Família Barahona

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Pessoas

Família Barahona

#79592 | Barahona | 17 dez 2004 12:23

Procuro Informaçõe sobre Barahona em Belém do Pará ou na região. Tenho o nome de Inês Barahona de França ou Inês da Conceição de França Oliveira. Terá morrido por volta de 1865-1875. Casou-se com um portuguÊs de Santo Tirso, Felisberto Gonçalves de Oliveira.
Fico muito grato por qualquer informação.
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102232 | zmcm | 04 out 2005 23:16 | Em resposta a: #79592

Caro Alexandre:
Já não troco palavras consigo há algum tempo!!.......espero que esteja óptimo!
O conselho que lhe dou é pedir directamente á Genea o contacto do Luis Alberto Fernandes e do Joaquim Dória ambos de naturalidade brasileira e suponho que bastante conhecedores de genealogia de famílias brasileiras....
espero que a achega dê alguns frutos...
grande abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102262 | fertelde | 05 out 2005 11:29 | Em resposta a: #79592

Este apelido existe em Cuba, tenho um sobrinho Barahona e, também existe em Espanha. Seria interessante buscar origens deste apelido em Espanha...
Estaria interessado em saber mais deste apelido.-
Gratos, Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102319 | Barahona | 06 out 2005 08:41 | Em resposta a: #102232

Caro Miguel:
Obrigado pela precisosa sugestão.
Estou óptimo embora tenha abrandado o ritmo de pesquisa, falta de tempo...
Em direcção ao Brasil (neste caso, à Genea primeiro)!
Grato abraço
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102320 | Barahona | 06 out 2005 08:49 | Em resposta a: #102262

Cuba do nosso Alentejo, não é assim?
Parece que o apelido vem de Espanha, de facto assim o dizem algumas obras generalistas. Mas daí até à minha trisavó vai um silêncio profundo na minha investigação, não sei mesmo se haverá alguma ligação, porque isto de apelidos, só vendo!
Grato pelo comentário
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102336 | fertelde | 06 out 2005 12:56 | Em resposta a: #102320

Ola, boa tarde: quando refiro Cuba, refiro me à Republica Cubana. Grato pela sua resposta,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102338 | BBC | 06 out 2005 13:08 | Em resposta a: #79592

Exmo. Sr. A. Barahona,

Na carta de Brazão de Armas concedida a Francisco de Paula da Cunha Maldonado Atahyde Barahona em 18 de Julho de 1774 (D. José I) e que ainda se conserva na posse dos seus descendentes pode ler-se: "...ocupando no Militar os mayores postos do Governo da Milicia como foy Nuno da Cunha de Atahyde Barahona seu Tio dele sup.e administrador que foi do dito morgado [dos Barahonas] o qual faleceo Coronel de Infanteria do Regimento da Cidade de Gram Pará.". Deste Nuno da Cunha de Ataíde Barahona sabe-se que nasceu em Lisboa em 1718 e que morreu em Grão-Pará, Brasil, em 1771. Foi 4º Senhor do morgado dos Barahonas e era filho de Luís da Cunha de Ataíde Barahona e de D. Maria Madalena Cabral de Avelar de Mesquita. Desconheço se casou ou teve descendência, embora seja de presumir que, se a teve, terá sido feminina, uma vez que o morgadio transitou, aquando da sua morte, para o sobrinho filho do seu irmão segundogénito. Poderá consultar algumas destas informções na obra de Jorge Forjaz "Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa", editada pela Fundação Oriente, pag. 248. A Carta de Brazão acima referida vem mencionada no "Archivo Heraldico-Genealogico" do Visconde de Sanches de Baena, com o nº 835 e o respectivo processo de justificação de nobreza, onde vem referido o coronel Nuno Barahona, encontra-se no Arquivo Naciona da Torre do Tombo, "Processos de Justificação de Nobreza", M. 10, nº 18 (informação recolhida na já mencionada obra de Jorge Forjaz).

com os melhores cumprimentos,
Bernardo Barahona Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#102345 | Barahona | 06 out 2005 14:08 | Em resposta a: #102338

Caro Bernardo Barahona Corrêa:
Bem haja pelas suas indicações; pode ser uma pista possível para reencontrar este meu ramo.
Fico-lhe muito, muito grato pela sua solicitude!
Os meus vivos cumprimentos
Alexandre Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#158443 | fertelde | 05 jun 2007 05:35 | Em resposta a: #102336

................

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#158444 | fertelde | 05 jun 2007 05:35 | Em resposta a: #158443

------------

Resposta

Link directo:

RE: Família Barahona

#175462 | pmcoimbra | 06 dez 2007 16:00 | Em resposta a: #102338

Caro Bernardo Barahona Corrêa,
Peço desculpa por me intrometer no tópico, mas, se for possível e apenas por curiosidade, pois interesso-me por heráldica, queria pedir-lhe, se souber e puder fazê-lo, que me transcrevesse a descrição do escudo concedido a Francisco de Paula da Cunha Maldonado Ataíde Barahona, dessa carta de Brasão de Armas.
Obrigado. Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 03:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen