Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#79287 | Pedro França | 12 dez 2004 22:28

Caríssimos:

Gostaria de saber se há descendentes de Gaspar da Costa Pinto (1830-87), nascido em Buarcos e que foi viver para a vizinha Figª da Foz desde os 3 anos de idade. Sei que teve, pelo menos três filhos: António, Joaquim (1862-1915) e João da Costa Pinto (1864-1928). Todos casaram.
Eu sou bisneto do António da Costa Pinto (1855-1928) e desta linha, de seis filhos, só a minha avó paterna casou e teve descendência. Desconheço o que aconteceu à geração dos meus tios-bisavós. Meu pai perdeu o contacto com essas linhas e creio que não existe ninguém desse lado a viver ainda na Figª da Foz, à excepção de meu pai e de um tio.
Agradeço qualquer contributo neste sentido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#80089 | Ica | 25 dez 2004 05:21 | Em resposta a: #79287

Caro Pedro,

O meu avô materno Francisco Fernandes da Costa Pinto era filho de Joaquim da Costa Pinto e de Elvira Talhadas Fernandes. Joaquim nasceu em 1861 e morreu na Figueira da Foz em 1914 e era filho de Gaspar da Costa Pinto e de Maria da Guia.
Teve uma irmã Maria da Conceição que morreu solteira e um irmão Gaspar, que casou mas não teve geração.
Francisco, casou com Claere Augusta Hendricks Totten com quem teve 3 filhos.
Francisco Manuel com 4 filhos e 4 netos, Gerhard Theodor com 4 filhos e 4 netos e a minha mãe Elvira Manuela com 3 filhos e 2 netos.
Sei também que o meu bisavô Joaquim teve pelo menos um irmão e que havia pelo menos um primo de nome António mas que não sei se era primo paterno ou materno.
As informações que tenho não são muitas mas a coincidência de nomes, locais e datas são bastante fortes.
O meu contacto é icarmona@superig.com.br
Um abraço
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#80090 | Pedro França | 25 dez 2004 11:19 | Em resposta a: #80089

Cara prima Isabel:

Somos da mesma família sim. A minha trisavó era Maria da Guia, mulher de Gaspar da Costa Pinto. O seu bisavô, Joaquim da Costa Pinto faleceu a 06.01.1915 com 53 anos, na F. Foz. Era o filho do meio. O meu bisavô António era o mais velho.
Sei que o Joaquim tinha tido pelo menos três filhos: uma Maria, um Gaspar e um Francisco e que estes dois tinham casado mas não sabia onde nem com quem. Também sabia da sua bisavó Elvira Fernandes Talhadas. Se quiser, talvez lhe consiga mais alguns dados, datas ou assim.
Pelos nomes e pelo seu e-mail vejo que está no Brasil. O primo Francisco emigrou para o Brasil nos princípios do séc. XX? E lá casou?
Bom, fico agora por aqui. Vou ter de sair. Logo mais volto aqui, 'tá?
Tudo de bom e aquele abraço. Se tiver as datas desde seu avô, agradecia, para eu inscrever numa resenha genealógica da família, deste lado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#80330 | Ica | 29 dez 2004 15:48 | Em resposta a: #80090

Caro primo Pedro,

Bem me parecia, a coincidência de nomes e datas era grande.
Estou no Brasil faz pouco tempo (um ano).
O avô Chico esteve primeiro em São Tomé e depois fez toda a sua vida em Moçambique, tendo chamado os irmãos para junto dele. Actualmente os seus filhos moram em Lisboa e os netos e bisnetos estão espalhados por Lisboa, Porto, Rio de Janeiro, Maputo e Califórnia.
Por favor envie o seu mail para lhe enviar um pequeno resumo com nomes e datas, algumas fotos e documentos.
Gostaria de poder ter mais informação de António e João e a ascendência de Gaspar. Isto de pesquisar à distância é moroso e por vezes bastante frustrante.
Votos de um Próspero 2005 e fico aguardando seu contacto.

Sempre,
Isabel Carmona

Resposta

Link directo:

RE: Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#143376 | Pinduka | 08 fev 2007 18:16 | Em resposta a: #79287

Caro primo Pedro França,

Sou bisneto do referido Joaquim da Costa Pinto (1862-1915), neto de Francisco da Costa Pinto (1895-1972) e de sua 2ª mulher Claer Augusta Tooten (dos Condes Von Lustnau). Sou o filho mais novo de Francisco Manuel Tooten da Costa Pinto (*1928) e de sua 2ª mulher, Maria João de Mattos e Silva Neves (*1943).
Caso disponha de elementos referentes à nossa família pedia-lhe o favor de me contactar para que possamos trocar informações.
Deixo-lhe o meu email para que o contacto seja mais directo.
pedrocostapinto@portugalmail.pt
Aguardando com expectativa abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

Para Pedro da Costa Pinto

#143496 | Pedro França | 09 fev 2007 22:54 | Em resposta a: #143376

Caro primo:

Já ontem tinha reparado na sua mensagem que muito me surpreendeu porque, sem razão aparente, vi-me privado do contacto com seus primos mais próximos, nomeadamente com a Isabel Carmona, e logo após eu ter mandado os dados que tinha sobre a família comum, dos Costa Pinto.
Bem, adiante: Pedro, vou enviar para o seu mail a árvore de costados que nos liga aos Miranda Brandão Castelo Branco, de Midões, já que é por via do trisavô Gaspar da Costa Pinto (1830-87) que lá chegamos. Aliás, embora o Pedro seja mais novo que eu, estamos, em relação ao trisavô Gaspar, ao mesmo nível de gerações.
Gostaria de obter os dados de sua família, para completar este ramo para cá meio esquecido.
Então, aguarde-me no seu e-mail que eu vou procurar o ficheiro de dados relativos ao título acima.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143610 | Pinduka | 11 fev 2007 00:43 | Em resposta a: #143496

Caro primo,

Não entendo o porquê da minha prima co-irmã Isabel, ter deixado de o contactar. Indagarei nesse sentido. Fico ansiosamente à espera que faça o favor de me enviar os elementos que dispõe, disponibilizando-me para qualquer auxílio que considere pertinente para a resenha referente aos Costa Pinto.
A título de curiosidade e sem grande rigor posso informá-lo que o meu Avô Francisco casou duas vezes. Do 1º casamento, do qual ficou viúvo e sem descendência. Casou 2ª vez com Claer Augusta Hendricks Tooten, da qual teve:

1. Francisco Manuel Tooten da Costa Pinto, que casou :

1ª vez com Maria Amélia da Silva Pinto de quem teve:

1.1 Alexandre Manuel da Silva Pinto da Costa Pinto

2ª vez com Maria João de Mattos e Silva Neves de quem teve:

1.2 Cláudia de Mattos e Silva Neves da Costa Pinto;
1.3 Miguel de Mattos e Silva Neves da Costa Pinto, m.m.;
1.4 Pedro de Mattos e Silva Neves da Costa Pinto

2. Gerhard Alfred Theodor Joachim Tooten da Costa Pinto, casou com Maria de Lurdes França Dória Nóbrega, de quem teve:

2.1 Carlos Manuel Dória Nóbrega da Costa Pinto;
2.2 Maria da Conceição Dória Nóbrega da Costa Pinto;
2.3 Gerhard Manuel Dória Nóbrega da Costa Pinto
2.4 Rui Manuel Dória Nóbrega da Costa Pinto

3. Elvira Manuela Tooten da Costa Pinto, casou com Luís Carlos de Mello Mathias de Carmona e Silva, de quem teve:

3.1 Maria João da Costa Pinto de Carmona e Silva;
3.2 Maria Isabel da Costa Pinto de Carmona e Silva;
3.3. Carlos Manuel da Costa Pinto de Carmona e Silva

Tratarei contudo de melhorar as referidas informações. Reforçando a disponibilidade para o auxiliar, um abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143618 | Pedro França | 11 fev 2007 02:35 | Em resposta a: #143610

Caro primo Pedro:

Agradeço a sua mensagem.
Vou enviar para o seu e-mail os dados que tenho sobre os Costa Pinto. Posso dizer-lhe ainda, que o apelido "Costa" que o Pedro ostenta e ostentava ainda a minha avó paterna era do ramo dos Costas Brandões, de Vila Nova de Oliveirinha (Tábua) onde ainda existe solar com pedra de armas.
Se fosse possível obter os dados que a sua prima me enviou em tempos, com nomes, datas e fotos em ficheiro, eu ficar-lhe-ia muito agradecido. Essa informação foi-me descarregada no meu e-mail mas, neste momento e porque o contacto havia cessado (já lá vão uns anitos), perdi-lhe o rasto. Entretanto, como não tivesse posto a salvo esse ficheiro num outro suporte informático, deve ter desaparecido porquanto o ano passado tive um problema grave com o sistema operativo do meu computador.
Já agora Pedro, pelo seu e-mail vejo que vive em Portugal, certo? Em que localidade para ser mais exacto?
Por ora fico por aqui. Depois, diga-me coisas, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143627 | LCM | 11 fev 2007 08:58 | Em resposta a: #143610

Caro Pedro,

Gosto de te ver por aqui.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143671 | Pedro França | 11 fev 2007 17:45 | Em resposta a: #143627

Caro Lourenço:

Eu ando, volta não volta, sempre por aqui.
Desculpe-me a curiosidade: precisa de alguma coisa do AUC?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143677 | LCM | 11 fev 2007 18:37 | Em resposta a: #143671

Caro Pedro França,

A si "encontro-o" muito por aqui, a mensagem era para o Pedro Costa Pinto que nunca tinha lido nestas andanças! Dois Pedros no mesmo tópico dá estas confusões agradáveis.

Aproveito para agradecer mais uma vez as informações sobre o Rola Pereira. Pedi as fotocópias para o AUC e deverão estar a chegar.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143797 | Pinduka | 12 fev 2007 17:35 | Em resposta a: #143677

Caro Lourenço,

Ao fim de uma série de anos adormecido, o meu interesse pela genealogia parece ter renascido e logo nos primeiros dias de registo neste Fórum, bastante profícuo em relação ao meu ramo Costa Pinto.
Abraço forte
Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143832 | nmadureira | 12 fev 2007 22:36 | Em resposta a: #143797

Caro Pedro,
Bons olhos te leiam neste Fórum.
Um abraço,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#143874 | Pinduka | 13 fev 2007 11:03 | Em resposta a: #143832

Caro Nuno,

Parece que leste os meus pensamentos!. Queria contactar-te, mas perdi os meios para o fazer e agora que estou a viver em Lisboa, é mais difícil de te encontrar nas ruas do Porto :). Tu que também tens uns parentes Fernandes Talhadas, tens alguma informação referente aos mesmos?. Penso que na altura, por ambos termos raízes na Figueira da Foz, te mencionei ter uma bisavó (casada com o meu bisavô Joaquim da Costa Pinto) com o mesmo apelido.
Fico a aguardar notícias tuas, podendo fazê-lo para pedrocostapinto arroba portugalmail ponto pt.
Abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#157859 | Ica | 31 mai 2007 00:15 | Em resposta a: #80090

Caro primo Pedro,

Também eu perdi o seu contacto.
Por favor me envie o seu endereço para que possa enviar a informação que tenho.

E-mails são:
trabalho - icarmona arroba armstrongbrazil.com.br
privado - icarmona arroba care2.com

Um abraço
Sempre
Isabel carmona

Resposta

Link directo:

RE: Figª da Foz: descendência de Gaspar da Costa Pinto

#157881 | Pedro França | 31 mai 2007 08:40 | Em resposta a: #157859

Cara prima Isabel:

O meu endereço é:

pedrofrancapin arroba netcabo ponto pt

Um abraço e obrigado por tudo.
Disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para Pedro da Costa Pinto

#312417 | Ica | 24 ago 2012 12:55 | Em resposta a: #143618

Caro primo Pedro,

Estou agora em Portugal e consultando de novo estas páginas encontrei alguns erros na informação passada pelo meu primo Pedro Costa Pinto. Segue meu contascto (cucacarmona@gmail.com) para que possamos de novo trocar informações.
Um abraço
Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen