Família Tinoco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Tinoco

#80102 | vitamina | 25 dez 2004 22:28

Caros amigos
Sobre família Tinoco de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, alguém sabe alguma coisa?
Grata desde já, desejo de Boas Festas
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#80105 | ffarrajota | 25 dez 2004 23:25 | Em resposta a: #80102

Cara Alexandra,
Tenho avós Tinoco, não em S.Pedro do Sul mas em Tourais. A distância será uns 50 a 60 Kms. Bem possível haja ligação. Manuel Dias Tinoco cc. Maria Álvares, em Pereiro-Tourais/Seia/Guarda 13 fevereiro 1661. Na Várzea/s.Pedro Sul-Viseu tenho família Rebelo.
Os meus cumprimentos e votos de Boas Festas,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#240173 | Analuz | 24 set 2009 20:24 | Em resposta a: #80105

Cara Fernanda
Acabo de ver sua mensagem de dezembro de 2004. Adoraria que pudesse ler estas minhas palavras ainda!
Tenho muito interesse em saber algo mais sobre Manuel Dias Tinoco e Maria Álvares, que também seriam antepassados meus. Teria mais alguma informação? Saberia o nome dos filhos deles? Acaso seriam: João, Thomé,Antônio e um outro?
Saberia algo sobre Sebastião Luís Tinoco da Silva?
Muito obrigada, aguardo uma resposta
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#240181 | ffarrajota | 24 set 2009 21:49 | Em resposta a: #240173

Olá Ana Lúcia:
até agora ainda não consegui fazer alguma ligação dos meus Tinoco com os que têm aparecido no fórum, se bem que os meus parecem ser os mais antigos. O casal Manuel Dias Tinoco cc. Maria Álvares casaram-se a 13/2/1661, em Pereiro-Tourais-Seia, mas no registo de casamento não aparecem os pais. Este casal teve:
- Manuel Álvares Tinoco, nasc.24/12/1162
- Thomaz, nasc. 21 dez 1664, neste filho é interessante os padrinhos: Sebastião Morais e Maria da Silva, mulher de MANUEL TINOCO (há este Manuel Tinoco cc.Maria Silva será o avô?), todos de Tourais,
- o António Alvares Tinoco, de quem descendo, nasc. 21/2/1672
- a Maria Álvares da Cruz (sem o apelido Tinoco) cc. Manuel Francisco, de Tourais
- a Ana Álvares Tinoco nasc 5/9/1674
Tenho os casamentos e alguma descendência destes Tinocos excepto da Ana.
A poucos quilómetros de Tourais, em Gouveia encontrei família Tinoco, não sei qual a ligação porque não tive ainda tempo de pesquisá-los mas penso que será a mesma família. Há uma rua com o nome Tinoco, em Gouveia.
É toda a informação que tenho, bem gostaria que conseguisse ligação aos meus. De que ano são os seus antepassados?
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#240215 | Analuz | 25 set 2009 01:32 | Em resposta a: #240181

Olá, Fernanda
Que bom que respondeu, obrigada.

Os Tinoco que tenho notícias, todos, presumivelmente são de Prado Santa Maria Vila Verde.São eles:
Manoel Ferreira de Macedo e Josefa Soares, tiveram Manoel Ferreira Tinoco
Manoel Ferreira Tinoco e Maria Álvares, tiveram Antônio Ferreira Tinoco (e ainda João,Thomé e Luis José. Os meus antepassados seriam este casal Manoel e Maria e seus filhos João e Thomé, que foram para o Brasil).
António Ferreira Tinoco e Ana Domingues de Abreu tiveram Maria Rosa Tinoco, nascida em 26 de Dezembro de 1806. casou com José António Pires, natural de Lago, Amares, em 8 de Fevereiro de 1836..

Estou achando interessante a coincidência de você ter um Manuel (Dias )Tinoco cc. Maria Álvares, em Pereiro-Tourais/Seia/Guarda 13 fevereiro 1661. Só que 200 anos antes!
Das datas que tenho, sei que o João Ferreira Tinoco, faleceu em 1823. Então presumo que esses filhos de Manoel e Maria são todos de 1750 , 1760, 1770, por aí.
Se você puder enviar-me a descendência deles, que possui, ficarei muito grata. Assim, poderei descobrir mais alguns parentescos e quem sabe, vamos ter algum dos antepassados em comum ?
Cumprimentos
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#241018 | ffarrajota | 02 out 2009 23:52 | Em resposta a: #240215

Olá Ana Lucia,
Pois os meus Tinoco são todos anteriores aos seus, de qualquer maneira seguem os descendentes que tenho para o caso de consiga fazer alguma ligação. Houve um lapso na minha mensagem anterior escrevi 1162 é 1662.
O Manuel nasc.24/12/1662 cc.Ana Rodrigues, de Tourais/Seia e tiveram:
- Maria Álvares Tinoco

O António nasc 21/2/1672 cc. 1º. com Maria Dias a 19 julho 1696 (não tenho descendência deste casamento)
segundo casamento com Domingas Rodrigues(irmã da Ana Rodrigues acima referida) a 10 /2/1699 tiveram
- Manuel Alves Tinoco cc.Maria Nunes, de S.Romão-Seia, a 7/9/1721 e tiveram:
Antónia Nunes cc. Luís Fernandes,de Sameice-Seia, a 12/2/1763
Catarina Eufémia Nunes cc.Manuel Luís, do Pereiro-Tourais, a 11/8/1761
Maria nasc.21/6/1725

A Maria Álvares da Cruz cc.Manuel Francisco, de Tourais e tiveram
-José Francisco Tinoco cc.Cristina Esteves, de Figueiredo- Tourais, a 14/9/1724

- O Tomaz Álvares Tinoco cc.Ana Fernandes e tiveram
António Fernandes Tinoco cc. Luísa Lemos, de Viseu, a 18/5/1724

É estranho a Ana Lucia não ter encontrado datas anteriores dos seus antepassados, haverá a possibilidades dum destes meus Tinoco ter-se deslocado para outra região.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#241049 | Analuz | 03 out 2009 16:15 | Em resposta a: #241018

Olá, Fernanda
Muito obrigada pelas informações. Enviei-as para uma pessoa com quem estou me correspondendo em outro fórum, que também pesquisa o assunto, para olharmos juntos e ver se podemos identificar algumas dessas pessoas como anteriores dos antepassados que já reconhecemos.
Qualquer novidade sobre isso, passarei para você.
Obrigada, novamente, bom fim de semana.
Cumprimentos
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#277894 | f4b2 | 07 jun 2011 12:22 | Em resposta a: #241049

Cara Ana Lucia

Tenho um nome para si:

ANTÓNIO LEITE TINOCO - Alferes do Regimento de Mílicias da Feira em 1812,e condecorado por Sua Majestade com duas Medalhas,por Ordem do dia 28 de Março de1820.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#277904 | f4b2 | 07 jun 2011 14:15 | Em resposta a: #241049

Cara Ana Lucia

Tenho mais dois nomes para sí e também ambos foram Medalhados por duas vezes:

Capitão JOÃO MONTEIRO TINOCO - Regimento de Mílicias da Maia em 1812

Capitão FRANCISCO da COSTA TINOCO - Regimento de Mílicias de Moncorvo em 1812

Com os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#278020 | Analuz | 08 jun 2011 17:03 | Em resposta a: #277904

Bom dia João Barroca
Saberia dizer onde nasceram estas pessoas?
Obrigada
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#301506 | mariamoura | 31 mar 2012 21:59 | Em resposta a: #241018

Olá, Fernanda! Como está?

Estou a pesquisar os antepassados de duas bisavós em Tourais (claro que via TT). Entre Fernandes , Lopes e Ferreiras,encontrei uma Maria Alves Tinoco, casada com Caetano Seixas, no início do séc.XVIII.
Cumprimento

Maria Amélia

Resposta

Link directo:

RE: Família Tinoco

#301511 | mariamoura | 31 mar 2012 22:24 | Em resposta a: #301506

Olá, outra vez.
Lendo mais atentamente os seus apontamentos, vejo que os meus batem certo com os seus e que somos parentes pelos Tinoco.

I-Manuel Dias Tinoco casado com Maria Álvares.Tiveram:

II-Manuel Álvares Tinoco casado com Ana Rodrigues, pais de Maria Álvares Tinoco que casou com Caetano Seixas, que tiveram ( tenho o casal : José Alves casado com Rita Alves, pais de Josefa Rita (11-3-1787), minha 4ª avó.

maria Amélia

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#373506 | talita2701 | 30 ago 2016 13:16 | Em resposta a: #80102

Bom dia!

Prezados,

Estou a procura de informações sobre João Ferreira Tinoco, casado com Teresa Craveiro.
Sei que vieram fugidos da guerra para o Brasil, são pais de Acenção Craveira e Maria Craveira (minhas bisavós) tiveram outros filhos, mas não tenho informações.
Se alguém puder me ajudar...

Obrigada!
Talita

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#373508 | saintclair | 30 ago 2016 14:08 | Em resposta a: #373506

-
...Fugidos da Guerra?

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#373511 | talita2701 | 30 ago 2016 14:30 | Em resposta a: #373508

Olá Saint Clair,

Sim, fugiram da 1º Guerra, por volta de 1915.
São histórias que minha avó conta e que certamente foram contadas a ela.

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#373516 | saintclair | 30 ago 2016 14:45 | Em resposta a: #373511

-
Tem que nos indicar;
Localidade-Concelho-Distrito Portugal
Nomes;
Datas nascimento
Nome familiares etc....
http://www.sohistoria.com.br/ef2/primeiraguerra/
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#375030 | Nusary | 08 nov 2016 12:40 | Em resposta a: #80102

Bom dia,

Alguém tem conhecimento de Gaudêncio Tinoco de Sá nasceu em 1903 seria de Vila Nova de Famalição. (É meu avo, da parte da minha Mãe)

Pelo que sei a familia dele era bastante grande, tendo ocupado zonas de Braga, Famalição, Trofa...

Gostaria de saber mais sobre os antepassados dele mas não encontro nada.

Obrigado,
Cumprimentos,
Nuno Ribeiro

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#375034 | Nusary | 08 nov 2016 13:47 | Em resposta a: #241018

Bom dia,

Por acaso não tem nenhuma informação sobre uma Amélia Alves Tinoco e o possível filho Gaudêncio Tinoco de Sá.

Sendo este ultimo o meu falecido avo que nasceu em 1903.

Cumprimentos,
Nuno Ribeiro

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#383506 | vania tinoco | 11 ago 2017 00:30 | Em resposta a: #373506

Boa noite!

Meu avó morava em Campo dos Goytacazes e se chamava Junior Ferreira Tinoco e minha avó Laura Magalhães Tinoco

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#403689 | C Cunha | 05 jun 2018 18:35 | Em resposta a: #80102

Caros senhores

Desde já peço desculpa por me desviar dos Tinocos do centro de Portugal falados inicialmente neste tópico.
Pesquiso a família Vieira Tinoco, sec XVIII, de Santa Maria de Moure, concelho de Póvoa de Lanhoso.
Manuel António Vieira Tinoco - casou em 1796 com Maria Thereza de Mattos (todos de Moure)
No registo de casamento apenas consta como filho natural de Maria Theresa Tinoco (Moure?Águas Santas?) poderá ser irmã de um José Carlos Tinoco, os registos são muito confusos a partir daqui, não consigo explicar a combinação dos apelidos no entanto eles permanecem juntos durante as posteriores gerações.
Agradecia desde já qualquer informação relativa a Maria Teresa Tinoco e/ou estes Vieira Tinoco de Stª Mª de Moure.

Cumprimentos
C. Cunha

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#407059 | mtinoco69 | 02 set 2018 02:27 | Em resposta a: #80102

Amigos(as), da Família Tinôco ou Tinoco!

Sou 2º geração no Brasil na região de Santos/SP.

Tenho conhecimento que uma boa parte de minha família embarcou para o Brasil, o qual nossa ocorreu uma distribuição dos primos e irmãos entre Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e Santos/SP.

Meu avô, JOAQUIM DA SILVA TINOCO nascido 03/05/1902, natural de Villa do Chão, freguesia de Santa Comba, Distrito da Guarda, filho de MANOEL DA SILVA TINÔCO e de ANNA DE JESUS CABEDE.
Em 01/09/1928 casou-se com OLIVIA DAS NEVES Brasileira, nascida em 08/08/1912, filha de ANTÔNIO FERRÃO e RITTA DAS NEVES ambos Portugueses.

Desta forma, estou construindo a nossa árvore junto as minhas origens em Portugal.

Caso algum dos(as) amigos(as) possam me auxiliar, desde já o meu muito obrigado.

Abraços,

Marco Mauricio Tinoco

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#409771 | TeresaSaReis | 20 nov 2018 13:34 | Em resposta a: #375030

Bom dia Nuno Ribeiro,
Estou no momento a pesquisar a família Tinoco Sá:
Joaquim Tinoco Sá (nasceu em 1858, na freguesia da Palmeira, Santo Tirso) casou em 1883 com Alexandrina Ferreira Santos, em S. Martinho de Bougado, Trofa.
Os pais de Joaquim Tinoco Sá são José Tinoco Sá (Palmeira) e Anna Barbosa (Cabeçudos)-
Estaremos a falar da mesma família que procura?
Obrigada
Cumprimentos
Teresa Reis

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#419755 | DurãoCoelh | 01 dez 2019 12:14 | Em resposta a: #80102

Até o momento o meu último antepassado conhecido pela linha de varonia é um Pedro MartinsTinoco, hexavô. Segundo me consta ele foi casado com Serafina da Silva e todos sendo de São Miguel de Oriz, Vila Verde, Braga, o casal resultando pais de João Tinoco da Silva, que se casou com Antonia Coelha em 12 de setembro de 1753 e determinando a composição de apelidos que acompanhou a família pelas três gerações subsequentes (Silva Coelho) até que o biso Joaquim José veio a se unir, já no Brasil, com uma Durão, de Coimbra, compondo o sobrenome que é o meu e dos meus mais próximos, inclusive o avô (Durão Coelho). Entretanto há em Braga um estranho "Registo de Provisão" a favor de um padre João de Sousa que seria filho de um tenente de infantaria também de nome Pedro Martins Tinoco e sua mulher Ana de Souza e Azevedo. de São Miguel do Prado. termo de Regalados, registo que seria "para adir à Igreja da sua naturalidade". A partir deste registo recém mencionado a situação se tornou confusa, um caso de altíssima confusão certamente por dupla homonimia (de pai com pai e de filho com filho). Preciso destacar com precisão as informações pertinentes aos meus, conquanto me pareça bem provável que sejam todos parentes..

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#419757 | natercia7 | 01 dez 2019 13:32 | Em resposta a: #419755

Bom dia confrade,

Nao sei se pode ajudar, mas indico-lhe que a minha avo paterna, Laura, tinha um meio irmao, fruto do segundo casamento do Pai, Manuel de JESUS PUGA. Esse meio irmao, capitao em Viana do Castelo era o José Cândido ROMA de LEMOS PUGA, membro dos VIRIATOS, que casou com D. Maria de SA TINOCO FURTADO de MENDONCA. Nao tiveram filhos e adoptaram a filha de uma empregada. Se a minha memoria nao me engana, a Tia Maricotas vinha dos lados de Ponte da Barca ou de Ponte do Lima e era parente dos TAVORAS, da Casa da Carreira, em Viana do Castelo. So tive intimidade com estes tios-avos nos anos 30 e 40. Depois sai de Monçao . Pessoas encantadoras que vinham passar o Domingo na quinta de Reiriz, em Troviscoso. E tudo o que posso dizer sobre a familia TINOCO. Cmprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#431676 | jfmonteiro | 01 mar 2021 17:59 | Em resposta a: #375030

Olá! Se ainda for a tempo tenho encontrado, e busco informação sobre, antepassados Tinoco de Sá, de V.N. de Famalicão.

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#437747 | LEQP | 23 nov 2021 12:39 | Em resposta a: #80102

Bom dia,

Gostaria que alguém pudesse dar uma palavra final sobre o século que viveram Manuel Ferreira Tinoco e Maria Álvares, se foi no século XVII ou no século XVIII, já que nesse Fórum o casal surge como vivente nos dois séculos, e óbvio, não vejo a menor chance de serem 2 casais diferentes.

Nasci em Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro/Brasil e sou descendente deste casal, sendo que parte da minha família descende do filho Tomé José Ferreira Tinoco (c.c. Maria Alexandrina Xavier), e parte do filho Capitão João Ferreira Tinoco (c.c. Ana Rita Edwiges da Conceição Siqueira).

Pelos dados que tenho, o Manuel teria nascido a 14/02/1739 em Fiscal/Braga/Portugal e ela nascida cerca de 1739 em Prado/Santa Maria/Vila Verde/Portugal. Ele seria filho de Manuel Ferreira de Macedo (nascido em Prado/Santa Maria/Vila Verde/Portugal) e de Maria Josepha Soares Tinoco (nascida em 29/07/1717, Torre/Amares/Portugal), enquanto ela seria filha de Manuel Álvares de Carvalho (nascido cerca de 1709, Freguesia de Panoias/Couto de Tibães/Portugal) e de Custódia Dias (nascida cerca de 1712, Vila de Prado/Braga/Portugal).

Os filhos do casal, além do Tomé e do João, eram: Antônio José Ferreira Tinoco, Isabel Maria Ferreira Tinoco, Luís António Ferreira Tinoco, José António Ferreira Tinoco, e Ana Maria Álvares, todos nascidos entre 1763 e 1779.

Como existem muitas divergências de datas, inclusive na minha árvore genealógica, seria bom se alguém pudesse esclarecer essa situação.

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#438679 | Josiana | 19 jan 2022 09:40 | Em resposta a: #80102

Bom dia

Nao sei se poder ser tambem isto mas a avo do meu pai chamava-se Maria Ferreira Tinoco nasceu dia 13/08/1880 em Cabeçudos (concelho de vila nova de Famalicão distrito de Braga)

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#438683 | LEQP | 19 jan 2022 14:16 | Em resposta a: #438679

Bom dia Josiana,

Você teria mais informações sobre ela?

Coisas do tipo: nome dos pais, nome do cônjuge, onde e quando casou, onde e quando faleceu.

Qualquer dessas informações pode ajudar para identificarmos o parentesco.

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#438685 | LEQP | 19 jan 2022 15:10 | Em resposta a: #240215

Bom dia Ana Lucia,

Sei que essa mensagem está chegando muito tempo depois, porém acho interessante saber o que mais você conseguiu de informações sobre essas pessoas, neste período de mais de 10 anos.

Da minha parte, o que posso dizer é que também descendo do João Ferreira Tinoco e do Thomé José Ferreira Tinoco.

Pelos dados que tenho, João nasceu em Prado/ Viana do Castelo/ Portugal, a 21/02/1773, se casou com Ana Rita Edwiges da Conceição Siqueira em Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro/Brasil a 08/01/1805, e faleceu na mesma Campos dos Goytacazes a 28/08/1823.

Já o Thomé José nasceu em Prado de Santa Maria/Vila Verde/Portugal a 07/09/1763, se casou com Maria Alexandrina Xavier (nascida em Lisboa), e faleceu em Campos dos Goytacazes aproximadamente em 1828.

Os dois casais tiveram filhos dos quais sou descendente.

Nasci em Campos dos Goytacazes, mas não vivo lá.

Você nasceu onde? no Brasil ou Portugal?

Abraços,
Luiz Eduardo

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#438687 | Josiana | 19 jan 2022 16:44 | Em resposta a: #438683

Boa tarde

Encontrei um registro com nome de Bernardino Ferreira que podia ser avo da Maria Ferreira Tinoco e um senhor José Ferreira filho de Bernardino Ferreira

Maria Ferreira Tinoco casada com Adriano José Gomes date de nascimento 03/01/1881 Palmeira Santo Tirso e acho que o Adriano faleceu do dia 01/10/1956 Palmeira tinha pelo menos 7 filhos:

Manuel Ferreira Gomes nascimento 04/07/1909 Cabeçudos

Pompeu Ferreira Gomes nascimento 29/08/1911 Palmeira

Ramiro Ferreira Gomes nascimento 03/10/1913 Palmeira

Iricina Ferreira Gomes nascimento 06/06/1915 Palmeira

Antonio Ferreira Gomes nascimento 28/01/1917 Palmeira faleceu dia 16/06/1986

José Ferreira Gomes nascimento 15/03/1919 Palmeira faleceu dia 08/09/1988

Palmira Ferreira Gomes nascimento 15/08/1921 Palmeira faleceu dia 19/08/1988 (minha avo)

Muito obrigada pela ajuda
Josiana

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#438688 | Josiana | 19 jan 2022 16:46 | Em resposta a: #438687

Palmira Ferreira Gomes faleceu em 1998 desculpe

Resposta

Link directo:

Família Tinoco

#438701 | Josiana | 20 jan 2022 13:17 | Em resposta a: #438683

Boa tarde

Já tenho mais informações a Maria Ferreira Tinoco nascimento 1880 o pai chamava-se Manuel José Tinoco e a mãe Luisa Ferreira (ela era de Esmeriz em vila nova de Famalicão).

Se tiver outras informações agradeço
Obrigada
Josiana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen