Família "Pedreira" de Valença

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família "Pedreira" de Valença

#79484 | Abreu Coutinho | 15 dez 2004 22:09

Caros Confrades

Estou interessado em saber mais desta minha ascendência de Valença, meu 3º avô materno, Domingos Maria Dias Pereira de Freitas (São Miguel de Vizela), casou em Viana do Castelo com Carlota Cristina de Araújo Mello Pedreira, minha avó e filha do abaixo, Simão António Pedreira.

Simão António Pedreira, * 22 Fev. 1814em Valença – Capitão de Infantaria nº 3,Condecorado e Louvado em 8 Abr. 1844

Filho de, António Manuel Pedreira, *1792, – Capitão do Exército, Infantaria nº 16

- Fez todas as campanhas da Guerra Peninsular, assim esteve no Buçaco (onde foi ligeiramente ferido), Fuentes de Honor, Salamanca, Victória, Pirinéus, Neville, Orthez e Toulouse.

-Terminando as Campanhas, emigrou para a Galiza com outros oficiais, donde seguiu para Londres e daqui para a Ilha Terceira. Chegou a fazer parte da guarnição de S.Miguel, regressou ao Reino em 18 com D.Pedro e tomou parte na guerra civil até a Convenção de Évora Monte


Se os meus Confrades descobrirem algo mais desta minha “gente”? Não hesitem, as vossas fontes são sempre muito bem vindas.

Cumprimentos

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família "Pedreira" de Valença

#121168 | aeiou2 | 20 jun 2006 16:29 | Em resposta a: #79484

Se for a TTonline encontra vários Pedreira de Valença

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família "Pedreira" de Valença

#121528 | paradela | 25 jun 2006 15:12 | Em resposta a: #79484

Caro João Coutinho:
embora não seja de Valença, sei que na Freguesia de Gondomil, do dito Concelho, existem famílias com apelido "Pedreira". Inclusivé o actual Bispo da Diocese de Viana do Castelo, oriundo da referida Freguesia também possui esse apelido, de seu nome "José Augusto Pedreira". No vizinho Concelho de Monção, em algumas Freguesias também existem famílias com o mesmo apelido. O Presidente da Câmara de Monção "José Emílio Pedreira Moreira" é natural de uma delas. Como vê, talvez não seja muito difícil encontrar alguém da "sua gente".
Sempre ao dispor,
José Cardoso.

Resposta

Link directo:

RE: Família "Pedreira" de Valença

#125420 | diogopp | 21 ago 2006 14:54 | Em resposta a: #79484

Caro João de Abreu Coutinho,

Tenho um ascendente Pedreira, a minha 7ª avó, Maria Pedreira nascida em Arronches, Bispado de Portalegre por volta de 1700, casou com Manoel Rodrigues Barbas, homem abastado, lavrador, natural de Elvas.

É um ramo que vou começar a estudar em breve, porém aqui fica esta nota.
Caso me possa dizer algo de novo será perfeito.

Cumprimentos, obrigado,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família "Pedreira" de Valença

#132115 | Mghezzi | 25 out 2006 03:40 | Em resposta a: #79484

Caro parente d'além mar:
Acabo de descobrir esse forum Genea. Maravilha!
Sou descendente de Antonio Manuel Pedreira e Francisca Margarida de Migueis , por parte de Joaquim Maria Pedreira, que era meu tetravô.
Meu trisavô Joaquim Maria Pedreira Junior, nascido em 23.11.1851 e batizado na paróquia de Monserrate, Concelho de Viana do Castelo, emigrou para o sul do Brasil em 1865, chegando ao porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Aqui se casou e teve filhos.
Estou pesquisando sua história e procuro saber informações sobre um fotógrafo de nome Raimundo Pedreira, que aqui viveu por volta de 1900.
Tenho informações, fornecidas pelo Arquivo Distrital de Viana do Castelo, sobre o nascimento de todos os filhos do casal Joaquim Maria Pedreira e Rozalina Alzira Pedreira, de nomes Eloisa, Joaquim, Adelaide, Eduardo, Maria Isabel, Maria, cecilia, Victor e Carlos. Se alguém se interessar posso mandar.
Até breve,
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Família "Pedreira" de Valença

#202911 | ORNELLAS | 11 jul 2008 08:39 | Em resposta a: #132115

Ola, sou descendende de PEDREIRA da Freguesia de Cambeses, Concelho de MONÇÃO , residência Arcos de Valdevez Distrito de Viana do Castelo.Tenho em meu poder Passarte JOSE LUIZ PEDREIRA ,datado quinze de junho de 1823 (1893) com desembarque no Rio de Janeiro , Brasil. Governo Civil do Districto de Braga ,1ª Repartição , N° 838 , Registro N° 10 e Folha 100. Veio em sua companhia Esposa Anna , de 51 anos e seu filho de 11 anos. Infelizmente não da pra ler nome do filho e esposa .Em outro passaporte de Domingos Moreira Michellas , Governo Civil do Districto de Porto , datado em oito de fevereiro de 1883 , tendo seu desembarque na cidade do Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883. Solteiro com idade de 24 anos .
Gostaria de receber informaçoes pelo email : gilberto0911@gmail.com.br

Abraço
Gilberto Michel , do Brasil

Resposta

Link directo:

Família

#422678 | carledu79 | 23 mar 2020 19:22 | Em resposta a: #79484

Caro João de Abreu Coutinho,

seu antepassado Domingos Maria, nasceu em S. Miguel de Caldas de Vizela (na época, freguesia de Guimarães), no dia 6 de fevereiro de 1852, filho de Manoel Dias Pereira de Freitas e de Guilhermina Cândida Dias, neto paterno de Manoel Dias Pereira de Freitas e Maria Joana Alves, e materno de Francisco José Dias Pereira e Francisca Luiza Monteiro.
Foi escritor de biografias de portugueses ilustres do Brasil, um livro de poemas e redigiu um jornal em Braga.

O irmão dele, Antônio Rafael Dias Pereira de Freitas foi tipógrafo do Jornal do Commércio, do Rio de Janeiro, e autor de pelo menos dois romances.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen