Procuro alguém com sobrenome Natividade

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Procuro alguém com sobrenome Natividade

#78922 | danielle | 07 dez 2004 18:35

Gostaria de saber a origem da minha família.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro alguém com sobrenome Natividade

#78973 | vbriteiros | 08 dez 2004 15:17 | Em resposta a: #78922

Há muitas familias com esse apelido. seria necessário fornecer mais dados, para ter uma resposta neste Forum. Certamente que possui uma certidão de idade sua,,ou dos seus pais e talvez dos seus avós. diga por favor qual a freguesia, concelho e distrito que essas certidões ou até passaportes referem.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Natividade

#78984 | danielle | 08 dez 2004 17:27 | Em resposta a: #78973

Meus avós são de Florianópolis, Santa Catarina. Brasil. O nome do meu avô é Joao de Deus da Natividade. Gostaria de saber onde posso conseguir a origem da família e o brasão.

Resposta

Link directo:

RE: Natividade

#79069 | victorferreira | 09 dez 2004 21:25 | Em resposta a: #78984

Cara Danielle,

Como se diz no Brasil, "se conselho fosse bom, não se dava: vendia".
Mas mesmo assim aqui vão uma meia dúzia. Grátis:

- dê uma passeadela pelo site. Vá ao Home, à Ajuda, aos locais todos que explicam o que é isso da genealogia e como se faz;

- deixe lá o "brasão" para a altura certa, se essa altura sequer se vier a apresentar. Nem todas as pessoas têm "direito" a ostentar "brasão", e seria preciso que uma conjugação de factores muito pariculares se viesse a dar para que isso acontecesse. Não quero afirmar que a sua família não tenha esse direito. Só estou a sugerir que não se centre nesse tema para já;

- dê uma olhadela nos tópicos que já foram lançados e que dão uma boa ideia do que é isso da diferença entre genealogia e "nobreza"; entre símbolos ancestrais usados pelos guerreiros em determinados momentos da História para se distiguirem nos campos de batalha e não levarem uma machadada dos que estavam do mesmo lado e os quiosques de Centro Comercial que vendem papéis a imitar palimpsextos com um nome e um escudo; entre a pesquisa documental de antepassados ou descendentes de uma determinada pessoa, que nos faz viajar pelo tempo e pela geografia conhecendo por vezes pormenores fascinantes do reflexo da História em pessoas que podemos chamar de nossa família, e muitas vezes de elementos dessa família na História do nosso país ou mesmo para além dele;

- quanto a "Natividade", como já disse o nosso confrade VBriteiros, há muitos. Natividade era na sua maior parte uma espécie de apelido ou segundo nome votivos, uma espécie de comemoração. P.ex., se alguém nascia próximo do Natal, no Advento (período do ano litúrgico que antecede o Natal), chamava-se-lhe José ou Maria "da Natividade" e depois vinha o apelido (Azevedo, Morais, etc..), caso houvesse apelido. Muitas famílias não tinham um apelido "de família". O que era mais comum até ao séculos XV, XVI era juntar-se ao nome cristão um
"patronímico" (o nome do pai ligeiramente modificado). P.ex., o Henrique, filho do senhor Pedro era o Henrique "Peres". Mas o filho do Henrique já seria p.ex. o Gonçalo "Henriques". O neto do Pedro seria o Vasco "Gonçalves".
E - muito simplificadamente - como era muito difícil saber por dados escritos de quem uma pessoa era filho, quanto mais neto, e de que família era, passou-se a fixar um "nome" para cada família e a escrever registos de baptismo, lá pelos princípios do séc XVI:
> a maior parte das vezes era um patronímico (por isso haver tantos Gonçalves, Henriques, Peres, Álvares e por aí afora);
> às vezes era uma alcunha ou profissão (dai os Barrigudo, Tocho, Rato, Pateiro, Flores, Monteiro, ...);
> às vezes era o nome de uma terra, ou uma Quinta (Castelo Branco, Cardoso, Abrantes, ...);
> às vezes era um nome votivo (da Conceição, de Jesus, da Cruz, da Salvação, ...). O seu avô até tem dois nomes votivos: "de Deus" e "da Natividade".
> e mais uns tantos.

- assim, os que hoje usam o apelido "Natividade" ou "Deus" podem ser do Norte ao Sul do País e nada aparentados uns com os outros, pelo menos nos quatro ou cinco séculos mais recentes;

- daí os dados que deu serem manifestamente insuficientes. Sendo o seu avô de nome tão português, ou o era, ou era descendente. Começe por aí, no registo de nascimento dele. E começe a andar para trás, segundo as indicações que pode encontrar aqui no site de como fazer uma pesquisa genealógica.

Às tantas pode muito bem descobrir que o nome de família do seu avô era um que você não fazia ideia nenhuma. Provavelmente é isso mesmo que irá acontecer.

Mas se eu adivinhasse, seria mago! Mãos à obra, começe a sua pesquisa. E se no decorrer dela descobrir que tem umas costelas em Portugal, apite! Ponha um post aqui no Forum, dizendo o nome da pessoa, o local de origem (é fundamental a Freguesia de origem! ou pelo menos uma indicação sobre o Distrito ... ou em última hipótese, da referência à Região (Beiras, Minho, Trás-os-Montes, ...).

Só nessa altura é que alguém lhe pode ajudar.
Os melhores cumprimentos, e benvinda a este passa-tempo (para alguns) fascinante.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Natividade

#109621 | rmlagoas | 15 jan 2006 11:41 | Em resposta a: #78984

Os irmaos do meu avô foram para o brasil. O seu apelido era natividade. Somos de Coimbra, sabe de onde era o seu avô ? Vou tentar saber o nome dos meus tios- avós. Saíram de Portugal com 14 anos. E você, de onde é.... ?

Resposta

Link directo:

RE: Natividade

#109707 | danielle | 16 jan 2006 15:44 | Em resposta a: #109621

O nome do meu avô era João de Deus da Natividade, ele morava na ilha de Santa Catarina, Florianópolis no caso. O que eu sei é isso, até porque ele é falecido a muitos anos.

Resposta

Link directo:

RE: Natividade

#110287 | rmlagoas | 20 jan 2006 23:03 | Em resposta a: #109707

Olá Danielle. Sou eu novamente. E você nao sabe se o seu avô era Português ? É fundamental tentar saber se ele saiu de Portugal ou não, pois só assim podemos chegar a uma conclusão. Tal como lhe disse, e depois de ter perguntado à minha mãe , ela confirmou que dois tios dela decidiram ir para o brasil ainda muito novos após o segundo casamento do pai deles. Desse segundo casamento nasceu meu avô. Frederico dos Santos Natividade. Dê notícias.. Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Natividade

#120331 | rmlagoas | 08 jun 2006 11:48 | Em resposta a: #109621

Olá, de novo............... estou aguardando a sua resposta a mensagem q lhe enviei.
Cumprimentos. Rosa Lagoas Natividade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen