Valentes de Serpa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Valentes de Serpa

#78619 | luis262 | 03 dez 2004 00:48

Caros Partipantes do Fórum:

Procuro os ascendentes de Bento Valente nascido em Serpa c. de 1750 casado com Benta Leonarda Guerreiro também natural de Serpa.
Sei que tiveram pelo menos uma filha, Margarida da Conceição Guerreiro Valente n. em Moura que casou com José da Costa de Aguilar igualmente n. em Moura c.g.

Informaram-me que na revista " Tabardo", nº 2, terá sido publicado um trabalho, "Subsídios para uma história genealógica das famílias alentejanas :os Valentes de Serpa" da autoria de Luís Cabral de Moncada.
Será que alguém me sabe dizer onde poderei arranjar a dita revista, ou caso possua um exemplar e conheça o estudo, me possa informar se dele consta alguma referência a este Bento?

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#78674 | amafs | 03 dez 2004 20:51 | Em resposta a: #78619

Caro Luis Piçarra :

Õ estudo de Luis Cabral Moncada sobre os Valentes de Serpa vem,defacto ,publicado no nº 2 do Tabardo.
Desta publicação já sairam 2 nºs e vi-os hoje à venda na Livraria Férin na R. Nova do Almada em Lisboa. Nº telef. 213424422. Fax 213471101.
Endereço elect. : livraria.ferin@ferin.pt

Cumprimentos

Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#78686 | luis262 | 03 dez 2004 23:55 | Em resposta a: #78674

Caro Ferreira da Silva:

Obrigado pela sua informação.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#78808 | luis262 | 06 dez 2004 14:54 | Em resposta a: #78686

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#78869 | luis262 | 06 dez 2004 23:31 | Em resposta a: #78674

Caro Ferreira da Silva:

Tive oportunidade de passar hoje pela Férin e verifiquei que o trabalho publicado no segundo número da "Tabardo", sobre os Valentes de Serpa, é relmente uma contribuição importante para o estudo de um ramo alentejano dessa família. É até muito possível que tenham a ver com esses meus ascendentes Valentes de Serpa, mas visto terminar em meados do séc. XVI, existe um hiato de cerca de um século, relativamente aos elementos(poucos...) que possuo e que só poderei eventualmente preencher, depois de buscas referentes a esse tempo e região. Aliás vou tentar alargá-las a Aguilares e a Guerreiros, também de Serpa, logo que me seja possível passar uns dias em Beja.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#78914 | amafs | 07 dez 2004 17:24 | Em resposta a: #78869

Caro Luis Piçarra:

Lamento que o trabalho de L. C. Moncada não satisfaça,na altura,as s/necessidades.
Quanto a Aguilares e Guerreiros nada sei.

Minha mulher tem raízes no Alto Alentejo (Évora e Montemor-o-Novo ): Amarais e Cunha e Sá. Destes,tenho alguns elementos.

Cumprimentos

Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79274 | luis262 | 12 dez 2004 15:56 | Em resposta a: #78914

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79294 | Jpteixeira | 13 dez 2004 01:28 | Em resposta a: #78619

Caro Luís Piçarra:

Tenho comigo a revista Tabardo nº2 que adquiri, em Outubro, pela Internet, na Livraria do Guarda Mor do Genea. O custo foi de 33 euros e recebi-a passados cerca de 8 dias
Sobre a questão em apreço, há na realidade referência a um Bento Valente, que passo a transcrever: "cristão velho e nobre, procurador do concelho de Serpa em 1602, casado com Isabel Gomes, irmã esta de Maria Borralho casada com Diogo Barreto moço da câmara, como se diz no processo ...".
Como já reparou, a data aqui referida não coincide com a sua, mas tudo leva a crer que possa existir uma ligação a esse seu Bento Valente.
Este trabalho de Luís Cabral de Moncada desenvolve-se pelos Séc. XIV, XV, XVI e XVII. A data por si referida está para além do âmbito da publicação em causa.
Se precisar de mais alguma informação é só colocar no Fórum.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79295 | luis262 | 13 dez 2004 07:33 | Em resposta a: #79294

Caro Júlio Sousa:

Obrigado pela sua informação.
Passei há dias pela Férin, onde tive oportunidade de consultar a Tabardo e o reeferido estudo mas, talvez a pressa com que estava no momento, que só me permitiu dar uma "vista de olhos" pelo trabalho, fez com que não tivesse reparado na referência a esse Bento Valente.
Vou comprar a revista pois o assunto interessa-me, até pessoalmente, uma vez que o Bento Valente que refiro e sua mulher Benta Leonarda Guerreiro. foram meus quintos avós, por parte do meu pai.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79333 | Jpteixeira | 13 dez 2004 18:44 | Em resposta a: #79295

Caro Luís Piçarra:

Na verdade, o autor ( Luís Cabral de Moncada), refere a existência de dois ramos dos Valentes de Serpa. O ramo a que aludi na mensagem anterior é, segundo o autor, parente muito próximo dos primeiros Valentes que o mesmo menciona.
O autor discorre a sua investigação a partir de D.Clemência Valente, inquirida pelo Santo Ofício em 1602, tendo dado origem a um processo, do qual foram retiradas informações que levam até ao Bento Valente que lhe referi e pai da já citada Clemência Valente. No entanto, dentro deste ramo, há mais pessoas com o nome de Bento Valente.
Assim, julgo que esta revista constitui um documento muito valioso para si. Por outro lado e sem desprimor para todos os trabalhos que dela fazem parte, contém um importante estudo da autoria de Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real, intitulado " Para o estudo das élites do Algarve no antigo regime. Fidalgos, nobres e demais privilegiados no poder concelhio", verdadeiramente "demolidor" em termos de informação que disponibiliza e recomendável para todos os que se dedicam ao estudo da História local/regional.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79336 | Eleny | 13 dez 2004 19:13 | Em resposta a: #79333

Caro Sr. Júlio,sabe se esses Valentes de Serpa são familiares dos de Mourão?Se assim fôr,também eu estarei interessada nesse estudo.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79337 | Eleny | 13 dez 2004 19:14 | Em resposta a: #79333

Caro Sr. Júlio,sabe se esses Valentes de Serpa são familiares dos de Mourão?Se assim fôr,também eu estarei interessada nesse estudo.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#79362 | luis262 | 13 dez 2004 23:26 | Em resposta a: #79333

Caro Júlio Sousa:

Mais uma vez lhe agradeço a sua colaboração.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111128 | luis262 | 02 fev 2006 01:24 | Em resposta a: #79333

Caros Júlio de Sousa e restantes participantes :

Graças à disponibilidade de José Maria Ferreira , que teve a amabilidade de fazer buscas por mim no A.D. de Beja, consegui cópias dos assentos de baptismo de Margarida da Conceição Guerreiro Valente, b. a 4.11.1776, na Igreja Paroquial de Santo Aleixo, Moura e do seu pai Bento Valente, o que me permitiu voltar, passado um ano, aos meus ascendentes Valentes de Serpa, visto que aos pedidos que fis para o Arquivo , foi-me respondido que , por falta de pessoal, só podiam enviar assentos cuja data e a freguesia fossem indicados.
Assim:

1. Bento Valente, nasceu na Vila de Serpa , e foi batizado na Igreja de São Salvador a 8.7.1751. Casou com Benta Leonarda Guerreiro , filha de Manuel Guerreiro e de sua mulher Maria da Conceição, todos naturais da Vila de Serpa. Foi filho de:

2. Francisco Valente e de sua mulher Margarida da Conceição, sendo esta vez filha de Sebastião Mestre e de s.m. Isabel da Conceição, todos naturais da Vila de Serpa.Foi filho de:

3.Manuel Valente e de sua mulher Isabel Gonçalves, naturais da Vila de Serpa.

É pois de supor que este Manuel Valente c.c. Isabel Gonçalves , possa ter nascido em Serpa nos últimos anos do séc, XVII. Será que já estará abrangido pelo âmbito desse estudo de Luis Cabral de Moncada?
De qualquer forma vou comprar o nº 2 do Tabardo , mas se alguem me pudesse disponibilixar alguma informação agradecia.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111129 | luis262 | 02 fev 2006 01:35 | Em resposta a: #111128

Peço desculpa, mas verifico que não assinei a minha mensagem anterior.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111130 | luis262 | 02 fev 2006 01:41 | Em resposta a: #111129

Verifico também que passaram algumas gralhas , que apenas posso justificar pelo adiantado da hora.
Cumprimentos
LP

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111142 | ACB | 02 fev 2006 12:17 | Em resposta a: #78619

Caro Luís Piçarra,

Sou descendente de "Valentes" da Aldeia Nova de S. Bento. Minha bisavó Bárbara Joaquina Valente era filha de Bento Mari Valente e de Genoveva da Conceição Silveira, tendo nascido em 16 de Janeiro de 1857.

Haverá relação entre estes Valente e os de Serpa?

Cumprimentos

A. Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111144 | luis262 | 02 fev 2006 13:24 | Em resposta a: #111142

Caro A. Cunha Bento,

Tenho este ramo familiar ainda pouco estudado, pois tal como acontece com a minha ascendência do lado paterno, que é maioritáriamente dos concelhos de Moura e Serpa, existem muitas falhas na terre do Tombo e quanto às buscas no Arquivo de Beja só se conseguem fazer "in loco", ou então se dispusemoos de datas e feguesias de nascimento, uma vez que têm falta de pessoal.

No caso dos meus costados maternos, consegui avançar inconparavelmente mais e, mais facilmente também, pois foi possível em vários casos entroncar com livros e estudos recentes de Genealogia ou nobiliários antigos.

Por isso, só agora voltei agora aos Valentes de Serpa, e graças à ajuda que já mencionei neste tópico, avancei mais um pouco.

Quanto aos seus Valentes, é muito possível que exista alguma ligação com os meus.
Como deve ter lido as questões colocadas neste tópico, será certamente importante para o estudo de todos os Valentes do concelho , o acesso à revista Tabardo, nº 2, ao estudo de Luis Cabral Moncada.
Demomento o que sei está neste tópico...
`
Parece- me ser de comum interesse irmos colocando aqui toda a informação disponível.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111149 | ACB | 02 fev 2006 15:31 | Em resposta a: #111144

Caro Luís Piçarra,

Obrigado pela atenção que prestou à minha mensagem. A informação de que disponho quanto aos Valente do meu ramo é muito pouca contudo, do que vier a ter conhecimento dare conhecimento.

Aproveito para acrescentar que uma irmão de minha avó materna era casada com Manuel Francisco Sebastião Piçarra (ao que suponho natural de Beja), não disponho de mais elementos quanto à ascendência deste.

Cumprimentos

A. Cunha Bento

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111169 | Jpteixeira | 02 fev 2006 22:05 | Em resposta a: #111128

Caro Luís:

O trabalho que citou, de Luís Cabral de Moncada, abrange dois ramos da família Valente de (em ?) Serpa.
Tal trabalho, apresenta como referência temporal mais próxima da actualidade, o ano de 1681, não fazendo qualquer menção ao casamento entre Manuel Valente e Isabel Gonçalves, por este, naturalmente, ter ocorrido em data posterior àquela.
No entanto, numa das famílias apresentadas, são referidos, com repetição, os nomes Bento Valente e Manuel Valente.
Meramente como hipótese, o Manuel Valente referido no final da página 197 do citado trabalho, poderá ser bisavô do seu Manuel Valente, uma vez que o período de tempo que os separa é de cerca de 100 anos.
Estou em crer, pelos dados expostos, que ainda é muito cedo para se inferir algo. Talvez quando localizar o registo de casamento entre Manuel Valente e Isabel Gonçalves, se possa avançar mais.

Os meus renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111212 | jramos | 03 fev 2006 18:16 | Em resposta a: #111169

Caro Confrade,

Eventualmente esse estudo poder-me-á interessar.
Poder-me-á indicar se os nomes de Afonso Annes Valente, casado com D.Isabel Vieira, ou Domingos Roiz Metella casado com Isabel Mendes (pais do anterior), são indicados no estudo?
Agradeço desde já.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#111217 | Jpteixeira | 03 fev 2006 19:23 | Em resposta a: #111212

Caro João Ramos:

Os nomes das pessoas que referiu na sua mensagem, Afonso Annes Valente, casado com D.Isabel Vieira, ou Domingos Roiz Metella casado com Isabel Mendes (pais do anterior), não são indicados no estudo em apreço.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#114020 | luis262 | 13 mar 2006 19:11 | Em resposta a: #111128

Boa tarde:

Na sequência das mensagens anteriores, agradecia qualquer infomação sobre o assento de casamento de Manuel Valente e Isabel Gonçalves que é muito possivel que tenha tido lugar em Serpa , de onde ambos eram naturais, cerca de 1720.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#116653 | luis262 | 15 abr 2006 15:34 | Em resposta a: #114020

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#123989 | luis262 | 31 jul 2006 17:18 | Em resposta a: #111212

Caro João Ramos,

Também adquiri recentemente a revista onde foi publicado o referido estudo.
Por outro lado estou à espera que José Maria Ferreira, que amávelmente se disponibilizou para fazer umas buscas no ADB, me diga se conseguio obter alguns dados~mais sobre os meus Valentes de Serpa.

Se entretanto, tiver mais elementos para além dos que mencionou sobre Valentes de Serpa, poderei ver se encontro alguma coisa no dito estudo de Luís Cabral de Moncada.
Disponha sempre.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#124415 | luis262 | 06 ago 2006 21:58 | Em resposta a: #111169

Caros participantes,

Embora, como referi numa intervenção anterior, já tenha a revista "Tabardo" nº 2 , ainda não consegui ainda encontrar ,nem o assento de casamento entre Manuel Valente e Maria Gonçalves, realizado em Serpa c. 1720, nem o assento de nascimento de Manuel Valente, n. em Serpa c. 1690, pelo que por enquanto é impossível estabelecer qualquer relação com os ramos de Valentes de Serpa estudados por Luís Cabral de Moncada.

Agradeço qualquer tipo de informação, pois por motivos de saúde não me posso de momento deslocar a Beja, e do Arquivo infomaram que devido à falta de pessoal não podem proceder a buscas...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#124824 | luis262 | 13 ago 2006 23:05 | Em resposta a: #124415

Boa noite,

Continuo na esperança de saber de alguma pista sobre a ascendência dos meus Valentes , de Serpa.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Valentes de Serpa

#125084 | luis262 | 16 ago 2006 19:21 | Em resposta a: #124824

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen