Mensagem de Natal

Este tópico está classificado nas salas: Eventos

Mensagem de Natal

#79908 | MariaDavid | 21 dez 2004 22:49

Caros confrades e participantes deste forum, em geral

A dois passos de mais um Natal, não quero deixar de vos transmitir aqui o meu abraço virtual mas fraterno. Não quero fazer, propositadamente, conotações religiosas com esta quadra porque há muita gente que vem aqui, sem ser praticante da religião católica ou de qualquer outra relgião e até, mesmo, seguidora de outras opções religiosas. Ficará simplificado se me referir a este período tão especial como a época da festa da família, por excelência.
Neste contexto, os meus votos sinceros são que cada um em particular usufrua deste momento em perfeita harmonia e saúde com todos aqueles que lhe são mais queridos. Que todos encontrem a verdadeira PAZ dentro de si e à sua volta. Vou aproveitar, também, este pequeno espaço de "antena" para vos dizer que tenho aprendido muito com a generalidade dos participantes deste forum e que, com alguns, em particular, "cresci" neste mundo fantástico que é a genealogia. Alguns de vós foram mais longe, partilhando comigo dessa aventura fabulosa que é viajar ao encontro dos nossos ancestrais, vivendo as mesmas emoções, partilhando as mesmas descobertas.
Um dia, alguém me disse que isto da genealogia é "doença" incurável. O vírus toma conta de nós, sorrateiramente, sem que nos apercebamos da sua infiltração em todo o nosso ser. Damos conta de que fomos contaminados quando damos por nós a rabiscar ligações familiares em guardanapos de papel, na mesa do restaurante, quando tomamos consciência que temos mais prazer em ouvir uma conversa "fiada" de um qualquer parente idoso catando as memórias do seu passado longínquo do que fazer o "passeio dos tristes" a Cascais pelo fim de semana. Sabemos que estamos irremediavelmente "doentes" quando as nossas gavetas estão atulhadas de papelinhos cheios de nomes, nos recusamos a deitar fora um alfinete que seja que pertenceu a um avô, vasculhamos de lupa em punho cartas, postais, fotos antigas que pertenceram à nossa família.
É caso para eu dizer: abençoada doença! A genealogia tem-me proporcionado imensas alegrias e tem despoletado iniciativas que, de outra forma, ficariam para sempre no mundo dos sonhos. Devido a ela, tenho conhecido gente fantástica em todos os sentidos, de grande craveira intelectual e de grandes valores morais. Aqui mesmo, neste forum, tenho tido oportunidade de me identificar com todos aqueles para quem as palavras Pátria, Família, fazem todo o sentido.
Bem hajam, meus amigos, por tudo quanto me deram, mesmo sem o saberem. Haveria alguns nomes que eu gostaria de mencionar aqui mas não quero ser deselegante para ninguém, esquecendo um ou outro.
Para todos, que o ano de 2005 seja, acima de tudo, um ano de Paz, de Saúde, de Fraternidade. Depois, se for possível - e já por acréscimo - que ele seja repleto de realizações pessoais, profissionais e.....genealógicas!

Com um grande abraço para todos e votos de Festas Felizes

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79909 | jpbabc | 21 dez 2004 23:18 | Em resposta a: #79908

Caros Maria David e demais Confrades,


Subscrevo, agradeço e retribuo as suas amáveis palavras e aproveito a todos quantos lerem esta modesta mensagem, os votos sinceros de um Santo Natal e um excelente 2005.

Um grande abraço,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79926 | joão pombo | 22 dez 2004 09:33 | Em resposta a: #79909

Caros Participantes:

À boleia da mensagem da Maria David, também não quero deixar de desejar a todos e principalmente à equipa do GENEA um Óptimo Natal e Ano Novo, desejando que o ano de 2005 seja pelo menos melhor do que 2004.
O GENEA é claramente um projecto vencedor e de sucesso. Possam todos os Portugueses concretizar os seus projectos pessoais e profissionais em 2005 é o que desejo.
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79927 | Vínculo | 22 dez 2004 10:03 | Em resposta a: #79908

Caros Confrades
Se o Natal é uma data importante para os católicos não podem ser feridas susceptibilidades ao se desejar um Santo Natal.
Ao GENEA e a todos os frequentadores do Forum,e em especial aos "sabonetes"e
ex-"sabonetes",um SANTO NATAL e um ANO NOVO com PAZ,pelo menos nas Famílias,Prosperidade para o nosso PORTUGAL,com muitas descobertas Genealógicas e cheio de Felicidade.
Grande ABRAÇO
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79929 | valadares | 22 dez 2004 10:33 | Em resposta a: #79908

Cara MCC
Bom dia. Retribuo os votos e peço para entrar em contato comigo.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79930 | artur41 | 22 dez 2004 11:18 | Em resposta a: #79929

Caros Confrades e equipa do Genea,


Santo Natal! Feliz e Próspero Ano Novo!


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79932 | Mavasc | 22 dez 2004 11:43 | Em resposta a: #79930

Ao Genea e a todos os confrades os meus desejos de óptimas Festas, com paz, saúde e alegria.
Bom Natal e feliz Ano Novo!

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79948 | correa | 22 dez 2004 17:06 | Em resposta a: #79932

A todos os participantes deste forum desejo um SANTO E FELIZ NATAL, e peço a Deus que nos ajude,a todos,crentes ou não crentes !
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79949 | Correia74 | 22 dez 2004 17:27 | Em resposta a: #79908

Caro MCC,

Bonita mensagem!

Para si, seus e demais participantes, Feliz Natal!

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79956 | rafael | 22 dez 2004 19:05 | Em resposta a: #79949

Cara MariaDavid

Que mensagem maravilhosa enviou a todos nós. Também para não cometer alguma indelicadeza fico por aqui, retribuindo de igual forma os seus votos.
Julgo que ainda se lembra de uma troca de impressões sobre um pseudónimo que achei deveras interessante.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79963 | MariaDavid | 22 dez 2004 20:22 | Em resposta a: #79956

Caro Rafael

Lembro, sim. Infelizmente este ano não foi bom para mim, em todos os aspectos e isso levou-me a grandes ausências, quer do Forum quer do contacto com as pessoas com quem fui estabelecendo algumas conversas genealógicas bem interessantes. Só espero que o próximo 2005 me permita voltar a este extraordinário convívio virtual.
Agradeço-lhe as simpáticas palavras.
Renovo os meus votos de uma quadra festiva vivida em pleno, cheia de Paz, de Saúde e de grande calor humano.

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79974 | carlos luiz | 22 dez 2004 20:57 | Em resposta a: #79963

Cara amiga
Se posso ousar, trata-la assim!
Foi uma exelente ideia, de nos aproximar mais um pouco nesta quadra nataliçia.
ja chega des guerras, e outros males, para dividir os homens.
Bom Natal, com mais prosperidades para si, no ano de 2005. carlos

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79975 | Monigo | 22 dez 2004 21:03 | Em resposta a: #79908

Prezada Maria David

faço minhas as suas palavras tão amáveis!
Meus votos de feliz Natal e um bom ano novo para todos!

Abraços

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79976 | FIGUEIRA | 22 dez 2004 21:13 | Em resposta a: #79908

Caros confrades,

Para todos um feliz Natal e um próspero ano de 2005!

Nuno M. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79977 | MariaDavid | 22 dez 2004 21:14 | Em resposta a: #79949

Cara Claudia

Muito obrigada pelas suas singelas e bonitas palavras! Feliz Natal!!!
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79979 | MariaDavid | 22 dez 2004 21:16 | Em resposta a: #79975

A si, Alberto Penna Rodigues, o meu sincero Obrigada pela gentileza.

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79982 | Luís_MCS_Froes | 22 dez 2004 21:23 | Em resposta a: #79908

Caríssima Maria David,

Se mo permite, faço apenas um reparo à sua bonita mensagem, a que estou obrigado por dever de consciência: o Natal não é tão somente uma "festa de família" (como agora se pretende rotular), o Natal é, acima do mais, a celebração da vinda de Deus à Terra para salvar os homens, e, por isso mesmo, não pode ser vivido na totalidade da sua maravilha sem ser acompanhado desta certeza no Deus que se fez carne.

Faço votos de um Santo Natal para si e para os seus, bem como de um novo ano cheio de alegria e de felicidade.

Aproveito esta mensagem para desejar um Santo Natal a todos os confrades e participantes do Forúm, em especial à Marta e ao Marcos Soromenho Santos e ao Luís Amaral.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79983 | MariaDavid | 22 dez 2004 21:46 | Em resposta a: #79974

Para si, Carlos Reis Luiz, um agradecimento especial. Gostei da forma como entendeu a minha mensagem de boas festas e gostava de aproveitar para contar uma coisa, sem qualquer outro objectivo que não seja reforçar a sua mensagem.
Viajo, normalmente, de autocarro, para o meu emprego. Gosto de observar as pessoas, a forma como se comportam, como reagem, o que dizem. São tudo elementos preciosos para quem gosta de ler e escrever. E reparei que o motorista habitual, homem na casa dos 45 anos, estava sistematicamente mal encarado, resmungando por tudo e por nada, embirrando com os passageiros, aproveitando qualquer pretexto para desencadear uma discussão.
Lembrei-me então de um velho truque que aprendi na universidade, numa cadeira de sociologia.
Passei a olhá-lo directamente nos olhos, a sorrir-lhe e a dizer "olá, bom dia!".
A primeira vez olhou com espanto e retribuiu quase com esforço. Daí para a frente ficou transformado. Sorria-me mal eu entrava, facilitava-me a saída pela porta da frente, esperava que eu chegasse à paragem para arrancar com a viatura. Começou a ser assim para toda a gente, quando elogiei a sua atitude compreensiva e gentil. E de uma forma quase tímida, lá foi esclarecendo :"Sabe a srª, nós também somos gente e apanhamos aqui cada animal, só visto!"
Moral da história: todos estamos sedentos de uma boa palavra, de um gesto carinhoso, que alguém se lembre de nós naqueles momentos em que, por quaisquer circunstâncias, estamos mais fragilizados.
O Natal é, também, a par de uma festividade religiosa e de encontros familiares, uma quadra de relativa "tristeza" para todos aqueles que já perderam os entes mais amados: pais, filhos, maridos, mulheres...
Por esta altura, tudo parece apostado em nos fazer lembrar essas tristes e definitivas ausências. Tudo nos lembra a família ausente!
Porque não tentarmos, cada um à sua maneira, aligeirar as diferenças que nos podem afastar dos outros e criar pontes de entendimento e de real fraternidade?
Este Forum está cheio de gente maravilhosa, com um elevado sentido de dádiva, de grandes valores morais....mas também com alguns que teimosamente apostam mais no vinagre da vida.
Vamos aproveitar, então, esta quadra e, como você disse, Carlos Luiz, apostar em tudo o que nos aproxime e deixar de lado as diferenças que nos constrangem.
Obrigada pelo seu apoio implícito.

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79985 | MariaDavid | 22 dez 2004 21:56 | Em resposta a: #79982

Obrigada, Luis Froes, pelas suas simpáticas palavras.
Se analisar bem a minha mensagem inicial, eu fiz menção às várias maneiras como o Natal poderá ser entendido, não esquecendo aqueles que não perfilham qualquer religião e que podem, igualmente, sentir-se tocados por esta ambiência fraterna. De qualquer forma, para os cristãos, é sem dúvida a Celebração da vinda do Deus feito Homem à terra.
Um Feliz Natal para si e todos os seus.

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79989 | mendesdossantos | 22 dez 2004 22:23 | Em resposta a: #79982

À todos os amigos neste Fórum:
Minha gratidão por toda ajuda que aqui recebi neste ano que passamos juntos. Aqui fui recebida com carinho e tratada com a mais fina cortesia, e muito aprendi com os senhores.
Aproveito a oportunidade neste tópico para estender a cada um e seus familiares os meus mais sinceros votos de um Santo e feliz Natal. Que as bênçãos do Natal se estendam por todo o Novo Ano, levando-nos dia-a-dia a permanecer na Presença d'Aquele que por nós nasceu e por nós morreu. Contemplando a noite de seu nascimento, vamos nos lembrar que não houve para Ele lugar, a não ser uma humilde manjedoura. Que Ele encontre morada permanente em nossos corações...
Abraço a cada um, com meus melhores votos de Paz, Alegria e Saúde...
Desde o Brasil
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79995 | sakawimbi | 23 dez 2004 00:44 | Em resposta a: #79989

Caros Confrades
À boleia da mensagem de Maria David (que lindo nome) desejo a todos os que tiveram a paciência de me aturar em 2004 e de quem não conheço o Email,aqui vão os meus desejos de Boas Festas e de um óptimo Ano 2005.
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#79996 | sakawimbi | 23 dez 2004 00:53 | Em resposta a: #79995

CORRIGINDO:
À boleia da mensagem de Maria David (que lindo nome), e a todos os que tiveram a paciência de me aturar em 2004 e de quem não conheço o Email, aqui vão os meus desejos de Boas Festas e de um óptimo Ano 2005.
Não queria falar na minha saude mas só assim justifico a sintaxe da primeira mensagem.
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80000 | Eleny | 23 dez 2004 03:03 | Em resposta a: #79996

Para todos,votos de Boas Festas. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80013 | Paulo | 23 dez 2004 12:16 | Em resposta a: #79908

Caros Responsáveis e Utentes do Genea Portugal,

Venho por este meio associar-me a este tópico e desejar a todos um Santo e Feliz Natal transcrevendo a seguinte mensagem:

Se tens Amigos, busca - os!
O Natal é ENCONTRO.

Se tens inimigos, Reconcilia - te!
O Natal é PAZ.

Se tens pobres ao teu lado, AJuda - os!
O Natal é DOM.

Se tens soberba, Sepulta -a!
O Natal é HUMILDADE.

Se tens dívidas, Paga -as!
O Natal é JUSTIÇA.

Se tens pecado, Converte - te!
O Natal é GRAÇA.

Se tens trevas, acende o Teu Farol!
O Natal é LUZ.

Se tens tristeza, reaviva a Tua Alegria!
O Natal é GOZO.

Se Estás no erro, Reflecte!
O Natal é VERDADE.

Se tens ódio, Esquece - o!
O Natal é AMOR.

"Ao nascer em Belém, o eterno Filho de Deus entrou na história de cada pessoa que vive sobre a face da Terra"
João Paulo II


Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80014 | FGJ | 23 dez 2004 12:50 | Em resposta a: #79995

Caros Confrades,
Tomando dupla boleia nas mensagem de Maria David e de António Sampaio Pinho, envio a todos os que tiveram a paciência de me aturar em 2004, os meus desejos de Boas Festas e de um ótimo Ano 2005.
Frederico GJ
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80016 | correa | 23 dez 2004 13:36 | Em resposta a: #80013

Para todos os participantes deste forum desejo um SANTO NATAL vivido em PAZ e ESPERANÇA,de acordo com a mensagem que nos foi transmitida há 2.000 anos.
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80017 | camisao65 | 23 dez 2004 13:43 | Em resposta a: #79908

"Era uma vez, lá na Judeia, um rei.

Feio bicho, de resto:

Uma cara de burro sem cabresto

E duas grandes tranças.

A gente olhava, reparava e via

Que naquela figura não havia

Olhos de quem gosta de crianças.



E, na verdade, assim acontecia.

Porque um dia,

O malvado,

Só por ter o poder de quem é rei

Por não ter coração,

Sem mais nem menos,

Mandou matar quantos eram pequenos

Nas cidades e aldeias da nação.



Mas, por acaso ou milagre, aconteceu

Que, num burrinho pela areia fora,

Fugiu

Daquelas mãos de sangue um pequenito

Que o vivo sol da vida acarinhou;

E bastou

Esse palmo de sonho

Para encher este mundo de alegria;

Para crescer, ser Deus;

E meter no inferno o tal das tranças,

Só porque ele não gostava de crianças.



(Miguel Torga)"

Um Santo Natal para todos os confrades e suas famílias.

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80022 | zea | 23 dez 2004 14:44 | Em resposta a: #79908

Natal de quê? De quem?
Daqueles que não o têm?

Dos que não são cristãos?

Ou de quem traz às costas

As cinzas de milhões?

Natal de paz agora

nesta guerra de sangue?

Natal de liberdade

num mundo de oprimidos?

Natal de uma justiça

roubada sempre a todos?

Natal de ser-se igual

em ser-se concebido,

em de um ventre nascer-se,

em por de amor sofrer-se

em de morte morrer-se,

e de ser-se esquecido?

Natal de caridade,

quando a fome ainda mata?

Natal de qual esperança

num mundo todo bombas?

Natal de honesta fé,

com gente que é traição,

vil ódio mesquinhez,

e até Natal de amor?

Natal de quê? De quem?

Daqueles que não o têm,

os dos que olhando ao longe

sonham de humana vida

um mundo que não há?

O dos que se torturam

e torturados são

na crença de que os homens

devem estender-se a mão?

(Jorge de Sena, Natal de 1971)

Mas, apesar deste poema, desejo um Feliz Natal a todos os homens e mulheres de boa vontade. E aos outros, também.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80030 | artur41 | 23 dez 2004 16:04 | Em resposta a: #80022

Caros Confrades e Confreiras,


Não resisto a transcrever, com a devida vénia, o seguinte:


«NATAL CHINÊS

A senhora Tung chegava dois dias antes da consoada. Costumava vê-la logo de manhã, com a irmã jardineira, no pátio maior, a admirar as laranjeiras anãs nos vasos de loiça. Via-a casualmente a contemplar, embevecida, o presépio do convento. Encontrava-a por fim à mesa.
A senhora Tung viajava todos os anos da Formosa para Macau, na época do Natal, a fim de festejar o nascimento de Cristo na companhia da sua primogénita, a irmã Chen-Mou.
Nesses dias, com as meninas em férias, o refeitório do colégio parecia maior e mais desconfortável: só eu e Miss Lu nos sentávamos à mesa comprida das professoras. Daí a presença da senhora Tung, que noutra ocasião passaria talvez despercebida (estirada a sala entre pátios de cimento e plantas verdes), se tornar nessa altura notável.
Baixa, seca de carnes, de olhos atenciosos, pensativos, a senhora Tung sorria constantemente, falava inglês, gostava de comer, de fumar, de jogar ma-jong. As criadas cortejavam-na nos corredores, preparavam-lhe pratos especiais, levavam-lhe chá ao quarto. Além de ser mãe da subdirectora, tinha fama de rica e distribuía moedas de prata a todo o pessoal na noite de festa.
Nessa noite assistiam três freiras ao nosso jantar (a regra não lhes permitia comer connosco): a directora, a subdirectora e a mestra dos estudos. E muito empertigada, segurando com ambas as mãos um tabuleiro de laca coberto com um pano de seda, a senhora Tung recebia-as à porta do refeitório, entregando cerimoniosamente o presente à filha, que por sua vez o oferecia à directora. Eram bolos de farinha fina de arroz amassada com óleo de sésamo. Toda de vermelho, de sapatos bordados e ganchos de jade no cabelo, a senhora Tung, quando a superiora colocava o tabuleiro dos bolos na mesa, dobrava-se quase até ao chão. Rezava-se, depois. Para lá dos pátios, à porta da cozinha, as criadas espreitavam, curiosas.
Nem no primeiro, nem no segundo, nem no terceiro Natal que passei em Macau, a senhora Tung era cristã, mas todos os anos se nomeava catecúmena. A seguir ao jantar falava-se nisso. A directora, uma francesa de mãos engelhadas que noutros tempos frequentara a Universidade de Pequim, perguntava em chinês formal quando era o baptizado. Inclinando a cabeça para o peito, a senhora Tung balbuciava, indicando a irmã Chen-Mou. A filha... a filha sabia. Talvez se pudesse chamar cristã pelo espírito, mas o coração atraiçoava-a. O coração continuava apegado a antigas devoções... Todavia, vestira-se de gala para a festividade da meia-noite, tinha no quarto o Menino Jesus cercado de flores, e a alma transbordava-lhe de alegria como se cristã verdadeiramente fosse.
Com um sorriso meio complacente meio contrariado, a irmã Chen-Mou desconversava, passando a bandeja dos bolos à superiora, que separava uns tantos para o convento. Os restantes comê-los-iamos nós, ao fim da Missa do Galo, com chocolate quente.
O chocolate era a esperada surpresa da directora. A senhora Tung chamava-lhe, em ar de gracejo, «chá de Paris». No fim das três missas vinham outra vez as três freiras ao refeitório do colégio para trocarem connosco o beijo da paz e nos oferecerem a tigela fumegante do chocolate. Vinham e partiam logo (tarde de mais para se demorarem), e Miss Lu, fanática terceira-franciscana, sempre atenta aos passos das monjas, sorvia à pressa o líquido escaldante, como quem cumprisse um dever, e saía atrás delas.
Ficávamos, assim, a senhora Tung e eu, uma em frente da outra. À luz das velas olorosas do centro de mesa, os seus olhos eram dois riscos tremulantes. Sorríamos. Finalmente, o reposteiro ao fundo da sala apartava-se. Uma das criadas entrava, silenciosa. Servia-se vinho de arroz.
Creio que o vinho de arroz figurava entre as bebidas proibidas no colégio e que chegava ali por portas travessas. O certo, contudo, é que ambas o bebíamos, a acompanhar os bolos de sésamo, no grande e deserto refeitório, na noite de Natal. O vinho de arroz queimava-me a garganta e fazia-me vir lágrimas aos olhos. Quanto à senhora Tung, saboreava-o devagar, molhando nele o bolo, e, como mal provara o «chá de Paris», bebia dois cálices.
Entretanto, Aldegundes, a criada macaense mais antiga do colégio, aparecia com as especialidades da terra: aluares, fartes e coscorões, dizendo que aluá era o colchão do Minino Jesus, farte almofada, coscorão lençol. E eu traduzia em inglês para a senhora Tung, que achava isto enternecedor e gratificava a velha generosamente.
Quando por fim atravessávamos a cerca a caminho de casa, sob uma lua branca, espantada, anunciadora do Inverno para a madrugada, a senhora Tung abria-se em confidências.
A menina sabia... ― a «menina» era a irmã Chen-Mou, a subdirectora do colégio ―, sabia que ela continuava a venerar a Deusa da Fecundidade. Tratava-se de uma pequena divindade, toda nua e toda de oiro. Fora ela quem lhe dera filhos. Estéril durante sete anos, a senhora Tung recorrera à sua intercessão divina quando o marido já se preparava para receber nova esposa. Não podia portanto deixar de a amar. Toda a felicidade lhe provinha daí, dessa afortunada hora em que a deusa a escutara.
Parava a meio do largo átrio enluarado, de olhar meditabundo, mãos cruzadas no colo. E as palavras saíam-lhe lentas e soltas, como se falasse sozinha.
... E aquele mistério da virgindade de Nossa Senhora! Virgem e mãe ao mesmo tempo... Não se lia no Génesis: «O homem deixará o pai e a mãe para se unir a sua mulher e os dois serão uma só carne?» Não era essa a lei do Senhor? Porquê então a Mãe de Cristo diferente das outras, num mundo de homens e de mulheres onde o Filho havia de vir pregar o amor? A Deusa da Fecundidade, patrona dos lares, operava milagres, sim, mas racionalmente, atraindo a vontade do homem à da sua companheira e exaltando essa atracção. Como o Céu alagando a Terra na estação própria.
Retomávamos a marcha em direcção aos nossos aposentos. Difícil para mim responder às dúvidas da senhora Tung, nem ela parecia esperar resposta. Mudava, rápida, de assunto, aludindo ao tempo, à viagem de regresso, às saborosas guloseimas da criada macaísta.
Já em casa, convidava-me a ir ver o seu presépio. O quarto cheirava fortemente a incenso. Em cima da cómoda, entre flores, lá estava o Menino Jesus, de cabaia de seda encarnada, sapatinhos de veludo preto, feições chinesas.
Depois, timidamente, a senhora Tung abria a gaveta... e surgia a deusa.
O Menino Jesus era de marfim. A Deusa da Fecundidade era de oiro. O Menino, de pé, de um palmo de altura, trajando ricamente. A deusa, sentada, pequenina, nua.
Os olhos da senhora Tung atentavam nos meus, como se à procura de compreensão, mas as suas palavras prontas (a deter as minhas?) eram de autocensura. Não, não devia fazer aquilo. A filha asseverara que o Menino Jesus entristecia, em cima da cómoda, por causa da deusa, na gaveta. E quem sabia mais do que a filha ?
Eu já sentia frio, apesar da aguardente de arroz. O Inverno, ali, chegava de repente. A senhora Tung, no entanto, tinha as mãos quentes e as faces afogueadas.
Despedíamo-nos. Eu sempre me apetecia dizer-lhe que estivesse sossegada, que de certeza o Menino Jesus não havia de se entristecer, em cima da cómoda, por causa da deusa, na gaveta. Mas nunca lho disse nos três anos que passei o Natal com ela. Palpitava-me que a senhora Tung se enervava com o assunto. E que, de qualquer jeito, não me acreditaria.

Maria Ondina Braga, A China Fica ao Lado,
Lisboa, Panorama, 1968»

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80062 | suzy gama | 24 dez 2004 01:19 | Em resposta a: #79908

Um Natal de Paz e Amor

Neste Natal o meu maior desejo é que os nossos corações estejam plenos de esperança e que as nossas almas nos movam sempre em direcção ao bem comum.
Que o Amor nos ilumine e que cada gesto, cada uma das nossas palavras tenham o dom de nos trazer paz e felicidade.
Que o Natal nos inspire na busca da Harmonia e da Paz. Que este espírito prevaleça sobre o mal e nos ajude a promover a concordância e a aceitação de todos os seres humanos.

Desejo-lhes a vós e às vossas famílias um Natal muito Feliz !

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80063 | Torres de Belver | 24 dez 2004 01:28 | Em resposta a: #79909

Caros confrades do Genea,

Julgo que o confrade José Pedro Castro aceitará que lhe empreste as lindas e perfeitas palavras para fazer minha sua mensagem.
Sáude, harmonia, prosperidade e éxito nas pesquizas de todos os confrades espalhados pelo mundo.

au plaisir,

Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80065 | castroleal | 24 dez 2004 08:52 | Em resposta a: #79908

Caros participantes,

A todos em geral, e à extraordinária equipe do Genea Portugal em particular, apresento votos de um Santo Natal e de um óptimo 2005.

Rodolfo de Castro Leal

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80066 | zamot | 24 dez 2004 10:02 | Em resposta a: #80030

Para a Marta, Marcos, Luis, e para todos os participantes deste forum desejo um Santo e Feliz Natal.

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80070 | JPL | 24 dez 2004 11:56 | Em resposta a: #79983

Cara Maria David,

Quero não só agradecer e retribuir os seus votos de boas festas, mas também felicitá-la por aquilo que escreveu. O episódio do autocarro que relata, faz-me lembrar um vivido por mim há uns tempos. No Hospital de Viana do Castelo, existe um bar bastante concorrido, pelo que as pessoas que aí trabalham, mal têm tempo para se coçar. Uma senhora, habitualmente mal disposta e com pouca paciência que lá estava a servir uma vez que lá fui, quase que gritava com os clientes. Quanto mais ela reclamava, mais o meu semblante se enchia de um sorriso. Quando ela se dirigiu a mim para me servir, ficou espantada pela forma como eu me ria para ela e a sua expressão imediatamente se transformou. Achei que isso se ficasse a dever à minha habitual cara de parvo. No entanto, das vezes seguintes que lá fui tomar o meu cafézito, sempre que a senhora me via, sem qualquer explicação para isso, desatava-se a rir e a sua disposição mudava completamente.

Já tenho experimentado isto em outras situações e o resultado repete-se sempre. Por este motivo, julgo que muitas das vezes em que andamos preocupados com a azafama das compras sem saber o que oferecer aos que nos rodeiam, um simples sorriso diário será mais que suficiente para termos um mundo melhor.

Aproveito a ocasião, para dirigir o meu sorriso de boas festas a todos os Confrades.

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80075 | MariaDavid | 24 dez 2004 13:55 | Em resposta a: #80070

Caro Zé Pedro Leão

Não pode imaginar quanto prazer me deu ler a sua mensagem! É que, por vezes, sinto-me como que "bicho raro". São este tipo de coisas, pequeninas, insignificantes, sem custos económicos, que fazem a diferença dos dias "soalheiros" ou "cinzentos" da vida. Às vezes é tão simples criar bem-estar à nossa volta que até nos admiramos dessa facilidade. Seja o sorriso, seja o tratamento nominal (muitos funcionários têm um pequeno crachá com o nome e quase sempre os tratamos como "números" ou "coisas" e nunca como "pessoas") operam milagres nesta coisa espantosa, difícil e atractiva, que é o relacionamento humano.
A sua simpática mensagem só veio comprovar que o caminho para o sucesso da paz entre as pessoas, tem que passar, forçosamente, por atitudes humanizadas e de respeito pelos outros.
Um FELIZ NATAL para si, com muitos sorrisos à mistura :))))))))

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80076 | Coronel | 24 dez 2004 15:19 | Em resposta a: #79908

Caros Confrades

A todos desejando um Santo Natal, permitam que convosco partilhe este texto enviado por uma amiga que no Brasil "sofre", (como nós), do saúdavel mal da genalogia :


Hei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas será que poderia me dar uns minutos da sua atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você.
Para onde vão todos?

Os shoppings estão lotados...
Crianças são arrastadas por pais apressados, em meio ao torvelinho...
Há uma correria generalizada...
Alimentos e bebidas são armazenados...
E os presentes, então? São tantos a providenciar...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Mas qual é o motivo dessa correria?

Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...

Talvez você nunca tenha notado que há pessoas que oferecem presentes por
mero interesse...
Que há abraços frios e calculistas...
Que familiares se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação.
Mas já que você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de
lhe perguntar novamente: para que tanta correria?

Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto:
"Viva Jesus, Feliz Natal"!

E os sóbrios comentam:
"É louco!".

E a cidade se prepara... Será Natal.

Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado
do Natal, ouso dizer:

O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
E quem vive sem caridade desconhece o encanto do mar que incessantemente
acaricia a praia, num vai-e-vem constante...

Natal é fraternidade...

E a vida sem fraternidade é como um rio sem leito, uma noite sem luar, uma
criança sem sorriso, uma estrela sem luz.
Mas o Natal também é união...
E a vida sem união é como um barco rachado, um pássaro de asas quebradas, um
navegante perdido no oceano sem fim.

E, finalmente, o Natal é pura expressão do amor...
E a vida sem amor é desabilitada para a paz, porque em sua intimidade não
sopra a brisa suave do amanhecer, nem se percebe o cenário multicolorido do
crepúsculo.

Viver sem a paz é como navegar sem bússola em noite escura... É desconhecer
os caminhos que enaltecem a alma e dão sentido à vida.

Enfim, a vida sem amor... Bem, a vida sem amor é mera ilusão.

Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo
trazido pelo notável Mestre, cuja passagem pela Terra deu origem ao Natal...


Com um grande abraço

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80077 | aburma | 24 dez 2004 15:48 | Em resposta a: #79927

Caro Amiel,

Na qualidade de "sabonete" de ontem, de hoje e de sempre (peço desculpa aos "não-iniciados" por esta linguagem apenas aparentemente cabalística) agradeço e retribuo os seus votos, tornando, obviamente, esta mensagem extensiva a todos os frequentadores deste forum.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80079 | rafael | 24 dez 2004 16:44 | Em resposta a: #79908

Caros Amigos do Genea

Envio para Marta Soromenho, Marcos e Luís Amaral e para toda a equipa do Genea os meus melhores votos de um Feliz Natal e de Um Ano Novo muito agradável e desejo que o Fórum e quem nele colabora, cada vez mais, seja um manancial de informação genealógica imprescindível pela seu elevado nível a que nos tem habituado e pela colaboração valiosa dos seus participantes.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80084 | josemariaferreira | 24 dez 2004 20:25 | Em resposta a: #79908

Caros confrades

Natal é todos os dias. O Natal é quando o Homem quiser!

Boas festas a todos os confrades, parentes e amigos.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mensagem de Natal

#80086 | Jurema | 24 dez 2004 20:29 | Em resposta a: #79908

A todos os colegas desde Fórum, desejo um Feliz Natal, e que a paz esteja presente em todos os lares, hoje e em todos os dias de 2005.

Boas Festas
Jurema
SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen