i. João Alz de Moura.
100 ii. Ruy Barreto, frade no Japão.
101 iii. Magdalena , Freira Dominicana de Moura.

71. D. Angella de Moura (João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com João Gramacho.

Casou com Henrique de Mello (filho de Ruy de Mello).

76. D. Catª de Mello (D. Leonor de Moura-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Lopo Alz de Moura (filho de João Alz de Moura e D. Aldonça Corª). D. Catª de Mello e Lopo Alz de Moura tiveram:

+99 i. João Alz de Moura.
100 ii. Ruy Barreto, Frade no Japão.
101 iii. Magdalena , Freira Dominicana de Moura.

77. M.el de Moura da Silva (An.to de-4, Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1).

Casou com D. Izabel (filha de Ruy de Bastos). M.el de Moura da Silva e D. Izabel tiveram:

+102 i. D. Izabel de Moura.

Casou com D. Leonor de Barros (filha de Diogo Barros de Estremoz).

78. D. Izabel de Moura (An.to de-4, Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com M.el Pessanha.

79. D. Branca Moura (An.to de-4, Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Nuno de Eça.

82. Fran.co da Silva e Moura (D. Brites da Silva-4, Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1). Senhor da Casa de seu Pai.

Casou com D. Leonor da Gama (filha de Vasco de Pina da Gama). Fran.co da Silva e Moura e D. Leonor da Gama tiveram:

+103 i. D. Anna Gama.

83. D. Branca Silva (D. Izabel Almeida-4, D. Branca Souza-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Fran.co Lobo.

Sexta Geração

84. João Falcão (B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1).

João Falcão tiveram:

104 i. Ayres Falcão.
105 ii. Catª Borges de Mendonça.
+106 iii. D. Maria Mendonça.

85. Luiz Falcão (B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com D. Izabel de Azevedo.

Casou com D. Ignez de Moura (filha de Pedro Dias de Moura). Luiz Falcão e D. Ignez de Moura tiveram:

107 i. Ayres Falcão, sem geração.
+108 ii. D. Anna de Mendonça.
+109 iii. D. Cat.ª de Moura.
110 iv. D. Mª Mendonça.

86. Gonçalo Falcão (B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com D. Anna de Sá Sottomayor (filha de Thome Lopes de Valladares). Gonçalo Falcão e D. Anna de Sá Sottomayor tiveram:

111 i. An.to de Mello,sem geração.
+112 ii. D. Luiza Mendonça .

87. D. Luiza de Mendonça (B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1).


91. João de Souza Falcão (B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Senhor da casa de seu Pai. Comendador de Casaes. Senhor do Morgado de Ruy Juzarte.

Casou com D. Mª de Souza (filha de João de Souza Homem de Gouveia e D. Luiza Rapozo). João de Souza Falcão e D. Mª de Souza tiveram:

+113 i. D. Joanna Coutinho.

Casou com D. Mª de Figdº (filha de Gaspar de Figdº e D. Anna de Araujo). João de Souza Falcão e D. Mª de Figdº tiveram:

+114 i. Luiz de Souza Falcão.
+115 ii. João de Souza Falcão.
+116 iii. D. Anna de Castro .
117 iv. D. Margarida, Freira em Lisboa.
118 v. D. Julianna.
119 vi. M.el de Souza Falcão, casou na India mas sem geração.

93. Jeronima Falcão (B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Pedro Cezar (filho de Luiz Cezar). Pedro Cezar foi Comendador de Minhotaens. Jeronima Falcão e Pedro Cezar tiveram:

120 i. Julio Cezar, casado mas sem geração.

94. Fran.co Souza (An.to de-5, Damião de-4, João-3, João de-2, João-1), morador no Tentugal.

Casou com D. Brites Novaes.

96. Braz Soares de Souza (Pedro-5, João-4, D. Branca Souza-3, João de-2, João-1) . 5º Capitão Donatário da Ilha de Santa Maria. Comendador de S. Pedro do Sul.

Casou com D. Dorothea de Mello (filha de João Nunes Velho e Mª da Camera). Braz Soares de Souza e D. Dorothea de Mello tiveram:

+121 i. Pedro Soares de Souza.
122 ii. M.el de Souza.
123 iii. An.to Soares.

98. D. Damazia (D. Mª de Souza-5, D. Damazia Souza-4, Guiomar de Souza-3, João de-2, João-1), com geração na Barca.

Casou com Bento da Silva.

99. João Alz de Moura (Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1). Senhor do morgado de Corte Serrão e outros.

Casou com D. Elena da Silva (filha de João Rz. da Costa e D. Izabel Prª). João Alz de Moura e D. Elena da Silva tiveram:

+124 i. Lopo Alz de Moura.
125 ii. Ruy Barreto de Menezes.
126 iii. Jeronimo da Silveira, Ermitão de S. João junto a Moura.

Casou com D. Fran.ca de Brito (filha de Affº Varajão de Brito). João Alz de Moura e D. Fran.ca de Brito tiveram:

127 i. Luiz de Moura Prior de T. Vedras.

102. D. Izabel de Moura (M.el de-5, An.to de-4, Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com João Corª (filho de Simão Corª).

103. D. Anna Gama (Fran.co da-5, D. Brites da Silva-4, Fran.co de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Estevão da Gama de Azdº (filho de Andre de Azdº e Vasconcellos e D. Brites de Brito).

Sétima Geração

106. D. Maria Mendonça (João-6, B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com Gregorio Brito Sotto Mayor.

108. D. Anna de Mendonça (Luiz-6, B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com D. Luiz Mendonça.

109. D. Cat.ª de Moura (Luiz-6, B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com Andre Telles.

112. D. Luiza Mendonça (Gonçalo-6, B. Ayres-5, Luiz-4, João-3, Gonçalo-2, João-1) .

Casou com D. Gil Annes de Mascarenhas (filho de D. M.el de Mascarenhas).

Casou com Martim de Barros de Castelo Branco. D. Luiza Mendonça e Martim de Barros de Castelo Branco tiveram:

90 i. Fran.co Luiz de Barros.

113. D. Joanna Coutinho (João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Ruy Pires da Veiga (filho de An.to Velloso e D. An.ta (Anna) Soares). D. Joanna Coutinho e Ruy Pires da Veiga tiveram:

+128 i. Baltezar Vellozo de Carvº.
+129 ii. D. Mª An.ta Coutinho de Castro .
130 iii. D. Mª Vellozo, Freira em Almostrel.

114. Luiz de Souza Falcão (João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Moço Fidalgo da Casa Real.

Casou com D. Catª. Luiz de Souza Falcão e D. Catª tiveram:

+131 i. An.to de Souza Falcão.
+132 ii. D. Mª Eufrazia de Castro.

115. João de Souza Falcão (João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com D. Brites de Cisneiros (filha de D. Diogo Cisneiros e D. Brites Freitas Fidalga Castelhana). João de Souza Falcão e D. Brites de Cisneiros tiveram:

+133 i. Luiz de Souza Falcão.
+134 ii. D. Maria Magdalena de Cisneiros .

116. D. Anna de Castro (João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Andre Freire de Andrade.

121. Pedro Soares de Souza (Braz-6, Pedro-5, João-4, D. Branca Souza-3, João de-2, João-1). 6º Capitão Donatário da Ilha de Santa Maria. Comendador de São Pedro do Sul.

Casou com D. Victória da Costa (filha de Diogo Mendes da Costa). Pedro Soares de Souza e D. Victória da Costa tiveram:

135 i. Braz Soares de Souza. Comendador de S. Pedro do Sul, serviu em Africa e se achou na restauração da Bahia. Morreu em um combate em 1634.

124. Lopo Alz de Moura (João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) . Senhor do morgado da Corte Serrão. Com.or de S.Luiza de Trancozo na Ordem de Cristo.

Casou com D. Mª de Castro (filha de D. Rodrigo M.el e D. Felipa de Castro). Lopo Alz de Moura e D. Mª de Castro tiveram:

136 i. João Alz de Moura.
+137 ii. Ruy de Moura Manuel.
138 iii. M.el de Moura, morreu em 1699. M.e Doutor em Canones que foi do Concelho Geral do S. Offº. Deputado da Junta dos Trez Estados seilher da Cortina do Rey D. Pedro II. Reytor da Universidade e eleito Bispo de Miranda.
139 iv. Frei Cristovão, Carmelita.
140 v. D. Ellena.
141 vi. D. Catª.
142 vii. D. Ignacia.
+143 viii. D. Felipa de Castro.
+144 ix. D. Angela de Castro.

Oitava Geração

128. Baltezar Vellozo de Carvº (D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Padroeiro da Capela de S. Catarina da Igreja da Trindade em Lisboa e ouvidor da Alfandega de Lisboa.

Casou com D. Izabel Perestrello de Moraes (filha de Bernardo de Moraes e D. Mª Perestrello). Baltezar Vellozo de Carvº e D. Izabel Perestrello de Moraes tiveram:

+145 i. Bernardo de Souza Coutinho.
146 ii. D. Joanna Freira em Almostrel.

129. D. Mª An.ta Coutinho de Castro (D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com An.to Ozorio da Gama (filho de An.to Ozorio Cabral e D. Mª Cabral Aragão). D. Mª An.ta Coutinho de Castro e An.to Ozorio da Gama tiveram:

+147 i. Jeronimo Ozorio da Gama.

131. An.to de Souza Falcão (Luiz de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Moço Fidalgo da Casa Real.

Casou com D. Thereza Mª de Menezes (filha de D. An.to Carcome e D. Violante Menezes Lobo). An.to de Souza Falcão e D. Thereza Mª de Menezes tiveram:

148 i. Luis de Souza Falcão, sem geração.
149 ii. D. Violante .

Casou com D. Fran.ca Ignacia de Carvalho (filha de João da Camera Sallema e D. Brites Seª Corª). D. Fran.ca Ignacia de Carvalho nasceu em Lisboa. An.to de Souza Falcão e D. Fran.ca Ignacia de Carvalho tiveram:

+150 i. João An.to Souza Falcão.
151 ii. Luiz Joze de Souza Falcão.
152 iii. D. Clara.

132. D. Mª Eufrazia de Castro (Luiz de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Bernardo Freire de Andrade.

133. Luiz de Souza Falcão (João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com D. Joanna de Abreu Lima (filha de João Fer.ª Couceiro e D. An.ta de Abreu). Luiz de Souza Falcão e D. Joanna de Abreu Lima tiveram:

+153 i. D. An.ta Caetana de Souza.

134. D. Maria Magdalena de Cisneiros (João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Fran.co Figdº Rabello de Vasconcellos. D. Maria Magdalena de Cisneiros e Fran.co Figdº Rabello de Vasconcellos tiveram:

154 i. Joze de Souza Falcão.
+155 ii. M.el de Cisneiros.
156 iii. Freire Luiz Cisneiros Graciano.
+157 iv. D. Izabel de Cisneiros.
+158 v. D. Marianna de Cisneiros.
+159 vi. D. Mª Jozefa de Cisneiros.
160 vii. D. Ellena Theodora.
+161 viii. D. Cat.ª X.er de Cisneiros.
+162 ix. D. Fran.ca X.er de Cisneiros.
163 x. D. Joaquina Freira no Calvário em Lisboa .

137. Ruy de Moura Manuel (Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1). Senhor do Morgado de Corte Serrão.

Casou com D. Luiza Maria Tavora (filha de Anto Corª Baharem). Ruy de Moura Manuel e D. Luiza Maria Tavora tiveram:

+164 i. Rodrigo de Moura Manuel.
+165 ii. D. An.ta Theodora de Vilhena.
+166 iii. D. Thereza Maximiliana.

143. D. Felipa de Castro (Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Luiz Prª de Seqª. D. Felipa de Castro e Luiz Prª de Seqª tiveram:

+167 i. Ruy Fz de Seqª.
168 ii. Lopo Alz de Seqª. Deputado do Santo Oficio, inquisidor da Inquisição de Goa.
169 iii. D. Maria Freira em Santos, Lisboa.

144. D. Angela de Castro (Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Roque de Mello.

Casou com Estevão Soares de Mello.

Nona Geração

145. Bernardo de Souza Coutinho (Baltezar-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1).

Casou com D. Thereza Luiza de Lemos (filha de An.to Botelho de Lemos e D. Izabel Juzarte). Bernardo de Souza Coutinho e D. Thereza Luiza de Lemos tiveram:

+170 i. Balthazar de Souza Coutinho.

147. Jeronimo Ozorio da Gama (D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Senhor do morgado da Ratoeira, Fidalgo da Casa Real diz hua memoria por m.ce nova de 1699.

Casou com D. Arcangela Mª de Mello (filha de M.el Prª Coutinho e D. Marianna Corª Bahia). Jeronimo Ozorio da Gama e D. Arcangela Mª de Mello tiveram:

+171 i. An.to Ozorio de Castro.
172 ii. Joze M.el de Mello Falcão.
+173 iii. João M.el de Mello Falcão.

150. João An.to Souza Falcão (An.to de-8, Luiz de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Moço Fidalgo da Casa Real. Sucedeu na casa de seu Pai. Morreu na Ilha de Sta Catarina.

Casou com D. Joanna de Saldanha (filha de João Sallema Cabral de Payva e D. Izabel Igª de Noronha). João An.to Souza Falcão e D. Joanna de Saldanha tiveram:

174 i. An.to de Souza Falcão, Senhor da casa de seu Pai. Moço Fidalgo da Casa Real. Senhor da Quinta de Aguilha. Assentou praça no Regimento da Guarnição da Corte foi Capitão de Infantaria no Exercito Auxiliar do Rexelom (1797) e foi despachado Tenente Coronel. Solteiro em 1802 na sua Quinta da Aguilha nos suburbios de Lisboa.
+175 ii. D. Fran.ca de Saldanha.

153. D. An.ta Caetana de Souza (Luiz de-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com An.to Abreu Rego. An.to Abreu Rego nasceu em Castelo Branco. D. An.ta Caetana de Souza e An.to Abreu Rego tiveram:

176 i. Pedro Soares.
+177 ii. D. Joanna Falcão.

155. M.el de Cisneiros (D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com D. Maria Josefa Freire de Souza (filha de José Pacheco Cabral e D. Maria Leonor de Souza) em Obidos. M.el de Cisneiros e D. Maria Josefa Freire de Souza tiveram:

178 i. D. Fran.co Giron de Cisneiros (nasceu 1728). FSO
+179 ii. D. Anna Margarida de Cisneiros (nasceu em 1728).
180 iii. D. Anna Joaquina (nasceu em 1729).
181 iv. D. Joze de Cisneiros (nasceu em 1732).
182 v. D. Catª de Castro (nasceu em 1735).
183 vi. Genobeba Rita (nasceu em 1740).

157. D. Izabel de Cisneiros (D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Cristovão de Lemos Marques. D. Izabel de Cisneiros e Cristovão de Lemos Marques tiveram:

184 i. Cristovão Xavier de Lemos Marques, morreu na India.
185 ii. An.to Xavier, morreu menor.
186 iii. Pedro Xavier de Lemos. Capitão de Cavalos em Almeida.
187 iv. Joze An.to de Lemos. Capitão de Cavalos em Moura.
188 v. Bernardo Xavier de Lemos, casou e morreu na India.
189 vi. João Xavier de Lemos, morreu na India.
190 vii. Fran.co Xavier Lemos. Tinente do Caes.
191 viii. D. Mª Magdª de Castro.
192 ix. D. Joanna.
193 x. D. Luiza.
194 xi. D. Thereza.
195 xii. D. Anna.

158. D. Marianna de Cisneiros (D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Joaq.m Freire de Andrade.

159. D. Mª Jozefa de Cisneiros (D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Thomé de Lemos de Faria (filho de Damião de Lemos de Faria e D. Felipa Ataíde). D. Mª Jozefa de Cisneiros e Thomé de Lemos de Faria tiveram:

+196 i. Damião An.to de Lemos de Faria.

161. D. Cat.ª X.er de Cisneiros (D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com João Pacheco Cabral (filho de Joze Pacheco Cabral e D. Mª da Silva Silva Freire) in Obidos. D. Cat.ª X.er de Cisneiros e João Pacheco Cabral tiveram:

197 i. Joze Joaq.m.
198 ii. D. Fran.ca Giron de Cisneiros.
199 iii. D. Bernardo Cisneiros.
200 iv. D. João de Cisneiros.
201 v. D. An.to.
202 vi. D. Mª Magdalena de Castro.
203 vii. D. Leonor Xavier de Castro.
204 viii. D. Anna Joaq.na de Castro.

162. D. Fran.ca X.er de Cisneiros (D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) was baptised in S. Cristovão de Lisboa.

Casou com Joaq.m Fran.co X.er Borges H.es (filho de Fran.co Borges H.es). Joaq.m Fran.co X.er Borges H.es nasceu em 1714 em Elvas. Baptizado em 1714 na Sé de Elvas. D. Fran.ca X.er de Cisneiros e Joaq.m Fran.co X.er Borges H.es tiveram:

+205 i. D. Maria Magdalena Thomazia de S. An.to Borges Cisneiro e Castro (nasceu em 1734).

164. Rodrigo de Moura Manuel (Ruy de-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Rosaria da Silva.

165. D. An.ta Theodora de Vilhena (Ruy de-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Gonçalo da Costa e Menezes. D. An.ta Theodora de Vilhena e Gonçalo da Costa e Menezes tiveram:

+206 i. João An.to de Alcaçovas Carneiro.

Casou com Fernão Rodrigues de Brito.

166. D. Thereza Maximiliana (Ruy de-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Pedro Castilho.

167. Ruy Fz de Seqª (D. Felipa de Castro-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Fran.c Mª de Tolledo (filha de An.to Abreu de Souza e D. Joanna de Menezes). Ruy Fz de Seqª e D. Fran.c Mª de Tolledo tiveram:

207 i. Luiz An.to Prª de Seqª.
+208 ii. An.to Prª de Seqª.
209 iii. D. Luiza Freira em S.Bento de Évora.
210 iv. D. Felipa Santa Iria em Thomar.

Décima Geração

170. Balthazar de Souza Coutinho (Bernardo de-9, Baltezar-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) . Fidalgo da Casa Real, Capitão Geral de Cabo Verde.

Casou com D. Sabastianna Luiza Barboza.

171. An.to Ozorio de Castro (Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) . Fidalgo da Casa Real. Senhor do morgado da Ratoeira junto a Celorico.

Casou com D. Ignacia X.er Caetana de Castello Branco (filha de Andre ou An.to Ferrão de Castello Branco e D. Anna Abranches). An.to Ozorio de Castro e D. Ignacia X.er Caetana de Castello Branco tiveram:

+211 i. Jeronimo Bernardo Ozorio de Castro.
+212 ii. D. Arcangela Ozorio de Castro .

173. João M.el de Mello Falcão (Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

João M.el de Mello Falcão tiveram:

+213 i. João Ozorio de Castro.

175. D. Fran.ca de Saldanha (João An.to-9, An.to de-8, Luiz de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com An.to Sallema de Saldanha.

177. D. Joanna Falcão (D. An.ta Caetana de Souza-9, Luiz de-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Joze Lourenço Botelho. D. Joanna Falcão e Joze Lourenço Botelho tiveram:

214 i. Gonçalo Lourenço, Capitão, ajudante de Campo do Sr D. João.

Casou com Gonçalo Pedro de Mello e Castanheda. D. Joanna Falcão e Gonçalo Pedro de Mello e Castanheda tiveram:

215 i. M.el Pedro de Mello.

179. D. Anna Margarida de Cisneiros (M.el de-9, D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1), nasceu em 1728.

Casou com João Corª de Lacerda em Beja.

196. Damião An.to de Lemos de Faria (D. Mª Jozefa de Cisneiros-9, D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) . Cavaleiro da Ordem de Cristo morador em Faro.

Casou com D. Ignez Dorothea H.es (filha de Gilvaz Lobo Freire Pantoja).

205. D. Maria Magdalena Thomazia de S. An.to Borges Cisneiro e Castro (D. Fran.ca X.er de Cisneiros-9, D. Maria Magdalena de Cisneiros-8, João de-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1), baptizada em 1734 em Cabeço de Vide. Nasceu em 1734.

Casou com Diogo Alberto da Fon.ca Soares da Silva (filho de Fran.co Joze da Fon.ca Soares e D. Brites Fran.ca Rozalia Noronha) em 3 Maio de 1758 em Palmela, Setúbal. Diogo Alberto da Fon.ca Soares da Silva nasceu em 1733 em Lisboa. Baptizado em 1733 na Freguesia dos Anjos, Lisboa. D. Maria Magdalena Thomazia de S. An.to Borges Cisneiro e Castro e Diogo Alberto da Fon.ca Soares da Silva tiveram:

216 i. D. Fran.ca de Paulla Fon.ca Soares da Silva, nasceu em 1740 em Lisboa.
217 ii. Margdª da Piedade Fon.ca Soares da Silva, nasceu em 1761 em Lisboa.

206. João An.to de Alcaçovas Carneiro (D. An.ta Theodora de Vilhena-9, Ruy de-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1). Sucedeu na casa.

Casou com D. Guiomar de Mendonça (filha de Luiz de Saldanha da Gama). João An.to de Alcaçovas Carneiro e D. Guiomar de Mendonça tiveram:

+218 i. Gonçallo Xavier Alcaçovas Carneiro.
+219 ii. An.ta Xavier de Mendonça.

208. An.to Prª de Seqª (Ruy-9, D. Felipa de Castro-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) . Sucedeu na casa de seu Pai.

Casou com D. Mª de Berredo (filha de Silvestre Falcão da Silva e D. Anna Coutinho). An.to Prª de Seqª e D. Mª de Berredo tiveram:

+220 i. D. Anna Coutinho.

Décima primeira Geração

211. Jeronimo Bernardo Ozorio de Castro (An.to-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Fidalgo da Casa Real.

Casou com D. Fran.ca de (filha de B.el Cepriano Fon.ca de Seqª). Jeronimo Bernardo Ozorio de Castro e D. Fran.ca de tiveram:

+221 i. Miguel Ozorio Cabral.

212. D. Arcangela Ozorio de Castro (An.to-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com João Alz Brandão.

213. João Ozorio de Castro (João M.el de-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Fidalgo da Casa Real.

Casou com D. Eufemia Jozefa de Albuquerque in Fornos de Algodre. João Ozorio de Castro e D. Eufemia Jozefa de Albuquerque tiveram:

+222 i. João Ozorio de Albuquerque e Castro.

218. Gonçallo Xavier Alcaçovas Carneiro (João An.to de-10, D. An.ta Theodora de Vilhena-9, Ruy de-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Thereza Moscozo (filha de Ayres de Saldanha e Albuquerque e D. Leonor de Moscozo) no dia 22 Julho de 1743.

219. An.ta Xavier de Mendonça (João An.to de-10, D. An.ta Theodora de Vilhena-9, Ruy de-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com Lopo de Barros de Almeida.

220. D. Anna Coutinho (An.to-10, Ruy-9, D. Felipa de Castro-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1), nasceu em Tana.

Casou com An.to de Castro. D. Anna Coutinho e An.to de Castro tiveram:

+223 i. D. Anna Fran.ca de Tolledo e Castro.

Décima segunda Geração

221. Miguel Ozorio Cabral (Jeronimo Bernardo-11, An.to-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Fidalgo da Casa Real. Senhor do Morgado da Ratoeira. Coronel de Milicias de Coimbra.

Casou com D. Josepha Luiza Freire de Figdº Brandão (filha de Luiz Pedro Homem Freire de Figdº e D. Rita Bernarda de Figdº). Miguel Ozorio Cabral e D. Josepha Luiza Freire de Figdº Brandão tiveram:

+224 i. An.to Mª Ozorio Cabral Homem da Gama.
225 ii. D. Mª do O.
+226 iii. D. Joanna.
227 iv. D. Ozorio Cabral.
228 v. Joze Mª Ozorio.
229 vi. Jeronimo Ozorio.

222. João Ozorio de Albuquerque e Castro (João-11, João M.el de-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Fidalgo da Casa Real. Morador em Fornos de Algodre.

Casou com D. Jozefa de Fria. João Ozorio de Albuquerque e Castro e D. Jozefa de Fria tiveram:

+230 i. Joaq.m Ozorio de Castro Souza Falcão.
231 ii. João Ozorio de Castro Souza Falcão. Dezembargador na Suplicação do Rio de Janeiro em Goa.
232 iii. An.to Ozorio de Castro Souza Falcão. Juiz de Fora de S. Jorge na Ilha dos Açores. Corregedor da Guarda.
233 iv. Jeronimo Ozorio de Castro Souza Falcão. Coronel em Macau.

223. D. Anna Fran.ca de Tolledo e Castro (D. Anna Coutinho-11, An.to-10, Ruy-9, D. Felipa de Castro-8, Lopo Alz de-7, João Alz de-6, Lopo Alz de-5, João Alz de-4, Lopo Alz de-3, D. Leonor Falcão-2, João-1) .

Casou com D. Luiz Caetano Countinho de Almeida.

Décima terceira Geração

224. An.to Mª Ozorio Cabral Homem da Gama (Miguel-12, Jeronimo Bernardo-11, An.to-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Senhor do morgado da Ratoeira e da quinta das Lágrimas em Coimbra. Moço Fidalgo com Exercicio, Coronel de Mellicias do Figueiro.

Casou com D. Mª da Conceipção (filha de Damião Prª da Sª e D. Mª Angelina). An.to Mª Ozorio Cabral Homem da Gama e D. Mª da Conceipção tiveram:

234 i. D. Mª do Patrocinio.
235 ii. D. Mª do Loreto.
236 iii. D. Mª do Carmo.

226. D. Joanna (Miguel-12, Jeronimo Bernardo-11, An.to-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com D. João Valasques Sarm.to de Espinhel (filho de D. Joze Valasques Sarm.to de Espinhel e D. Mª Fon.ca de Mello).

230. Joaq.m Ozorio de Castro Souza Falcão (João-12, João-11, João M.el de-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1). Fidalgo da Casa Real.

Casou com D. Angelica em Bretiande, Lamego. Joaq.m Ozorio de Castro Souza Falcão e D. Angelica tiveram:

+237 i. D. Mª Candida Ozorio.
238 ii. D. Jozefa.

Décima quarta Geração

237. D. Mª Candida Ozorio (Joaq.m-13, João-12, João-11, João M.el de-10, Jeronimo-9, D. Mª An.ta Coutinho de Castro-8, D. Joanna Coutinho-7, João de-6, B Cristovão-5, Cristovão de-4, João-3, João de-2, João-1) .

Casou com Joze Maria Ferª Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80376 | josemariaferreira | 29 dez 2004 22:15 | Em resposta a: #80368

Caro Joaquim Falcão

"O mais antigo portador deste apelido Falcão é Francisco Domingues Falcão, procurador dos homens dos gados quando, em 1362, D. Pedro legislou sobre coutadas no Alentejo. Passados dois anos, um Lourenço Eanes Falcão, escudeiro vassalo do rei, é beneficiário de um privilégio de coutada para a sua herdade de Alvarandeus.
A família dos Falcão confunde-se com a dos Abreus, mas vários dos seus membros mais destacados mantêm o apelido Falcão. Estão neste caso o Bispo Dom Álvaro Falcão, João Falcão, cavaleiro fidalgo da Casa do Rei e também alcaide de Mourão.
Os Falcões vivem em Évora na Praça e na Rua de Avis, fundam capelas em S. Francisco e são investidos em cargos concelhios".
Estou a citar evidentemente Maria Ângela Rocha Beirante em Évora na Idade Média.
Complementa a sua anterior mensagem e contribuirá em parte para um melhor conhecimento dos Falcão.

Votos de um feliz e próspero Ano Novo.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80385 | jflfl | 30 dez 2004 00:07 | Em resposta a: #79936

Caro José Maria Ferreira
Aproveitei as mini ferias de natal para ler e reler alguns tópicos. Como é de esperar quanto mais procuro saber mais dúvidas me assaltam.... No entanto a reler este seu texto e percebendo o seu interesse sobre D. Joaquina perpétua Nobre Lançaem "Pachecos", deixo aqui o seguinte:

1. D. Joaquina Perpétua Nobre Lança nasceu em 1834 em Conceição, Ourique.(1) Foi baptizada a 27 Jul 1834 em Nª Sª da Conceição, Ourique.(2) Morreu a 11 Aug 1877 em Sª Maria, Odemira.
2. José Inácio Lança nasceu a 1811 em Castro Verde.(2) Foi baptizado a 17 Apr 1811 em S. Marcos da Ataboeira, Castro Verde.(2)
3. D. Joaquina Angélica Nobre nasceu em 1809 em Ourique.(2) Foi baptizada a 27 Dec 1809 em N. Sª da Conceição, Ourique.(2)
4. Manuel Afonso Zarco(2) nasceu em S. Marcos da Ataboeira, Castro Verde.(2)
5. Cecília Perpétua nasceu em Entradas, Castro Verde.(2)
6. José Nobre(2) nasceu em Ourique.
7. Maria Inácia(2) nasceu em Ourique.
8. Bartolomeu Afonso Zarco(2).
9. Catarina Gomes de Figueiredo(2).
10. Capitão Manuel da Lança(2).
11. Felicia Perpétua(2).
12. José Nobre(2).
13. Joaquina Angélica(2).
14. José Contreiras(2).
15. Sebastiana Maria(2).

Fontes: (1). Registo de sepulturas do Cemitério de Odemira; (2). Costados Alentejanos

Espero que vá de encontro ao que pretendia
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80387 | jflfl | 30 dez 2004 00:10 | Em resposta a: #80053

Caro Hugo Cunha e Sá
pode informar-me àcerca da referida genealogia manuncrita dos "Paes Teeles da Provincia do Alentejo"? Está publicada? Como posso ter acesso?
Muito obrigado desde já pela sua resposta.
cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80388 | jflfl | 30 dez 2004 00:18 | Em resposta a: #78283

Caro Jose Pedro
Embora não consiga dizer muito mais sobre o seu ramo sugeria que visse o texto que retirei do Felgueiras Gayo e que transcrevi neste tópico. Pode ser que lhe dê alguma pista adicional...
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80398 | jflfl | 30 dez 2004 01:09 | Em resposta a: #80376

Caro José Maria
Mais uma vez obrigado pelo seu oportuno apontamento. Por sua indicação tive oportunidade de consultar o livro que refere e que é interessantíssimo.
Tenho aproveitado a pequena pausa do Natal para reflectir sobre algumas questões dos Pais de Matos. Confrontando com os meus registos a minha dúvida parece estar desfeita. Os casais:

JACINTO PAIS DE MATOS CC. IGNÁCIA MARIA FRANCO no ano de 1771
e
JACINTO PAIS MOREIRA CC. D. MARIA INÁCIA no ano de 1802 em Messejana.

São de facto diferentes. O primeiro é meu ascendente. Quanto ao segundo não o consigo situar. Será um dos casos de nomes apadrinhados pelos Pais de Matos?

Tem o registo deste casamento ou sabe dizer-me quem foram os pais de ambos?

refere ainda um segundo casamento de D.Ignácia Maria Franco, no ano de 1779 em Almodovâr com o alferes José da Silva Gamito, natural da Panoyas, morador que foi na Laborela herdade da sua avó Engrácia. Tem porventura registo deste 2º casamento de Ignácia Maria Franco com o Alferes José da Silva Gamito, nomeadamente os ascendentes do noivo?

Um abraço e um bom 2005
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80403 | jflfl | 30 dez 2004 01:18 | Em resposta a: #80385

por lapso respondi ao josemssantos e não o josemariaferreira. as minhas desculpas e aqui re-envio de novo a minha resposta agora, creio, para o destinatário pretendido.


Caro José Maria Ferreira
Aproveitei as mini ferias de natal para ler e reler alguns tópicos. Como é de esperar quanto mais procuro saber mais dúvidas me assaltam.... No entanto a reler este seu texto e percebendo o seu interesse sobre D. Joaquina perpétua Nobre Lançaem "Pachecos", deixo aqui o seguinte:

1. D. Joaquina Perpétua Nobre Lança nasceu em 1834 em Conceição, Ourique.(1) Foi baptizada a 27 Jul 1834 em Nª Sª da Conceição, Ourique.(2) Morreu a 11 Aug 1877 em Sª Maria, Odemira.
2. José Inácio Lança nasceu a 1811 em Castro Verde.(2) Foi baptizado a 17 Apr 1811 em S. Marcos da Ataboeira, Castro Verde.(2)
3. D. Joaquina Angélica Nobre nasceu em 1809 em Ourique.(2) Foi baptizada a 27 Dec 1809 em N. Sª da Conceição, Ourique.(2)
4. Manuel Afonso Zarco(2) nasceu em S. Marcos da Ataboeira, Castro Verde.(2)
5. Cecília Perpétua nasceu em Entradas, Castro Verde.(2)
6. José Nobre(2) nasceu em Ourique.
7. Maria Inácia(2) nasceu em Ourique.
8. Bartolomeu Afonso Zarco(2).
9. Catarina Gomes de Figueiredo(2).
10. Capitão Manuel da Lança(2).
11. Felicia Perpétua(2).
12. José Nobre(2).
13. Joaquina Angélica(2).
14. José Contreiras(2).
15. Sebastiana Maria(2).

Fontes: (1). Registo de sepulturas do Cemitério de Odemira; (2). Costados Alentejanos

Espero que vá de encontro ao que pretendia
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80405 | jflfl | 30 dez 2004 01:38 | Em resposta a: #79936

por lapso respondi ao josemssantos e não o josemariaferreira. as minhas desculpas e aqui re-envio de novo a minha resposta agora, creio, para o destinatário pretendido. Vamos ver se é desta!


Caro José Maria Ferreira
Aproveitei as mini ferias de natal para ler e reler alguns tópicos. Como é de esperar quanto mais procuro saber mais dúvidas me assaltam.... No entanto a reler este seu texto e percebendo o seu interesse sobre D. Joaquina perpétua Nobre Lançaem "Pachecos", deixo aqui o seguinte:

1. D. Joaquina Perpétua Nobre Lança nasceu em 1834 em Conceição, Ourique.(1) Foi baptizada a 27 Jul 1834 em Nª Sª da Conceição, Ourique.(2) Morreu a 11 Aug 1877 em Sª Maria, Odemira.
2. José Inácio Lança nasceu a 1811 em Castro Verde.(2) Foi baptizado a 17 Apr 1811 em S. Marcos da Ataboeira, Castro Verde.(2)
3. D. Joaquina Angélica Nobre nasceu em 1809 em Ourique.(2) Foi baptizada a 27 Dec 1809 em N. Sª da Conceição, Ourique.(2)
4. Manuel Afonso Zarco(2) nasceu em S. Marcos da Ataboeira, Castro Verde.(2)
5. Cecília Perpétua nasceu em Entradas, Castro Verde.(2)
6. José Nobre(2) nasceu em Ourique.
7. Maria Inácia(2) nasceu em Ourique.
8. Bartolomeu Afonso Zarco(2).
9. Catarina Gomes de Figueiredo(2).
10. Capitão Manuel da Lança(2).
11. Felicia Perpétua(2).
12. José Nobre(2).
13. Joaquina Angélica(2).
14. José Contreiras(2).
15. Sebastiana Maria(2).

Fontes: (1). Registo de sepulturas do Cemitério de Odemira; (2). Costados Alentejanos

Espero que vá de encontro ao que pretendia
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

[Atrás] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80418 | HCS | 30 dez 2004 10:55 | Em resposta a: #80387

Caro Joaquim Falcão de Lima,
A genealogia da família Paes Teles é um estudo feito feito já no fim da vida pelo meu tio avô o escritor Mário Saa, está datado salvo erro pelos anos 1969/1970, é uma genealogia manuscrita a que deu o nome de " Tombo Genealógico dos Paes Telles de Avis, Província do Alto Alentejo". Eu tenho alguns capitulos originais, que fizeram parte desse estudo mas são muito poucos. Quem teve a amabilidade de me enviar o dito estudo completo, todo fotocopiado foi o Dr. António Godinho de Carvalho, advogado em Ponte de Sôr, e participante neste forum. Esta genealogia peca pela falta de datas ou seja; na maior parte dos casos não data os nascimentos, mas de resto é um bom estudo.
Com os meus cumprimentos
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80467 | josemariaferreira | 30 dez 2004 20:43 | Em resposta a: #80403

Caro Joaquim Falcão

Obrigado pela sua contribuição, não só veio de encontro ao que pretendia como até superou as minhas expectativas. Trabalho certamente muito moroso e interessante. A partir de agora poderei contar com mais estes dados que me enviou para um melhor conhecimento das gentes da minha terra. Sobre D. Joaquina confirma-se aquilo que eu sempre suspeitei, ser natural de Conceição.
Sobre os casamentos em questão, abordados noutra mensagem, informo-o que não tenho os assentos, mas apenas resumos dos mesmos, assim:

30/03/1802 JACINTO PAIS MATOS CC. D. MARIA IGNÁCIA NA CAPELLA DO DITO CORONEL EM MESSEJANA.FORAM TESTEMUNHAS O CAPITÃO JOÃO MANUEL VEIGA E ANTÓNIO JOAQUIM (MATOS?).
Nota: No assento original do casamento não consta o nome dos pais dos noivos.

17/4/1779 JOSÉ DA SILVA GAMITO CC. MARIA IGNÁCIA FILHA DO CAPITÃO SILVESTRE JOSÉ FRANCO E BARBARA MESTRA. FORAM TESTEMUNHAS PADRE MANUEL JOSÉ RAPOSO E MANUEL LUÍS FRANCO.
Nota: Efectuado em Almodôvar.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80603 | jflfl | 02 jan 2005 20:51 | Em resposta a: #80467

Caro José Maria
Vou mesmo precisar de investigar estes casamentos... O primeiro casamento é para mim muito confuso! Não tendo referência nem dos pais dele, nem dela, será muito dificil perceber de quem se trata. Aparentemente seria tentado a dizer que esta Maria Ignácia não deverá ser a filha do Capitão Silvestre José Franco, mas...
Quanto ao segundo casamento, só me parece plausivel se o capitão Silvestre José Franco foi pai de uma "MARIA IGNACIA" e de uma "IGNACIA MARIA"... Será possivel? Porquê? Porque uma Ignácia Maria Franca, filha do Capitão José Franco e de Barbara Mestre Revez, casou com Jacinto Pais de Matos em 1771 e até 1784 tenho filhos deste casal registados. Não me parece pois plausivel que a mesma Ignacia Maria Franca tenha entretanto (1779) casado com José da Silva Gamito.
Será que me pode situar a fonte destes seus dois registos de casamento para eu os estudar um pouco melhor?
Obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80604 | jflfl | 02 jan 2005 20:54 | Em resposta a: #80418

Caro Hugo Cunha e Sá
Muito obrigado pela sua resposta e esclarecimento.
Existe alguma possibilidade de ter acesso ao referido estudo?
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80611 | josemariaferreira | 02 jan 2005 22:16 | Em resposta a: #80603

Caro Joaquim Falcão

É admissível que o capitão Silvestre José Franco, tivesse duas filhas,uma chamada Ignácia Maria e outra Maria Ignácia. A primeira terá casado com Jacinto Pais Matos em 1771 e a segunda Maria Ignácia ainda solteira no dia 14 de Abril de 1779, terá casado com José da Silva Gamito.
Agora ainda prevalece o mistério da outra Maria Inácia que casou em Messejana com Jacinto Pais Moreira no dia 30 de Março de 1802.
As fontes são os respectivos livros de registos paroquiais de Almodôvar e Messejana.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80614 | jflfl | 02 jan 2005 22:37 | Em resposta a: #80611

Caro José Maria
Será que tem acesso fácil aos 3 registos de casamento? Se sim muito gostaria de analisar uma cópia deles pois através do texto e das assinaturas talvez seja possível deslindar o "mistério"
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80616 | josemariaferreira | 02 jan 2005 23:01 | Em resposta a: #80614

Caro Joaquim Falcão

Fique descansado, mas não lhe prometo datas, tudo está dependente da minha disponibilidade para ir ao A.D.B.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80620 | jflfl | 02 jan 2005 23:23 | Em resposta a: #80616

Caro José Maria
Muitissimo obrigado. Talvez fosse interessante confirmar a existência das duas "Ignácias".
Um abraço
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80622 | Pedro França | 02 jan 2005 23:29 | Em resposta a: #79911

Cara Maria:

Esse assunto releva já do interesse e informação de que o meu amigo possa dispor.
Assim sendo, e como em caso de dúvida ele me adiantou que se punha à disposição de algum interessado, vou aproveitar o facto de a Maria me ter deixado o seu e-mail para, por esta via, lhe divulgar, particularmente, o dele, já que este meu amigo não pretende aderir ao Fórum da GP.
Peço-lhe desculpa pelo facto de não me ter disposto a dar-lhe resposta mais pronta como merece, mas surgiram-me uns problemazinhos de final de ano lectivo que se ligaram ao período das festas que me impediram de o fazer.
Continuação de Bom Ano 2005.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#80642 | margaridabreu | 03 jan 2005 10:20 | Em resposta a: #80053

Caro Hugo Cunha e Sá

Muito obrigada pela sua resposta. No entanto, penso que a Catarina de Sena do qual tenho o assento de baptismo duma filha poderá ser já descendente da outra, isto pelas datas.
No entanto, há coisas engraçadas, a minha sogra que era da ilha de S.Miguel-Açores descendia duma Catarina de Sena casada com Manuel Caetano da Silva e tiveram um flho Capitão José Francisco da Silva que casou em Vila Franca do Campo a 4-11-1788 com Ana Josefa do Amaral Vasconcelos.
Não concegui ainda fazer a ligação destas Catarinas de Sena.
Conheci muito bem o seu tio avô Mário de Saa. Frequentava a nossa casa, como sabe a sua parente Maria Luisa Caldeira da Cunha e Sá era casada com o meu tio avô Joaquim de Abreu Callado, e por sinal era a minha Madrinha de baptismo.
Pena terem tido a filha que tiveram.
Será que me pode facultar o que o António Godinho de Carvalho que enviou?
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#81294 | JMCM | 09 jan 2005 13:25 | Em resposta a: #79808

Mais Um Falcão

D. Sebastião de Andrade Pessanha , Arcebispo de Goa (XVII), * de Evora
Filho de Diogo Pessanha Falcão e de D. Luisa de Andrade

Cumprimentos

JMC Melo

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#81376 | HCS | 10 jan 2005 12:03 | Em resposta a: #80604

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Tal como informei a nossa confrade Margarida Abreu, este trabalho versa sobre os Paes Teles do Ervedal e Aviz, só faz uma referência aos Falcões para justificar a varonia dos Paes Telles, não sobe para cima do Capitão Manuel Pires Falcão.
No entanto tenho o maior gosto em lhe enviar o texto policopiado, deixe-me a sua morada para o meu e-mail que é hugocsaarrobasapopontopt.
Com os meus cumprimentos
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#81435 | jflfl | 10 jan 2005 23:03 | Em resposta a: #81376

Caro Hugo Cunha e Sá
Muito obrigado pela sua resposta e amabilidade.
Vou enviar-lhe mail.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#82777 | FSA | 26 jan 2005 11:46 | Em resposta a: #80398

Caros Senhores,

Respondo directamente ao Dr. Pedro França, sem querer ser indelicado com os outros inetrvenientes deste tópico, para os quais, espero, esta informação seja profíqua.

Só agora visitei este tópico, na expectativa de poder encontrar pontos comuns, uma vez que há conhecimento da família Falcão, no Sardoal, em Abrantes e Constância, antiga Punhete.

Em relação à sua mensagem de 04-XII-2004 às 12:17 tenho as seguintes informações obtidas numa das minhas idas aos ATT, (há já alguns meses) onde encontrei um registo de baptismo que lhe poderá interessar:

Livro 2M - Sardoal, Baptismos, 1572-1581.

Aos 3 de Dezembro de 1578 baptizou Ant.º Vaz beneficiado a Cª. filha de Francisco Gil e sua mulher Mª. Cordeira foram padrinhos Pº. Gueifão Parada e Cª. Parada filha de Jerónimo de Sande todos em esta Vila moradores. - Assinatura.

Sou descendente deste casal, Pais de Catarina. Tiveram pelo menos uma outra filha, Ana Maria, também aparece como Maria Ferreira Cordeiro Saraiva, que casou a 16-IV-1624 com Luís Soares Galhardo. Foi o segundo casamento deste meu Avô.

Espero que lhe seja útil esta informação. Também estou muito interesado em saber mais sobre estas pessoas.

Com um amistoso abraço,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#82925 | Pedro França | 28 jan 2005 10:00 | Em resposta a: #82777

Caro Fernando:

Como tem passado?
Tomei nota da sua mensagem anteontem mas não tive possibilidade de lhe responder com a celeridade que merece por causa de afazeres de escola.
Perdi o seu e-mail; a Netcabo fez-me há tempos uma limpeza na caixa postal e eu, inadvertidamente, perdi o seu contacto que gostaria, obviamente, de ter de volta. Sabe o meu e-mail ainda?
Pois, tomei nota da sua mensagem e, pode ser que, Cordeiros seus com Cordeiros meus ainda haja alguma ligação. Não tenho ido a Lisboa, à TT, de desde o atentado de Atocha. Não me sentia em segurança em lado nenhum, de modo que não continuei a trabalhar nos Falcões (e daí os Cordeiros também) que são o motivo deste tópico.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#85586 | josemariaferreira | 04 mar 2005 22:14 | Em resposta a: #80603

Caro Joaquim Falcão de Lima

Acabei de confirmar que o capitão Silvestre José Franco e a sua mulher Barbara Mestre tiveram de facto duas filhas, uma chamada de Inácia Maria e outra de Maria Inácia, ambas casaram solteiras.
A primeira Inácia Maria Franca casou no dia 14 de Outubro de 1771 em Santa Luzia, com o capitão-mór Jacinto Pais de Matos viúvo de D. Maria Joaquina da Encarnação.
A segunda Maria Inácia casou no dia 14 de Abril de 1779, com José da Silva Gamito, em Almodôvar.

Encontrei também o registo de baptismo de João, filho do alferes Jacinto Pais Matos e de D. Maria da Natividade realizado em Santa Luzia no dia 8 de Janeiro de 1805. Neto paterno do Capitão-mór Jacinto Pais de Matos de Colos e de D. Inácia Maria Franca de Castro Verde e neto materno do sargento-mór João Falcão natural de Santiago do Cacém e de Francisca Nobre natural da Freguesia de N.Sª do Roxo- Alvalade. Foram padrinhos o capitão-mór Jacinto Pais de Matos e a sua mulher D. Inácia Maria moradores em S. Luzia.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#85682 | jflfl | 06 mar 2005 19:49 | Em resposta a: #85586

Caro José Maria
Desculpe só agora responder. Obrigado por mais esta achega. Agora fica um pouco mais claro. Por ventura tem o ano de nascimento e/ou de baptizado da Maria Inácia, a que casou com José da Silva Gamito?
Ficaria agradecido
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima
PS Vou responder-lhe no outro tópico "Familia Mestre, de Castro Verde" fazendo referência ao Alferes Jacinto Pais de Matos que aqui consta.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#105203 | Lourval | 14 nov 2005 05:30 | Em resposta a: #79877

Caro Pedro França.
Acabo de descobrir, graças ao primo Antonio ( agp ) que sou descendente do Capitão Matias Gonçalves Falcão, de Castelo Branco, Alcains. Ele é referido no livro ´Alcains e suas Famílias´. Conheces a ligação destes Falcões de Alcains com estes que menciona aqui? Se é que há uma relação.
Agradeço antecipamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#105256 | Lourval | 14 nov 2005 20:52 | Em resposta a: #80622

Caro Pedro França,
Acho que dirigi uma mensagem ontem a uma outra pessoa por engano. Então a envio novamente:

Caro Pedro França.
Acabo de descobrir, graças ao primo Antonio ( agp ) que sou descendente do Capitão Matias Gonçalves Falcão, de Castelo Branco, Alcains. Ele é referido no livro ´Alcains e suas Famílias´. Conheces a ligação destes Falcões de Alcains com estes que menciona aqui? Se é que há uma relação.
Agradeço antecipamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#105277 | Pedro França | 14 nov 2005 23:50 | Em resposta a: #105256

Caro Lourval:

Desconheço essa possível ligação mas não a excluo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#108661 | Alagoa | 02 jan 2006 23:15 | Em resposta a: #79877

Caro Pedro
Há muito que esperava encontrar algo sobre a familia Teles da Guerra de Brotas.
Fiquei surpreso por estes dados gostaria de saber mais ou onde adquirir literatura que me dê mais conhecimentos. O meu bisavô e avô eram naturais de Brotas e chamavam-se Narciso Teles da Guerra e Anselmo Teles da Guerra.
Grato por esta informação e antecipadamente pela que me possa dar.
João Teles

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#108668 | Alagoa | 02 jan 2006 23:33 | Em resposta a: #79877

Caro Pedro
Há muito que esperava encontrar algo sobre a familia Teles da Guerra de Brotas.
Fiquei surpreso por estes dados gostaria de saber mais ou onde adquirir literatura que me dê mais conhecimentos. O meu bisavô e avô eram naturais de Brotas e chamavam-se Narciso Teles da Guerra e Anselmo Teles da Guerra.
Grato por esta informação e antecipadamente pela que me possa dar.
João Teles
p.s. Peço desculpa de nâo informado o E-mail mazoi39@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#112780 | Alagoa | 23 fev 2006 21:55 | Em resposta a: #79877

MSN de 21.12.2004
Gostaria muito de ver prenchidos os pontos "para outra altura" aquem o pudesse fazer ficaria muito agradecido.

De muito longe
Bem haja

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#112787 | Jorgito | 23 fev 2006 23:41 | Em resposta a: #78235

FALCAM.
Na NOBILIACHIA PORTUGUESA 1727 de Villas Boas, pag 276:
Procedem de Mozè Falcaõ, que veyo a este Reino com a Rainha Dona Filippa mulher delRey D. João I. Tem por Armas em campo azul tres bordões de Santiago, de prata, postos em pala, com os nós vermelhos, e os ferros de ouro: timbre um Falcão de sua cor, com um bordão no bico, e pé direito. Ourtros lhe dão ao escudo partido em pala no primeiro em campo verde cinco conchas de prata, no segundo tres barras vermelhas atravessadas em campo de prata.
Cumprimentos,
Victor Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#117159 | MªJoao | 23 abr 2006 12:33 | Em resposta a: #78235

Embora com algum atraso,em relação às vossas mensagens, foi com surpresa, que nesta minha primeira incursão pelo forúm vejo um antepassado Cap. Luís António Falcão ser tratado com tanto detalhe. Posso ainda acrescentar que no último livro do Dr. Nuno Borrego,"Oficiais de Mìlicias" pag.112, vêm citados em Avis: Luís António Falcão (Capitão de Ordenanças em 12-VI-1794 e Sargento-Mor de Ordenanças em 09-V-1805), Pedro António Falcão (Capitão da 2ª Companhia de Ordenanças em 20-IX-1810) e Manuel Velez Falcão (Capitão da 1ª Companhia de Ordenanças em 20-XI-1813).
Posso também acrescentar que do 2º matrimónio de Pedro Antº Falcão com D. Felipa Antónia houve também geração de apelidos Aleixo Falcão e Azevedo Falcão.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#117161 | MªJoao | 23 abr 2006 12:55 | Em resposta a: #78235

Corrijo o nome da obra do Dr. Nuno Borrego "As Milicias e as Ordenanças em Portugal", vol. 1

Resposta

Link directo:

Cap. Matias Gonçalves Falcão

#117189 | Lourval | 23 abr 2006 19:07 | Em resposta a: #117159

Cara Maria João,
Tenho um antepassado Cap. Matias Gonçalves Falcão, nascido em 3-4-1655 em Alcains, Castelo Branco, filho de Pedro Gonçalves Falcão e Maria Gonçalves. Nesta família Falcão de Castelo Branco haviam muitos militares. Eu lhe pergunto se no livro que menciona do Nuno Borrego há alguma referência a este meu antepassado. Ele, o Cap. Matias G. Falcão, é citado no livro do Sanches Roque (Alcains e sua História). Agradeços suas informações.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Cap. Matias Gonçalves Falcão

#117203 | MªJoao | 23 abr 2006 22:30 | Em resposta a: #117189

Caro Lourval:
Lamento não poder ajudá-lo mas o primeiro volume da obra do Dr. Nuno Borrego apenas diz respeito ao período de 1756 a 1833.
Terá de aguardar pelo segundo volume o qual, segundo julgo saber, compreenderá informação relativa ao período de 1640 a 1755.
Cumprimentos.
M.João

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#129026 | falco | 20 set 2006 18:29 | Em resposta a: #79877

Caros Senhores

Depois de ler atentamente estes dados concluo que a dedução feita nesta genealogia não está correcta pois o nº64 não é filho do nº128 que na realidade é do Sardoal.E como é dito nesta apreciação estes Falcões não são todos do mesmo "saco".Lamento mas assim é.


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#129071 | Pedro França | 20 set 2006 23:19 | Em resposta a: #129026

Caro Paulo:

A sua mensagem de 20.09.2006 às 18:29 caiu na minha caixa de correio mas não estou a ver exactamente que queira responder-me directamente porque não estou a ver o que possa vir de trás.
Quer dizer-me alguma coisa objectivamente? Eu tenho Falcões do Sardoal não sei se é a isso que se refere.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#129136 | falco | 21 set 2006 16:30 | Em resposta a: #129071

Caro Pedro


Penso(com documentos coevos) que a dedução que faz sobre Pedro Dias Falcão nº 128 ter ligação com os Falcões de Alter(Senhores da herdade de Cojancas em Chança ou Chancelaria) é muito pouco provável apesar de eu ser descendente de um Pedro Dias Falcão desse periodo.
Quanto a esses outros Falcão(ligados aos Corda) ainda hoje em Abrantes, existem descendentes desses com o apelido Falcão Correia,provenientes de
Andreus e Sardoal com imensa toponímia ligada a eles.
Tenho alguns apontamentos sobre esses do Sardoal que dei ao EngºMattos e Silva para publicar no Anuário da Nobreza.

Um abraço.
Ao dispôr
Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#154750 | xisco | 03 mai 2007 01:09 | Em resposta a: #80403

Caro Confrade

Será que nas suas pesquisas encontrou alguns antepassados de José de Contreiras (Revez) (ou de seus pais Domingos de Contreiras e Joana Antónia) e Sebastiana Maria, meus antepassados?

Obrigado,

Luís Filipe de Brito Silveira Nobre Contreiras

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#154828 | facs | 03 mai 2007 17:33 | Em resposta a: #78483

Meu caro Joaquim
Peço desculpa de meter a colherada, mas essa Inácia Maria Franco, não estará relacionado com a familia de Domingos Francisco Franco? que viveu em Gradil Mafra? faço esta pregunta pois exitem livros paroquiais, só que como estao muito ilegiveis, resta me apenas pedir aqueles que descendem do ramo Franco se por um acaso tem o nome dos pais deste Domingos Francisco Franco ou Domingos
Franco desde Ja apresento os meus
Cumprimentos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#154850 | jflfl | 03 mai 2007 21:38 | Em resposta a: #154828

Caro Francisco Cannas Simões
Não me parece que exista uma relação, pelo menos próxima. Porquê? Porque tanto quanto sei esta Inácia Maria Franco descende de gente de Cuba (Alentejo) e de Beja. Aí estão pelo menos durante 3 ou 4 gerações. A existir ligação com Francos de Mafra será possivelmente para lá do período em que existem paroquiais. No entanto...
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#154852 | jflfl | 03 mai 2007 21:45 | Em resposta a: #154750

Caro Luis Filipe de Brito Silveira Nobre Contreiras,
Lamento não poder ser útil. Como certamente reparou a referência que faço a José Contreiras e Sebastiana Maria é retirada da obra "Costados Alentejanos" e que, ao que me recordo, mais não refere sobre outros ascendentes deste casal.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#154868 | facs | 03 mai 2007 23:15 | Em resposta a: #154850

Caro Joaquim Falcão de Lima
já se tentou de tudo para achar os pais de
domingos Franco,mas como os registos paroquiais estao em muito mau estado de conservação resta me apenas a todos aqueles a que se cruzam com o apelido Franco se tambem lhes é familiar o Domingos Franco, de qualquer das formas peço desculpa de ter desviado o assunto, e faço votos de felecidades para o seu objectivo que é construir a sua arvore
cumprimerntos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#155245 | xisco | 07 mai 2007 10:44 | Em resposta a: #154852

Caro Joaquim Falcão de Lima

Obrigado pela sua pronta resposta. Efectivamente reparei na fonte da sua informação, mas como já reparei aqui no forum que andamos pelo mesmo espaço geográfico e como esses meus antepassados também o são dos Lança Falcão (seu apelido) pensei que eventualmente pudesse ter encontrado alguma coisa que eu por falta de disponibilidade, para me deslocar do Porto ao AD de Beja, ainda não encontrei.

Cumprimentos, Luís Nobre Contreiras

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#155300 | jflfl | 07 mai 2007 20:15 | Em resposta a: #155245

Caro Luis Nobre Contreiras
Se quiser precisar um pouco mais os seus antepassados "Lança Falcão" pode ser que exista alguma relação com os "meus" Falcão que eu saiba esclarecer.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#193806 | lbarbosa | 22 abr 2008 19:39 | Em resposta a: #79896

Estando a consultar a genea verifiquei que é descendente de Leonor de Jesus Costa por parte do primeiro casamento. Como eu sou descendente da mesma senhora por parte do segundo casamento gostaria de saber se tem dados sobre os seus ascendentes. Ficaria muito grata se me os pudesse facultar.

Maria Lúcia F. F. Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#193839 | josemssantos | 22 abr 2008 22:52 | Em resposta a: #193806

Cara Maria Lúcia

Admito que seja uma Falcão Barbosa. E se é dos Barbosa de Odemira, eles vieram de Lamego. O primeiro foi boticário, em Odemira, nos fins do séc. XIX.

Leonor Costa é avó de todos os Falcão de Odemira.Infelizmente nunca aprofundei a sua genealogia ascendente, embora tenha feito algumas tentativas, não sucedidas.

Leonor Costa, que alguns registos dizem ter nascido em Colos, é filha de António Costa , natural do Porto(isso mesmo, Porto!) e de Isabel Costa , natural de Monchique.Como vê , existe aqui um caldo genealógico que não facilita nada.

Já pedi, há muito, ajuda aos genealogistas de Monchique quanto a Isabel( que não seria Costa) e que teria nascido c.1710. Leonor deve ter nascido c. 1730.

Outro mistério é porque aparece António Costa no sul, provavelmente em Monchique, onde teria casado. E porque teriam ido para Colos?
Muitas questões!
Se souber alguma coisa desta nossa avó comum, agradeço qualquer informação.Talvez indo aos RP de Colos no AD Beja, seja o mais indicado, mas ainda lá não fui.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#193854 | lbarbosa | 23 abr 2008 00:13 | Em resposta a: #193839

Desde já muito obrigada pela sua preciosa informação, mas infelizmente desta nossa avó comum nada mais sei. Tenho realmente como apelidos Falcão Barbosa e sou bisneta do boticário que se refere, sei que casou com uma senhora de Almodovar Maria do Rosário Alves Costa. Se por ventura tiver alguma informação sobre esta senhora agradecia que ma facultasse, pois desconheço completamente.

Os meus cumprimentos

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Falcão

#193868 | josemssantos | 23 abr 2008 02:15 | Em resposta a: #193854

Cara Maria Lúcia

aqui ficam os óbitos do seu bisavô e avô, penso eu.

aos 11.8.1901, no Largo do Chafariz, m.João Maria Correa Barbosa, 51 anos, farmaceutico, da freg da Sé /Lamego, casado com D.Maria do Rosario Alves da Costa, fº de Antonio Correia Pinto de Figueiredo e D.Joaquina Augusta Pinto de Figueiredo.Deixou filhos.


aos 14.1.1933 Antonio Figueiredo da Costa Barbosa, 43 anos, nat de Salvador, fº João Maria Correia Barbosa e Maria do Rosário da Costa Barbosa, nat de Sto.Ildefonso/Almada, já falecidos.Era cc Mariana Lucia da Silva Falcão Barbosa, 37 anos, nat desta e deixou descendentes

E o B. da sua avó Mariana Lúcia:

aos 19.7.1895, b.Mariana, n. 6.6.1895, fª de Antonio Eduardo Nobre Falcão, desta freg. e de D.Maria da Luz Silva Jorge Falcão, nat e bapt no Vale, recebidos na Igreja de Colos e mor. na R.Direita.Neta paterna de José Maria Lopes Falcão e D.Joaquina Perpétua Nobre Lança e materna de Joaquim da Silva Jorge e D.Maria Teresa.
Foram pp. José Maria Lopes Falcão e madrinha tocou com a prenda de N.Sra.Eduardo Eloi Nobre Falcão, solt.
Nota: cc. Antonio Figueiredo da Costa Barbosa, na 2ª Cons de Lx em 3.12.1913.O marido m. 14.1.1933 e D.Mariana m. 9.8.1983, na Freg. S.João de Brito/Lx, assento 834 de 1983, da 9ª Cons de Lx


Sobre a ascendência da sua bisavó Maria do Rosário/Almodovar nada tenho. Talvez os seus primos Leite Serrão Marreiros, nomeadamente o marido da Graça, tenha.

Cumprimentos

zé maria

Resposta

Link directo:

Margarida Velez

#207796 | salen | 09 set 2008 12:53 | Em resposta a: #79877

Caro Pedro França,

Descobri esta sua mensagem e mesmo passado tanto tempo tenho um par de notas para pôr à sua consideração sobre a nossa nº 19:
- escreveu 'n. de Soutezo de Carrola': será 'S Tiago da Caiola'?
- escreveu 'Monte das Freiras/S. Domingos Sa (?).': será Monte das Freiras, S Domingos de Sarrazela?
O mais certo é já ter dado por isso.

E ainda: conhece mais algum ancestral da Catarina Teresa para além do que já corre nestas páginas, a saber e resumidamente:
19 Catarina Teresa Velez
38 João Vaz Serrano, 9.12.1692, H Carap., Alcórrego, Avis
39 Margarida Velez, S Tiago da Caiola, Seda, Bisp. Elvas
76 Francisco Vaz Serrano, Aldeia da Ponte -> Avis
77 Catarina Ferreira, Avis
78 Manuel Rodrigues, Tinalhas, CB
79 Isabel Velez, STiago da Caiola (Urra), Portalegre
152 Domingos Álvares [da Calçada], Aldeia da Ponte, Sabugal, Guarda
153 Catarina Gonçalves
154 Manuel Dias da Paz, Avis
155 Maria Ferreira

Não consegui encontrar estas Senhoras Velezes/Avilezes (mãe Margarida e avó Isabel) na bibliografia. Nem nada sobre o Manuel das Tinalhas (o que é natural uma vez que não fui aos paroquiais ...).

Um abraço.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Margarida Velez

#207801 | Pedro França | 09 set 2008 14:24 | Em resposta a: #207796

Caro Victor:

A sua mensagem prende-se com a minha em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=79877#lista

A bem dizer, essa informação foi-me passada pelo confrade Paulo Coutinho Rebelo. Funcionei como interposta pessoa.
Só tenho ligação com os Falcões (Dias Falcões), do Sardoal, mas não por Catarina Teresa.
As questões que me coloca não sei responder-lhe por falta de dados.
Esperemos que alguém, vendo este tópico, possa ajudá-lo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Falcão

#378532 | Conde | 12 mar 2017 11:30 | Em resposta a: #207801

Um antiquário leiloeiro de Lisboa vai vender uma lindíssima carta de armas com um escudo de Falcão em chefe. Vale a pena ver e, quem possa, comprar.

Resposta

Link directo:

Falcão

#378554 | jflfl | 12 mar 2017 21:07 | Em resposta a: #378532

Boa noite, tem mais informacao sibre edta carta? Onde pode ser condultada? Deixo o meu email para o que entender falcaolima@sapo.pt. Obg e cmpts joaquim falcao de lima

Resposta

Link directo:

Falcão

#380887 | JCorreiaC | 11 mai 2017 19:32 | Em resposta a: #78235

Caro Joaquim Falcão de Lima,
Foi com enorme surpresa que descobri este tópico com o qual me deliciei a ler pormenorizadamente cada mensagem.
Ao ler no tópico "Família Mestre, de Castro Verde" – o qual deveu o meu particular interesse pois descendo de "Mestres", naturais de Garvão no inicio do séc. XIX (ainda não consegui recuar mais nesse ramo da minha árvore) – encontrei uma mensagem sua de 29.09.2003, na qual refere uma CECÍLIA PAES. Pois bem, depois de tomar conhecimento através deste tópico que descende de Jacinto Paes de Mattos, é cheio de curiosidade que lhe pergunto se ao longo destes anos conseguiu saber algo mais sobre Cecília Paes, minha avó em 10º grau, cuja ascendência não consigo descobrir.
A minha avó Cecília Paes (desconheço a sua ascendência e naturalidade) casou algures no início do séc. XVIII com Balthazar Estaço, e desse casamento nasceu Domingas Maria de Mattos (b. 26.01.1727, em Relíquias), que viria a casar a 14.12.1745, em Relíquias, com Francisco José, natural de Santiago do Cacém. Segundo a certidão de casamento de Domingas fica-se a saber que, em 1745, Cecília Paes e o marido viviam no Furadouro, em Relíquias.
Francisco e Domingas foram pais de José Paes (n. 22.11.1748, em São Salvador). José Paes casou com Bárbara Thereza no dia 2 de Maio de 1773. Nesse ano os pais dele moravam na “Herdade da Mouta, freguesia de Odemira”.
José e Bárbara foram pais de Francisco Paes de Mattos (n. 24.04.1774, em Relíquias), que casou a 23 de Agosto de 1799 com Anna Maria Botelho (n. 25.11.1781, natural de Santa Luzia), teve descendência, e era meu avô em 7º grau.
Acontece que existiu uma outra Cecília, de nome Cecília Paes de Mattos (e o facto de ter estes dois apelidos confunde-me ainda mais) que casou com António Afonso. Eram pais de Margarida Paes de Mattos que casou a 31 de Outubro de 1717 com Mathias Roiz (não tenho total certeza se o nome está correcto), viúvo de Maria Jorge.
Infelizmente eu já não possuo o nome Paes, que na minha família se perdeu no início do séc. XX por motivos que, se forem do seu interesse, poderei vir a revelar, já que, muito provavelmente, ainda somos primos muito afastados.
Um bom fim de semana,
João Correia da Conceição

Resposta

Link directo:

Falcão

#430188 | ifpc | 05 jan 2021 12:48 | Em resposta a: #117159

Bom dia,

Por ser descendente da familia Aleixo Falcão do Couço, - Coruche, gostaria se saber mais sobre este ramo e qual a sua relação com Pedro Falcão.

Desde já agradecido,

I. Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen