Viscondes dos Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias

Viscondes dos Arcos de Valdevez

#80130 | MP | 27 dez 2004 01:06

Caros «colegas»,
Saúdo-os em primeiro lugar, aproveitando para lhes desejar um Feliz Ano Novo... Gostaria de saber se alguém conhece dados acerca da Viscondessa dos Arcos de Valdevez, falecida provavelmente nos anos 30, bem como da sua descendência...
Atenciosamente,
MP

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes dos Arcos de Valdevez

#80181 | jhuet | 27 dez 2004 19:51 | Em resposta a: #80130

Caro MP

A quem se refere exactamente?
Julgo que será aos Viscondes de S. Paio dos Arcos, pois apenas existe o título de Condes dos Arcos de Valdevez.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes dos Arcos de Valdevez

#80183 | MP | 27 dez 2004 20:22 | Em resposta a: #80181

Caro José Huet de Bacelar,
O título a que me refiro é geralmente mencionado na minha família como Viscondes dos Arcos, embora admita que possa não ser este o nome oficial... O meu avô materno, Aníbal Cândido Pimentel, era neto da última Viscondessa dos Arcos em regime monárquico, sendo que actualmente os direitos estão (muito provavelmente) depositados na minha mãe... Precisamente por não ter encontrado qualquer referência a este título no GENEA Portugal, decidi levantar a questão no fórum... No caso de ser útil o nome da minha bisavó (ou seja filha da última Viscondessa dos Arcos e mãe do meu avô materno), é ele Otelinda Paredes, natural da freguesia de Sabadim (concelho de Arcos de Valdevez), casada com Manuel Pimentel...
Atenciosamente,
MP

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes dos Arcos de Valdevez

#81542 | procha75 | 11 jan 2005 21:47 | Em resposta a: #80183

Caro confrade,

Reparei que menciona Otelinda Paredes (sua bisavó) como natural da freguesia de Sabadim, concelho dos Arcos de Valdevez. Acontece que tenho muitos ascendentes e parentes consanguíneos nesta freguesia, havendo feito uma pesquisa alargada nos respectivos assentos paroquiais não encontrando contudo referência a esta sua bisavó.
Vislumbrando a possibilidade desta sua bisavó ser minha parente consanguínea (tal é a quantidade de naturais desta freguesia pertencentes à minha família), agradecia que me fornecesse dados sobre os seus ascendentes na dita freguesia de Sabadim.

Agradecendo desde já a disponibilidade,
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes dos Arcos de Valdevez

#81576 | MP | 11 jan 2005 23:57 | Em resposta a: #81542

Caro Pedro Rocha,
Lamentavelmente, não me encontro neste momento com muita informação válida capaz de satisfazer a questão que me coloca. No entanto, disponibilizo-lhe de bom agrado os dados de que disponho, que são os que se seguem.
A minha bisavó, Otelinda Paredes, era, de facto, oriunda de Sabadim, Arcos de Valdevez, tendo nascido entre 1885 e 1900. Como referi anteriormente, de momento não disponho de datas precisas, baseando-me unicamente na data de nascimento de meu avô (seu filho portanto), que é 1917. Otelinda Paredes casou-se com Manuel (de Azevedo?) Pimentel, de quem teve quatro filhos (sendo que apenas o meu avô deixou descendência), e faleceu em Lisboa curiosamente no ano do meu nascimento, 1979, já com os seus oitenta e tal anos.
Espero que as escassas informações que lhe dei o possam ajudar de alguma forma e agradeço o seu interesse nesta questão.
Atenciosamente,
MP

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes dos Arcos de Valdevez

#81581 | procha75 | 12 jan 2005 00:25 | Em resposta a: #81576

Caro MP,

Infelizmente só tenho a freguesia de Sabadim estudada até cerca de 1830 (isto é a partir do momento em que os assentos paroquiais estão microfilmados) e não tenho em vista uma ida ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo onde poderia achar a sua ascendência até aos registos que já tenho levantados.

De qualquer modo, disponibilizo-me para, quando tiver (isto é, se tiver intenção de o fazer) levantados os seus ascendentes naturais de Sabadim até cerca de 1830 (será talvez 3 ou 4 gerações), lhe fornecer os costados que então tiver nesta freguesia.

Sem mais,
cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa, PT

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes dos Arcos de Valdevez

#81658 | MP | 12 jan 2005 20:52 | Em resposta a: #81581

Caro Pedro Rocha,
Devo confessar que fiquei muitíssimo contente ao ler a sua última mensagem no Fórum, uma vez que vai ao encontro de um objectivo que pretendo ver alcançado. Efectivamente, pretendo contruir a minha árvore genealógica (em especial o ramo desta minha bisavó) com o maior número de dados possível. Acontece que tenho sido obrigado a fazer sucessivos adiamentos nas minhas pesquisas, quer por falta de oportunidade, quer por falta de tempo. Aproveitando a disponibilidade demonstrada por si, ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse fornecer os dados que eventualmente conseguir relacionados com este ramo da minha ascendência. Tentarei, igualmente, descobrir, pelo menos, a data de nascimento da minha bisavó, pois facilitaria muito (penso eu) a sua pesquisa.
Com os melhores cumprimentos...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 05:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen