Vila do Conde e suas raízes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Vila do Conde e suas raízes

#7952 | anuska | 16 ago 2001 15:53

Gostaria de saber quais as primeiras familias, ou as q mais se destacaram, em tempos, na zona de Vila do Conde...
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#7956 | Carlos Silva | 16 ago 2001 16:20 | Em resposta a: #7952

Cara Anuska,

Penso que os Carneiros de Vila do Conde foram uma familia cujo estudo desde de meados do sec. 15 é do maior interesse, mas isto é um pouco pessoal.

Existe um site dedicado aos Vasconcelos de Vila do Conde que é "bom e bonito", que constitui um excelente portal de entrada para genealogia Vilacondense :

http://www.geocities.com/trovisqueira/

Penso que vale a pena para qualquer um.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#7962 | anuska | 16 ago 2001 17:45 | Em resposta a: #7956

Acho curioso porque tenho descendencia de Familia Coelho, e Carneiro e a familia do meu Pai tem origens em Vila do Conde...
Há também descência como já referi em anteriores mensagens dos Magriços, e de D. Francisco de Almeida...

A minha bisavó chamava-se:
Leopoldina Magriço Coutinho ( tem mais nomes antes do Magriço mas ainda não consegui apurar)
O meu bisavô:
Joaquim Martins de Almeida

O nome que vigora agora é "Coutinho de Almeida"

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#7989 | mbp | 17 ago 2001 10:48 | Em resposta a: #7962

Cara Anuska

Uma das famílias mais importantes da região de Vila do Conde eram os Ferreira da Casa de Cavaleiros.No sé. XVI Estevão Ferreira morgado desta casa casou com D. Beatriz de Eça filha de D. João de Eça dando origem aos Ferreira de Eça.Tenho muita informação sobre esta família se for do seu interesse.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#7993 | Filgueira | 17 ago 2001 13:34 | Em resposta a: #7989

Caros amigos,

Dentre os cristãos-novos de Vila do Conde consta um Gaspar Carneiro Felgueiras, acredito que aí pelos 1600 (cito de memória).Ele é mencionado por Gayo no título de Felgueiras.Por aqui,na minha região(Nordeste do Brasil)existe essa família Filgueira com fama de serem descendentes de cristãos-novos(José Soares Filgueira c.c. Joana da Fonseca Rego,cujos pais foram penitenciados pela Inquisição).Os desse sobrenome situados no estado de Minas Gerais, tambem guardaram a tradição de serem descendentes de judeus.
Existiriam mais evidências sobre as possíveis origens judaicas desses Filgueiras e Carneiros? Lembro ainda que Joana Filgueira de Jesus, irmã do acima citado José Soares Filgueira, era casada com Manuel Carneiro de Freitas.

Abraços,

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#61879 | olduvai | 04 abr 2004 02:25 | Em resposta a: #7989

Caro Miguel Brandão Pimenta:

Há 2 anos atrás fiz um trabalho (na altura para a cadeira de Genealogia e Heráldica no meu curso de Arqueologia) sobre a Heráldica de Vila do Conde. E uma das casas que refiro é precisamente esta de Cavaleiros. Como não tive tempo para investigar a fundo, e como pretendo agora completar esse trabalho para o publicar, era de toda a utilidade obter mais dados sobre o assunto.
Na altura fiz referência a esta casa por causa dum escudo de armas na capela de S. Francisco, em Vila do Conde.
Agradecia-lhe, então, que me desse mais dados sobre o assunto.
Com os melhores cumprimentos,

Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#61880 | olduvai | 04 abr 2004 02:28 | Em resposta a: #7962

Cara Anuska:
Sou de Vila do Conde, e fiz há 2 anos um levantamento heráldico desta cidade.
Precisava de trocar umas ideias consigo, por causa dos apelidos que cita.
Um abraço,

Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#61909 | anuska | 04 abr 2004 15:18 | Em resposta a: #61880

olá olduvai:
Também gostaria de saber mais sobre as minhas raizes, por isso estou á sua disposição...

Ana

Resposta

Link directo:

Re:

#61971 | fernando pontes | 05 abr 2004 10:20 | Em resposta a: #7962

Cara Anuska,

Posso afirmar que a apelido Magriço é oriunda da Povoa de Varzim (sec.XVII).
Por acaso nao tem dados relativo ao apelido MAGAR?
E nao encontrou nenhum GASPAR CARVALHO do inicio do sec XVII (em Vila do Conde)?

Sem mais,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#61998 | mbp | 05 abr 2004 16:00 | Em resposta a: #61879

Cara Eliana Sousa

A família Ferreira de Eça nasceu do casamento entre Estevão Ferreira, morgado de Cavaleiros e D. Beatriz de Eça, filha de D. João de Eça, bisneto do infante D. João,filho de D. Pedro e de D. Inês de Castro.A casa de Cavaleiros localiza-se em Outeiro Alto, nos arredores de vila do Conde, mas encontra-se em ruínas,mais de 150 anos após a venda, efectuada pelo último conde de Cavaleiros, D. José Rodrigo de Menezes Ferreira de Eça.
Encontra dados sobre esta família na "História Genealógica da Casa Real Portuguesa" Tomo XI MDCCXLVI p 653 e principalmente na obra "Velhas Casas de Guimarães - A Casa do Arco" Vol 2 pág 911 a 1078 da autoria de Maria Adelaide Pereira de Moraes e editado pelo Centro de Estudos de Genealogia , da Universidade Moderna do Porto, onde se descreve a genealogia dos Ferreira de Eça. Pode consultar também O "Nobiliario" de Felgueiras Gayo nos títulos Ferreira, Eça e a Origem dos Pinheiros. Na Pedatura, de Alão de Moraes, aparecem os Ferreira de Eça, no título Ferreira de Eça e Marinhos de Eça, vol 1º.
Os dados que eu tenho,encontrados nos paroquiais,referem-se sobretudo a Ferreiras de Eça, descendentes de Cavaleiros, mas instalados em S. Tomé de Negrelos em finais dos anos Quinhentos( Quinta de Xisto).O ramo principal, dos condes de Cavaleiros, que deve ser o que lhe interessa, dividia o seu tempo entre S. Tomé de Negrelos (casa do Paço), a casa do Arco (Guimarães)e a Casa de cavaleiros, a mais importante.Ambos os ramos estão descritos na bibliografia indicada.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Re:

#62006 | anuska | 05 abr 2004 17:41 | Em resposta a: #61971

Lamento, mas realmente do pouco que sei os nomes que refere não me são familiares...

Ana Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#75961 | kikus | 27 out 2004 02:08 | Em resposta a: #7962

Olá Ana!

Também sou bisneto do Joaquim Martins de Almeida e da Leopoldina Magriço de Moura Coutinho, por isso somos 2s primos; já há vários anos que investigo as origens da nossa família, e já investiguei praticamente tudo o que havia para investigar relativamente aos nossos Magriços, Almeidas e afins em arquivos paroquiais, notariais e livros de linhagens. Alguns dos nossos antepassados estão na base de dados do genea portugal, mas faltam bastantes gerações até à actualidade. Tenho enviado bastantes dados para a base de dados do genea, mas é um processo demorado, como comprendes. Quando descobri este site foi engraçado encontar antepassados que demorei anos a encontrar... Tenho todas essas informações e terei todo o gosto em partilhá-las contigo. Entra em contacto comigo através do meu e-mail (almeidadeoliveira@portugalmail.pt).
Até breve,
Luís Almeida de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#76277 | olduvai | 31 out 2004 18:21 | Em resposta a: #7952

Caros colegas de fórum:

Voltei a pegar no meu trabalho sobre a Heráldica de Vila do Conde com a intenção de o publicar.
Toda a informação que me puderem, e quiserem, arranjar é muito bem vinda.
O dr. Francisco Vasconcelos, dos Vasconcelos de Vila do Conde, já se mostrou muito prestável, tendo ficado muito lisonjeada, o que agradeço mais uma vez, agora publicamente.
Agradeço, então, toda a ajuda possível da vossa parte.

Com os melhores cumprimentos,

Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#76606 | h.sampaio | 05 nov 2004 17:28 | Em resposta a: #61909

Confrades

No início de 1700, veio para São Paulo, da Vila do Conde, Roque Soares de Medella (com ll na grafia da época), filho de Luiz Soares de Anvers, n. 1617 e de Benta de Medella, n. 1631.
Estes Medellas seguem, na Vila do Conde, até Francisco de Medella, n. por 1540.
Creio que não tenham sido família de expressão na vila, porém Roque, tendo lavrado muito ouro em Minas Gerais, foi figura de destaque em São Paulo, sendo bisavô do padre Feijó, grande político e Regente do Império do Brasil, na minoridade de D. Pedro II. Roque é meu 7o avô e, se interessar, posso enviar a sua ascendência.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#76628 | mbp | 05 nov 2004 23:21 | Em resposta a: #76606

Caro Hoover Sampaio

Encontrei um documento de 1578 que fala de Francisco de Medela, piloto em Vila do Conde. Deve ser o "seu" Francisco de Medela.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#76629 | vbriteiros | 05 nov 2004 23:31 | Em resposta a: #75961

Caro Luís de Almeida de Oliveira
No cemitério da freguesia de Alvarelhos encontra alguns túmulos de Magriços e Moura Coutinhos, com mais de cem anos.
Cumprimentos
VBriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#77042 | h.sampaio | 11 nov 2004 20:00 | Em resposta a: #76628

Caro Miguel

Acredito que seja o mesmo Francisco de Medela.
Aproveitando, que seria àquela época a profissão de "piloto"?
Grato pela sua atenção.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#77214 | mbp | 13 nov 2004 23:52 | Em resposta a: #77042

Caro Hoover

Naquela época Vila do Conde tinha um importante porto, onde chegavam numerosos navios carregados de mercadorias, sobretudo do norte da Europa, mas também do Oriente. A Alfândega Régia de Vila do Conde, criada em 1487, era também muito importante, pelo volume de mercadorias entrado naquela vila.
Eram constantes a idas e as vindas das embarcações e a maioria da população estava ligada aos negócios do mar. Piloto era naturalmente o piloto de uma embarcação.
Em Vila do Conde existe um centro de documentação o Centro de Documentação dos Portos Quinhentistas onde estão arquivadas cópias de toda a documentação da época.A consulta é muito simples e os documentos podem ser vistos na sua totalidade através da net. O documento que refere Francisco de Medela foi encontrado no referido centro de documentação e tem a ver com o arrendamento da comenda de Chorente.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#77278 | cyrne | 15 nov 2004 11:13 | Em resposta a: #7989

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Como está? Espero que bem.

Pergunto-lhe se estes Coelhos e Carneiros são os que ligam aos Cyrnes?

Os meus cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#77279 | cyrne | 15 nov 2004 11:17 | Em resposta a: #61998

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Volto para lhe fazer outra pergunta, sabe alguma coisa sobre Guilhabreu em Vila do Conde?

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#77308 | mbp | 15 nov 2004 16:57 | Em resposta a: #77042

Caro Hoover

Por descuido indiquei Francisco de Medela como piloto. Afinal (de acordo com o documento) era mercador em Vila do Conde.
As minhas desculpas

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#77325 | mbp | 15 nov 2004 22:00 | Em resposta a: #77279

Caro Vasco Cyrne

De Guilhabreu nada sei. Quanto aos Coelhos e Carneiros não encontrei ligações aos Cyrne, pelo menos em Vila do Conde. Creio que os Cyrne aparecem ligados aos Carneiros mas na cidade do Porto, isto pelo século XVI, assim como aparecem ligados aos meus Brandões.
Manuel Cirne da Silva, senhor de Refojos, deve dizer-lhe alguma coisa, não é assim?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#77349 | cyrne | 16 nov 2004 10:23 | Em resposta a: #77325

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Manuel Cirne da Silva, se não me engano é descente da linha varonil de Manuel Cyrne, do qual eu descendo de um filho segundo, o Pedro Vaz Cyrne cc Filipa de Brandão.

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#77366 | h.sampaio | 16 nov 2004 13:29 | Em resposta a: #77308

Caro Miguel

Seu "descuido" foi válido, pois situou a Vila do Conde no tempo, o que me valeu bem.
Grato.

Abraço - Hoover

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#77428 | mbp | 16 nov 2004 22:08 | Em resposta a: #77349

Caro Vasco Cyrne

Os meus apontamentos dizem que Manuel Cirne da Silva foi quem comprou o concelho de Refojos aos condes da Feira em 1538. Foi o mesmo que "num rasgo da bela e altiva galhardia lusitana, fez que pelas ruas da cidade de Bruxelas ardessem fogueiras de canela para purificar o ambiente" isto por ocasião de um banquete oferecido pelo imperador Carlos V ao embaixador português D. Pedro de Mascarenhas. Casou com D. Isabel Brandão, sucedendo-lhe João Cirne (ou Cyrne) que casou com D. Antónia da Silva filha do capitão da ilha do Príncipe, nascendo Manuel Cyrne que casou com D. Leonor. Parece que o primogénito João Cirne foi morto a tiro de espingarda no Tojal, quando ouvia missa.
Confirma esta história?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

CYRNE

#77614 | cyrne | 19 nov 2004 11:48 | Em resposta a: #77428

Caro Miguel Brandão Pimenta,

O Manuel Cyrne de que falo e o MIguel também quanto á história que contou, é Avô desse Manuel Cyrne da Silva, cujo tem descendencia mas que esse descendente já não deixa filhos. Passando assim a varonia da familia Cyrne para o meu ramo.

Espero estar a conseguir situa-lo dentro da familia.

Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#77832 | roberto2316 | 22 nov 2004 12:56 | Em resposta a: #76277

Caros colegas:
Alguém sabe algo sobre a família Lopes Maio que viveu em Vila do Conde pelos idos de 1600 e pouco. Havia um médico em Vila do Conde chamado Dr. Manoel Maio que é parente desses Lopes Maio. Qualquer informação é bem vinda. Obrigado e cordiais saudações.
Roberto

Resposta

Link directo:

RE: CYRNE

#78517 | mbp | 01 dez 2004 23:15 | Em resposta a: #77614

Caro Vasco Cyrne

Penso que sim. Os seus Cyrne são os do Paço e Honra de Gominhães. Há um trabalho muito interessante sobre esta casa da autoria de Maria Adelaide Pereira de Moraes. Está publicado em "Velhas Casas de Guimarães"Vol.2. Mas penso que não estou a dar nenhuma novidade.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#94480 | fmgar | 27 jun 2005 15:53 | Em resposta a: #76277

Meu 4ºAvô materno,Jerónimo Vaz Vieira de Melo e Alvim,Sr.da Casa do Toural em Guimarães,Suc.no Morgadio de Tresmonde,FCR,foi Capitão-Mór de Vila do Conde.Será que tem alguma noticia que me possa dar deste meu antepassado?-nomeadamente algum quadro ou documento que prove isto.É que penso que ele era Alcaide-Mor cerca de16.10.1720 quando casa com Dona Josefa Theresa Clara da Silva e Azeredo.
Grato pela atenção que possa dispensar-me,cumprimenta
Filomeno Malheiro Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#95598 | olduvai | 09 jul 2005 16:06 | Em resposta a: #94480

Caro Sr. Filomeno Malheiro Garcia:
Antes de mais, desculpe-me pelo facto de somente agora entrar em contacto consigo, mas ultimamente não tenho ido com tanta frequência aos meus mails, devido ao excesso de trabalho. Contudo, fica aqui prometido, que ainda este mês lhe direi qualquer coisa sobre o assunto, pois tenho que perder um pouco de tempo para encontrar as referências bibliográficas acerca do assunto. São onde estão, alguma coisa até tenho aqui em casa, mas preciso de tempo, essa coisa preciosa que está sempre a escapar-nos dos dedos!
Um abraço
Eliana Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#95599 | fmgar | 09 jul 2005 17:20 | Em resposta a: #95598

Sr.ªD.ª Eliana Sousa Com os melhores cumprimentos agradeço a sua comunicação e aguardo com expectativa as suas noticias.
Filomeno Malheiro Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#191773 | joaomgomes | 09 abr 2008 13:42 | Em resposta a: #76606

Caro Hoover Sampaio,

Li suas notas sobre Roque Soares Medella, filho de Luiz Soares de Anvers, e de Benta de Medella, descendendo de Francisco de Medella, nascido por 1540.

Gostaria muito, que pudesse me remeter sua ascendência, pois minha esposa é também descendente deste Roque Medella, que ocupou vários cargos na Administração da Colônia, notadamente em Cotia, cidade perto de São Paulo, onde moro.

Desde já agradecido.

João Monteiro Gomes
jemgomes@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#197562 | fcam | 22 mai 2008 19:32 | Em resposta a: #95599

Caros Confrades

Procuro ascendentes de "José Joaquim de Vasconcelos Teixeira" nas. em VILA DO CONDE a1811, cc D. Angélica Rosa de Castro Marim nas. em 1815.

Agradeço qualquer informação,

fátima

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#199393 | luisleyva | 05 jun 2008 18:38 | Em resposta a: #61998

Recentemente reformado arranjei agora tempo para tentar descobrir a minha árvore genealógica. Sou descendente da família Ferreira de Eça no momento em que o meu hexavô ( Cónego Pedro Ferreira de Leiva 1682-1762) teve filhos de uma bastarda de Manuel Ferreira de Eça chamada Maria Ferreira de Eça a qual vem referida no II Volume de Velhas Casas de Guimarães Pag. 992.
Como me apercebi no forum dos dos seus vastos conhecimentos sobre esta família
agradecia refêrencias ou locais de pesquiza sobre os Ferreira de Eça e se possível
dos Leiva pois desta última já cheguei até ao avô do referido Cónego: João Leiva
(Capitão natural de Abadim (S. Jorge ) Cabeceiras de Basto .

RE: Luis de Eça e Leyva (a partir de 1850 o i passou a y ?)

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#199819 | mbp | 09 jun 2008 17:57 | Em resposta a: #199393

Caro Luís de Eça e Leiva,

De momentou estou um pouco sem tempo porque ando às voltas com a edição de um livro. Mas logo que possa entrarei em contacto consigo.
Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209784 | mbp | 03 out 2008 21:13 | Em resposta a: #199393

Caro Luis de Eça e Leyva,

Antes de tudo as minhas desculpas pelo atraso na resposta, mas tal com adiantei andava às voltas com a publicação de um livro.

Pelo que vejo o seu ramo descende de Manuel Ferreira de Eça e de dona Margarida de Vilhena e Alarcão. Penso que não estou enganado. Sendo assim é muito simples chegar aos primeiros Ferreira de Eça, com início em Estêvão Ferreira da quinta de Cavaleiros e em D. Beatriz de Eça. Existem algumas publicações e livros que falam deste ramo (por favor veja uma das mensagens deste tópico). Deverá ter algum cuidado com Historia Genealógica da Casa Real, porque contém um erro ou outro na sucessão da Casa de Cavaleiros, sobretudo no período de Quinhentos. Não querendo fazer publicidade, o livro que publiquei recentemente trata também dos Ferreira de Eça (Brandão Ferreira de Eça, do meu avô paterno) e vai às suas origens tendo por base sobretudo os notários quinhentistas, que permitiram corrigir alguns erros e traçar a linha que considero correcta. Julgo que a Livraria Guarda-Mor terá o livro disponível para consulta, caso não queira gastar dinheiro.
Entretanto julgo que não estarei enganado ao afirmar que o ramo Eça e Leyva tem a sua origem no juiz António Joaquim Ferreira de Eça e Leyva (escrevia com "y" em 1846).
Não tenho muitos mais dados sobre os Ferreira de Eça para além daqueles que publiquei e daqueles que eram já do meu conhecimento. Mas procurarei estar atento e procurarei ajudá-lo na medida do possível.
Sobre os Leiva pouco ou nada sei. Sei que é uma família (também) de Guimarães e sei por exemplo que um tal Brás de Leiva foi o instituidor de uma capela situada em S. Martinho do campo (Póvoa de Lanhoso) onde se encontra (encontrava) sepultado. Estou ligado a este ramo mas nunca me debrucei sobre o mesmo, talvez pelo desaparecimento do apelido (no meu ramo) em tempos muito recuados (século dezassete).

Entretanto se me informar daquilo que pretende e das eventuais dificuldades talvez seja mais fácil dar uma ajuda..

Com os meus cumprimentos

Miguel Brandão pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209813 | mbp | 04 out 2008 00:05 | Em resposta a: #199393

Caro Luis de Eça e Leyva,

Na mensagem anterior onde se lê Manuel Ferreira de Eça casado com Dona Margarida Luísa de Vilhena e Alarcão deve ler-se Gregório Ferreira de Eça casado com Dona Margarida Luísa de Vilhena e Alarcão.

Foi este Gregório Ferreira de Eça governador das milícias e capitão-mor de Guimarães. Morreu a 3 de Junho de 1665 em Guimarães, deixando como herdeiro Manuel Ferreira de Eça.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209815 | Carlos Silva | 04 out 2008 00:12 | Em resposta a: #209813

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Passei nos registos paroquiais de Joane (V.N. Famalicao) em 1730 por uma Maria Ferreira de Eça, filha natural de Frei José de Santa Maria, que talvez poderà pertencer à mesma familia.
Nao sei se pode interessar.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209821 | mbp | 04 out 2008 01:00 | Em resposta a: #209815

Caro Carlos Silva,

Interessa sempre. O meu trabalho não acabou e agora vou acrescentando dados. Deverá ser mais uma descendente dos Ferreira de Eça. Fica anotado. Obrigado

e um abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209860 | mbp | 04 out 2008 18:12 | Em resposta a: #209815

Caro Carlos Silva,

Desculpe voltar ao assunto. Mas esta Maria Ferreira de Eça em que situação aparece? Algum casamento? Baptismo? Quanto a este Frei José de Santa Maria era costume os frades "esconderem-se" sob um outro nome. Mas era costume mudarem também o nome próprio?
Pergunto tudo isto para tentar perceber quem era o frade e a que ramo pertencia.

Abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209868 | JAVSO | 04 out 2008 20:00 | Em resposta a: #209860

Caro Miguel Brandão Pimenta

Na Livraria Guarda Mor adquiri um exemplar de A Quinta de Xisto de S. Tomé de Negrelos.
Já o li, parcialmente.
Os meus parabéns, pois que, além de uma apresentação muito boa, tem uma bela encadernação, um bom papel e um excelente conteúdo.
Valeu a pena o seu esforço.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#209967 | luisleyva | 06 out 2008 00:55 | Em resposta a: #209784

Caro Miguel Brandão Pimenta:
Muito obrigado pela sua mensagem. Em meados de Setembro soube do seu livro
Quinta de Xisto de S. Tomé de Negrelos e encomendei-o de imediato à Livraria Guarda Mor. Infelizmente já está pago mas ainda não o recebi pois estou ansioso por ver o seu Estudo dos Ferreiras de Eça.
Na realidade os elementos que tenho vindo areceber coincidem com estas susa informações.De facto Manuel Ferreira de Eça casado com Francisca Benta Josefa de Távora teve 7 filhos deste casamento e vários fora do casamento.
É uma sua filha Maria Ferreira de Eça cuja mão se chamava Catarina da Silva Loureiro que inicia a ligação com os Leivas com Pedro Ferreira de Leiva (1686-1762).
Estou particularmente interessado em saber os ascendentes de Manuel Ferreira de
Eça, já de que dos Eças já existem bastantes elementos desde os descendentes de
D. Pedro I e D. Inês de Castro até á ligação com Estevão Ferreira falecido em 1545.
Quanto aos Leivas Já cheguei a João Leiva ( 1597 ? -1660) natural de Cabeceiras de Basto e que foi Capitão de Abadim. É os seus ascendentes que procuro.
Renovo os meus agradecimentos e envio os meus melhores cumprimentos,
Luis Leyva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#210038 | mbp | 06 out 2008 20:50 | Em resposta a: #209868

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Na verdade a feitura do livro "A Quinta de Xisto de São Tomé de Negrelos" não foi tarefa fácil. Foram dez anos de pesquisa por vezes com alguns momentos de desânimo que me fizeram quase desistir. Valeram-me as palavras e o apoio de algumas pessoas, como as de minha mulher, que ao fim e ao cabo foi quem esteve na concepção e arranjo do próprio livro. Agora que terminei, penso que valeu a pena o esforço
Para si um agradecimento pelas amáveis palavras. Acredite com são um incentivo para prosseguir nas investigações genealógicas.

Com os meus cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#210041 | Carlos Silva | 06 out 2008 21:46 | Em resposta a: #209860

Caro Miguel Pimenta,

Maria Ferreira de Eça casou a 27/4/1730 em Joane (V.N. Famalicao) com Jeronimo Rodrigues. Era filha natural de Frei José de Santa Rosa e de Angela Mendes, solteira.
Tiveram pelo menos uma filha, Maria Joana Rodrigues ferreira (+1825) casada na familia dos Azevedo Vale da Casa do Vau em Joane (familia que eu estudo) c.g.
Espero que lhe seja util.

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#210095 | mbp | 07 out 2008 22:34 | Em resposta a: #209967

Caro Luis Leyva,

A linha que une Estêvão Ferreira e D. Beatriz de Eça a Manuel Ferreira de Eça é muito simples: foi filha herdeira deste casal D. Joana Ferreira de Eça casada com António Pereira (estão sepultados no convento de Nossa Senhora da Encarnação em Vila do Conde (conhecido por convento de S. Francisco), numa sepultura com inscrição, falecendo por volta de 1566 e 1569 respectivamente; deste casal nasceu Estêvão Ferreira de Eça, fidalgo da Casa Real, casado com D. Beatriz Pereira. Estêvão Ferreira de Eça faleceu em 1590 (D. Beatriz Pereira em 1620) e está sepultado no mesmo convento, perto dos pais. Sucedeu D. Jerónima Ferreira de Eça casada com Manuel Machado de Miranda. Faleceram em 1648 e 1645, respectivamente, encontrando-se sepultados numa capela lateral do mesmo convento em túmulo armoriado. Sucedeu então Gregório Ferreira de Eça casado com Dona Margarida Luísa de Vilhena e Alarcão pais de Manuel Ferreira de Eça. Estes dados e outros aparecem mencionados no livro.
Com os meus cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#210243 | mbp | 09 out 2008 22:45 | Em resposta a: #210041

Caro Carlos Silva,

Frei José de Santa Rosa ou de Santa Maria? Sabe a ordem?

Abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#210324 | Carlos Silva | 11 out 2008 12:19 | Em resposta a: #210243

Caro Miguel Pimenta,

Peço desculpa. Era José de Santa Maria. Nao apontei ordem. Julgo que o teria tomado em conta caso fosse referido no registo. Contudo tem isso de ser conferido no Arquivo caso tenha algum interesse.
Quanto a mim, embora esteja estudando a familia da casa do Vau, em Joane nos sec. 18 e 19, ainda estou apenas em averiguar informaçoes ainda mais recentes, com dificuldade, o que explica que nao tenha aprofundado.

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#215289 | luisleyva | 11 dez 2008 23:27 | Em resposta a: #209813

Caro Miguel Brandão Pimenta:

Agradeço as suas preciosas informações. Já tenho eu meu poder o seu magnífico
Livrro " Quinta do Xisto de S. Tomé de Negrelos" e tem sido com emoção que tenho
imaginado e percorrido os locais por onde os meus antepassados Ferreiras de Eça
se cruzaram.
Bem haja e felicito-o pelo seu admirável trabalho que tanto me encantou.
Esta casa é visitável ? Recentemente visitei perto de Óbidos a Casa do Furadouro, muito bem recuperada pela antiga Celbi ( Hoje ALTRI) onde está o brasão dos Ferreiras de Eça. Autorizaram-me e digitalizei 1200 paginas de 4 volumes originais com a sua história desde 1449 a 1771
Gostaria ainda de saber se tem conhecimento da existencia de alguém que tenha no seu nome Ferreira de Eça.
Mais uma vez as minhas felicitações e muito reconhecido pelo seu trabalho apresento os meus melhores cumprimentos
Luis de Eça e Leyva lleyva@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#215503 | mbp | 14 dez 2008 20:38 | Em resposta a: #215289

Caro Luís de Eça e Leyva,

Muito obrigado pelas suas palavras. Como deve saber a Casa de Cavaleiros foi vendida em hasta pública, na segunda metade do século XIX, após a morte do último conde de Cavaleiros, D. Rodrigo José de Meneses Ferreira de Eça. Não sei exactamente quem a comprou mas sei que no início do século vinte parte da quinta e da casa pertenciam aos pais da escritora Agustina de Bessa-Luís. Curiosamente, na sua obra "O Soldado Romano" Agustina Bessa-Luís evoca os tempos passados na Quinta de Cavaleiros e no romance "Antes do Degelo" coloca a imagem da casa na capa.
Nos anos sessenta um genealogista argentino, de nome Martim Ferreyra, descendente dos Ferreiras de Cavaleiros (de uma linha que se radicou na Argentina no século dezassete) tentou comprar a propriedade e restaurar a casa. Veio a Portugal em diversas ocasiões mas sem sucesso. Actualmente a Quinta de Cavaleiros pertence, na sua totalidade, ao Eng. Arlindo de Azevedo Maia, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, pessoa muito amável e simpática. A Casa tem vindo a degradar-se desde há muitos anos. Nos anos sessenta estava de pé mas hoje já só restam, para além da capela, algumas partes da fachada principal e da primitiva torre. Apesar de tudo penso que vale a pena uma visita ao local. Por correio electrónico enviar-lhe-ei o telemóvel do actual proprietário. É muito interessante o que me diz acerca dos quatro volumes da Casa do Furadouro. A história relativa aos séculos dezasseis e quinze trata apenas da Casa do Furadouro ou trata dos Ferreira de Eça em geral?
Não tenho conhecimento do uso do apelido Ferreira de Eça. Tentei saber em Portugal e no Brasil mas não encontrei ninguém. Mas é bem possível que ainda haja alguém com o nome.

Com os meus cumprimentos

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#215525 | luisleyva | 15 dez 2008 01:55 | Em resposta a: #215503

Caro Miguel Brandão Pimenta:

Aguardo o seu mail.
Por não ter formação não me é possível decifrar os textos manuscritos dos 4 volumes da Casa do Furadouro, no entanto do pouco que é perceptível para mim,tratam-se de textos autenticados (c/ Selos Reais),de posse, disputas de propriedade em heranças bem como da gestão do pálacio em que intervem vários gerações de "Ferreiras de Eça". Tenho tudo digitalizado por foto e ainda estou a tratar as 1200 páginas que estão ainda em formato jpeg.
Foografei também vários angulos do Palácio e do seu escudo de armas.
Quando tiver o seu endereçp electrónica envio-lhe algumas amostras das
páginas para o meu amigo observar. Depois naturalmente se lhe interessar
terei o maior prazer em ceder-lhe todos os ficheiros.
Receba os melhores cumprimentos do
Luis de Eça e Leyva

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Cavaleiros, em Vila do Conde

#215847 | mbp | 18 dez 2008 00:52 | Em resposta a: #215525

Caro Luís de Eça e Leyva,

Também não sou especialista. Vou tentando e, de quando em quando, pedindo ajuda. Pode não acreditar mas tenho uma enorme quantidade de documentos por decifrar. De qualquer das formas agradeço-lhe a sua amável oferta. Tenho muita curiosidade e interesse nos documentos da Casa do Furadouro, sobretudo os dos séculos XV e XVI. Agradeço-lhe então o envio de algumas amostras.
Tenho comigo o levantamento arqueológico da casa de Cavaleiros, que talvez seja do seu interesse e um artigo bastante extenso sobre as primeiras gerações dos Ferreira de Cavaleiros (até ao século XVI) feito pelo genealogista argentino referido na mensagem anterior. É interessante, sério e bem documentado.
O meu endereço é:

miguelbrandaopimenta@gmailpontocom

A partir de agora contactá-lo-ei por correio electrónico

Com os meus melhores cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#219437 | mtfrada | 24 jan 2009 16:12 | Em resposta a: #197562

Caros amigos,
Procuro ajuda para encontrar ascendendia de Joao da Costa Guimaraes casado com Mariana (Maria) Ferreira Velha, moradores na Rua da Igreja , freguesia de S.joao Baptista, em Vila do Conde. Tiveram 3 ? filhos; Josefa da Costa, Manuel da Costa Guimaraes, nascido em 1707 e Jose da Costa Guimares nascido em 1713 todos em vila do Conde S. Joao Baptista.

Alguém tem conhecimento desta familia
Agradeço antecipadamente ajuda
mtFrada

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#220993 | DGAM | 11 fev 2009 20:07 | Em resposta a: #77308

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Desculpe meter-me na conversa, mas talvez tenha alguma informação sobre estes Ferreiras:

- António Ferreira, n. a 12/11/1664, em São Mamede do Coronado (hoje Trofa, antes S. Tirso). Era filho de António Ferreira e de Isabel Gonçalves de Soeiro. Casou em 1701 em Vairão, Vila do Conde.

Algum confrade tem dados sobre esta gente ou sobre Ferreiras da região?

Muito obrigado,
Diogo de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#221517 | mbp | 18 fev 2009 00:35 | Em resposta a: #220993

Caro Diogo de Azevedo,

Lamento informar mas não tenho quaisquer dados sobre o casal pretendido. Já experimentou pesquisar em Vairão? Se António Ferreira tinha irmãos talvez valha a pena pesquisar os nascimentos e (ou) casamentos. Podem dar uma pista.
Ao dispor
Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#226013 | Carlos Silva | 09 abr 2009 20:29 | Em resposta a: #209860

Caro Miguel Pimenta,

Por minha vez volto ao assunto pois a investigaçao genealogica é feita de acasos e é agora a minha vez de estudar a ascendência de Maria Ferreira de Eça.

Disponho mais dos dados seguintes para identificar o ramo de Ferreiras de Eça:

Além de ter casado em 1730 como foi ja escrito, vejo mais que Maria casou 2a vez em 1741 (7 de junho) em Joane, com Estevao Francisco, de Sequeiro.

Apresenta-se no registo como filha natural do Padre Frei José de Santa Maria, da ordem de S. Bento e natural de S. Tome de Negrelos do lugar do Paço, e de Angela Mendes, natural da freguesia de "Arovia" (ou Arnoia??).

Vejo no seu excelente estudo que os Ferreiras de Eça sao estreitamente ligados a S. Tomé de Negrelos, e ao Paço.

Julgo que deve ser uma pista interessante para identificar o ramo que me diz respeito.

Abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#226052 | mbp | 10 abr 2009 02:02 | Em resposta a: #226013

Caro Carlos Silva,

Interessante o que me diz. Assim de momento e pelas datas desconfio que Maria Ferreira de Eça deve ser neta de Gregório Ferreira de Eça ou de seu filho Manuel Ferreira de Eça de Cavaleiros. O Paço passou dos Marinho de Eça novamente para os Ferreira de Eça por meados de seiscentos. Encontrei em tempos, já não sei onde, um José Ferreira de Eça por S. Tomé de Negrelos que bem pode ser o frade.
Vou estar atento. Informá-lo-ei se encontrar alguma pista.

Um abraço e uma Boa Páscoa

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#226100 | Carlos Silva | 10 abr 2009 19:52 | Em resposta a: #226052

Caro Miguel Pimenta,

Obrigado pelo primeiros dados.

Abraço e uma Boa Páscoa

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#236857 | Carlos Silva | 19 ago 2009 22:39 | Em resposta a: #226052

Caro Miguel Pimenta,

Afinal, consultei no ADB a inquiriçao de José Ferreira de Eça, que foi aprovado para a Ordem de S. Bento em 1676.
Era filho natural de Estevao Ferreira de Eça, de Guimaraes, e de Jeronima da Silva e Faria, de S.T. Negrelos. Como vivia na quinta do Paço, julgo que é filho do Estevao Ferreira de Eça (1611-1657), abade de Cossourado, filho 2° de Manuel Machado de Miranda.

E de facto Alao de Moraes, no seu Titulo « Rebelos de Meireles, de Guimaraes » no §6 escreve que Estevao Ferreira de Eça, abade de Cossourado teve bastardos:
« José Ferreira, freire em Vairao
D. Mecia, freira em Vairao » (sic)

Pelo visto, para Alao de Morais, nao eram duas filhas, mas sim um filho (José Ferreira) e uma filha (D.Mecia). A filha tem « Dona » mas nao leva apelido, e é freira, enquanto o filho tem apelido, nao tem « Dom » e é freire. Claro que nao podia ser em Vairao porque era convento de senhoras.

Seria como podemos supor, em Arnoia, porque a màe de Maria ferreira de Eça (Angela Mendes) era natural de Arnoia e que o mosteiro de S. joao de Arnoia tambem era Beneditino.

Nào tenho a certeza que os autores a seguir tenham aprofundado a questào, julgando talvez que havia um lapso e que seriam D. Josefa e D. Mecia, ambas freiras em Vairao.

Contudo sei pelo seu livro que houve outro Estevao Ferreira de Eça nascido em 1614, que pertencia ao ramo de Xisto. Sabe algo mais sobre este?

Quanto aos outros « Estevao Ferreira de Eça » nào sao contemporaneos.
Qual o seu parecer?

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#237033 | mbp | 21 ago 2009 22:57 | Em resposta a: #236857

Caro Carlos Silva

Na verdade o "meu" Estêvão Ferreira de Eça nascido na quinta de Xisto, foi batizado em 1611 (2.11.1611) e não em 1614, conforme pode ler no livro.( O registo de baptismo diz o seguinte: Aos 2 de Novembro de 1611 baptizei a Estevão filho de António Ferreira de Xisto e de sua mulher Dona Luiza. forão padrinhos Pedro Ferreira de ferreira e Dona Margarida de Vilela (irmã de Luisa) e por ser verdade..). Sobre este Estêvão encontrei-o algures como padrinho de baptismo mas não consigo localizar. Se me diz que o outro Estêvão Ferreira de Eça vivia na casa do Paço e era de Guimarães a probabilidade de ser filho de Manuel Machado de Miranda é enorme. Até porque nessa data já a casa do Paço tinha passado para este ramo. Relativamente ao meu ramo os dados avançados pelo Alão coincidem em tudo com os dados que encontrei nos paroquiais. Portanto, a probabilidade de Alão estar certo relativamente aos filhos de Estêvão Ferreira de Eça (filhos; José Ferreira e D. Mecia) é muito grande. Eu penso que o José Ferreira de Eça, seu antepassado, era neto de Manuel Machado de Miranda e de D. Jerónima Ferreira de Eça.

abraço

Miguel

PS ainda anda por cá?

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#237038 | mbp | 21 ago 2009 23:07 | Em resposta a: #237033

Caro Carlos Silva,

A casa do Paço só voltou a passar para o ramo Ferreira de Eça pelo segundo quartel de Seiscentos. Antes disso quem vivia na quinta era João Marinho de Eça filho de Gregório Marinho de Eça. Foi este João Marinho de Eça que doou a casa a Manuel Machado de Miranda e a D. Jerónima Ferreira de Eça.

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#237056 | Carlos Silva | 22 ago 2009 12:02 | Em resposta a: #237038

Caro Miguel Pimenta,

Nào é propriamente Estevào Ferreira de Eça mas antes seu filho José Ferreira de Eça que eu vejo na inquiriçào a ter vivido na quinta do Paço. Mas vem a dar o mesmo.
Pois nào era isso relacionado com sua màe, Jeronima da Silva de Faria, ainda viva ao tempo, e que vivia em casa de seu irmào Rodrigo da Silva de Faria. Estes residiam em S. Tomé de Negrelos, onde viveram ainda muitos anos, no lugar de Pedraidos. Trata-se do Padre Rodrigo da Silva ou Rui da Silva, que faleceu em S.T. Negrelos em 1705 e foi sepultado na capela que tinha em S. Joào de Eiriz. Pode ser o que vem referido no seu livro em 1654 como vigario de Romào??

José foi entào educado num dos dominios principais da familia Ferreira de Eça. Nada excepcional. O mesmo se deu com varios outros filhos bastardos da familia, e a inquiriçào de genere de Martim Ferreira de Eça (1718), filho natural de Manuel Ferreira de Eça é muito ilustrativa, pois que o Martim tambem viveu no Paço, e em Cavaleiros e inclusive na companhia do meio irmào Martim Francisco Pereira de Eça na quinta de Bertiandos.

Isso em relaçào aos filhos de Gregorio, de Manuel, do Padre Inacio (abade de recezinhos), e do Estevao.

Esses rebentos, depois de criados debaixo da autoridade familiar serviam para preencher as igrejas da apresentaçào do chefe da casa (Moreira de Lima, Recezinhos...).

Tambem refere esta ultima inquiriçào a grande mobilidade (provavelmente sazonal) dos Ferreiras de Eça entre as varias residencias, e no Paço "varias vezes no ano".


Abraço.
Carlos Paulo

P.s.: Ja voltei a base. Contudo tive tempo para visitar o Paço de S.T. Negrelos, com o seu livro na mào, e a casa de Cavaleiros que se acham num estado bastante pior do que eu imaginava. Alguns aspectos medievais do Paço impressionaram-me muito. Quanto a Cavaleiros nao sei como aquilo ainda se poderia salvar.

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#237215 | mbp | 24 ago 2009 01:26 | Em resposta a: #237056

Caro Carlos Silva,

Só depois de lhe enviar a mensagem é que reparei que tinha trocado os nomes. Eu percebi que tinha sido José Ferreira de Eça a viver no Paço. Tenho curiosidade nessa inquirição de genere. Vou consultá-la. Mas parece-me que ficou esclarecido que José Ferreira de Eça só pode ser filho do Estêvão Ferreira de Eça, abade de Cossourado.
O padre Rodrigo da Silva que refere pode ser perfeitamente o que vem mencionado no meu livro e que foi testemunha do casamento de Joana Ferreira de Eça com Gonçalo de Almeida.
A casa do Paço pertence agora ao Dr. Pereira Coutinho, médico em Braga, por casamento com uma senhora da família Gil, de Refojos. Quanto a Cavaleiros pertence ao Dr. Arlindo Maia de Vila do Conde. Nos anos sessenta um argentino de nome Martim Ferreyra, genealogista, e que descende dos Ferreira de Cavaleiros de um linhagem que se mudou para a América do Sul cerca de 1600, fez várias tentativas para comprar a casa e recuperá-la, mas sem quaisquer resultados. Tenho estado em contacto com um sobrinho que entretanto me enviou uma genealogia muito completa (e parece-me que rigorosa) sobre a casa de Cavaleiros. Parece-me que a casa de Cavaleiros, o que resta, não vai resistir ao tempo. O desenho que está no meu livro (vista de cima) foi feito a partir de uma foto tirada por 1960, mas nada daquilo existe.

abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#237242 | Carlos Silva | 24 ago 2009 13:50 | Em resposta a: #237215

Caro Miguel Pimenta,

No ADB consultei de facto varias inquiriçoes dos Ferreiras de Eça.

Inacio Ferreira de Eça (1733), filho de Manuel Ferreira de Eça e Maria Tomé : Processo 1121
Martim Ferreira de Eça (1718), filho de Manuel Ferreira de Eça e Maria Tomé : Processo 15657
Martim Francisco Pereira de Eça (1714), filho de Manuel Ferreira de Eça e Francisca Benta de Tavora : Processo 15532
e a de José Ferreira de Eça (1676) no fundo da Ordem de S. Bento : CSB 75 doc°9 (que é mais sucinta).

Todas com interesse, principalmente a de Martim de 1718.

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#240998 | Andre_86 | 02 out 2009 19:54 | Em resposta a: #236857

Boa Noite,

Descendo de Esperança Ferreira de Eça, f.ª natural de Inácio Ferreira de Eça, Abade de S. Mamede de Recesinhos e de Ana Ribeiro. Sei que o ref. Abade fal. em Negelos e que teve outro f.º, o P.e Francisco Ferreira de Eça, Cura de Castelões de Recesinhos, e sei que era f.º natural de Gregório Ferreira de Eça. No entanto não descobri o nome da mãe, e não sei se teve mais filhos. Possui mais alguma informação que me possa ser útil?

Agradecido,
André Leitão Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Conde e suas raízes

#241097 | JAVSO | 04 out 2009 12:28 | Em resposta a: #77832

Caro Roberto

Decorridos quase 5 anos sobre a sua intervenção, desconheço da oportunidade da resposta.

Contudo, pode ser que ainda possa ser interessante.

Descobri, há meses, que descendo dos Lopes Maio, de Vila do Conde, em que se inclui, pelo menos, um piloto da Carreira da Índia. Esses ascendentes estão ligados ao Dr. Manuel Maio.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Fr. Jose de S.ta Maria - Paço, S. Tome de Negrelos

#241205 | Carlos Silva | 05 out 2009 21:17 | Em resposta a: #240998

Caro André Leitão Carvalho,

Nao vejo resposta na Pedatura Lusitana de Alao de Moraes, nem nas velhas casas de Adelaide Pereira de Moraes. Pode ser contudo que o paroquial de S. Tomé de Negrelos contenha algo, pois vi casos em que os filhos naturais dos Ferreiras de Eça vinham com referência clara aos pais, ora tanto o Gregorio, como o Padre Inacio là residiram.
No A.D.B., com um pouco de tempo ou/e de sorte deve poder achar algo se conseguir encontrar a matricula dos ditos Padres.
Lamento nao saber mais.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Estevao Ferreira de Eça (confirmaçao)

#254369 | Carlos Silva | 07 mai 2010 21:47 | Em resposta a: #237215

Caro Miguel Pimenta,

Venho confirmar e enrriquecer os dados que tinha deixado no topico, de forma agora mais clara e posso dizer inesperada.

Estive na Torre do tombo e achei por acaso a rica Habilitaçào do Santo Oficio (Sto Oficio - Estevao, maço 5 doc 65) de outro filho de Frei José de Santa Maria Ferreira de Eça, e de Angela Mendes.

Trata-se de Estevao Ferreira de Eça, Homem de negocios, solteiro, natural de Joane, assistente em N. Sra. da Conceição dos Carijós, comarca do Rio das Mortes, na sua fazenda de (Purpeva?) no caminho das Minas Gerais (Brasil).
Tem de seu mas de 40 000 cruzados, tem vida exemplar, e hoje "minera com os seus pretos".

Deve ser o mesmo que recebeu sesmaria nas cabeceiras do Xopoto, Cachoeira do Melo, em em 1746 ou 1748

Teve carta do S.O. em 1754.

Filho do Padre Frei José de Santa Maria, monge de S. Bento, nat de S.T. Negrelos (faleceu a 6 ou 8 anos dizem em 1753)
e de Angela Mendes, solteira, nat da quinta de Gandra, de S. Joao de Arnoia

Neto paterno de Estevao Ferreira de Eça, de Guimaraes, FCR, natural da casa do Arco, na rua Direita
e de Jeronima da Silva de Faria, solteira, nat. de S.T. Negrelos, lugar de Pedrados

Neto materno de Gonçalo Mendes de Matos, de S. Joao de Arnoia, lavrador, da quinta de Gandra
e sua 1a mulhar Ana Martins, da Lavandeira, de S. Tecla de Basto

Como era de esperar Frei José de Santa Maria foi frade em Arnoia (acabou no moesteiro de Sto Tirso), onde conheceu Angela Mendes, de boa familia, que estabeleceu em Joane numas casas que comprou. Teve com ela dois filhos (Estevao e Maria "sua direita irmà" que ja conheciamos e que tambem vem referida no inquerito). Quanto Estevao teve 16 anos mandou-o embarcar para o brasil.

Do avo paterno ninguem se lembra (em 1753). Testemunhas mais antigas sabem que era irmao legitimo de Gregorio Ferreira de Eça, morgado de Cavaleiros, e este pai de Manuel Ferreira de Eça, FSO. E que era filho de Manuel Machado de Miranda e de Jeronima Ferreira de Eça.
Estevao F.E. nao vem referido com ecelesiastico. Vem referido uma vez com FCR, e depois como senhor da quinta do Paço, que aparece na memoria de testemunhas como sendo seu bem particular, tendo seguido depois para a linha de Gregorio "por testamento". Provavel o Paço tivesse portanto estatuto especial embora de forma provisoria.
Entre testemunhas temos Joao Machado Ferreira, de Negrelos, que em razao de ser "moço escudeiro" de Manuel Ferreira de Eça e de Gregorio (II) Ferreira de Eça actual administrador (em 1753) da Casa do Arco e Cavaleiros, colheu rendas anos successivos, e tinha "pleno conhecimento da casa e parentes".
Tem mais algumas lembranças interessantes sobre como viviam os Ferreiras de Eça em Guimaraes.

A proposito de Jeronima da Silva e Faria e de seu irmao o Padre Rui da Silva de Faria devo confirmar que se trata de facto do paroco de Romào que podemos ver assinar nos paroquiais entre 1650 e 1665.
Nao se diz de quem eram filhos.

Sabemos pela inquiriçao que Jeronima vivia com seu irmao Pe Rodrigo (ou Rui), e seus sobrinhos Padre Manuel e Frei Joao de Santa Maria, Definidor na religaio de Sao Bento.

A proposito da familia de Gonçalo Mendes de Matos (ou Mendes de Barros), natural da quinta de Gandra, as testemunhas dizem que seria parente de Estevao Falcao de Braga (Falcao Cotta), que era irmao do Padre Bento de Matos. Refere mais o Padre Manuel de Matos, abade de S. Joao de Airao, e Joao de Matos juiz de fora no Algave.

Testemunhas sao unanimes em dizer que seus pais e os antigos muito "gabavam os antecessores de Gandra que se apelidavam de Rochas e Matos e tambem Barros" e vem muito referido o pai de Gonçalo, Jeronimo da Rocha, e "ainda se conserva hoje a gravidade e fortaleza e valentia do dito seu pai". Nao sei por que razao. Pela época deve ser ligado à guerra de Restauraçào.

Com as inquiriçoes de genere dos referidos Padres, e com os notariais de Guimaraes (gentilemente passados por Rui Faria) , podemos saber que Jeronimo da Rocha era filho natural de Damiao da Rocha, cirurgiao da rua do Cano, em Guimaraes, por sua vez filho do "Mestre Jeronimo", cirurgiào em Guimaraes (Jeronimo Lopes) . Seus antepassados sao portanto relativamente bem conhecidos, até ao sec. 16, mas isso é outro assunto.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Estevao Ferreira de Eça (conclusao)

#261672 | Carlos Silva | 07 set 2010 12:25 | Em resposta a: #254369

Acabando com a leitura da Habilitaçào de FSO de Estevao Ferreira de Eça, convem deixar que na parte final do inquerito encontramos Estevào Ferreira de Eça ja no Arraial do Tijuco (Minas Gerais) em outubro 1753: ""a nove para dez meses veio assistir no contrato dos diamantes sendo administrador do dito contrato".
A avaliaçào de seus bens pelas testemunhas oscila entre 20 e 50 000 cruzados, e algumas dezenas de escravos.

C. Silva

Resposta

Link directo:

Sesmarias de Estevao Ferreira de Eça

#296772 | Carlos Silva | 08 fev 2012 19:39 | Em resposta a: #254369

A proposito das actividades brasileiras de Estevao Ferreira de Eça, vejo na listagem das sesmarias da revista do Arquivo Publico Mineiro (na base de dados do site), que se trata de facto do mesmo Estevao Ferreira Dessa morador na "Paraupeba", comarca de Rio das Mortes, termo da vila de S. José, que recebe carta de sesmaria de meia legua em quadra, em 1746, de umas terras sitas nas cabeceiras da Paraupeba, nas quais tinha feito capoeira e sitio com casas, paioes e caminhos (ha sete para oito anos).
Em 1748 o mesmo tem carta de sesmaria de meia legua em quadra, nas cabeceiras do Xopoto, na paragem chamada a Cachoeira do Melo, sertào da Pedra Menina, termo da vila de S. José do Rio das Mortes (Hoje Tiradentes), principiando a mediçào onde acaba a sesmaria de Francisco José Dezerto.

Parabens ao Arquivo Publico Mineiro

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Vila do Conde e suas raízes

#365920 | mtfrada | 09 fev 2016 16:28 | Em resposta a: #219437

Renovo o pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

Vila do Conde e suas raízes

#365923 | mtfrada | 09 fev 2016 16:41 | Em resposta a: #219437

Caros amigos,
Procuro ajuda para encontrar ascendendia de Joao da Costa Guimaraes casado com Mariana (Maria) Ferreira Velha, moradores na Rua da Igreja , freguesia de S.joao Baptista, em Vila do Conde. Tiveram 3 ? filhos; Josefa da Costa, Manuel da Costa Guimaraes, nascido em 1707 e Jose da Costa Guimares nascido em 1713 todos em vila do Conde S. Joao Baptista.

Alguém tem conhecimento desta familia
Agradeço antecipadamente ajuda
mtFrada

Resposta

Link directo:

Vila do Conde e suas raízes

#365943 | fmgar | 09 fev 2016 20:08 | Em resposta a: #95598

Exam Senhora
Como pode ver pela data desta msg ,já há uns anos que aguardo uma resposta ao meu pedido a que teve a gentileza de responder dando esperanças de com tempo procurar em papeis que teria em casa.Confesso que tambem não insisti e só agora por msg recebida do Genea resolvi voltar ao assunto
Queira aceitar os melhores cumprimentos do,
Malheiro Garcia

Resposta

Link directo:

Vila do Conde e suas raízes

#428807 | sgpmmc | 11 nov 2020 15:45 | Em resposta a: #209967

Boa tarde!

Cheguei a este tópico na sequência da pesquisa que me encontro a fazer quanto à origem de Clara de Murça Salgado.
Pelos dados deste site, Clara de Murça Salgado (que casou com Gaspar André) é filha de Diogo de Murça e de Lucrécia Salgado.
Todavia, dos dados de que disponho (cópias de livros fornecidas por um tio), consta que Clara de Murça (irmã de Maria de Murça) é filha de Filipa de Murça e de João de Leiva (capitão de ordenanças do couto de S. Jorge de Abadim) - portanto, o mesmo João de Leiva de que aqui se fala.
A minha questão é se alguém me pode confirmar se João de Leiva casou com Filipa de Murça e se tiveram aquelas 2 filhas: Clara de Murça e Maria de Murça.
Obrigada pela colaboração que me possam prestar e os meus respeitosos cumrpimentos,
Susana Marques

Resposta

Link directo:

Vila do Conde e suas raízes

#428830 | JAVSO | 12 nov 2020 01:28 | Em resposta a: #428807

Susana Marques, boa noite. Quanto à sua mensagem constante deste tópico Vila do Conde e suas raízes, penso já ter respondido noutro tópico em que refere estas pessoas. No meu entender, há forte confusão quanto à ascendência destes Murças Salgados. Tenho estudado a genealogia por eu ser descendente de Maria da Conceição Tavares e seu marido José de Abreu Bacelar, o qual tem ascendência em S. Clemente de Basto. Relembro que do casal João Leiva/Filipa de Murça não há descendência, pois que a não teve o único filho do casal, falecido jovem, solteiro e sem filhos. Penso, ainda, que estes Murça Salgado não têm a relação familiar que se lhes atribui com frei Diogo de Murça. Melhores cumprimentos, José Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen