Familia Rilho - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Rilho - Brasil

#78762 | suzy gama | 05 dez 2004 18:11

Agradecia alguma informação acerca deste sobrenome no Brasil.
Penso que estará relacionado com o sobrenome Rilhó que existe em algumas zonas de Portugal.


Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#78830 | GPC40 | 06 dez 2004 18:25 | Em resposta a: #78762

Cara Susana

Pelo levantamento que fiz nas listas telefônicas on line, o apelido Rilho é raro no Brasil. No total encontrei 16 assinantes com este sobrenome no país, com a seguinte distribuição por estado:

Rio Grande do Sul: total de 9, sendo 5 em Pelotas e Santa Vitória do Palmar (extrermo Sul) e 4 em Porto Alegre (capital)

Pernambuco: total de 4 (em Olinda e Paulista, na área da Grande Recife)

Maranhão: apenas 1 em São Luís (capital)

Roraima (extremo norte do Brasil): total de 2 em Rio Branco (capital), ambos da mesma família de um dos de Pernambuco

Cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#78835 | suzy gama | 06 dez 2004 18:48 | Em resposta a: #78830

Caro Geraldo

Agradeço a sua atenção, já tinha feito uma pesquisa pelos telefones, tenho algumas moradas e números de telefone, mas evito sempre contactar as pessoas desse modo, nem sempre a receptividade é a melhor.
Já contactei alguns por e-mail mas só obtive uma resposta, que me indicou que o nome por lá não tem acento no "o".
A existência de poucas pessoas com esse sobrenome no Brasil é o que me faz acreditar que sejam descendentes de emigrantes portugueses, de nome Rilhó, mas que por algum motivo "perderam" o acento.

Muito obrigada

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#78840 | GPC40 | 06 dez 2004 19:23 | Em resposta a: #78835

Cara Susana,

O apelido Rilhó é de origem portuguesa ou espanhola? Verifiquei que a forma espanhola Rillo é bastante comum no estado do Rio Grande do Sul, que fica em região de fronteira com os paises de colonização castelhana. Talvez em alguns casos Rilho possa ser uma deturpação de Rillo, principalmente no Sul do Brasil.

Cumprimentos
Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#78844 | suzy gama | 06 dez 2004 19:39 | Em resposta a: #78840

Caro Geraldo

Ainda não achei nenhum Rilhó que ligasse com Espanha, mas também estou ainda em 1750, pode ser que mais para trás. Essa é uma forte hipótese, visto que Rillo em espanhol se lê precisamente Rilho.

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#79466 | mendesdossantos | 15 dez 2004 15:18 | Em resposta a: #78844

Cara Susana:
Desculpe-me por intervir assim, mas necessitava saber se vc é a mesma suzy que postou um tópico sobre os Mendes dos Santos de Lagos. Tenho interesse nessa família.
Se puder lhe ser util em algo, estou à disposição.
Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#79468 | suzy gama | 15 dez 2004 15:26 | Em resposta a: #79466

Clara Gloria

Fui eu de facto que coloquei esse tópico há cerca de 1 ano, mas na altura pensava que o Mendes era de Lagos, quando na realidade era de S.Clemente Loulé.
Tenho Santos em Santa Maria de Lagos mas não desenvolvi ainda pesquisa nesse lado da familia, infelizmente por falta de tempo.

Cumprimentos

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#79470 | mendesdossantos | 15 dez 2004 16:19 | Em resposta a: #79468

Agradeço-lhe tão pronta resposta. Os meus Mendes dos Santos são de Coimbra, concelho de Oliveira do Hospital, freguesia de Lagares. Estou no início de minhas pesquisas, que se arrastaram por todo este ano, em parte por causa da minha inexperiência, em parte por várias dificuldades em localizar qualquer parente que possa dar-me alguma informação.
Um abraço
Gloria
Americana, SP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235175 | vaner | 28 jul 2009 01:47 | Em resposta a: #79470

faço parte da família Rilho no Brasil, realmente não somos muitos. Meu avô paterno veio do concelho de Estarrejo (não estou seguro quanto a grafia) e estabeleceu-se em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul e teve 6 filhos e a maior parte da família vive em Pelotas, Porto Alegre e Santa Vitória do Palmar. No estado de São Paulo tenho uma tia em Piracicaba e eu moro em Mogi-Guaçu.
Se você quiser pode entrar em contato comigo e outros Rilho no Brasil pelo Orkut.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235212 | M Pinheiro | 28 jul 2009 19:50 | Em resposta a: #79470

Das pesquisas que tenho feito, encontro o Apelido Rilhó, por Santa Bárbara de Nexe, S.Brás de Alportel, Loulé - Distrito de Faro
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235213 | M Pinheiro | 28 jul 2009 19:57 | Em resposta a: #235212

Volto novamente ao mesmo assunto, há poucos dias, estive pesquisando requerimentos de pedidos de passaportes do inicio de 1900, e encontro famílias de apelido Rilhó a solicitarem autorização para se deslocarem para o Brasil e para Argentina, sendo a maioria do concelho de Loulé.
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235584 | suzy gama | 02 ago 2009 23:10 | Em resposta a: #235213

Boa noite Manuela

No início da minha pesquisa encontrei um Faísca Rilhó na Argentina, consegui o número de telefone e falei com um primo afastado que por lá ficou.
Tenho conhecimento de outros familiares, da zona de Almancil, que estiveram também na Argentina mas que regressaram.
Não tenho conhecimento de nenhum que tivesse ido para o Brasil.

Gostaria de saber onde posso aceder aos requerimentos que mencionou na sua mensagem, um dia destes que tenha mais tempo, gostaria de consultá-los.

Muito obrigada pela atenção
Com os melhores cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235585 | suzy gama | 02 ago 2009 23:12 | Em resposta a: #78762

...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235586 | M Pinheiro | 02 ago 2009 23:16 | Em resposta a: #235584

Tem que ser no Arquivo Distrital de Faro, consultar o Inventário do Governo Civil, e pedir os maços dos requerimentos dos pedidos de passaportes.
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235589 | suzy gama | 02 ago 2009 23:37 | Em resposta a: #235175

Boa noite Vaner

Creio que cheguei a contactá-lo em 2004 por e-mail, pois o seu nome não me é estranho. Na época, de todos os contactos que fiz, apenas uma menina de nome Igraine me resposndeu e chegámos a trocar algumas mensagens, depois acabei por perder o contacto com ela.

Nunca aprofundei muito a pesquisa sobre os Rilho (sem acento) mas sei que ainda há uma família na zona de Ovar, no distrito de Aveiro (a que pertence também o concelho de Estarreja) pelo que serão ainda seus parentes.

Acerca dos Rilhós (com acento) existem dois ramos, um da zona de Coimbra e outro do Algarve, sendo que segundo o que apurei, o de Coimbra é mais antigo e até agora ainda não encontrei qualquer ligação entre os dois. Não coloco de parte uma possível ligação entre os dois, ou quem sabe, dos três.

Melhores cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#235590 | suzy gama | 02 ago 2009 23:43 | Em resposta a: #235586

Cara Manuela

Muito obrigada.
Sabia que era nos registos do Governo Civil mas não tinha ideia que se encontrava no ADF.

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#236636 | Rilhó | 16 ago 2009 14:08 | Em resposta a: #78835

Cara senhora SUZI GAMA
Tenho visto a percistência com que persegue o nome Rilhó. Não sei se posso esclarecer muito. Informo qie existem Rilhos e Rilhós. Os primeiros são originários da zona da Ovar e os segundos do concelho de Vagos. Não sei acompanhar a genealogia da família Rilhó. De base segura, sei que Josó Marques Rilhó- natural de Covão de Lobo, casou em Corticeiro de Cima -Cantanhede - com Ana de Jesus. Os dois tiveram quatro rapazes e uma rapariga. O meu pai, com a irmã, residir am e morreram onde nasceram. Os outros três rapazes seguintes desapareceram a região de Lisboa. Meu pai gerou Manuel Augusto, Maria Augusta, Zulmira, eu e Isoldina Marques Rilhó. Casado com Maria Antónia Santos Rosa, eramos, Maria Antónia, Maria Pia e José Luís Santos Rosa Rilhó. Os filhos delas deixaram de ter dominante o nome Rilhó. Ele teve Maria Pia, Catariana a Miguel Rilhó
No supõe-se, consta que o meu primeiro antepassado foi soldado desertor de Massena. que os meus tios, além de Liboa, também foram para o Brasil e para o Algarve.
Na região de Cantanhede, há outros Rilhós que desconheço se,num afastado antanho, estiveram ligados a mim.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#236881 | suzy gama | 20 ago 2009 02:30 | Em resposta a: #236636

Caro Luis

Respondi-lhe no tópico Coimbra - Cantanhede : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=236871

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#237070 | Rilhó | 22 ago 2009 14:41 | Em resposta a: #236881

O MEU TEXTO ANTERIOR FOI ESCRITO ENTRE DOIS SONOS. NÃO FOI LIMPO E, POR TAL, APARECEU COM ERROS ORTOGRÁFICOS E SINTÁCTICOS. PEÇO-LHE DESCULPA.
Confirmo que fui irmão de Manuel Augusto Marques Rilhó e sou pai de Maria Pia Santos Rosa Rilhó.
Sintetizando o que afirma nos seus textos e acrescentando-lhes mais algumas coisas, digo:
Os Rilhó de Tarelhos:
Tomé Marques Rilhó, nascido em (1831?) casou com Maria de Jesus - nome mais que vulgar- O casal foi pai de José Marques Rilhó, nascido em 1848. Este, com Maria de Jesus, foram pais de José Marques Rilhó- nascido em 08/11/1899. O filho casou em Escumalha - actualmente Vilamar - com Rosa da Silva ou dos Santos, filha de José Gomes dos Santos e de Ana da Silva, nascida em 1895, e foram pais de Manuel da Silva Rilhó, nascido em16/08/1922.
Em Escumalha, a referir-se a este grupo, não se ouvia o nome Rilhó. Era conhecido pelos Tarelhos.

Uma das principais actividades de Escumalha, assim chamada por ser o depósito dos judeus, foi a de ourives ambulante. Terão sido eles os dispersadores do apelido no país.

Os oriundos de Covão do Lobo, foram José Marques Rilhó, pai de José Marques Rilhó, que casou em Corticeiro de Cima com Joaquina Domingues. Estes foram pais de três rapazes que, abandonaram a terra e não regressaram, de Maria Rosa e de Manuel Marques Rilhó.
Este, nascido em 1888, casou com Maria da Conceição Pinho, filha de Manuel dos Santos Pinho e de Ana da Conceição. Em 17/10/916, foi pai do padre Manuel Augusto Marques Rilhó - já falecido - de Maria Augusta, solteira, de Zulmira, que foi casada com o falecido Josué Marques Catarino, de Luís da Conceição Marques Rilhó, nato em 09/02//928 e de Isoldina.

Casei com Maria Antónia Santos Rosa, nascida em 17/01/928 em Várzea da Serra, filha de Bernardino Rosa dos Santos e de Maria Pia Veiga. Somos pais de Maria Antónia Santos Rosa Rilhó, mãe de Rui Pedro e de Paulo Rilhó da Silva Duarte, de Maria Pia Santos Rosa, mãe de João Pedro Marques Pombinho, e de José Luís Santos Rosa Rilhó, pai de Susana Ribas Rilhó, de 21 anos, e de Catarina e Miguel, infantes
.
Apelidos Rilhó espalhados fora das Gândaras:
Bruno Rilhó Vassago, Felisbela Rilhó, Isabel Pinto, Bernardete Rilhó e Rui Jorge Vaz Rilhó.
Manuel Braga Rilhó, Alcobaça.
Manuel Fernando J Rilhó - ‎Verderena, Barreiro‎.
Virgílio Silva Rilhó - Palmela‎.
José Manuel Braga Rilhó –Barreiro.
Manuel Fernando J Rilhó – Barreiro.
Maria de Oliveira Rilhó, 1812, Condeixa-a-Nova, e muitos outros.

Os Rillo vivem em outras partes de Espanha. Em quantidade, predominam na Catalunha.
Nas operações militares, a governação não se preocupava com a impedimenta dos exércitos. Assim, os alimentos e o recompletamento das forças eram feitos com recurso aos celeiros e aos mancebos das terras por onde as forças avançavam. Há toda a razão para crer que foi um deles que originou a linhagem portuguesa dos Rilhó

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho

#237302 | suzy gama | 24 ago 2009 22:34 | Em resposta a: #237070

Boa noite Luis

Fez um excelente trabalho de síntese, além de me ter facultado algumas informações novas.

Em relação aos Rilhós do Sul, o mais antigo que encontro a usar o sobrenome nasceu em 1751, Domingos de Sousa Rilhó, filho de Manuel Rodrigues e Domingas de Sousa.
Contemporâneos destes são os Rilhos (sem acento) do Bunheiro, Murtosa, Aveiro.

Não encontrei até ao momento qualquer indício de uma ligação dos 3 ramos e possivelmente nunca a encontrarei nos registos algarvios, uma vez que não consigo, de momento, recuar mais na genealogia destas familias por ter atingido as datas limite dos paroquiais.

Em relação aos nomes que apresenta fora das Gândaras, posso adiantar-lhe que Bruno Rilhó, Felisbela Rilhó, Berrnardete Rilhó e Rui Jorge Vaz Rilhó são todos meus primos.
Os Braga Rilhó são descendentes do Manuel da Silva Rilhó nascido em 16.08.1922 casado com Maria de Jesus Braga.

Há muito trabalho a fazer ainda nos registos de Coimbra pelo que talvez um dia destes se consiga entender melhor a genealogia dos "Rilhós de Cantanhede".

Obrigada pela colaboração e interesse
Susana R. Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#249261 | vassago21 | 05 fev 2010 14:22 | Em resposta a: #235585

Vejo que meteram ja muito trabalho,na pesquisa do sobrenome Rilho,visto eu e meu irmão sermos um Rilho,venho aqui deixar meu agradecimento especialmente a minha Prima,meu nome é Bruno Rilho(Aparece anterior Bruno Rilho Vassago mas Vassago é so um nickname,usaso numa actividade que faço) e meu irmão é Sandro Rilho.
Um beijo grande e continuação duma excelente pesquisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rilho - Brasil

#249363 | suzy gama | 07 fev 2010 00:07 | Em resposta a: #249261

Olá Bruno

Apesar das pesquisas estarem um pouco paradas neste momento, fico muito feliz pelo teu agradecimento e deixo o meu obrigada a todos os familiares que me têm ajudado ao longo dos anos.

Cumprimentos à família

Susana Gama

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#372398 | jdelgadinho | 23 jul 2016 22:19 | Em resposta a: #78762

Passados 6 anos creio voltar a ser oportuno voltar a estas pesquisas. Sou bisneto de uma Maria Domingues, natural de Setubal, filha de Maria Domingues e de Jose Marques Rilhó.
Aguns tios do meu pai foram usando o nome Rilhó, apesar de não se assinarem como tal, e varios primos Rilhó ainda existem.

Estes Marques Rilhó terão vindo de Cantanhede para a zona de Alhos Vedros, Moita, e com a expansão colonizadora do principio do seculo XX, deslocaram-se, no meu caso mais directo para zona de Poceirão, no concelho de Palmela.

Resposta

Link directo:

Marco Souza

#373978 | pileco | 22 set 2016 12:50 | Em resposta a: #79470

Desculpe-me entrar na conversa da Família Rilho. Sou de São Carlos (SP) e procuro a muito tempo informações sobre os Mendes dos Santos, especificamente Jacintho Mendes dos Santos. Encontrei batismos de alguns de seus filhos em Boa Esperança de MInas, entre 1814 e 1828. Após esta data, batismos aparecem em Alfenas (MG). De 1837 a 1840, estava como vereador (oficial da Câmara) em Araraquara, já com filhos ali e em Descalvado, onde veio a falecer em 1852. Era casado com Luiza Maria da Cunha, filha de Francisco José da Silva e de Genoveva (ou Genovefa) Tereza da Cunha. Era neta do Alferes Manoel Gonçalves da Cunha. Se tiver alguma informação, por favor, envie para marcopilleggi@hotmail.com.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#373979 | suzy gama | 22 set 2016 13:01 | Em resposta a: #373978

Boa tarde Marco

Não tenho quaisquer registos de Mendes dos Santos no Brasil.

Boas pesquisas
Susana

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#373985 | pileco | 22 set 2016 15:50 | Em resposta a: #373979

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#385491 | JRilho | 18 out 2017 17:17 | Em resposta a: #235212

Boa Tarde,

Peço imensa desculpa por me estar a meter nesta conversa, mas se quiserem conhcer a familia Rilho, sim porque nao tem acento, vivemos todos, maioritariamente, em Ovar, distrito de aveiro, Portugal.

Arvore Genealogica contava com 350 e tal elementos da familia em 2013.

;)

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#420454 | Nicole | 04 jan 2020 19:13 | Em resposta a: #78762

Olà boa noite ...
Obrigado por o seu esforço Susana com o nome rilhò.
EU sou FLàvia rilhò, irmã de cristina rilhò nòs somos primas direitas de bruno rilhò e sandro rilhò.
EU flavia rilhò jà tenho 3 filhos igor rilhò
Laura rilhò
Hailey rilhò.
Gostaria muito de saber acerca do nome rilhò e o porque desta familia enorme ....

Resposta

Link directo:

Familia Rilho - Brasil

#420455 | Nicole | 04 jan 2020 19:19 | Em resposta a: #78762

EU Flàvia rilho sou neta de olàvio rilhò e maria odete rilhò pais de selèsia rilhò minha Mãe e minhas tias e tio .
Diamantino rilhò
Olimpia rilhò
Maria rilhò...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen