Frias, de Aguiar da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Bibliografia

Frias, de Aguiar da Beira

#78850 | apsotomayor | 06 dez 2004 20:08

Caros confrades.

Estou a iniciar o estudo de uma família de Aguiar da Beira, que vivia nos séculos XVIII e XIX na Quinta de Coja, nas proximidades da Vila, onde eram lavradores; desconheço ainda se eram proprietários.

Sei apenas que no último terço do século XVIII, viviam José de Frias, natural da Quinta de Coja e Joaquina Maria, natural da Quinta de Açores, e que ambos tiveram no principio do século XIX, outro José de Frias, Lavrador, que viveu na mesma Quinta.

Do seu casamento com Maria Rosa, nasceu em 1838 naquela Quinta, um Anastácio de Frias, que viveu em Trancoso depois de casado em 1866 com Ana Rosa d'Aguiar, filha de Manuel d'Aguiar e de Ana Delfina ou Ana Francisca.

Sabendo pelos escritos de Alão de Morais que em meados do século XVI era Juiz dos Orfãos de Aguiar da Beira um tal Pedro Gallego, castelhano que passou a esta Vila, na qual casou com ..... de Frias, fundando solar na freguesia de Valverde, pergunto-me se alguém neste forum já terá porventura topado com estas gentes.

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#78968 | rmfrp | 08 dez 2004 14:53 | Em resposta a: #78850

Caro António Pedro de Sottomayor:

Não tenho informação sobre as pessoas que refere. No entanto, ao ler a sua mensagem recordei-me imediatamente de um ramo da minha família, da Quinta de Açores, em que surge o nome Anastácio de Frias. Suponho que estas pessoas estejam de alguma forma ligadas às que indicou. Infelizmente, os registos paroquiais de Aguiar da Beira não me permitiram ir além do casal Luís de Lemos - Francisca Maria, meus sétimos avós, de quem descendo pelo filho José:

LUÍS DE LEMOS, natural da Quinta de Açores, freguesia de Aguiar da Beira c. c. FRANCISCA MARIA, natural da freguesia de Souto de Aguiar da Beira. Terão nascido cerca de 1740. Pais de:

- JOSÉ DE LEMOS c. c. Ana Maria de Almeida, da Quinta de Açores (filha de José Luís e Águeda de Almeida) - filhos nascidos entre 1795 e 1801;
- ANASTÁCIO JOSÉ DE FRIAS c. c. Luísa Maria de Almeida, da Quinta de Açores (filha de José Luís e Águeda de Almeida) - filho nascido em 1806;
- LUÍS DE LEMOS c. c. Mariana da Fonseca, de Carapitinho, Bispado de Lamego (filha de José da Fonseca e Maria Francisca) - filhos nascidos entre 1794 e 1804.

Faço votos para que a sua investigação seja bem sucedida. Estarei muito interessado nas novas informações que venha a encontrar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#79033 | apsotomayor | 09 dez 2004 11:55 | Em resposta a: #78968

Caro Rui Pereira

Interessante, sem dúvida esta coincidência dos Anastácios...

Pelo que me diz, devo deduzir que sua antepassada Francisca Maria, casada com Luís de Lemos, seria da Família Frias, razão porque o seu filho mais novo terá esse apelido e não o de Lemos.

Infelizmente, deparo-me exactamente com os mesmos problemas relativamente aos Registos Paroquiais de Aguiar da Beira.

Contudo, ainda não explorei os óbitos... talvez forneçam mais elementos; também não sei o que lá existe relativamente a notariado e assuntos semelhantes.

Prometo que estarei atento também aos seus elementos quando voltar às investigações, ou seja, quando vierem as férias...

Depois lhe direi.

Até lá,

os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#79034 | victória | 09 dez 2004 12:12 | Em resposta a: #79033

Caro António Pedro de Sottomayor


Também pesquiso por esses lados, nomeadamente, Valverde, Coruche, Qta de Açores – Aguiar da Beira, Qta das Fumadinhas – Aguiar da Beira, Q.ta de Antela – Eirado, Q.ta da Ponte – Cezures – Penalva, Dornelas, Qta dos Carregais – Penalverde. Que nomes em concreto. Tenho alguma informação disponível.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#79072 | rmfrp | 09 dez 2004 22:19 | Em resposta a: #79033

Caro António Pedro de Sottomayor:

Muito obrigado pela sua resposta.

Eu não estou certo de que o apelido Frias provenha de Francisca Maria. Pode perfeitamente vir de um dos pais de Luís de Lemos, ou até de um antepassado mais recuado.

A pessoa a quem eu chamei Anastácio José de Frias aparece-me em três registos:
- como "Anastácio José" no baptismo do filho Bernardino, em 1806;
- como "Anastácio de Frias" no baptismo de Anastácia, filha de Luís de Lemos e Mariana da Fonseca, em 1804 ("foram padrinhos Anastácio de Frias e sua mulher Luísa Maria, tios da baptizada");
- e ainda solteiro, apenas como "Anastácio", no baptismo de Urbana, filha de Luís de Lemos e Mariana da Fonseca, em 1794 ("foram padrinhos Anastácio e Urbana, ambos solteiros e tios da baptizada e naturais da mesma Quinta de Açores").

No já referido baptismo de Urbana, em 1794, uma das testemunhas é João de Frias, da Quinta de Açores. Talvez seja o que refere como natural da Quinta de Coja.

Posso ainda acrescentar que Miguel da Fonseca Amado, Familiar do Santo Ofício nascido a 21.06.1730 em Aguiar da Beira, teve como padrinhos de baptismo Miguel Soares e sua irmã Helena de Frias, solteiros, da vila de Aguiar da Beira.

É esta a informação que tenho sobre Frias na região de Aguiar da Beira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#79301 | apsotomayor | 13 dez 2004 10:09 | Em resposta a: #79034

Caro Eduardo Domingues.

De concreto, ainda pouco sei uma vez que a pesquisa ainda vai muito recente.

Os nomes que revelei no início deste tópico são os que efectivamente já encontrei.

Os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#79303 | apsotomayor | 13 dez 2004 10:15 | Em resposta a: #79072

Caro Rui Pereira.

Obrigado pelo acréscimo de informação remetida.

Infelizmente, para já, não existem pontos de contacto reais, analisando os poucos dados de que ainda disponho.

Com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#88505 | 08061966 | 13 abr 2005 20:09 | Em resposta a: #79303

Caros amigos
lançei a pouco tempo um topo sobre os Martins de Valverde os quais estam ligados com os Frias .Estes são a familia do meu marido os Frias que aparecem na arvore são:
Marcelina de Frias filha de Manuel de Frias e de Agueda Cardoso que casou con Joaõ Lopes em 1748
Manuel de Frias e Agueda Cardoso casaram em 1717 em Coruche
Alesandre Martins que casou com Maria Teresa de Frais nascisa em Coruche em 1823 que tiveram como filhos:Antonia de Frias 1839 Valverde
Tambem hà uma Maria de Frias que foi madrinha de baptismo de José Nunes em Coruche
Luisa a de Frias 1836 "" "
Teresa de Frias 1828 " " "
Luis Martins 1832 " " "
Josefa de Frias 1826 " " "
José Martins 1834 " " "

Depois Antonio de Frias que foi padrinho do João Lopes em 1721
Manuel de Frias e de Maria Teresa que casaram em Coruche em 1794 ele filho de Manuel de Frias e de Maria Rosa naturais de Cortiçada.
As freguesia que eu perquiso são Coruche,Valverde ,Eirado Cesures,vila da ponte,Carapito.
PS;agadeço a quem tiver informações sobre os Nunes ,Nunes Roberto ,e De Alburquerque familia muito conhecidas em Aguiar da Beira
Cumprimentos
Fernanda Martins.(França)

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#88535 | 2910 | 14 abr 2005 09:15 | Em resposta a: #88505

Caro Fernanda Martins
Tenho muita informação sobre os Ferreira de Figueiredo Tenreiro, de Carapito e sobre os Andrade de Figueiredo e Albuquerque, de Queiriz e Carapito.


os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#88563 | 08061966 | 14 abr 2005 18:38 | Em resposta a: #88535

Amigo Oscar
na familha do meu marido hà:

-José de Andrade nascido em 1771 na Coja pai de Angelica Maria (nc em 1794) e casado com Maria Bernarda(nc em 1772 em Coruche).

-Luisa de Andrade casada com Manuel de almeida e pais de Luisa de Almeida todos de Coruche .

Joaquina de Alburquerque (Coruche 1853) casada com Marcos Correia (em 1882 em Coruche) mae de

Ana de Alburquerque que casou com Manuel Nunes Roberto em 1848.

-Maria de Alburquerque (1865 Coruche ) filha de

-Luisa Maria de Alburquerque1829 Coruche casada com Fransisco de Salles e filha de

-Luisa Maria de Alburquerque1802 em Coruche casada com Manuel Antonio de Sequeira e filha de

-Micaela Maria de Alburquerque nc em Valverde casada com Bernardino de Almeida e filha de

-Luisa de Alburquerque casada com Lazaro Antonio .

-Catarina Ferreira casada com José de Sequeira todos de Coruche.

Por momento estes são os dados que eu tenho pelo o que se consta as freguesias que eu procuro séao a de Coruche ,Valverde e Carapito .

Agradeço pelo o envio de informações e sem querer abusar tenho na arvore um individuo que nasceu em Muxagata do Mondego pode me dizer onde fica e que concelho pertence para as minhas buscas .
Desde de jà agradeço

Cumprimentos de França .

Fernanda Martins.

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#124850 | Frias1958 | 14 ago 2006 11:19 | Em resposta a: #78850

Caros amigos,

Li com alguma curiosidade as informações sobre o apelido Frias.

Eu nasci na Freguesia de Pinheiro, concelho de Aguiar da Beira e chamo-me José Frias, fiho de João de Frias, nascido na Quinta da Fumadinha, Concelho de Aguiar da Beira. o meu avô paterno chamava-se Luís de Frias. Penso que seria interessante aprofundarem o estudo sobre este ramo dos Frias.

Por outro lado, uma das informações que o meu pai me transmitiu, é que o primeir ramo da família teria partido de uma povoação do Algarve para a Beira Alta e daí, para outros pontos do País e do Estrangeiro.

Espero que estas "dicas" sirvam para algo.

Um abraço

José Frias

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#128725 | jaboo | 17 set 2006 00:35 | Em resposta a: #79034

Caro Eduardo Domingues,

Será que chocou com alguns desses apelidos por Coruche e Penalva?

1- Clara Maria, natural de Vila da Rua, filha de Antonio Teixeira, da Vila da Rua e Maria Cardosa do lugar de Coruche, Aguiar da Beira

2- Bernardo dos Reis, natural de Fonte Arcada, filho de Pedro João Duarte, de S.Pedro do Sul e Maria da Mota, de Penalva do Castelo.

Agradecido pela atenção,
Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#258922 | mj Bogalho | 19 jul 2010 18:15 | Em resposta a: #78850

Após tentar fazer a minha árvore geneologica aprecebi-me que José Anastacio de Frias casado com Ana Rosa se tratam dos meus trisavós que viveram em Trancoso. Estes tiveram a minha visavó Maria Rosa que casou com João Batista Bogalho

Espero ter ajudado
com os melhores cumprimentos
Maria João Rebelo Trancoso.

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Aguiar da Beira

#258975 | Nelita | 20 jul 2010 11:23 | Em resposta a: #258922

Caros Confrades:

Escolástica Maria de Frias, filha de Domingos Fernandes e de sua mulher Maria de Frias, naturais de Pinheiro, Viseu, casou com Alexandre Pinto Gomes, filho de faustino Gomes, natural S. Miguel Penafiel e de sua mulher Cecília Pinta, natural de S. Tiago Fonte Arcada da Sagrada Religião de Malta, Penafiel.
Residiram em Sergude Godim Peso da Régua, onde nasceram os filhos.



Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Frias, de Sequeiros, Aguiar da Beira

#263287 | amtf | 02 out 2010 17:38 | Em resposta a: #258975

Caros participantes,

Deixo aqui uma linha de Frias de S. Sebastião de Sequeiros, agradecendo antecipadamente qualquer aditamento ou rectificação:

1. Maria Joaquina de ALMEIDA, bp. 13 Abril 1751, S. Sebastião de Sequeiros (antiga comarca de Linhares), Aguiar da Beira, Bispado de Viseu.

2. Gaspar de FRIAS, "da Ponte do Abade", freguesia de S. Sebastião de Sequeiros.
Era irmão inteiro de José António de Almeida, Familiar do Santo Ofício em Elvas (carta de familiar em 3-10-1770, à data teria de 45 para 50 anos de idade), sobrinho do Padre Gaspar de Frias e primo do Padre Carlos Xavier de Azevedo.
3. Maria de AGUIAR, bp. 23 Maio 1728 em S. Sebastião de Sequeiros (antiga comarca de Linhares), Aguiar da Beira, Bispado de Viseu.

4. João de ALMEIDA, lavrador, natural e morador na Ponte do Abade, freguesia de S. Sebastião de Sequeiros, concelho de Aguiar da Beira
5. Maria de FRIAS
6. Manuel de AGUIAR, "da Ponte do Abade"
7. Joana Evangelista

8. João de ALMEIDA, natural de Aguiar da Beira. Lavrador
9. Isabel TOMÉ, natural de Aguiar da Beira.
10. Gaspar de FRIAS, natural de Aguiar da Beira, freguesia de Sequeiros. Lavrador.
11. Catarina NUNES, natural de Aguiar da Beira, freguesia de Sequeiros.
12. Domingos Francisco, natural do Souto d'Aguiar, Aguiar da Beira.
13. Francisca Amada
14. João GONÇALVES
15. Maria da Assunção

16. Manuel de ALMEIDA, natural de Aguiar da Beira, Castelo de Ferreira.
17. Juliana NUNES, natural de Aguiar da Beira, Castelo de Ferreira.
20. Gaspar de FRIAS, natural de Aguiar da Beira, freguesia de Sequeiros.
21. Isabel da FONSECA, natural de Aguiar da Beira, freguesia de Sequeiros.

Com os melhores cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Frias, de Sequeiros, Aguiar da Beira

#263322 | Nelita | 03 out 2010 10:32 | Em resposta a: #263287

Caros participantes:

Os Frias que se radicaram em Godim Régua eram naturais de Pinheiros Viseu. Não sei se teriam alguma ligação a estes, mas a referida Maria Joaquina de Almeida não pode ser a mesma que faz parte do meu estudo.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#349375 | Pedro SP | 18 ago 2014 19:17 | Em resposta a: #78850

Caros confrades,

Estou a investigar os Frias de Pena Verde, Aguiar da Beira e preciso de uma ajuda vossa se for possível.

Consegui, com uma grande sorte, ultrapassar a lacuna de 95 anos dos registos de baptismo de Pena Verde, recorrendo aos óbitos e casamentos em freguesias vizinhas e localizei já uma hexavó minha nascida em 1756, em Penaverde. Agora só tenho paroquiais até 1626 (mistos), nem sempre há nascimentos ou óbitos que dê para tirar "teimas"... Como conseguirei eu ligar o Frias que me irá aparecer com o Pedro Galego do séc. XVI?

Podem me ajudar?

Obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#349453 | DAlmeida | 21 ago 2014 14:31 | Em resposta a: #349375

Caro Pedro SP

Os meus Frias estão em paragem há anos, pelos motivos alegados aqui no Forum.
Mas tenho este casal:

Vicente de Frias (Cortiçada, b.1673) - Liv.1 Mistos - Folha 51 v.
Casou com Ana de Andrade , de Pena Verde - em data e local que ainda desconheço.

Pode informar se estão na sua lista ?
Cumprimentos
Dina Almeida
.

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#349466 | Pedro SP | 22 ago 2014 00:38 | Em resposta a: #78850

Carissima Dina Almeida,

Obrigado pela sua resposta, não tenho comigo o assento da tal avó Joaquina mas penso que o Frias era de um avô dela, de fora de Pena Verde. Vou ver e depois digo qualquer coisa.

Suspeita que os seus Frias e os meus possam estar ligados ao Pedro Galego?

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#370984 | alcardoso2 | 22 jun 2016 10:31 | Em resposta a: #78850

Bom dia,

Também tenho família Frias de Aguiar. Passo-vos a informação que disponho, pode ajudar nas vossas investigações:

Manuel José de Almeida (Coruche, Aguiar da Beira - Março de 1764) filho de:
Brás de Frias e de Caetana (ou Helena) de Almeida

Neto paterno de:
Manuel de Frias e Águeda Cardoso (que segundo sei, casaram em 1717 em Coruche, Aguiar da Beira)

Materno de:
João de Frias e Maria de Almeida

Abraço,

André Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#385026 | pedrocunhafonseca | 03 out 2017 18:47 | Em resposta a: #78850

Boa tarde a todos,

na minha linhagem tenho Maria Frias, casada com António Francisco e os seus pais Manuel João e Isabel de Frias (nascida na Quinta da Leziria, do Souto de Aguiar da Beira).

Haverá alguma ligação entre a Isabel de Frias e a família Frias?

Obrigado,
Pedro Fonseca

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#416602 | FilipeFlard | 26 jul 2019 02:35 | Em resposta a: #78850

Caros confrades,

Descendo do casal João Lopes (n. Aguiar da Beira, Coruche, 23.08.1721) e Marcelina Maria de Frias (n. Aguiar da Beira, Coruche, 17.03.1719), casados em Aguiar da Beira, Coruche, 26.01.1748, ele filho de António Lopes e de Maria Esteves, ela filha de Manuel de Frias e de Águeda Cardoso.
Este Manuel de Frias casou com Águeda Cardoso em Aguiar da Beira, Coruche, 05.03.1717. Ele era filho de Domingos Nunes e de Maria de Frias e ela era filha de Teotônio Henriques e Maria Cardoso.

Tenho buscado prosseguir nas pesquisas, mas até o momento não pude ir além.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#416786 | anasalmeid | 04 ago 2019 20:18 | Em resposta a: #78850

Boa tarde a todos:
Não sei se interessa, mas na pesquisa relacionada com os meus antepassados, tenho-me cruzado com pessoas de apelido "de Frias", residentes no concelho de Vila Nova de Paiva (Alhais).
Um dos elementos conhecidos naquela Vila foi Augusto de Frias, antigo presidente da Câmara Municipal, na primeira metade do século XX.
Cumprimentos.
Ana Almeida.

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#416864 | alcardoso2 | 07 ago 2019 11:45 | Em resposta a: #78850

Bom dia,

Já estão disponíveis os registos de Coruche, Aguiar da Beira, onde poderão encontrar mais informações:
https://tombo.pt/f/agb04

Manuel de Frias e de Águeda Cardoso, casados em Coruche, 05.03.1717.
Este casal teve vários filhos, pelo que muita da descendencia deve partir desta linha.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#416867 | FilipeFlard | 07 ago 2019 12:40 | Em resposta a: #78850

Prezados confrades,

O assento de casamento de Manuel de Frias e Águeda Cardoso indica que ele era filho de Domingos Nunes e de Maria de Frias. Estes casaram em Aguiar da Beira, Pinheiro, 13.05.1680. Domingos Nunes era filho de Baltasar Nunes e de Maria Francisca, enquanto Maria de Frias era filha de João Coelho e de Maria Gaspar.

TIF 173 - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4796903

Baltasar Nunes e Maria Francisca casaram em Aguiar da Beira, Coruche, 02.11.1631. Se não leio mal, ele era filho de António Pires e Francisca Nunes; e ela, de Tomé Francisco e Maria Jorge.

TIF 47 - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4796872

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#425775 | Ricardo73 | 19 jul 2020 17:59 | Em resposta a: #78850

Caros Confrades,

Deixo aqui um ramo "de Frias" de Aguiar da Beira - (Valverde, Pinheiro e Granjal).
Gostaria de obter mais informacoes sobre Gaspar de Frias e Tavora, e a sua ascendencia, mas infelizmente os registo acabam por estas datas e nao consigo establecer o parentesco entre Gaspar e os Frias / Tavoras da regiao. Era natural do Pinheiro, Aguiar da Beira, filho de:

Catarina de Aguiar (viuva nao diz o nome do marido)
+. 8.Set.1664 Pinheiro, Aguiar da Beira
(Seus herdeiros Gaspar de Frias e Pe. Joao de Tavora)

Casou com:
Maria Pinta 22.Nov.1665 Granjal, Sernacelhe
Filha do Abade de Mizerella - Abb .Jose Vaz Pinto (Sousas - Correas do Granjal - Alão de Morais)

Com a seguinte descendencia:

Gaspar * Aguiar da Beira, Valverde 24.1.1667 + Aguiar da Beira, Valverde 24.1.1667

Maria * Aguiar da Beira, Valverde 15.5.1669

Teresa * Aguiar da Beira, Valverde 26.1.1671 cc. Antonio de Sousa

Jose * Aguiar da Beira, Valverde 18.1.1673

Joao Pinto * Aguiar da Beira, Valverde 3.12.1674 + Aguiar da Beira, Valverde 20.11.1707

Manuel Pinto * Aguiar da Beira, Valverde 17.1.1677 + 15.11.1698 Aguiar da Beira, Valverde

Antonio de Frias * 10.10.1681 Aguiar da Beira, Valverde + 15.4.1732 Aguiar da Beira, Valverde cc. Mariana dos Santos

Padre Francisco Pinto * 10.10.1685 Aguiar da Beira, Valverde + 16.9.1711 Aguiar da Beira, Valverde

NOTAS BIOGRAFICAS
No registo de baptismo do filho Gaspar e registo de obito aparece como
Gaspar de Frias e Tavora
Capitao em Vaverde


Num registo de instituicao de capela em Valverde do Rev. Mateus Vaz de Frias le-se que deixou em testamento "aos filhos que ficarem do meu rmao Joao Vaz de Tavora e minha irma Maria de Tavora"

Penso que havera uma ligacao tambem aos Frias / Tavoras da Quinta da Leziria e Carapito por Catarina Camelo de Tavora madrinha de baptismo do filho Joao.

Muito obrigado por qualquer informacao ou dica.

Cumprimentos,
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#425776 | jaboo | 19 jul 2020 18:33 | Em resposta a: #425775

Caro Ricardo Baptista Fernandes,

Esse capitão Gaspar de Frias e Távora não era natural do Pinheiro ma sim de Valverde onde foi baptizado em 12/1/1626 (padrinhos Gaspar de Frias e Maria Giraldes), filho de João Vaz de Távora e de sua mulher Catarina de Aguiar. Neto paterno de João Vaz de Távora, falecido em Valverde em 15/11/1611 e de sua mulher Catarina Galega (esta deve ser dos Frias Galegos ramo principal, possivel filha (ou sobrinha) de Domingos Frias Galego casado com Paula Cardoso de Valverde).

Como bem diz o licenciado Mateus Vaz de Frias, de Valverde (bp. 29/9/1610 e fal. 15/9/1666 em Valverde) era tio paterno do Gaspar que foi seu herdeiro. Esse Mateus ficou sepultado na sepultura de sua mãe dentro da igreja e instituiu uma capela cujos herdeiros foram os filhos do seu irmão João e da sua irmã Maria. Mateus teve mais um irmão Jeronimo Vaz (referido em 1622 como filho de Catarina Galega e irmão de Maria de Távora).

A Catarina Camelo de Távora a que faz referência deve ser a Catarina que foi baptizada em Valverde em 11/1/1628 filha de Sebastião Camelo e de sua mulher Maria de Távora (irmã dos sobreditos Mateus e João).

Tenho muito interesse nos Frias de Aguiar da Beira por ser descendente do ramo Frias de Valverde. Infelizmente ainda não consegui entroncar o meu ramo Frias no ramo principal Frias Galego do qual penso muitos dos Frias daquela região decende.

O meu nono avô foi João de Frias de Valverde (casado com Isabel Ferreira, de Gradiz). Deve ter nascido por volta de 1640. Ora por esse ano apenas encontrei 2 João filhos de um Frias. O João bp em 1640 filho dos ditos João Vaz de Távora e Catarina de Aguiar e um João bp em 1639 filho de João de Frias e Antonia Francisca. Mas não sei qual deles foi o meu João. O interessante é que o meu João de Frias teve um filho tambem chamado João Ferreira (que foi mue oitavo avô) baptizado em Valverde em 1669 e que teve como padrinhos Gaspar de Frias e Catarina, filha de Maria Antunes. Por isso talvez esteja aparentado com o ramo do Gaspar de Frias.

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#426517 | Ricardo73 | 17 ago 2020 17:02 | Em resposta a: #425776

Caro João Braz,

Muito obrigado pela resposta e informação adicional.
So tinha chegado a conclusão que Gaspar de Frias era filho de Catarina de Aguiar por encontrar o registo de obito de Catarina de Aguiar.

Catarina de Aguiar
+. 8.Set.1664 Pinheiro, Aguiar da Beira (online folha 110.tif)
(Seus herdeiros Gaspar de Frias e Pe. João de Tavora)

Gaspar de Frias e Tavora deve ter vivido entre as duas freguesias…

Tenho tambem o registo de obito de uma irma:

Catarina de Tavora (solteira)
+. 2.Nov.1664 Pinheiro, Aguiar da Beira (online folha 110.tif)
(…) seus irmãos Gaspar de Frias e João de Tavora (…) enterrada na igreja de Sto Antonio do Pinheiro

Mais tarde nos baptismos dos filhos de Gaspar de Frias muitas referencias a João de Tavora e mais tarde Padre João de Tavora.
Era interessante para mim pesquisar as inquirições de genere para perceber melhor as ligações, mas por agora acho que nao vai ser possivel por nao estarem disponiveis online.

Estou a fazer uma pesquisa sobre a descendência (illegitima) do Rev. José Vaz Pinto, prior de Mizerella, abade de Barbeita (como refere Alão de Morais)
e tambem referido como abade em S. João da Pesqueira num dos registos de baptismo de uma filha de Gaspar de Frias - Teresa bp. 26.Jan.1671 Valverde, Aguiar da Beira, registos mistos (online folha 110.tif)

Vou ver nas minhas notas se tenho mais informacoes sobre Joao de Frias, que de alguma maneira penso estarem ligados.

Cumprimentos,
Ricardo Fernandes

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#426522 | jaboo | 17 ago 2020 21:18 | Em resposta a: #426517

Caro Ricardo,

Sobre este Abade sei que para alem da filha Maria Pinta (casada com o Gaspar de Frias) foi pai tambem de uma Margarida que serviu de madrinha no Granjal em 1666.
Como consultei em tempos os registos de Valverde, tenho alguma descendencia do casal Gaspar de Frias e Maria Pinta já estudada (tiveram pelo menos 10 filhos) e que posso comunicar se tiver interesse.
Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#426778 | Ricardo73 | 29 ago 2020 12:53 | Em resposta a: #426522

Caro Joao,

Obrigado.

Continuo a pesquisa para ver se a filha Margarida deixou tambem descendência…

como descendência de Maria Pinto e Gaspar de Frias tenho a seguinte (8 filhos):

CASAMENTO:
Maria Pinta cc. 22.Nov.1665 Granjal, Sernacelhe - Gaspar de Frias
(Filha do Abade de Mizerella - Jose Vaz Pinto)

FILHOS:

Gaspar * Aguiar da Beira, Valverde 24.1.1667 + Aguiar da Beira, Valverde 24.1.1667

Maria * Aguiar da Beira, Valverde 15.5.1669

Teresa * Aguiar da Beira, Valverde 26.1.1671 cc. Antonio de Sousa

Jose * Aguiar da Beira, Valverde 18.1.1673

Joao Pinto * Aguiar da Beira, Valverde 3.12.1674 | + Aguiar da Beira, Valverde 20.11.1707

Manuel Pinto * Aguiar da Beira, Valverde 17.1.1677 | + 15.11.1698 Aguiar da Beira, Valverde

Antonio de Frias * 10.10.1681 Aguiar da Beira, Valverde | + 15.4.1732 Aguiar da Beira, Valverde cc. Mariana dos Santos

Francisco Pinto * 10.10.1685 Aguiar da Beira, Valverde | + 16.9.1711 Aguiar da Beira, Valverde

Embora nao seja uma pesquisa de um interesse geral, acho sempre bom expor aqui no forum a informação ja pesquisada na esperança de alguem (como o carissimo Joao Braz) dar uma achega ou dica para a pesquisa. Tambem tenho fornecido a informacao para o Geneall como membro desde 2006 para que se va acrescentando a esta base de dados que ao longo dos anos tem sido uma ajuda incontornável na minha pesquisa.

Cumprimentos
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#426815 | jaboo | 30 ago 2020 18:14 | Em resposta a: #426778

Caro Ricardo,

Falta as seguintes 2 filhas:

- Micaela b.9/10/1689
- Natalia. Aparece como madrinha de um batismo em Valverde em 1694 sendo então identificada como filha do Gaspar.

De realçar que o Francisco aparece referido como Padre Francisco Pinto e faleceu em Valverde em 16/9/1711.
E que o José cujo nome completo foi José de Frias Vaz Pinto casou com Maria Dias e tiveram pelo menos 2 filhos, um dos quais Manuel Pinto que deixou descendencia "Pinto" em Valverde.
O Antonio de Frias, casou com Mariana dos Santos e tiveram pelo menos 5 filhos, cg.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#434841 | RAULFARIAS | 04 jul 2021 07:31 | Em resposta a: #124850

Meus antepassados tambem vieram da freguesia da Fumadinha, José de Frias que era pai de Emilia de Jesus, que por suas vez foi a mãe de meu Bisaô Antonio de Frias nascido em 1859, que teve dois filhos com Maria da Alegria, Manoel nascido em 1888 e João nascido em 1896, viveu ate 1905 na frefuesia de Peravelha em Moimenta da Beira quando veio para o Brasil

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#434842 | RAULFARIAS | 04 jul 2021 07:45 | Em resposta a: #78850

MEUS ANTEPASSADOS PATERNOS VEM DE AGUIAR DA BEIRA, FAMILIA TAMBEM ERA FRIAS

jOSÉ DE FRIAS ERA DA FREGUESIA DA FUMADINHA ERA MARIDO DE TRINDADE MARIA DA FREGUESIA DE PINHEIRO
ERAM PAIS DE EMILIA DE JESUS, NASCIDA NAS QUINTAS DA SERRA, FOI CASADA COM ANTONIO IGNACIO, NATURAL DAS MESMAS QUINTAS.
QUE POR SUA VEZ FORAM PAIS DE ANTONIO DE FRIAS EM 1859, MEU BISAVÔ, NATURAL DAS MESMAS QUINTAS DA SERRA.
SE CASOU COM MARIA DA ALEGRIA NASCIDA EM 1861 E NATURAL DA FREGUESIA DE PERAVELHA EM MOIMENTA DA BEIRA, TIVERAM DOIS FILHOS, MANOEL EM 1888 E JOÃO EM 1896.

ANTONIO DE FRIAS VEIO PARA O BRASIL EM 1905 AOS 45 ANOS E POR UM ERRO NO PORTO FOI ANOTADO COMO ANTONIO FARIAS, MAS FALECEU DE UMA PICADA DE COBRA EM JANEIRO DE 1906, SEU FILHO JOÃO VEIO EM 1913 AOS 17 ANOS, ONDE ACABOU EM HOMENAGEM AO PAI ADOTANDO O APELIDO FARIAS.

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#434844 | mila1000 | 04 jul 2021 10:40 | Em resposta a: #78850

Caro Raul,

Aqui está o pedido de passaporte de joão Antonio de Frias, filho de Antonio de Frias e Maria d Alegria
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1336401


Poderá ver o batismo na imagem 5.tif 2/7/1896, natural de Pera Velha , Viseu.

Para cidadania é o documento que necessita.

Boa sorte

Mila

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#434869 | RAULFARIAS | 04 jul 2021 22:06 | Em resposta a: #434844

Moito obrigado, mas eu já tenho tal cidadania, possuo todos os documentos da família, mas procuro por talvez encontrar algum parente que posso a ter ficado em Portugal.
Sei que o Manuel irmão de meu avô João ficou em Portugal e em 1913 já era casado.
Gostaria de localizar algum familiar

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#451211 | jvazcarvalho | 27 nov 2023 11:08 | Em resposta a: #78850

Bom dia.

Apesar do tópico estar sem atividade há algum tempo venho deixar aqui os antepassados "Frias" que tenho na esperança que sirvam a alguém e na esperança que alguém tenha mais dados que me possam ajudar.
Também sofro dos "buracos" de registos de Pena Verde.

https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/IndiEdit.aspx?Nome=Frias

Resposta

Link directo:

Frias, de Aguiar da Beira

#451212 | Pedro SP | 27 nov 2023 11:43 | Em resposta a: #451211

Caro J. Vaz Carvalho,

Agradeço desde já este input que deixou aqui no fórum. Tenho que ver o que tenho lá em casa durante a semana e entretanto entro em contacto consigo.

O meu e-mail é pedro.sousapinto@hotmail.com . Vamos nos comunicando.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen