Francisca Jorge- dados

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos

Francisca Jorge- dados

#79532 | artur41 | 16 dez 2004 12:53

Caros Confrades,


Francisca Jorge era filha de Luís Jorge e de Bárbara Luís. Casou-se a 12.2.1673 com o capitão Miguel Furtado Neto.
Alguém tem mais dados sobre esta família "Jorge"?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79535 | Eleny | 16 dez 2004 13:24 | Em resposta a: #79532

Caro Artur,em S. Marcos da Serra,no dia 19-07-1842,foi bapizado um José,neto paterno de Domingos Jorge natural de Santa Clara e de Quiteria Joaquina de S. Marcos da Serra,adianto que consta uma cruz neste registo de baptizado.Cumprimentos. Helena Cabria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79537 | artur41 | 16 dez 2004 13:46 | Em resposta a: #79535

Cara Helena,


Agradeço-lhe a informação. Sabe se essa família "Jorge" é originária de S. Marcos da Serra?


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79542 | Eleny | 16 dez 2004 14:33 | Em resposta a: #79537

Caro Artur,tenho o registo de baptismo do José que diz:José,primeiro do nome do segundo matrimonio de seu pai Filippe José,natural de S. Bartolomeu de Messines e de Maria Joaquina de Santa Clara a Velha,moradores no Montinho de Vale Pereiro,avós paternos incógnitos e maternos Domingos Jorge de Santa Clara e Quitéria Joaquina de S. Marcos da Serra(Domingos Jorge é avô materno,peço desculpa)foram padrinhos Manuel Lourenço da Foz das Carreiras e sua mulher Maria Albina.Este baptizado foi realizado na Paroquial de Saboia por António Ferreira da Silva Rocha,Prior de Saboia e interino de Santa Clara.Filippe José era meu avô e sei estar sepultado dentro dessa Paroquial era Proprietário.Todos são unamines na minha familia que neste ramo haverá ligações há casa de Saboia,até há quinta geração,não sei o que significa porque sou ingnorante na matéria,mas sem provas,é pura especulação.É tudo o que sei,espero ter contribuido com algo.Cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

"Jorge" da Beira Alta

#79543 | victorferreira | 16 dez 2004 14:57 | Em resposta a: #79532

Caro confrade,

Como não refere a origem, tenho 3 referências a pessoas com apelido (patronímico?) "Jorge", parece-me que todas constantes nesta base de Dados.
O que me leva a listá-las é o facto de serem todas da mesma área, bem distante do Algarve, dando a entender fazerem parte de um outro núcleo, eventualmente não aparentado:

- uma é Margarida Jorge, * aprox. 1500, dita esposa de Aleixo Cardoso, dito filho de Aleixo Vaz Cardoso, de Tavares;
- outra é Maria Jorge, * aprox. 1650 e + em Chãs de Tavares em 03/09/1700, cc António Rodrigues;
- a terceira é Luisa Jorge, cc Roque Botelho, das Chãs de Tavares, cuja filha casa em 12/10/1684, e que deve ser contemporânea, se não aparentada, da anterior.

Votos de Santo Natal.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79563 | Eleny | 16 dez 2004 22:06 | Em resposta a: #79537

Caro Artur,também na Torre do Tombo,no Núcleo:Leitura de Bachareis de 1751 existe um Domingos Jorge Delgado.Cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79574 | melisa | 17 dez 2004 00:32 | Em resposta a: #79532

Caro Artur Camisão Soares

Em 1774 casa em Alvor Francisco Jorge, natural da Figueira ,freguesia da Mexilhoeira Grande, filho de Manuel Vicente Jorge e Faustina das Candeias, com Esperança Maria (fª de João Andrés e Luzia dos Prazeres.

Também em Alvor em 8/9/1766, casa Gil Martins com Margarida Josefa , filha de Bartolomeu Jorge ( da Mexilhoeira Grande)

Há ainda um António Jorge, natural de Alvor avõ de dois nubentes que casam em 1775 1776.

Embora não saiba se há alguma relação entre estes Jorge, nem a sua origem, pode-se ver que existem algumas famílias com este apelido nesta região do Algarve.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79586 | virgilio31 | 17 dez 2004 11:13 | Em resposta a: #79532

olà,

tenho no conselho de Sabugal alguns "Jorge"

cumprimentos

M. Cabral

Resposta

Link directo:

Saboia

#79591 | abribas | 17 dez 2004 11:57 | Em resposta a: #79542

Cara Helena Cabrita Mendes, peço desculpa se estou a fazer alguma confusão mas, neste caso, Saboia deverá ser um patronímico, pois Sabóia é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira.
Cumprimentos
Antonio de Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Saboia

#79593 | abribas | 17 dez 2004 12:26 | Em resposta a: #79591

Correcção: pretendia dizer Toponímico (de lugar) e não Patronímico (de pessoa) como infelizmente coloquei.

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79594 | artur41 | 17 dez 2004 12:52 | Em resposta a: #79542

Cara Helena,


Obrigado pelo assento divulgado. Terei em conta os dados fornecidos.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Saboia

#79596 | artur41 | 17 dez 2004 12:59 | Em resposta a: #79593

Caro António de Bessa Ribas,


Pode, na realidade, ser toponímico.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79597 | artur41 | 17 dez 2004 13:02 | Em resposta a: #79563

Cara Helena,


Irei pesquisar na Torre do Tombo. Muito obrigado, mais uma vez.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: "Jorge" da Beira Alta

#79599 | artur41 | 17 dez 2004 13:16 | Em resposta a: #79543

Caro Victor Ferreira,


Aparentemente, eles fazem parte de outro núcleo. No entanto, quem sabe se não se consegue estabelecer relações de parentesco.

Um Feliz e Santo Natal!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79600 | artur41 | 17 dez 2004 13:22 | Em resposta a: #79574

Cara Maria Elisabete Leote,


Muito obrigado pelos dados fornecidos. Sei que Bárbara Luís era moradora em Monchique.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79601 | artur41 | 17 dez 2004 13:25 | Em resposta a: #79586

Caro M. Cabral,


Esses "Jorge" deverão ser outros, mas agradeço-lhe a informação.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79605 | Eleny | 17 dez 2004 14:36 | Em resposta a: #79601

Caro Artur,apenas para esclarecer,referia-me a Sabóia,França.Informações sobre familia Jorge,existe uma Familia que foi para o Brasil,mas não sei a sua origem no Continente.Bom fim de semana. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79608 | artur41 | 17 dez 2004 14:51 | Em resposta a: #79605

Cara Helena,


Fiquei esclarecido. Seria interessante saber dessas ligações.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: "Jorge" da Beira Alta

#79613 | victorferreira | 17 dez 2004 15:47 | Em resposta a: #79599

Em tempo:

Estava a fazer uma rápida pesquisa nas mensagens do Forum a propósito de outro assunto e surgiu-me outro "Jorge" na mesma região.

É de uma mensagem do nosso confrade Eduardo Domingues ("vitória"), que passo a citar:

"Procuro informações sobre a ascendência de Josefa Cabral da Costa, filha de Manuel da Costa, da Aldeia de Carvalho em Alcafache, casado a 13.dez.1763 com Bernarda Cabral, natural de Chãs de Tavares, Viseu. Neta paterna de Manuel da Costa e de Domingas Lopes da dita aldeia de Carvalho em Alcafache e neta materna de Manuel Jorge casado a 29.jul.1733 com Maria Marques, de Casal das Donas em Penalva do Castelo."
VF

Resposta

Link directo:

Camisão

#79620 | abribas | 17 dez 2004 16:08 | Em resposta a: #79596

Caro Artur Camisão Soares,

Não sei se lhe interessa, mas encontrei no Tripeiro de Julho, num artigo sobre o comportamento político do Cabido do Porto (1832-1833), uma referência a um Francisco da Paula Camisão, na qualidade de beneficiado, e com a indicação de que teria saído da cidade por falta de saúde.

Retribuo os cumprimentos e votos de um bom Natal,
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Camisão

#79630 | artur41 | 17 dez 2004 17:22 | Em resposta a: #79620

Caro António Ribas,


Interessa-me bastante, já que o tenho referenciado. Como posso ter acesso ao Tripeiro?


Melhores cumprimentos, com votos dum Santo Natal

Artur Camisão Soares
arturcamisaoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Camisão

#79634 | abribas | 17 dez 2004 18:30 | Em resposta a: #79630

Caro Artur Camisão Soares,
Se me fornecer um numero de fax para -abribasarrobamailpontotelepacpontopt-, posso lhe enviar de volta uma copia do artigo.
Cumprimentos,
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Camisão

#79636 | artur41 | 17 dez 2004 18:35 | Em resposta a: #79634

Caro António Ribas,


Obrigado. Vou-lhe enviar um e-mail com um número de fax.


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79942 | melisa | 22 dez 2004 15:11 | Em resposta a: #79542

Cara Helena
Encontrei em Alvor a 26/5/1846, o casamento de João Jorge natural de Santa Clara -Saboia, filho de DOMINGOS JORGE cc QUITÉRIA JOAQUINA, neto paterno de Bartolomeu Jorge ( de Monchique ) cc Teresa Lourenço ( de Santa Clara-Saboia) e materno de Marcos Loução ( de Santana da Serra) cc Benedita dos Santos (natural de S.Marcos da Serra).

A nubente é Inocência Maria ( de Alvor) filha de Francisco de Gouveia cc Mariana Gertrudes, neta paterna de João de Gouveia cc Maria Teresa e materna de Marcelino Dias cc Ana de S.José.

A mãe da noiva é irmã de Gertrudes Maria cc João de Ataíde ( meus 5ºs avós).
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79943 | melisa | 22 dez 2004 15:13 | Em resposta a: #79605

Cara Helena
Veja a minha menssagem de hoje, e que não sei porquê ficou fora do local onde a coloquei.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79997 | Eleny | 23 dez 2004 01:25 | Em resposta a: #79942

Cara Elisa,obrigado por esses dados.Já em S. Marcos da Serra,vi um registo de baptizado de : Perpétua,filha de António Loução e Theresa Maria de S. Clara a Velha,neta paterna de António Loução e Maria Genoveva de S. Clara A Velha e materna de Ignácio Rodriguez e Maria da Conceição de S. Clara,foram padrinhos Manuel Cabrita e sua mãe Joaquina Maria de Val de Gru.Sendo Bartolomeu Jorge de Monchique,não estará ai a chave para o que o Artur procura?A Elisa sabe mais alguma coisa destas pessoas?Qual era a sua ocupação?Os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#79998 | Eleny | 23 dez 2004 01:27 | Em resposta a: #79942

Cara Elisa,obrigado por esses dados.Já em S. Marcos da Serra,vi um registo de baptizado de : Perpétua,filha de António Loução e Theresa Maria de S. Clara a Velha,neta paterna de António Loução e Maria Genoveva de S. Clara A Velha e materna de Ignácio Rodriguez e Maria da Conceição de S. Clara,foram padrinhos Manuel Cabrita e sua mãe Joaquina Maria de Val de Gru.Sendo Bartolomeu Jorge de Monchique,não estará ai a chave para o que o Artur procura?A Elisa sabe mais alguma coisa destas pessoas?Qual era a sua ocupação?Os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80008 | artur41 | 23 dez 2004 10:53 | Em resposta a: #79998

Cara Helena,


O facto de Bartolomeu Jorge ser de Monchique é de salientar. Pode, muito bem, ser a mesma família.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Camisão

#80010 | camisao65 | 23 dez 2004 11:11 | Em resposta a: #79636

Caro Artur,

Caso tenhas recebido o fax, agradecia-te cópia do mesmo.
Esse Francisco de Paula Camisão, pode muito bem ser o filho de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, e de Maria de Jesus.

Abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Camisão

#80011 | artur41 | 23 dez 2004 11:29 | Em resposta a: #80010

Caro Luís,


Recebi. Vou-te enviar uma cópia.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Isabel Jorge

#80303 | artur41 | 29 dez 2004 11:37 | Em resposta a: #79605

Cara Helena,


Espero que tenha passado um bom Natal!

Lembrei-me de lhe dizer que nos meus antepassados existe: Isabel Jorge casada com Álvaro Serrão (ambos na BD do Genea).


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Jorge

#80306 | Eleny | 29 dez 2004 12:04 | Em resposta a: #80303

Caro Artur,tive um bom Natal,espero que o seu tenha sido identico.Não sei se reparou numa mensagem neste seu tópico de dia 22 da Maria Elisa,reconhece algum nome?Lembrei-me também de ter visto,algures na Internet,a Familia Jorge nos Açores e dai terem ido para o Brasil.Estão algumas Familias Jorge no BD do Genea,mas como tinha esse ramo em standby,não encontrei nenhuma relação até agora.Melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Jorge

#80309 | Eleny | 29 dez 2004 12:41 | Em resposta a: #80303

Caro Artur,mais este dado que me enviaram de outro ramo que pesquizo(Cansado)07-01-1717,o P.P. Annes Lobo,baptizou Bentto,na Igreja de Santo Estevão,termo da Vila de Serpa,filho de Luis Cansado Pinela e de Bentta Frez,primeiro do nome do segundo matrimónio de ambos,neto paterno de Manuel Pinela e de ? Afonso Cansado e materno de António Mideiro e Maria Jorge,foi padrinho Brás Luis.Cumprimentos Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80312 | josemariaferreira | 29 dez 2004 13:00 | Em resposta a: #79532

Caro Artur Camisão

Tenho conhecimento de uma família nobre de apelido Jorge que viveu no termo do antigo concelho de Panoyas, desde o séc. XVI até ao séc. XX. Um dos seus últimos descendentes com este apelido foi Maria Engrácia Jorge, aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=189641.
Encontro primeiramente esta família ligada aos Malveiros. Luís Malveiro casou-se no início do séc. XVII com Catarina Jorge da Herdade da Laborela. Ao longo dos três séculos, XVII, XVIII e XIX sempre encontrei membros desta família habitando no dito Monte da Laborela ou Monte Velho, este último já na freguesia de Vale de Santiago,dos quais eram proprietários. Deixaram bastante geração nas freguesias de Santa Luzia e Vale de Santiago, o que ainda hoje está bem patente pelas numerosas pessoas que ainda usam aquele apelido naquela zona. Aliás tenho mesmo um amigo de Santa Luzia que usa o apelido Jorge, há tempos em conversa com o mesmo, me disse que um seu avoengo de apelido Jorge, foi capitão e se encontra sepultado na Igreja da Misericordia de Castro Verde.
Tirei apontamento com o nome do dito capitão, mas o mesmo extraviou-se e até hoje ainda não me foi possível confirmar.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Jorge

#80339 | artur41 | 29 dez 2004 17:45 | Em resposta a: #80306

Cara Helena,


Folgo em sabê-lo. O meu também foi bom, graças a Deus.

Relativamente à mensagem que refere, os nomes aí referidos são posteriores a qualquer dos meus antepassados com o apelido "Jorge". De qualquer das maneiras, os/as "Jorge" que procuro são do Algarve e Baixo Alentejo, pelo que os nomes referidos poderão pertencer à mesma família. Já quanto aos Açores não me parece, de todo!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Jorge

#80341 | artur41 | 29 dez 2004 17:59 | Em resposta a: #80309

Caríssima Helena,


Muito obrigado pelo dado fornecido. Irei tê-lo em conta em futuras pesquisas.

Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80348 | artur41 | 29 dez 2004 18:38 | Em resposta a: #80312

Caro José Maria Ferreira,


Curioso. Pode-me informar que armas é que usavam?

As informações por si fornecidas ser-me-ão bastante úteis.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80355 | josemariaferreira | 29 dez 2004 19:30 | Em resposta a: #80348

Caro Artur Camisão

Francamente não lhe posso dar uma resposta, porque não sei qual as as armas que usavam os Jorge. De qualquer modo uma vez que se confirme a pedra sepulcral do "incógnito capitão" na Igreja de Castro Verde, a mesma deverá exibir as armas daquela família.
Talvez o nosso confrade Joaquim Falcão de Lima, que descende desta família Jorge o possa ilucidar sobre o assunto.
De notar que no concelho de Odemira é ainda abundante este apelido.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80421 | artur41 | 30 dez 2004 12:00 | Em resposta a: #80355

Caro José Maria Ferreira,


Sendo um apelido corrente é de supor que as armas fossem de outra família, a que o armoriado pertencesse. No entanto, é como diz: o confrade Joaquim Falcão de Lima talvez possa auxiliar.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80426 | josemariaferreira | 30 dez 2004 13:24 | Em resposta a: #80421

Caro Artur Camisão

Na antiga estrada que ligava a Vila de Panoyas à de Ourique situava-se a meio caminho, mas já na freguesia de Ourique, um Monte e herdade denominado de Salvador Jorge. Este topónimo terá certamente ficado a dever-se a algum individuo natural daquela freguesia de S. Salvador de Ourique e que usava o apelido Jorge. Não se tratava de um simples e qualquer Monte alentejano, mas sim de um grande herdade e monte, tipo de grande casa senhorial.
Em meados do século XVIII, tenho conhecimento do Capitão Pires Pato da Vila de Panoyas ter casado com uma moradora daquele Monte, viúva de um individuo que usava ainda o apelido Jorge. Este capitão, deixou descendencia que se ligou por casamento primeiramente à nobreza da província e mais tarde à burguesia da cidade de Lisboa.
Deixo aqui este apontamento na medida em que poderá ser útil a alguém que queira investigar e terá aqui a indicação que esta família também viveu no concelho de Ourique.
Sobre o capitão sepultado em Castro Verde, soube agora pelo familiar, tratar-se do seu trisavô, Capitão Manuel Jorge, falecido por volta de 1830. ( é muito vago é preciso confirmar-se a veracidade uma vez que não há documentos que o provem)

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80519 | Eleny | 31 dez 2004 18:42 | Em resposta a: #80421

Caro Artur,nem sei se terá utilidade,mas,o inicio das minhas pesquizas ,foi atribulado,para mim uma iniciante.Tirei este dado,nem sei de onde,mas aqui no Forum alguém pode saber:Processos Eclesiasticos-André Jorge-Viana do Alentejo-Ordens de Missa 1618,peço desculpa mas nessa altura o reconhecer um nome ou lugar,para mim já era a Lotaria.Hoje tenho muito mais cuidado...Cumprimentos e Feliz 2005 Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80520 | Eleny | 31 dez 2004 18:44 | Em resposta a: #80421

Caro Artur,nem sei se terá utilidade,mas,o inicio das minhas pesquizas ,foi atribulado,para mim uma iniciante.Tirei este dado,nem sei de onde,mas aqui no Forum alguém pode saber:Processos Eclesiasticos-André Jorge-Viana do Alentejo-Ordens de Missa 1618,peço desculpa mas nessa altura o reconhecer um nome ou lugar,para mim já era a Lotaria.Hoje tenho muito mais cuidado...Cumprimentos e Feliz 2005 Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80792 | artur41 | 04 jan 2005 15:24 | Em resposta a: #80520

Cara Helena,


Espero que tenha passado uma boa passagem de anos!

É realmente necessário ter cautelas quanto aos casos que menciona. Vou tentar saber algo a respeito dos "Processos Eclesiásticos".

Faço notar, também, que os dados constantes da minha primeira mensagem têm suporte documental.


Meus agradecimentos e cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80806 | Eleny | 04 jan 2005 16:35 | Em resposta a: #80792

Caro Artur,tenho noção do que quer dizer.Posso apenas atestar com suporte decumental que:Domingos Jorge e Quitéria Joaquina de Santa Clara eram meus avós,tiveram uma filha Maria Joaquina,nascida em Santa Clara a Velha,que casou com Filipe José de S. Bartolomeu de Messines,nasce-lhes um filho em 1838 José Filipe de Saboia que casou com Maria das Dores em 29-10-1876,foram pais de Maria da Conceição do Monte do Môgo que casou com Serafim Cabrita em 07-02-1899 que foram pais do meu avô Manuel Cabrita nascido na Carrapateira,S. Marcos da Serra,Silves.Manuel Cabrita era o pai da minha mãe Albina Antónia Cansado Cabrita.Desta linha que me leva aos meus "Jorge",não tenho suporte decumental mas penso que Melissa terá alguma coisa,pois sem a sua ajuda não chegava aos pais de Quitéria Joaquina e Domingos Jorge que foram:Bartolomeu Jorge e Teresa Lourenço de Monchique e Marcos Loução de Santana da Serra e Benedicta dos Santos de S. Marcos da Serra.As outras informações que lhe dei,existem,só não é possivel assegurar que possam estabelecer uma ponte aos seus "Jorge", porque eu não sei o que lá está.Talvez alguém aqui no Forum possa dar mais informações sobre a Familia de Francisco Jorge que o Artur procura ,aqui, no início deste seu Tópico.Melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80813 | Eleny | 04 jan 2005 17:05 | Em resposta a: #80806

Corrijo:quando disse Francisco Jorge,queria dizer,Francisca Jorge,filha de Luis Jorge e Barbara Luis,casou em 12-02-1673 com o Capitão Miguel Furtado Neto

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80845 | jvaldeira | 04 jan 2005 20:15 | Em resposta a: #79532

Caro Artur Camisão,

Vieram de Tanger os Lopes Jorge que se fixaram em Alvor por esta época. Encontra mais informação em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=20459
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

António Jorge- antepassado dos Mimosos

#80848 | artur41 | 04 jan 2005 21:15 | Em resposta a: #80845

Caro J. Valdeira,


Estive a rever o tópico, que é interessantíssimo. Obrigado pela lembrança!

Vou continuar na pesquisa.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#80875 | Eleny | 04 jan 2005 23:50 | Em resposta a: #80848

Caro Artúr,com os dados que forneci,estará já convicto que os meus Jorge sejam os seus da sua familia,se percebi bem,no outro Tópico,Jaques tem um filho de apelido Jorge,que não me surpreende,pois na minha genealogia encontro Guerreiros irmãos de Coelhos,dei este exemplo porque tenho outros.Pergunto se é viavel pelo que o Artúr observa nas suas pesquizas e no Tópico de JValdeira .Pode-se encontrar ligações ou não,o que o Artur pensa disso? Melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#80886 | melisa | 05 jan 2005 00:05 | Em resposta a: #80806

Cara Eleny
Claro que tenho fotocópia do registo do casamento que lhe referi.
Se quiser poderei enviar-lhe fotocópia da fotocópia ;-).
Com referi trata-se do casamento de uma colateral minha, que casa com um seu parente.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#80888 | melisa | 05 jan 2005 00:20 | Em resposta a: #80875

Caros Confrades
Salvo melhor opinião, penso que estes Jorge da região serrana não terão nada a ver com os descendentes de Lopes Jorge de Ceuta, pois encontram-se pessoas com o apelido Jorge em Monchique pelo menos desde os meados do século XVII.
Ainda hoje encontrei um assento de baptismo em Marmelete de um Manuel nascido a 25/5/1704 filho de Manuel Vaz e s/ mer MARIA JORGE.
Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#80892 | Eleny | 05 jan 2005 00:56 | Em resposta a: #80888

Cara Elisa,estou numa fase em que aguardo o correio com ansiedade,queria ir mais longe,não peço rapidez por isso ser impossivel.Mas com os dados que já tenho e o que recuei daria para já ter mais conhecimentos,já pedi no Rossio ajuda para puder "estender"os meus ascendentes,mas ainda não houve resposta.Já estou como outra pessoa"cheira-me"Como com o Sr Miguel Cabrita Matias me disse que se recuasse até 1800,teria mais probablidades de encontrar tronco comum,e nada aconteceu em S. Bartolomeu de Messines,pois meus ultimos avós eram de lá:João Cabrita e Maria de S. José Agora até aos novos dados que agurdo,vou ficar a cozer os meus alinhavos e a aguardar boas notícias do Forum e do Correio.Sinto-me impotente para avançar mais.Feliz dia de Reis melisa e mais uma vez obrigado.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: introdução de dados

#80897 | melisa | 05 jan 2005 01:23 | Em resposta a: #80892

Cara Helena
A introdução de dados é fácil.
Veja as explicações.
Depois vá criando as pessoas na base de dados.
Depois de criadas é só ligá-las pelo casamento e relativamente aos filhos introduzi-los como filhos do casamento.
Eu já fiz isso há algum tempo com alguns dos meus antepassados ( Dias da Costa) mas depois acabou-se o saldo da conta corrente e parei até carregar de novo a mesma.
Leia as explicações bem como um ou dois tópicos que na altura apareceram no Rossio e vá tentando, depois do 1º é fácil, se houver dados mal introduzidos mais vale anular a pessoa na base de dados e recomeçar de novo.
Boa sorte.
Elisa

Resposta

Link directo:

RE: introdução de dados

#81026 | Eleny | 06 jan 2005 14:05 | Em resposta a: #80897

Cara Elisa,mais uma vez agradeço a sua simpatia,estava já a pensar que deste Tópico,sairia alguma ligação.Mas,assim que eu tiver disponibilidade,vou "estender" os meus ascendentes noutro tópico,já que pelo menos 4 avós os devo há Elisa.Poderá a Sra dizer a idade do noivo e a sua naturalidade,o filho de Quitéria Joaquina e Domingos Jorge?Receba os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: João Jorge, filho de Domingos Jorge

#81060 | melisa | 06 jan 2005 18:25 | Em resposta a: #81026

Cara Helena

Na realidade não menciona a idade dos noivos. O noivo ao que indica seria natural de S. Clara –Sabóia.
Pode-se deduzir que o avô paterno do noivo que é natural de Monchique, após o casamento viveu, pelo menos algum tempo, em S.Clara , terra de sua esposa, e onde nasceu o seu filho Domingos Jorge, que mais tarde casa com Quitéria Joaquina natural de S.Marcos da Serra, terra da naturalidade da respectiva mãe, Benedita dos Santos e onde viveram os seus pais após o respectivo casamento, sendo que o pai, Marcos Loução, era natural de Santana da Serra. Também os pais do noivo à data do seu nascimento viveriam em S.Clara.

Parece-me que este casal não teria vivido após o casamento em Alvor pois julgo não ter encontrado filhos a baptizar, mas isto terei de verificar melhor.

De notar que as testemunhas são de Monchique, possivelmente familiares do noivo, dado que pela noiva, do lado materno, não existem ligações familiares a Monchique até pelo menos aos trisavós. Relativamente ao lado paterno da mesma sendo Gouveia não o consigo entroncar com os outros Gouveias meus familiares, e nada mais sei dele.
Passo a transcrever o assento de casamento tal e qual consta (incluindo os erros ortográficos).


“ Em o dia 26 de Maio de mil oito centos e quarenta e seis nesta Igreja Matriz de S.Salvador da villa de Alvor, tendo-se proclamado na forma do costume, e feito, as mais diligências do estilo, não havendo impedimento algum canónico, ou civil que obste ao matrimónio, em minha presença e das testemunhas o Revº Padre José Patrício coadjutor da freguesia de Monxique, e José Andres , casado com Maria da Conceição, moradores na Vila de Monxique, às dez horas da manhã, porta aberta se receberão por marido e mulher por palavras de presente, na forma que manda o Concílio de Terento e constituição deste Bispado do Algarve = João Jorge, solteiro, natural de Santa Clara de Sabóia, Bispado de Beja, filho legítimo de Domingos Jorge, natural desta freguesia de Sta Clara, e de Quitéria Joaquina, natural de S. Marcos da Serra Bispado do Algarve, neto paterno de Bartolomeu Jorge da freguesia de Monxique e Teresa Lourença de Santa Clara, e materno de Marcos Loução natural da Freguesia de Sta Anna, e de Benedita dos Santos da freguesia de S.Marcos da Serra = com Innocencia Maria, solteira, natural desta vila de Alvor, filha legítima de Francisco de Gouveia e Marianna Gertrudes, naturais desta vila, neta paterna de João de Gouveia e Maria Theresa e materna de Marcelino Dias e Anna de S. José, todos naturais desta villa de Alvor, de q fiz este assento q assignei juntamente com as testemunhas supra nomeadas”
(segue-se a assinatura do padre) Prior Francisco José dos Prazeres Cabrita
(da Testemunha Padre José Patrício e assinatura a rogo de José Andres).


Cumprimentos
M.Elisa

PS. No que eu poder e souber, pode contar com a minha ajuda, disponha.;-)

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82368 | melisa | 21 jan 2005 18:03 | Em resposta a: #80813

Cara Maria Helena

Encontrei em Portimão a 8/4/1709, o casamento de :

ANDRÉ JORGE ( filho de BARTOLOMEU JORGE e de Maria Marques (já defuntos) moradores que foram no Alferce ( Freguesia de Monchique encostada a S.Marcos da Serra) com Constança Gonçalves viúva de Francisco Luis (moradores em Odelouca) filha de Domingos Rodrigues cc Maria Soares (já defuntos) moradores que foram nos Montes de Alvor).
Sei que é bastante para trás, mas... o curioso é o nome do pai do nubente e a região. Penso que poderá ter algo a ver com os seus.

Que acha?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82412 | Eleny | 22 jan 2005 01:26 | Em resposta a: #82368

Cara Melisa,é bem provavel,este ramo da minha familia está ligado a Gonçalves e Rodrigues,como se pode ver nos livros Paroquiais de S. Marcos da Serra,onde conste casamentos e baptizados ,dou um exemplo:José 23-07-1858 (194) filho de José Joaquim e Ignacia Maria do Val Grande,neto paterno de Joaquim Rodrigues e Ana de Jesus do Alferce,materno de Bernardo Sima? e Maria da Graça foram padrinhos os meus avós João Marques e Ana Maria do Monte do Mogo.O Artur que desculpe estar a receber no seu tópico,mas como diz respeito aos "Jorge" de certeza lhe interessa a informação que a Sra. deu.Bom fim de semana Melisa.Receba os meus melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82420 | Eleny | 22 jan 2005 03:12 | Em resposta a: #82368

Cara Melisa,lembrei-me que nas minhas pesquizas pelos Tópicos,não me lembro se de uma mensagem sua ou de outra pessoa ,onde se falava da Familia Jorge.A certa altura dizem dois nomes-Pedro de Serpa e Margarida Jorge.Pensa a Sra. serem a mesma Familia,gostava de saber a sua opinião.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: "Jorge" da Beira Alta

#82421 | pinheirov | 22 jan 2005 03:17 | Em resposta a: #79543

Prezado Victor Ferreira

Apercebo-me através deste tópico que tem vindo a fazer alguma investigação sobre o apelido «Jorge», creio da região de Vila de Oliveira, hoje Oliveira de Azemèis.
Tento encontrar informações sobre os ascendentes de um meu antepassado (10°avô) Pedro Vaz (Roiz) Malafaia casado com uma «Anna Jorge», nascida como ele, cerca de 1580, provavelmente na paróquia de St. Miguel dessa Vila como todos os filhos (ele, segundo uma «Sentença» de 28.08.1792 recuperada do Tombo, descendente dos de Arouca).
Mas uma «Sentença» não é um registo de Nascimento ou de Baptismo. Surgem então dúvidas com a filiação desse Pedro e é agora sobre essa «Anna Jorge» que pretendo orientar a pesquisa.

Acaso terá encontrado nas suas voltas, outros elementos sobre os desse apelido, lugar e época ?
As minhas tentativas por correio electrónico junto do ADAveiro para obter os assentos dos ditos, foram até agora infrutíferas, isto é, sem resposta, talvês por causa da distância...(sem ironia)
Meus sinceros cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82424 | melisa | 22 jan 2005 04:00 | Em resposta a: #82420

Cara Helena
A menssagem não era minha, é do nosso confrade Rui Pereira , no tópico "Família Lopes de Amorim de Tanger".

Não lhe sei dizer se são da mesma família, de qualquer forma só foi possivel chegar a Margarida Jorge (que viveu nos finais do sec XVI nos Montes de Alvor, freguesia de Alvor onde não há paroquiais antes de 1724 - baptismos e 1760 -Casamento,) pelo casamento de um filho que casa em Portimão em 1623.
Assim será difícil provar qualquer parentesco com ela a não ser por esse filho o que não me parece.
É claro que Alvor sempre esteve muito ligada a Monchique e há muitos casamentos entre estas regiões, agora prová-lo será difícil.
Já agora também eu, pelo que me informou o nosso confrade Luís Soveral Varella, com quem tenho um ramo em comum, tenho Jorge na Serra de Monchique nos finais do sec.XVII, mas ainda não cheguei a eles.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82426 | Eleny | 22 jan 2005 04:30 | Em resposta a: #82424

Cara Melisa,obrigado pela sua resposta,não se podendo avançar mais,pode ser que algum dos intervenientes no Forum que pesquize a Familia Jorge,saiba algo mais.Já me tenho perguntado, se o Artur terá descoberto alguma coisa de relevante.Melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82427 | melisa | 22 jan 2005 04:40 | Em resposta a: #82426

Cara Helena
Na Torre do Tombo não consegue mais sobre os seus Jorge?
Acho que já chegou a datas em que poderá lá pesquisar.
Um abraço
Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82428 | artur41 | 22 jan 2005 05:49 | Em resposta a: #82412

Cara Helena,


Claro que não a levo a mal!
O tópico está a ficar cada vez mais completo.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82429 | artur41 | 22 jan 2005 05:54 | Em resposta a: #82426

Cara Helena,


Relativamente à Família Jorge não sei mais. Para além, claro, dos dados do Luís Soveral Varella.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82435 | Eleny | 22 jan 2005 11:57 | Em resposta a: #82429

Caro Artur,pensei que não existisse mesmo mais nada,fruto talvez de incêndios,que há época do Remexido,muito destruiram.A Melisa tem razão,sendo assim só mesmo a TT,mas,de momento não me posso ausentar da Cidade,porque tenho uma familiar doente,e estou constantemente em consultas, tenho o meu emprego,etc.Ficará para melhor oportunidade,apesar de ficar com tanta vontade de lá ir,e procurar.De qualquer forma,pedia há Melisa que se for possivel,disponibilizasse no Forum os dados sobre este ultimo Bartolomeu Jorge.Agradeço a ambos a simpatia.Bom fim de semana. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

"Jorge" de Chãs de Tavares

#82459 | victorferreira | 22 jan 2005 19:44 | Em resposta a: #82421

Caro confrade,
Estes "Jorge" são referidos como de locais próximos a Mangualde e não de Oliveira de Azeméis.
Sobre pesquisar "Jorges", não o fiz. Apenas coligi o que por acaso encontrei quando pesquisei os Albuquerques, Sacaduras e demais ancestrais de um familiar próximo. O último "Jorge" que encontrei e referi ao confrade Artur Camisão até foi por mero que o encontrei nas mensagens deste Forum.
Também nunca usei o AD de Aveiro, uma vez que até onde a minha vista alcança, a minha gente é toda originária de entre Coimbra e Lamego, passando por Viseu, e para o interior (daí talvez o sangue tipo "B" que, segundo o que descobri há pouco tempo, parece ser um sinal inequívoco de maioria beirã nos antepassados
... Não confirmei se isto tem alguma explicação científica, mas que tem piada, lá isso tem).
Não ajudei muito (não ajudei nada ...).
Mas registo o seu interesse por uma pessoa de nome "Jorge" pelo último quartel do séc XVI. Parente dos de Chãs de Tavares? A descobrir.
Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: "Jorge" de Chãs de Tavares

#82483 | pinheirov | 23 jan 2005 01:01 | Em resposta a: #82459

Prezado V. Ferreira

Fico-lhe de toda a maneira grato pela sua pronta resposta. Ficarei atento aos de Chãs de Tavares por haver alguma proximidade territorial.
Sangue tipo B ? O seu comentário suscita alguma curiosidade por sabemos que o mais corrente é o dos grupos A e O e que B só pode dar a B e AB e receber de O. Alelos múltiplos ? Alelos codominantes? Alelos tortos ?
Quando tiver um outro minuto de disponibilidade apreciaria me ilucidasse um pouco sobre essa característica da maioria beirã... e em particular, seus efeitos ou diferenças se isso pode ser útil à genealogia! (se calhar também o assunto me concerna por ter um trisavô de Lamego na linha)

O que são alelos? (fiz uma visita à sacrosanta enciclopédia...)
«Alelos são formas alternativas de um mesmo gene e que, consequentemente ocupam mesmo loco em cromossomos homólogos. Os efeitos genéticos destes alelos dependem de suas relações de dominância. Estes alelos têm origem nas mutações, que são capazes de causar alterações estruturais nos genes de tal forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene» (tirado de: ufv.br/dbg/labgen/almult.html)
Mais:
«Essas diferenças são determinadas pelos alelos que cada um de nós possui. Alelos são as diferentes formas com que um gene se pode apresentar. Assim como existem variações para uma mesma cor, existem variações para um mesmo gene. Sendo assim, cada um de nós possui um grupo de alelos e o que faz sermos quem somos é a soma da combinação de todos os nossos alelos (genótipos) com as influências recebidas do meio ambiente (fenótipos)» (tirado de: eldnavaalaescuela.com/alelos.htm)-(espero que os links passem...)
Será que temos aqui uma parte da resposta ?

Os melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: João Jorge, filho de Domingos Jorge

#82518 | Eleny | 23 jan 2005 16:23 | Em resposta a: #81060

Cara Melisa,tenho uma duvida:No Tópico-Para Genealogistas do Baixo Alentejo-uma mensagem do Confrade GML de 11-06-2003.Fala de uma Margarida Jorge casada com Lourenço Luis.A Margarida de que falam é a mesma a que a Sra. chegou ou não.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: João Jorge, filho de Domingos Jorge

#82524 | melisa | 23 jan 2005 17:02 | Em resposta a: #82518

Cara Helena
Não fui eu que cheguei à Margarida Jorge dos Montes de Alvor, embora já tenha visto posteriormente aquele assento.
Não me parece que seja a mesma pessoa que casa com Lourenço Luís.

Julgo que os Jorge terão várias origens. Não esquecer que se trata de um nome próprio que posteriormente passa a apelido.
Assim numa dada região os filhos de um Jorge qualquer coisa passaram a ser por ex António Jorge, Manuel Jorge etc.
Noutra zona também os filhos de um determinado Jorge XXXX passaram a usar o nome do progenitor como apelido.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82525 | melisa | 23 jan 2005 17:06 | Em resposta a: #82435

Cara Helena
A que Bartolomeu Jorge se refere?
Se é ao Bartolomeu Jorge do Alferce os dados que tenho estão todos na mensagem anterior.
Um abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#82557 | melisa | 23 jan 2005 21:07 | Em resposta a: #82525

Cara Helena

Encontrei em Portimão o casamento de mais um JORGE:

A 26/11/1711 em Portimão casa AntónioJorge filho de Domingos Afonso e de Domingas Jorge moradores em Odelouca -Silves e Maria da Encarnação natural de Odeaxere filha de Felipe Lourenço cc Vicência Fernandes, ele já defunto moradores no termo de Portimão.

O curioso é que Odelouca embora pertença a Silves fica a poucos quilómetros e mesmo por baixo do Alferce (Monchique), também a nubente do casamento de 1709 era moradora naquele lugar.
Julgo assim que se trata do mesmo núcleo familiar e certamente parentes muito próximos.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: João Jorge, filho de Domingos Jorge

#83308 | Eleny | 02 fev 2005 11:48 | Em resposta a: #82524

Cara Melisa,entendi.O que não entendi foi a mensagem do Confrade Victor Ferreira sobre o sangue tipo B,e se esses "Jorges" de Chãs de Tavares fazem parte dos mesmos do Algarve.Os ultimos "Jorges" que a Melisa encontrou,referiam no decumento qual a sua profissão ou não.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84127 | Matilde Souto Pires | 12 fev 2005 21:15 | Em resposta a: #79532

Caros confrades

Posso informar que detectei uma família Jorge no distrito de Santarem ,concelho de Torres Novas ,freguesia de Assentiz.
O Primeiro foi António Jorge ,que nasceu em 1560 + ou -,pai de Pedro Jorge casado com Maria Fernandes. Estes pais de Manuel Jorge casado com Maria Lopes,estes tiveram 6 filhos que usaram os 2 apelidos e que por sua vez casaram com primos ,ora Jorge ora Lopes
100 anos depois perdeu-se este apelido pois ounico que o usou era solteiro e os seus irmaõs optaram pelo apelido lopes ligando-o a outros apelidos.
Manuel Jorge teve um único ir mão Simão Jorge que casou em 1659 c.g.
imensos Jorges=Domingos- Domingas-Isabel- Maria-Filipe que possivelmente se espalharam pelo País .Li algures que por volta de 1640 a famíla Jorge era das mais ricas de Portugal.tendo ajudado fortemente o Rei .Tambem tenho ideia de uma família com este apelido de origem Judaica.

Naõ sei se estas informações os poderão interessar ...


matipires

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#84212 | Eleny | 13 fev 2005 21:03 | Em resposta a: #80848

Caro Artur,já viu a ultima mensagem deste seu Tópico,eu já tinha conhecimento de uma Familia Jorge ser Judia pois tinha visto o apelido num saite,a novidade foi cruzarem-se com os Lopes.Aguardo a sua resposta.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84228 | Vieira-SimõesIII | 13 fev 2005 22:56 | Em resposta a: #84127

Cara Matilde Souto Pires

Acrescento que tambem existem Jorges na freguesia de Fátima, Ourem, na primeira metade do secXIX:

Rozaria de Jesus nascida a 7.2.1852, filha de Francisco Jorge, neta de Jose Jorge.

Peço desculpa aos demais participantes pela intromissão deste assunto neste tópico, mas visto que pesquisou a freguesia de Assentis, pergunto-lhe se possui informações sobre as seguintes familias dessa freguesia, com as quais estou aparentado:

Lopes Pereira, Sousa, Reis, Rodrigues, dos lugares de Outeiro Grande, Outeiro Pequeno e Carvalhal.

Agradeço qualquer informação
Cumprimentos
Edmundo Vieira Simões

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#84251 | artur41 | 14 fev 2005 10:09 | Em resposta a: #84212

Cara Helena,


Agradeço, se não se importa, que explicite melhor.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84267 | fmgar | 14 fev 2005 14:50 | Em resposta a: #84127

Minha Mulher descende por via materna de uma Familia Jorge de Monforte da Beira.È neta de Joaquim Jorge c.c. Antónia dos Reis Lucas;bisneta de Francisco Jorge c.c. Madalena Nunes;trisneta de Bartolomeu Jorge c.c. Isabel Sanches; 4ªneta de Manuel Jorge c.c. Catarina Torrada.Talvez me possam ajudar a completar a Arv.Geneo. e estabelecer ligações com outros ramos que vejo são abordados neste Fórum. a.c. a.a.

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84273 | Matilde Souto Pires | 14 fev 2005 15:37 | Em resposta a: #84228

Caro confrade

Tenho infor mações da famíla Lopes Pereira e Rodrigues e alguns Reis do Outeiro Grande. Informá-lo-ei do que souber,mas preciso de saber concretamente o que pretende .Por curiosidade posso acrescentar que os Lopes Pereira e alguns Rodrigues são oriundos do tal ramo Jorge.

Cumprimentos Matilde S. Pires

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84307 | Vieira-SimõesIII | 14 fev 2005 23:02 | Em resposta a: #84273

Cara Matilde Souto Pires

Muito obrigado pela sua resposta

Estou interessado em tudo o que me conseguir arranjar sobre a familia Lopes Pereira. Informo que o membro mais antigo que conheço desta familia é António Lopes Pereira, nascido em 1808/1809 filho de Manuel Lopes Pereira e de Maria Rosa Sutil.
Se quiser, posso fornecer dados sobre a descendencia deste Antonio Lopes Pereira.

Mais uma vez agradeço a atenção
Cumprimentos
Edmundo Vieira Simões

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84339 | artur41 | 15 fev 2005 12:38 | Em resposta a: #84127

Cara Matilde Souto Pires,


Apesar de o ramo ser, aparentemente, ser outro: gostaria de lhe agradeçer a contribuição. Digo "aparentemente" porque em genealogia temos, bastas vezes, surpresas...!


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Errata

#84340 | artur41 | 15 fev 2005 12:43 | Em resposta a: #84339

Errata:

Na primeira linha existe um "se" a mais.

Onde se lê agradeçer deve-se ler agradecer.

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#84346 | Eleny | 15 fev 2005 13:29 | Em resposta a: #84251

Caro Artur,o Sr. disse que devido a Barbara Luis ser de Monxique era uma ipótese ser da mesma Familia que procuro os ascendentes,também a outro confrade disse que apesar de ser outro núcleo talvez se podessem estabelecer ligações,e novamente o repetiu na sua ultima mensagem,pois em Genealogia tudo pode acontecer e penso estará ainda tudo em aberto não existindo provas decumentais.Talvez lhe fizesse confuzão o termo infeliz que uzei"cruzar"mas de tal peço desculpa e substituo por"unir",só depois da sua mensagem reparei o que tinha escrito.Apenas queria chamar a sua atenção para a mensagem da D. Matilde.Estando o Tópico a ficar muito completo,estou sempre na expectativa de novos desenvolvimentos que possam englobar a minha gente.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: António Jorge- antepassado dos Mimosos

#84349 | artur41 | 15 fev 2005 13:58 | Em resposta a: #84346

Cara Helena,


Houve, de facto, uma má interpretação da minha parte. Peço desculpa se a feri de alguma maneira!

Quanto ao demais: aguardo, como a confreira, por mais desenvolvimentos.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84369 | Matilde Souto Pires | 15 fev 2005 16:43 | Em resposta a: #84307

Eis o que sei sobre António Lopes Pereira:
Nunca procurei o assento de nascimento, pelo assento de casamento terá nascido em 1809, mas pelo de óbito em 1813.No entanto seu irmão Joaõ António Lopes Pereira nasceu a 1-11-1803(torre do tombo,registos paroquiais-Assentiz-Torres Novas- Santarem,livro-4)
Filho de Manuel Lopes Pereira eMaria Rosa Sutil
Neto paterno do capitão Silvestre Vaz Pereira eD. Ignácia Paula Preto de Magalhães.Ele do lugar da Beselga,ela natural da Quinta da Milheira (da insigne Colegiada de Ourém)
Neto materno de Manuel Antunes Carneiro e Ana Maria Rosa Sutil
Profissão:Propietário
Casamento:Em3-7-1862,na igreja paroquial de Nossa Senhora da Purificaçáo de assentiz,com Isabel de Jesus,filha de Manuel João e Maria Joaquina Rosa ,natural do lugar deMalhadas-Pombalinho-Bispado de Coimbra.
Ficaram a morar no Outeiro Grande.Manuel L. P. casou com 53 anos Isabel com 33 anos.(livro de casamentos nº4 da freguesia de Assentis,mas não me lembro se foi extraído no A.D.Santarém se na T.T.)
Tiveram os seguintes filhos:
Genoveva baptizada em 20-6-1863 ,Madrinha Genoveva de Jesus prima em 1º viúva ,moradora nas curvaceiras.Faleceu com 15 meses,em15-10-1864.
Seguem-se mais 9 filhos que faleceram de tenra idade excepto 2, que passo a dizer:(Manuel 31-12-1864,não tenho a certeza se atingiu a idade adulta)eJoão Lopes Pereira, baptizado a 19-7-1866,sendo madrinha a mesma Genoveva, agora Já casada novamente com Joaquim Antunes Duarte,Proprietário,e professor na igreja Nova de Paialvo
Em 13-5-1850 ,António L,P. vendeu uma propriedade «Val das Donas»,no Outeiro G.,a Manuel Martins Mendes.
Óbito em 27-6-1888 com 75 anos Não fez testamento .Deixou filhos(Arquivo distrital de Santarem ,livro de óbitos nº21-assento nº27 Outeiro G.-Assentis -Torres Novas
Por acaso é o Lopes Pereira que menos informações tenho,e nada sei sobre a sua descendencia só me parece que um seu sobrinho com o mesmo nome escreveu de Macau qualquer coisa sobre o tio.Terei que procurar
Agradeço então que me diga o que sabe sobre a sua descendencia
Quando puder enviar-lhe-ei mais informações sobre seus antecedentes e colateráis


Cumprimentos Matilde Souto Pires
,

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84403 | Vieira-SimõesIII | 15 fev 2005 23:04 | Em resposta a: #84369

Cara Matilde Souto Pires

Muito obrigado pelas informações

Aqui vai o que sei sobre a descendência do António L.P:
Tenho o registo de pelo menos quatro filhos:
A tal Genoveva, n.4.6.1863, o João (meu trisavô) , Maria, n.21.12.1868 (padrinho Manuel João, tio materno), e Maria, n.14.4.1870.
O João Lopes Pereira nasceu a 8.7.1866, casou na igreja de Assentis a 20.2.1892 com Maria José, de 20 anos de idade, filha de Vicente Freire e de Leocadia de Jesus.
Este casal teve pelo menos um filho, José Lopes Pereira (meu bisavô), que nasceu a 7..6.1892 e foi baptizado a 3.7.1892. Foram padrinhos José Aniceto Lopes Pereira, casado proprietário, e Maria dos Anjos, solteira, tia paterna (logo há pelo menos uma filha que não morreu em criança). Foi baptizado pelo presbítero João António Lopes Pereira.
Pelo que me disseram, o João Lopes Pereira suicidou-se, já velhote.
O filho José Lopes Pereira era, alem de proprietario, negociante, esteve na Guerra Mundial em África, casou com Maria da Purificação Frade no posto do registo civil nos Casaes dÌgreja em 18.9.1920, e faleceu em Maio de 1978, no Outeiro Grande.
É tudo que tenho sobre os Lopes Pereira. Está interessada nos ascendentes da Maria José e da Maria da Purificação Frade? Informo que o assento de baptismo da Isabel de Jesus está aqui no forum:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=83471#lista

Alem disso, encontrei tambem os nascimentos de um Damaso, n.6.2.1860, Antonio, n.29.11.1863, e de um João, n.11.4.1858, filhos de João António Lopes Pereira e de Ana de Jesus, netos paternos de Manuel Joaquim Lopes Pereira e de Maria Genoveva. O Damaso Lopes Pereira casou a 30.5.1888.

Lamento não poder ser mais informativo
Mais uma vez obrigado pelos dados, e se preferir pode enviar as restantes informações para o meu e-mail, edfat001@hotmail.com

Cumprimentos
Edmundo Pereira V.S.

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84407 | Eleny | 16 fev 2005 00:06 | Em resposta a: #84267

Caro FMGAR,todos os Jorge que refere eram de Monforte da Beira?Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Francisca Jorge- dados

#84423 | fmgar | 16 fev 2005 11:12 | Em resposta a: #84407

Sim.Naturais da Fª de Nª Srª da Ajuda de Monforte da Beira.Moradores;ums em Monte Garranchos,outros na rua do Arrebalde e outros no Monte Penaes(?) limite de Castelo Branco.Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Jorge da Sertã

#85507 | jliberato | 02 mar 2005 22:46 | Em resposta a: #79532

Caros confrades,
Queiram consultar um dos meus ramos de apelido Jorge na Sertã.
No tópico "Família Liberato da Sertã" tratei este ramo.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33186#lista
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Apelido Jorge em Salir

#85650 | jliberato | 06 mar 2005 00:37 | Em resposta a: #79532

Caros confrades,
Poderão encontrar no tópico Famílias de Salir
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=47397
uma família Jorge.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Apelido Jorge em Ferreira do Zêzere

#85932 | jliberato | 10 mar 2005 19:36 | Em resposta a: #79532

Caros confrades,
Tenho uns Jorges de apelido em Ferreira do Zêzere.
Queiram ver no tópico "Famílias de Ferreira do Zêzere"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=489
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Apelido Jorge em Oeiras

#85934 | jliberato | 10 mar 2005 19:43 | Em resposta a: #79532

Caros confrades,
Poderão encontrar no tópico àcerca de Oeiras do século XVII um apelido Jorge:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=70223
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

SANGUE TIPO B

#88438 | FGJ | 13 abr 2005 02:29 | Em resposta a: #82459

VICTOR,
Fiquei curioso a respeito dessa concentração de sangue tipo B...
O q vc conseguiu saber de concreto a respeito?
Alguma explicação?
Ou, realmete, é uma piada?FredericoGJ
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: SANGUE TIPO B

#88442 | victorferreira | 13 abr 2005 08:54 | Em resposta a: #88438

Caro Frederico,
Essa informação foi-me dada por uma colega de faculdade. Parece ter origem num estudo da Universidade de Coimbra.
Não aprofundei, mas de repente lembrei-me da nossa 'fonte' em Coimbra ...
Vou tentar.
VF

Resposta

Link directo:

RE: SANGUE TIPO B

#88485 | FGJ | 13 abr 2005 16:56 | Em resposta a: #88442

VICTOR,
Repare q está rolando um tópico "Tipos de sangue mais frequentes em Portugal".
Dê uma olhada nele e vc entenderá porque reabri o assunto com vc.
Vamos ver o q a fonte coimbrã diz a respeito.
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

Família Jorge em Ervedal

#90743 | jliberato | 12 mai 2005 23:26 | Em resposta a: #79532

Caros confrades,
Podem consultar elementos sobre um ramo Jorge no tópico "Famílias do Ervedal, Oliveira do Hospital".
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Mais Jorge de Monchique

#94012 | Eleny | 21 jun 2005 13:44 | Em resposta a: #82368

Cara Maria Elisa,olhando para esta sua anterior mensagem,percebi que existe uma lingação,ainda não a tenho mas passo a explicar.Os meus avós João Marques e Ana Maria do Monte do Mogo,S. Marcos da Serra,foram padrinhos de uma Vitória:Vitória,1ª do Monte Novo,primeira do nome do segundo matrimónio de seu pai e primeiro de sua mãe,filha legitima de José SOARES e Ana Isabel do Monte Novo da Freguesia,neta paterna de João SOARES e Escholástica Francisca da Freguesia de Estombar e materna de José ANDRES e Maria Isabel da Freguesia do Alferce,o Pároco Joaquim Lourenço Calado 02-05-1853,a Vitória faleceu em Monchique em26-01-1946.Os meus Marques são do Alferce e Santa Clara a Velha,Odemira,já encontrei quem assinasse Marques dos Reis.O assento que a Maria Elisa deu a conhecer tem uma diferença de 144 anos,o que não é nada,dado as pessoas viverem na mesma localidade e com os anos fortalecerem relações e acontecerem os matrimónios,e já no outro assento, onde uma sua familiar se une a um familiar meu aparece um Andrés.Que acha?Quanto aos Jorges,como andarão as investigações do nosso Confrade?Cumprimentos.Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 08:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen