Anotações e correcções

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Anotações e correcções

#78588 | rafael | 02 dez 2004 17:38

Caros amigos e confrades

O QUE ME TRAZ AQUI, é um assunto que me interrogo e questiono se não será pertinente colocá-lo aqui,novamente,no Fórum.
Em algumas mensagens aparecem chamadas de atenção para confusões, imprecisões que estão na BD e também advertências para incorrecções em alguns nobiliários,ou outras obras, de consulta imprescindível.
Portanto,haverá informação que pode induzir alguém em erro; creio que será sempre introduzidade boa fé, e os erros encontrados em certas obras foram lá colocados pelos seus autores com o saber que tinham e melhor souberam e a eles devemos essa dívida de gratidão, pelo manancial de informação recolhida. Contudo, isso não pode encobrir as falhas próprias da época, meios de consulta e dificuldades de deslocação e informação e devem ser corrigidas e dadas a público. Este Fórum seria um sítio privilegiado para tais correcções e anotações, quando a propósito.
Portanto, e será apenas a minha opinião pessoal,devido à"paixão e obsessão" pelos assuntos genealógicos e afins,SE NÃO SERIA CONVENIENTE ( desculpem o realce ) QUANDO ALGUÉM ENCONTRA:erros, confusões,etc. em algumas árvores de costados, ou em nobiliários,etc.e tem fundamento documental para isso, claro está;chamar a atenção da obra, documento, etc. ou do "prevaricador"onde equal o erro, para ser corrigido, o mais breve possível.
Eu não me ponho de fora,é evidente ;e gostaria que o fizessem, nos devidos termos de boa e sã colaboração.
Na altura própria, feitas tais correcções oportunas aqui ao alcance de todos, seria de uma grande utilidade para quem consultou ou pensa consultar tais obras, ou a BD do Genea que não tem culpa nenhuma de tais falhas.E até fazermos anotações nas obras que possuimos e correcções nas nossas base de dados.
Naturalmente, que tb. penso que seria falta de respeito ao encontrarmos algum erro, chamar a atenção directamente ao visado no Fórum, exposto a todos; mas podemos enviar-lhe um mail, telefonar, dizer de viva voz, etc .para isto, ou aquilo, ser retirado, melhor pesquisado, ou corrigido, desde que haja fundamento documental seguro para isso, com delicadeza e solidariedade e indique as fontes documentais respectivas.
Muito do que referi já tem sido feito, mas acho ainda que é pouco.Deve ser mais exaustivo ; isto é : não limitarmo-nos somente a dizer que isto ou aquilo está omisso ou errado; não !
Devíamos informar ( aqui ) com todas as letras, TRANSCREVER, e tb.indicarmos as respectivas fontes documentais particulares ou oficiais ( resp.cotas. fls. mns. ou imp.liv.s.doc.s ,etc.) e respectivos arquivos, bibliotecas, ou de particulares ( c/aut. destes ),etc., para que não haja dúvida da sua autenticidade e assim corrigirmos o que estiver incorrecto, a tempo e a horas. Se já houve mais alvitres sobre isto que me desculpe quem o fez.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen