Genealogia Mineira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Genealogia Mineira

#7954 | Carlos Silva | 16 ago 2001 16:10

Caros listeiros,

Gostaria de saber como pode proceder in concreto um Europeu, para fazer pesquisas genealogicas nos Arquivos Mineiros, sem se deslocar.
Serà possivel?
Teria uma hipotetica sorte de receber resposta tentando pelo correio, ou està fora de questào?
Existem recursos na rede internet? Nào me parece.

Desde ja obrigado

Carlos P.M.M. da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#7977 | fdmcv | 16 ago 2001 22:57 | Em resposta a: #7954

Caro Carlos,

Tenho tido sucesso parcial ao enviar cartas para as Paróquias no Brasil. Não temos nenhum órgão que coordene ou centralize os arquivos paroquiais brasileiros, nem os respectivos filmes produzidos pela LDS. Existe um Arquivo Público Mineiro:

http://www.cultura.mg.gov.br/programas/cultura027.htm

mas seus fundos não ajudam muito na busca mais básica de nomes e datas, sendo compostos principalmente de documentos de diversas naturezas.

De toda forma, minha primeira medida tem sido enviar carta à Paróquia da cidade de interesse. Muitas vezes, os livros mais antigos estão na Diocese ou na Arquidiocese respectiva. No caso, a Diocese de Rio Piracicaba é Itabira e a Arquidiocese é Mariana. Vou pegar os endereços exatos amanhã (17/08/2001) e os coloco em mensagem neste tema.

Existe uma lista de discussão sobre genealogia mineira

Gen-Minas-subscribe@yahoogrupos.com.br (sem "subject", com "subscribe" apenas no corpo da mensagem ... o de sempre).

Caso não pretenda se associar a esta lista, posso mandar uma mensagem com as informações de seu interesse.

Meu endereço eletrônico é:

fernandomcv@hotmail.com

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

PS: Como vê, não podemos ajudá-los tanto quanto vocês a nós, mas não é má vontade ...

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#7985 | 2hera77 | 17 ago 2001 04:47 | Em resposta a: #7954

Sr. Carlos
Nossos arquivos no Brasil não tem muita ajuda do governo,sendo um pouco difícil a consulta.A sugestão que lhe dou é participar de lista de discussão, onde sempre tem alguém que poderá ajudá-lo.Consegui muita coisa através da Central de Genealogia : http://www.genealogia.net/origens.htm.
Espero que consiga as informações que precisa.Boa sorte.
Hesilma

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8011 | fdmcv | 17 ago 2001 18:36 | Em resposta a: #7954

Caro Carlos da Silva,

Só para conferir, a cidade de Rio Piracicaba se chamava Arraial de São Miguel.

Os endereços são:

Igreja Matriz de São Miguel
Centro cep 35940-000
Rio Piracicaba, MG, Brasil

Diocese de Itabira/Fabriciano
R. Cel. Linhares Guerra, 100
Centro, cx. postal 89
cep 35900-020
Coronel Fabriciano, MG, Brasil

Arquidiocese de Mariana
R. Direita, 102
Centro, cx. postal 13
cep 35420-000
Mariana, MG, Brasil

Uma página interessante pode ser, pelas fotos e alguma informação geográfica:

http://www.asminasgerais.com.br/qf/UniVlerCidades/Cidades/Rio_Piracicaba/area.htm


Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8086 | Carlos Silva | 20 ago 2001 09:00 | Em resposta a: #8011

Caro Fernando,

Consigo apenas hoje confirmar assinatura para o Gen-Minas.

Fico muito agradeçido com a preciosa ajuda, que necessitou algum trabalho por sua parte.
Vou escrever para estes endereços.

Com os melhores cumprimentos

Carlos P.M. Machado da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8087 | Carlos Silva | 20 ago 2001 09:02 | Em resposta a: #7985

Cara Hesilma,

muito obrigado. Vou explorar esta via.

com os melhores cumprimentos

C.P.M. Machado da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8141 | 2hera77 | 22 ago 2001 02:01 | Em resposta a: #8087

Prezado Sr. Carlos
Outra maneira de conseguir ajuda é se cadastrando em lista de discussão de genealogia, um pouco semelhante ao Sapo.Um dos endereços é :Central de Genealogia http://www.genealogia.net/origens.htm e também Associação GENTREE Genealogia & História

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8217 | beto2000 | 24 ago 2001 18:50 | Em resposta a: #8141

Caro Carlos, Existe uma lista brasileira especializada em genealogia de Minas Gerais, o endereço é o seguinte: Enviar mensagem: Gen-Minas@yahoogrupos.com.br
Assinar: Gen-Minas-subscribe@yahoogrupos.com.br
Cancelar assinatura: Gen-Minas-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
Proprietário da lista: Gen-Minas-owner@yahoogrupos.com.br
Entre os participantes existem excelentes genealogistas e, a principal característica da Gen-Minas é a mútua colaboração entre os participantes. Eu já consegui muito material genealogico participando da Gen-Minas.
Abraços do
José Roberto Vasconcelos - os-vasconcelos@uol.com.br - Pesquisando os Pereira de Vasconcelos, de M. Gerais e da região do Porto/Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8223 | Carlos Silva | 24 ago 2001 20:37 | Em resposta a: #8217

Caro Jose Roberto,

por via de Genea Portugal (e do Fernando Magalhàes Vieira Coutinho) é que eu acabei por cair no Gen-Minas, onde tive ja o prazer de trocar opinioes consigo.... pesquisando os Ribeiros Calados, do Arraial de S. Miguel do Piracicaba (MG).

Melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#8224 | beto2000 | 24 ago 2001 21:53 | Em resposta a: #8223

Carlos,
Veja só, que mundo pequeno esse de Deus!
Não sabia que era dessa boa terrinha. Nos falamos na Gen-Minas.
Abraços cordiais do
José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#55954 | Carlos Silva | 23 jan 2004 13:39 | Em resposta a: #7954

Caros colegas,

Como saber se existem registos paroquiais de S. Miguel do Piracicava (hoje Rio Piracicaba, M.G.) no sec. 18?

Foram de todo infrutiferas as minhas tentativas para obter informaçào junto às entidades oficiais para as quais os colegas tiveram a gentileza de chamar a atençào.

Volta hoje com um pedido mais modesto.

Novamente agradeço ajuda.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#55998 | Ricardo de Oliveira | 23 jan 2004 23:27 | Em resposta a: #55954

Caro Carlos

Trata-se de um grotão. Muitas localidades mineiras tiveram certa relevância no século XVIII e depois ficaram estagnadas e em decadência. Pode ser o caso da freguesia em questão. Um caminho pode ser a Arquidiocese de Mariana, talvez alguém tenha maiores informações sobre os antigos livros paroquiais da freguesia de São Miguel do Piracicaba (caso existam !). Como o Brasil é muito grande os pesquisadores só podem conhecer a fundo poucas regiões. Também vi em outro tópico que o colega precisa de um livro no CBG do Rio de Janeiro. Escreva para o CBG e peça uma foto-cópia do que lhe interessa no livro "Estirpe de Santa Tereza, 19".

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#56009 | Carlos Silva | 24 jan 2004 11:29 | Em resposta a: #55998

Caro Ricardo,

Sempre agradavel ter noticias suas.
Repare que um nosso ilustre confrade jà tinha dado neste topico o contacto da Arquidiocese de Mariana.
Os meus pedidos nào tiveram resultado, infelizmente, e tal como o topico, jà vào velhos.

Rio Piracicaba (MG) nào é de facto nenhum Curitiba, mas ainda deve ter suas 10 000 almas.
O facto de nào se achar na base de dados dos Mormons nào é bom sinal quanto a saber se existem registos paroquiais.

Saber se existem era por enquanto o meu unico intento, e nào me parecia desprovido de fundamento o imaginar que houvesse, tal como em Portugal, um indice dos registos paroquiais Mineiros (jà nào digo Brasileiros o que seria necessario mas ambicioso), com datas de inicio e fim.

Quanto às « Estirpes de S. Tereza, 19 » nào teria duvida em escrever à entidade por si referida, mas para poupar tempo e esforço dos funcionarios locais desejava saber antes um pouco do que se trata, e o que é o tal 19.

Mais uma vez agradecido.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

P.S. : Reparei entretanto que o Ricardo é de Curitiba. Tivemos aqui oportunidade nào ha muito tempo de chamar a atençào para as pesquisas de outro nosso estimado confrade, F. Sousa Gomes, tambem de Curitiba.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#145375 | BdeOliveira | 25 fev 2007 02:07 | Em resposta a: #56009

Caro Carlos Silva

Tenho descendência mineira por parte de meus bisavós paternos, mas não acho na internet descendências do sobrenome deles, gostaria de saber se conhece algum arquivo ou livro que fale da família Lorette Lopes.

Agradecido.

Bruno Lopes de Oliveira Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Mineira

#145397 | CPMM Silva | 25 fev 2007 12:49 | Em resposta a: #145375

Caro Bruno Fernandes,

Nao sei de facto nada sobre a referida familia.
Lamento nao poder ajudar melhor.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 22:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen