Távoras há muitos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Távoras há muitos

#78241 | Pedro B | 29 nov 2004 10:14

Caros Confrades

Távoras há muitos. Alguns são descentes de cristãos novos que adoptaram o apelido dos Senhores de Távora; penso que por Trás-os-Montes ser uma terra de homniziados e forte emigração judaica ou pseudo-judaica.
Muito agradecia que me ajudassem a encontrar as origens de:

RODRIGO REBOREDO E TÁVORA (nascido entre 1540 e 1570), que c. em Portel com Margarida Soares. Tiveram entre outros:

- Mariana Reboredo (morreu em 1655) c.c. Gaspar Tojo Gato (seu parente) Cap-mor de Portel, que morreu cerca de 1662.

Obrigado

Pedro B.

Resposta

Link directo:

RE: Távoras há muitos

#324998 | JMGTR | 08 mar 2013 19:28 | Em resposta a: #78241

O Rodrigo de Reboredo e Tavora é um dos meus antepassados. Se quiser entrar em contacto peça o meu email ao Moderador.

Resposta

Link directo:

RE: Távoras há muitos

#325282 | Pedro Be | 13 mar 2013 13:19 | Em resposta a: #324998

Só podes ser filho da minha prima e querida amiga T. e do J.P. Já pedi o teu contacto ao moderador. Espero poder enviar e-mail em breve.
O mistério destes Távoras continua. Será que podes ajudar neste tema? Tens muita informação sobre a família? Eu tenho alguma, podemos trocar conhecimentos. Há o Nuno teu primo que tem ajudado bastante. Uma abraço.
Pedro B

Resposta

Link directo:

RE: Távoras há muitos

#325283 | cavaleirofidalgo | 13 mar 2013 13:27 | Em resposta a: #78241

Caro Confrade,

Boa tarde.

REBOREDO, ESCOVAR (ESCOBAR) e alguns TÁVORA surgem em Chaves!
Tenho aqui um estudo que vou procurar e deixar-lhe os nomes. Uma parte desta Família que descende dos ABREUS DAS ARCAS (que depois, por corruptela, se chamaram ABREUS ZARCAS) que vieram de Vila Viçosa para Chaves, foram infamados e foi convocado o TSOfício.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Távoras há muitos

#325340 | Pedro Be | 14 mar 2013 09:58 | Em resposta a: #325283

Caro confrade
Obrigado pela informação. Fico a aguardar o seu estudo, a ver se encontro ligação dos Reboredo e Tavora com os Abreus Abarcas.
Pedro Be

Resposta

Link directo:

RE: Távoras há muitos

#325424 | cavaleirofidalgo | 15 mar 2013 11:43 | Em resposta a: #325340

Caro Confrade,


Bom dia.

Trago-lhe parte das informações contidas num estudo do Brigadeiro J. G. Calvão Borges, na Revista do Arquivo Distrital de Vila Real - «Estudos Transmontanos e Durienses, nº 7» - que fala de alguns TÁVORA e também dos REBOREDO

Segue a linha dos TÁVORA e ABREUS DAS ARCAS (ABREUS ZARCAS), por ordem ascendente:

VII- FRANCISCO MANUEL DE TÁVORA ABREU MACHADO, Lic. em Medicina, Secretário do Governo das Armas de Trás-os-Montes. Casaou com sua prima D. Joana (que era da Galiza). Tiveram duas filhas, embora não sejam mencionadas.


VI- TOMÉ DE TÁVORA E ABREU MACHADO, bapt. 30.12.1668. Estudou na «Aula de Fortificação de Lisboa» e como Ajudante de Infantaria, esteve nas campanhas da Guerra de Sucessão de Espanha. Foi Oficial da Vedoria e Secretário do Governo das Armas em Trás-os-Montes. Morreu em Chaves em 27.12.1757. Casou em Pontevedra com sua prima D. Joana de Távora, filha de Manuel Lopes de Távora e de D. Maria de Castro e Andrade. Foi autor de algumas obras manuscritas.


V- ANTÓNIA PACHECO, nasceu no dia 3.Set. 1633. Casou com Pedro Henriques de Távora, filho do Licenciado Pedro Lopes Sobrinho e de Vitória d'Aniz (ou Assiz), natural de Pontevedra.


IV- SIMÃO MACHADO (DAS ARCAS). Casou duas vezes. A segunda vez «por amores» a 10.03.1629 com Mariana de Afonseca, filha de Henrique Sanches e de Brizanda da Fonseca, os quais eram Cristãos-Novos. Pais de Antónia Pacheco (n.º V, acima).


III- PEDRO DE ABREU DAS ARCAS. Foi Cavaleiro e Moço da Câmara do Duque Dom Teodósio II de Bragança. Foi Tabelião de Notas e do Judicial de Chaves de 1586 a 1629. Irmão da Santa Casa da Misericórdia de Chaves em 1611. Casou duas vezes e a primeira com Ursula Machado, pais do anterior. Era Pedro de Abreu das Arcas, filho de Faustina (n.º II) e de António de Abreu, sendo neto materno de Álvaro Pacheco (n.º I), de Vila Viçosa, e de uma Senhora da Família ARCAS, de Évora.



Aconselho-o a pedir mais informações para o Arquivo Distrital de Vila Real, cuja morada e endereço electrónico seguem:

Arquivo Distrital de Vila Real
Av. Almeida Lucena, n.º 5 - 5000-660 Vila Real
259 00 5900 / fax: 259 325 712
E-mail: correio@advrl.org.pt / mail@advrl.dglab.gov.pt





Espero tê-lo ajudado. O estudo é muito interessante e tem variadíssimos pormenores sobre os vários Ramos da Família.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen