Açores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Açores

#79182 | azoreano | 11 dez 2004 20:01

Caros,

Chamo-me Márcio, vivo na ilha de São Jorge, Açores.

Tenho antepassados da ilha de Santa Maria, Pico, Faial, São Jorge, Terceira e São Miguel.

Gostaria de falar com quem tenha antepassados destas ilhas

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#79199 | carro | 11 dez 2004 23:44 | Em resposta a: #79182

Caro Marcio,

Os meus antepassados tambem eram dos Acores.
A familia Machado de Sousa e Silva.

Cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#79202 | azoreano | 12 dez 2004 00:19 | Em resposta a: #79199

Caro Filipe,

De que ilhas??



Márcio

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#79203 | carro | 12 dez 2004 00:27 | Em resposta a: #79202

Caro Marcio,
Penso que são de Ponta Delgada.

Cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#79205 | azoreano | 12 dez 2004 01:11 | Em resposta a: #79203

Caro Filipe

Não tenho esses apelidos em Ponta Delgada



Márcio

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#79206 | Hugo Loyola Pinho | 12 dez 2004 01:22 | Em resposta a: #79182

Caro Márcio

Tenho um antepassado dea ilha Terceira: Raymundo José Sanábio, filho de Domingos Gonçalves Sanábio e Barbara Machado.Vc poderia me auxiliar?

Grato,
Hugo Loyola Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#80846 | Borges C Medeiros | 04 jan 2005 20:30 | Em resposta a: #79182

Caro Confrade Açoriano,

Meus familiares de Ponta Delgada, São Miguel, família Borges da Câmara Medeiros. Tenho morada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Meus familiares estão todos em Lisboa e alguns outros espalhados pelo Canadá, USA e sul do Brasil.

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#81030 | margaridabreu | 06 jan 2005 14:37 | Em resposta a: #80846

Caro Confrade

Por acaso terá alguma informação acerca dos Medeiros de Ponta Garça ( S. Miguel?)

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#81040 | Borges C Medeiros | 06 jan 2005 15:44 | Em resposta a: #81030

Cara Confrade Margarida,

Primeiro devo lhe esclarecer que sou um curioso do assunto e nos últimos anos tenho dedicado algumtempo a Genealogia e iniciou com meus familiares antepassados, como devem ser todos os demais confrades. Face a minha curiosidade e poucas informações que dispunha, contei com enorme e valiosa ajuda de nossos confrades e amigos, em especial de D. Ana Taveira, residente em Ponta delgada e estudiosa do assunto, que hoje sei ser minha prima, aliás somos todos os cescendentes Açorianos, primos uns dos outros, como creio, também caso se confirme a ascendência ao Sr. RUI VAZ DE MEDEIROS, um dos primeiros povoadores da Ilha de São Miguel, para onde veio da Madeira com Rui Gonçalves da Câmara. Era natural de Ponte de Lima, ou Guimarães e foi ter a Madeira fugido ao pai. Recebeu de Rui Gonçalves da Câmara muitas dadas de terras de seis-maria no termo da Vila da L ( Frutuoso, Liv IV, Cap XIX ). veio para São Miguel cerca de 1474 e depois de viuvo foi morar em PG, Ponta Garça, junto a Nossa Senhora da Esperança, que edificou e deu ao Povo para servir de paróquia. Fez testamento de que se ignora a data, e nele deixou uma missas por alma de seu sogro, João do Porto ( talvez casasse segunda vez ). Com a mulher instituiu um vínculo,de que deu contas nos Resíduos, em 1559, seu neto, Rui Vaz de Medeiros ( nº 3 deste, Genealogia de São Miguel e Santa Maria, por Rodrigo Rodrigues, 1998 editado por Sociedade Afonso Chaves, Associação de estudos Açorianos, Ponta Delgada. ). Foi sepultado com a sua mulher numa capela que edificaram em SCL ( Santa Cruz, Lagoa ). Casou na Madeira, antes de 1474, com Ana Gonçalves de Mendonça, filha de Jorge de Mendonça, da Ilha da Madeira, a quem Frutuoso chama Mécia no Liv IV, Cap XXVIII. Tiveram:
Jordão Vaz de Medeiros
João Vaz de Medeiros, citado no testamento dos pais para herdar a terça no caso de Jordão Vaz de Medeiros, seu irmão, não ter filhos. diz Frutuoso que casou-se com Isabel de Frias ( Cap 23 versículo 1 nº 2 ).
Vasco de Medeiros, Cavaleiro que foi a Arzila em 1510 com o 5º Capitão- Donatário de São Miguel ( Frutuoso, liv IV, cap XIX, XXXVI e LXVIII ). Casou com Catarina da Ponte ( Cap 136, único versúculo, nº 3 ) e segue .....

Outro registro que devo fazer é que estou neste momento e resido na cidade do Rio de Janeiro, Brasil e sempre que posso viajo a querida Portugal, inclusive quando com espaço de tempo mais folgado, Ponta Delgada. Por isso eventualmente posso não ter de imediato atendidas as dúvidas de nossos confrades e amigos.

Sinceros votos de Bom Ano Novo, muita saúde para todos e sucesso na pesquisa, sempre disposto a ajudar no que for preciso,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#81099 | margaridabreu | 07 jan 2005 09:41 | Em resposta a: #81040

Caro Borges da Câmara Medeiros

Agradeço a rápida resposta. Como posso contactar a srª D. Ana Taveira?

Cumprimentos e um BOM Ano para si e Família

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#81237 | Borges C Medeiros | 08 jan 2005 17:47 | Em resposta a: #81099

Cara confrade Margarida,

Espero que tenham sido úteis e proveitosas as informações que lhe enviei.

Perdi o contacto com a Ana Taveira e em outro tópico tive a felicidade de contactar com um colega confrade, de assinatura, Duarte Vasconcelos do Amaral e JLiberato os quais são colegas de minha prima e me acenaram com a possibilidade de recontactar com Ana Taveira. De qualquer maneira, agradeço sua atenção e assim que tiver contacto com a Ana, pedirei-lhe licença e indicar seu nome a ela e se puder ela lhe auxiliar em algo, tenho a certeza de que assim o forá, como fez no meu caso.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#107370 | Judite J. | 14 dez 2005 13:29 | Em resposta a: #79182

Caro Márcio,

O meu nome é Judite, nasci na freguesia das Ribeiras, na ilha do Pico. Criei neste forum o tópico "Genealogia do Pico". Se tiver interesse, pode visitá-lo e nele participar, pois nisso terei muito gosto.
Meu e-mail, caso queira contactar-me:juditejorge@gmail.com

Cumprimentos.
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#107402 | 1947 | 15 dez 2005 11:03 | Em resposta a: #79182

Bons dias Márcio
Boa parte dos meus vieram de S. Jorge. Estudei o que pude. Diga em que poderei (tentar) ajudá-lo
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#107795 | NEIRI | 21 dez 2005 22:54 | Em resposta a: #79182

Olá,Marcio sou do Brasil , estou a procura dos antepassados de meus avos e bisavos dizem que eles vieram para o Brasil por volta de 1907, minha avo nasceu na Ilha de Sao Miguel/Rabo de Peixe/Acores. Estou a procura de documentos. Sabe como posso fazer. Abracos. Neiri

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#107850 | emed | 22 dez 2005 22:03 | Em resposta a: #107402

Meu Caro
Há muito que não lia notícias suas.
Votos de Bom Natal
Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#122059 | dutraaçores | 02 jul 2006 19:57 | Em resposta a: #79182

Caro Marcio,
Meu nome é Neusa, descendente dos Moraes de Vila Real/Tras os Montes e dos Dutra dos Açores. Tenho vínculo, com Faial e também, Ilha da Madeira.
A informação que tenho é que meu antepassado Manuel Dutra Fialho, nasceu na Ilha do Pico, freguesia de São Mateus(data provável: 1749) era casado com Joanna Maria de Freitas (Garcia?), natural da Ilha da Madeira, freguesia de São Vicente.
Estou com dificuldades para encontrar qualquer informação a respeito de Manuel Dutra Fialho.
O senhor poderia ajudar-me nas pesquisas~? Não sei onde encontrar, também, lista de imigrantes açorianos para Santa Catarina/Brasil de 1748 a 1779.
Não sei se sairam da Ilha do Pico, Faial ou outra.
Aqui neste forum já fui atendida por nosso confrade, mas nada constava.
Grata,
Neusa Moraes de Campos
Curitiba/Paraná/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#122187 | freimac | 04 jul 2006 20:41 | Em resposta a: #79182

Caro Marcio,
Tenho antepassados em S.MIguel-Ponta Delgada-Feteiras que são os seguintes: Antonio Jose Raposo, Francisco Pavão, João Jacintho Raposo que viveram entre 1800 e 1850.
Ainda na Ilha de S.Miguel - Ponta Delgada- Capélas tenho Francisca Vicencia, Jacintha Ermelinda Raposo.
Na Ilha de S.Jorge, Paroquia de S. Tiago - Calheta - tenho Ignacio d'Azevedo Machado. Raulino de Azevedo Machado e Maria Silveira de Avila.
Todos da mesma epoca 1800-1850.
Caso o Amigo tenha noticias destes nome, tenho interesse em desenvilver contato.

Atenciosamente
Carlos Machado
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#122213 | joaopaz | 05 jul 2006 11:32 | Em resposta a: #122187

Caro Márcio:
O meu avô materno é natural de S. Jorge. É filho de António Augusto da Paz e de Maria Sousa das Terras. Neto paterno: de António Augusto da Paz e de Maria Augusta. Neto materno: José Pereira Machado das Terras e de Maria de Sousa Bettencourt. Bisneto materno de: Manuel José Machado das Terras, Ana Josefa de Bettencourt, José de Sousa da Silveira e de Ana Josefa.

Se lhe ocorrer algo, com estes nomes, comunique.
Um abraço
João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#155180 | claudiomc | 06 mai 2007 18:57 | Em resposta a: #79182

Chamo-me Cláudio Martins.

Meus antepassados são da Ilha de São Miguel - POnta Delgada.

Gostaria, também, de trocar idéias com aqueles que também tenham antepassados por lá.

Cláudio Martins - marconsult@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#155228 | jm25100 | 07 mai 2007 03:41 | Em resposta a: #155180

claudio.eu jose maria tenho omeu avo que nasceu em sao miguel mas nao estou conseguindo um pessoa que possa pesquisar para mim meu avo chama jose de sousa nascido 20.01.1895. pai manoel de sousa mae maria rosa de jesus todos da provalvelmente de acores sao miguel.

jose maria. jmaria120@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#155233 | claudiomc | 07 mai 2007 06:47 | Em resposta a: #155228

José Maria:

Se ele viajou ao Brasil é bem provável que encontre a data da emissão do passaporte - se é que saiu da Ilha de S. Miguel nos Açores.

Tente este link muito interessante para consultar os nomes / emissões de passaportes do final do século - há de ter paciência....

http://pg.azores.gov.pt/drac/neg/basedados.aspx?cat=11

Neste outro link há alguns navios que partiram de lá para o Brasil...

http://pg.azores.gov.pt/drac/neg/basedados.aspx?cat=5

Como já passou de 1 século o nascimento - na época eram feitos nas igrejas - os registos estão nos arquivos regionais de Ponta Delgada.

Boa sorte.

Cláudio Martins

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#156416 | fatimaV | 17 mai 2007 17:08 | Em resposta a: #79182

Sr. Márcio,
Sou brasileira e estou pesquisando minha familia que veio da Terceira ( Ribeirinha)
Tenho na minha listagem os seguintes Sobrenomes:
Silveira de Mendonça, Pacheco Diniz, Galhardo, Cardoso da Costa, Gonçalves do Couto, Machado Bayão, Garcia Valadão.
Os nomes foram pesquisdos em fotocópias de certidões de casamento e bastimo da paróquia de São Pedro da Ribeirinha.
Se houver alguma possibilidade de ligação, gostaria muito de entrar em contato.
Um grande abraço.
Fátima Valadão - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#186700 | fefa41 | 29 fev 2008 20:32 | Em resposta a: #79182

Olá

O meu trisavô era de São Miguel,bispado d´Angra, de nome José de Souza d´Azevedo,
anos de 1800.Teve um filho ( se houve mais? ),já em Lisboa,depois de casar com Clara Maria da Conceição.de nome João Carlos de Sousa Azevedo,este,nasceu a 15/05/1840, era Guardião da Armada Real.

Tenho algum interesse em saber mais sobre este meu antepassado se souber algo era muito bom.

Cumprimentos

Fernando Emanuel Fernandes de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#186887 | anleite | 03 mar 2008 19:09 | Em resposta a: #79202

Minha bisavô era Francisco Vieira Goulart nascido na Ilha Terceira dos Açores.
Com os cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Açores Ilha de Sao Miguel - Tavares Carreiro !

#215328 | marcelorosa | 12 dez 2008 18:22 | Em resposta a: #155233

Chamo-me Marcelo, resido no Brasil, meu bisavo (Jose Tavares Carreiro, filho de Joao Tavares Carreiro e Guilhermina) vieram da Ilha de Sao Miguel.
Ao que tudo indica Jose nasceu em 1883, tinha 2 irmaos mais velhos (Joao e Manuel) quando entao embarcaram para o Brasil (na ocasiao Jose contava com aproximadamente 10 anos de idade).
Pelo que pude perceber, pode se tratar de um ramo da familia Tavares Carreiro, mesma que a do Dr. Bruno Tavares Carreiro, apenas uma geracao anterior a do mesmo onde outro ramo da familia iniciou-se (provavel que com o Sr. Ignacio Tavarez Carreiro, em 1844).
Agradeceria qualquer informacao, se possivel quando a emails de genealogistas na Ilha de Sao Miguel que possam me auxiliar.

Muito obrigado.

Marcelo Rosa

OBS: Durante o mes de Dezembro 2008 estou de ferias em Lisboa (telemovel 911.968.176

Resposta

Link directo:

RE: Açores Ilha de Sao Miguel - Tavares Carreiro !

#215331 | correa | 12 dez 2008 18:46 | Em resposta a: #215328

Caros participantes

Procuro saber se existe lista de passageiros de navios dos Açores para Lisboa cerca de 1800.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#267082 | SaMenezes | 19 dez 2010 19:28 | Em resposta a: #79182

Caro Azoreano

Tenho de facto antepassados em S. Miguel, Ponta Delgada
António Pavão dos Santos, natural de Candelária
e
Caetana Maria, natural de S. José

Estes casaram em Lisboa, na Lapa
e tiveram Justina Águeda (pelo menos), nascida também em Lisboa, Santos-o-Velho, em 20.09.1801

Cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#289693 | Rita2011 | 21 out 2011 20:53 | Em resposta a: #79182

Meu avô MANOEL JACINTHO CARREIRO, era da ilha de São Miguel, mas tenho poucas informações a respeito da família, não sei o ano em que chegou (aqui no Brasil), nem informações de quem ficou em sua terra. Gostaria de saber mais da história dele, que também é minha.

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#289700 | rgmatos | 21 out 2011 22:49 | Em resposta a: #289693

Cara Rita,

Algumas freguesias da Ilha de São Miguel já se encontram digitalizadas. Procure no link.

http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/registos/default.aspx?concelho=15

Quando você apertar nos links, observe na barra de endereços que há duas barras invertidas ( \ ), substitui elas por barras normais (/).

Talvez você encontre algo.

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#289711 | Rita2011 | 22 out 2011 02:17 | Em resposta a: #289700

Caro Ricardo não consegui visualizar nada, nenhum dos links em que clikei funcionou. Mas de qualquer forma muito obrigada pela informação.

Resposta

Link directo:

RE: Açores

#289712 | manuelrod | 22 out 2011 08:31 | Em resposta a: #289711

Dona Rita.
Peço desculpa pela minha usadia de me meter na vossa situação.
Eu não quero milindrar ninguem o que lhe peço é, com calma tentar abrir os linques das freguesias doa açores que estão disponíveis e se não conseguir eu lhe espelico como fazer é facil pois basta clicar no indereço e dar siguimento as indicações nele contidas.

Resposta

Link directo:

Açores

#364123 | raposoneto23 | 08 dez 2015 11:31 | Em resposta a: #79182

Me chamo João Francisco Raposo Neto; meu pai José Francisco Raposo; meu Avô, João Francisco Raposo e ele era Português natural da Freguesia de Pila Bretanha, Ilha de São Miguel, Concelho de Ponta Delgada, Açores. Meu avô veio de Portugal para o Brasil em 1934 chegando em Santos.

Os pais de meu avô se chamavam: José Francisco Raposo
E Maria Angelina;

Se alguém souber de alguma notícia, de algum parente na ilha de São Miguel ou em outra localidade, favor entrar em contato pelo e-mail: joaoraposo23@hotmail.com.

Grato,

Att.

João Raposo

Resposta

Link directo:

Açores

#420605 | Fernando_Araujo | 10 jan 2020 15:27 | Em resposta a: #79182

Caros confrades, saudações.

Estou a procurar meus antepassados Antonio Soares de Rezende e Candida Rosa Soares, sabendo que nasceram respectivamente em 1868 e 1869, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

Se alguém tiver alguma informação sobre eles ou as famílias Rezende e Tavares em Ponta Delgada e puder me fornecer, agradeço.

Estou procurando pelo sitio dos Fundos Paroquiais dos Açores.

Agradecidamente,

Fernando

Resposta

Link directo:

Açores

#420609 | Jorge Resende | 10 jan 2020 18:53 | Em resposta a: #79182

Se informasse os nomes dos pais isso ajudaria bastante!!!!!!

Resposta

Link directo:

Açores

#436442 | mrtavares | 20 set 2021 10:31 | Em resposta a: #215328

Ola bom dia Marcelo....
Sou novo por aqui estou aprendendo a usar
essa ferramenta, vi que sua postagem é
de 2008, por tanto nao sei se essa mengasagem
vai chegar ate voce.
Achei muito interessante seu post
sobre a familia de Joao Tavares Carreiro, as
informacoes sao muito parecidas com de minha
familia, eu nao sabia que nos da minha familia Tavares tinha o sobrenome Carreiro
estou a espera de um cartorio para confirmar porque nos so usavamos Tavares.

Meu trisavo se chamava

João Tavares
sua esposa
Guilhermina de Jesus
ao que nos sabemos ele constituiu sua familia em
Cravinhos SP e por vez seus filhos foram para
Conquista MG e se espalharam pelo Brasil.
Gostaria muito que essa mensagem chegase ate ti
e podermos trocar algumas informcaçoes
desde muito obrigado
grande abraço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen