Mottas de S.Cristovão de Labruja

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

Mottas de S.Cristovão de Labruja

#79361 | Abreu Coutinho | 13 dez 2004 23:15

O mosteiro beneditino de São Cristóvão de Labruja deve a sua fundação ao bispo de Tui, D. Hermoígio, que o mandou construir numa herdade, localizada no lugar de Labruja, pertencente ao monarca Ordonho II. Este monarca, a quem D. Hermoígio cedera o convento, veio a doá-lo à Sé de Lugo, em 915. Em 1125, D. Teresa fez doação do mosteiro e seu couto à Sé de Tui. Na divisão das igrejas e arcediagados desta diocese, em 1 de Dezembro de 1156, foram anexadas ao mosteiro as igrejas de Cepões, Rendufe e metade da de Romarigães. Em 1242, informa ainda o Padre Avelino J. da Costa, o bispo de Tui D. Lucas criou o arcediagado de Labruja, que ficou a ter cadeira na Sé de Tiu e o mosteiro por cabeça. Nas Inquirições de 1258 figura como sendo do padroado real. O mosteiro acabou por ser extinto em 1460, Cerca de 1520, no Censual de D. Diogo de Sousa, refere-se que o mosteiro fora reduzido a igreja paroquial. Era, então, cabeça do arcediagado de Labruja. Em 1546, sendo arcebispo D. Manuel de Sousa, Labruja foi avaliada com a sua anexa Cepões em 70 mil réis. O Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580, considera Labruja como paróquia, anexa perpétua ao arcediagado de Labruja e tendo anexa a metade sem cura de São Tiago de Romarigães. Segundo Américo Costa, São Cristóvão de Labruja era vigairaria de renúncia da apresentação do arcediago de Labruja da Sé de Braga e, em tempos mais remotos do arcediago do mesmo título da Sé de Tui.

Alguém saberá dizer, onde se encontra o tombo deste Mosteiro beneditino??

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Mottas de S.Cristovão de Labruja

#79485 | Abreu Coutinho | 15 dez 2004 22:24 | Em resposta a: #79361

Haverá confrades descendentes dos Mottas "daqui e d`alem mar" com raízes nesta freguesia de S.Cristovão de Labruja, termo de Ponte de Lima?

Cumprimentos,

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Mottas de S.Cristovão de Labruja

#79711 | Abreu Coutinho | 18 dez 2004 15:19 | Em resposta a: #79485

Caríssimos:

Alguém já tratou esta freguesia de S.Cristovão de Labruja?
Tem por freguesias vizinhas, a norte Cunha e Romarigães do concelho de Paredes de Coura, a sul Arcozelo, a nascente Rendufe, Bárrio e Cepões, a poente Cabração.

Cumprimentos,

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Mottas de S.Cristovão de Labruja

#79789 | JCouceiro | 20 dez 2004 02:10 | Em resposta a: #79361

Meu caro e muito Ilustre João,

Não sei onde estará o Tombo, mas acredita, seria para mim motivo de superior alegria dar-te essa noticia.
Vou trabalhar para te puder ser útil.

Um abraço

Resposta

Link directo:

Mottas de S.Cristovão de Labruja

#423008 | cpereira68 | 08 abr 2020 09:21 | Em resposta a: #79485

Bom dia,

Os meus pais são da freguesia da Labruja e tenho primos que pertencem ao ramos dos Mota.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 13:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen