Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#78613 | jvaldeira | 03 dez 2004 00:12

Caros confrades,

Proponho-vos mais um apelido que nem é muito invulgar mas que ainda não tem tópico próprio nem tem sido objecto de discussão: os Farinha e muito em particular os da zona da Sertã e Oleiros, onde são numerosos e de onde se espalharam para várias zonas do país.

O Pe. António Lourenço Farinha, que escreveu na década de 30 uma interessante Monografia da Sertã, sustentava que o apelido tem origem na Várzea dos Cavaleiros. O mais antigo Farinha documentado era, segundo ele, “D. Afonso Peres Farinha que assinou o foral de Proença-a-Nova em 1242. Era Prior do Hospital, senhor do Castelo e Vila de Miranda do Corvo, valido de El-Rei D. Afonso III e um dos seus testamenteiros. Seu avô, D. Anião da Estrada foi companheiro do Conde D. Henrique que lhe concedeu o senhorio de Góis e seu termo, tomando o nome de Farinha duma quinta deste nome que possuía em Paradela (Penacova)”.
Este D. Afonso Peres Farinha teria participado numa batalha entre D. Afonso III e um exército Castelhano que apoiava D. Sancho II ocorrida na Tamol(h)a (Sertã - Várzea dos Cavaleiros) e posteriormente teria talvez deixado descendência na zona.

À parte desta ligação lendária e certamente fantasiosa, não conheço outra associação destes Farinhas da Sertã aos Farinhas de Góis aqui mencionados também no Genea como “um ramo da linhagem dos de Góis, que tirou o nome do senhorio de Farinha Podre, na comarca de Coimbra”.

Mas numa coisa tem certamente razão o Pe. António Lourenço Farinha: os Farinhas são muitos e estão espalhados por todo o concelho e comarca da Sertã! Proponho que este tópico sirva para “ponto de encontro” a quem os estude.

Desde já aqui deixo nota de diversos ramos de Farinhas em: Oleiros (Moutinhosa), Sertã (Aldeia da Ribeira e Pombas) Várzea (Mosteiro de Santiago e Isna) e Troviscal sobre os quais procuro e disponibilizo informações.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#78644 | FIGUEIRA | 03 dez 2004 14:12 | Em resposta a: #78613

Caro Senhor Jorge Valdeira,

Penso já ter visto intervenções suas no tópico Barata e que o Senhor é da região de Oleiros, meus pais são da Pampilhosa da Serra.
A única informação que tenho àcerca duns Farinhas são os Farinhas originários das Relvas (não sei se na Sertã ou Oleiros) onde nasceu José Farinha Relvas de Campos que se estabeleceu na Golegã e deu origem à famosíssima família Relvas, da Golegã, obtive esta informação num programa do Professor José Hermano Saraiva que fez sobre José Relvas.
Penso que Relvas já não existe pois ficou debaixo das águas do rio Zêzere (Albufeira do Cabril).
A genealogia dos Relvas está aqui no GENEA mas para no referido José Farinha Relvas de Campos.

Cumprimentos,

NUNO M. FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#78645 | Paulo | 03 dez 2004 14:32 | Em resposta a: #78644

Caro J. Valdeira,

Para lá da pertinência deste tópico e da importância inquestionável do mesmo no âmbito das genealogias da região centro do País gostaria de acrescentar à sua lista dois Concelhos aonde ramificaram famílias com o mesmo apelido: Vila de Rei e Ferreira do Zêzere.

No que respeita ao Concelho de Vila de Rei a consulta ao livro do Padre José Maria Felix é incontornável e aborda com alguma exaustão algumas famílias com este apelido.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#78648 | FIGUEIRA | 03 dez 2004 14:45 | Em resposta a: #78613

Caro Jorge Valdeira,

Depois de ter lido as suas mensagens no tópico fa mília barata reparei que tem antepassados Alves, Almeida e Marques.
Eu sou descendente, por varonia da família Barata Figueira que antes era Barata de Almeida e antes Álvares de Almeida (de Padrões, Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra) e pelo lado materno sou Marques (das Cortes. Alvares , Góis).


Cumprimentos,

Nuno M. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#78690 | jvaldeira | 04 dez 2004 00:19 | Em resposta a: #78648

Caro Nuno Figueira,

Tenho realmente diversos antepassados com esses apelidos mas todos no Troviscal; não tenho notícia que viessem de fora do Concelho da Sertã.

É curioso que refira os Relvas da Golegã porque António Lourenço Farinha também os menciona na Monografia mas dá-os como descendentes de Manuel Gaspar e Ana Domingues do Mosteiro de Santiago, na Várzea de Cavaleiros. Claro que não seriam os seus únicos antepassados... é bem possível que algum viesse das tais Relvas.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#78692 | jvaldeira | 04 dez 2004 00:29 | Em resposta a: #78645

Caro Paulo,

Sabe-me indicar o nome do livro e se tem edição recente?

Obrigado,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

FARINHA

#78696 | FGJ | 04 dez 2004 00:49 | Em resposta a: #78613

VALDEIRA,
Pode-se encontrar várias pessoas de nome FARINHA no Rio de Janeiro pesquisando-se no site
http://www.riolistas.com.br
Cumprimentos,
Frederico GJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

Farinhas da Sertã

#78714 | jliberato | 04 dez 2004 13:20 | Em resposta a: #78613

Caro J. Valdeira,
Eu tenho:
1. Sebastiana Farinha casou com Domingos Lourenço e teve:
2. Luísa Farinha natural de Castelo Velho, freguesia da Sertã. Casou com Pedro Marçal e teve:
3. Teodora nascida aos 01-08-1748
3. José Marçal, nascido aos 15-08-1752
3. Manuel Marçal
3. Pedro nascido aos 29-04-1754
3. João Crisóstomo nascido aos 26-11-1755
3. Jacinta nascida aos 15-01-1758
3. Liberata Maria nascida aos 24-03-1760 em Castelo Velho, freguesia da Sertã.
Eu descendo desta Liberata Maria que, com toda a probabilidade, deu origem ao meu apelido. O nome Farinha não foi mais usado na família.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#78740 | jvaldeira | 04 dez 2004 20:54 | Em resposta a: #78714

Caro J.Liberato e restantes colegas,

Aqui deixo o que já consegui pesquisar relativamente ao meu principal ramo com este apelido:

1.João Jorge Farinha * 1891 Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira. + 1977 Amadora. c.c. Engrácia da Conceição filha de José Diniz e Joaquina Teresa 1920 Sertã-Troviscal.
2.Luis Jorge * 1849 Sertã-Aldeia Fundeira da Ribeira + 1920 Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira, C.c. Luisa Farinha 1885 Sertã (S.Pedro).
3.Luisa Farinha * 1860 Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira + 1941 Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira.
4.António Jorge * 1824 Sertã-Aldeia Fundeira da Ribeira.
5.Antónia Maria * Sertã-Vilar.
6.João Farinha * 1829 Sertã-Troviscal-Vilões. C.c. Luisa Farinha 1858 Sertã (S.Pedro).
7.Luisa Farinha * Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira.
8.Manuel Jorge * Sertã-Aldeia Fundeira da Ribeira.
9.Maria Luisa * Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira.
10.Manuel João * Sertã-Vilar.
11.Maria Teodora * Sertã-Amioso.
12.Luis Domingues * 1793 Sertã-Troviscal-Vilões + 1886 Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira, C.c. Maria Antónia Farinha 1812 Oleiros (N.S.Conceição).
13.Maria Antónia Farinha * 1792 Oleiros-Sardeiras Cimeiras +1836 Sertã-Troviscal-Vilões.
14.João Farinha * 1800 Oleiros-Sardeiras Cimeiras.
15.Maria Farinha * Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira.
16.Manuel Jorge * Sertã-Aldeia Fundeira da Ribeira.
17.Isabel Farinha * Sertã-Pombas.
18.Manuel Farinha * Sertã-Aldeia Cimeira da Ribeira.
19.Rita Maria * Sertã-Varzea dos Cavaleiros.
20.Domingos João * Sertã-Vilar.
21.Maria Madalena * Sertã-Casal da Estrada.
22.Domingos Nunes
23.Teodora Maria * Sertã-Amioso.
24.Manuel Domingues * 1749 Sertã-Troviscal-Vilões + 1810 Sertã-Troviscal-Vilões C.c. Esperança Maria 1783 Sertã-Varzea dos Cavaleiros.
25.Esperança Maria * 1750 Sertã-Varzea dos Cavaleiros. + 1831 Sertã-Troviscal-Vilões.
26.Simão Afonso * Oleiros-Sardeiras Cimeiras, C.c. Antónia Farinha 1790 Oleiros (N.S.Conceição).
27.Antónia Farinha * Oleiros-Moutinhosa.
28.Simão Afonso = 26.
29.Antónia Farinha = 27.
30.José Lopes, morava na Sertã-Aldeia Cimeira.
31.Maria Farinha, morava na Sertã-Aldeia Cimeira.
48.João Domingues * 1698 Sertã-Troviscal-Vilões. + 1778 Sertã-Troviscal-Vilões. C.c. Maria Domingues 1743 Sertã-Troviscal.
49.Maria Domingues * 1708 + 1778 Sertã-Troviscal-Vilões.
50.Manuel Martins, morava Várzea dos Cavaleiros-Castanheira Fundeira.
51.Esperança Maria, morava Várzea dos Cavaleiros-Castanheira Fundeira.
52.Manuel Afonso * Oleiros-Sardeiras Cimeiras.
53.Maria Domingues * Oleiros-Roda.
54.Manuel Farinha, morava Oleiros-Moutinhosa.
55.Luisa Mateus, morava Oleiros-Moutinhosa.
56.Manuel Afonso =52.
57.Maria Domingues =53
58.Manuel Farinha =54
59.Luisa Mateus =55
96.Domingos Marques +1711 Sertã-Troviscal-Vilões.
97.Ana Domingues +1745 Sertã-Troviscal-Vilões.
98.Domingos João, morava Oleiros-Moutinhosa.
99.Isabel Afonso, morava Oleiros-Moutinhosa.

Tenho mais alguns pequenos ramos, dentro do mesmo âmbito geográfico. Em breve os colocarei aqui.

Um abraço,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#79014 | jvaldeira | 08 dez 2004 23:01 | Em resposta a: #78740

Aqui deixo mais dois pequenos ramos de Farinhas:

1.Margarida Farinha Sertã-Troviscal (*1739 +1816) c.c (1762) Manuel de Andrade, filho de Domingos de Andrade e Maria Mateus

2.Francisco Gonçalves morador no Troviscal

3.Margarida Farinha * 1706 + 1771 Sertã-Troviscal.

4.Domingos Gonçalves morador no Troviscaínho Fundeiro

5.Maria Simão .

6.Inácio Farinha morador na Sertã-Pombas

7. Maria Lopes

------------------------------------------------------------------

1.Esperança Maria * Sertã-Varzea dosCavaleiros - Entre-a-Serra (1796) +Sertã-Troviscal (1825) c.c. Manuel Afonso, filho de Manuel Afonso e Joana Maria (1813
Sertã-Troviscal)

2.António Lopes morava em Entre-a-Serra (Varzea dos Cavaleiros)

3.Francisca Maria morava em Entre-a-Serra (Varzea dos Cavaleiros), * Sertã-
Ermida-D.Maria da Perna.

4.Manuel Lopes * Sertã-Varzea-Entre-a-Serra.

5.Maria Farinha * Sertã-Varzea-Isna.

6.Domingos Mateus * Sertã-Ermida-D.Maria da Perna

7.Maria Simão * Sertã-Ermida-Relvas.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123156 | patricia2112 | 19 jul 2006 22:33 | Em resposta a: #78714

Caros amigos,
gostava de saber se alguem tem qualquer informaçao acerca dos meux familiares e se jà viram algo referido aos nomes : Nazare Farinha casada com Jose Antonio Da Silva em Vale do Laço, Troviscal. Sao meus avos ! Meu pai tambem diz que teve familiares do nome de Crisostomo...
Obrigada pela ajuda....
Patricia Afonso Silva

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123170 | jvaldeira | 20 jul 2006 00:48 | Em resposta a: #123156

Cara Patrícia Silva,

Dificilmente alguém poderá ter visto ou estudado algo sobre os seus avós, exceptuando os seus familiares próximos (tios e primos) porque são aqueles que deles também descendem e normalmente quem se dedica a estas coisas (exceptuando os profissionais) estuda fundamentalmente os seus antepassados.

Isso não quer dizer que não haja quem a possa ajudar! Mas primeiro tem de fazer alguma pesquisa e recuar algumas gerações até encontrar antepassados comuns com outras pessoas já estudaram os seus.

Se os seus avós além de viverem no Troviscal tiverem lá as suas raízes (i.e se os pais e avós forem também da freguesia) muito provavelmente seremos parentes uma vez que 3 dos meus 4 avós são do Troviscal e eu tenho algumas centenas de antepassados na freguesia.

Assim, se por exemplo um dos seus tetravós for também meu antepassado eu poderei dar-lhe mais umas quantas gerações para trás porque já tenho os meus estudados. Tenho por exemplo alguns Silvas do Troviscal mas do início do sec.XIX. Sobre os meus Farinhas já aqui deixei tudo o que tenho.

Por isso, sugiro que comece por fazer alguma pesquisa e vá deixando aqui os seus resultados para os podermos comparar e se for caso disso complementar.

Aqui no Genea encontra muita informação sobre como começar mas em 2 palavras o que tem a fazer é obter cópia do registo de nascimento dos seus avós (pode ser certidão que até pode pedir pela Internet mas se for à Conservatória do Registo Civil da Sertã, em pricípio pode obter uma fotocópia simples que é bastante mais barata).
Assim obterá informação sobre bisavós e trisavós... de seguida deverá obter o registo de casamento dos seus bisavós, depois o nascimento/baptismo dos bisavós, o casamento dos trisavós.... e assim sucessivamente. Por cada registo obtém sempre informação sobre mais uma geração!

Note que todos os registos com mais de 100 anos (+/-) já não estão na Conservatório mas sim no Arquivo Distrital de Castelo Branco e os que têm mais de 150 anos (+/-) estão na Torre do Tombo em Lisboa. As igrejas Mormons também os facultam - caso tenha dificuldade em deslocar-se a estes locais.

Fiquei com curiosidade sobre o seu apelido Afonso, também é do Troviscal? Eu tenho um ramo de Afonsos do Troviscal que chega ao meu 8º avô.

Boa sorte e dê notícias, ajudarei no que puder.
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123195 | nutconcd | 20 jul 2006 14:16 | Em resposta a: #123170

Caro J. Valdeira,

Só hoje reparei neste tópico, o que lamento.

Curiosamente, um dos bisavós maternos do meu marido nasceu algures na Beira (conforme indicação da minha sogra).

Chamava-se Ernesto Dias Farinha e terá nascido (se considerarmos intervalos de 25 anos) cerca de 1870(?). Casou com Maria do Rosário Farinha (não sei se adoptou o nome do marido) na Falagueira - S. Matias, Nisa.

Sei que é difícil mas, no meio de tantos "Farinhas", não lhe aparece este?

Grata pela ajuda.

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123197 | patricia2112 | 20 jul 2006 14:26 | Em resposta a: #123170

Caro J. Valdeira,
Agradeço desde jà, a sua ajuda pelas informaçoes !
Meu pai é da freguesia do Troviscal, mas do lado da minha mae, Afonso, é da zona de Oleiros, Estreito, Raposeira mais precisamente...Meu avo era Joao Afonso, nascido na Raposeira. Acerca dos Silvas, sao tambem da zona do Troviscal, do Vale do Laço. Ainda tem alguns familiares presentemente no Troviscal ? Meus pais immigraram para o Canada à quase 30 anos, pode talvez ouvido falar do Zé da Beatriz (meu avô e agora meu pai ficaram com apelido), e sei que tenho MUITOS PRIMOS no Troviscal !! Farinha é da parte da minha avo.
Obrigada mais uma vez da sua ajuda e pistas, e desde jà posso dizer que é PROVAVELMENTE meu primo !!!
Até breve !
Patricia Afonso Silva

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123238 | jliberato | 20 jul 2006 23:33 | Em resposta a: #123156

Cara Patricia Afonso Silva,
Infelizmente não tenho esses nomes na minha base de dados.
Convido-a no entanto a intervir também no tópico "Famílias de Troviscal, Sertã" http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=34128
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123262 | carlos luiz | 21 jul 2006 13:14 | Em resposta a: #123238

Caro Senhor Liberato
Foi um prazer encontra-lo de novo neste Forum!

Fui á dias á Sertã, ver esta grande riqueza, dos nossos paroquiais de diversos ramos, da Igreja de São Pedro da Sertã!
Quem diria, que poderia encontrar estes livros, de várias fregusias deste concelho!

E tive o prazer de ouvir falar do senhor José Liberato, que tão depressa não vai ser esqueçido neste concelho!
O que se pode fazer para Microfilmar estas obras importantes desta Igreja de São Pedro da Sertã!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123263 | jliberato | 21 jul 2006 14:07 | Em resposta a: #123262

Caro Carlos Luiz,
Agora tenho muito pouco tempo.
Gostei de o ler. Sugiro a máxima descrição em relação ao que mencionou.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123280 | carlos luiz | 21 jul 2006 17:49 | Em resposta a: #78740

Caro Senhor J.Valdeira
Do concelho da Sertã

Tenho uma Maria Farinha, de Cardiga Simeira, casada com José Nunes!
Pais de Manuel Nunes, e de Maria Nunes, do Castanhero Grande-Cumeada, dos anos 1750/80!
Terá por favor algum destes nomes nos seus dados?
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123316 | jvaldeira | 22 jul 2006 00:58 | Em resposta a: #123197

Cara Patrícia Afonso Silva,

Tenho ainda realmente muitos primos do Troviscal, os mais próximos são de apelido Valdeira, Diniz, mas tenho também alguns Vicente e Andrade muitos mais que nem sequer conheço! No entanto não tenho contacto muito frequente com o Troviscal por isso não conheço o seu avô... mas vou-me informar.

Também tenho antepassados Afonso de Oleiros (das Sardeiras Cimeiras) mas não os estudei completamente: o mais antigo que conheço é um Manuel Afonso nascido por volta de 1740 e que casou com uma Maria Domingues do Lugar da Roda (também Oleiros)

Do Estreito apenas tenho dois antepassados Manoel Gonçalves e Maria Dias, contemporâneos dos anteriores, mas também é uma linha que não tive tempo para estudar.

Espero que se entusiasme pelo "vício" e possamos vir a trocar informações!

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123317 | jvaldeira | 22 jul 2006 01:12 | Em resposta a: #123280

Caro Carlos Luiz,

Infelizmente não. Tenho realmente antespassados com esses nomes mas não os mesmos porque os "meus" são de outras épocas e/ou casados com outras pessoas.

Na realidade não tenho ninguém da Cumeada, apenas gente do Norte e Leste do concelho da Sertã e Sul do de Oleiros.

Disponha sempre,
Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123318 | jvaldeira | 22 jul 2006 01:35 | Em resposta a: #123195

Cara M. da Conceição Moura,

Realmente não encontrei mas creio que não deverá ter nenhuma dificuldade em descobrir o que procura:

Deverá conseguir saber com facilidade onde e +/- quando casaram os pais da sua sogra (avós do seu marido) pelo que não terá problema em obter o respectivo registo de casamento na respectiva Conservatória ou Arquivo Distrital (dependendo de ter ocorrido há mais ou menos de 100 anos).
Se não tiver indicação de um ano aproximado sugiro que comece a procurar a partir do ano do nascimento da sua sogra para trás (se não souber o local onde casaram deverá pedir primeiro o registo de nascimento/baptismo da sua sogra que provavelmente mencionará ou indiciará onde casaram os pais).

O registo de casamento dos pais da sua sogra, por ser de época "recente", será bastante completo indicando o nome, idade e naturalidade ou residência dos pais e até avós dos nubentes (respectivamente bisavós e trisavós do seu marido).
Ficará com a curiosidade satisfeita, conhecerá mais uma geração e talvez mais alguns dados biográficos (ex. profissões)... e talvez seja o início de uma interessante (e interminável!) pesquisa.

Boa sorte!
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#123476 | nutconcd | 24 jul 2006 10:23 | Em resposta a: #123318

Caro J. Valdeira,

Antes mais os meus agradecimentos pela sua simpatia e pronta resposta.

Tal como indica, irei tentar pesquisar na Conservatória de Nisa ou AD Portalegre.

Cumprimentos,
Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#124058 | carlos luiz | 01 ago 2006 19:30 | Em resposta a: #78740

Caro J. Valdeira

Vi mais uma vez o seu topico de(Farinhas da Sertã)

E vi no N° 15 uma Maria Farinha, que pode bem estar entroncada com os meus ramos da Cumeada!a minha Maria era casada com José Nunes!
Pode por favor, dar-me mais informaçoes sobre esta Maria Farinha!
Entretanto vou vendo nos meus Farinhas, se consigo encontrar parentesco com os seus Farinhas.
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#124071 | jvaldeira | 01 ago 2006 22:43 | Em resposta a: #124058

Caro Carlos Luiz,

Neste momento não tenho comigo essa informação. Quando eu regressar voltamos a falar, ok?

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#124571 | jvaldeira | 09 ago 2006 01:33 | Em resposta a: #124058

Caro Carlos Luiz

Por favor entre em contacto comigo por mail: jorgevaldeiraarrobasapo.pt por forma a que lhe possa mandar pela mesma via mais informação.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#124602 | helenarelvas | 09 ago 2006 15:01 | Em resposta a: #78644

Boa Tarde, gostaria de saber mais sobre a minha família do lado paterno. O meu bisavô supostamente veio da relvas, tinha o nome de antónio farinha relvas. o seu filho (meu avô) já nascido no troviscal chamava-se manuel farinha relvas e nasceu a 30.08.1895. Sei que nessa época, e como existiam diversas famílias com o apelido de farinha, as diferenciavam acrescentando o nome da terra de onde eram originários. Assim o meu bisavô era António Farinha da Relvas. Ainda tenho família no troviscal, um irmão do meu pai e primos. Gostaria de saber mais sobre os meus antepassados e saber se existe alguma ligação com os relvas da golegã.

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#124677 | carlos luiz | 10 ago 2006 20:20 | Em resposta a: #124571

Caro Jorge Valdeira

Jà lhe enviei uma mensagem, espero que tenha reçebido!

Talvez tenhamos algum ramo da Sertã, em comum!

Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#125696 | jliberato | 23 ago 2006 23:40 | Em resposta a: #123156

Cara Patrícia,
O meu Farinha mais recente é de cerca de 1750.
Ou seja, a Patrícia terá ainda de investigar muito até encontrarmos antepassados comuns.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#127903 | 14lili | 09 set 2006 22:12 | Em resposta a: #123156

caros amigos,
gostava de saber se alguem tem informacoes sobre a minha avo julia farinha casou com manuel fernandes e foram viver par o val da velha que fica perto da fregesia do figeiredo. A minha mae disse me que devia-mos de ter familia no val do laço. Se alguem podia-me ajudar agradessia . O meu portugues nao deve de ser muito bom estou aviver actualmente em frança. Espero ter respostas obrigado pela ajuda....................

cristovao chainho isilda

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#128035 | mjorge | 11 set 2006 11:51 | Em resposta a: #78613

Bom dia

Tomei a liberdade de me intrometer mas também tenho Farinhas na familia e que eram do concelho de Oleiros mais concretamente da aldeia chamada "Cava" e que em tempo da infância da minha avó já se chamou de "Cova", freguesia da Madeirã.
Minha avó era Conceição Farinha da Silva vindo por isso o "Farinha de sua mãe".
Sei igualmente que minha avó tinha um tio padre e que houve ramificações para cernache de bonjardim. Sou novata por estes lados mas agradeço antecipadamente qualquer informação de quem conheça este ramo dos Farinha da Cava freguesia da Madeirã.

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#128245 | jvaldeira | 12 set 2006 23:38 | Em resposta a: #128035

Caro mjorge,

Como já tenho dito noutros casos, a informação de que dispõe é pouca, embora não seja difícil obter um pouco mais através de alguma pequena pesquisa.

Não tenho nenhuns Farinhas estudados na Cava, o que não quer dizer que algumas gerações atrás eles não venham a ligar-se a alguns daqueles que já aqui deixei, designadamente nos de Oleiros que neste momento recomecei a pesquisar.

Contudo, tenho um irmão da minha avó que viveu na Cava, de nome José Diniz (nascido em finais do séc. XIX) filho de um outro José Diniz c.c. Joaquina Teresa do Troviscal. Caso tenha interesse, tenho muita informação desta família.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#128249 | jvaldeira | 13 set 2006 00:08 | Em resposta a: #127903

Caro Cristovão Isilda,

Não ficará sem resposta, no entanto não tenho muito para lhe dizer excepto que se obtiver um pouco mais de informação talvez eu ou outro participante o possa ajudar. O Vale do Laço fica a meio caminho entre o Troviscal e o Mosteiro de Oleiros e o Figueiredo um pouco a Sul mas também não é longe pelo que é bem possível que haja alguma ligação.

Se está em França poderá fazer a pesquisa numa das igrejas mormon que dispõem de cópia microfilmada de praticamente todos os registos paroquiais portugueses (e de outros países) de +/- 1900 para trás.

É preciso requisitar e esperar algum tempo e há um pequeno custo para os não-membros da igreja mas é a melhor forma de pesquisar para quem está longe dos arquivos.

A pesquisa de casamentos, baptismos e óbitos em microfilmes do século XIX é muito fácil mesmo para quem não tem qualquer experiência. Tratando-se de freguesias rurais com pouco habitantes, como é o caso das freguesias de Oleiros a pesquisa é ainda mais fácil.

Note no entanto que como a informação que menciona é muito pouca, pelo que antes de ir aos mormons o melhor é começar por pedir uma certidão de casamento dos seus avós; pode fazê-lo on-line no portal do cidadão e receber comodamente em casa (custa 15€ se não me falha a memória). Terá de saber onde casaram e uma data aproximada (mais ano menos ano não costuma ser impeditivo). A partir daí já tem dados suficientemente antigos que lhe permitam começar a pesquisar nos mormons.

Boa pesquisa,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#130585 | carvalho189 | 09 out 2006 16:50 | Em resposta a: #78613

Boa tarde,

O meu nome é Ana Beatriz Farinha Carvalho e sou filha de Maria Isabel Farinha e Fernando Manuel Cardoso Carvalho. Sou natural de Vila Viçosa, no Alentejo. Procuro a minha avó, Herminia Conceição dos Santos Farinha,mãe da minha mãe. Desde que nasci que nunca a conheci, dado que deixou a minha mão com outra senhora que a criou e nunca mais apareceu, muito antes de eu nascer. Sei que possivelmente terá ido para a zona de Lisboa,mas não tenho mais informação. Não sei comoé, nem a idade e nem onde nasceu.
Peço se alguém a conhecer ou tiver informações para me contactar.

Cump.
Ana Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#130655 | jvaldeira | 10 out 2006 00:45 | Em resposta a: #130585

Cara Ana Carvalho,
Apesar de o objectivo deste Forum não ser o mesmo do "Ponto de Encontro" :), sugiro-lhe que procure no site da pt (118) onde poderá encontrar uma Hermínia Farinha Pereira residente em Lisboa que poderia muito bem ser a sua avó - caso tenha casado com alguém de apelido Pereira.
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#208007 | djabaf34 | 11 set 2008 13:11 | Em resposta a: #78613

Caro JValdeira

Muito obrigado pela sua resposta. Tenho o dito Pedro Farinha como natural da vila Várzea dos Cavaleiros (Sertã); vou consultar os meus apontamentos no fim de semana para confirmar o local de nascimento, bem como a data. Enviar-lhe-ei os dados dos registos que tenho para que possa comparar com os seus.

Cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

MANOEL AVELENDO FARINHA, RIO/BRASIL

#208022 | FGJ | 11 set 2008 16:22 | Em resposta a: #78613

MANOEL AVELENDO FARINHA, f de MANOEL AVELENDO FARINHA e IGNACIA FARINHA. Espanhol.1916- Falecido em 13/04/1916 no Hospital do Carmo. Lesão cardíaca. Do comércio, 30 anos, casado com quem o declarante ignorava, residente Rua da Conceição 190 em Niteroi-RJ. Sep Ordem do Carmo.(RCPN-3/ L-46/ fls 132v, , MFM-1286375).
FGJ/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#208926 | djabaf34 | 22 set 2008 12:59 | Em resposta a: #78613

Caro Jorge Valdeira

Demorei algum tempo para localizar as cópias dos paroquiais, mas finalmente encontrei-os, então aqui vai:

Casamento de Manuel Farinha com Esperança Lopes

Os dezoito dias do Mês de novembro de 1696, nesta igreja de São Pedro da Varzea dos Cavaleiros recebi a Manuel Farinha solteiro, filho de Pedro Farinha já defunto e de sua mulher Luzia Jorge moradores nas Fontainhas e Esperança Lopes soltª filha de Domingos Dias já defunto e de sua mulher Maria Lopes moradores no Val da Junsa tudo desta freguesia.

Casamento de Ana Luís com Pedro Farinha

Ana Luís, filha dos mesmos Pedro Farinha e Luzia Jorge, casou a 11-08-1687 com outro Pedro Farinha, já viúvo de Isabel Dias, filho de Manuel Pires e de sua mulher ... Farinha; Isabel Dias filha de Manuel Jorge e de Maria Dias.

Os registos não são particularmente fáceis de decifar, não consegui perceber o nome próprio da mulher de Manuel Pires, além disso no fim do registo aparece uma Catarina Farinha a dizer qualquer coisa de Luzia Jorge, parece-me que diz sua parente, ainda não consegui perceber o ue está escrito.

Cordiais cumprimentos
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#221377 | MFarinha | 16 fev 2009 16:42 | Em resposta a: #78613

Caro J. Valdeira

Eu sou uma descendente dos Farinhas do Troviscal, há algum tempo que tenho tentado analisado a minha árvore genealógica, no entanto não o tenho conseguido a partir da minha bisavó Joaquina Farinha, oriunda do Troviscal.

Agradecia se me pudesse facultar mais informações.

Com os meus melhores cumprimentos

Mariana Nunes Farinha

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#221384 | hmrb | 16 fev 2009 18:02 | Em resposta a: #123316

Caro JValdeira

Por acaso já conseguiu encontrar mais dados sobre este Manuel Afonso nascido por volta de 1740 e que casou com uma Maria Domingues do Lugar da Roda (também Oleiros)?

Pois do que consegui já apurar, tratam-se dos meus 6ºs avós. Se já avançou mais um pouco, podia por favor confirmar a filiação deles:

Manuel Afonso - Sardeiras de Cima - filho de José Afonso das Sardeiras de Cima, Oleiros e de Maria João de Sendinho da Senhora.

Maria Domingues - Roda - filha de José João e de Maria Domingues (desconheço a naturalidade)

Obtive esta informação a partir do assento de baptismo do neto - João Afonso das Sardeiras de Cima, nascido em 24-01-1771.


Obrigado

Com os melhores cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#221414 | jvaldeira | 17 fev 2009 00:14 | Em resposta a: #221377

Cara Mariana Farinha

Se quiser deixar-me um pouco mais de dados talvez eu a consiga ligar aos meus antepassados, embora me pareça que tratando-se de uma bisavó tal não seja possível pois nesse caso nós seríamos primos, o que tanto quanto sei não é o caso.
Mas diga-me o que sabe,ok ?

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#221492 | jvaldeira | 17 fev 2009 22:34 | Em resposta a: #221384

Cara Herminia Barata,

De facto já encontrei mais umas coisas. Cá vai:

Manuel Afonso, Lavrador, nasceu 1728-02-01 em Oleiros/Oleiros, onde casou em 1756-7-14 com Maria Domingues, nascida na mesma freguesia no lugar da Roda em 1737-09-26. Moraram nas Sardeiras Cimeiras e tiveram pelo menos os seguintes filhos: Simão Afonso (meu antepassado) n. 1757, Manuel n.1759 João n.1762 Gregório n.1764 Francisco n.1766 João n.1771.

Maria morreu em1771-10-14 e Manuel Afonso voltou a casar em 1773-2-17 com outra Maria Domingues, filha de Manuel Afonso e Conceição Domingues (tiveram: Margarida 1774 Joaquim 1775 Maria Francisca 1777)

1 Manuel Afonso
2 José Afonso n. cerca de 1695 nas Sardeiras, casou 1724-02-27 e morreu em Novembro de 1769 com 74 anos. Fora casado anteriormente com Natália Simões.
3 Maria João n. cerca de 1695 em Alvaro Sendinho do Andante , casou 1724-02-27 e morreu em 1778-03-22 de "doença".
4 Martinho Afonso, das Sardeiras Cimeiras cc 1691-02-26 com:
5 Joana Domingues, do Moinho da Tojeira
6 André João, de Alvaro Sendinho de S.Gens ou do Andante cc 1705-02-17 com:
7 Domingas Fernandes, do Sendinho de S.Gens
8 Martinho Afonso, das Sardeiras Cimeiras
9 Isabel Domingues, das Sardeiras Cimeiras
10 António Domingues , do Moinho da Tojeira
11 Margarida Luis, do moinho da Tojeira
12 Pascoal Afonso, da Roda
13 Domingas João, da Roda
14 João Gaspar
15 Luzia João
----------------------------------------------
1 Maria Domingues nasceu em 1737-09-26 Em Oleiros/Oleiros, lugar da Roda, casou em 1756-7-14 e morreu em 1771-10-14.
2 José João, crismado em Oleiros em 1727 e cc 1736-16-16 com:
3 Maria Domingues, também crismada em Oleiros em 1727. Tinha tido um filho em 1733 com Domingos Afonso sendo ambos solteiros.
4 Manuel João,da Roda
5 Isabel Gaspar, do Vale das Andorinhas ou da Roda
6 Manuel Afonso ,da Roda, c.c. 1704-0923 com:
7 Margarida Domingues (do Braçal?)
8 n.a.
9 n.a.
10 n.a.
11 n.a.
12 Domingos Afonso, da Roda
13 Ana Domingues, idem.
14 Manuel Domingues
15 Domingas Pires

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#221505 | hmrb | 17 fev 2009 23:27 | Em resposta a: #221492

Caro Confrade JValdeira


De facto confirma-se que temos antepassados comuns a partir do seu Simão Afonso, pois era irmão do meu Francisco Afonso. Consegui dar um avanço muito grande a este meu ramo, o que muito lhe agradeço.

Desculpe abusar dos seus préstimos mas por acaso tem assentos digitalizados deles?

Estive a analisar alguns dados que me enviou há tempos e agora sim já fazem sentido para mim. Verifiquei ainda que tenho muitos dados por encaixar, e dos quais tenho os assentos digitalizados que lhe podem interessar. Vou lhe enviar para o seu email um ficheiro de texto com tudo o que tenho daquelas zonas e se porventura encontrar algo que lhe interesse diga que eu tenho todos os assentos digitalizados.

Assim e de modo a se perceber onde entroncamos deixo o seguinte:

Minha bisavó

1.Maria Garcia, filha de
2.Manuel Afonso cc. Antónia Garcia, filha de Manuel Domingues e Maria Garcia
3.António Afonso cc. Maria Luísa, filha de Luisa Jorge e pai incógnito
4.Francisco José Afonso cc. Francisca Maria Rosa, filha de José Domingues e de Joana Maria
5.Manuel Afonso cc. Maria Domingues

Então o meu 4. era irmão do seu Simão Afonso e filhos do meu 5. Do que consegui apurar da minha parte, este casal teve os seguintes filhos:


- João Afonso nasceu a 24 Jan., 1771 em Sardeiras de Cima, Oleiros
- Francisco José Afonso nasceu em 1766 em Sardeiras de Cima, Oleiros
- Simão Afonso nasceu 1757 OCT em Sardeiras de Cima, Oleiros e morreu a 25 Ago 1790 em Oleiros.
- Manuel Afonso nasceu em 1759 em Sardeiras de Cima, Oleiros
- Gregório Afonso nasceu em 1764 em Sardeiras de Cima, Oleiros

Mais uma vez muito obrigado

Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#225677 | mfarinhamatias | 06 abr 2009 13:56 | Em resposta a: #123238

Caro Jorge Valdeira,

Por uma questão de regra, normalmente não participo nestas discussões. Faço uma excepção porque me chamo Maria Fernanda Farinha Matias, nasci em Palhais, Sertã, minha avó materna chamava-se Joaquina Farinha (casou com Alfredo de Oliveira) e julgo saber que nasceu em Pedrógão. Minha mãe - Maria da Luz Farinha - nasceu em Junho de 1927, na Atalaia, Palhais e teve sete irmãos. Até porque minha avó (que não conheci) falava de um irmão padre, formado em Cernache do Bonjardim e que foi jovem para África, provavelmente Moçambique. Gostava de ter mais dados, se fosse possível, para perceber se esse dito tio seria o Padre António Lourenço Farinha.

Agradeço-lhe antecipadamente a ajuda que me possa dar.
Com os melhores cumprimentos
Maria Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#225685 | LProjecto | 06 abr 2009 15:00 | Em resposta a: #225677

Cara Maria Fernanda,

Começo por pedir desculpa pela intromissão no tópico, mas não queria deixar passar a oportunidade de lhe perguntar se tem parentesco com o autor da página familiar "Gabriel Farinha Matias", do mesmo nome?

A página familiar consta em:

http://genealogia.netopia.pt/1898/

Tentei, em tempos, o contacto com o confrade em questão, contudo sem sucesso, no sentido da eventual troca de elementos sobre a ascendência comum da zona de Proença-a-Nova.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#225780 | mfarinhamatias | 07 abr 2009 13:13 | Em resposta a: #225685

Caro Luís,

Muito obrigada pela mensagem. Fiquei a saber que existe alguém com o mesmo apelido que eu própria. Mas infelizmente não conheço o Gabriel.

Com os melhores cumprimentos.

Maria Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#226143 | jvaldeira | 11 abr 2009 17:32 | Em resposta a: #225677

Cara Maria Fernanda,

Não sei responder-lhe ao certo.

O Pe. ALF nasceu em 1883 no Mosteiro de Santiago (Várzea dos Cavaleiros), desconheço a sua filiação. Andou, de facto, por Moçambique mas devem existir numerosos padres formados em Cernache que foram para África pois era em Cernache que se localizava o Colégio das Missões Ultramarinas... imagino que alguns deles fossem naturais do concelho da Sertã.

Penso que terá de investigar o seu tio-avô para poder tirar conclusões.

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#226523 | mfarinhamatias | 16 abr 2009 10:57 | Em resposta a: #226143

CAro J. Valdeira,

Muito obrigada pela sua atenção.
Com os melhores cumprimentos.

MFM

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#227843 | hmrb | 28 abr 2009 16:44 | Em resposta a: #123316

Caro JValdeira e restantes confrades

que pesquisam nas várias freguesias dos concelhos de Oleiros, Proença e Sertã, deixo aqui alguns dados que recolhi durante as minhas pesquisas.

No meio destes dados tenho também antepassados. Muito em breve irei pedir ajuda.

CASAMENTOS:

Manuel Farinha – Isabel Domingues – 12-09-1774 – Sardeiras de Baixo
Ele das Sardeiras de Baixo e filho de Manuel Farinha e de Maria Simões, moradores nas Sardeiras de Baixo
Ela de filha de Manuel Martins e de Maria Simões moradores nas Barrocas

Silvestre João – Isabel Simões – 12-09-1774 – Sardeiras de Baixo
Ele filho de Manuel João e Maria Mateus moradores nas Sardeiras de Baixo
Ela filha de Manuel Mateus e de Maria Simões moradores no Moucho

João Luís – Josefa Maria – 26-09-1774 - Bonjardim
Ele filho de João Luís e de Maria Dias moradores no Bonjardim
Ela filha de Manuel Francisco e de Joana Domingues moradores nos Estorneiros de Cima

João Martins – Mariana Freire – 25-01-1780 - Oleiros
Ele filho de Francisco Martins e de Josefa Dias moradores no Milrico
Ela filha de Francisco de Siqueira e de Francisca Freire, moradores em Oleiros

Manuel Tomás – Maria de Jesus – 31-01-1780 - Carujo
Ele filho de Simão Luís e de Luísa de Castro da freguesia de Cabeço de Mouro, Braga
Ela filha de Manuel João e de Victória Maria moradores no Carujo

Manuel Barata – Tomásia Maria – 31-01-1780 - Oleiros
Ele filho de Damião Barata e de Margarida Mateus moradores em Oleiros
Ela filha de João Afonso e de Maria Antunes moradores em Oleiros

Manuel Lourenço – Feliciana Maria – 07-11-1783 – Sardeiras de Baixo
Ele filho de Tomé Lourenço e de Maria Simões, moradores nas Sardeiras de Baixo
Ela filha de António Álvares e de Maria Fernandes, moradores nas Sardeiras de Cima

Manuel Álvares – Maria Antónia – 27-11-1782 - Oleiros
Ele filho de António Álvares e de Ana Maria , moradores na Foz da Lontreira
Ela filha natural de Maria Domingues, moradora em Oleiros

Manuel Afonso – Maria Domingues – dispensa de consaguinidade em 3º grau – 16-12-1782 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Manuel Afonso e de Ana Simões, moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de José Domingues e de Joana Maria, moradores no Fernão Porco

António de Nazaré e Oliveira – Joaquina Bernarda de Almeida – 10-02-1785 - Oleiros
Ele filho de António de Nazaré e Oliveira e de Joana Clareza(?), naturais e moradores na Vila de ..lete
Ela, por seu procurador e irmão Francisco José Bernardino de Almeida, filha de
Manuel José de Almeida e de Maria da Conceição, anteriormente moradores nas Sarzedas, Castelo Branco e nesta data em Oleiros.

Manuel Domingues – Margarida Mateus – 12-04-1785 - Moucho
2º casamento dele, viúvo de Florência Mateus, filho de Manuel Domingues e de Isabel Maria, moradores no Moucho
Ela filha de Manuel Luís e de Maria Mateus das Várzeas

Domingos Fernandes – Domingas Pereira – 01-06-1785 – Moutinhosa
Ele filho de Manuel Fernandes e de Isabel Maria do Carvalhal Fundeiro, Troviscal
Ela filha de Domingos Pereira e de Isabel Domingues da Moutinhosa

Manuel Mateus – Joana Maria – Dispensa de consanguinidade em 3º e 4º grau – 28-05-1788 - Oleiros
Ele filho natural de Maria Mateus moradores no Roqueiro, Estreito
Ela filha de António Luís e de Úrsula Maria, moradores em Oleiros

João Gonçalves – Maria Bárbara – Dispensa de consanguinidade em 3º e 4º grau – 04-06-1788 - Oleiros
Ele filho de João Domingues e de Joana Domingues, moradores em Pero Cabeço, Estreito
Ela filha de António Fernandes e de Isabel Mateus, moradores em Oleiros

Jacinto Domingues (Tem rua com o nome dele em Oleiros) – Isabel Veingarten, viúva de Guillerme Veingarten – 25-06-1788 - Oleiros
Ele filho de José Domingues e de Maria Domingues de Oleiros
Ela filha de Duarte Vean e de Maria Sophy, holandesa
(O Jacinto esteve em Serrate na Índia)

João Bernardo Pereira da Costa – Maria Teresa Curada – 02-07-1788 - Oleiros
Ele filho do Capitão Manuel Pereira e de Paula Maria, moradores em Oleiros.
Ela filha de Pedro Dias Curado e de Ninfa Maria de S. Boaventura , moradores em Oleiros

José Afonso – Isabel Maria Garcia – 07-08-1788 - Isna
Ele, viúvo de Maria Ignês, filha de António Afonso e de Maria Jorge, filho de Manuel Afonso e de Ana Simões, moradores nas Sardeiras de Cima, donde é natural o José Afonso e este morador na Isna
Ela filha de Simão Correia e de Maria Luís e moradores em Sendinho da Senhora

João Lopes – Maria Luísa – 16-03-1789 – Sardeiras de Baixo
Ele filho de Manuel Lopes e Catarina Farinha do Vale da Junça, Várzea
Ela filha de Manuel Luís e de Isabel Fernandes, moradores nas Sardeiras de Baixo

João Domingues Mendes – Maria Luís – 26-03-1789 - Oleiros
Ele filho natural de Maria Mendes da Urraca
Ela filha de António Luís e de Úrsula Maria de Oleiros e aí moradores.

Domingos Martins – Ignês Maria – 16-04-1789 - Oleiros
Ele filho de Domingos Martins e de Isabel Mateus, moradores em Oleiros
Ela filha de António Pereira e de Maria Nunes, moradores em Oleiros

Manuel Esteves – Isabel Luís – 28-04-1790 – Vale da Cuba
Ele filho de Manuel Esteves e de Esperança Farinha, moradores no Vale da Cuba
Ela filha de Miguel Simões e de Rosa Maria, moradores no Pedintal

Manuel Luís – Maria Farinha – 28-04-1790 – Pedintal
Ele filho de Miguel Simões e de Rosa Maria, moradores no Pedintal
Ela filha de Manuel Esteves e de Esperança Farinha, moradores no Vale da Cuba

Domingos Farinha – Ana Maria – 04-05-1790 – Vale da Cuba
Ele viúvo de Águeda Ribeira, filho de Manuel Farinha e de Maria Simões, moradores em Ermida, Várzea,
Ela filha de João Afonso e de Maria Fernandes, moradores no Porto da Ribeira

Simão Afonso – Antónia Farinha – 25-08-1790 – Moutinhosa
Ele filho de Manuel Afonso e de Maria Domingues, moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de Manuel Farinha e de Luísa Mateus, moradores na Moutinhosa

João Mateus – Joana Maria – 18-10-1790 – Mosteiro
Ele filho de Mateus João e de Maria Dias, moradores no Mosteiro
Ela filha de Luís Fernandes e de Francisca Antunes, moradores no Mosteiro

João Esteves – Beatriz Josefa – 22-10-1790 – Panasqueira
Ele viúvo de Maria Josefa, filho de João Esteves e de Paula Maria, moradores no Vale da Cuba
Ela filha de Manuel Afonso e de Ana Simões, moradores nas Sardeiras de Cima

Ignácio Domingues – Isabel Gonçalves – 01-11-1790 – Pedintal
Ele, viúvo, natural e morador no Pedintal
Ela filha de Manuel Martins e de Maria Gonçalves e moradores nas Mogueiras de Baixo

Manuel Mateus – Joana Maria – 22-12-1790 – Povoinha
Ele filho de Domingos Mateus e de Maria Luís, moradores na Povoinha
Ela filha de José Domingues e de Joana Maria, moradores no Fernão Porco

José Francisco Gonçalves – Josefa Maria – 23-12-1790 – Ribeiro das Várzeas
Ele filho de José Francisco e de Francisca Gonçalves, natural e moradores na Póvoa de Rio de Moinhos
Ela filha de José Luís e de Isabel Jorge, moradores no Ribeiro das Várzeas

Jacinto Afonso – Joana Simões – 17-10-1791 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Manuel Afonso e de Ana Simões, natural e moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de Domingos Simões e de Maria Mendes moradores nas Sardeiras de Baixo

Francisco Rodrigues – Luísa Maria – 09-01-1792 - Panasqueira
Ele filho de Francisco Rodrigues e de Maria de Jesus, moradores na Panasqueira
Ela filha de António Dias e de Maria Rosa, moradores no Muideiro, Oleiros

António Afonso – Luísa Domingues – 23-01-1793 – Moutinhosa
Ele 2º casamento, filho de Domingos Afonso e de Maria Luís, moradores no Vale do Souto
Ela, viúva de Luís Farinha, filha João Domingues e de Maria Domingues, moradores nos Vilões, Troviscal

Francisco José Afonso – Francisca Maria Rosa - – Dispensa de consanguinidade em 4º grau – 11-02-1793 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Manuel Afonso e de Maria Domingues moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de José Domingues e de Joana Domingues, moradores no Fernão Porco

António Martins Nogueira – Luísa Maria . 17-04-1793 – Dispensa de consanguinidade em 3º e 4º grau - Mosteiro
Ele filho de Manuel Martins Nogueira e de Maria Camela, moradores no Mosteiro
Ela filha de António Álvares e de Domingas Fernandes, moradores no Moucho

Sansão Martins – Victória Maria de Jesus – 05-06-1793 – Oleiros
Ele filho de José Martins e de Eufrásia Maria de S. José e moradores em Oleiros
Ela filha de João Jorge e de Maria Mateus, moradores nas Sardeiras de Baixo

João Martins Coxo – Isabel Maria – 08-07-1793 – Oleiros
Ele filho de António Martins Coxo e de Margarida Mateus, moradores em Oleiros
Ela filha de João Pereira e de Maria Mateus, moradores no Vale do Souto

António Mateus – Antónia Maria Ribeira – 21-08-1793 – Oleiros
Ele filho de João Mateus e de Maria Simões, moradores na Serra
Ela, viúva de Manuel Afonso do Baraçal, filha de António Martins e de Ana Ribeira, moradores na Mouta,Proença-a-nova

Joaquim Afonso – Jacinta Maria – 22-10-1794- – Dispensa de consanguinidade em 4º grau – Roda
Ele filho de António Afonso e de Isabel Maria, moradores na Roda
Ela filha de João Afonso e de Joana Jorge, moradores na Roda

Manuel Álvares – Ana da Conceição – 13-01-1795 – Alverca
Ele filho de António Álvares e de Domingas Fernandes, moradores no Moucho
Ela filha de Domingos Mateus e de Maria Domingues, moradores em Alverca

João Martins – Liberata Cardosa – 23-11-1791 – Oleiros
Ele, viúvo de Mariana Freire, filho de Francisco Martins e de Josefa Dias, moradores no Milrico
Ela filha de Faustino Gonçalves e de Maria Cardosa moradores em Oleiros

João Martins – Ana da Conceição – 03-12-1799 - Oleiros
Ele, viúvo de Mariana Freire e de Liberata Cardosa, natural de Oleiros, filho de Francisco Martins e de Josefa Dias, moradores no Milrico
Ela, viúva de Manuel Álvares, de Domingos Mateus e de Maria Domingues, moradores em Alverca

Manuel Esteves – Joana Domingues – 20-05-1795 – Eirigo
Ele, viúvo de Joana Domingues natural de Eirigo, de onde também era natural sua primeira consorte, filho de Francisco Esteves e de Joana Luís, moradores em Eirigo
Ela filha de Manuel Antunes e de Maria Simões, natural e moradores nas Sardeiras de Cima

Feliz José – Victória Maria de Jesus – 28-05-1795
Ele, viúvo de Joana Maria de Pombal, filho de Francisco José e de Ana Barata, moradores em Oleiros
Ela, viúva de Domingues Luís das Sardeiras de Baixo, filha de João Mateus e de Ana Camela, moadores no Vale da Cerejeira

José Barata – Maria Nogueira de Andrade – 07-01-1797 – Oleiros
Ele, natural do Orvalho, Fundão, filho de José Barata e de Teresa Mateus, moradores no Orvalho
Ela filha de Jacinto José Nogueira e de Isabel Ribeira de Andrade, natural e moradores em Oleiros

Joaquim Afonso – Isabel Joana – 10-01-1797 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Manuel Afonso e de Maria Domingues, moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de Manuel Fernandes e de Joana Domingues, natural e moradores na Carvalheira.

João Domingues – Joana Farinha – 14-06-1797 – Sardeiras de Baixo
Ele filho de Manuel Domingues e Luzia Gonçalves, natural e moradores em Sto António de Cima
Ela filha de Manuel Farinha e de Isabel Domingues, natural e moradores nas Sardeiras de Baixo

Manuel Luís – Isabel Garcia – 16-08-1797- Dispensa de consanguinidade em 4º grau – Moucho e Bonjardim
Ele natural do Bonjardim e filho de João Luís e de Josefa Maria, moradores no Bonjardim
Ela filha de Ambrózio Garcia e de Victória Maria, natural e moradores no Moucho

Joaquim Garcia – Maria Josefa – 16-08-1797 – Dispensa de consanguinidade em 4º grau – Moucho e Bonjardim
Ele filho de Ambrózio Garcia e de Victória Maria, natural e moradores no Moucho
Ela filha de João Luís e de Josefa Maria, moradores no Bonjardim

Domingos Brás – Maria dos Santos – 12-09-1797 – Oleiros
Ele filho de Brás António e de Maria Teodora, moradores no Moinho do Craveiro
Ela filha de Manuel João e de Maria Domingues, natural e moradores em Oleiros

Domingos Martins – Maria Domingues – 19-02-1798 – Cavalo Fundeiro
Ele filho de Domingos Martins e de Maria Antunes, moradores no Cavalo Fundeiro
Ela, natural da Moutinhosa, filha de João Madeira e de Maria Domingues, moradores na Moutinhosa

João Fernandes – Isabel Joana – 02-05-1798 – Sardeiras de Cima
Ele , natural das Sardeiras de Cima, filho de Manuel Fernandes e de Isabel Luís, moradores do dito lugar
Ela, viúva de Joaquim Afonso das Sardeiras de Cima, filha de Manuel Fernandes e de Joana Domingues, natural e moradores na Carvalheira.

Ignácio Domingues – Luísa Maria – 07-07-1798 – Moutinhosa
Ele, natural do Vale da Cuba, filho de Manuel Domingues e de Antónia Maria, moradores no Vale da Cuba
Ela, natural da Moutinhosa, filha de moradores no Vale da Cuba e de Francisca Maria, moradores na Moutinhosa

Tomé Gonçalves – Genoveva Maria – 16-08-1798 – Oleiros
Ele, natural da Panasqueira, filho de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves, moradores na dita Panasqueira
Ela, natural de Oleiros, filha de João Antunes e de Maria Coelha, moradores em Oleiros.

José António Domingues – Jacinta Teodora – 12-08-1802 – Oleiros
Ele filho de João António e de Maria de Jesus
Ela filha de António Coelho e de Faustina Maria, todos naturais e moradores em Oleiros

José da Silva Leitão – Teodora Maria Garcia – 24-08-1802 – Orelhão e Outro Monte
Ele filho de outro José da Silva Leitão e de Maria Luísa Antunes, natural e moradores no Outro Monte
Ela, natural da Gaspalha, filha de Pedro Baptista e de Maria Mendes Garcia, moradores no Orelhão

João Domingues – Luísa Maria – 11-01-1803 – Carujo e Várzeas
Ele filho de Manuel João e de Victória Maria, moradores no Carujo
Ela filha de Manuel Afonso e de Conceição Maria, moradores na Várzeas

Manuel Fernandes – Joana Maria – 14-01-1803 – Milrico
Ele filho de Manuel Fernandes e de Maria Luís
Ela filha de Matias Fernandes e de Maria Mateus, todos moradores no Milrico

João de Deus – Maria Joaquina – 20-04-1803 – Oleiros
Ele filho de José Joaquim Gaspar e de Isabel Mateus, moradores em Oleiros
Ela, natural da Lontreira filha de Joaquim Afonso, já defunto, e de Maria Henriques, moradores na Lontreira

João Afonso – Luísa Farinha – 10-05-1803 – Moutinhosa
Ele filho de Francisco Afonso e de Joana Mateus, natural e moradores na Moutinhosa
Ela filha de Luís Farinha e de Luísa Domingues, natural e moradores na Moutinhosa

João Domingues – Maria Antunes – 11-09-1805 – Vale da Sobreira
Ele filho de João Domingues, natural do Vale da Sobreira e de Maria de Jesus, moradores no dito lugar.
Ela, natural do Vale Formoso, filha de Roberto Fernandes e de Maria Antunes, moradores no Vale Formoso.

João Luís – Maria Antónia Luísa – 23-04-1806 – Rabaças e Urraca
Ele, natural da Urraca, filho de Manuel Luís e de Maria Dias, já defuntos, moradores na Urraca.
Ela filha de Manuel Álvares e de Isabel Luísa, moradores nas Rabaças

Francisco Mateus – Francisca Maria – 21-08-1806 – Oleiros
Ele viúvo de Maria Antunes, morador em Oleiros e natural de Pandos, filho de Mateus da Silva e de Joana Maria, moradores no lugar de Pandos.
Ela, natural de Oleiros, filha de José de Matos e de Maria Nogueira

António Manuel – Francisca de Jesus – 19-08-1840 – Oleiros
Ele, natural de Oleiros, filho de António Manuel natural das Fontainhas, Troviscal e de Joana Freire, natural de Oleiros, onde são moradores.
Ela, natural de Oleiros, filha de João Domingues Mendes, natural da Urraca e de Isabel Joana, natural da Carvalheira.

Francisco Mateus – Sebastiana Maria – 25-08-1840 – Vale dos Pinheiros
Ele, filho de João Mateus(Martins),natural do Milrico e de Maria Antónia, natural do Vale dos Pinheiros
Ela filha de António Manuel das Fontainhas e de Joana Freire, natural de Oleiros, onde são moradores

Manuel Domigues – Maria Garcia – 11-05-1808 – Ribeiro das Várzeas
Ele, natural da Póvoa da Amieirinha, Estreito, filho de Manuel Domingues e de Maria Jorge, moradores no Ribeiro das Várzeas
Ela, filha de Ambrósio Garcia e de Victória Maria, natural e moradores no Moucho

Joaquim Afonso – Sebastiana Maria – 08-11-1808 – Moutinhosa
Ele, natural da Moutinhosa, filho de Francisco Afonso e de Joana Domingues, moradores na Moutinhosa
Ela, de Oleiros, filha de Manuel João e de Maria Domingues, moradores em Oleiros

Manuel Farinha – Maria Antunes – 22-02-1808 - Moutinhosa
Ele, filho de Manuel Farinha Castanheira e de Maria Domingues, naturais e moradores na Moutinhosa
Ela filha de João Antunes e de Margarida Domingues, natural e todos moradores nas Sardeiras de Baixo

João Baptista – Maria Antunes – 29-02-1808 - Carvalheira e Gaspalha
Ele filho de Pedro Baptista e de Maria Mendes, já defuntos, moradores que foram na Gaspalha e faleceram no Orelhão
Ela filha de João Antunes e de Sebastiana Maria, moradores anteriormente nas Fozes e nesta data na Carvalheira.

Luís Domingues – Maria Antónia Farinha – 29-12-1812 – Sardeiras de Cima
Ele, natural dos Vilões, filho de Manuel Domingues, já defunto, e de Esperança Maria, moradores nos Vilões, Troviscal
Ela, filha de Simão Afonso e de Antónia Farinha, natural e moradores nas Sardeiras de Cima

António Paulo Coelho – Dionísia Maria – 30-12-1812 – Oleiros
Ele, soldado miliciano, filho de Teodoro Coelho e de Paula Maria, todos naturais e moradores em Oleiros
Ela filha de José Francisco Pina(?) e de Valentina Maria Camela, todos naturais e moradores em Álvaro

António Domingues – Jacinta Teodora – Gosendo e Lontreira
Ele, viúvo de Isabel Martins natural do Porto da Ribeira ou monte Cimeiro da Capela, filho de Manuel Martins Capela e de Mariana Fernandes, já defuntos, moradores que foram no Monte Fundeiro ou Porto da Ribeira e ele agora morador no Gozendo
Ela, natural da Lontreira, filha de João Domingues, já defunto, e de Rosa Maria, moradores na Lontreira

Manuel Gonçalves Martinho – Isabel do Carmo – 10-07-1815 – Rabaças
Ele filho de Manuel Gonçalves Martinho e de Ana Luísa, natural e todos moradores na Moutinhosa
Ela filha de João Gonçalves Freire e de Maria do Carmo, já defunta, natural e todos moradores nas Rabaças

Ignácio Mendes – Maria Fernandes – 16-09-1816 – Sardeiras de Baixo e Oleiros
Ele, natural de Oleiros, filho de João Domingues Mendes, natural da Urraca, e de Maria Luís, já defunta, natural de Oleiros, onde são todos moradores.
Ela filha de João Fernandes natural das Sardeiras de Cima, já defunto, e de Isabel Joana, natural da Carvalheira, e moradores nas Sardeiras.

Francisca da Silva – Maria Antunes – 21-10-1816 – Torneiros de Cima
Ele, natural da Delvira(?), Álvaro e baptizado no Sobral de Baixo e morador nos Torneiros de Cima, filho de José da Silva e de Maria Teresa, moradores no dito lugar
Ela filha de João Antunes e de Maria Domingues, moradores no Baraçal

Manuel Afonso – Isabel Mateus Cardosa – 04-06-1817 – Roda e Mogueiras de Sima
Ele filho de João Afonso e de Joana Jorge, natural e todos moradores na Roda, os pais já defuntos
Ela filha de Manuel Mateus e de Maria Ignês Cardosa, natural e todos moradores nas Mogueiras de Cima

Domingos Álvares – Maria Antónia – 10-07-1817 – Serra e Cavalo
Ele, natural do Cavalo D’Além, filho de António Fernandes e de Maria Domingues, todos moradores no Cavalo
Ela, viúva de António Afonso da Moutinhosa, filha de Manuel Domingues e de Luísa Maria

José Domingues – Maria Jacinta Henriques – 07-05-1817 – Azinheira e Roda
Ele, viúvo de Maria Antónia da Azinheira, filho de João Domingues e de Maria Antónia, moradores no mesmo lugar
Ela, natural da Roda, filha de João Henriques e de Francisca Maria, todos moradores na Roda

Domingos Martins – Rosália Maria – 19-05-1817 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Isidoro Martins, já defunto, e de Isabel Domingues, natural e todos moradores no Cavalinho, Mosteiro
Ela filha de João Mateus, já defunto, e de Josefa Domingues, todos naturais e moradores nas Sardeiras de Cima

Francisco Pires – Paula Maria – 25-05-1820 – oleiros
Ele já viúvo e de cujo casamento não teve filhos (Assento 59), filho de Joaquim Pires e de Catarina Maria, natural e todos moradores em Oleiros
Ela filha de Manuel Antunes e de Maria Josefa, natural e moradores em Oleiros

Ignácio Domingues Mendes – Joana Antunes – 29-05-1820 – Oleiros e Azinheira
Ele, viúvo de Maria Fernandes, filho de João Domingues Mendes e de Maria Luís, natural e todos moradores em Oleiros
Ela, natural da Azinheira, filha de Manuel Antunes e de Maria Afonsa, moradores na Azinheira

João Mateus – Jacinta Mateus – 09-01-1821 - Rabaças
Ele filho de João Mateus e de Ana Maria, moradores no Vale da Ouzanda, Estreito
Ela filha de Ignácio Mateus e de Maria Josefa, natural e todos moradores em Oleiros

António Afonso – Maria Joana – 10-01-1821 – Moutinhosa e Banhado
Ele, viúvo de Luísa Domingues, sem filhos deste casamento, natural do Vale do Souto, filho de Domingos Afonso e de Maria Luís, natural e todos moradores no Vale do Souto
Ela, natural dos Torneiros de Baixo, filha de Miguel Domingues e de Joana Maria, moradores no Banhado.

Francisco de Paulo e Siqueira – Joana Maria Gonçalves – 26-06-1821 – Oleiros
Ele, filho natural de Ana Maria de S. José, natural e moradores em Oleiros
Ela filha de António Gonçalves e de Isabel Maria, moradores no Roqueiro, Oleiros

Domingos João – Maria Garcia – 04-07-1821 – Orelhão e Eirigo
Ele filho de Manuel João e de Ana Maria naturais e todos moradores no Orelhão
Ela filha de João Álvares Garcia e de Luísa Farinha, natural e todos moradores em Eirigo

Manuel José Rei – Antónia Maria da Conceição – 05-09-1821 – Roqueiro e Feteira
Ele, natural do Roqueiro onde foi baptizado e morador desde menino em Oleiros, filho natural de Isabel Maria, solteira, moradora no Roqueiro
Ela, moradora em Oleiros, filha de António Martins e de Maria Fernandes, moradores na Feteira

João Esteves – Maria Joaquina – 17-10-1821 – Panasqueira
Ele, natural da Panasqueira, filho de João Esteves e de Maria Josefa, todos moradores na Panasqueira
Ela filha de Joaquim Martins e de Maria de Jesus, natural e todos moradores no Vale Formoso.

José Leitão de Moura – Jacinta Maria – 14-05-1823 – Oleiros
Ele filho de João Baptista e de Jacinta Teodora de Moura, de Oleiros
Ela filha de Manuel Afonso e de Isabel Mateus, moradores em Pero Cabeço

Teodósio Ferreira – Jacinta Caetana – 23-05-1823 – Castelo Branco e Oleiros
Ele filho de Silvestre Ferreira de Castelo Branco e de Francisca Nunes
Ela filha de João Lourenço e de Maria Antunes, naturais e moradores no Peso Redondo

João Afonso – Maria Joaquina – 18-10-1826 - Carvalheira e Sardeiras de Baixo
Ele, natural da Carvalheira e morador no Orelhão, filho de Manuel Afonso e de Maria Joana, moradores na Carvalheira
Ela filha de Joaquim Martins e de Feliciana Maria, já defuntos, moradores nas Sardeiras de Baixo

Faustino Carvalho – Maria Rosa – 13-11-1826 – Oleiros
Ele, viúvo de Jacinta Domingues e filho de Francisco Carvalho e de Margarida Teresa, moradores em Oleiros
Ela, natural do Vale da Ouzanda, Estreito, filha de João Mateus e de Rosa Antunes do mesmo lugar

Francisco Álvares Garcia – Bárbara Maria – 13-02-1828 – Moucho
Ele filho de Joaquim Garcia do Moucho e de Maria Josefa do Bonjardim, natural e todos moradores no Moucho
Ela filha de Manuel Afonso, já defunto, de Eirigo e de Bárbara Maria do Baraçal onde são moradores

Manuel Afonso – Maria Josefa – 13-02-1828 - Baraçal e Moucho
Ele filho de Manuel Afonso, já defunto, e de Bárbara Maria de Eirigo e moradores no Baraçal
Ela filho de Joaquim Garcia do Moucho e de Maria Josefa do Bonjardim, natural e todos moradores no Moucho

Manuel Pereira – Antónia Farinha – 13-01-1829 - Moutinhosa
Ele filho de Manuel Pereira da Moutinhosa e de Vicência Maria dos Casais, Cortiçada (Proença-a-Nova) e moradores também na Moutinhosa
Ela filha de João Afonso e de Luísa Farinha da Moutinhosa

João Antunes – Maria Joaquina – 14-01-1829 - Azinheira
Ele filho de João Afonso e de Maria Rosa, ambos da Azinheira
Ela, natural do Ribeiro das Várzeas, filha de Manuel Mateus e de Ana Maria, ambos da Azinheira

Sebastião Luís – Clemência Maria Garcia – 26-08-1829 - Bonjardim e Eirigo
Ele filho de Manuel Luís e de Isabel Garcia, todos moradores no Bonjardim
Ela filha de João Alves e de Luísa Maria Farinha, moradores em Eirigo

Domingos Barata – Maria dos Santos – 12-10-1829 – Oleiros
Ele filho de Caetano Barata e de Maria Dias de Oleiros
Elas, natural de Álvaro, filha de Manuel Martins e de Maria Rodrigues, já defuntos, foram moradores em Oleiros

Francisco Mateus – Maria Luísa – 30-04-1834 – Lomba da Serra e Moutinhosa
Ele filho de João Mateus e de Maria Joaquina natural da Lomba da Serra
Ela filha de Ignácio Domingues e de Luísa Maria, moradores na Moutinhosa

João Henriques – Isabel Cardosa – 28-05-1834 – Roda e Alvito
José Lourenço – Luísa Maria – 07-02-1831 – Vale dos Pinheiros e Oleiros
Ele filho de Manuel Lourenço do Vale dos Pinheiros e de Domingas Simões da Folga
Ela filha de Domingos Pereira e de Maria Luís da Urraca e moradores em Oleiros

João Mateus – Maria Josefa – 14-09-1835 – - Dispensa de consanguinidade em 2º e 3º grau – Sardeiras de Cima e Vale das Ovelhas
Ele filho de João Mateus das Sardeiras de Cima e de Josefa Domingues, natural e moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de João Luís do Vale das Ovelhas e de Josefa Maria, natural da Pisoria e moradores no Vale das Ovelhas

Ignácio Domingues – Maria Joana – 01-12-1835 – Moutinhosa
Ele filho de Ignácio Domingues, natural do Vale da Cuba, e de Luísa Maria da Moutinhosa e aí moradores
Ela, natural do Milrico, filha de Manuel Afonso da Azinheira e de Joana Maria do Vale dos Pinheiros e moradores no Milrico


Espero ter acrescentado mais qualquer coisas às vossas pesquisas.


Com os melhores cumprimentos.


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Farinhas da Sertã

#228079 | hmrb | 30 abr 2009 23:56 | Em resposta a: #227843

Casamentos em Oleiros

(Continuação)

João Henriques – Maria Antunes – 02-01-1836 – Vale da Sardinha
Ele filho de José Henriques, natural da Roda e de Joaquina Cardosa natural dos Casais de Baixo, Proença-a-Nova e moradores no Bico da Pedra
Ela filha de Manuel Antunes do Sobral de Cima, Álvaro e de Maria da Conceição do Vale Redondo e moradores no Vale da Sardinha

Manuel Domingues (morre em 10-5-1852 – 50 anos) – Maria Garcia – 19-01-1836 – Moutinhosa e Cavinha
Ele filho de Ignácio Domingues, natural do Vale da Cuba e de Luísa Maria da Moutinhosa onde são moradores
Ela filha de Manuel Garcia da Cavinha e de Josefa Maria do Sabugal e moradores na Cavinha

Manuel Farinha Castanheira – Antónia Maria – 28-11-1836 - Sardeiras de Baixo e Fernão Porco
Ele filho de José Farinha Castanheira da Moutinhosa e de Maria Farinha Cristovão das Sardeiras e aí moradores
Ela filha de João Mateus do Fernão Porco e de Maria Mateus do Moucho e moradores no Fernão Porco

Domingos Fernandes – Maria Mateus – 09-01-1837 – - Dispensa de consanguinidade em 2º e 3º grau – Ribeiro das Várzeas
Ele, viúvo de Maria Garcia, natural do Vale da Lousa e morador no Ribeiro das Várzeas, filho de João Fernandes do Vale da Lousa e de Maria Alves, natural dos Conqueiros, Sobreira Formosa, e moradores no Vale da Lousa
Ela filha natural de Margarida,natural do Ribeiro das Várzeas

Manuel Afonso – Joana Maria – 05-06-1837 – Vale do Souto e Amieirinha
Ele filho de Francisco Afonso e de Maria Antunes, naturais e moradores no Vale do Souto
Ela filha de João Afonso da Azinheira e de Maria Rosa da Panasqueira e moradores na Azinheira

José Dias – Josefa Maria – 11-07-1837 – Fojo e Folga
Ele filho de Manuel Dias do Fojo, Troviscal, e de Maria Teresa da Serra e moradores no Fojo
Ela filha de António Domingues do Vale da Cuba e de Luísa Maria da Folga e aí moradores

José Martins – Teodora Maria – 07-08-1838 – Roda
Ele filho de Valentim Martins, natural de Álvaro e de Luísa Maria natural do Monte Fundeiro e moradores na Roda
Ela filha de José do Nascimento da Isna e de Maria Domingues natural da Lomba

Domingos Antunes – Maria Luísa Farinha – 10-10-1838 – Sardeiras de Cima e Eirigo
Ele filho de Francisco Antunes das Sardeiras de Cima e de Ignês Maria do Fernão Porco e moradores nas Sardeiras de Cima
Ela, natural de Eirigo, viúva de João Gonçalves, filha de António João de Oleiros e de Isabel Farinha das Barrocas e moradores em Eirigo

Manuel Jorge – Jacinta Maria – 06-08-1839 – Fojo e Roda
Ele filho de Manuel Jorge e de Isabel Maria do Fojo, onde são moradores
Ela filha de João Afonso da Roda e de Maria Joana do Pomar, Sarzedas e moradores na Roda

Domingos Mendes – Sebastiana Maria Mateus - 06-08-1839 – Fernão Porco
Ele filho de Domingos Mendes de Ramalhos, Pedrogão Pequeno e de Jacinta Rosa das Sardeiras de Baixo e aí moradores
Ela filha de João Mateus do Fernão Porco e de Maria Mateus do Moucho e moradores no Fernão Porco

António Luís – Joaquina Maria – 21-08-1883 - Vale Formoso e Vale da Sardinha
Ele, de 31 anos, filho de Manuel Luís do Bonjardim e de Joana Maria do Vale Formoso
Ela, de 25 anos, filha de João Antunes do Vale da Sardinha e de Joaquina Maria do Monte Fundeiro

Manuel Luís – Martinha dos Santos – 27-11-1877 – Vale Formoso e Quartos
Ele, de 23 anos, jornaleiro, viúvo de Maria Joaquina do Vale Formoso, filho de Manuel Luís e Joana Maria
Ela, de 22 anos, natural dos Quartos, filha de António Martins dos Quartos e Joaquina Maria do Carvoeiro, Pampilhosa
Testemunhas: João Luís, solteiro.

Manuel Afonso – Maria Domingues – 17-02-1773 – Sardeiras de Cima
Ele viúvo de outra Maria Domingues, filho de José Afonso e de Maria João, moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de Manuel Afonso e Conceição Domingues, moradores em Pombal

António Martins – Maria Luís – 23-07-1772 – Vale da Colmeia
Ele, já viúvo, filho de Manuel Martins e de Maria Gonçalves, moradores em S. Paulo de Cima, Estreito
Ela filha de Manuel Mendes e de Isabel Luís, moradores no Vale das Ovelhas

António Martins – Florência Maria – 07-02-1770 – Vale da Colmeia
Ele filho de Manuel Martins e de Maria Gonçalves, moradores em S. Paulo de Cima, Estreito
Ela filha de Luís Fernandes e Francisca Antunes, moradores no Mosteiro e agora no Vale d Colmeia

João Domingues – Joana Maria – 15-06-1760 – Casal da Sobreira
Ele filho de João Domingues e de Isabel Mendes, moradores no Casal da Sobreira
Ela filha de Manuel Luís e de Isabel Simões, moradores no Vale Formoso

João Domingues – Maria Luís de Jesus – 30-05-1769 – - Dispensa de consanguinidade em 3º grau – Vale da Sobreira
Ele filho de João Domingues e de Isabel Mendes, moradores no Vale da Sobreira
Ela filha de Manuel Luís e de Isabel Simões, moradores no Vale Formoso.

Francisco de Sequeira – Isabel Rodrigues – 15-04-1769 – Oleiros
Ele filho de João de Sequeira e de Catarina Salgueira, de Oleiros, - 3º e 4º grau
Ela filha de João Gonçalves e de outra Isabel Rodrigues, moradores no Estreito.

Domingos João – Margarida Dias – 01-06-1769 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Domingos João e de Maria Domingues, moradores no Carujo.
Ela, viúva de João Mateus das Sardeiras de Cima, filha de José Alves e de Esperança Dias, moradores na Tojeira de Cima

Teotónio Ribeiro de Andrade – Margarida Mateus – 02-08-1768 – Mogueiras de Baixo
Ele filho de Manuel Ribeiro e de Maria Simões, moradores nas Mogueiras de Baixo
Ela filha de Manuel Gonçalves e de Maria Mateus moradores também no mesmo lugar.

Manuel João – Ana Francisca – 27-02-1767 – S. Paulo de Cima, Oleiros
Ele, já viúvo, filho de João Domingues e de Isabel Freire, moradores na Moutinhosa
Ela filha de Simão Fernandes e de Isabel Francisca, moradores no Milrico.

Manuel João – Maria Simões – 11-11-1760 – S. Paulo de Cima, Oleiros
Ele, já viúvo, filho de João Domingues e de Isabel Freire, moradores na Moutinhosa
Ela filha de Manuel Fernandes e de Joana Simões, moradores na Urraca.

José Alvares Garcia – Maria Garcia da Conceição – 19-06-1764 – Eirigo
Ele filho de Martinho Álvares e de Maria Garcia
Ela filha de Manuel Luís e de Isabel Garcia de Eirigo

Ambrósio Garcia – Victória Maria – 17-06-1762 – Moucho
Ele filho de José Álvares e de Isabel Garcia, moradores na Cava
Ela filha de António Domingues e de Isabel Gonçalves, moradores no Moucho.

Manuel Fernandes – Joana Domingues – 15-2-1762 – Carvalheira
Ele, viúvo de Maria Jorge do Vale de Peixe, filho de Martinho Fernandes e de Maria Domingues, moradores na Carvalheira
Ela filha de Manuel Domingues e de Joana Domingues, moradores em S. António de Cima

Manuel Afonso – Joana Jorge – 23-11-1759 – Baraçal
Ele filho de Manuel Afonso e de Maria Antónia, moradores no Baraçal
Ela filha de José Martins e de Maria Jorge, moradores na Lisga

António João – Maria da Cruz – 04-03-1760 – Oleiros
Ele filho de João Simões e de Maria Antunes
Ela filha de João Luís e de Maria João, moradores no Caniçal

João Esteves Nunes – Maria Catarina João – 08-05-1758
Ele filho de Matias Esteves e de Maria Nunes, já defunta e moradores que foram no Fojo
Ela filha de João Martins e de Isabel João, moradores no Caniçal

João Domingues Crato – Maria Luís – 02-06-1757 – Pombal
Ele filho de Domingos João e de Maria Domingues
Ela filha de Manuel Luís e de Maria Domingues, moradores em Pombal

Manuel João – Victória Maria – 06-06-1757 – Carujo
Ele filho de Domingos João e de Maria Domingues, moradores no Caruoj
Ela filha de Manuel Luís e de Maria Domingues moradores em Pombal

Manuel Afonso – Maria Domingues – 12-07-1756 – Sardeiras de Cima
Ele filho de José Afonso e de Maria João, moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de José João e de Maria Domingues moradores na Roda

João Afonso – Joana Jorge – 26-02-1752 – Roda
Ele filho de Manuel Afonso e de Margarida Domingues, moradores na Roda
Ela filha de João Fernandes e de Maria Simões, moradores que foram no Cavalinho

Simão Domingues – Maria Esteves – 12-03-1755 – Mogueiras de Baixo
Ele filho de Simão Domingues, já defunto, e de Maria Gonçalves, moradores nas Mogueiras de Baixo
Ela filha de Matias Esteves, já defunto, e de Ana Jorge moradores no Fojo.

Manuel Esteves – Maria Gonçalves – 12-05-1755 – Fojo
Ele filho de Matias Esteves, já defunto, e de Ana Jorge
Ela filha de Simão Domingues e de Maria Gonçalves, moradores nas Mogueiras de Baixo.

António Fernandes – Joana Freire – 08-04-1754 – Baraçal
Ele filho de Manuel Fernandes e de Isabel Simões, moradores em Sendinho Andante
Ela filha de André João e de Joana Freire, moradores em Sendinho Andante.

João Luís – Isabel Maria – 30-08-1750 – Bonjardim
Ele filho de Domingos Luís e de Isabel Antunes, moradores no Bonjardim
Ele filha de Simão Fernandes e de Domingos João

António Luís – Maria Domingues – 09-02-1750 – Mogadouro
Ele filho de Domingos Luís e de Isabel Antunes, moradores no Bonjardim
Ela filha de Domingos Martins e de Joana Domingues, moradores no Mogadouro

José Luís – Isabel João –
Ele filho de Domingos Luís e de Isabel Antunes, moradores no Bonjardim
Ela filha de Domingos Afonso, já defunto, e de Maria…..

Francisco de Siqueira – Francisca Freire – 16-08-1749 – Oleiros
Ele filho de João de Siqueira e de Catarina Salgueira
Ela filha de João Antunes e de Isabel Freire, todos moradores em Oleiros

António Martins – Maria João– 30-07-1748 – Caniçal
Ele filho de Luís Martins e de Maria Martins, já defuntos.
Ela filha de Manuel João e de Joana Domingues, moradores no Caniçal.

Manuel João – Maria Gaspar – 04-06-1748 – Caniçal
Ele, já viúvo, filho de Manuel João e de Joana Domingues, já defuntos
Ela filha de Manuel Fernandes e de Sebastiana Antunes, já defuntos, e moradores no Orelhão.

António Afonso – Margarida Jorge – 05-02-1748 – Isna
Ele filho de António Afonso e de Isabel João, moradores no Caniçal
Ela filha de Pedro Fernandes e de Margarida Fernandes

Francisco de Siqueira – Catarina Barata – 12-09-1747 – Oleiros
Ele filho de João de Siqueira e de Catarina Monteira
Ela filha de António Barata e de Sebastiana Fernandes, todos moradores em Oleiros.

Manuel Afonso – Conceição Domingues – 05-06-1747 – Pombal
Ele filho de José Afonso e de Maria Martins, moradores em Pombal
Ela filha de Manuel Domingues e de Margarida Dias, moradores no Vale da Cuba.

Manuel Afonso – Maria Antónia – 29-05-1753 – Baraçal
Ele filho de João Afonso e de Joana Domingues, moradores no Baraçal
Ela filha de Manuel Martins e de Mariana Luís, moradores no Mosteiro

Francisco Esteves – Joana Luís – 03-09-1742 – Eirigo
Ele filho de Manuel Esteves e de Maria Farinha, moradores no Vale da Cuba
Ela filha de Domingos João e de Maria Luís, moradores em Eirigo

Manuel Afonso – Ana Simões – 11-09-1741 – Sardeiras de Cima
Ele filho de Martinho Afonso e de Joana Domingues, moradores nas Sardeiras de Cima
Ela filha de Martinho Alves e de Maria Simões


Cumprimentos

Hermínia Barata

Resposta

Link directo:

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#357382 | bisneto | 09 mai 2015 18:40 | Em resposta a: #78613

Caros amigos,
Sou brasileiro mas vivo em Lisboa desde 2000, e tenho origens portuguesas da família Farinha por parte de mãe.
Por pedido da minha irmã estou investigando nossas origens.
Gostava de saber se há algum registo de, ou se alguém tem conhecimento de um Sr. Henrique Farinha, que emigrou para o Brasil no princípio do século XX, por volta de 1920.
Casou-se e teve filhos, entre eles meu avô José Farinha.
Meu avô sempre dizia que eram de Proença-a-Nova.
Se tiverem algulma informação ou onde posso procurar, fico muito agradecido.

Muito Obrigado,

José Luiz Brandão

Resposta

Link directo:

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#358082 | jvaldeira | 29 mai 2015 00:27 | Em resposta a: #357382

Caro José Luiz Brandão

Terá de contactar o Registo Civil de Proença-a-Nova para obter uma cópia do registo de nascimento.

Vai precisar de mais alguma informação. Pode obter nalgum documento de seu avô.

Mas até pode ser que tenha sorte e consiga só com o que sabe.

Proença-a-Nova faz todo o sentido porque fica na zona de onde este sobrenome é originário, ou pelo menos onde existe numa enorme concentração de Farinhas.

jvaldeira

Resposta

Link directo:

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#358122 | jvaldeira | 30 mai 2015 00:13 | Em resposta a: #357382

Caro José Luiz

Descobri o passaporte do seu avô de seu avô Henrique Farinha de Proença-a-Nova emitido em 1913-04-18. Veja aqui: http://digitarq.adctb.arquivos.pt/details?id=1061418

Contacte o Arquivo distrital de Castelo Branco
O CÓDIGO DE REFERÊNCIA é PT/ADCTB/ACD/GCCTB/H-D/005/0004/000861

Boa sorte
jvaldeira

Resposta

Link directo:

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#358139 | anamforte | 30 mai 2015 21:59 | Em resposta a: #358122

Boa noite, por acaso não é capaz de descobrir o passaporte de Nazareth Jesus ou Nazareth de Jesus Forte do lugar do Mosteiro, Oleiros que nasceu em 1896
Fico-lhe grata
(aproveito para lhe dizer que ja lhe enviei mensagens, temo que não as tenha lido)
Ana Andrade

Resposta

Link directo:

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#358149 | jvaldeira | 31 mai 2015 11:47 | Em resposta a: #358139

Bom dia
O passaporte não consta no AD Castelo Branco. É facil de pesquisar através do link a cima.
Não recebi a mensagem. Como enviou?
Jvaldeira

Resposta

Link directo:

Fam. Farinha (Sertã e Oleiros)

#422230 | dghawmj | 01 mar 2020 21:41 | Em resposta a: #78740

Excelente descrição. Em 1836 era vigário no Sardoal o Padre João Antonio Farinha, mas não conheço o nome dos Pais e Avós, por não ter assentos de casamento. Será dificil saber algo mais. Cumprimentos

Mora de Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 14:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen