Ajuda dos colegas Brasileiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Ajuda dos colegas Brasileiros

#78481 | Eleny | 01 dez 2004 17:40

Olá a todos,precizo da ajuda dos colegas Brasileiros.Vicente Candido Figueiredo nasceu em 1858 em Sobral do Ceará,quero saber quais são as suas origens em Portugal e como obteve o titulo.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78482 | Eleny | 01 dez 2004 17:54 | Em resposta a: #78481

Peço desculpa e corrijo,Vicente Candido Figueiredo nasceu em 1836

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78491 | melisa | 01 dez 2004 20:18 | Em resposta a: #78482

Caros Confrades

A fim de completar as referências de Vicente Candido de Figueiredo, transcrevo de outro tópico o que JPteixeira menciona:

"...há um Visconde de Sabóia, Vicente Cândido de Figueiredo, que n. no ano de 1836 em Sobral, Ceará, Brasil e que se formou em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1858, tendo falecido em 1909. Foi titulado de Barão em 06-02-1886 e de Visconde em 03-08-1889."

melhores cumprimentos
M.Elisa
PS
Helena
Peço desculpa pela intromissão, mas parecem-me serem dados importantes que talvez possam ajudar ;-)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78494 | Eleny | 01 dez 2004 20:27 | Em resposta a: #78491

M.Elisa,sempre que necessário pode intervir,eu agradeço. Cumprimentos Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78586 | abribas | 02 dez 2004 17:02 | Em resposta a: #78481

Cara Helena,
aqui fica uma pequena ajuda com informação retirada da net:

O barão com grandeza e visconde de SABOIA foi o Dr. Vicente Cândido Figueira de Saboia, que nasceu em Sobral, CE, em 13 de Abril de 1836 e faleceu no RJ em 18 de Março de 1909.Era filho do Coronel José Saboia, nascido em Aracati a 12 de Julho de 1800 e de Joaquina Figueira de Mello Saboia, nascida em Sobral a 15 de Março de 1803.Neto do farmacêutico Vicente Maria Carlos de Saboia e de Maria Clara da Conceição Saboia, casados a 01 de Junho de 1796 em Aracati. Casou com Luisa Marcondes Jobim ,filha do senador do ES, José Martins da Cruz Jobim, falecido em 1878.Doutor em medicina pela Faculdade do RJ em 1858,foi lente catedrático em 1871 e Diretor dessa Faculdade em 1881,onde deixou brilhante tradição. Era Grande do Império do Conselho de S. Magestade, medico da Imperial Câmara e Comendador da Imperial Ordem de Cristo, membro da Academia Nacional de Medicina ,do Instituto de Ceará, da Academia Cearense ,da Real Academia de Medicina de Roma e da Sociedade de Cirurgia de Paris.

Nada mais sei,
Cumprimentos
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78702 | Cau Barata | 04 dez 2004 03:38 | Em resposta a: #78586

Rio de Janeiro, 04.12.2004

Dr. Vicente Cândido Figueira de Saboia, nascido em Sobral, CE, em 19 de Abril de 1836 e falecido no Rio de Janeiro, em 18 de Março de 1909. Visconde de Sabóia

2. Filho do Coronel José Balthazar Augeri de Saboia, nascido em Aracati a 12 de Julho de 1800, onde faleceu a 1 de agosto de 1870; e de
3. Joaquina Ignácia Figueira de Mello, nascida em Sobral a 15 de Março de 1803, onde faleceu em março de 1873. Casados a 23 de novembro de 1824 na Capela do Rosário, em Sobral, Ceará.

4. Neto paterno do farmacêutico Vicente Maria Carlos de Saboia, batizafo a 18 de março de 1769, na Igreja do Rosário, em Sobral, Ceará, Brasil, e falecido em 1838. e de
5. Maria Clara da Conceição, nascida em 1786; casados a 01 de Junho de 1796 às 18:00 horas, em uma quarta-feira, na Matriz de Aracati;


6. Neto materno de Jeronimo José Figueira de Mello, com ancestralidade conhecida até o século XIII; e de
7. Maria do Livramento de Vasconcelos

8. Bisneto de Joseph Balthazar Augery, patriarca da família Sabóia, no Ceará, nascido por volta de 1735, em Piemonti, Itália. Médico. Estabelecido em Aracati, Ceará. Acrescentou ao seu sobrenome o apelido " Sabóia"; e de
9. Jacintha Barbosa Leite, nascida por volta de 1740, em Russas de Jaguaribe, no Ceará, Brasil; casados a 24 de novembro de 1760, na Capela de Santana, filial da Matriz de Russas de Jaguaribe, Ceará, por volta das 19:00 horas.

10. Bisneto do Capitão Mor José de Castro e Silva, com ascendência conhecida; e de
11. Ana Clara da Silva

16, Terceiro neto de Gabriel Augery, natural de Piemonti; e de
17. Magdalena Bocardo.

18. Terceiro neto do Tenente Coronel Cláudio de Souza Brito, natural da Bahia, Brasil; e de
19. Francisca Nunes, natural de Russas, Ceará, Brasil

Cumprimentos
Carlos Barata

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#78704 | Eleny | 04 dez 2004 09:49 | Em resposta a: #78586

Caros Amigos(as),agradeço o vosso contributo na minha pesquiza,como podem ver no meu tópico "Familia Cabrita" S. Marcos da Serra,Silves,procuro saber a ascendência Portuguesa do Dr. Vicente Candido Figueiredo.Os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#103049 | saboia | 15 out 2005 15:44 | Em resposta a: #78481

Só complementando a informação do estudioso Barata: o título de Visconde com grandeza foi dado por D Pedro II do Brasil, e não era hereditário.
SDS

JP Saboia BMF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#103117 | Eleny | 16 out 2005 12:32 | Em resposta a: #103049

Caro Saboia.Agradeço a sua colaboração quanto ao titulo de Visconde.Gostava de saber de onde eram os ascendentes Portugueses desse senhor em Portugal.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#103121 | saboia | 16 out 2005 15:10 | Em resposta a: #103117

Ah, não eram portugueses, eram ITALIANOS da região de SABOIA, -perto de Piemonte. Os "Saboia" que geraram os de igual apelido em Portugal são os Condes de Saboia, da família de Mafalda Condessa de Saboia, esposa do rei D Afonso Henriques, a qual era filha de Amadeu III, Conde de Saboia. Nada a ver entre as duas famílias, embora os Saboia Bandeira de Mello também sejam descendentes dos Condes de Saboia, mas por OUTRA LINHA, a de D Leonor Telles de Meneses, Rainha de Portugal em 2as núpcias (descendemos do 1 casamento) que era 4a neta de D. Sancho I, filho da Condessa de Saboia e de D. Afonso Henriques, descendência esta em linha bastarda.

Cordialmente,

Joao Pedro de saboia Bandeira de Mello Filho- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#103130 | Lourval | 16 out 2005 17:14 | Em resposta a: #103121

Oi Saboia. Estou investigando a família de minha esposa por parte do pai dela que são todos ´Teles de Meneses´. A família é mineira de Divinópolis. Meu sogro diz que a avó paterna dele, Rita Teles de Meneses, era de Sete Lagoas e que ela falava muito de uma cidade de nome Extrema, norte de São Paulo. Estou querendo ligar estes Teles de Meneses com algum Teles de Meneses português. Tens alguma opinião?
Obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda dos colegas Brasileiros

#103166 | saboia | 17 out 2005 03:36 | Em resposta a: #103130

Ignoro . Também descendo dos Telles de Menezes, mas por parte de Alvaro da Cunha, filho de D. Leonor. Já tentou o Dicionario das familias Brasileiras, de carlos Eduardo Barata ?:
Cordialmente

Joao Pedro

Resposta

Link directo:

Ajuda dos colegas Brasileiros

#370427 | Cristina Saboia | 06 jun 2016 19:10 | Em resposta a: #78481

Gostaria de uma ajuda, sou neta de Gerson Augery de Saboia nascido em Cascavel/ Ceará, filho de Pompeu Augery de Saboia e Argentina Uchoa de Saboia. Sei que meu bisavô é filho de José Baltazar Augery de Saboia, mas não sei o nome de minha bisavó, e não sei mais dana sobre a minha família, se alguém puder me ajudar, eu ficaria muito feliz.

Resposta

Link directo:

Ajuda dos colegas Brasileiros

#382319 | Jéssica Guimarães | 29 jun 2017 03:26 | Em resposta a: #370427

Cristina, boa noite!

Estamos fazendo uma "varredura" para nossa árvore genealógica.
Chegamos aos nossos bisavós Pompeu Augery de Saboia e Argentina Uchôa de Saboia.
Seu avó era irmão da nossa avó Anna de Saboia Guimarães.
Sua avó Gerson era casado com Geninha?
Há Glicia na sua família?

Gostariamos de trocar informações para completar a nossa árvore, e ajuda-la a conhecer mais a sua linhagem.

Segue meu email para contato: guimaraessi.j@gmail.com

Abç,

Jéssica.

Resposta

Link directo:

Ajuda dos colegas Brasileiros

#409230 | Marcilio69Abreu | 03 nov 2018 01:45 | Em resposta a: #370427

Capitão José Balthazar Augery de Saboia (1810, Aracati - 19/08/1888, Cascavel) c.c. Marcella Maria de Saboia, mais 2 Casamentos; Filhos: Capitão Justino Augery de Saboia c.c. Benedita Tereza de Castro, Achilina Marcella de Saboia c.c. Major Augusto Carlos Ribeiro de Assis, José Augery de Saboia, Joel Augery de Saboia, Ropeniano Augery de Saboia, Luiz Augery de Saboia, Rapriniano Balthasar de Saboia, Leôncio Augery de Saboia, D. Semírames de Saboia Barros e outros. Todos de Cascavel, CE.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 08:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen