Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#79999 | isabelcroft | 23 dez 2004 02:00

Francisco Ramalho de Queiroz nascido em 1505, em Guimarães , foi morar para S. Roque , S. Miguel Açores, tendo casado com Leonor Dias Neto . Este era filho de Ana de Vilhena , nascida em 1480 . Ana de Vilhena era filha de Gaspar de Medeiros e Cecilia da Câmara. Esta ultima era filha de Manuel Pain da Câmara.
Gostaria de Saber, se alguem sabe a origem deste Manuel Paim da Câmara.Terá Alguma coisa a ver com os Pains da Câmara da Terceira?
Muitos cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80041 | aburma | 23 dez 2004 19:30 | Em resposta a: #79999

Cara confrade Isabel,

Encontro referência a vários Manuel Paim da Camara no título de Pains do Nobiliário da Ilha Terceira. Mas pela data que indica para o nascimento de Ana de Vilhena (1480), seu avô Manuel Paim da Camara teria nascido por volta de 1420, o que é uma impossibilidade cronológica, dada a posterior origem do apelido Camara e sua ainda mais tardia junção com Paim.

De qualquer modo, deixo-lhe aqui a indicação dos Manuel Paim da Camara que encontrei:

- Manuel Paim da Camara, filho de Diogo Paim e de sua primeira mulher, Branca de Ornelas da Camara. Era neto do tronco dos Pains na Terceira, Duarte Paim. Estimo que tenha nascido entre 1490 e 1500. Foi casado duas vezes, a primeira com Isabel d'Avila Bettencourt e a segunda com Filipa de Escobar Teixeira.

- Manuel Paim da Camara, neto do anterior, filho de Simão de Ornelas Paim da Camara e de sua mulher Violante Vaz;

- Manuel Paim da Camara, filho do anterior e que o Nobiliário dá casado e com geração, sem lhe nomear a mulher nem os filhos;

- Manuel Paim da Camara, neto do primeiro, casado com Ana de Bettencourt, s.g.

- Manuel Paim da Camara, sobrinho do primeiro, vigário da matriz de Santa Cruz da Vila da Praia;

- Manuel Paim da Camara, sobrinho-neto do primeiro, que fal. em 1644, s.g.

Fico ao seu dispor para mais qualquer informação.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80317 | isabelcroft | 29 dez 2004 13:22 | Em resposta a: #80041

Caro confrade Alexandre
Agradeço-lhe as indicações que me deu sobre os Manuel Pain da Câmara. De facto, só em 1460 aparece pela primeira vez o apelido de Câmara.
Se não for incómodo voltarei a entrar em contacto depois de esclarecida a minha confusão.
Aproveito para desejar um feliz ano de 2005
Muitos cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80462 | Borges C Medeiros | 30 dez 2004 20:07 | Em resposta a: #79999

Sugiro uma literatura, Genealogia de São Miguel e Santa Maria, Vol 01 páginas 232,233,234,235 de Rodrigo Rodrigues, editado por Sociedade Afonso Chaves, Associação de Estudos Açorianos, 1998.

Existe um Gaspar de Medeiros, descrito, porém, Cecília da Câmara, não encontrei. Mas como na época tinha-se filhos fora do casamento, pode ser que seja o que procuras.

Se for, temos um parentesco, Duarte Borges da Câmara Medeiros.....

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80504 | isabelcroft | 31 dez 2004 12:20 | Em resposta a: #80462

Este Manuel Pain da Câmara que procuro, desconheço por enquanto a sua origem, no entanto é curioso o seguinte quanto a um outro meu ramo familiar:
O meu terceiro avô, de quem ainda tenho o nome Câmara, era filho do Morgado Francisco Moniz Pereira da Câmara e de sua esposa D. Maria Ângela Moniz Cordeiro.O seu nome era Duarte Moniz Pereira da Câmara e foi baptizado em 20-3-1837, tendo tido como padrinhos o Visconde Duarte Borges da Câmara e sua esposa D. Ana Borges Medeiros. Serão estes seus avós?
Muitos cumprimentos e votos de um bom Ano.
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80517 | dmvasconcelos | 31 dez 2004 18:15 | Em resposta a: #80504

Cara Isabel,

Creio que a intervenção do nosso amigo, Sr. Visconde de Bettencourt é suficientemente esclarecedora sobre a cronologia do apelido "Paim da Câmara".

Tanto quanto sei, os genealogistas açorianos têm João Ramalho de Queiroz e s. m. D. Ana de Vilhena desentroncados.

Só a neta, D. Cecília Ramalho de Queiroz, filha dos citados Francisco Ramalho de Queiroz e Leonor Dias Neto, vem a casar com o Capitão Simão da Câmara e Sá (4º neto de João Gonçalves Zarco) , ligando estas famílias, com numerosa descendência.

Tinha muito gosto em saber a fonte onde colheu a notícia da filiação de D. Ana de Vilhena, pois a confirmar-se, esta viria revolucionar aquilo que sabemos, talvez até, dando razão aos poucos que defendem a existência de outro tronco dos Câmara, mais remoto, e do qual João Gonçalves Zarco descenderia eventualmente.
Até essa ascendência Medeiros induziria um tronco distinto do Rui Vaz de Medeiros, totalmente inédito.

Obrigado pelos dados que me enviou dos seus Negalha.

Um abraço e votos de um BOM ANO,

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80537 | isabelcroft | 01 jan 2005 12:28 | Em resposta a: #80517

Caro Duarte,

Ao ter consultado no nível Géneaplus a árvore de costados de Francisco Ramalho e de suas filhas Cecília, Leonor e Ana, encontrei esta filiação que me levou a fazer a pergunta no Fórum.

Só, depois, verifiquei que, na construção desta árvore, provavelmente, por lapso, foi cometido um erro, uma vez que João Ramalho de Queirós e Ana de Vilhena, repetem-se, por duas vezes, em diferentes gerações.

Em meu poder tenho, apenas, uma fotocópia da folha 221 do livro manuscrito de Genealogias, de Ernesto do Canto e Carlos Machado, existente no Arquivo de Ponta Delgada, no qual Francisco Ramalho de Queirós aparece como filho de João Ramalho de Queirós e de D. Ana de Vilhena, não havendo referência aos avós.

Aproveito para agradecer e enviar-lhe, igualmente, os desejos de um BOM ANO.

Melhores cumprimentos


Isabel Negalha

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80699 | Borges C Medeiros | 03 jan 2005 18:53 | Em resposta a: #80504

O Visconde Duarte da Câmara Medeiros, teve 03 filhos,
*Duarte Borges da Câmara Mediros,
*Maria José Borges da Câmara Medeiros
*e Antônio Borges da Câmara Medeiros, Grande envergadura de sua época, Botânico, criador dos Jardins, inclusive o que leva seu nome, Fidalgo Cavaleiro, Administrador de seu enteado , D. Caetano Bettencourt, ( Genealogista )Governador Civil de PD, que teve dois filhos fora de seu casamento, com Francisca Carolina Borges do Canto e Sousa Medeiros,
*Antônio Borges da Câmara Medeiros, casou com Amélia Augusta Borges de Sousa de Setubal e teve 03 filhas,
*Cecilia, ( sem informações )
*Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros, que casou com Capitão Venâncio César Rodrigues ( da casa Eannes ), ( minha família direta, o qual não consigo informações precisas e exactas )
*e Laura ( sem informações )

*e Elisa Augusta Borges da Câmara Medeiros, esta Casou-se com Antônio Libório Mariz de Sousa e Albuquerque

Certamente temos algum parentesco. Em algum tempo atrás, tive contacto com uma Senhora, Ana Tavera ( Canto Bettencourt ), que me parece ser bastante conhecedora do tema , em especial dos Açorianos. Foi ela, quem me forneceu informações precisas sobre algumas datas e nomes de meus familiares.

Agradeço desde já sua pronta resposta e me coloco a disposição em algumas informações que possuo,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80833 | Borges C Medeiros | 04 jan 2005 19:17 | Em resposta a: #80517

Caros confrades, Izabel e Duarte,

Descendência de Rui Vaz de Medeiros

Sugiro a Consulta a Genealogia de São Miguel e Santa Maria, Vol 1 por Rodrigo Rodrigues, editado por Sociedade Afonso Chaves, Associação de Estudos Açorianos de Ponta Delgada, 1998. A partir da página 491 até 495.

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Qual a origem de Manuel Paim da Câmara?

#80836 | Borges C Medeiros | 04 jan 2005 19:42 | Em resposta a: #80517

Caros Confrades Duarte e Isabel,

Segundo a fonte Genealogia de São Miguel e Santa Maria, de Rodrigo Rodrigues, Vol 01 pag 222, editado por Sociedade Afonso Chaves, Associação dos estudos Açorianos de Ponta Delgada, 1998, diz o que segue;

Capitão Simão da Câmara e Sá, do Castelo de São Felipe de Ponta Delgada, foi o 1º administrador do vínculo isntituído por sua tia, Margarida de Sá ( notas nº 9 e 10 ), morou em Santa Clara e faleceu em MPD ( Matriz Ponta Delgada ) a 14.02.1634, casndo com Cecília ramalho de Queiroz e tiveram 06 filhos, Valentim da Câmara Bettencourt, Manoel da Câmara e Sá, Simão da Camara e Sá, Joana da Câmara e Sá e Rodrigo Bettencourt.

Desde já felicito pelo Ano Novo,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 21:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen