Inicio de pesquisa genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Inicio de pesquisa genealógica

#79429 | jimmy | 14 dez 2004 18:12

É a primeira vez que frequento este fórum. Gostava de conhecer os meus antepassados dos quais não sei rigorosamente nada. Não sei quais os elementos necessários para iniciar a pesquisa por isso se alguém me puder esclarecer agradecia muito.
O meu nome é Jaime Augusto Pires Pimentel e sou filho de António Augusto da Costa Pimentel e Antónia da Ressurreição Pires. Nasci em Lisboa em 1972.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio de pesquisa genealógica

#79441 | recio | 14 dez 2004 23:14 | Em resposta a: #79429

Jimmy és muito novo e terás teus pais ainda vivos ,Começa por pedir informações das datas de nascimento dos teus avós, eles de certeza que se lembram da data de nascimento dos pais, com essas datas pedes na conservatoria fotocopias não certificadas (artº 18 ,nº 7.5). quando tiveres essas copias já tens a 5ª geração., volta a pedir ajuda que haverá sempre quem esteja disposto a ajudar-te.
Se precisares dispõe.
Cumprimentos .Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Inicio de pesquisa genealógica

#79450 | JCC | 15 dez 2004 01:16 | Em resposta a: #79429

Caro Jaime Pimentel

É sempre muito agradável ver alguém que se quer iniciar nestas andanças da genealogia. Seja, portanto, benvindo a este nosso Forum.

Irei deixar algumas pistas mas sugiro que, antes de masi nada, faça uma leitura atenta do que neste site, em

http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php

se diz sobre a iniciação à genealogia.

A minha primeira sugestão é que procure a sua cédula de nascimento. Aí encontrará a informação sobre a localização do seu assento de nascimento bem como os nomes dos seus pais e dos seus avós para além de, muito possivelmente, a localidade onde eles nasceram. Isto para o caso de não saber já estes elementos ou não ter a certeza absoluta

Peça, em seguida, aos seus pais as respectivas cédulas e retire delas os mesmos elementos. Já ficará a saber quem são os seus bisavós. Pela sua idade é bem provável que os seus avós também tivessem tido as cédulas de nascimento. E, com sorte, alguém saberá onde estão. Se as obtiver já terá chegado aos seus trisavós e, repare, tudo isto quase sem sair de casa.

Se este processo não resultar, ou quando se esgotar, terá que passar a recorrer às Conservatórias do Registo Civil, mas tudo isso é bem explicado no link que deixei acima. Note que para fazer estas pesquisas é sempre fundamental saber a freguesia em que cada um dos nossos antepassados nasceu. Este conhecimento é obtido passo passo, sempre que encontramos um novo deocumento.

Algumas gerações depois precisará de procurar de outro modo e com base noutra documentação. Nessa altura cá estaremos para lhe dar mais uma "mãozinha".

Boa sorte e não hesite em colocar todas a suas dúvidas.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Inicio de pesquisa genealógica

#79455 | jimmy | 15 dez 2004 11:05 | Em resposta a: #79450

Muito obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos. Vou iniciar a minha busca devagar, passo passo, porque embora a curiosidade seja muita já percebi que é uma tarefa trabalhosa.
Cumprimentos, Jaime.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio de pesquisa genealógica

#79456 | jimmy | 15 dez 2004 11:18 | Em resposta a: #79441

Obrigado pelos esclarecimentos. É por aí que irei começar. É suficiente procurar apenas os avós, bisavos e por aí fora ou é importante procurar por outros ascendentes indirectos para construir a árvore?
Fui um pouco ingénuo ao pensar que o meu apelido ( Pimentel ) seria pouco comum e que seria possível que essa árvore já estivesse mais ou menos deslindada, mas já percebi que afinal há muitos ""Pimenteis"".
Mais uma vez obrigado e até à próxima.
Jaime.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio de pesquisa genealógica

#79461 | JCC | 15 dez 2004 13:56 | Em resposta a: #79456

Caro Jaime

Relativamente aos Pimenteis, é bem possível que já alguém tenha estudado antepassados seus. Diria mesmo que é improvável que tal não tenha acontecido.

O que acontece é que, habitualmente, apenas conseguimos entroncar umas quantas gerações acima da nossa. Assim, logo que tenha avançado uma gerações (4 ou 5, tipicamente) é provável que comece a encontrar outras pessoas que já tenham estudos feitos.

Boa sorte e disponha sempre.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen