Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#79436 | carlos luiz | 14 dez 2004 22:33

Caros amigos
Alguem de Arraiolos-Alentejo,ouvio falar nestas familias, eram conheçidas, e marcaram a sua presença na sua epoca,nesta Aldeia!Creio que existe mesmo um estotial! cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#79510 | Paulo | 16 dez 2004 10:00 | Em resposta a: #79436

Caro Carlos,

A família Dordio teve diversas ramificações no Alentejo nomeadamente em Arraiolos e nas freguesias do Concelho.

Com este apelido destacou-se um pintor: Dordio Gomes, no século passado.

Também as vítimas do nefasto crime de Arraiolos (Valpaio-Santana do Campo) tinham sangue Dordio.

Não disponho de elementos genealógicos acerca desta família no entanto no notável trabalho que versa os processos de ordenações existentes no Arquivo Dist. de Évora, do nosso confrade Janes Monteiro, publicado em números recentes da Revista Raízes e Memórias existem algumas pessoas com esse apelido.

Sei que não é grande ajuda mas é tudo o que disponho.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#79526 | JCC | 16 dez 2004 11:57 | Em resposta a: #79436

Caro Carlos Reis Luiz

Esta família tem ligações aos meus ascendentes Rosado, também de Arraiolos.

Não tenho grande coisa sobre os Dordio mas é bem possível que o meu parente Luis Vidigal tenha alguma coisa. Existe um página na Net em que há alguns elementos dobre os Rosado Pereira, da sua autoria, que também são Dordio. Pode ser que encontre alguma coisa com interesse lá e pode também espreitar a minha página.

Como não posso deixar aqui os endereços se me enviar o seu email terei muito prazer em dar-lhe estes elementos. o meu endereço é cordovil arroba webside ponto pt

Também aqui, em tempos, houve um tópico em que se abordaram os Rosado e não me recordo se aí se trataram Dordios. Veja em

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=7797

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#79767 | carlos luiz | 19 dez 2004 20:34 | Em resposta a: #79510

Amigo Paulo
Peço desculpa do atraso da minha resposta, Um pequeno detailhe que seja, dá sempre interesse, por exemplo; como se chamavam as vitimas deste crime em Arraiolos, onde os Dordios foram vitimas!!
Gostava de saber onde posso comprar, estas revistas Raizes e Memorias, do nosso confrade Janes Monteiro, onde vem os nomes dos nossos Dordios e Godinho

Quero desejar-lhe um feliz Natal, em familia com um grande bolo de Rei.
com os meus cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#94735 | carlos luiz | 30 jun 2005 09:48 | Em resposta a: #79510

Caro Paulo
Num topico de data 16/12/14, sobre a familia Dordio do Alentejo, fez'me o favor de me dar um conselho!
Dizendo que tiveram varias ramificaçoes, em Arraiolos e nas freguesias do concelho!
Que o nosso confrade Janes Monteiro, tinha escrito nas Revistas Raizes e Memoiras, publicado nas em numeros recentes.
Gostava por favoe saber qual delas, e o ano destas revistas!Na B.Nacional de Lisboa encontrei o ano de 2000 n-16 Dezembro, que não falava nada desta familia.
Se fosse possivel saber esta informaçao, eu agradeçia! Meu novo E-Mail (carlos.reis-luiz@sapo.pt) estou em Portugal
Cumprimentos Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#94736 | Paulo | 30 jun 2005 10:01 | Em resposta a: #94735

Caro Carlos,

Folgo por saber que está em Portugal. Se vier a Tomar não hesite em contactar-me: 91 4994211

Quanto às revistas Raízes e Memórias não as tenho comigo neste momento porém, o artigo do nosso confrade Janes Monteiro, foi sendo publicado em diversos números que podem, alguns, ser adquiridos na livraria Ferin, em Lisboa.

Melhor sugestão ainda seria aproveitar a sua passagem por Portugal e ir até Évora consultar os respectivos processos e os paroquiais de Arraiolos já que poderá avançar muito mais. Além disso a visita a Évora recomenda-se vivamente.

Recomendo-lhe para alojamento o Solar de Monfalim (Albergaria muito central, com decoração regional e próxima do Arquivo Distrital) e no capítulo da restauração os famosos "Fialho" e as "Cozinhas de Santo Humerto".

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#94738 | JCC | 30 jun 2005 10:36 | Em resposta a: #94735

Caro Carlos

Vou ver se consigo responder-lhe a esta pergunta, embora não me recorde desse artigo. Penso que tenho cá em Lisboa o último nº. da revista, que tem o indice geral.

Não sei se chegou a consultar o site que lhe referi, em tempo, creio, sobre as gerações mais recentes de de Dordios e Rosados (alguns).

Ainda não consegui nada sobre os Mexia já que, como lhe disse, tenho agora a maior parte dos livros em Évora e tenho lá ido sempre com pressa e sem me lembrar de trazer aquele que lhe referi.

A sugestão do nosso confrade Paulo parece-me uma boa ideia, desde que tenha essa possibilidade. O Arquivo é de muito fácil acesso e o pessoal bastante simpático. Além disso os livros são relativamente pequenos (a população no Alentejo nunca foi muita) o que torna as pesquisas mais rápidas.

Quanto às sugestões gastronómicas, recomendo-lhe o mesmo mas com um alerta: para o Fialho há que abrir os cordões à bolsa. Mas, em Évora, encontra bastantes mais restaurantes óptimos e muito mais em conta. Só para citar alguns refiro o Moínho, o Quarta-Feira, o Quarto para as Nove, etc...

Se vir que lhe posso ser útil. em Lisboa ou em Évora não hesite em mandar-me um email.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#94777 | carlos luiz | 30 jun 2005 18:26 | Em resposta a: #94738

Caro João
Como estou em Portugal, fui Consultar o( Livro dos Costados Alentejanos) e tirei copias dos Mexias que encontrei, assim como outras obras sobre familias do Alentejo!Agora é preçiso é encontrar, possibilidades de entroncalos, coisa que esta a ser difiçil!Quanto eu ir ai a Evora, era com prazer, mas não vai ser façil, vi que os seus ramos, estao em todas as genelogias, do Alentejo e outros distritos.
Obrigado por atenção,em Portugal-(carlos.reis-luiz@sapo.pt) no fim deste mes deixo de estar na (Wanadoo)França
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#94778 | carlos luiz | 30 jun 2005 18:40 | Em resposta a: #94736

Caro Paulo
Muito obrigada,por me ter respondido!
Não esqueça que o meu Email em Portugal é outro(carlos.reis-luiz@sapo.pt)
Quanto eu ir a Evora, seria um Prazer, mas não sei se vai ser possivel?
Vou ver se enconto na Férin, em Lisboa,É verdade que o nosso Portugal é lindo, eu conheço Évora, o Templo de Diana e outros lugares belos desta terra!
Cumprimentos Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Dordios Godinhos em Arraiolos

#94833 | carlos luiz | 01 jul 2005 09:52 | Em resposta a: #94736

Caro Paulo
Peço-lhe mais um favor,à tempos vi num topico do Senhor Luis Soveral Varella,as familias (Mexias do Campo Maior,Portalegre, que dizia haver um estudo do Dr A.Pestana de Vasconcellos, nos Tomos5/6 sobre os Mexias!Claro que fui logo procura-lo na B.Nacional de Lisboa!
A minha surpresa ,foi ver que muitos Mexias do seculo 17, encontram-se no Arq. Municipal de Évora! Pode-me por favor, dar-me o aderesso e numero e telefone!
Com os meus cumprimentos,queira por favor enviar-me a resposta para meu novo topico(carlos.reis-luiz@sapo.pt) em Portugal
Carlos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen