Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78512 | TiagoGC | 01 dez 2004 22:56

Caros Confrades,

Venho mais uma vez colocar uma pergunta.

Tive alguma dificuldade em encontrar os dados da minha avó paterna, mesmo no local de registo, isto é, em esposende. Mesmo numa pesquisa de 10 anos.

por esta razão e tendo em consideração que tenho os dados do meu avô paterno, com quem é casada. Como sei o local de casamento, o dia e a data.

Como é que a partir destes dados posso descobrir onde é que a avó se encontra registada, ou ter acesso à sua certidão de nascimento. Falta-me apenas a avó para terminar esta geração, e desta feita, para poder passar para a próxima geração.

Desde já agradeço a vossa compreensão,

Cumprimentos.
Tiago Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78514 | jliberato | 01 dez 2004 23:08 | Em resposta a: #78512

Caro Tiago Guedes,
Terá de ver o intervalo possível de idade na data do casamento. Se já fez uma primeira pesquisa e não encontrou pode ser que tenha casado com uma idade menos vulgar. Poderá explorar uma idade entre os 15 e os 40 anos por exemplo. O intervalo de dez anos pode ser curto.
Assim, se ela casou em, por exemplo em 1922 ( na sua mensagem não nos diz quando ela casou e é pena), poderá procurar entre 1882 e 1907.
Outra pista é a idade do marido na data do casamento.
Tem a certeza da freguesia? Não será uma freguesia do concelho de Esposende? O concelho de Esposende tem, se não me engano 15 freguesias.
Porque não põe aqui todos os dados concretos de que dispõe? Isto se pretende que o ajudemos.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78605 | Maria Barreiro | 02 dez 2004 22:41 | Em resposta a: #78512

Caro Tiago

Se sabe dia/mês/ano e freguesia do casamento, só tem que pedir a referida certidão, onde provavelmente constará a freguesia de onde é natural a sua avó, bem como a idade que tinha quando casou.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78611 | recio | 03 dez 2004 00:01 | Em resposta a: #78512

Tiago ,não tires certidão ,mas fotocopia não certificada artº 18,nº7.5 são apenas 0,50€ ,como é só para imformação não precisas gastar 15€,na cópia diz o lugar onde os são naturais ,se não mensionar a idade que tinham quando casaram,para a mulher podes tirar 17 anos ,e para o homem 19 anos .
É assim que faço e tenho sucesso.
boa pesquiza,
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78691 | TiagoGC | 04 dez 2004 00:24 | Em resposta a: #78611

Boa noite caros confrades,

Tou de volta, agora não para colocar dúvidas, mas para dar mais dados para poder ser ajudado.

Agradecendo a ajuda dos confrades jliberato, Maria Barreiro e recio, digo:

Os dados de que disponho são, como já disse, a certidão de nascimento do avô, com quem a avó é casada.(recio devo dizer-lhe que tenho pedido sempre fotocópias não certificadas)

E que o avô casou com a avó tinha vinte e cinco anos quando casou , natural da freguesia e concelho de esposende. Casou na igreja paroquial de de santo contestável, em lisboa, no dia 27/02/1965.

Posto isto, o que devo fazer?, onde devo dirigir-me? para poder ter acesso a dados mais concretos.

Mas gostava de uma resposta com um carácter mais concreto, e não abstrato.

Como podem verificar, diz claramente neste assento de casamento que a avó é natural da freguesia e concelho de esposende. E segundo o 1º ajudante em substituição legal da conservatória de esposende, numa busca de 1935 - 1947, não foi localizado nimguém com o nome da avó.

Obrigado pelas vossas considerações,
Tiago Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78698 | melisa | 04 dez 2004 01:48 | Em resposta a: #78691

Caro Tiago

Para melhor entender, poder-me-á dizer se o seu avõ ou a sua avó ainda são vivos?
O seu pai ou a sua mãe (o que seja filho do casal em questão) não saberá a data de nascimento da sua avó?
Por acaso não terá qualquer outro documento da sua avó, tipo carta de condução, cartão da Segurança Social etc etc, onde esteja mencionada a data de nascimento?
Desculpe as questões mas é para melhor me situar.
Os meus cumprimentos.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78699 | recio | 04 dez 2004 02:02 | Em resposta a: #78691

Tiago ,tens a certidão de casamento?pelo que compreendi não, tens a informação do casamento pelo abervamento no nascimento,pede a fotocopia do casamento á 5ª conservatoria do registo civil de Lisboa,Av. Fontes Pereira de Melo nº 7 a 13
1050-115 Lisboa. Podes pedir por carta, manda 2 selos de 0,50€ e envelope selado já com a tua morada para enviarem a certidão.
tens a data de casamento mas menciona igreja paroqial de santo condestavel.
na certidão diz a freguesia onde eles nasceram e talves os anos que tinham.
Se precisares de ajuda envia-me os dados ,farei com todo o gosto.
cumprimentos .Ana Recio
Setubal

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#78747 | Maria Barreiro | 05 dez 2004 01:45 | Em resposta a: #78691

Caro Tiago

Os dados que possui permitem-lhe seguir várias pistas.
Se não tem a cópia da certidão de casamento dos seus avós, tente obtê-la, pois nela encontrará dados importantes.

Esses dados são:

- relativamente aos noivos, nome, freguesia de onde são naturais, eventualmente a idade que tinham quando casaram.

- averbamento da dissolução do casamento por óbito de um dos conjugues; este dado é importante se a sua avó faleceu primeiro; neste averbamento estará indicada a freguesia e data do óbito; pedindo uma cópia da certidão de óbito, obterá a data e freguesia de nascimento.

Como o Tiago referiu, surge o averbamento do casamento na certidão de nascimento do seu avô. Verifique tem algum averbamento sobre a dissolução do casamento por óbito do conjugue (se não aparece, é possível que tenha sido ele o primeiro a falecer).

Através de seus pais ou outros familiares, poderá tentar saber a freguesia e data de óbito da sua avó. Depois, é só fazer como referi acima.
Repare bem Tiago, são datas muito recentes e conversando com seus pais ou outros familiares (por exemplo, irmãos dos seus avós) deverá obter mais dados.

Caso se sinta mais confuso (creio que não), se tiver hipótese digitalize a certidão de nascimento do seu avô e envie-me para mariabarreiroarrobasapopontopt e tentarei obter aquilo que tanto deseja.

Cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#79110 | TiagoGC | 10 dez 2004 12:57 | Em resposta a: #78747

Cara Maria Barreiro,

Neste caso em concreto os meus avós, ambos, ainda são vivos pois iniciei agora a minha pesquisa genealógica. E o que eu pretendia era não avançar enquanto não tivesse toda uma geração recolhida(em termos de dados!).

Quanto à mensagem, a certidão que tenho é de nascimento do avô paterno, e os dados que pretendo são os da avó paterna, vejamos:

Todas as certidões de nascimento têm os dados referentes ao indivíduo que acabou,ou não, de nascer, pois depende da data de rgisto. Logo aqui encontram-se dados como:nome, freguesia de onde são naturais, eventualmente a idade dos pais, etc..

E por altura do casamento desse indivíduo, têm nas linhas laterais um averbamento relativo ao casamento, com quem, em que data, em que igreja, paróquia, ou CRC.

Ao que tudo leva crer, eu tenho a certeza da data em que a minha avó nasceu, percebe. Só que o problema está em descobrir a data em que ela foi registada.

Isto porque, quando fiz o pedido conservatória de esposende, sobre os dados da minha avó, eles fizeram uma pesquisa(segundo eles) de 10 anos, e não encontraram nada!Percebe.

Ora o que eu pretendo é que me ajudem, a encontrar uma data para o seu possível registo de nascimento, isto para poder passar a pesquisar as certidões de nascimento dos meus bisavós e por ai em diante.

Será que posso procurar junto da data de casamento? Será que posso melhor definir esta data junto da certidão de casaento de ambos?, Percebe qual o objectivo.

Com os meus melhores cumprimentos, agradecendo desde já a disponibilidade para ajudar,
Tiago Guedes

ps- peço desculpa pela demora na resposta, ou na nova imterpelação, mas é que tenho andado ocupado com outras questões, também elas de elevado grau de importância, que não a genealogia. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#79116 | Maria Barreiro | 10 dez 2004 13:57 | Em resposta a: #79110

Caro Tiago

Não tem que agradecer a ajuda que eu faço-o com todo o gosto.

Repare bem: eu própria tenho uma avó que diz ter nascido no dia 19 de Julho; qd procurei a certidão verifiquei que ela nasceu a 20 de Julho. Foi fácil porque o erro foi apenas de 1 dia. Mesmo com a certidão, ela continua a afirmar que nasceu a 19.

É um erro que também poderá acontecer com a sua avó. Antigamente, pagava-se multa se não se efectuasse o registo no prazo de 1 mês após o nascimento. Qd os pais não tinham grandes posses, chegavam a mentir sobre o dia do nascimento. Mas estamos a falar de um diferença de aproximadamente 1 mês.

Acho estranho a certidão não aparecer em Esposende. Como lhe disse, trabalho lá e posso perfeitamente ir pessoalmente à conservatória verificar o que se passa.

Por aquilo que pude perceber, a data que diz corresponder ao nascimento da sua avó, não a viu registada em nenhum documento, pois não? Por isso lhe disse para obter a certidão de casamento da sua avó, onde poderá verificar se a data de nascimento corresponde àquela que possui. Uma outra hipótese, é saber em que igreja ela foi baptizada, e falando com o padre dessa igreja obterá o registo de baptismo, onde tb constará a data de nascimento.

Veja bem: aquilo que estou a dizer é para procurar a data de nascimento em outros documentos, de forma a confirmar a data que já possui, que poderá não estar correcta, uma vez que o registo não aparece.
Esses documentos são:
- a certidão de casamento (que deverá procurar na Conservatória a que pertence a freguesia ou junto do padre da igreja onde casaram); sobre o casamento, como ocorreu em Lisboa, tente telefonar para a conservatória e, dizendo-lhes a data do casamento, peça para lhe digam a data de nascimento da noiva;
- e o registo de baptismo que ainda está na posse do padre da igreja onde foi baptizada.

Se me disser o nome dela, data que possui e a igreja de baptismo, eu vou contactar o padre. É uma forma de me ajudar a passar a hora de almoço.

Se quiser use o meu e-mail para me contactar.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#79118 | JCC | 10 dez 2004 14:44 | Em resposta a: #79110

Caro Tiago Guedes

Se bem entendi os seus avós casaram em 1965, na Igreja do Santo Condestável, tendo o seu avô 25 anos. Por outro lado este seu avô é, de acordo com o assento de casamento, natural de Esposende.

É isto?

Se assim for e se nada foi encontrado nas datas que indicou (1935-1947) parece-me claro que ele não foi registado nessa freguesia. Faz idéia se os seus bisavós viviam em Esposende? Se não, pode procurar o registo na localidade em que eles moravam pois era possível registar o filho não apenas na conservatória do local de nascimento mas, pelo menos, na da morada dos pais. Eu próprio estou registado em Évora e nasci em Lisboa e é isto que consta do assento da nascimento que, claro, apenas se pode obter em Évora.

Por outro lado o seu avô tem, segundo entendo 64 anos. Tem, por isso, certamente, BI. No Arquivo de Identificação é possível obter, creio contudo que apenas com pedido do próprio ou por ele assinado, cópia dos documentos que originaram o BI onde, certamente, consta uma certidão de nascimento. Também, e como estamos a falar de dados recentes, o seu avô terá um cédula de nascimento. Nela constam todos os dados relativos ao local, livros, etc. em que o assento de nascimento foi feito.

Se nada disto funcionar o mais provável é que o seu avô tenha feito serviço militar. Pode recorrer ao Arquivo Histórico Militar onde encontrará, também dados sobre o local de nascimento.

E, não se espante, andei dois anos à procura de um assento de baptismo da avó da minha mulher. Os documentos que tinha, autênticos (certidão de casamento dos meus sogros) davam-na como natural da freguesia e concelho de Albergaria. Vim, depois, a verificar que tinha nascido no Porto, Campanhã. Vá lá saber-se porquê...

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#79120 | melisa | 10 dez 2004 16:38 | Em resposta a: #78512

Caro Tiago
Se são vivos, consta do BI, quer a data quer o lugar de nascimento "oficiais", procure aí.
M.elisa

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#82965 | TiagoGC | 28 jan 2005 17:46 | Em resposta a: #79116

Caros Confrades,

Por várias razões tive de me ausentar do estudo iniciado.

Mas nem por isso deixei de continuar a pensar na desenrrolar desse mesmo estudo. Neste momento ainda me é difícil recomeçar.

Mas, não descurando da verdadeira ajuda de todos os confrades que me ajudaram, nestas dúvidas iniciais(embora ainda esteja no início!).

Gostaria de perguntar à confrade Maria Barreiro se ainda se encontra interessada em ajudar a encontrar o registo da minha avó paterna!!

Se tal se verificarei em breve mandar-lhe-ei os dados necessários por mail, se assim for possível.(relembro que procuro na conservatória de Esposende).

Sem mais assunsto de momento, aqui ficam os meus cumprimentos,
TiagoGuedes

Resposta

Link directo:

RE: Como pesquisar a partir dos registo paroquiais

#82972 | Maria Barreiro | 28 jan 2005 21:49 | Em resposta a: #82965

Olá Tiago

É claro que o ajudarei. Peço-lhe que me indique todos os dados sobre a sua avó que estão na certidão de casamento, bem como os dados que, como e bem relembrou a confrade melissa, estão no bilhete de identidade dela (se tiver acesso a ele, claro). Pode utilizar o meu mail, mariabarreiroarrobasapopontopt.
Na próxima semana posso ir terça e quarta à conservatória, por isso apresse-se.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen