Duvidas de principiante

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Duvidas de principiante

#79475 | slc | 15 dez 2004 18:52

Boa tarde,

Comecei em Setembro a fazer a minha árvore geneológica com o intuíto de a juntar à do meu marido (que farei porteriormente) e guarda-la para oferecer ao meu filho quando ele tiver idade de compreender o que é isto.

Mas tenho algumas dúvidas:
- Na árvore coloca-se o nome de casada ou de solteira ?
- Posso colocar os maridos/esposas (apesar de estes não serem família de sangue) ?
- Estou a colocar na árvora apenas o nome completo, data de nascimento e foto. Está correcto ?

... e começo a encontrar alguns problemas .....
A minha árvore já está enorme mas só cheguei aos meus avós (parte do pai) e bisavós ( da parte da mãe da minha mãe).

Era tão mais facil se eu tivesse a certidão de nascimento dos meus avós ... e dos pais deles .... e dos pais dos pais deles ....
Como é que eu posso obter isso ? Existe algum organismo que me faculte essa certidão ou terei que me deslocar ao local de nascimento deles ?

O meu problema é que um era espanhol o outro era português mas não sei onde nasceu. Só sei que sempre viveu numa aldeia muito pequena a 20 kms da Guarda.

Toda a ajuda é bem vinda.

Obrigada desde já,

Sílvia

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79486 | Maria Barreiro | 15 dez 2004 22:30 | Em resposta a: #79475

Cara Sílvia

Começo por lhe dar os parabéns pelo objectivo do trabalho que se propõe fazer.
Creio que só poderei responder-lhe a algumas perguntas.

Aquilo que coloca na árvore depende de si e até onde quer chegar. Existe software que lhe permite guardar vários tipos de informação sobre os seus antepassados (nome dos pais, data de casamento, motivo do óbito, profissão, etc...).

As certidões podem ser obtidas de várias formas. Dado o seu objectivo, creio ser suficiente uma cópia não certificada de cada certidão (que custa 50 cêntimos). Normalmente, encontra as certidões na conservatória à qual pertence a freguesia onde ocorreu o nascimento/casamento. Os registos de nascimento/casamento anteriores a 1900 encontram-se nos arquivos distritais. Poderá contactar as conservatórias e os arquivos distritais (por telefone, maisl,...) para lhe enviarem a cópia da certidão. No entanto, podem cobrar o tempo de pesquisa, custo este que varia de arquivo para arquivo. Por isso, será mais fácil se puder deslocar-se.

Comece por obter as cópias dos registos de nascimento dos seus avós, onde consta os nomes e freguesia de nascimento dos seus bisavós e, possivelmente, os nomes dos seus trisavós. O passo seguinte (é como eu costumo fazer), procure o casamento dos seus bisavós a partir da data de nascimento dos seus avós (para trás, claro)(se o seu avô é o filho mais velho, os seus bisavós poderão ter casado cerca de um ano antes). No registo do casamento, deverá estar (entre outros) a idade que os seus bisavós tinham quando casaram, logo encontra a data de nascimento deles.
(Será que me fiz entender?)

Aproveite e leia as mensagens na pasta Formação, também ajuda.

Quanto aos familiares espanhóis é um pouco mais difícil. Também os tenho, em Tui, e terei que lá ir pessoalmente. Quando tiver dúvidas, coloque-as aqui no fórum, há sempre quem ajude.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79504 | recio | 16 dez 2004 08:59 | Em resposta a: #79486

Maria, preciso de um favor quando fores a Tuy tenho um nascimento de 1879.


Um abraço e Boas Festas.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79508 | Maria Barreiro | 16 dez 2004 09:09 | Em resposta a: #79504

Olá Ana

Claro que verifico isso, mas só lá hei-de ir na Pascoa ou no Verão.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79514 | Samuel de Castro | 16 dez 2004 10:26 | Em resposta a: #79475

Estimada Sílvia,

Para não descaracterizar a origem das pessoas, aconselha-se colocar o nome de solteira para as mulheres.
A colocação dos maridos / esposas é importante, pois mostra-nos as ligações com outras famílias.
Além dos nomes completos e datas de nascimento, é aconselhável colocar as datas de casamento e falecimento, como também os locais de n-c-f, títulos, cargos e fatos interessantes sobre as pessoas retratadas. Os apelidos também tenho colocado, pois certas pessoas são mais conhecidas pelos apelidos, do que pelo próprio nome.
Ao fazer a genealogia de seus familiares, perceberás que envolverás em HISTÓRIA (fatos ou passagens dos retratados); GEOGRAFIA (locais onde no nossos ancestrais nasceram, casaram, faleceram e migrações que fizeram de uma cidade / região / país para outras/os; SOCIOLOGIA (o enlace com outras famílias); MATEMÁTICA (o período vivido pelos nossos antepassados), e outras matérias.
Bom trabalho. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Apelido x Alcunha

#79548 | victorferreira | 16 dez 2004 15:32 | Em resposta a: #79514

Caro confrade,
Apenas para comentar que, sendo este um Forum "de expressão protuguesa", alguns equívocos podem surgir na comunicação quando se usa o Português português e os outros. Claro que são rapidamente resolvidos mas mesmo assim, a primeira reacção pode ser de estranheza ou confusão:

- sabe que apelido em português é o equivalente no Brasil a "sobrenome" ou "nome de família" (Castro, Ferreira, ..) ? E que o que os brasileiros usam como "apelido" é em português uma alcunha ("barrigudo", "narigudo", ...) ?

De alguém pode ser dito "... chamava-se Pé-Curto de apelido" (não estranhe, há mesmo este nome de família no Alentejo) e um brasileiro pode entender, até pelo bizarro do nome, tratar-se de uma zombaria ou alcunha (o que provavelmente era, na origem, mas isso é uma outra história).

Melhores cumprimentos e bom Natal.
VF

Resposta

Link directo:

Software de apoio

#79606 | slc | 17 dez 2004 14:37 | Em resposta a: #79475

Muito Obrigada Maria e Samuel de Castro ,

Foram muito esclarecedoras a vossas respostas às minhas dúvidas. e muito prontas.
Sinceramente não contava com tanto.

Vou tentar fazer tudo direitinho e ao máximo rigor.

O problema é que, embora eu seja filha única, primos não me faltam por isso .... como é que eu vou meter tudo no programa que estou a usar ???? Vai ser complicado ! Alguém conhece algum para me aconselhar ?
O programa que eu estou a usar para meter toda esta informação de forma organizada e bonitinha para impressão é o excel da microsoft - e .... já tive que dividir em 3 folhas e não me parece que vai ficar por aqui. ( em páginas A4, e reduzido para 53% já vou em 9 folhas).

Mais uma vez muito obrigada e se precisarem de algo de mim, estou ao dispor,

Cumprimentos

Sílvia Lopes Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Software de apoio

#79610 | Coronel | 17 dez 2004 15:07 | Em resposta a: #79606

Sílvia

Porque não experimenta utilizar o programa PAF 5 (Personal Ancestral File)?
Embora em língua inglesa,tem (quanta a mim) uma excelente prestação, simplicidade de utilização e permite vários tipos de relatórios.
O download é grátis e pode faze-lo a partir do site "family search" (Igreja Mórmon).

Com os meus votos de Feliz Natal

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Software de apoio

#79612 | slc | 17 dez 2004 15:36 | Em resposta a: #79610

Muito Obrigada,

Já fui tentar fazer o dowload mas... na página: (...) eles pedem um registo completo com nome e morada.
Será isto mesmo ?
Será que me vão fazer pagar o programa ?
Nem sequer fala em preço.

Estou com medo de efectuar o registo.

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79614 | Jmaguedes | 17 dez 2004 15:50 | Em resposta a: #79486

Sou brasileira, estou em Portugal há um ano, meus avós maternos e paternos eram portugueses, como poderia saber se ainda tenho parentes cá em Portugal?

Resposta

Link directo:

RE: Software de apoio

#79638 | Coronel | 17 dez 2004 18:40 | Em resposta a: #79612

Sílvia

Bom...eu também tive essa dúvida,mas decidi-me e fiz o registo.
Utilizo à cerca de um ano este programa, estou contente e até agora ninguém me me "aborreceu";inclusivé já fiz outro download de um "complemento" ao PAF 5 e ...tudo bem.
Creio que o pedidos desses dados se prenderá com a filosofia defendida pelos Mórmons, quiçá...

Luís

Resposta

Link directo:

Sobrada

#79639 | jliberato | 17 dez 2004 18:42 | Em resposta a: #79486

Cara Maria Barreiro,
Procuro há muito tempo o baptizado do meu trisavô Manuel José Gonçalves, filho de outro Manuel José Gonçalves e de Maria Rosa, natural de San Salvador de Sobrada, Tomiño, Tuy. Terá nascido à volta de 1796, dado que faleceu em 1868 com 72 anos. Todos sabemos que estas idades eram longe de ser exactas, pelo que aquela data de 1796 tem de ser vista com "flexibilidade".
Seria um sacrifício muito grande dar-me uma olhada aos livros de Sobrada uma vez que tenha disponibilidade para tal?
Ficar-lhe-ia muito grato.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Software de apoio

#79655 | Maria Barreiro | 17 dez 2004 20:51 | Em resposta a: #79612

Cara Sílvia

Eu também fiz o download do PAF e continuo a utilizá-lo gratuitamente. Mas preferi o PAF4 pois é em português.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sobrada

#79656 | Maria Barreiro | 17 dez 2004 20:54 | Em resposta a: #79639

Caro JLiberato

Se estiver disposto a esperar (como já referi só lá vou na Pascoa ou férias do Verão), não é nenhum sacrifício. Aliás, eu estou mais perto, não é? ;-)

Cumprimentos de Portugal
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Sobrada

#79768 | jliberato | 19 dez 2004 20:34 | Em resposta a: #79656

Cara Maria Barreiro,
Esperarei o tempo que for preciso. O meu trisavô espera há 200 anos que o descubram e eu há cerca de 20 anos!
É muita gentileza da sua parte. Chamo a atenção para o meu tópico "San Salvador de Sobrada".
Cumprimentos e votos de um bom Natal,
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79788 | amrr | 20 dez 2004 01:48 | Em resposta a: #79614

Cara "Jmaguedes"

Em primeiro lugar deverá indicar os nomes, locais e datas de nascimento de seus avós.

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#79804 | Conde | 20 dez 2004 11:13 | Em resposta a: #79614

Parentes tem seguramente. Diga os nomes completos dos pais e avós e terras respectivas de residência,casamento ou nascimento. Vai vêr que é fácil.
Boas Festas.

Resposta

Link directo:

RE: Software de apoio

#79852 | slc | 20 dez 2004 22:18 | Em resposta a: #79612

Caros Coronel e Maria Barreiro,

Já me sinto mais encorajada.
Vou fazer o tal registo e ver como será então o tal software.

Obrigada,
Sílvia

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#86863 | N.Caldeira | 24 mar 2005 20:38 | Em resposta a: #79475

Cara Sra Silvia Caldeira

Despertou-me a curiosidade o facto de o seu sobrenome ser igual ao meu, Caldeira. Poderia dizer-me a localidade de origem da sua famila? Eu estou tambem a começar uma pesquisa acerca da minha familia e quem sabe se nao teremos algum tipo de ligaçao.

Desde ja grato pela atençao

Nuno F. Mateus Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas de principiante

#87224 | slc | 30 mar 2005 22:08 | Em resposta a: #86863

Boa Noite.
O meu nome de nascença não tem Caldeira. Adquiri-o com o casamento.
O meu marido sim é Caldeira.
O pai dele nasceu em Macieira de Fornelos - Cinfães.

A árvore geneológica que estou a fazer tem como objectivo oferecê-la ao meu filho quando ele tiver idade para entender o que é isso, portanto, depois da minha pretendo avançar para a do meu marido. Por isso, caso encontre alguma ligação entre as nossas famílias gostaria de ser informada.

Espero ter sido útil e desde já agradeço o interesse.


Sílvia Lopes Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Sobrada

#87523 | jliberato | 02 abr 2005 22:48 | Em resposta a: #79656

Cara Maria Barreiro,
Por acaso já teve ocasião de ver o meu assunto?
Não interprete mal a minha mensagem. Trata-se apenas de uma recordatória...
Muito obrigado.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Sobrada

#87564 | Maria Barreiro | 03 abr 2005 14:11 | Em resposta a: #87523

Caro JLiberato

Na realidade não me esqueci, simplesmente foi completamente impossível ir a Tui, como previa. Agora só poderei lá ir nas férias de Verão, talvez em Julho. Mas não se preocupe, que eu anotei o seu pedido junto dos dados dos meus antepassados galegos para ter a certeza que não me esqueço.

Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sobrada

#87567 | jliberato | 03 abr 2005 14:33 | Em resposta a: #87564

Cara Maria,
Muito grato.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen