Portugueses em São Petersburgo- século XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Portugueses em São Petersburgo- século XVIII

#78941 | jliberato | 07 dez 2004 23:14

Caros confrades,
Estive há uns meses em São Petersburgo e lembrei-me de vos trazer alguns nomes de portugueses que por là “encontrei”.
Evidentemente que o mais conhecido entre nós é António Ribeiro Sanches que era de Penamacor, aonde nasceu aos 07-03-1699. Esteve na Rússia (também em Moscovo) bastante tempo e faleceu em Paris aos 14-10-1783. Tem sido mencionado no nosso Forum.
Mas encontrei outros nomes.
Um muito curioso é o de António Manuel de Vieira, nascido em 1682 e falecido em 1745. É conhecido na Rússia como Anton Manvilovich Devier! Foi o primeiro chefe da polícia de São Petersburgo em 1718. São Petersburgo foi uma cidade criada do nada no início do Século XVIII. Foi escolhido pelo Imperador Pedro o Grande e foi ele que pôs ordem na cidade reprimindo o crime, tendo também sido um dos principais criadores do seu ordenamento urbanístico.
Mas encontrei também as irmãs Velho. Josefina (1794-1820) e Sofia ((1793-1840). Fizeram parte do círculo romântico da primeira metade do século XIX, eram extremamente belas e foram alvo do interesse do poeta Puchkine. Eram filhas de José Velho, banqueiro português. Existe um desenho de Sofia do punho do próprio poeta.
Outra portuguesa era a condessa Juliana d’Eça, portuguesa, casou com o Conde Gregory Stroganov (o que deu o nome aos célebres bifes!). É uma filha, Idália, nascida por volta de 1802, que esteve na base do equívoco que haveria de levar Puchkine ao duelo que lhe causou a morte. O Conde teria sido embaixador também em Portugal.
A nossa base de dados apresenta Juliana como Juliana Luísa Maria de Oyenhausen de Almeida (1782-1864). O chamarem-lhe na Rússia Eça deve ser confusão com Ega. A filha é dada, em biografias de grande qualidade de Puchkin, como filha do casal, mas antes do casamento.
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em São Petersburgo- século XVIII

#78967 | czlfvmeu | 08 dez 2004 13:28 | Em resposta a: #78941

Meu caro José Liberato
A Condessa de Stroganov, viuva do Conde da Ega, foi amante de Junot e teve que deixar Portugal depois da Convenção de Sintra. Casou em segundas núpcias com o Conde Stroganov. Era filha da Marquesa de Alorna e do Conde de Oyenhausen.
O apelido Almeida vinha dos Marqueses de Alorna (Almeida Portugal).
Um amigo abraço do
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em São Petersburgo- século XVIII

#78970 | vbriteiros | 08 dez 2004 15:10 | Em resposta a: #78941

Caro Jliberato
Um antepassado da familia do Paço de Calheiros viveu na Corte de Catarina e a sua estadia veio referenciada num artigo do JN ,há uns anos atrás ( não me lembro da data), aliás confirmando uma história que eu já tinha ouvido pessoalmente do senhor do Paço em 1974 ( a minha visita ficou lá datada).
Parece que se tratava de um oficial do exército de cujo nome e datas não me recordo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em São Petersburgo- século XVIII

#78985 | jliberato | 08 dez 2004 17:30 | Em resposta a: #78970

Caro Vasco Briteiros,
Muito obrigado pela sua resposta. Seria contudo interessante saber algo mais sobre a personalidade em causa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses em São Petersburgo- século XVIII

#78989 | jliberato | 08 dez 2004 17:53 | Em resposta a: #78967

Meu caro amigo,
Muito obrigado pela sua achega. É extraordinário como os portugueses estão em todos os lados.
Um abraço do
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 07:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen