Henriques de Pedrógão Grande

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Henriques de Pedrógão Grande

#79934 | aeiou2 | 22 dez 2004 12:04

Caros amigos

Haverá alguém que tenha dados desta família?
Desde já agradeço e desejo-vos um Santo Natal
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79944 | Correia74 | 22 dez 2004 16:15 | Em resposta a: #79934

Cara Maria,

Os seus Henriques são mesmo dentro da Vila de Pedrógão Grande ou de alguma das aldeias pertencentes à freguesia? Pergunto isto porque também descendo duns Henriques de Vale d'Armoinha que, em 1911, pertence a Pedrógão Grande mas que anterior a esta data aparece como sendo um "lugar da freguesia" de Alvares. Estão pouco estudados mas, naquilo que puder ajudar, diga

Cumprimentos e votos de um Feliz Natal,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79951 | aeiou2 | 22 dez 2004 18:07 | Em resposta a: #79944

Cara Cláudia

Muito obrigada por me ter contactado.Os meus Henriques são do lugar da Lapa,freguesia N.Sra da Graça,já em 1666,mas como eram sempre muitos filhos foram-se espalhando.Se quizer faço um resumo do que tenho pois neste momento ando juntando todos os filhos de cada casal,pois julgo que haverá casamentos entre primos,e se publicitar aqui no GP talvez se encontre o fio à meada.Aqui no GP há um António Henriques de Pedrõgão Grande mas ainda não consegui entroncá-lo com os meus.Decerto seremos parentes .
Um grande beijinho e votos de Feliz Natal
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79961 | aeiou2 | 22 dez 2004 20:13 | Em resposta a: #79944

Aqui vai o que compilei e há algo que lhe poderá interessar.
1.Manoel Henriques,Lapa,PG,cc Maria João,tiveram pelo menos
1.1.José Henriques,B.20.6.1666,N.S da Graça e do lugar da Lapa,P.G.
1ºcc 10.7.1701 Francisca Simões,Vale de Góis,PG cg
2ºcc 171.1712.Maria de Santo António,Vale de Góis filha de Manuel David e
Maria de Santo António
1.1.1Manoel Henriques,B.19.1.1713,NSG,PG
1.1.2.António Henriques,B.17.1.1712,NSG,PG
1.1.3.José henriques.B.1.11.1716
1.1.4.Maria Henriques,B.24.8.1719
1.1.5.António Henriques B.18.8.1722
1.1.6.Teresa B.18.8.1726
1.1.7.Francisco Henriques,B.15.10.1729,do lugar da Lapa cc Quitéria Maria Fernandes B.14.2.1726 NSG,filha de António Fernandes da Mó Grande e de Maria Lopes da Lapa

1.1.7.1(?)Joaquim Henriques B.6.8.1741 da Lapa,cc 2.2.1780,Teresa Maria Martins,B.7.5.1754 Romão filha de Manuel Martins do Marraquil e de Simoa Nunes do Romão
1.1.7.1.1(?) Joaquim Henriques,B.7.5.1754,NSG,da Lapa,cc Josefa Maria Luiz,B.19.1.1791 da Lapa,filha Manuel Luiz ,o Moço ,da Lapa e de Joaquina Maria Fernandes Bexiga B.15.4.1702,do Vale Longo
FILHA de

Manoel Fernandes Bexiga de Pesos Fundeiros e de Maria Henriques de Pesso Fundeiros,neta de Manoel Neto de Amioso e de MARIA HENRIQUES de ALVARES que terá n.1681?É o que tenho,mas depois das festas vou continuar procurando
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79964 | Correia74 | 22 dez 2004 20:24 | Em resposta a: #79951

Boa noite Maria,

Ainda não cheguei nem perto da data que me indica! Mas lá chegarei.

Dos Henriques que falo - possivelmente os mesmos - ainda vou em meados de 178x. Os que tenho por agora são

- Jacinto José cc Maria Henriques que tiveram
- António Henriques, n. Vale Armoinha cc Joaquina Maria, n. Madeirã que tiveram
- Joana Maria Henriques, n. Vale de Armoinha em 1821 cc Joaquim Antão, n. Boiça.

Daqui para a frente perde-se o Henriques. Claro que, se não lhe der muito trabalho, agradeço o resumo que me falou pois, quem sabe, possamos entroncar os nossos Henriques.

Uma boa noite e um Feliz Natal.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79965 | aeiou2 | 22 dez 2004 20:27 | Em resposta a: #79964

As nossa mensagens cruzaram-se nos céus
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79966 | Correia74 | 22 dez 2004 20:32 | Em resposta a: #79961

Maria,

Obrigada pela lista. Infelizmente, os nomes que lhe enviei não foram grande ajuda. Pode ser que quando andar mais para trás consiga ser-lhe útil.

Uma vez mais obrigada.

Beijinhos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79967 | Correia74 | 22 dez 2004 20:36 | Em resposta a: #79965

:-)

Estava agora a ver o ass. nascim. de Joana Maria Henriques e vi que um dos padrinhos se chamava José Henriques. Não consegui até agora decifrar o lugar, terei que ligar aos AUC para ver se me dão uma mãozinha, mas a freguesia é de Pedrógão Grande.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79968 | aeiou2 | 22 dez 2004 20:41 | Em resposta a: #79967

Pedrógão Grande faz parte do A de Leiria e são super simpáticos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79970 | Correia74 | 22 dez 2004 20:47 | Em resposta a: #79968

Sim Maria, só que não estou a localizar, pelo menos por agora, o padrinho da Joana, que era de PG. Actualmente, o Vale de Armoinha pertence a PG mas antes pertencia a Alvares, que por sua vez pertence ao AUC.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79980 | FIGUEIRA | 22 dez 2004 21:18 | Em resposta a: #79934

Cara Maria,

A minha família é de Padrões (Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra) e está recheada de vários costados todos Henriques, que se espalharam pela região. Os meus são originários de Amoreira (século XIX), não fui mais longe.

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#79981 | FIGUEIRA | 22 dez 2004 21:21 | Em resposta a: #79966

Olá Cláudia,

Que bom encontrá-la outra vez!
Já falou com os seus primos sobre o nosso primo comum Fernando Marques Henriques Flôr?
Votos dum feliz Natal e bom ano novo.

Nuno M. Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80003 | aeiou2 | 23 dez 2004 08:18 | Em resposta a: #79980

Caro Nuno Marques Figueira,

Gostaria muito de trocar impressôes sobre esse vários costados Henriques,pois julgo que originariamente os meus seriam de outra zona

Feliz natal
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80020 | Correia74 | 23 dez 2004 14:20 | Em resposta a: #79981

Olá Nuno,

Desculpe só lhe responder agora, ainda por cima à pressa já que me encontro no local de trabalho! Falei c/ os meus primos e pouco mais tenho a acrescentar àquilo que me disse. Tenho os apontamentos em casa. Se conseguir, logo envio-lhos via mail se não, só segunda-feira.

Um Feliz Natal também para si.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80023 | FIGUEIRA | 23 dez 2004 14:45 | Em resposta a: #80003

Cara Maria,

Tem mais família em Pedrógão além dos Henriques?
Eu tenho lá família, inclusivé o meu avô paterno, tios e primos.

Bom Natal

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80024 | aeiou2 | 23 dez 2004 14:59 | Em resposta a: #80023

Caro Nuno,

Nos anos que coloquei na mensagem para a Cláudia as mulheres dos Henriques são todas de PG e arredores ,Alvares,Romão,Lapa,Vale de Góis,Pesos Fundeiros,até ao António Henriques que casa no Mourisco,Sertã.Não conheço ninguém mas seremos parentes já que há muita consanguinidade nesta zonas.
Fico contente por encontrar pessoas a investigar nesta zona,pois sei muito pouco dos Henriques e afins.
Bom Natal
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80027 | FIGUEIRA | 23 dez 2004 15:16 | Em resposta a: #80024

Cara Maria,

Os Henriques que eu falei, antigamente pertenciam à freguesia de Alvares (Góis).
Uma curiosidade àcerca dos Henriques é que são todos mulheres, não tenho heomens na família com este apelido.
Outra curiosidade é que na aldeia dos meus pais se encontra o único edificio brasonado da região, que tem o escudo esquartelado dos Fonsecas, dos Baratas e dos Henriques, estes têm origem numa Rufina Henriques da Fonseca, que casou com um membro da família Barata de Lima, aparentado com os Arnaut de Pedrógão.

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80032 | aeiou2 | 23 dez 2004 16:35 | Em resposta a: #80027

Que engraçado,a madrinha de baptismo do meu Pai era Arnaut.Os Henriques de Alvares que encontrei são mulheres.Parece que vamos ter muito que conversar.Vou pedir nos Mormons os filmes dessa zona e ver se consigo deslindar os muitos filhos.Da história não sei nada.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80050 | carlos luiz | 23 dez 2004 21:14 | Em resposta a: #80032

Cara Maria
De Pedrogao Grande,encontrei um capitao Manuel da Mota Henriques, casado com Maria Mansa, De Pedrogao Grande tenho varios Godinhos, entroncados com outros nomes! cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80067 | aeiou2 | 24 dez 2004 10:24 | Em resposta a: #80050

Caro Reis Luiz,
Não sei se já olhou para o resumo que coloquei para a Cláudia.Tenho um Manuel Luiz ,o Moço,da Lapa cc 1789? filho de josé Luis,da Lapa cc Teresa Maria,da Lapa.Devem -lhe estar ligados.Não se encontra o assento do casamento dos primeiros.
O capitão Mel Mota Henriques de que época é ?
Des´de já agradeço a sua resposta Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80099 | carlos luiz | 25 dez 2004 18:05 | Em resposta a: #80067

Cara Maria
Tenho aqui um casamento, de Mel.Godinho Pinto, que casou em 5/05/1658 com Maria da Mota Mansa, filha do (Capitao Manuel da Motta Henriques) Tirei este documento das( Familias de Portugal) da obra genealogica do Manso de Lima.
Tambem do Livro de Candido Teixeira,de Sernache de Bomjardim! encontrei o Manuel da Motta Henriques, que nasçeu na Serta, e era Capitao em Tanger a 14/07/1589!Casou com D.Isabel da Madureira Botelho, filha de Pedro Botelho Perdigão, e de sua mulher D. Isabel Madureira, filha de Francisco da Madureira Brandao, foi comendador de Sao Joao de Trancoso na Ordem de Cristo.

Tenho um segundo casamento de Manuel Corigo, por volta de 1630? com Maria Mansa, viuva de( Gaspar Arnaut) creio que tambem procura este ramo.

Quanto ao Manuel Luiz, o Moço, filho de Jose Luiz, da Lapa, de que freguesia e a Lapa?? Eu tenho Luizes, mas das freguesias de Palhais, e de Vila de Rei, donde sairam os meus ramos, dei uma vista de olhos, nos meus ramos, mas nao encotrei nada, mas uma coisa e certa, este Manuel Luiz, não esta muito longe de pertençer ao meu ramo! cumprimentos estou a disposição carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80134 | aeiou2 | 27 dez 2004 09:52 | Em resposta a: #80099

Caro Carlos,
Muito obrigada pela mensagem,mas os Henriques que procuro imigraram de Pedrógão Grande para a Sertã .
O Manuel Luiz,o Moço era da Lapa ,freguesia de N Senhora da Graça.Quanto aos Arnaut ,apenas a madrinha de baptismo do meu Pai o era e julgo que não há relações de parentesco recentes,talvez em gerações antigas,mas julgo que não.
Tem o livro Cândido Teixeira ,Sernache do Bonjardim?
Quando tiver mais oputunidade vou pedir os filmes da NS da Graça ever o que encontro
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80189 | carlos luiz | 27 dez 2004 22:16 | Em resposta a: #80134

Ola Maria
Obrigado por sua resposta,tenho o livro de Candido Teixeira, de Sernache de Bomjardim, onde encontrei varios ramos paternos, e maternos do meu pai!
Se tem ramos na Serta! Diga-me os nomes de familia! O apelido Henrique, nao encontro como principal, talvez entroncado com outros ramos, a freg. da Na.Senhora da Graça, encontra-se aonde? Se estiver no conselho da Serta! Pode ser meu parente. Aonde vai pedir os filmes desta freg. Penso que esta em Portugal, e talvez em Lisboa! Eu quando vou a Lisboa, vou a Torre do tombo, e vejo os microfilmes, do Distrito de Castelo Branco,referente ao concelho da Serta, freg. de Vila de Rei, e de Palhais. Tambem pode comprar, mas o problema é para visionar,mas em Portugal a varios sitios onde possa ler. Aqui na Serta, nao tem outros nomes de familia? cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80212 | aeiou2 | 28 dez 2004 11:17 | Em resposta a: #80189

Caro Carlos,

Estou interessada nos Ferreira do Mourisco,e principalmente no casal António Ferreira cc Maria Teresa ,pois há algum tempo atrás o Genealogista J Caldeira fez o favor de transcrever aqui para o fórum,mas depois não consegui o certificado de casamento do referido casal e que julgo serem os do livro famílais de Cernache António Ferreira cc 6.12.1784 Maria Teresa do Sacramento,filhos de António Ferreira e Isabel Maria e Manuel Ferreira cc 12.11.1763 Josefa Maria.
Também empanquei noutro António José Ferreira ,O Carriço,do Mourisco cc Ana Rosa Dias da Aldeia da Metade,NS Amparo Sertã
Seria possível fazer uma fotocópia da referida obra pagando eu tudo até o respectivo envio por correio ?
Ou onde vive ainda se arraja um exemplar?
Os Henriques chegaram à Sertã a quando do casamento em 1860 de um Antonio Joaquim Henriques da Lapa,NSGraça,Pedrógão Grande com Joaquina Ferreira do Mourisco e que é uma das descendentes do 1º casal Ferreira que referi.
Desde já agradeço a sua atenção.Por curiosidade vive na Sertã?
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Relvas, Sertã

#80217 | tpiment | 28 dez 2004 12:08 | Em resposta a: #80189

Caro Carlos,

Não terá por acaso dados além dos existentes no livro de Candido Teixeira sobre o apelido Relvas ?

Agradeço antecipadamente

Cumprimentos

Tiago Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Relvas, Sertã

#80223 | carlos luiz | 28 dez 2004 14:22 | Em resposta a: #80217

Caro Tiago
Tenho duas paginas, dos Relvas da Serta, e algumas paginas de uma revista, que eu comprei na altura da exposiçao, do ilustre fotografo Carlos Relvas.
Caso lhe interesse, posso enviar-lhe por email, diga-me por favor , o meu email é este -----carlos.reis-luiz@wanadoo.fr----- Eu rstou em Franca cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#80227 | carlos luiz | 28 dez 2004 14:40 | Em resposta a: #80212

Cara amiga
O primeiro livro tem 1038 paginas, e o segundo 438, e e uma obra ja muito antiga, talvez possa ainda encontrar, nos alfarrobistas, em Lisboa! Onde eu encotrei estes livros. Eu nao vivo na Serta, os meus ramos, paternos e maternos do meu pai,sairam do Distrito de Castelo Branco, concelho da Serta, nas freg. de Palhais Vila de Rei e outras deste concelho! Eu sou emigrado em França, e vivo em Coincy, a uma hora de Paris,estou reformado e vou passando o tempo, a fazer a minha genealogia. Tenho 10 paginas dos Ferreiras, vou fotocopialas e tentar envia-las! Talvez seja mais facil, por internet, o meu email e este
carlos.reis-luiz@wanadoo.fr----cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#82353 | aeiou2 | 21 jan 2005 15:20 | Em resposta a: #79980

Caro Nuno Figueira,

Seria muito impertinente pedir-lhe sff para vereificar se nos seus vários costados tem algum Fernandes Bexiga,casado com uma Maria Henriques,e esta filha de uma Maria Henriques de Alvares,como ascendente ?isto no sec XVIII.Ou qual é a mais antiga Henriques que entra na família.
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#82514 | FIGUEIRA | 23 jan 2005 15:45 | Em resposta a: #82353

Cara Maria,

Vou pedir o seu mail ao GENEA para lhe amndar tudo o que tenho.
Tenho um francisco Simões Bexiga, dos Troviscais, com propriedades nos Padrões, e as minhas Henriques mais antigas saõ da transição do Sèculo XVIII para o XIX.

Cumprimentos,

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#83060 | FIGUEIRA | 30 jan 2005 15:15 | Em resposta a: #82353

Cara Maria,

Só agora reparei que disse Bexiga e não Barriga!
As minhas desculpas por isso.

Sempre ao dispor,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#83103 | carlos luiz | 30 jan 2005 21:55 | Em resposta a: #83060

Cara Maria
Se lhe interessa, um Lopo Barriga,e sua familia originairos da Serta, eu posso dar-lhe!
cumprimentos
carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#83131 | aeiou2 | 31 jan 2005 09:53 | Em resposta a: #83103

Caro Carlos,muito obrigada mas não tenho nenhum Barriga,só Fernandes Bexiga e é de Pedrógão Grande,Pesos Fundeiros e um deles casa com uma Henriques de Alvares.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#83197 | carlos luiz | 31 jan 2005 19:59 | Em resposta a: #83131

Cara Maria
No livro de Candido Teixeira,de Sernache de Bomjardim, e no capitulo de Pedrogao Grande, encontrei um Capitao;Antonio Henriques Farinha,penso datar de 1815, nao conheçe o livro?
cumprimentos
carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#83205 | FIGUEIRA | 31 jan 2005 21:32 | Em resposta a: #83197

Caro Carlos,

Tem alguma coisa do Francisco Simões Barriga, dos trvisicais (Pedrógão Grande).
Consegue relacioná-lo com o meu 5.º Avô Luis Barata de Almeida, que lhe comprou as propriedades nos Padrões por volta de 1810?
Por acaso não esta relacionado com a família Gaspar Luiz de Amoreira?

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#83206 | FIGUEIRA | 31 jan 2005 21:33 | Em resposta a: #83197

Caro dizer Troviscais!

Resposta

Link directo:

RE: Henriques das Garruchas (Leiria)

#88636 | chartri | 15 abr 2005 18:22 | Em resposta a: #79961

Cara cofrada
Só agora dei com este "forum". Os meus Henriques são de Leiria, igualmente, mas das Garruchas, a 10km e do Concelho de Reguengos do Fetal. Poderá ver até onde cheguei ( http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005436) consultando os registos paroquiais no ADLeiria. Os nomes são "iguais" aos seus, mas julgo que não teem ligações claras. Talvez um antepassado tivesse vindo para aquela região pouco povoada no século XVI.

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Henriques das Garruchas (Leiria)

#88637 | aeiou2 | 15 abr 2005 18:27 | Em resposta a: #88636

Caro amigo,

Já sabia que havia uma família Henriques de Leiria e o que é engraçado têm os mesmos nomes,mas ainda não consegui estabecer a relação entre os de Pedrógão Grande e os de Leiria,nem saber donde vieram os de PG

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Henriques das Garruchas (Leiria)

#88638 | aeiou2 | 15 abr 2005 18:32 | Em resposta a: #88636

Desculpe,mas qual a data do nascimento do Manuel Henriques ,das Garruchas,mais ou menos?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques das Garruchas (Leiria)

#88639 | chartri | 15 abr 2005 18:45 | Em resposta a: #88638

O Manuel Henriques deve ter nascido por volta de 1761 e o paí, o Antonio Henriques, por volta de 1736. Tenho muitos mais Henriques (transformaram-se em Henriques de Azevedo) na zona de Leiria (Cortes, Garruchas e Reguengos do Fetal), que não registei ainda na minha base no Genea. Por enquanto nada sei do pai do António, pois os arquivos paroquiais não existem para traz. Irei ver agora os registo notariais, pois eles tinham terras, nomeadamente uma grande quinta chamada S. Sebastião do Freixo (local onde existia uma vila romana chamada Colipo)
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89481 | FIGUEIRA | 26 abr 2005 12:50 | Em resposta a: #83197

Caro Carlos,

Renovo a pergunta.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89486 | carlos luiz | 26 abr 2005 13:21 | Em resposta a: #89481

Caro Nuno
Queira por favor,dizer-me a pergunta! Se poder ajuda-lo farei com prazer!
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89490 | FIGUEIRA | 26 abr 2005 14:46 | Em resposta a: #89486

Caro Carlos,

A pergunta está mais acima no dia 31 de Janeiro de 2005, é sobre o Francisco Simões Barriga.

Agradeço desde já.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89503 | carlos luiz | 26 abr 2005 18:57 | Em resposta a: #89490

Caro Nuno Figueira
O meu Lopo Barriga,cc Joana D'Eça, era do seculo 15 e é o unico que tenho!
Vi no meu livro do Candido Teixeira, familias de Sernache de Bomjardim, ma só encontrei uma pàgina de Barrigas da Serta, e todos deste século. São dados do tempo do Manso de Lima, e corregidos por Candido Teixeira, séculos 14/15.Na T.T em Lisboa Consultei as chancelarias dos Barrigas, encontrei vàrios, mas o mais o mais proximo do seu era de 1748, pode ser que encontre o seu Francisco Simôes Barriga! Sabendo que esta familia do concelhoda Serta, era brazonada com vàrios titulos de Nobreza. Com os cumprimentos, Tenho pena de não poder ajudar, o autor de uma linda mensagem de 02/02/05!
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques no distrito de Leiria

#89514 | chartri | 26 abr 2005 20:05 | Em resposta a: #79934

Cara confrade

Será interessante examinar o livro "A casa senhorial do Infante D. Henrique", de João da Silva de Sousa, editado pelos livros Horizonte em 1991 (pode ser encomendada/comprada aqui no Guarda Mor) pois sobre os Henriques é muito fertil.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89534 | FIGUEIRA | 26 abr 2005 22:29 | Em resposta a: #89503

Caro Carlos,

Agradeço a sua ajuda.
Que mensagem é essa de 02-02-2005?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques no distrito de Leiria

#89557 | aeiou2 | 27 abr 2005 08:48 | Em resposta a: #89514

Bom dia,

Muito obrigada pela informação.
Já agora achei engraçado a sua família estar ligada à minha colateralmente,com os Giffenig.Está tudo no GP.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89571 | carlos luiz | 27 abr 2005 11:18 | Em resposta a: #89534

Caro Nuno Figueira
A mensagem é aquela, que gostei de ler!
É por causa dessas atitudes e dessa mentalidade que a genealogia etc etc etc
O povinho não tem o direito a uma arvore etc etc!
Eu como faço parte do povinho, apreçiei esta mensagem;
Obrigado por nossa defeza. E sempre a sua disposiçao.
cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Henriques no distrito de Leiria

#89572 | chartri | 27 abr 2005 11:23 | Em resposta a: #89557

Bom dia

Como assim. Tambem tem sangue alemão ? Mas ele casou, pelo menos, duas vezes...

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Henriques no distrito de Leiria

#89573 | aeiou2 | 27 abr 2005 11:29 | Em resposta a: #89572

Sim também tenho costela alemã mas pelos Oom.Veja em Guilherme Carlos Oom filho do segundo casamento do Thomas Oom

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89576 | FIGUEIRA | 27 abr 2005 11:42 | Em resposta a: #89571

Caro Carlos,

Pensei que a mensagem fosse deste tópico!
Também eu faço parte do povo. Mas toda a gente tem antepassados mais ilustres e menos ilustres nos seus costados, a genealogia é assim mesmo. Não gostei é que em vez de elogiarem aquela atitude de fazerem um curso grátis o atacassem.
Por acaso a sua família é de Pedrógão Grande ou arredores, tenho parentes de nome Reis que são de lá?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89582 | carlos luiz | 27 abr 2005 12:13 | Em resposta a: #89576

Caro Nuno Figueira
É verdade que toda gente tem antepassados mais ou menos ilustres!
Mas certas mentalidades, esqueçem.
Eu nasçi em Lisboa, mas o meu ramo paterno vem da Beira-Baixa, concelho da Serta, de várias freguesias, como Palhais-Vila de Rei-Nespera! Nosso nome Luiz, esta entroncado com varios ramos,Manso-Godinho-Melo-Dias-Leitôes-Lopes, e outros do distrito de Castelo Branco.

Os meus Reis, vem do lado materno,mas perderam-se na 3 geração.
Ramo materno,distrito de Portalegre,e Evora.Familias Dordios-Godinhos-Freire-Rebochos-Guerra-Mexia-Vidigal-Ratão-Gatão,etc.Concelhos de Sousel-Arraiolos-Campo Maior!
Com os meus cumprimentos,e muito agradeçido por sua atenção
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#89586 | FIGUEIRA | 27 abr 2005 12:24 | Em resposta a: #89582

Caro Carlos Reis Luiz,

Também eu nasci em Lisboa, mas os meus pais nasceram na Beira Baixa, tenho costados que vieram dos concelhos da Pampilhosa da Serra, Oleiros, Sertã, Góis e Pedrógão Grande, onde se encontram o seguintes apelidos: Agostinho, Almeida, Álvares, Alves, Alvres, Antão, António, Antunes, Barata, Caetano, Calheiros, Casal de Baixo, Chã, Costa, Dias, Domingues, Figueira, Fonseca e Afonseca, Gaspar, Gil, Henriques, João, José, Lopes, Lourenço, Marques, Martinho ou Martins, Mendes, Mendonça, Mota, Neto, Nunes, Padrões, Ricarda ou Ricardo, Salgueira ou Salgueiro, Simões, Soares, Tavares, Varanda.

Cumprimentos,

Nuno Miguel Marques Figueira

PS: Meus pais são da aldeia dos Padrões, freguesia da Portela do Fojo, na Pampilhosa da Serra, sendo que esta freguesia faz fronteira com Pedrógão Pequeno, concelho da Sertã; as probabilidades de sermos primos é razoável.

NMF

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#100921 | Correia74 | 20 set 2005 12:41 | Em resposta a: #79934

Olá Maria,

A propósito dos seus Henriques de PG, o nome Manuel Henriques da Gama c.c. Luísa Maria/das Neves, diz-lhe alguma coisa? o Manuel era natural da freg. do Coentral, Castanheira de Pêra.

Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#100929 | aeiou2 | 20 set 2005 13:32 | Em resposta a: #100921

Cara Cláudia,

Não tenho esse nome,mas os meus Henriques neste momento ainda estão "arquivados".Em Outubro vou ver se consigo pegar outra vez nesse ramo e continuar a desbravar.

Beijinhos e muito obrigada pela sua colaboração.

Maria

Resposta

Link directo:

Henriques de Castanheira de Pêra

#131356 | matecas | 16 out 2006 19:53 | Em resposta a: #100929

Carissimos,

Foi com imenso cuidado que li este topico, que estranhamente, me havia passado despercebido.

Também em mim corre o sangue da familia Henriques, quem sabe a mesma, visto que estes provêm da aldeia da Gestosa Fundeira, em Castanheira de Pêra.

Tenho explorado muito mais o ramo Matias pois é de Lisboa e a Torre do Tombo tem todo o arquivo desta cidade.

Já de Henriques tenho apenas nomes até aos meus bisavós:

Maria Fernanda Costa Henriques Matias (1956-)
filha de:
Américo Henriques (1927-2002)
filho de:
José Henriques (combatente da primeira guerra mundial)
Maria
e:
Aida Antunes Costa
filha de :
Eduardo Costa (?-1974)
Ilda Antunes (?-1967)

Suponho que nenhuma desta informação lhe seja útil, no entanto, se em alguma ocasião se cruzar com Castanheira de Pêra ou com alguma destes nomes agradecia que o partilhá-se aqui no forum.
Conto ainda este ano deslocar-me a Castanheira de Pêra quem sabe se não consigo aprofundar um pouco mais este ramo de minha àrvore.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Henriques Matias

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Castanheira de Pêra

#131361 | aeiou2 | 16 out 2006 21:02 | Em resposta a: #131356

Mais um Henriques.
Os meus pelo menos, do lado do meu Pai, ao que já apurei até 1666, são de Lapa, N.Senhora da Graça, Pedrógão Grande e parei, pois a última certidão de um dos meus xavós, não diz onde os pais se casaram nem falam dos avós.

Com os melhores cumprimentos

Maria Júlia O V Henriques de O Martins

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Castanheira de Pêra

#131386 | rafael | 16 out 2006 23:57 | Em resposta a: #131361

Caros confrades

Também tenho um antepassado de apelido -Henriques - Manuel Henriques Zuzarte -no GENEA (tb. aparece como Juzarte . Nat. da freg. de São Domingos da Castanheira ( hoje Castanheira de Pera )que pertencia ao concelho de Pedrógão Grande.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#138266 | matecas | 27 dez 2006 11:05 | Em resposta a: #79934

Caros Confrades,

Numa de partilha, aqui vão meus progressos no ramo dos Henriques de Castanheira de Pêra.

Meu bisavô José Henriques, que participa na 1ªGuerra Mundial integrando o batalhão de infantaria nº15 de Tomar, o qual recebe a medalha de Comendador da Ordem de Torre e Espada Valor e Mérito, nasce em 1892 filho de João Henriques e Eduarda Rosa, neto paterno de Manuel Henriques e Rosa Maria e materno de José Vicente Antunes e Emilia Rosa. Todos naturais de Castanheira de Pêra.

Nesta minha recente ida a Castanheira, pela época natalicia, tive oportunidade de falar com o Padre da Paróquia que me permitiu consultar os registos de baptismo, mas que existem apenas até ao ano de 1911, tendo todos os outros sido levados para a Conservatoria, no entanto permitiu-me completar toda a minha 4ªgeração, estes Henriques continuam a ser o meu ramo menos estudado.

Renovo a minha procura por Henriques de Castanheira de Pêra para quem saiba esta minha parca informção possa ser útil.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Henriques Matias

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#138271 | aeiou2 | 27 dez 2006 13:02 | Em resposta a: #138266

Caro Pedro Henriques Matias,

Seria agora interessante pedir ou ir à Conservatória para saber se os seus ascendentes form sempre de Castanheira de Pêra ou se vieram de outro lugar.

Eu encalhei no lugar da Lapa, freg.N Sra da Graça, Pedrógão Grande, 1666, num Manoel Enriques, (terá vindo donde?)cc 1665?onde? Maria João e tiveram três filhos:

João Henriques,*1666, meu ascendente, Simão Henriques e Isabel Henriques.
Tenho que estender as minhas pesquisas a outras fontes sem ser só assentos de baptismo e casamento.
Com os melhores cumprimentos

Maria J Henriques O V O Martins

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#138275 | matecas | 27 dez 2006 13:28 | Em resposta a: #138271

Acabo agora mesmo de mandar e-mail para o Arquivo de Leiria na esperança que eles me possam ajudar!

Assim que tiver novidades voltarei aqui ao forum!

Penso que pelo menos até meados do sec.XIX fruto da existência de inumeras fabricas no Concelho as familias se movimentavam pouco mas os regitos o dirão!

Os melhores cumprimentos,
Pedro Henriques Matias

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#139960 | matecas | 11 jan 2007 22:50 | Em resposta a: #138275

Caros Confrades,

Após recepção de cinco assentos de nascimento, a naturalidade dos pais destes meus ascendentes, gente de meados do sec.XIX é igualmente a da Paroquia de Castanheira de Pêra.
Ora o lugar da Gestosa Fundeira ora o da Gestosa Cimeira.
Únicas variantes são o lugar da Sapateira da mesma freguesia e a surpresa da Paróquia de Avô, Concelho de Oliveira do Hospital.
Apelidos mantêm-se como sendo os Henriques, Costas e Antunes. Surgindo Severino, Carvalho, Mendes e Rocha.

Caso estes apelidos interessem a algum dos Confrades posso partilhar os assentos aqui no forum.

Os melhores cumprimentos,
Pedro Henriques Matias

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#143680 | vitamina | 11 fev 2007 19:05 | Em resposta a: #138271

Cara Maria

Veja, por favor, se esta Maria Henriques lhe interessa:

1 Manuel Antunes e de sua mulher Maria Henriques
--2 Luís Antunes e de sua mulher Jacinta Nunes, filha de Manuel Nunes e sua mulher Antónia Nunes, Pesos, Pedrogão
----3 Joaquim Antunes, Escalos, Pedrogão Grande c. a 19.01.1803 Celavisa c. Inácia Maria, filha de Manuel Marques c. a 11.07.1764 Celavisa c. Luísa Teresa Gomes

Aproveito para a informar que os meus Henriques, da Celavisa, começam com um Henrique Simões, morador na Aveleira, Arganil que foi pai de Manuel Henriques, que por sua vez foi pai de António Henriques e de José Henriques (meu 4º avô)

Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#143697 | aeiou2 | 11 fev 2007 21:54 | Em resposta a: #143680

Cara Alexandra,

Não tenho ninguém de Pesos, Pedrógão, mas tenho Nunes da Sertã, Venestal, mas ainda por mim pouco procurados.Donde é a Maria Henriques cc Manuel Antunes?Que datas?

Os Henriques (Enriques)1666, da Lapa ,N Sra da Graça, PG, não sei se foi o Padre que escreveu mal ou se seriam espanhois ou de outra origem, pois ainda não sei de onde vieram até chegarem à Lapa.Daqui, cerca de 200 anos depois, um deles foi para o Mourisco, Sertã.

Muito obrigada pela sua intervenção

Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#143702 | vitamina | 11 fev 2007 22:24 | Em resposta a: #143697

Cara Maria,

De momento é o sei desta Maria Henriques.
Como o neto, Joaquim Antunes, casa em 1803 acredito que os avós casaram entre 1750 e 1765.

Estou a pesquisar a freguesia da Celavisa, talvez a Maria Henriques apareça num assento de baptismo de netos e com mais informação.

Lamento, mas por agora é só o que sei ;(

Retribuo os beijinhos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#165852 | CCS1953 | 27 ago 2007 20:17 | Em resposta a: #143697

Olá Maria Oom,

Está boa?

Ontem estive na Arrábia em casa da sua prima Helena. falámos mais uma vez das famílias e ela falou-me da família Campos Andrada e um irmão que foi para o Brasil e resolveu trocar o nome de Campos Andrada português ele passaria para o Brasil como Andrada Pinto.

Quando cheguei ao Fórum pesquisei em Andrade e encontrei o que ela me contou.

Conhece mais elementos desta família de sua prima?

Outro ponto:

Hoje trouxe da TT Setúbal Inventário Orfanológicos da tal minha família materna que não encontrava. Recorda-se? os meus antepassados fantamas. Tal como a sua "Dama fantasma", pois bem já encontrei bastantes lementos. Um tio-avô foi para Lourenço Marques com a família, e lá morreu e foi enterrado. Agora terei que descobrir o que foi feito da família e descendentes.
Os outros são de Pedrógão Grande e Castenheira de Pera.

Por acaso tem alguns nomes .... Rosa Diniz, ou só apelidos Diniz que me transcreva?

Tenho o livro do seu primo Hamenageado para lhe oferecer.

Quando nos encontramos no chá das 5 no Carmo?

Diga-me quando vai que lá nos encontraremos.

Um beijo para si e outro para a Matilde.


Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#165853 | CCS1953 | 27 ago 2007 20:19 | Em resposta a: #165852

Maria Oom,

Deculpe-me, mas com a pressa de escrever fartei-me de dar "erros".

Beijos,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#165898 | aeiou2 | 27 ago 2007 23:17 | Em resposta a: #165852

Olá Celeste,

Tenho andado com pouca paciência para genealogias.

Tenho os Campos de Andrada no meu ficheiro.

A Matilde já está cá outra vez e agora até dia 11.9.,mas podemos ir a Lisboa ao chá das cinco, talvez sexta-feira, pois quarta-feira vou fazer o tal exame "olhar o coração" pelo esófago, e na quinta-feira já combinei uma coisa com um dos meus filhos.

Vou ver o que tenho dos Diniz, mas julgo que não tenho nada, ou então estão mais que emperrados.

Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#165906 | CCS1953 | 28 ago 2007 00:11 | Em resposta a: #165898

Boa noite Maria Oom,

Amanhã telefono-lhe.

Para falarmos do seu "olhar o coração" e depois combinamos melhor o chá das 5.

Beijos,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#189315 | aeiou2 | 23 mar 2008 17:27 | Em resposta a: #79961

Continuo interessada em saber se há alguém a estudar os Henriques, da Lapa, Graça, Pedrógão Grande

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#207125 | aeiou2 | 03 set 2008 12:38 | Em resposta a: #79961

Celeste ,
aqui tem uma compilação de todos os henriques que tenho
Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#207139 | CCS1953 | 03 set 2008 15:33 | Em resposta a: #79968

Caros Confrades,

Renovo o pedido de ajuda relativamente aos mesu autepssados Dinis e Henriques de Pedrogão grande:


Sebastião Diniz e Maria Bernarda
naturais de Castanheira de Pera, concelho de Pedrógão Grande.

- O meu trisavô Sebastião Diniz
era filho de : José Diniz Peres e de Maria Henriques.

- A minha trisavó Maria Bernarda era natural de Pedrógão Grande.
era filha: de Joaquim Bernardo e de Maria Bernarda, ambos de Pedrógão Grande.

Reitero os meus agradeicmentos,

Celeste Correia Saraiva


PS Tem razão os funcionários são muitíssimo simpáticos. Há uma Senhora D. Guida que me chega a telefonar.

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209238 | mircus | 25 set 2008 22:33 | Em resposta a: #165906

Boa noite, tenho conhecimento de uma neta de José Henriques, de Pedrogão Grande, casado com uma Srª chamada Maria Amália.
Foi casado em segundas nupcias com a Srª Laura da Silva, natural de uma freguesia de Ramalhos, concelho da Sertã.
Este Sr. tinha uma pequena serrelharia artistica à entrada da vila de P.G.
Faleceu no ano de 1952, com 52 anos.
Se alguem estiver interessado poderei dar o contacto dessa neta para mais imformações.

Cumprimentos

António Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209244 | aeiou2 | 25 set 2008 23:31 | Em resposta a: #209238

Caro António Ferreira,

Tenho vindo a estudar os Henriques de Pedrógão Grande, e estou interessada nesse contacto.

Peça sff o meu endereço electrónico aos Moderadores, para se conversar sobre o assunto.
Agradeço a sua mensagem.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209277 | aeiou2 | 26 set 2008 13:35 | Em resposta a: #209238

O meu contacto é mjoomarrobanetcabopontopt
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209472 | antikualhas | 29 set 2008 21:24 | Em resposta a: #209277

Cara Maria,
procuro José Henriques, nascido provavelmente em 1892, casado com Maria do Carmo Silva, ele de Pampilhosa da Serra e ela de Pesos Fundeiros, Pedrogão Grande. Casados em Pedrogão Grande, ele filho de Maximiano Henriques e de Maria Josefa e ela de Francisco Moreira e Leonarda da Silva.
Por acaso não entroca com os seus?
A.R.

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209496 | aeiou2 | 30 set 2008 07:06 | Em resposta a: #209472

Bom dia,
Só tenho por enquanto, dois José Henriques,um nascido em 1789, em PG, Vale de Góis e outro mais recente nascido no Mourisco, Sertã.
Tenho gente de pesos Fundeiros, mas nenhum dos seus.Vou tentar fazer o levantamento de todos os filhos dos vários meus xxxavós,Henriques, o que ainda não consegui.

Mas todas as actualizações vou colocando-as aqui neste Tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209500 | antikualhas | 30 set 2008 10:30 | Em resposta a: #209496

Maria,
Muito obrigada pela resposta.
Em Pesos Fundeiros, "tenho" Simões, Palheira, Bernarda e Henriques, disponha se precisar de "algum".
A.R.

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#209504 | aeiou2 | 30 set 2008 12:33 | Em resposta a: #209500

A.R.

Muito obrigada.

Não sei se já viu, o que coloquei aqui no Fórum sobre o que tenho dos Henriques.no dia 22.12.2005;20:13.

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#220686 | aeiou2 | 08 fev 2009 08:42 | Em resposta a: #79961

Para o Luís. ver sff

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#236771 | AldaLSST | 18 ago 2009 12:51 | Em resposta a: #138266

Caro Pedro,

Chamo-me Alda, o meu avô paterno chamava-se Jaime Tomás Henriques. Ele tinha origem em Troviscal, Castanheira de Pêra. Era filho de Adelino Tomás e Joaquina Henriques e neto de Fermino Alves Calado e Jeronyma Henriques. Esta senhora era espanhola, não sei de que região. Assim sendo, este Henriques tem origem espanhola, poderá ter alguma relação com o seu?


Cumprimentos,
Alda Tomás.

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260139 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:49 | Em resposta a: #209504

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260140 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:50 | Em resposta a: #209500

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260141 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:50 | Em resposta a: #143702

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260142 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:51 | Em resposta a: #100921

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260143 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:51 | Em resposta a: #89582

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260173 | aeiou2 | 08 ago 2010 16:51 | Em resposta a: #260139

Caro Nuno Figueira,

Tenho muita pena mas não tenho nada sobre Freires de Bravo,Pedrógão Pequeno, Sertã.Há livros de assentos na Igreja Paroquial da Sertã.
Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#260323 | FIGUEIRA | 11 ago 2010 10:24 | Em resposta a: #260173

Cara Maria Oom,

Obrigado pela ajuda, mas o que pretendo é específico da freguesia do Pedrógão Pequeno e não da freguesia da Sertã.

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#296943 | 1973 | 11 fev 2012 12:52 | Em resposta a: #138271

Também eu descendo de Henriques do Pedrógão Grande
Manuel Vicente, casa em Bruscos, Condeixa a Nova no ano de 1739 com Catarina Maria de Jesus, natural e moradora em Bruscos. Era filho de Vicente Fernandes e de sua mulher Joana Henriques, moradores no lugar de ......., freguesia de S. Domingos da Castanheira, Pedrógão Grande.
Os locais e datas apontam para ser a mesma familia mas não tenho mais elementos.

Cumprimentos
JPN

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#297185 | aeiou2 | 14 fev 2012 09:00 | Em resposta a: #296943

Olá JPN,

Tem a sua genealogia organizada? Sabe quem eram os pais de Joana Henriques.

Saudações genealógicas

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#297196 | 1973 | 14 fev 2012 14:12 | Em resposta a: #297185

Bom dia Maria,

Os elementos que tenho sobre os Henriques são estes, nome que nunca mais foi usado pelos descendentes do casal. Para obter mais informação terei que consultar o Arquivo Distrital de Leiria, infelizmente, o que não será para já.
Este Manuel Vicente, deve ter nascido na Freguesia de S. Domingos da Castanheira, Pedrogão Grande, entre 1704 a 1714.

Cumprimentos genealógicos

João Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#297198 | aeiou2 | 14 fev 2012 14:36 | Em resposta a: #297196

Olá João Pedro,

Quando souber mais alguma coisa diga sff.

Eu tenho Henriques pela via masculina mas também pela via feminina

Saudações genealógicas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#297203 | Campos Henriques | 14 fev 2012 16:35 | Em resposta a: #297198

Caro confrade
Tenho ascendência em Coentral - Pedrogão Grande
Ali nascei meu bisavô paterno Manuel (Lopes Henriques) filho de António Lopes e Joaquina Rosa.
Manuel Lopes Henriques casou em Alfouvez - Azambujeira - Rio Maior, com Maria Fernandes. Tiveram Eduardo Lopes Henriques que nasceu em 4/1/1887.
Será que tem alguma informação sobre esta familia?
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#297313 | rafael | 15 fev 2012 23:58 | Em resposta a: #236771

Cara Senhora

Ao reler a sua msg,leio "Esta senhora era espanhola",e lembrei-me de um antepassado meu de apelido-Pardinho- (Pardiño) da antiga ftreg. de São Domingos da Castanheira, apelido que aparece em Espanha e daí prov.originário.
Interesso-me muito pelas famílias da freg. de São Domingos da Castanheira q pertencia ao concelho de Pedrógão Grande,porque o meu avô paterno nasceu no Vermelho,arredores de Castanheira de Pera e em toda a freg.mencionada tenho antepassados.Desculpe se estou a salientar-me,mas na minha Árv.de Costados pode aceder a ant.meus daí,,no Forum,em pessoas,se colocar Octávio Rafael Guerreiro Carvalho,acederá a muita asc.minha dessa região. Estou a repetir-me,porque não conheço trabalhos genealógicos rerentes às fregs da cidade de Castanheira de Pera e desconheço se os resps regs paroquiais já estão na Internet e como consultá-los.

Desejo-lhe uma noite agradável.Ao seu dispor,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Henriques de Pedrógão Grande

#329062 | acartaxog | 13 mai 2013 11:31 | Em resposta a: #297313

Bom Dia


È com agrado que vejo pessoas a estudar a genealogia de apelidos oriundos das vilas de pedógão e sertã, das quais também descendo.


Tenho na minha linha Joaquim António Farinha casado com D. Francisca Violante de faria e França, gostaria que alguém me esclarecesse se possível se o Capitao Antonio Henriques Farinha descende desse casal, ou de algum colateral relacionado.

também gostrai de pedir ajuda em relação a uma Avoenga D. Escolástica Faria de França Leitão Manso cc Manuel Ribeiro de Faria também da Sertã, que tiveram D. Ana Joaquina de França que casou com o capitão manuel caetano de Carvalho leitão. Gostria de saber a ascendencia de D. Escolática e se seria da familia de Rafael Leitão manso.

Cumpriemntos

Resposta

Link directo:

Henriques de Pedrógão Grande

#379832 | ricardo lapa | 12 abr 2017 10:37 | Em resposta a: #79961

Bom dia Maria

Chamo-me Ricardo Lapa. Nas minhas incursões pela genealogia deparei-me com esta sua mensagem... Tenho como ascendentes, pelas pesquisas que fiz até agora, aqueles que mencionou nos ponto 1.1.7.1 e 1.1.7.1.1. Ao que parece os nossos antepassados Henriques (da Lapa - NSG) são os mesmos!

Gostava de falar mais consigo acerca destes... Deixo o meu email: ricardojmlapa@gmail.com
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen