Familia Pancada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Pancada

#795 | aps | 06 nov 2000 01:08

Tenho vindo a efectuar uma pesquisa sobre as origens da familia Pancada, no entanto tenho deparado com diversas lacunas quer em registos quer em contactos havidos,que me difilcultaram uma ligação correcta dos primórdios da referida familia.
As suas origens situam-se no Alentejo, principalmente em Beja, Elvas e Campo Maior e julgo do principio do sec.XVI.Assim, referencio alguns dos antepassados de forma a que seja melhor estabelecida uma referenciação:
-António Joaquim Pancada,nasc. em Elvas Distrito de Portalegre em 1816/17 e falec. em SET1846 e casado com D. Maria Amália Pancada .Filho de José António Pancada. Teve duas filhas nasc. em 1840 e 1846.Era Alferes de Cavalaria tendo servido nos Reg. Lanceiros 1 e Cav 3.Embora pertence-se ás tropas de D. Miguel apresentou-se ás tropas liberais tendo mantido o mesmo posto.
-Frei António do Presépio Pancada,guardião do Convento Franciscano do Varatojo-Torres Vedras,nasc. em 21JAN1829 na freg.de S. João Baptisa de Campo Maior e falec. 29OUT 1890.Filho de José Henrique Pancada e de D. Maria Gertrudes Palma ambos da freg. de S. João Baptista de Beja.Neto de Francisco Pancada e de D. Mariana da Conceição e de José Arraes da Palma e de D. Genoveva de Vaneta Anna. Notabilizou-se pela recuperação do Convento,como pregador e professor de Teologia e pela suas virtudes tendo após a sua morte fama de Santo.Julgo haver no Vaticano um processo de Beatificação.
-António Joaquim Pancada, nasc. em 20MAI1849 e falec. 14FEV1925, natural freg. S.Salvador de Beja, casado com D. Ludovina Adelaide Massagno Pancada e filho de Francisco Hemitério Pancada e de D. Henriqueta Leopoldina de Menezes Feio. Teve dois filhos António e Ludovina. Foi general de brigada.
-Manuel Maria Pancada, nasc. em 8NOV1867 e falec. em 11DEZ1930 natural de Benfica conc. de Belém dist. de Lisboa. casado com D. Maria de Jesus Ferreira Pancada.Filho de Manuel Augusto Pancada e de D. Maria José Ferreira Pancada.Teve dois filhos e seis filhas Foi capitão de Infantaria tendo servido em Moçambique e na Guarda Municipal de Lisboa.
Existe ainda um ramo da familia brasileiro que não está pesquisado, no entanto julgo que os banqueiros do antigo Banco Pancada &Morais pertencem á mesma familia.
Agradeço todas as contribuições da parte dos interessados nesta familia.
Cumprimentos APS

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#247669 | Cesar Alves de Souza | 13 jan 2010 18:13 | Em resposta a: #795

Amigo
Não disponho de informações por escrito, mas sei que minha familia tinha este sobrenome, juntamente com AMARAL, mas parece que este sobrenome iria terminar, pois não havia herdeiros homens, por isto teriam trocado o sobrenome para AMARAL.
Outro dia num encontro de familia escutei que o sobrenome PANCADA estaria com problemas no Brasil ou fora de uso, e por isto teriam trocado pelo AMARAL.
Estou tentando obter mais informações de outras pessoas, mas já se passaram muitos anos e fica dificil obter mais informações.
Mas é a primeira vez que vejo este sobrenome ser citado e vou passar para os outros primos, talvez alguem saiba de algo, nem o nome do meu bisavó que seria origem desta mudança eu sei direito , minha avõ tinha nome de solteira BELMIRA ALVES AMARAL e nasceu em 1900 em são paulo, sendo a filha mais velha de 13 irmaos, ja então morando no Rio de Janeiro.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#247720 | a mesquita | 14 jan 2010 16:59 | Em resposta a: #795

Existem ainda presentemente em Beja ,e também relacionadas com Ferreira do Alentejo e Lisboa.
As listas telefonicas por vezes dão ajudas preciosas,na falta de melhor....

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#247733 | NISGM | 14 jan 2010 19:58 | Em resposta a: #795

Já tentou a zona de cascais e estoril?

Atentamente, nuno dem.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#248389 | FLMF | 24 jan 2010 18:41 | Em resposta a: #247733

Caro APS

Posso informar: a farmácia Ramos em Almodôvar pertence a um senhor farmaceutico de apelido Pancada;
o meu querido professor de arte, o escultor Mestre Joaquim Correia, quando o conheci,
estava ligado à família Pancada e tinha morada entre Paço de Arcos e Caxias, concelho
de Oeiras.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#253124 | Cesar Alves de Souza | 14 abr 2010 02:12 | Em resposta a: #795

Amigo,
Estou fazendo minha arvore genealogica e cheguei até a cidade de Moura em 1872 com o nascimento do meu bisavo FRANCISCO JOSE AMARAL filho de JOAQUIM JOSE PANCADA e de JOAQUINA RITTA DO AMARAL, casou em 1899 com BELMIRA ALVES AMARAL na cidade de Beja, ela nascida em 18/10/1881 na cidade de Beja, filha de JOAQUIM ALVES e de ANNA MARIA DO CARMO ALVES, vindo para o Brasil em 1899/1900 onde tiveram 12 filhos, já sem o nome de PANCADA, pois me disseram que este nome não estava muito legal e os AMARAIS estavam acabando, mas acabaram por acabar mesmo, pelo menos na minha familia, pois os homens só tiveram filhas mulheres e perderam o sobrenome, restando poucos que não iram dar continuidade ao sobrenome, meu pai era FRANCISCO AMARAL DE SOUZA, nasceu no Brasil em 03/10/1925.
Qualquer coisa que precisar no Rio de Janeiro pode falar comigo.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#266648 | Cesar Alves de Souza | 11 dez 2010 21:09 | Em resposta a: #253124

Tentei cruzar suas informações com as que disponho e não consegui identificar nada, voce poderia dispor de mais informações, estou tentando fazer a arvore genealogica da minha familia, e por estar no Brasil, estou encontrando dificuldades.
Tenho um tataravô de nome JOAQUIM JOSE PANCADA, que casou com JOAQUINA RITTA DO AMARAL LOURENÇO, teve 6 filhos o mais velho JOSE JOAQUIM DO AMARAL ( 1860 ) e o mais novo meu bisavo FRANCISCO JOSE DO AMARAL ( 1872).
Desde já grato pela atenção

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#271254 | Cesar Alves de Souza | 24 fev 2011 00:25 | Em resposta a: #266648

Estou aqui de volta, descobri que o lado da família PANCADA vem de SAFARA ( Jose Joaquim Pancada )era sapateiro e casou com Joaquina Rita do Amaral. Era filho de JOSE MARIA PANCADA e de MARIA CONCEIÇÃO PANCADA.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#299250 | 1aspirina | 08 mar 2012 22:13 | Em resposta a: #795

Manuel Maria Pancada , foi meu avô , Capitão da Guarda Real, esteve nas campanhas contra o Gungunhana e casou com Sofia Coelho de Jesus de Arraes e Palma Pancada . O filho António emigrou para o Brasil na década de 30/40 tendo aí casado com Liane, de ascendência alemã de quem teve vários filhos e netos ( cujo paradeiro procuro …) consta que já na corte de D. João terão ido Pancadas (Um oficial e uma freira ). Um descendente deste ramo terá feito parte do bando do Lampião com sua mulher “ a Maria do Pancada “. Actualmente para além do ramo brasileiro, meus primos e os Pancada e Morais , temos os Pancadas da Silveira e os Pancada Fonseca ( meus dois irmãos , sobrinhos e netos )
Quem tiver mais dados agradeço que me contactem. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#299251 | 1aspirina | 08 mar 2012 22:18 | Em resposta a: #271254

Bom ... segundo ouvi sempre na minha família, esse ramo era de um José Joaquim de Ferreira do Alentejo, ... que tinha a alcunha do " Pancada " que depois foi assiliado como apelido, o que era muito frequente...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#301346 | João Fialho 101 | 30 mar 2012 16:02 | Em resposta a: #795

"-António Joaquim Pancada, nasc. em 20MAI1849 e falec. 14FEV1925, natural freg. S.Salvador de Beja, casado com D. Ludovina Adelaide Massagno Pancada e filho de Francisco Hemitério Pancada e de D. Henriqueta Leopoldina de Menezes Feio. Teve dois filhos António e Ludovina. Foi general de brigada."

Meu Bisavô, casou com a minha bisavó em segundas nupcias, anos após a morte da sua mulher e filhos. Vindo de Lisboa onde era professor de matemática no colegio militar, foi para o Luso viver.

É no Luso que conhece a minha bisavó, com quem casa e tem uma filha Maria de Jesus Pancada...

O meu bisavo morre, quando a minha avó tem 3 anos. O nome pancada perde-se na minha familia... na geração da minha mãe e dos meus tios.

Cordialmente

João

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#301351 | João Fialho 101 | 30 mar 2012 16:47 | Em resposta a: #248389

O escultor mestre Joaquim Correia é casado com Maria de Jesus Pancada... são meus avós.

Cordialmente

João Fialho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#301935 | a1r2p3 | 05 abr 2012 12:12 | Em resposta a: #299250

Bom dia, Procuro informação sobre a família Coelho de Jesus, e posso informar que Sophia Coelho de Jesus era filha de José Bento Coelho de Jesus (farmacêutico) e de Rosa Henriqueta do Carmo. José Bento faleceu em 1905 ou 6 e foi Presidente da Sociedade Farmacêutica Lusitana durante vários anos, na altura da viragem para o séc.XX. Era natural de Pedrógão o Grande (leiria) e filho de Manuel Bento Coelho de Jesus e de Anna Joaquina do Sacramento. Teve pelo menos nove filhos, Maria José - minha bisavó - (1872), António Bento (1875), Clotilde (1876), Laura (1877), José Bento (1882), Manuel (1885), Geraldo (1887) e Sophia e Eduarda, cujos nascimento ainda não apurei. Procuro sobretudo informações sobre Geraldo Coelho de Jesus, que foi Engenheiro de Minas, mas qualquer ajuda para localizar descendentes será bem-vinda.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302026 | 1aspirina | 06 abr 2012 21:19 | Em resposta a: #301935

Não tenho qualquer informação sobre Geraldo Coelho de Jesus, para além de ser - provavelmente - meu tio avô. Minha avó Sophia já tinha falecido quando eu nasci e nada sei do meu bisavô a não ser que estava ligado ao mundo farmacêutico. Vou tentar apurar alguma coisa e se conseguir informo-o.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#302027 | 1aspirina | 06 abr 2012 21:31 | Em resposta a: #301346

Vou tentar um link da minha família com a sua. o nome António Joaquim Pancada é-me familiar, talvez por via militar / familiar . O meu avô , Manuel Maria Pancada era militar , reformou-se como capitão porque era oficial da guarda real e não quis servir na então criada GNR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302029 | a1r2p3 | 06 abr 2012 21:48 | Em resposta a: #302026

O seu bisavô - e meu trisavô - era José Bento Coelho de Jesus. Chegou a ser proprietário de três farmácias em Lisboa e Presidente vários anos da Sociedade Farmacêutica Lusitana, na altura da construção da sede e da reforma do ensino de Farmácia. Faleceu em 1905 ou 6, deixando nove filhos. Geraldo era dos mais novos e foi amigo e sócio de Fernando Pessoa. Sei que casou em 1929 mas não consegui ainda apurar se teve filhos. Se quiser mais informações sobre os Coelho de Jesus posso adiantar mais alguma coisa - não tanto como desejaria. Obrigada pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302034 | 1aspirina | 06 abr 2012 22:14 | Em resposta a: #302029

Creio que a minha mãe me mostrou uma farmácia , quando eu era criança mas julgo que era da parte do meu avô porque o nome era "Pancada" , perto do Coliseu.Agradeço todas as possíveis informações sobre os Coelho de Jesus

Obrigado . Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302038 | a1r2p3 | 06 abr 2012 22:45 | Em resposta a: #302034

Como disse na primeira msg José Bento Coelho de Jesus era natural de Pedrógão o Grande, filho de Manuel Bento Coelho de Jesus e de Anna Joaquina do Sacramento. Existe um ramo da família - Supardo Coelho de Jesus, que ainda não pude totalmente localizar. calculo que Engrácio Coelho de Jesus terá sido irmão de José Bento e casou com uma senhora de nome Supardo, parece que natural de Malta. Adoptou o nome e foi conhecido como Engrácio Supardo. Foi ele que mandou construir um prédio na Av. da Liberdade onde mais tarde funcionou uma das farmácias Coelho de Jesus ( e onde viveu sua prima Maria José, minha bisavó). Construiu também, em 1906, uma casa na Praça Duque do Saldanha, Lisboa, que habitou com os seus nove filhos (nomes Ingrácio, António, Judite, Sofia, Engrácia, Salvador, Maria Helena..faltam-me alguns).- a casa ainda resiste, é o nº19, apesar de abandonada. Ambos as famílias colaboravam no ramo farmacêutico. Dos nove filhos de José Bento, Maria José n. 1872) casou com Camilo Simões Pacheco e tiveram um filho, José Coelho Pacheco (meu avô). O único outro casamento desta geração de que tenho conhecimento (além de sua avó Sofia, de que não sei data de nascimento) foi de Eduarda (tb. não sei data), que casou com Alberto Carlos Carvalho Pessoa de quem teve pelo menos uma filha, Elisa (n.1924). António Bento (n. 1875 - m.1954) foi o que mais se dedicou aos negócios de família e enviuvou muito cedo. Clotilde (n,. 1876) e Laura (n.1887 - m. 1934) não casaram e Manuel (n.1887 - m. 1951) ao que sei, também não. Geraldo (n. 1887) descobri recentemente que casou em 1929 com Germaine Georgette Marthe Raban, uma jovem francesa que terá conhecido em Paris. Tento descobrir se terá tido filhos... .
A geração ainda viva inclui as duas filhas de José Coelho Pacheco - Maria da Luz Leitão Pacheco Palmeirim (n.1921) e Maria Helena Leitão Pacheco Figueiroa Rêgo.(n.1922)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302047 | 1aspirina | 06 abr 2012 23:13 | Em resposta a: #302038

Impecável !!

Embora afastados somos realmente primos !! Você é filho da Maria Helena ou da Maria da Luz .?Fico muito satisfeito por estarem ambas vivas e dê-lhes um grande beijo meu ( " Luízinho" filho da prima Maria José...)

Passei muitos dias de férias com o primo José Coelho Pacheco, seu avô, em S. Pedro de Sintra , na Quinta de Sta Teresa ( Teresinha ?) Era um Homem - assim mesmo com H Grande-extrordinário com imensa paciência para crianças e que como só teve filhas , nos adorava , a mim e aos meus irmãos mais velhos ( e esse sentimento era recíproco).

Também ouvi a minha mãe falar muito do primo Engrácio e da prima Mª José e recordo-me muito bem da prima Mª Elisa de quem gostava muito
O Salvador Supardo adoptou uma criança,( Polaca?) que cheguei a namoriscar , Renata , creio eu , eramos muito miúdos. Só me recordo que era lindíssima....

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302049 | f4b2 | 06 abr 2012 23:34 | Em resposta a: #302038

No Anuário Deligant de 1911(Anuário de Médicos,Pharmaceuticos,Parteiras,Dentistas e Veternários)vêm estes nomes,cito:

- ANTÓNIO BENTO COELHO de JESUS - Pharmaceutico no Campo Sant' Anna,Nº176 Lisboa,1911

- CAMILLO SIMÕES PACHECO - Pharmaceutico na Avenida da Liberdade,Nº25 Lisboa,1911

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302060 | a1r2p3 | 07 abr 2012 00:08 | Em resposta a: #302049

Obrigada e corresponde - Na Revista da Sociedade Farmacêutica Lusitana constam como sócios José Bento Coelho de Jesus (que foi Presidente da Soc.), seu filho António Bento Coelho de Jesus (pelo menos a partir de 1901) e seu genro Camilo Simões Pacheco (que casou com Maria José Coelho de Jesus). Por curiosidade, a farmácia a que refere no Campo Sant'Anna foi a "Botica da Peça" onde Fialho de Almeida estagiou. Existia uma terceira farmácia na zona dos Anjos. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#302874 | a1r2p3 | 14 abr 2012 18:18 | Em resposta a: #302047

Peço desculpa de só responder hoje. Sou filha da Maria da Luz com quem estive hoje mesmo. Que se lembrava bem dos primos Henrique José Pancada Fonseca e falou-me dum outro irmão - Heitor? foi o nome de que se lembrou. Se quiser contactar directamente gostaria muito de trocar mais informação. Estou a pesquisar a vida desse Homem - diz bem, com H grande - que foi o meu avô e que não cheguei a conhecer. (anaritapalmeirim@gmail.com)
Para mais informação meramente genealógica posso deixar aqui que Maria da Luz casou com António Luís de Seabra Palmeirim, de quem teve quatro filhos: Maria José, n. 1948, Vasco Luís (n. 1950), Ana Rita (n. 1955) e António Manuel (n. 1956) Pacheco Palmeirim. Maria Helena, casou com José Figueiroa Rêgo e teve também quatro filhos: José Nuno (1954), João Paulo, Gonçalo e Bernardo Pacheco Figueiro Rêgo.
Também passei meses de férias na Quinta de Sta. Theresa e só tenho pena de não ter chegado a conhecer o meu avô - faleceu em 1951. Até breve, aguardo troca de e-mails!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada e Coelho de Jesus

#303042 | José Duarte | 16 abr 2012 12:45 | Em resposta a: #302874

Exmos. Senhores
Há aqui umas ligações a fazer: João da Silva Bravo casado com Aurélia Ferreira de Mello Villas Boas (já aqui inseridos: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=181765 ), além do filho Adolfo (tb aqui inserido), tiveram a João e Fernando Vilas-Boas Bravo, que já aqui consta mas sem filiação: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=326951 casado com Maria Pancada, estes além do filho Fernando Manuel, tiveram uma filha Aurélia Pancada Bravo, que tb aqui consta mas sem filiação: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=988488
Entretanto já enviei para as respectivas páginas estas ligações, esperemos pelas actualizações o que em média demora cerca de um mês.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pancada

#329569 | Pedro Pancada | 22 mai 2013 17:30 | Em resposta a: #795

Numa busca casual ( e porque estava sem nada para fazer ), procurei pelo meu sobrenome ( PANCADA ).
Os meus bisavos e avos eram de Ferreira do Alentejo.
Mais para trás ja nao sei.

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#367577 | girafa | 28 mar 2016 21:49 | Em resposta a: #302049

Caro João Barroca

Poderia fazer o favor de consultar nos Anuários de Portugal dos anos de 1908/1909, a existência de uma farmácia de nome “Farmácia Lusitana do Campo Santana” em Lisboa (Largo do Mastro).

Esta farmácia era propriedade de Caetano José de Carvalho.
Atenciosamente

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#367578 | saintclair | 28 mar 2016 22:35 | Em resposta a: #367577

-
http://www.cdf.pt/archeevo/details?id=1001137

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#367686 | f4b2 | 30 mar 2016 11:46 | Em resposta a: #367577

Bom dia

No Annuário Deligant do ano de 1911, vem este nome, cito:

- José Augusto Carvalho - Pharmaceutico na Rua de Sant`Ana á Lapa, Nº 68 Lisboa, 1911.

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#367687 | f4b2 | 30 mar 2016 12:04 | Em resposta a: #302034

Bom dia

No Annuário Deligant de 1911 vem este nome, cito:

- José Augusto Pancada, Pharmaceutico na Rua Rebelo da Silva Nº 38 LIsboa, 1911

Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#384699 | jppereira | 22 set 2017 13:59 | Em resposta a: #795

Conheci um João Pancada que vivia nos Marinhais no anos 60.

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#423931 | aps1 | 05 mai 2020 15:42 | Em resposta a: #367687

Caro Sr João Barroca
A antiga Farmácia Pancada na rua Rebelo da Silva na Estefanea hoje Farmácia Portugal era do meu bisavó José Augusto Pancada pai da minha avó Isabel Maria Pancada. Julgo que meu avô José Luciano da Silveira ,licenciado em farmácia pela Universidade de Coimbra foi exercer para essa farmácia tendo casado em 1994 com a minha avó.Neste momento tento obter todos os dados sobre os meus Avós. Os meus Agradecimentos Antonio Pancada da Silveira

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#423940 | aps1 | 05 mai 2020 19:27 | Em resposta a: #423931

Emendo casado em 1994 para 1894

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#423964 | aps1 | 06 mai 2020 12:05 | Em resposta a: #271254

António C.Pancada da Silveira
Depois de largo interregno, estou a tentar continuar a minha Arvore Genealógica,mas deparei com diversos obstáculos e estou tentando resolver.
A minha Avó ,Isabel Maria Pancada casada com José Luciano da Silveira, farmacêutico,era filha de José Augusto Pancada e dono da Farmácia Pancada ,hoje Farmácia Portugal ,da rua Rebelo da Silva , Estefania em Lisboa. ,nasc em 21 Jan ,1829 em Campo Maior e casado com Maria José Ferreira Pancada .
Meu trisavô . pai do José Augusto, chamava-se Manuel Augusto Pancada.
São estes o dados que obtive, faltando-me datas, origens, nomes e mais familiares.
Agradeço, pois , todas as contribuições que me possam dar.
Meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#424626 | aps1 | 01 jun 2020 09:34 | Em resposta a: #299250

Carissimos
A Maria do Pancada do grupo do Lampião era alcunha e não nome.
No Brasil que eu conheça existe a família do meu Tio João Pancada da Silveira e as minhas primas, Isabel(falecIda) Maria Izilda,Maria Manuela e Maria Zita ,todas casadas e com netos.Houve também um primo do meu Tio , Francisco Pancada (falecido) e sem descendência.Este primo tinha mais dois irmãos
,o Ernesto e o Henrique. Tento agora pesquisar os nomes dos Pais deles , tendo conhecimento que o Pai era Administrador da Quinta e Palácio do Cadaval em Pedrouços hoje Instituto de Altos Estudos Militares.
Abraço
Antonio Pancada da Silveira

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#426263 | aps1 | 07 ago 2020 15:16 | Em resposta a: #299250

Caríssimos
Após num largo interregno estou a continuar a elaborar a Arvore Geneológicas da Família Pancada e passo a responder :
Manuel Maria Pancada era irmão da minha Avó Isabel Maria Pancada casada com o meu Avô José Luciano da Silveira. Tinha ainda os seguintes irmãos. José Augusto Pancada ,Ernesto Emilio Pancada e Maria Isabel Pancada .Filhos de Manuel Augusto Pancada (1829 ) e de Maria José Pancada ,
Portanto somos primos.
Se quizerem entrar em contacto comigo o meu email e , antoniopancada@gmail.com
Abraço António Pancada da Silveira

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#426272 | FernandoBravo | 08 ago 2020 00:37 | Em resposta a: #303042

Caros confrades,

algo mais sobre esse ramo Pancada. Esta Maria Pancada, aliás Maria de Almeida Pancada, casada com Fernando Villas-Boas da Silva Bravo, era filha de Leonel Marques Leal Pancada, cujo pai fez fortuna no Brasil.
Ele foi Comendador no Brasil:
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=47912&url=http://memoria.bn.br/docreader#

Banqueiro em Portugal:
https://www.bportugal.pt/arquivo/details?id=18391

E, por um breve período, Presidente da Câmara Municipal de Cascais: https://www.wikiwand.com/pt/Lista_de_presidentes_da_C%C3%A2mara_Municipal_de_Cascais

Ver também: https://www.facebook.com/ruipaisdeamaral/posts/2019out08-francisco-marques-leal-pancada-nasceu-em-cascais-em-1823dez03-e-aos-11/1142458132809864/

Resposta

Link directo:

Familia Pancadarrvore

#426293 | aps1 | 09 ago 2020 18:36 | Em resposta a: #426272

Caro Fernando Bravo
Tenho já bastante adiantada a Arvore Genealógica da Família Pancada, mas muito incompleta no ramo do Brasil.
Pedia-lhe portanto o favor, caso lhe fosse possível, de me facultar datas do nascimento ,casamento ou óbito de Maria Almeida Pancada do marido e dos Pais.
O meu email é ; antoniopancada@gmail.com.
Os meus cumprimentos e agradecimentos
António Pancada da Silveira

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#426557 | aps1 | 19 ago 2020 09:53 | Em resposta a: #426272

Caríssimo
Agradeço o seu esclarecimento, pois, não conseguia entender como aparecia o apelido Pancada do Banco Pancada e Morais. Na Árvore Geneológica da família Pancada nada me apontava para esse ramo. Além disso os familiares que emigraram para o Brasil em nada me ligavam a esse ramo.
Fui esclarecido quando soube que o apelido Pancada tinha sido acrescentado por Francisco Marques quando emigrou.
Agradeço pois a sua contribuição.
Um abraço António Pancada da Silveira

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#426739 | FernandoBravo | 26 ago 2020 23:16 | Em resposta a: #426293

Caro António Pancada da Silva,

infelizmente não disponho desses documentos. Cheguei a essa Maria Almeida Pancada porque estava a pesquisar aqui no Geneall descendentes do meu pentavô, Manuel António da Silva Bravo. Um desses descendentes, de um ramo já afastado do meu, casou com essa Maria. Como achei esse sobrenome engraçado (Pancada), pesquisei um pouco no Google.
O nome completo (com o Almeida) encontrei-o na documentação do Banco de Portugal cujo link já disponibilizei. As restantes informações encontrei-as também nos outros links que disponibilizei.
Em termos de registos, o único que lhe posso facultar é o de casamento de Manuel António da Silva Bravo e, a partir daí, começar a pesquisar e recolher registos até ao marido de Maria Almeida Pancada.
Talvez outro confrade tenha tais registos.

Resposta

Link directo:

Familia Pancada

#426866 | aps1 | 01 set 2020 16:19 | Em resposta a: #426739

Caro Fernando Bravo
Para seu conhecimento informo o seguinte :
Francisco Marques Leal Pancada nasceu em Cascais em 03Dez1823 e aos 11anos ficou órfão de pai e mãe no espaço de uma hora.,vitimados pela peste. Foi recolhido pelo pároco da da vila que lhe deu educação. Aos 14 anos emigrou para o Brasil e com enorme jeito para para os negócios fez uma fortuna. Foi nessa altura que adoptou a alcunha Pancada que acrescentou ao seu nome.
Poderá consultar estes dados em Histórias de Cascais H2C.
Portanto o nome Pancada não é de ascendência.
Um abraço António Pancada da Silveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen