Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias

Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#79747 | texmel | 19 dez 2004 16:30

Caros confrades:

Depois de muito pensar, tomei a resolução de, caso venha a ter o vosso apoio, continuar a obra de JOSÉ DE SOUSA MACHADO – ULTIMAS GERAÇÕES DE ENTRE DOURO E MINHO.
Sei bem o trabalho que advirá de tal resolução e não esqueço quantas apostilas, ao trabalho de Sousa Machado á que continuar.
Fui levado a pensar neste trabalho, devido ao facto de presentemente, ter em mãos outro, referente a Famílias de Santo Tirso, que embora muito menor, foi publicado pelo ilustre e saudoso Dr. António Pires de Lima, em 1912. O espaço de tempo entre a publicação deste trabalho e os dias de hoje cifra-se em 92 anos, e só quem se abalança a trazer estas gerações até aos nossos dias, pode fazer uma ideia das dificuldades encontradas.
Ora, como as ULTIMAS GERAÇÕES DE ENTRE DOURO E MINHO foram publicadas em 1932, ainda há bastante gente, que mencionada nas referidas árvores, pode colaborar na sua continuação, o que não sucedeu no trabalho acima referido, em que os últimos figurados eram já todos falecidos e nem pessoas havia com idade que pudessem prestar informações.
Assim, no caso das ULTIMAS GERAÇÕES é agora, em meu entender, ocasião única para actualizar esta obra, pois ainda existem muitos dos que nela figuram e também pessoas que possam dar informação.
Em face do que acima fica e indicadas as razões que me levam a pensar no trabalho, há porém um ponto a esclarecer, que é saber quem está na disposição de colaborar, enviando os elementos indispensáveis para um trabalho com o mínimo de qualidade e dignidade.
Par poder tomar uma decisão sobre o caso, agradecia a quem quiser colaborar, o favor de me indicar para este FÓRUM quais as CASAS que poderia actualizar, mesmo sem entrar em pormenor, pois isso seria assunto a tratar depois.
Penso e digo-o mais uma vez, que para quem dá valor a estas coisas de genealogia, será a ultima oportunidade de não se perder o que por José de Sousa Machado nos foi legado.
Esperançado no bom acolhimento desta minha ideia, fico a aguardar a opinião dos meus caros confrades.

Cumprimentos do:

José Luiz Teixeira Coelho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: ULTIMAS GERAÇÃOS DE ENTRE DOURO E MINHOcontinuação

#79751 | castroleal | 19 dez 2004 17:37 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo,

As minhas felicitações por tão arrojado projecto.

Estou disponível para colaborar na actualização dos descendentes de meu bisavô materno Adolfo Pinto Dá Mesquita de Queiroz e Lemos c.c. D. Emília Ermelinda Ferreira Pinto Basto, 19.º Senhor da Casa do Prado (Britelo, Celorico de Basto), costado 212 das “Últimas Gerações de Entre Douro e Minho”.

Um Santo Natal e votos de sucessos genealógicos.

Rodolfo de Castro Leal
(Britelo, Celorico de Basto)

Resposta

Link directo:

RE: ULTIMAS GERAÇÃOS DE ENTRE DOURO E MINHOcontinuação

#79755 | texmel | 19 dez 2004 18:21 | Em resposta a: #79747

Caro Rodolfo de Castro Leal

Se o projecto tiver bom acolhimento por parte dos interessados, não o considero arrojado, pois eu só terei que coligir e ordenar o trabalho de forma a manter-se de acordo com o que Sousa Machado apresentou; assim mesmo, bem sei que vai dar que fazer, mas estas coisas de genealogia são sempre de muito trabalho.
Cá fica registada a sua louvável adesão, porém agradeço que nada me envie pois primeiramente quero verificar o número de adesões ao projecto e se for animador então vamos em frente.
Peço-lhe que aguarde noticias minhas sobre o assunto.

Faço votos para que tenha um Santo Natal e um feliz Ano Novo
José Luiz Teixeira Coelho de Melo

Resposta

Link directo:

RE: ULTIMAS GERAÇÃOS DE ENTRE DOURO E MINHOcontinuação

#79761 | rijo | 19 dez 2004 19:42 | Em resposta a: #79755

Caro José Luiz de Melo

Ainda não consegui consultar a obra de Sousa Machado; será que pode divulgar a lista das casas referidas aqui no forum?
Cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#79817 | aburma | 20 dez 2004 14:59 | Em resposta a: #79747

Caro José Luís Teixeira Coelho de Melo,

Saudando a sua iniciativa, ofereço desde já a minha colaboração para a actualização relativa a 28 - Paço de Airó (Barcelos) - § 2º Visconde de Bettencourt, e 77 - Casa de Vila Pouca (Guimarães) - § 1º Casa do Poço (Lamego), subtítulo Paço de Gominhães (Guimarães).

Esta minha colaboração poderá ser mais alargada se, como creio, puder contar com a ajuda de alguns familiares.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#79818 | cyrne | 20 dez 2004 15:31 | Em resposta a: #79817

Caro Alexandre,

Com certeza que podes, e deixo também a minha saudação pela iniciativa de José Coelho de Melo.
A minha casa, salvo seja,(por hoje em dia pertencer a outra familia) é A Honra e Paço de Guminhães em Caldas de Vizela.

Abraços,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#79819 | aburma | 20 dez 2004 16:02 | Em resposta a: #79818

Caro Vasco,

Agradeço a tua pronta oferta de ajuda.

No que se refere ao Paço de Gominhães, a minha oferta de colaboração dizia respeito à parte em que consta como sub-título da Casa do Poço (pág. 69 do Livro I) e terá apenas de se actualizar a descendência dos meus trisavós Maria da Purificação de Sousa Cirne Madureira Alcoforado (tua tia-tetravó) e Manuel de Carvalho Rebelo de Meneses. Das UGEMs constam já os bisnetos do casal (entre os quais se incluem os meus Pais).

Mas já que poderei contar com a tua estimada ajuda, podemos então também informar o caro confrade José Luís Teixeira de Melo que com ele poderemos colaborar no relativo a 137 - Paço de Gominhães, § Unico, Casa do Freixo (pág. 135 do Livro II).

Um abraço e Bom Natal

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#79828 | texmel | 20 dez 2004 18:29 | Em resposta a: #79817

Caro Alexandre Burmester:

Muito grato lhe estou pela sua disponibilidade para colaborar na actualização das Últimas Greraçõe,. todavia, peço-lhe para não me enviar os elementos necessários para a actualização referida antes de eu novamente entrar em contacto consigo, pois só depois de ter assegurado um número de colaboradores que justifique o trabalho, andarei com ele para a frente.

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade. Desejo-lhe um Santo Natal e Feliz Ano Novo.

Jossé Kuiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: ULTIMAS GERAÇÃOS DE ENTRE DOURO E MINHOcontinuação

#79830 | texmel | 20 dez 2004 18:41 | Em resposta a: #79761

Caro Luis Alves:

Não é fácil listar todas as casas constantes das´Últimas Gerações, pois constam de dois volumes em que são referidas muitas dezenas de casas. Penso que o mais fácil seria indicar o que deseja consultar.

Cumprimentos e Feliz Natal, deseja o;

José Luiz de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#79912 | mivapi | 21 dez 2004 23:47 | Em resposta a: #79828

Caro Confrade

Se o seu projecto de actualização avançar, pode contar com a minha colaboração para a parte que respeita à minha família: costados 3 e 10.
Os meus cumprimentos e um Santo Natal.

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: ULTIMAS GERAÇÃOS DE ENTRE DOURO E MINHOcontinuação

#79971 | rijo | 22 dez 2004 20:48 | Em resposta a: #79830

Caro José Luiz de Melo

Quando lhe pedi uma lista, era no sentido de saber se podia contribuir com alguma informação para a sua actualização; entretanto já consegui consultar a obra, e como esta não trata nenhuma das casas que estudo, infelizmente, não o posso ajudar.
Com votos de um Feliz Natal
Cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: ULTIMAS GERAÇÃOS DE ENTRE DOURO E MINHOcontinuação

#79984 | texmel | 22 dez 2004 21:52 | Em resposta a: #79971

Caro confrade Vaz Pinto
Recebi a sua agradável informação e peço~lhe que aguarde noticias minhas,ficando até lá tudo dependente da colaboração que me prometerem.
Cumprimentos e Feliz Natal.
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80009 | Freire de Andrade | 23 dez 2004 11:02 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz Teixeira de Melo

Em primeiro lugar compete-me saudar a sua iniciativa.
Posto isto, informo que estou na disposição de colaborar consigo nas actualizações relativas ao Costado 150 relativo à CASA DA CURUJEIRA (Guimarães), Livro II, pág.s 187 a 190, da qual descendo, por parte da minha bisavó paterna em varonia, Dona Maria Cristina Da Mesquita e Melo Portugal de Noronha e Menezes.
Entretanto, o meu primo João de Noronha Ozorio pede-me que lhe transmita que está interessado em ajudá-lo no Costado 41 relativo à CASA DE JUSTE (Lousada) Vieiras de Mello Cunha Ozorio, Livro I, pág.s 229 a 234, donde descende através do pai.
Os meus cumprimentos e um Santo Natal.

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80047 | jhuet | 23 dez 2004 20:06 | Em resposta a: #79747

Caro José Luís Teixeira de Melo,

Achei a sua ideia fantástica, mas arrojada, de qualquer modo pode contar com a minha colaboração para os seguintes costados:
73 - Casa do Cabo - § Unico - Casa de Penalva
99 - Casa de N. Senhora da Ajuda
215 - Casa de Agrelos; § 1º - Casa de Penaventosa; § 2º - Casa de Samaiões
227 - Huet de Bacelar - Torre da Lagariça; § 1º - Ovar; § 2º - Casa do Fôfo.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80048 | jhuet | 23 dez 2004 20:08 | Em resposta a: #79747

Caro José Luís Teixeira de Melo,

Achei a sua ideia fantástica, mas arrojada, de qualquer modo pode contar com a minha colaboração para os seguintes costados:
73 - Casa do Cabo - § Unico - Casa de Penalva
99 - Casa de N. Senhora da Ajuda
215 - Casa de Agrelos; § 1º - Casa de Penaventosa; § 2º - Casa de Samaiões
227 - Huet de Bacelar - Torre da Lagariça; § 1º - Ovar; § 2º - Casa do Fôfo.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

Família antiga Entre Douro e Minho

#80101 | Txispa | 25 dez 2004 20:57 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz,

Desde há muitos anos estou na procura de pessoas com o apelido Milheiro. Tenho dados mui antigos, séc. XV, XVI e XVII na Região Norte de Portugal, em localidades como São Tirso, Famalicão, Porto...embora não é um apelido actualmente conhecido no território de Entre Douro-Minho ou a Galiza portuguesa.

Os dados máis antigos que tenho dos meus antepassados são de 1494 na vila marinheira de Redondela, muito perto da cidade de Vigo (Galiza). Gostaria recolher máis informações de pessoas com o meu apelido no Norte de Portugal. Conhece algum livro onde mencionem, citem a elementos de este apelido?

Agradezo-lhe uma resposta.

Felices Festas e próspero ano novo.

Um forte abraço

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80135 | cp | 27 dez 2004 10:00 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo
Sabe-me dizer se a obra refere algo sobre a casa de Porto Rei
antecipadamente grato,
Manuel Pires

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80184 | texmel | 27 dez 2004 21:23 | Em resposta a: #80135

Caro Manuel Pires
Depende de o que os nossos confrades estiverem disposto a enviar,mas só costrados das UGEDM.
Cumprimentos
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80211 | cp | 28 dez 2004 11:00 | Em resposta a: #80184

Caro Texmel,
A minha pergunta era se na obra "Ultimas Gerações de Entre Douro e Minho", que não conheço, há alguma referência á casa de porto rei.
Cumprimentos
Manel Pires

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80226 | Barahona | 28 dez 2004 14:37 | Em resposta a: #79747

Exmº Senhor Coelho de Melo:
Não pretendo contribuir para o seu interessante intento porque não tenho elementos, mas muito gostaria. No entanto, atrevo-me a perguntar-lhe se sabe alguma coisa sobre:
Felisberto Gonçalves de Oliveira (ou António Gonçalves de Oliveira?), de Santo Tirso. Casou-se com Inês Barahona de França (ou Inês da Conceição de França Oliveira) da vila da Cachoeira, estado do Pará, e aí terão vivido, já que pelo menos duas filhas que tiveram - Cândida e Eugénia - nasceram nessa vila.
Terá morrido novo. Em 1894 era já falecido e penso que pode ter nascido por volta de 1840.
Será que a obra que refere do Dr. Manuel Pires de Lima sobre famílias de Santo Tirso poderá ajudar? Uma lacuna, mas não a conheço.
Desde já muito grato
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80279 | texmel | 29 dez 2004 04:15 | Em resposta a: #80226

Caro Snr.Barahona
No trabalho do Dr.António Pires de Lima não consta o nome de Felisberto Gonçalves Oliveira,è indispensáver saber ao certo se nasceu em Santiro ou em alguma freguesia desta concelho para se poder fazer uma pesquisa no Arquivo Distrital

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80280 | texmel | 29 dez 2004 04:24 | Em resposta a: #80211

Caro Manuel Pires
Como são 2 volumes com centens de Casas,vou consultar e amanhã respondo,mas parece-me que não,
Cumprimentos
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80290 | Barahona | 29 dez 2004 09:04 | Em resposta a: #80279

Muito obrigado pela resposta.
Os meus cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#80328 | Ica | 29 dez 2004 15:18 | Em resposta a: #79817

Caro José Luiz,

Tenho muito pouca informação do lado materno de meu pai. Sou bisneta de Maria dos Prazeres Melo Matias.

Em Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, temos:

106 – Tôrre da Correlhã
José de Sá Sotomaior Malheiro n. A 3-V-1891 e casou com D. Ângela de Melo Matias, filha de Jerónimo da Cruz Matias e de sua mulher D. Maria dos Prazeres Melo Matias, da Regoa. C.G.

Será que me pode dar alguma informação sobre a minha bisavó e ascendentes?
Votos de um Próspero Ano de 2005.
Grata
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80549 | texmel | 01 jan 2005 19:12 | Em resposta a: #80211

Caro Manuel Pires
Agradeço me diga onde fica a Casa de Porto de Rei.
Cumprimentos e bom ano
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80561 | cp | 02 jan 2005 03:07 | Em resposta a: #80549

Caro Texmel
A casa fica em S. João de Fontoura, Resende
Um Bom Ano
Manel Pires

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80613 | Abreu Coutinho | 02 jan 2005 22:35 | Em resposta a: #79747

Caro José Luís Teixeira de Melo

Desde já as minhas felicitações para o novo ano cheio de projectos genealógicos e bem actuais.
Estou disponível para colaborar na actualização dos descendentes dos seguintes costados:
108 - Paço de Victorino, Casa de Cortegaça e Casa da Fonte da Bouça (Ponte de Lima)
121 - Casa de Pomarchão (Ponte de Lima)
161 E 175 – Casa do Eirado (Valença) e Casa de Torrados (Viana do Castelo)


Melhores cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80660 | alvim | 03 jan 2005 13:58 | Em resposta a: #79747

Estou disponível para colaborar nomeadamente na actualização das árvores de meus avós ( Árvore 4 - Casa da Feitoria - Amarante, Árvore 112 Morgado de Barreiros - Ponte de Lima e Árvore 197 - Casa da Madalena - Amarante).
Com os melhores cumprimento
Pedro Taveira Leite Pereira
pedroleitepereira@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80673 | alvim | 03 jan 2005 14:56 | Em resposta a: #80211

Sobre a Casa de Porto de Rei nada consta. No entanto caso necessite de algum esclarecimento talvez o possa ajudar dado meus bisavós estarem ligados a essa casa e à da Soenga.
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80680 | victória | 03 jan 2005 15:57 | Em resposta a: #79747

Caros Confrades

Existirá na obra 'ultimas gerações de entre douro e minho' a ascendência Queirós de Joaquim de Queirós Machado e Vasconcelos, 1º Barão do Hospital, que nasceu em * Monção, na Casa do Hospital a 6.07.1806 e + em Monção, na Casa do Hospital a 02.03.1874, presente aqui no genea? Se existir agradecia essa preciosa informação.

Desde já grato pela atenção prestada.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80704 | texmel | 03 jan 2005 19:07 | Em resposta a: #80009

Caro Abreu Coutinho
Cá recebi o seu acôrdo para a actualização das UGEDM,que muito agradeço.Lamento ter de o informar, que contra o que era de esperar as disponibilidades parecem ser muito recduzidas, o que talvez não justifique o trabalho.Estou verdadeiramente desolado com tão grande falta de unteresse, por um assunto que julgava iria interessar muita gente. Para me resolver sobre ele ainda vou esperar mais algum tempo,aguardando os retardatários,,que por vezez até nestes assunto ficam para a última.
Cumprimentos e bom ano.
José Luiz Teixeira Coelho de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80721 | SUS08 | 03 jan 2005 22:20 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo:

Poder-me-ía informar se constam dessa obra as Casas - Casa do Boulhão e Casa da Igreja (Infesta), de Paredes de Coura?
Agradecendo antecipadamente, os meus cumprimentos, Susana Gama.

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#80769 | castroleal | 04 jan 2005 12:08 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo.

Na sequência da nossa conversa telefónica, aproveito este meio para indicar o meu e-mail, pois penso que desta forma os contactos serão mais facilitados.

Melhores cumprimentos,

Rodolfo de Castro Leal
pintodamesquita@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80815 | PauloDuarte | 04 jan 2005 17:32 | Em resposta a: #79747

Caríssimo Confrade,

Em primeiro lugar, votos de um Bom e muitos sucessos para este seu tão ambicioso, quanto interessante projecto.

Pela minha parte, terei todo o prazer em colaborar no sentido de actualizar a descendência de um ramo da Casa das Regadas, Arcozelo, Ponte de Lima (apostila 115 e Notas Complementares, vol. II, p. 531), de apelidos Guimarães e Mello.

Cordiais cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#80838 | texmel | 04 jan 2005 19:43 | Em resposta a: #79912

Caro Miguel Vaz Pinto
Muito grato lhe fico se me indicar em que volume das UGEDM vêm os costados 3 e 10,que eu não encontro.
Agradecido
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#80867 | mivapi | 04 jan 2005 23:23 | Em resposta a: #80838

Caro José Luiz Teixeira de Mello

Sei que vêm no primeiro volume mas como tenho os livros a 300 km de distância, não lhe posso neste momento indicar as páginas como gostaria.

Tanto quanto me lembro, o primeiro vol. começa com as árvores dos titulares e em seguida começam os costados.

Cumprimentos,
M. Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80870 | texmel | 04 jan 2005 23:35 | Em resposta a: #79747

Resposta para Susana Gama
Nas Ultimas Gerações de Entre- Douro e Minho,na localidade que indica só constam as Casa da Costa e Casa Grande.
Cumprimentos do
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80873 | texmel | 04 jan 2005 23:42 | Em resposta a: #79747

Resposta para Manuel Pires
A Casa que indica não consta na localidade referida.
Cumprimentos do
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#80874 | texmel | 04 jan 2005 23:50 | Em resposta a: #80867

Caro Miguel Vaz Pinto

Obrigado,jéncontrei.
Cumprimentos do
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80935 | Catarina Baptista | 05 jan 2005 15:59 | Em resposta a: #79747

Caro primo,
terei muito gosto em ajudá-lo na informação que estiver ao meu alcance.
Cumprimentos e um Bom Ano,
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80947 | texmel | 05 jan 2005 17:17 | Em resposta a: #80935

Minha cara prima Catarina

Recebi a sua oferta de ajuda, que muito lhe agradeço.Se por acaso houver necessidade de recorrer à sua ajuda aqui me terá à perna,mas de momento parece-me que não srá o caso,a não ser que temha alguma ligação com alguma pessoa que conste das UGEDM,e a ser o caso toda a ajuda é agradecida.
Um abraço com afecto e desejos de bom ano,do primo e amigo
José Luiz Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80961 | cp | 05 jan 2005 20:02 | Em resposta a: #80673

Caro Pedro Taveira Leite Pereira
Muito obrigado pela sua resposta.
Tudo aquilo que tiver a bondade de me informar sobre a dita casa, muito lhe agradeço, pois apenas sei aquilo que consta neste site, nomeadamente o nome da 1ª proprietária, Antónia de Menezes, sua ascendência e descendência (parte).
Antecipadamente grato
Manel Pires

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#80971 | texmel | 05 jan 2005 21:30 | Em resposta a: #80680

Resposta para Eduardo Domingues

Ha nas UGEDM a CASA DO HOSPITAL onde consta Joquim Queiroz Machado e Vasconcelos e sou pai Estevão Queiroz Machado e Vasconcelos Pimenta da Gama.
Há ainda mais 3 gerações para traz, noutra obra de Canaes de Fgueiredo,intitulada
Costados das Familias Ilustres,em que se mantem o apelido Quieroz.Estes Costados deveriam ser enviados em fotocópia pois tambem deles consta o lado feminimo descendente de D.Joaquina Varela Aguiar Y Mosquera;posso faze-lo se me disser para onde e para quem.
Cumprimentos do
José Luiz T:C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#80974 | texmel | 05 jan 2005 21:51 | Em resposta a: #80328

Cara confrade Isabel
Veja se consegue mais algumas datas,pricipalmente de casamentos,pois isso tornava uma busca com mais probabilidades de exito.
Cumprimentos do
José LuiZ T.C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81049 | texmel | 06 jan 2005 17:09 | Em resposta a: #80613

Caro Abreu Coutinho

Não sei se recebeu a minha resporta a sua mensagem de 2 do corrente,espero que tenha aí chegado,mas como tenho tido avarias na minha aperelhgem,fico na dúvida,agradeço as suas noticias sobre este assunto.
Cumprimentos do
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81067 | Abreu Coutinho | 06 jan 2005 19:42 | Em resposta a: #81049

Caro José Luís Teixeira de Melo

Acuso e agradeço a sua mensagem do dia 2, embora eu acho que o meu amigo na semana passada se encontrava muito pessimista quanto à falta de respostas de confrades interessados na actualização desta sua excelente ideia. Naturalmente como diz; os Portugueses têm o hábito de responder tardiamente, que havemos de fazer? Vai ver que valerá a pena.
E com isto, faço votos de um excelente dia dos "Reis" na companhia dos seus entes queridos.

Cumprimentos de

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81204 | NFF | 08 jan 2005 12:32 | Em resposta a: #80613

Caro José Luís Teixeira de Melo,

Em primeiro lugar gostaria de felicitar esta sua iniciativa que certamente irá ter sucesso.
Poderei colaborar, com todo o gosto, na actualização dos descendentes do seguinte costado:

103 - CASA DA BARROSA (Lanheses, Viana do Castelo)


Melhores cumprimentos,

Nuno Furtado de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81269 | texmel | 08 jan 2005 22:44 | Em resposta a: #81204

Caro Furtado de Figueiredo

Cá recebi a sua indicação de estar disposto a dar a sua colaboração para a continiação das UGEDM , o que muito lhe agradeço.Peço-lhe porém,o favor de nada mandar sem notícias minhas,pois só após constatar o numero de aderentes,
decidirei se devo avançar ou não.De qualquer forma, aqui ficam os meus agradecimentos.
Cumprimentos do
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81612 | alvim | 12 jan 2005 14:13 | Em resposta a: #80961

Casa de Porto de rei, em S. João da Fontoura (Resende)
I - D. Luisa de Meneses, senhora da Casa de Porto de Rei, filha e herdeira de Paulo de Oliveira e de sua mulher D. Antónia de Meneses; neta paterna de Gaspar de Oliveira, senhor da Casa de Porto de Rei e de sua mulher Maria Correia Coelho. Casou com Cristovão de Melo Monteiro, filho de António Vieira de Melo, senhor da Casa do Ribeiro, no Marco de Canaveses e de sua mulher Clemência Vieira da Silva.
II - Luis de Melo Monteiro, Cavaleiro da Ordem de Cristo, etc. casou com D. Maria Clara de Carvalho e Abreuetc.
Dada a extenção desta genealogia caso pretenda poderei enviar-lhe por fotocópia. Encontra-se em Azeredos de Mesão Friio, por Àlvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo, meu tio livro que possuo e terei todo o gosto em fornecer fotocópias se me indicar para onde as devo enviar.
Um abraço Pedro Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81697 | antoniotrigueiros | 13 jan 2005 02:39 | Em resposta a: #81269

Caro José Luís Teixeira de Melo:

Terei todo o gosto em contribuir com os meus conhecimentops barcelenses para a actualização das "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho" da autoria de José Sousa Machado (tio bisavô do nosso saudoso amigo Vasco Jácome).
Da minha parte poderei ajudar na actualização das seguintes famílias:

- Matos Graça, da Casa do Benfeito, Barcelos
- Felgueiras Gayo (do linhagista), da Casa da Torre Velha, Louro
- Bessa e Meneses, da Casa da Granja, Barcelos
- Mendanhas, da Casa do Bárrio, Roriz, Barcelos
- Machado Paes de Araújo Felgueiras Gayo, da Casa da Fervença, em Gilmonde e do Paço de Curutelo
- Azevedo e Meneses, do Solar de Azevedo
etc...
E talvez de outras ainda!


Parece-me uma excelente iniciativa e terei o maior gosto em colaborar!

Cumprimentos amigos

António Júlio LImpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81720 | cp | 13 jan 2005 13:00 | Em resposta a: #81612

Caro Pedro Leite Pereira
Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Agradeço o envio de todas as informações que puder para o meu fax 266708502, ou por mail para calejo@portugalmail.com.
Aceite um grato abraço
Manuel Pires

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#81845 | texmel | 14 jan 2005 21:52 | Em resposta a: #81697

Caro Limpo Triguieiros
É com a maior satisfação que lhe venho agradecer a sua disponibilidade para colaborar no trabalho que me proponho levar a cabo,isto caso a colaboração de outros interessados venha a aparecer.Como deve ter já reparado a colaboração
está a vir com grande lentidão e assim mesmo vou esperar mais algum tempo para resolver se devo avançar ou dar o assunto sem efeiro;depende dos interessados.Como deve já ter reparado a obra de Sousa Machado tem mais de 400 costados e com menos e metade, penso não ficar este trabalho com um minimo de dignidade a que o trabalho de Sousa Machado obriga.
Muito lhe agradeço se me disser o numero dos costados que pode ajudar a actualizar,pois isso muito me facilita o trabalho e me ajuda o ordena-lo.
Cumprimentos afectuosos do
José Luiz T.C.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#82361 | cp | 21 jan 2005 17:01 | Em resposta a: #81612

Caro Pedro Leite Pereira,
Cá recebi as fotocópias.
Muito obrigado pela sua gentileza.
Um abraço
Manel Pires

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#82919 | dpa | 28 jan 2005 07:02 | Em resposta a: #80680

Resposta á sua pergunta:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80971

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#82920 | dpa | 28 jan 2005 07:03 | Em resposta a: #80680

Resposta á sua pergunta:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80971

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#82921 | dpa | 28 jan 2005 07:04 | Em resposta a: #80680

Resposta á sua pergunta:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80971

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#82959 | victória | 28 jan 2005 16:12 | Em resposta a: #80971

Caro José Luiz Melo

Agradeço a sua pronta resposta ao meu pedido. Na verdade desconheço o que são UGEDM, pelo que solicitava esclarecimento.Quanto a gentileza de me enviar fotocópia, pederá faze-lo para R. G Gomes Fernandes, n.º vintee4 segundo Esq. tresmil e 800traço19sete Aveiro.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#84540 | Maria_ | 17 fev 2005 14:34 | Em resposta a: #79747

José Luiz Teixeira de Melo

Gostaria de saber se José de Sousa Machado descende da familia de D. Tomásia Maria Emilia Osório da Fonseca ( Carvalho de Basto ) , que era casada com Francisco José de Sousa Machado.

Desde já lhe agradeço

Atenciosamente

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#84588 | texmel | 17 fev 2005 23:01 | Em resposta a: #79747

Menssagem para MARIA
Não,nada me liga aos Sousa Machado,só à grande obra de Sousa Machado me liga a maior admiração.
E é tudo,muita saude
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122126 | mbp | 03 jul 2006 23:16 | Em resposta a: #80935

Cara Catarina Baptista

Desculpe utilizar este tópico para entrar em contacto consigo. O assunto é o seguinte. Estou a terminar um trabalho que tem a ver com as casas de Vilela e do Paço e gostaria de saber os nomes dos actuais proprietários. Sei que são seus parentes chegados. É possível dar-me os nomes?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122148 | Catarina Baptista | 04 jul 2006 13:29 | Em resposta a: #122126

A proprietária é a minha avó, que se chama Maria Gil da Veiga Carvalho Ferreira Fernandes. Quando puder, diga-me se é possível depois ver o seu trabalho!
Obrigada. Cumprimentos
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122189 | NFA | 04 jul 2006 22:24 | Em resposta a: #122148

Catarina,

Desculpe a minha curiosidade, como se chamam os seus pais ?
Acontece que tenho um tio por afinidade que se chama José Gil da Veiga Carvalho Ferreira, da Casa do Casal, Refojos, Santo Tirso.

Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122219 | Catarina Baptista | 05 jul 2006 13:50 | Em resposta a: #122189

O meu pai chama-se Manuel Carlos Gil Ferreira Fernandes e a minha mãe Maria do Castelo de Vilhena Sacadura Gil Fernandes. O meu pai é sobrinho direito do José Gil da Veiga Carvalho Ferreira, irmão mais velho da minha avó paterna.
Suponho que o Francisco seja sobrinho da Tia Mesinha!
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122241 | NFA | 05 jul 2006 20:58 | Em resposta a: #122219

Catarina,

Efectivamente sou sobrinho da Tia Mesinha, irmã de minha de Mãe.
Conheço bastante bem os seus Avós, Tios e Pais.
Um grande abraço aos Pais !

Um beijo,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122242 | mbp | 05 jul 2006 21:07 | Em resposta a: #122148

Cara Catarina Baptista

Muito obrigado pela informação. Penso terminar e publicar este trabalho até ao fim do ano. A seu tempo será informada.

Cumprimentos

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122243 | NFA | 05 jul 2006 22:12 | Em resposta a: #122242

Meu caro Miguel Pimenta,

Aqui vai um grande abraço,

Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122244 | NFA | 05 jul 2006 22:16 | Em resposta a: #122242

Meu caro Miguel Pimenta,

Aqui vai um grande abraço,

Francisco Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122305 | mbp | 07 jul 2006 00:04 | Em resposta a: #122243

Caro Francisco

Não sabia que andavas por aqui. Mas também não é para admirar. Um grande abraço.

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122396 | fertelde | 09 jul 2006 14:42 | Em resposta a: #79747

Estimado José Luis Teixeira Coello Melo:
Estou a estudar uma familia de Viana do Castelo, a familia Cunha Rego. Assim estou à sua disposiçâo para completar alguns datos desta familia...
Por outro lado, as minhas investigaçôes estâo paradas em 1731, por impossibilidade de conhecer algumas freguesias onde terâo nascido os anteriores àquela data...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: �ltimas Gera��es Entre Douro e Minho - c

#122492 | msottomayor | 10 jul 2006 22:36 | Em resposta a: #79747

Caro Jos� Luis Coelho de Melo

Em meu nome e do meu primo Henrique Sottomayor Negr�o, aqui fica o oferecimento de colabora��o no que toca ao costado 101, Casa de Esmoriz (inclui a actualiza��o do par�grafo 3 do costado 18, com gera��o s� nesse costado 101).

Um abra�o e felicidades para a obra,

Miguel Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#122493 | msottomayor | 10 jul 2006 22:44 | Em resposta a: #79747

Caro José Luis Coelho de Melo

Em meu nome e do meu primo Henrique Sottomayor Negrão, aqui fica o oferecimento de colaboração no que toca ao costado 101, Casa de Esmoriz (inclui a actualização do parágrafo 3 do costado 18, com geração unicamente nesse costado 101).

Um abraço e felicidades para a obra,

Miguel Sottomayor

P.S. Reenvio da mensagem anterior, na esperança de que chegue mais visível... e de que o projecto continue de pé e a obra não esteja já terminada (só agora reparei que o seu repto foi lançado em Dezembro de 2004!)

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#122502 | Joelmir2 | 11 jul 2006 00:54 | Em resposta a: #79747

Olá Caro amigo
Meu quinto avô viveu no Minho (Melgaço) por volta de 1850 (Antônio Esteves cc Vitória Domingues pais de Manoel Luis Esteves). Ainda não encontrei nenhum documento deles nos arquivos distritais, caso vc tenha alguma informação poderei lhe ajudar com suas descendencias no Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#179629 | FJMMP | 09 jan 2008 04:58 | Em resposta a: #81845

Caro Texmel

Conte para com a minha disponibilidade para actualizar os costados dos Melo da Casa da Garrida, Ponte de Lima.

Com os meus cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#179662 | IsabelFont | 09 jan 2008 12:24 | Em resposta a: #81845

Caro confrade TexMel,

Só hoje vi este tópico no Genea, pelo que não sei se ainda andará por este Forum.
No entanto aqui vão as minhas Dúvidas / perguntas:

- A sua obra trata uma casa ou Solar dos Cardoso de Moreira de Rei? Se não trata, alguma vez ouviu falar em tal família pelas regiões de Trás os Montes ou Entre Douro e Minho?

- Trata também a Casa de Samaiões? até que século ou anos dos antepassados?

É que tenho antepassados meus, para os quais não consigo encontrar mais paroquiais, nestas paragens.

Desde já grata pela atenção
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#189493 | mbp | 25 mar 2008 15:03 | Em resposta a: #122148

Cara Catarina,

As casas de Vilela e do Paço ainda estão na posse da sua avó? Terminei o trabalho e vou publicá-lo provavelmente no mês de Maio. Ainda posso acrescentar os nomes dos proprietários. Quer enviar-me o seu e-mail?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#189500 | JAVSO | 25 mar 2008 15:47 | Em resposta a: #81845

Caro José Luiz T. C. Melo

Só hoje, por incrível que pareça, descobri este tópico.

Minha Mãe, Maria Antónia Mendes Leite de Vasconcelos, está referida na Casa de S. Martinho, Arco de Baúlhe, vol. II, das UGEDM, de José de Sousa Machado, penso que no costado 204, ou perto deste, com actualização no final. É filha de António Mendes de Castro e Vasconcelos, das casas de Cabeça de Porca e Fonte Coberta, e de Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite.

Minha Mãe é a 13ª filha daquele casal.

Se necessitar de informações, diga.

As minhas desculpas pela tardia descoberta.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#189521 | Samuel C O Castro | 25 mar 2008 17:28 | Em resposta a: #189500

Estimado José Alfredo,

Como poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=188681, o nosso amigo José Luiz T. C. de Melo faleceu. Que Deus o tenha em bom lugar.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#189525 | JAVSO | 25 mar 2008 18:10 | Em resposta a: #189521

Caro Samuel de Castro

O Mundo anda mais depressa do que nós queremos.

O afastamento, por uns dias ou semanas, de um lugar (que pode ser um "tópico), leva-nos a situações destas.

Os meus agradecimentos pela lembrança.

Todos nos fazem falta, mas há uns que fazem mais falta do que outros. Entre esses que fazem mais falta incluo o Luiz T. C. de Melo.

Quanto aos "Castros", continuo à procura em Fafe, de onde são originários vários ramos de ancestrais.

Quando tiver novidades, comunicar-lhe-ei.

Um abraço agradecido,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#189543 | valboa | 25 mar 2008 20:35 | Em resposta a: #189500

olá José Alfredo

ao fim de 40 e tal anos ouço falar de ti.

sou o Jorge Quinta.

o meu e-mail é

albuquerque.quinta@sapo.pt.

responde-me foi gostava imenso de falar contigo.

eu alem do mais vivo em Atei-Mondim de Basto, que é mesmo em frente ao ARCO DE BAÚLHE.

julgo que deves ter ainda uma casa em Cabeceiras.

um abraço

jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#189597 | Samuel C O Castro | 26 mar 2008 11:24 | Em resposta a: #189525

Estimado José Alfredo,

Realmente existe alguns ramos dos Castros de Fafe, talvez interligados entre si, mas que ainda não consegui entroncar em minha grande base, mas tenho grande interesse nesse objetivo.

Se puder me informar o nome do mais retroativo casal Castro, de Fafe, e dados sobre eles, para que eu possa verificar na base, ficaria muitíssimo agradecido.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continu

#210700 | paribas | 16 out 2008 11:45 | Em resposta a: #79747

Caro José Luiz Melo

Convido-o a visitar o seguinte link:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210442#lista

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#213245 | alerosete | 14 nov 2008 14:09 | Em resposta a: #79747

Olá Sr. José,

Estou em busca de qualquer informação de minha bisavó MARIA RODRIGUES. A única informação que minha avó tem é que ela nasceu no MINHO, era filha de João Manuel Rodrigues e Maria Rosa Fernandes, veio ao Brasil ainda pequena por volta de 1893 acompanhada de seus pais e irmãos (Palmira, Alzira e José).
Sei que é muito difícil, pois falar apenas Minho é como falar São Paulo apenas, sendo Minho imenso com muitas freguesias e concelhos.
Gostaria de saber se talvez eu pudesse encontrar os passaportes que foram emitidos à eles quando vieram ao Brasil. Acho que esse seria o único meio de encontrar o Registo deles.
Agradeço muito
Com meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#375485 | ljervell | 22 nov 2016 18:43 | Em resposta a: #79747

Olá José Luiz Melo

Sou de Barcelos e confraternizo com o ilustre SJ Trigueiros. Desejo saber se avançou com o excelente projecto UGEDM.

Gostava de ajudar mas não tenho essa obra, logo não conheço índice.

Pode-me enviar por favor.

Resposta para:

José Lourenço
jsl@xtok.com

Resposta

Link directo:

Últimas Gerações Entre Douro e Minho - continuação

#375675 | OAOJ | 27 nov 2016 19:30 | Em resposta a: #375485

Caro José Lourenço

Infelizmente o sr. José Luiz Melo faleceu há vários anos atrás, não podendo dar sequência a esse interessantíssimo projecto.

Cumprimentos

João Afonso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 03:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen