Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79023 | Rodarte | 09 dez 2004 07:20

Caros amigos,

Solicito aos que pesquisam no ANTT ajuda para encontrar documentação referente a PEDRO DA SILVA RODARTE, que "teve o habito da Ordem de San-Tiago, em que foi professo com promessa de Commenda, para o que se habilitou com todas as circumstancias, e honras dos seus Estatutos, no tempo do Senhor Rey Dom Affonso VI., como consta da sua Carta, que se lhe passou em 26., de Junho de 1659. assignada pela Rainha a Senhora D. Luiza, viuva do Senhor Rey D. Joaõ o IV., que entaõ governava". Há como descobrir pela documentação da Ordem de Santiago a idade/data de nascimento de Pedro da Silva Rodarte?

Abraços cordiais,

Claus R. Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79076 | António Forjó | 09 dez 2004 23:15 | Em resposta a: #79023

Caro Colega

A Torre do Tombo tem Habilitações para a Ordem de Santiago entre 1511 e 1832 pelo que é admissível que lá esteja a do seu antepassado.
Conto ir à TT na próxima semana e verei o que encontro.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79083 | Rodarte | 10 dez 2004 01:24 | Em resposta a: #79076

Prezado colega,

Fico-lhe agradecido desde já.

Mui cordialmente,

Claus R. Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79498 | Rodarte | 16 dez 2004 02:15 | Em resposta a: #79076

Caro colega,

Algum sucesso na pesquisa?

Cumprimentos,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79617 | António Forjó | 17 dez 2004 16:03 | Em resposta a: #79498

Caro Claus

Só ontem me foi possível ir à Torre do Tombo pesquisar o que lhe havia prometido.
Encontrei duas mercês atribuídas a Pedro da Silva Rodarte, no Registo Geral de Mercês, mas não lhe encontrei qualquer referência nos índices (por apelidos e por nome próprio) das Habilitações da Ordem de Santiago o que muito me admira.
As duas mercês são, em resumo:
1- Carta de provimento do hábito de Cavaleiro Noviço da Ordem de Santiago com 20000 rs de tença numa Comenda da mesma Ordem. Feita em 26 de Janeiro de 1659 e assinada pela Rainha (D. Afonso VI era menor e tinha então 16 anos)
2- Promessa de 20000 rs de provisão numa Comenda da Ordem de Santiago, com o respectivo hábito, pelos seus serviços. Diz que Pedro da Silva Rodarte era natural de Lisboa e filho de André Escumão, fazendo o resumo da sua carreira militar de 1644 a 1659, no Brasil e depois em Angola. Feita em 30 de Janeiro de 1660 e também assinada pela Rainha.

Encontrei ainda outras mercês atribuídas a Rodartes. Destaco duas por me parecerem interessantes para o eventual conhecimento da idade de Pedro da Silva Rodarte:
a) Alvará de provimento no foro de cavaleiro-fidalgo de João da Silva Rodarte, filho de Pedro da Silva Rodarte, bacharel. Feita em 1 de Fevereiro de 1723.
b) Alvará a Miguel Rodarte, moço de câmara, natural de Lisboa e filho de André Sarmão, dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro-fidalgo. Feita em 25 de Junho de 1641.

Se o Pedro da Silva Rodarte mencionado em a) é o mesmo que lhe interessa, esta mercê dá-nos 3 pistas para continuar:
--na Leitura de Bachareis do Desembargo do Paço, que se encontra na TT
--na sua matrícula na Universidade de Coimbra, no Arquivo da mesma
--nos Livros de Matrícula dos Moradores da Casa Real, também na TT

Há no entanto que ter em consideração alguma divergência de datas nas mercês: na no eventual pai o ano é 1660 e na do filho 1723. Sessenta e três anos entre pai e filho pode ser excessivo embora não impossível

Qunato a b) e se a compararmos com 2 vemos afinidade entre datas, ambos naturais de Lisboa e grande semelhança do nome do pai que por ser invulgar é mais facilmente deturpável. Se forem irmãos e André Escumão e André Sarmão for a mesma pessoa, a condição de fidalgo de Miguel Rodarte remete-nos para os Livros de Matrícula acima referidos.
Em ambos os casos posso dar continuidade à pesquisa na TT visando conhecer a idade de Pedro da Silva Rodarte; fá-lo-ei na medida das minhas disponibilidades e sem promessa de prazo.
Aguardo os seus comentários com muito interesse.
Um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79645 | Rodarte | 17 dez 2004 19:32 | Em resposta a: #79617

Caríssimo António,

Muitíssimo grato fico pela gentil ajuda. Realmente, são estas as pessoas que procuro. Miguel e Pedro são filhos de André Siurmão (Syhurmão, Sarmão e Escumão são variantes - pode ser "Schurmann" ou "Suermann" no original alemão) e de Isabel Rodarte de Paris. Não sei quando nasceram, nem quando morreram (Miguel Rodarte aparece no banco de dados da GP como falecido em 1681, mas não me foi possível obter maiores dados ou referências). Pedro da Silva Rodarte casou-se duas vezes, é do segundo casamento, ocorrido em 1660, que descende o João da Silva Rodarte (31.03.1669/28.10.1739) de que você me dá notícia. Tenho cópia do processo dele da Leitura dos Bacharéis e de um livro, sem referências bibliográficas, impresso no século XVIII (c.1754) sobre sua ascendência (ele chegou a Desembargador no Paço).

Interessa-me obter o quanto for possível de informações sobre esse Pedro da Silva Rodarte e seu irmão, Miguel Rodarte (às vezes aparece também como Miguel Rodarte Galopîm). O resumo da carreira militar de Pedro atiçou-me cá a curiosidade. Se não lhe for incômodo, há como me informar as referências desses documentos para um eventual pedido de cópia ao ANTT?

Tanto Pedro da Silva Rodarte, quanto seu pai, André Siurmão (gostaria de saber qual forma ele utilizava em sua assinatura), fizeram parte da Irmandade de São Bartolomeu dos Mercadores Alemães. Não sei se há documentação sobre essa irmandade no ANTT ou algum outro sobre estrangeiros. André Siurmão, no dito livro de 1754, aparece como sobrinho de um burgo-mestre de Hamburg, Vicente Moldre (houve um burgo-mestre chamado Vincent Moller vom Hirsch que acredito ser o tal tio dele). Já entrei em contato com genealogistas em Hamburg, mas não achei nada ainda. Existia uma família Suermann lá, que deu a Hamburg, assim como os Moller, senadores. Talvez seja dela que descende esse Siurmão (as variantes Escumão e Sarmão é que me deixam um pouco cético quanto a esta identidade).

Qualquer informação sobre este Pedro da Silva Rodarte me são úteis e bem-vindas. Agradeço uma vez mais por sua ajuda.

O meu fraterno abraço,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79706 | António Forjó | 18 dez 2004 14:28 | Em resposta a: #79645

Caro Claus

Muitíssimo interessante o que me diz e que “espicaça” a minha curiosidade. Continuarei na pista de Pedro e Miguel, sem promessa de prazo como já lhe havia referido.
Para já aqui vão as cotas das mercês:

De Pedro da Silva Rodarte
1)(como na minha mensagem anterior) – Registo Geral de Mercês, Ordens, Livro 12, flº22v
2) idem, flº239 a 240

De Miguel Rodarte, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real
– Escrivão da Feitoria de Angola por 6 anos. Feita em 7 de Dezembro de 1641—Registo Geral de Mercês, Torre do Tombo, Livro 16, flº219 e 219v
-- Alvará dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro-fidalgo pelos serviços prestados ao escrivão do registo de mercês, Marçal da Costa. Feita em 25 de Junho de 1641
Registo Geral de Mercês, Matrícula dos Moradores da Casa Real, Livro 6, flº47

De João da Silva Rodarte, filho de Pedro da Silva Rodarte, Bacharel.
-- Cavaleiro-fidalgo com 750 000 rs e 1 alqueire de cevada por dia. Em 1 de Fevereiro de 1723
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro 1, flº77
-- Carta de corregedor do Cível da Comarca de Esgueira em 7 de Maio de 1722
A mesma cota
-- Desembargador do Porto em 30 de Janeiro de 1725.
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro17, flº152
-- Desembargador dos Agravos do Porto em 23 de Agosto de 1727.
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro17, fl512
-- Conservador dos Hamburgueses (?!!) em 6 de Fevereiro de 1732.
A mesma cota acima.

De José da Silva Rodarte, filho de João da Silva Rodarte
--Capitão de Baçaim em 14 de Abril de 1736.
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro14, flº418
--Alvará de lembrança com condição em 2 de Setembro de 1739.
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro31, flº29

De Francisco da Silva Rodarte, filho de João da Silva Rodarte
-- Tença e Hábito* em 17 de Janeiro de 1689.
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro17, flº152
*não refere a Ordem mas é provável que seja a de Cristo.
--Tença de 8000 rs na mesma data e cota.
--Foro de Moço da Câmara e Escudeiro-Fidalgo em 13 de Novembro de 1720.
Registo Geral de Mercês, D. João V, Livro12, flº175v
De João de Carvalho Rodarte, filho de José Nunes Rodarte, médico da Universidade de Coimbra.
--Portaria para Hábito de Cristo em 5 de Maio de 1692.
Registo Geral de Mercês, D. Pedro II, Livro 7, flº171.
--Tença de 12000 rs e Hábito em 9 de Novembro de 1693.
Registo Geral de Mercês, D. Pedro II, Livro 8, flº131v

Há ainda mais duas ou três mercês no sec.XIX mas que não registei.
Se não nos “falarmos” antes do fim do ano desejo-lhe um Feliz Natal e Próspero Ano Novo assim como para todos os seus.
Um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79920 | Rodarte | 22 dez 2004 04:44 | Em resposta a: #79706

Caríssimo António,

Anotei tudo por aqui e agradeço uma vez mais por tamanha gentileza!

Faço dos seus votos os meus: que Natal e Ano Novo sejam-lhe - e aos seus - cheios de paz, amor e prosperidade.

O meu fraterno abraço,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79958 | António Forjó | 22 dez 2004 19:39 | Em resposta a: #79920

Caro Claus

Mais depressa do que contava consegui a resposta à sua questão.
Pedro da Silva Rodarte nasceu em 15 de Janeiro de 1623 na freguesia da Ajuda, em Lisboa.
O assento de baptismo tem o seguinte teor:
"Aos quinze do mês de janeiro do ano de seiscentos e vinte e três baptizei a pedro filho de André escarman(?) e de Isabel de paris compadre pero Costa"

Torre do Tombo. Registos Paroquiais de Lisboa, Ajuda, microfilme 926, item 1, flº161.

O apelido do pai não é claro; escarman é o que me parece!

Procurei o assento de Miguel na mesma freguesia entre 1600 e 1624 mas nada encontrei. Como tem uma mercê em 1641 não poderia ter nascido depois do período considerado. Certamente nasceu noutra freguesia ou foi nela baptizado.
Na Leitura de Bachareis de João da Silva Rodarte consta ".....João da Silva Rodarte formado em Leis, natural desta cidade e nela morador com seus pais na Bemposta freguesia dos Anjos,de idade de vinte e quatro anos, filho do Capitão Pedro da Silva Rodarte......"
Em Janeiro próximo vou tentar encontrar algo sobre Miguel.
Por agora um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79972 | Rodarte | 22 dez 2004 20:51 | Em resposta a: #79958

Caríssimo António,

Muito agradecido fico por essa preciosa informação! Causa-me espanto saber que foi em 1623 que nasceu Pedro, pensei que ele tivesse nascido muito antes. No tal livro sobre a ascendência do Desembargador João da Silva Rodarte (Memoria da Nobilissima Familia, e Ascendencia da Caza do Dezembargador João da Silva Rodarte [em Lxa.] desde o tempo de 1550 até o presente de 1754), cujo autor desconheço, constam como filhos de André e Isabel apenas os ditos Miguel e Pedro. Num outro, de autoria de Jozeph Freire de Monterroyo Mascaranhas (In: POMB 321, pág 132 e 132 vº), aparece também uma filha, Madalena Rodarte, que teria falecido freira no convento de Almostér (no "Memória" - que não sei se é livro anônimo - aparece, em vez de irmã, uma filha do dito Pedro, identificada como Maria Rosa, freira no tal convento - mas esta filha não consta no livro de J. F. M. de Mascaranhas).

Consta no "Memória": "João da Silva Rodarte primeiro filho, nasceo em Lisboa em 31 de Março de 1669, e foi baptizado em Santa Justa em 30 de Abril; seguio os lugares de Letras com bons assentos, foi Juiz de Fóra da Villa de Loulé no Algarve, Juiz de Fóra de Santarém, Corregedor da Comarca de Leiria, Provedor de Esgueira, Corregedor do Civel da Cidade de Lisboa, e acabado este lugar foi para Desembargador da Relação do Porto, onde occupou varios empregos, e a propriedade do lugar dos Aggravos; e sendo promovido para a Casa da Supplicaçaõ, nella exerceo o lugar de Corregedor do Civel da Corte, até que a sua doença o impedio, de que falleceo em 28 de Outubro de 1739, e foi sepultado na sua Capella das cazas da Bemposta, onde assistia na Corte" (pp. 6 e 7). É a única data que consta no dito livro - do qual não tenho as referências bibliográficas e faltam-me as referências documentais do batismo e óbito do desembargador (gostaria de saber quem foram seus padrinhos). O testamento dele, tempos atrás, foi procurado no ANTT e encontrado no livro 218 a folhas 196 verso, porém me foi dito que o testamento estava perdido.

De André e Isabel, consta no "Memória": "Isabel Rodarte de Pariz primeira filha cazou com André Syhurmaõ, natural de Ostod, vizinho da Cidade de Amburgo, sobrinho de Vicente Moldre, que foi Burga-Mestre da mesma Cidade, sujeitos distinctos, e dos de maior qualidade na sua patria, o qual passou para Portugal, por dependencia da sua casa, e casamento; pelo que se estabeleceo na Corte de Lisboa junto ao sitio de Belém". Talvez tenha sido em Belém que nasceu Miguel. Como uso o GP no nível Genea Basic, não tenho acesso às informações do banco de dados do GP, no qual consta o óbito de Miguel Rodarte em 1681: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=271705.

Não sei quando nasceram André e Isabel - dela se diz ter nascido (talvez na Freguesia de São Paulo) de um casamento ocorrido por volta de 1569 (para que um filho dela tenha nascido por volta de 1600 e outro em 1623, calculo que ela tenha nascido por volta de 1580). Há algum índice nomástico das mercês concedidas antes de 1640? Elas eram dadas a estrangeiros?

Do Pedro Rodarte, por fim, consta no "Memória": "Pedro da Silva Rodarte segundo filho, baptizado na Freguezia de Nossa Senhora da Ajuda em Belém; tambem servio a esta Coroa; foi Capitaõ, e Alcaide mór da Villa de Saõ Jorge, Cidadaõ na Corte de Lisboa, onde servio de Thesoureiro mór do Reyno, teve o habito da Ordem de San-Tiago, em que foi professo com promessa de Commenda, para o que se habilitou com todas as circumstancias, e honras dos seus Estatutos, no tempo do Senhor Rey Dom Affonso VI., como consta da sua Carta, que se lhe passou em 26., de Junho de 1659. assignada pela Rainha a Senhora D. Luiza, viuva do Senhor Rey D. Joaõ o IV., que entaõ governava. Conservou em todo o tempo, que viveo, grande estimaçaõ, respeito, e luzido tratamento na sua caza, e familia. Foi Senhor da Quinta das cazas altas no Lugar de Pernes, Comarca de Santarem, onde possuio muitas fazendas,e foros, tambem foi senhor do dominio directo de todas as propriedades no sitio do Mocambo na Corte de Lisboa, foreiras á Capella da flor da Roza da Villa do Crato, o que ainda pertence aos seus sucessores" (pp. 4 e 5). Não sei onde, nem quando faleceu. Talvez tenha deixado testamento. Não sei se é fácil pesquisar pelos índices deles...

Fica para mim cada vez mais difícil retribuir toda a gentileza e bondade de sua ajuda nessa pesquisa. Coloco-me, no entanto, à sua disposição para o que estiver ao meu alcance, do lado de cá do Atlântico.

Receba o meu fraterno abraço e uma vez mais desejo a você e aos seus um feliz Natal e próspero Ano Novo!

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#79973 | Rodarte | 22 dez 2004 20:56 | Em resposta a: #79958

Com relação ao "compadre Pero Costa": é o nome do padre que batizou Pedro ou o padrinho, compadre dos pais? Não era mencionado o nome da madrinha?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Ordem de Santiago

#80026 | António Forjó | 23 dez 2004 15:10 | Em resposta a: #79973

Caro Claus

Rectifico parte da informação anterior: Pedro da Silva Rodarte não nasceu em 15 de Janeiro de 1623 mas sim foi baptizado nesta data. É provável que tenha nascido nos finais de 1622.
O seu assento de baptismo está integralmente transcrito na minha mensagem de 22/12/04 e é meu entendimento que "compadre" é usado como sinónimo de padrinho; a madrinha não é referida.

As mercês estão descritas em dois Fundos Documentais distintos:
--Chancelarias Régias, organizadas por reinado desde D. Afonso Henriques a D. Pedro IV. Com o Liberalismo foram suspensas.
A pesquisa nos índices respectivos é feita pelo nome próprio com excepção do reinado de D. José em que é feita por apelido.
--Registo Geral de Mercês, que é uma "duplicação" das Chancelarias embora haja mercês que estão num Fundo e não estão no outro.
Vai desde 1640 a 1946, já no tempo da República. A pesquisa está muito facilitada pois já foi informatizada.

As mercês eram também concedidas a estrangeiros.
Encontrei mais uma mercê de Miguel Rodarte Galopim como escrivão da ilha de S. Miguel, em 17 de Novembro de 1670 mas ainda não a li. Fica para Janeiro
De novo um abraço e votos de Boas Festas.

AF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 12:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen