família braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

família braga

#7935 | egas45 | 16 ago 2001 06:41

Agradecia informações sobre a família braga de braga.evangelina sequeira da s.braga.obrigado

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#7949 | MABEL | 16 ago 2001 14:47 | Em resposta a: #7935

boa tarde

gostaria de saber se a família que procura é oriunda de braga ou de outras localidades, uma vez que esse é um dos apelidos da minha família.

Cumprimentos

Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#7963 | egas45 | 16 ago 2001 18:27 | Em resposta a: #7949

Sim.É oriunda de Braga.

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#7973 | egas45 | 16 ago 2001 21:47 | Em resposta a: #7949

Muitos dos bragas da minha família emigraram no início do séc.XX para o brasil.É provável ter muita família no brasil.

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#7995 | MABEL | 17 ago 2001 14:30 | Em resposta a: #7973

boa tarde
nas minhas pesquisas (e neste momento ainda estou em 1850)a família Braga à qual pertenço é da zona da Estremadura/Ribatejo. Porém admito que tenham saído do norte do País. A única coisa em que poderei ajudá-lo será fornecer-lhe alguma informação quando prosseguir nas minhas buscas (o tempo é curto e a disponibilidade não é muita, pelo que demorará decerto algum tempo)
Cumprimentos

Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#7997 | egas45 | 17 ago 2001 15:12 | Em resposta a: #7995

Agradeço mais informações.

Anabela Braga

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8269 | Vasco Jácome | 26 ago 2001 22:55 | Em resposta a: #7935

Cara Anabela Braga

Era normal que emigrantes que iam daqui de Braga para o Brasil, acrescentassem Braga aos apelidos que já tinham. Assim, obviamente, que podem existir várias famílias Braga sem que por esse motivo tenham qualquer parentesco entre si. Quanto aos seus Sequeira é até possível que tenham tido o apelido por serem naturais da freguesia do mesmo nome. Mas isto é só hipótese que precisaria de ser confirmada.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8435 | egas45 | 31 ago 2001 00:03 | Em resposta a: #8269

O nome da freguesia de Sequeira foi dada por o meu tio-bisavô ter sido padre dessa freguesia, e depois foi bispo no vaticano.Por este último facto é que deram o nome de Sequeira àquela freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8533 | José Alberto Allen | 03 set 2001 01:24 | Em resposta a: #8269

Caro Dr. Vasco Jácome
Aproveitando este "balanço" de Bragas, tem por acaso informações dum tal MANUEL RODRIGUES BRAGA, que foi membro da Mesa da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, provador principal e director dos armazéns da dita Cª, e finalmente sócio do Contrato das Alfândegas do Porto ? Morreu em 1772/3;teve pelo menos dois filhos : MANUEL JOAQUIM RODRIGUES BRAGA, também sócio do contrato das Alfândegas e FREI ANTÓNIO RODRIGUES BRAGA, frade dominicano, espécie de secretário do DR.FREI JOÃO DE MANSILHA. cumprimentos, J.A.Allen

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8587 | Vasco Jácome | 03 set 2001 23:01 | Em resposta a: #8435

Cara Anabela Braga

A freguesia de Sequeira, no concelho de Braga, tem origens medievais, tendo mesmo dado origem, por essas épocas, a uma família com o seu nome.

Esse seu tio bisavô, deve ter vivido nos séc. XIX – XX. Quando muito ele é que tomou o nome da freguesia e não esta dele.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8588 | Vasco Jácome | 03 set 2001 23:03 | Em resposta a: #8533

Caro José Alberto Allen

Infelizmente, não tenho nada sobre essa gente.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

P.S: não sou Dr., quando muito Eng., mas por mim, não vale a pena andarmos aqui com essas coisas!

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8602 | egas45 | 04 set 2001 03:43 | Em resposta a: #8269

Caro Vasco:

Os meus familiares que foram para o Brasil não adoptaram o apelido por serem de Braga,mas sim porque já era o apelido deles cá em Portugal.
Sei muito bem que há várias famílias Bragas.
Quanto aos Sequeiras não eram naturais da freguesia de Sequeira.Tive sim um parente muito afastado(dos Sequeiras) à séculos atràs que lá morou e que em sua honra foi dado o nome dele àquela freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#8603 | egas45 | 04 set 2001 03:52 | Em resposta a: #8587

Caro Vasco:

Na verdade eu enganei-me.Não era meu tio-bisavô,mas sim um parente mais «longínquo» e pelo que me dizem era da família Sequeira e em honra dele deram o nome de sequeira à freguesia onde era padre(talvez tenha vivido durante a Idade Média).
Mas gostaria de saber quais as fontes históricas que utilizou para me dar as informações acima dadas.Estou interessada.

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#12995 | MABEL | 15 nov 2001 19:31 | Em resposta a: #8602

Caro Vasco Jácome:

O ramo da família Braga a que pertenço não é oriunda da zona com o mesmo nome, uma vez que segundo as certidões dos assentos de nascimento que obtive os meus bisavós nasceram na zona da Estremadura/Ribatejo, mais concretamente concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira, pelo que suponho que não terão a ver com os bragas que foram indicados pela egas45.
De momento o tempo é escasso e o trabalho muito pelo que infelizmente ainda não avancei para a geração seguinte, admitindo contudo achar algumas surpresas.
Além da questão temporal tenho ainda uma outra dificuldade (que ainda não descobri como ultrapassar) que é a ausência de apelidos no registo das minhas bisavós maternas, aparecendo unicamente nomes próprios que segundo o que penso era uma prática vulgar no final do século passado, sobretudo no que respeitava ao registo de mulheres.
De qualquer modo agradeço encarecidamente os seus sempre esclarecedores conselhos e indicações.
Cumprimentos

Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#13000 | Vasco Jácome | 15 nov 2001 20:06 | Em resposta a: #12995

Cara Anabela Adónis

O facto desses seus bisavós, que suponho que devem ser nascidos pelos meados/fins do séc. XIX, serem das zonas que refere, não quer dizer que os seus passados não fossem aqui de Braga ou arredores e por isso tenham tomado o apelido. Se assim for, certamente que não serão parentes de outros Bragas que tenham o nome pelo mesmo “fenómeno”. Pelo menos por esse facto.

É claro que isto é uma teoria baseada em vários casos reais e, os que eu conheço, de pessoas que passaram definitiva ou temporariamente ao Brasil. Para além disto, certamente que cada caso é um caso e só a investigação de cada um é pode fornecer respostas correctas quanto à origem dos apelidos.

Quanto à questão da falta de apelidos nos registos das suas bisavós, é que não percebi muito bem do que se trata. De facto, nos assentos de baptismo, era usual só se colocarem os nomes próprios e isto independentemente do sexo da criança. E quanto mais recuar no tempo, mais vai ser assim. Mas se já tem esses assentos, tem certamente o nome dos pais e até, provavelmente, dos avós e aí já deverá ter o nome completo.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#13057 | MABEL | 16 nov 2001 18:54 | Em resposta a: #13000

Caro Vasco Jácome

Obrigada pelo seu esclarecimento.
Ao que sei a minha família ´não teve quaisquer elementos emigrados para o Brasil, nem tão pouco há notícia de quaisquer parentes naquele país.
Contudo aproveito a "boleia" e digo-lhe:
A questão é um pouco mais complexa! então aí vai - a minha trisavó (avó do meu avô materno) tinha o nome de Ana d'Assumpção e a minha trisavó (avó da minha avó materna) tem registado o nome de Ana d'Assumpção - e como se tratam de assentos de baptismo, não têm quaisquer indicações dos nomes dos respectivos ascendentes. Assim instalou-se a confusão, uma vez que as ditas Anas não podem ser a mesma pessoa e ao que sei são oriundas de sítios distintos: Alenquer e Vialonga.
Não sei se haverá qualquer registo a que possa recorrer sem ser o assento de baptismo, pelo que gostaria que me desse as suas preciosas dicas.
Agradecendo desde já a sua pacìência e disponibilidade
Cumprimentos

Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#13062 | Vasco Jácome | 16 nov 2001 19:44 | Em resposta a: #13057

Cara Anabela Adónis

Peço desculpa, mas ainda não percebi que assentos de baptismo é que já tem em seu poder ou, pelo menos, conhece o conteúdo.

Se já tem o das suas trisavós, dessas Ana d'Assumpção, é impossível que não digam nada sobre os respectivos pais e avós. O problema é que se calhar só tem o dos seus avós, onde essas Anas figuram como avós dos baptizados. Aí, como são “fim de linha” (nestes assentos, não vem mais ninguém para trás dos avós da pessoa a quem se refere o registo) naturalmente não consegue informação sobre a filiação das Anas. A solução, é procurar o assento da geração intermédia, i.e., dos seus bisavós. Nestes, já devem figurar os respectivos pais e avós, respectivamente seus trisavós e quartoavós. A partir daí, poderá continuar a tentar recuar e obter mais gerações.

Espero ter esclarecido mais um pouco, mas parece-me que só poderei continuar a tentar ser útil se responder à minha primeira questão. Entretanto, também pode considerar os assentos de casamento. Estes têm é a desvantagem de, normalmente, só darem os pais dos noivos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#103017 | val_rj | 15 out 2005 06:24 | Em resposta a: #12995

Cara AnaBela, minha tia avó, Herminia da Conceição foi criada por uma tia chamada Emília Martins Braga que era casada com Antonio José Braga. Saberia dizer se algum desses nomes aparece em sua pesquisa?
Valéria

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#103517 | MABEL | 20 out 2005 19:19 | Em resposta a: #103017

boa tarde valéria

sabe-me dizer qual ou quais as localidades/zonas onde moravam esses seus tios???
aguardo notícias
Anabela

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#103542 | val_rj | 21 out 2005 00:39 | Em resposta a: #103517

Pelo que me informei com minha mãe eles era de Póva de Varzim.
Minha tia avó Herminía da Conceição ( filha de Bento Martins Gisteira) foi criada por sua tia, irmã do pai, Emília Martins Braga que era casada com Antonio josé Peixoto Braga. Soube que Emília e Antonio vieram para o Brasil antes de criarem minha tia, tiveram um restaurante famoso no Rio de Janeiro (Estad Munchen) e depois voltaram para Portugal.

Resposta

Link directo:

Escalos de Cima

#113390 | Lourval | 04 mar 2006 04:51 | Em resposta a: #103517

Cara Anabela,
Como vão suas pesquisas em Escalos de Cima? Também lá tenho antepassados. Um deles é Inácio Domingos que nasceu em 31/7/1700, falecido em 16/5/1763. Era casado com Catarina Gonçalves, de Alcains. Inácio Domingos era filho de João Domingos e Isabel Martins, ambos também de Escalos de Cima.
Também dos Escalos de Cima, tenho também uma antepassada de nome Isabel Martins Calaveiras, casada com Brás Martins Sardinheiro. Isabel deve ter nascido cerca de 1720.
Espero que conheça alguns destes nomes
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: família braga

#113394 | fertelde | 04 mar 2006 11:11 | Em resposta a: #8603

Estimado Egas45: Se a historia tem de fraco è a memoria, uma vila que tem o nome de Sequeira desde tempos inmemoriais, poder ter passado de pai a filho a oralidade dessa história familiar de que o seu familiar Bispo ter dado à vila o nome, parece-me tao impossivel como inverossimil. Isso passou nas colonias, em que o nome de figuras proiminentes deram origem a vilas/cidades com o seu nome. Mas... Na Europa, que eu saiba, tirando o antigo bloque de leste, isso passou, quando os romanos colonizaram.-
PaxJulia.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen