Quinta da Amiosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Quinta da Amiosa

#7876 | fjardim | 14 ago 2001 12:19

Caros Participantes,

Gostaria de obter informações sobre a quinta da Amiosa (caracteristicas da sua arquitectura, familias ligadas á quinta, etc), que fica em valadares , concelho de Melgaço (se não estou enganado). Viveu nesta quinta entre outros, Manuel Machado de Araujo, Governador do Couto Laboreiro casado com sua prima D. Maria Machado de Araújo.

Antecipadamente Agradecido,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Amiosa

#8245 | Vasco Jácome | 25 ago 2001 22:28 | Em resposta a: #7876

Caro fjardim

A Casa da Amiosa, em Valadares, Monção, está referida nas “Últimas Gerações de Entre-Douro-e-Minho”, de José de Sousa Machado, Vol. II, pg 432, apostila 237 (no GP - UGEM) e naturalmente que no Canaes de Figueiredo na árvore do mesmo Nº (no GP – ACFIP). Também Felgueiras Gayo os refere no seu ttº de Machados §119. Pelos vistos, estes dois últimos autores enganaram-se quanto à m.er (teria casado 2 vezes?) de Manuel Machado de Araújo. Sousa Machado, já corrigiu para o nome de Maria Manuela Machado de Araújo, Sr.ª da Casa da Amiosa.
Quanto ao edifício (séc. XVIII), está referido por Carlos de Azevedo nos seus “Solares Portugueses”, pelo menos na pg 110 e estampa 105.

Procura algum dado em particular?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Amiosa

#8337 | fjardim | 28 ago 2001 15:24 | Em resposta a: #8245

Prezado Vasco,

Antes demais cumprimenta-lo, e felicitar-lhe pelas suas participaçoes neste forum...

O meu interesse nesta Familia, é baseado na geneologia dos "Barbeitos Padrões", que aparecem na obra "Familias da Madeira e do Porto Santo" do conego Fernando Menezes Vaz.

Segundo esta obra estes Machados Araujo são aparentados com um meu antepassado . Este Manuel Machado de Araujo seria irmão da minha 7ª avó paterna, sendo filho do primeiro barbeito Padrão - com varonia dos machados - a ir para a ilha da Madeira e de uma Luzia Homem D`el Rei.

O fundador da Quinta da Amiosa seria o pai da Maria Manuela Machado Araujo sobrinha de seu marido, pergunto eu ?

Cumprimentos,

Filipe Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Amiosa

#8460 | fjardim | 31 ago 2001 22:00 | Em resposta a: #8337

Caro vasco,

Encontro-me em Vila Real e infelizmente e com alguma frustração minha, no arquivo distrital só existe a 1º e 11º volume das "ultimas geraçoes..." ( na Madeira não existe esta obra).

Pedia-lhe a sua disponibilidade e voluntarismo que enviasse para o meu email: filipejardim@portugalmail as informações sobre a quinta (e familia asssociada)de todas as obras que referiu com excepção para o Felgueiras gayo (existe um exemplar DRAC-Madeira).

Não faço ideia da quantidade de informação que existe da Familia Machado de Araujo, por isso desde já peço-lhe desculpas pelo incomodo.

um abraço e agradecido pela informação até agora prestada e possivelmente pela futura.

filipe jardim

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Amiosa

#29715 | victória | 30 out 2002 11:20 | Em resposta a: #8460

Que outras informações tem relativas aos Araújos de Messegães (S.Miguel) e Valadares?

Desde já grato,

cumprimentos

eduardo domingues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen