Joaquim Ribeiro do Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Joaquim Ribeiro do Amaral

#78328 | João de Miranda | 30 nov 2004 16:08

Foi, segundo creio, Administrador do Concelho de Oliveira do Hospital. Alguém terá disponíveis alguns elementos sobre ele?

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78387 | Vasco Campos | 30 nov 2004 21:41 | Em resposta a: #78328

Caro João de Miranda

Joaquim Ribeiro do Amaral é meu Tio-Trisavô. É originário de Lagos da Beira e Nogueirinha, freguesia de Meruge, ambas do actual concelho de O.H.. Foi Chefe do partido progressista e julgo que também foi Presidente da Câmara de O.H. Dá o nome ao principal Largo da Cidade de Oliveira do Hospital. Não deixou descendentes. É também Tio-Trisavô de minha prima Maria da Luz Amaral Cabral casada com o “famoso” Miguel Pais do Amaral. De momento é o que lhe posso dizer.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78535 | João de Miranda | 02 dez 2004 08:51 | Em resposta a: #78387

Caro Vasco de Campos,

Na verdade, Joaquim Ribeiro do Amaral é meu Trisavô e deixou descendência, entra a qual a minha Avó Materna. Gostava, pois, de desenvolver, consigo, este tema já que, aparentemente, existem entre nós laços familiares.
É, realmente, como diz, antepassado da Maria da Luz, da Rita, do João Paulo e do Manuel.
Cumprimentis,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78540 | LCM | 02 dez 2004 09:59 | Em resposta a: #78535

Caros João de Miranda e Vasco de Campos,

Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral c. com D. Antónia Maria Nunes Borges de Carvalho Madureira, filha de Luís Nunes Borges de Carvalho e de sua mulher, e prima (c. Lx, Madalena, 13-4-1873), D. Maria José Nunes Madureira, n. S. Martinho de Penafiel, 12-3-1848.
Esta Maria José c. 2.ª vez (desconheço o local e a data) com António de Pina Osório, irmão da minha trisavó Maria Bernarda, aqui no site http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=131708

Deste casamento de Maria José e António nasceram dois filhos e uma filha, só existindo hoje descendência da filha. Do 1.º casamento de Maria José, tinham nascido três filhos, sendo a referida D. Antónia a mais nova. Esta senhora c. 2.ª vez com Trajano Teixeira Bastos, e foram proprietários da empresa "Bastos Viegas L.da", de algodão e gaze, de que foi representante em Lisboa o meu bisavô Abel (filho da referida Maria Bernarda, sendo assim primo co-irmão dos meios irmãos de D. Antónia), e depois o meu tio avô Francisco. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=131675

Curiosamente, o meu bisavô manteve sempre relações mais estreitas com D. Antónia e os irmãos do que com os primos dele, Madureira Osório. A minha Avó e Tia-avó contam algumas histórias da vossa Avó Antónia, que conheceram bem. Lembro-me de ouvir falar de uma casa no Estoril (?), Casalinho de Santo António (?), que o meu Bisavô teria descoberto para a vossa Avó comprar.

Com os melhores cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78541 | LCM | 02 dez 2004 10:07 | Em resposta a: #78535

Sobre Madureiras abri em tempos um tópico aqui no Fórum:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=1923

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78542 | João de Miranda | 02 dez 2004 10:08 | Em resposta a: #78540

Meu Caro Lourenço Correia de Matos,

Esse Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral, meu Tio-Trisavô, era primo direito do Joaquim Ribeiro do Amaral a que se refere a minha questão. A minha Tia Antónia Madureira foi proprietária, também, de uma casa, agora em ruínas, na Rua de Buenos Aires em Lisboa, onde durante algum tempo funcionou um departamento do ISEG.
Muito obrigado pela sua contribuição.
Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78609 | Vasco Campos | 02 dez 2004 23:38 | Em resposta a: #78535

Caro João de Miranda

As minhas desculpas pelo erro relativo à não existência de descendência de Joaquim Ribeiro do Amaral. Estava a escrever de cabeça e sem possibilidade de consulta. Logo que tive oportunidade, percebi que tinha errado. No entanto, segundo o livro sobre Lagos da Beira do Dr. Tarquínio Hall, J.R. do A. é Pai de Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral. Na sua mensagem refere que são primos direitos e que um é seu tio-trisavô e o outro seu trisavô. Pode explicar melhor?

Entretanto, informo-o que sou bisneto de D. Maria da Piedade Ribeiro do Amaral, natural de Nogueirinha e que casou em Alvoco das Várzeas com Francisco Madeira da Costa Freire. Maria da Piedade era filha de António Ribeiro do Amaral e de Ana do Patrocínio do Amaral e irmã de D. Maria do Patrocínio Pais do Amaral http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=12280, Avó Paterna do Primo Joaquim Emílio do Amaral Cabral. Pouco mais sei sobre os meus Amaral. E o que sei é por tradição oral, pois os ‘papeis’ de Nogueirinha por lá ficaram e a minha Bisavó morreu muito nova.

Cumprimentos.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78627 | João de Miranda | 03 dez 2004 09:27 | Em resposta a: #78609

Caro Vasco de Campos,

O Dr. Hall não está efectivamente errado. No entanto (e sujeito a precisões decorrentes de consultas que farei neste fim de semana) outro JRA, o meu "Avô", é que é o objecto da minha pesquisa. Referiu - e esse é um dos pontos que mais me interessa aprofundar - que foi chefe do partido Progressista. Referiu que deu o nome ao Largo Principal de OH, o que é verdade e, segundo alguma tradição, esse largo resultou da oferta por ele feita ao Município de terrenos próprios, pertencentes à sua Casa da Fonte, onde eu próprio nasci. Seus filhos foram Belarmino, António (meu padrinho de Baptismo), Conceição (minha Avó) e Maria Luísa que foi casada com o meu Tio Armando que morreu em 1970, Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, irmão do meu Tio Aníbal, pai do Primo Joaquim Emílio do Amaral Cabral.
Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78638 | Vasco Campos | 03 dez 2004 12:09 | Em resposta a: #78627

Caro João de Miranda

O Dr. Hall refere-se a Joaquim Ribeiro do Amaral, chefe do partido progressista, Presidente da Câmara de O.H., etc, que dá o nome ao largo. Também diz que foi Pai do Dr. Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral. É deste que estamos a falar ou doutro J.R.A.. Confirma estes dados? Entretanto, reparo numa contradição nas suas mensagens. Numa diz que JRA é seu Trisavô, nesta ultima já se refere como seu Bisavô, Pai de sua Avó D. Conceição. Qual das versões está correcta?

Cumprimentos.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78639 | João de Miranda | 03 dez 2004 12:38 | Em resposta a: #78638

Caro Vasco de Campos,
Penso que a minha última mensagem não seguiu, pelo que vou tentar repeti-la.
Mais do que uma contradição, dizia eu agradecendo o seu justo reparo, tratou-se de uma imprecisão resultante de, escrevendo fora de casa, não dispor dos elementos de consulta nem das condições de concentração necessários. De facto o JRA a que me refiro é o meu BISAVÔ, Pai da minha Avó Materna.
Se o Dr. Hall refere como Presidente da Câmara de OH e Chefe do Partido Progressista o Pai do Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral, então a minha confusão aumenta!
Como nota mais ligeira, permita-me que refira, por graça, que esse meu Bisavô era de tal forma alto que era conhecido pelo "Joaquim Grande" e qua a cama em que dormia - e na qual durmo eu hoje em dia - foi feita de propósito para ele com dimensões fora do vulgar...
Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#78908 | João de Miranda | 07 dez 2004 15:48 | Em resposta a: #78639

Caro Vasco de Campos,

Tentemos esclarecer:
O JRA era efectivamente Pai do Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral que casou com a "Avó" Maria do Patrocínio.
O "meu" JRA era primo direito do Joaquim Emílio e casou com uma outra irmã da Maria do Patrocínio, Lucinda Emília, minha Bisavó.
Julgo não me ter enganado
Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#127315 | nevesa | 03 set 2006 15:39 | Em resposta a: #78387

Caro vasco Campos:

Tenho um antepassado João Ribeiro do Amaral, nascido em 02/08/1757 no lugar de Villa Nova, freguesia de Ventosa - Vouzela, filho de Antonio Ribeiro 1737) e Antónia Maria (1721). Neto paterno de Manuel Ribeiro e Natalia de Oliveira. Materno de Francisco d´Almeida e Ana Rodrigues.
Tem conhecimento de alguma ligação com os seus "Amaral".
Cordiais cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#170352 | jmatm | 18 out 2007 15:01 | Em resposta a: #127315

Caro Vaso de Campos,

Passados vários anos já, permita-me tentar esclarecer este assunto que, por minha culpa exclusiva, ficou um tanto enredado.

Assim:

1º Manuel do Amaral e Josefa Ribeiro tiveram 2 filhos, António Ribeiro do Amaral (ARA) e Joaquim Ribeiro do Amaral (JRA);

2º ARA casou com Ana do Patrocínio Cabral Pais do Amaral. Tiveram, entre outros filhos, JOAQUIM RIBEIRO DO AMARAL;

3º JRA casou com Maria dos Prazeres Almeida Abranches Gomes de Miranda. Tiveram, entre outros filhos, LUCINDA EMÍLIA e JOAQUIM EMÍLIO RIBEIRO DO AMARAL;

4º JOAQUIM RIBEIRO DO AMARAL (referido em “2º”) casou com a sua prima LUCINDA EMÍLIA (referida em “3º”). Tiveram 4 filhos – Belarmino, Maria Luísa, António e Maria da Conceição (minha Avó materna);

5º JOAQUIM EMÍLIO RIBEIRO DO AMARAL, (referido em “3º”) casou com Maria Antónia Madureira. Foram os Avós de Joaquim Emílio do Amaral Cabral, Pai da Maria da Luz, casada com o Dr. Miguel Paes do Amaral.

Penso que agora tudo ficou mais claro. Fico com curiosidade em saber, porém, de que modo o Vasco se insere nesta organização familiar…

Cumprimentos,
João de Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Ribeiro do Amaral

#224408 | jpro | 20 mar 2009 18:32 | Em resposta a: #170352

Caro João de Miranda
Ao investigar a ascêndência de meu bisavô, Joaquim Manoel de Campos Amaral, nascido a 16 de Março de 1862 em S. Paio de Gramaços/ Oliveira de Hospital, filho de Manoel José Tavares de Campos e de Joaquina Rosa do Amaral, solicitei ao AUC uma cópia do registo de baptismo desta última.
Nela consta que foi baptizada na igreja de Meruge a 29/4 de 1841, sendo filha de Francisco do Amaral e de Maria Leopoldina, de Nogueirinha, neta paterna de MANUEL DO AMARAL (natural de Lugar da Vila Ruiva da freguesia de Senhorim- Viseu) e de JOSEFA RIBEIRO e neta materna de António Costa Freire (de Travanca de Lagos) e de Maria Theresa de Miranda (de Nogueirinha); refere ainda que foram padrinhos, os tios paternos Manuel de Amaral junior e Joaquina Rosa do Amaral.
Assumindo que MANUEL RIBEIRO e JOSEFA RIBEIRO, são os mesmos que refere em 1º, então para além de Antonio Ribeiro do Amaral e Joaquim Ribeiro do Amaral, houve mais três filhos- Francisco do Amaral (pai da minha trisavó Joaquina Rosa), Manuel do Amaral junior e Joaquina Rosa do Amaral.
Mais outro dado a favor desta relação é o facto de no registo de baptismo de meu bisavô Joaquim Manoel, constarem como padrinhos, Joaquim Ribeiro do Amaral (casado, proprietário e natural de Lagos da Beira) e Amélia Ribeiro do Amaral (solteira, natural de Lagos da Beira). O padrinho, fez-se representar com procuração, por Manoel do Amaral (solteiro, proprietário, natural do lugar de Nogueirinha)
Caso disponha de outras informações acerca deste ramo familiar ficaria grato se as partilhasse comigo.
Cumprimentos
José Amaral Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

Joaquim Ribeiro do Amaral

#422800 | RAAL | 29 mar 2020 18:15 | Em resposta a: #78328

Caro Vasco Campos
Já nos encontramos pessoalmente há muito anos num almoço em Almeidinha.
Verifiquei aqui que descende de Maria da Piedade Ribeiro do Amaral. Ora esta Senhora é sobrinha de Manuel Pais do Amaral Borges que é meu bisavô.
Estou a fazer um levantamento destes ramos familiares. Seria possível enviar-me a sua ascendência até essa sua antepassada Maria da Piedade? Isso iria permitir-me cruzar com os elementos que tenho e com certeza melhorá-los
O meu email é
amaral.leitao@gmail.com
Ficava-lhe grato
Abraço
Rui do Amaral Leitão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 16:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen